Caldeirão da Bolsa

Portugal vai ter o pior crescimento económico da UE

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal vai ter o pior crescimento económico da UE

por atomez » 16/11/2006 14:33

Os partidos acusam o executivo de continuar com políticas erradas e manter Portugal a crescer menos do que a média da União Europeia.

Um país que está à espera de políticas governamentais para crescer... não tem futuro (vide URSS)
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por moguita » 15/11/2006 22:58

Não percebo onde está a novidade, enquanto os outros países podem ter políticas expansionistas, nós com um défice de 4,6% ainda temos de restingir mais o investimento público.

O que eu acho bem, e não penso que seja o fim do mundo. Há que primar pela qualidade do investimento e não pela quantidade. Se a quantidade fosse boa não estávamos nesta situação.

Eu como trabalhador por conta de outrem, acho (infelizmente) que estão a fechar poucas fábricas. Empresas que se mantêm com dívidas ao fisco, segurança social e se "montam" nos fornecedores de forma descarada só têm efeitos negativos na economia: tiram quota de mercado a quem sabe produzir, por essa via mantêm os níveis de produtividade baixos e consequentemente os salários dos funcionários...não ganham nem deixam os outros ganhar...enfim...

Agora, Portugal cresce abaixo da média europeia, iso é pouco importante se a esse menor crescimento corresponder um melhor equilibrio na economia. É que no longo prazo estes menores crescimentos podem tornar-se muito benéficos.

Mas como dizia o outro: no longo prazo estamos todos mortos.

Registado: 15/12/2005 19:03

por jeso » 15/11/2006 22:43

Emanuel Santos Escreveu:Bem, as notícias da TVI são o equivalente televisivo do jornal 24 horas, valha-me Deus se aquilo é informação, ou genuína desinformação. No entanto neste tópico eu abro uma excepção e digo: Que novidade. Em tempo de retoma a nível global temos todas as semanas mais fábricas a fechar? Eu até fico parvo com tantas que HAVIA... :mrgreen:

:mrgreen:

E a culpa é da TVI??? (que eu não vejo porque não gosto) :|

Registado: 24/6/2006 12:52

por Emanuel Santos » 15/11/2006 22:30

Bem, as notícias da TVI são o equivalente televisivo do jornal 24 horas, valha-me Deus se aquilo é informação, ou genuína desinformação. No entanto neste tópico eu abro uma excepção e digo: Que novidade. Em tempo de retoma a nível global temos todas as semanas mais fábricas a fechar? Eu até fico parvo com tantas que HAVIA... :mrgreen:

Continuo a achar que enquanto o tecido empresarial achar que se fazem omeletes sem ovos, se produz artigo de qualidade sem formação e vencimentos dignos (eu sei que eles tambem não acreditam, mas acreditam que o caminho é competir no preço, que é igual a acreditar no Pai Natal, dada a concorrência chinesa), enfim... Acho que Portugal só tem 1 jeito de aumentar a produtividade: fechar as portas de Setembro até Junho. Só se vê justificação para manter este colosso no Verão, no resto do ano... vão apanhar fruta para Espanha... :mrgreen:
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

Portugal vai ter o pior crescimento económico da UE

por Pata-Hari » 15/11/2006 21:42

Em 2006, Portugal vai ser o país da União Europeia a 25 com o pior crescimento económico. O Banco de Portugal diz que a economia só vai crescer 1,2%, este ano. De acordo com o Boletim Económico do Outono, Portugal vai registar o mais baixo crescimento entre os 25 países da União Europeia, e vai manter, pelo quinto ano consecutivo, uma variação inferior à da Zona Euro.

Isto quer dizer que vai acentuar-se a diferença face à riqueza dos nossos parceiros comunitários. A previsão do Banco de Portugal mantém-se igual à anterior estimativa, e fica em linha com as recentes previsões da Comissão Europeia e do Fundo Monetário Internacional. Só o Governo é mais optimista e acredita num crescimento de 1,4 por cento.

O Banco Central acaba por recuar, depois de por duas vezes, Vítor Constâncio ter sugerido uma revisão em alta das previsões. O Governador enganou-se, mas o Boletim explica porquê. É que a procura interna tem um comportamento claramente pior do que se pensava inicialmente.

As famílias consomem menos, porque têm menos dinheiro. Isto deve-se à subida das taxas de juro, ao aumento dos impostos, à percepção de que é mesmo impossível fugir às medidas de contenção orçamental. As pessoas também percebem que o desemprego continua elevado e os aumentos salariais são miseráveis.

O investimento mantém-se em queda, pelo quinto ano consecutivo. Uma das razões, é que as empresas vivem em permanente dúvida sobre o que é que vai mudar nos impostos. Do lado da política orçamental, o Banco de Portugal assinala que está em linha com o que foi prometido em Bruxelas. Mas só em 2006 é o processo de consolidação orçamental começou a sério.

O problema é que assenta especialmente no aumento das receitas fiscais, mais do que no corte da despesa. É certo que o Estado está a gastar menos com salários na função pública e cortou no investimento. Mas foi obrigado a gastar mais dinheiro a pagar pensões de reforma.

Depois deste quadro negro a nível interno, são as exportações que salvam a economia portuguesa. Este ano vão crescer nove por cento. Os mercados em destaque são Espanha, Alemanha e Estados Unidos.

A oposição diz que as previsões do Banco de Portugal são más notícias para o Governo e para os portugueses. Os partidos acusam o executivo de continuar com políticas erradas e manter Portugal a crescer menos do que a média da União Europeia.

FOnte é a tvi
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], johnnycaixa, m-m, PMP69 e 88 visitantes