Caldeirão da Bolsa

Quadro Resumo de Certificados Disponiveis

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ovos Moles » 23/11/2006 9:47

1 - A diferença prende-se com a tranparencia do produto, enquanro no Certificado é bastante transparente, pois basta dividir o valor do indice por 100 e obtens o valor do Certificado, no ETF, como obedece a uma estrutura similar a um fundo, não é tão claro.
2 - Nos Etf a retenção é de 20% sobre mais valias, nos Certificados é 10% (estou a seguir a logica de que o etf é como o fundo, dai a taxa de 20%, mas nao tenho a certeza)
3 - Os Certificados emitidos pelo Millennium bcp têm todos cobertura cambial, ou seja, so estás exposto ao movimento do índice, nos etf não
4 - O Certifficado está cotado no mercado, pelo que negoceias como uma acção e podes acompanhar as cotações em real-time no site www.opex.pt em cotações.
5 - Tens Certificados com estratégias de stock-picking obedecedo a algorithmic trading e que o objectivo é fazer um outperform sobre o indice, por acaso foi um Certificado que entrei quando lançaram e tem corrido bastante bem, Millennium bcp Value & Growth EU (CB011), podes ver performances e o cabaz de acções que altera mensalmente, no site www.bcpinvestimento.pt.
Há mais, mas se tiveres dúvidas manda vir, o Calhas, a Vanessa, o Derivatives Men e o Don Juan tambem podem contribuir pois já vi que percebem deste assunto. Se disse algo errado por favor corrigam.
Ovos
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

por Mágico » 22/11/2006 20:23

Olá,

Perdoem-me a ignorância, mas gostaria de saber a diferença entre os certificados e os ETF's?

Obrigado
Marco
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

por fiódor » 14/11/2006 15:07

Obrigado Ovos. Por isso é que eu não encontrava o dito certificado...
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por Ovos Moles » 14/11/2006 13:20

Caro Ricardo acho que a dúvida cingiu-se ao spread. Quando negoceias uma acção normal do psi20, estas exposto permanentemente a um spread do mercado. Spread esse condicionado pelo volume que estás disposto a negociar de uma certa acção (risco liquidez), ou o spread natural do título. Se pretenderes negociar acções da pararede o teu spread entre a compra e a venda são de 430bps (4.3%, barbaro), num bcp são 38bps, num certificado pagas geralmente 40bpc, como tal não é algo de muito chocante para poderes replicar 20 acções de um indice como o psi ou 225 acções como o nikkei, na minha opinião é bastante barato.
Fiodor, o Certificado reverse sobre o ouro bem como o do dax, são produtos estruturados cotados sobre a forma de um turbo warrant deepissimo in-the-money. O código de negociação do reverse do ouro é o KB210 e o dax é o kb170, podes acompanhar as cotações em www.opex.pt e sacar lá as fichas tecnicas, senão pede para warrants@millenniumbcp.pt, foi para onde pedi o esclarecimento.
Ovos

por O MANHOSO » 14/11/2006 13:20

obrigado a todos e em especial à Vanessa

já agora só mais uma antes de ir almoçar

a 1º coisa que se deve fazer é ler o prospecto do certificado para se compreener as caracteristicas do mesmo e só depois então rpoceer em conformidade.

já agora todos o certificados tem a paridade 1/100

obrigado mais uma vez

ricardo

Registado: 6/9/2003 14:13

por Vanessa » 14/11/2006 13:01

A negociação de Certificados não deve ser pensada numa perspectiva de curto prazo (há uns anos quando o DAX fazia movimentos intraday com variações entre o máximo e o mínimo superiores a 7 ou 8%, eventualmente até seria possível, mas não é esse o proposito destes instrumentos).

Cabe ao investidor analisar o mercado e tomar uma posição consciente com base nessa análise, de facto a generalidade dos índices parece neste momento demasiado caros, mas depende da perspectiva temporal com que planeia os seus investimentos.

Quanto ao spread faça a relação entre o spread e a valorização esperada (ou desvalorização possível) e verá que é um custo perfeitamente residual, algo como 0.2% ou menos.

Cumprimentos,
Vanessa

Registado: 4/5/2005 14:50

por O MANHOSO » 14/11/2006 12:51

obrigado a todos pelas explicações mas cá vai mais um pcote de dúvias, desculpem se forem tonterias , mas já começo a arrumar ideia.

Negociação? a negociação é feita pelas expextativas ou informações que se tem sobre o crecimento do indíce ou do conjunto de acções subjacentes. é isto.

Se eu constatar que o psi está esticado, não vou comprar certificados psi, espero a correcção e entro no ponto que eu entender correcto de entrada. e ísto?

spred? eu há partida fico penalizado com o spread na compra e na venda também tenho spread.
do que tenho lido também há estratéia na gegociação nos certificados, há algum sitio onde se posa ler sobre isso.
obrigado

ricardo

por fiódor » 14/11/2006 12:24

Ovos,
li num outro tópico onde disseste que existe no pex um certificado reverse do Ouro, como é que posso negociá-lo? Não aparece disponível no Bcp...

1 abraço
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por Calhas » 14/11/2006 12:20

Ricardo

Quem negoceia certificados ? São um produto generalista, logo investidores particulares, gestores de carteira, institucionais. O grande objectivo é permitir uma exposição linear, barata, simples e sem alavancagem, e com a facilidade de negociação a um conjunto alargado de activos subjacentes. O mais frequente são os certificados de indices que também te dão diversificação a partir de montantes muito baixos, com uma única trade.
Provavelmente ainda não o fará directamente online, mas por telefone deve haver possibilidade, uma vez que são membros da OPEX

Não tens que ter conta no emitente, tens é que solicitar aos teus intermediários que disponibilizem determinados produtos

Spread? É a diferença entre a compra e venda de um qualquer instrumento financeiro, Por exemplo o Certicado do Brent está a cotar 6,05 contra 6,1 , esses 5 cêntimos de diferença são o spread

Custo do Spread , existe em qualquer produto mais comissões de transação

Certificados vs Fundos, dava para fazer um fórum. Basicamente os certificados são da familia de produtos de gestão passiva ( seguem o mercado 1 para 1), como tal são mais fáceis de transacionar e têm comissões mais baixas

Registado: 3/10/2006 14:59

por Vanessa » 14/11/2006 12:17

Caro Ricardo Santiago,

Os certificados são negociados nos mercados geridos pela Euronext e PEX. Poderão negociar estes certificados todos os intermediários financeiros habilitados a negociar instrumentos nestes dois mercados.

A Caixa Invest deve poder negociar os Certificados disponíveis nestes mercados (pelo menos na Euronext, não tenho a certeza se são membros da PEX).

Para os negociar não necessita de ter conta no banco que os comercializa. O emitente disponibiliza os instrumentos para o mercado (como dizia o Ovos Moles, e eu subscrevo, é um serviço que o emitente presta ao mercado criando alternativas de aplicação de poupança. Por muitas vozes criticas que surjam a existência de alterantivas é sempre melhor do que a sua não existência. Cabe a cada um identificar o instrumento que mais lhe convêm de acordo com o seu perfil e expectativas).

O custo do certificado corresponde ao valor do índice multiplicado pela respectiva paridade (+ spread). Por exemplo se um determinado emitente coloca um certificado com paridade 1/100 sobre um índice com valor de 5.000 pontos, o valor (fair) do certificado será 50 euros. Neste caso os emitentes cotarão (+/-) compra 49.90 venda 50.10 (a esta diferença chamamos spread). Os ganhos ou perdas dos investidores serão exactamente os mesmo do índice que este escolheu.

Nos fundos são cobradas comissões que não se aplicam aos certificados (P.e, comissão de gestão, comissão de subscrição, comissão de resgate), nos certificados a comissão cobrada é a de negociação (variável para cada intermediário financeiro).

Aconselho também a analisar o respectivo regime fiscal (disponivel em qualquer nota técnica de qualquer certificado).

Espero ter sido util.

Cumprimentos,
Vanessa

Registado: 4/5/2005 14:50

por O MANHOSO » 14/11/2006 12:00

bom dia a todos

Pois eu sou desses que baralhou tudo certificados, cfds,globtrackers ou parecido. de tal forma que meti o rabinho entre as pernas e voltei a negociar no nosso psi.
Agora que o asunto está mais gneralizado vou questionar algumas coisas, se calhar tontarias.
-Quem negoceia certificados?
-Porquê a Cx invest não negoceia?
-Para comprar tenho que ter conta no banco que os comercializa?
-o que é isso do spred que vocês falam?
-o custo do cerificado é o custo mais o spred ou tem mais alcavalas
- a diferença entre comprar fundosou certificados são os custo de transparência.
fico-me por aqui
desculpem se a asneira escrita ter sido muito grande
obrigado

Ricardo

por Ovos Moles » 14/11/2006 11:39

O produto Certificado é demasiado simples e transparente, acho que tudo o que necessitas de saber sobre este produto esta na monofolha publicada pelo millenniumbcp e que coloquei no inicio deste post. Se tiveres mais duvidas manda um mp que respondo a todas as tuas duvidas.

Se Julgam que são os cfd´s que são utilizados pelos principais gestores de fundos, estão redondamente enganados!!! Antigamente os gestores preocupavam-se com a procura do alpha, actualmente é impossivel dissociar o alpha do beta. As principais gestoras alocam 60-80% das suas carteiras a gestão passiva (risco de mercado, comprando o índice) e os restantes 40-20% são alocados a produtos de maior alavancagem como opções/warrants/futuros e empresas de restruturação para tentarem superar as performances dos índices (outperform).

Em Portugal, a melhor forma de replicar esta estratégia é com certificados, warrants e um stock-pick de acções. O warrant para muitas pessoas é um intrumento de muito risco, dizem que preferem futuros e cfd´s. No entanto se a alocação de capital feita para estes produtos for incorrecta (grande exposição) os prejuizos podem ser avultados se estivermos em contraciclo com o mercado. Num eventual crash ou atentado terrorista, enquanto que nos warrants estão protegidos face ao capital investido, nos futuros e cfd´s a realidade pode ser mais cruel, não há stops que valham nestas situações.

Isto é matéria que dá pano para mangas, como tal, há medida que o interesse e participação dos forenses neste tópico se for mantendo eu tambem vou intervindo.

Bons negocios.
Ovos

por Calhas » 14/11/2006 8:55

Jota Bill, vou-te enviar um anexo com a informação eformação

LS, a) Custo spread
B)Sim, das 8 ás 19Horas, podes acompanhar os preços em www.opex.pt
C) Na sua forma clássica e mais usual é um produto não alanvacado
d) Sim, em gertal sim mas em qualquer mercado convêm sempre leres a ficha técnica
Anexos
O que são CertificadosDN.pdf
(136.62 KiB) Transferido 294 Vezes

Registado: 3/10/2006 14:59

por LS » 14/11/2006 0:38

Há já algum tempo que ando curioso nestes produtos. Desculpem a possível ingenuidade das minhas questões mas, gostaria que me ajudassem a esclarecer estas dúvidas, que permancem apesar de alguma pesquisa:
- O custo adicional é o spread (que pode variar). Mas não se pagam comissões. Certo?
- Posso negociar a qualquer momento. Eventualmente até fazer day trading. A subscrição e o resgate são na hora. OK?
- Não tenho alavancagens como nos warrants. Ganho ou perco apenas o capital que invisto. É isto, não é?
- Estas regras são uniformes para qualquer certificado. Seja sobre ouro ou, sobre um indíce? Correcto?
Desculpem qualquer coisinha pela ignorância. Grato pela vossa ajuda.
LS

Registado: 8/10/2006 16:14

pergunta

por jotabil » 13/11/2006 21:38

Caro Ovos

Gostaria de conhecer esse produto a que chamas "certificados".
Se souberes de um link que explicite sobre isso ficar-te-ia grato.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por donjuan » 13/11/2006 19:42

Caro Zruga, acho que o Ovos tem toda a razao e tenho de tirar o chapeu ao BCP por promover um produto muito mais transparente, eficiente e simples que investir em certos fundos.
Um certificado é transparente porque não tem nada que enganar no seu payoff final: é matematicamente o que está na ficha técnica e ponto final. Não há cá comissões de gestão, ou de subscrição, ou de resgate, ou de sei lá o quê! Paga o valor do índice dividido pela paridade. Quem gosta, gosta, quem não gosta paciência, não compre.
Um certificado é eficiente porque com um trade um cliente compra um índice, um conjunto grande de acções, um cabaz diversificado, de todo o mundo.
Um certificado é simples porque... se perceberam o que está escrito atrás, então essa é a melhor prova de simplicidade. Um fundo, era preciso um forum para o explicar...
I love the ups and downs of the market...

Registado: 9/9/2003 11:12

por DerivativesMan » 13/11/2006 19:19

boa resposta óvos, acho os certificados excelentes instrumentos de investimento com um elevado grau de diversificação sem nenhum custo escondido. O único preço a pagar é o spread....e o que é um spread inferior a 2% para conseguir tal diversificação? Às vezes até me pergunto porquê não se divulga mais estes instrumentos e exemplos como se deve investir, por exemplo imagino que seria muito melhor a nível de risk/return investir da seguinte forma:

1) em vez de investir (por exemplo) 1000€ directamente numa acção:

2) investir 100€ num call warrant sobre essa acção e
3) investir 900€ num certificado tracker.

Assim não se diminuiria bastante o risco específico da acção (para 100€) enquanto se continuaria exposto a uma eventual boa performance da acção(através do call warrant) e adicionalmente ficava-se com uma carteira bem diversificada (investimento num certificado sobre um índice)? O que achas, Ovos?

Registado: 9/1/2004 10:01

por Ovos Moles » 13/11/2006 12:17

Já vi que andas muito atento aos spreads, realmente há alguns mais atractivos nos outros emitentes, mas eu geralemente não perco tempo à procura, isto porque: a) quando tenho problemas com o facto de o market-maker estar fora, sei onde bater à porta não fosse o bcp portugues; b) a variedade de produtos emitidos é muito maior, tem cobertura cambial em todos os produtos e ainda por cima tem subjacentes exclusivos no mercado português como o Brent, Ouro, Epra, Value & growth e outros. Há casos particulares em que o negócio do spread (ganho do Market-Maker) é mais atractivo num lado do que noutro por ex. (em relação aos do santander não sei, porque recuso-me a comprar produtos espanhois e não têm quase certificados nenhuns, em todo o caso se vires o Certificado do santander com 0.02 de spread avisa, para podermos arbitrar contra o mercado) no caso do dax o bcp cota com 14bps e o Commerz com 15bps; no caso do psi20 o bcp cota com 40bps e o commerz com 200bps, nikkei estão com o mesmo spread, cerca de 40bps, exemplifica onde esta o dobro do spread agora. Mesmo que existam o spread não me choca, é o preço que pago ao emitente do produto para me disponibilzar estes instrumentos, tambem o pagas nos warrants, nas obrigações e até nos depositos a prazo, senão como é que querias que o sistema financeiro funcionasse??? Acho que esse teu cinismo devia desaparecer e de dar os parabens ao bcp, ao commerz à ubs, ao st e ao citi por colocarem estes instrumentos à disposição dos investidores, em vez do monopolio dos fundos de acções que não eram tão transparentes e simples de investir como os certificados.
Cumprimentos e bons negocios
Ovos

por Zruga_ma_zila » 13/11/2006 11:31

O BCP está de parabéns por conseguir vender estes certificados. Dei uma vista de olhos no site da OPEX e vi que os volumes estão a aumentar.

E dou os parabens ao BCP porque vende muito melhor do que os seus concorrentes certificados com (em alguns casos) o dobro do spread. É revelador do nível de conhecimento de quem os compra.

O CZ tem certificados mais competitivos e o Santander que só tem dois já vi cotar o certificado do IBEX com 0.02 € spread (como a paridade é diferente corresponde a 0.10) O BCP cota com .70!?!

Abraços

Registado: 27/7/2006 12:15

Quadro Resumo de Certificados Disponiveis

por Ovos Moles » 13/11/2006 11:24

A pedido de muitas familias, deixo em anexo um quadro resumo da oferta de Certificados do Millennium bcp. Recordo que o objectivo dos Certificado é fazer um tracking do indice. É dos instrumentos financeiros com maior taxa de crescimento em todo o mundo.
Abraços
Ovos
Anexos
Monofolha_Externa.pdf
(41.51 KiB) Transferido 396 Vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, Mr.Warrior e 56 visitantes