Caldeirão da Bolsa

Grande Entrevista com José Pinto dos Santos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ducklete » 12/11/2006 11:06

Professor:

Life of a typical natural sciences professor in United States:

Bachelor's degree: age 18–22
Ph.D.: 22–28 (rarely takes less than 5 or more than 8 years)
Post-doc: 28–32 (highly variable, and multiple post-docs are increasingly common)
Assistant professor: 32–38
Associate professor: 38–45 (varies)
Full professor: 45–70 (professors were forced to retire at 70 during 1986–1993, this is no longer the case; retirement age is now at professors' own discretion; most retire between 65 and 75)
Professor emeritus (retired): 70+

E

Adjunct professor: someone who does not have a permanent position at the academic institution; this may be someone with a job outside the academic institution teaching courses in a specialized field; or it may refer to persons hired to teach courses on contractual basis (frequently renewable contracts); it is generally a part-time position with a teaching load below the minimum required to earn benefits (health care, life insurance, etc.), although the number of courses taught can vary from a single course to a full-time load (or even an overload).

An adjunct is generally not required to participate in the administrative responsibilities at the institution often expected of other full-time professors, nor do they generally have research responsibilities. The pay for these positions is usually nominal, even though adjuncts typically hold a Ph.D., but most adjuncts also hold concurrent positions at several institutions or in industry.

Adjuncts provide flexibility to the faculty, acting as additional teaching resources to be called up as necessary, however, their teaching load is variable: classes can be transferred from adjuncts to full-time professors, classes with low enrollment can be summarily canceled and the teaching schedule from one semester to the next can be unpredictable (furthermore, if the university makes a good faith offer to an adjunct professor of teaching during the following semester (dependent on enrollment), the adjunct generally cannot file for unemployment during the break). In some cases, an adjunct may hold one of the standard ranks in another department, and be recognized with adjunct rank for making significant contributions to the department in question.

Registado: 13/10/2004 13:34

Re: Entrevista a um académico

por ptmasters » 11/11/2006 1:18

Faraó Escreveu:Relativamente à questão que ele defendeu de colocar nas empresas Filosofos, Psicólogos e afins da àrea das Humanidades sinceramente do meu ponto de vista pouco ou nada interessa ao empresário. Os beneficios serão nulos.

Embora não seja a minha área, talvez seja aí um dos principais problemas das nossas empresas: o pensar que isso não é importante

Tanto para os clientes internos (colaboradores) como para os clientes externos (consumidores)

1 abraço e bom fds
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Pata-Hari » 10/11/2006 21:53

Eu não consegui ver até ao fim...

"lá fora convenceram-me que fazer o doutoramento era uma perda de tempo, um detalhe"... :shock: . Gostaria de saber a reacção do reitor da escola a tais comentários. "Eu não queria dar aulas mas percebi que as pessoas me queriam ouvir e que eu tinha conhecimentos que mais ninguém tinha"... :shock: . Aterrador. Mas pronto, a minha opinião também não vale grande coisa.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Entrevista a um académico

por Faraó » 10/11/2006 21:27

Bom não conhecia a pessoa em questão, ainda ouvi um bocadito.
Que no estrangeiro as pessoas não se tratam pelo título académico isso é verdade e saudável. Afinal todos somos seres humanos para além dos títulos académicos não havendo necessidade de usar o título (que cada vez vale menos) para ganhar algum importância.
Relativamente à questão que ele defendeu de colocar nas empresas Filosofos, Psicólogos e afins da àrea das Humanidades sinceramente do meu ponto de vista pouco ou nada interessa ao empresário. Os beneficios serão nulos.
Pareceu-me um teórico que dificilmente na prática conseguirá resultados que interessem.
Pura teoria e academismo, um bom orador, tem o dom da palavra mas muito utópico e sem sentido prático.

Registado: 7/4/2003 21:49

por James Wheat » 10/11/2006 17:10

Vi com muita atenção... O José foi meu Professor na Católica. Era simplesmente excelente ! Um enorme orador - o melhor que conheci ! -, tinha sempre o máximo de audiência e foi seguramente dos melhores mentores da escola.
O José é a prova que para se ser um grande 'prof' não basta 'saber', tem que se ser um grande 'comunicador'.
Ele adorava dar aulas (como disse), porque de facto tinha todo o controlo da plateia, sobretudo na fase final, tipo perguntas & respostas !
Dito isto, duas coisas:
1. Tanto quanto sei, alcançou enorme sucesso na vida académica, mas... na prática empresarial pecou por escasso. O maior êxito foi a Segafredo, de onde saiu e... não deixou saudades.
Vio trabalhar mais de perto, quando foi nomeado CEO de uma empresa concorrente da minha (então por designação do maior accionista, o BPI); tendo surgido com grandes ideias e protagonismo, foi pior a emenda que o soneto: durou lá 2 anos até sair... pela porta pequena !
2. Ontem pareceu-me algo... cansado ! Epá, tem muito mais dinamismo... Eu estava a compará-lo com as aulas e até notei que lhe secava a boca (sinal de nervosismo, algo inusual); como se esqueceu de levar água (e ninguém lha deu), pareceu-me preso de palavra. Ele foi claro, mas... curto, aquilo tem muito mais sumo !
Em resumo, guardo dele a imagem de um grande académico, mas... a realidade não é tão simples - para todos, como para ele !
Ele bem frisou bem que gerir uma multinacional não é uma questão de jeito, é preciso muito mais do que isso... como ele bem sabe, mesmo a uma escala pequena !
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

Re: Conferência de 2ª Feira

por Rui A » 10/11/2006 16:55

Miguel Lobo Escreveu:A Conferência de 2ª Feira será à porta fechada incluida num ciclo de conferências sobre Finanças da Descentralização organizada pelo Dr. Miguel Cadilhe, e que decorrerá no Palácio da Bolsa.

Há a possibilidade de no final dessa semana haver uma outra também no Porto à porta aberta. Se assim fôr darei nota disso no Caldeirão.

Abraços

ML

Muito Obrigado, Miguel Lobo.
Seria muito útil se pudesse fornecer essa informação.

Aqui ficam alguns links para artigos de/sobre "o José":
1) http://www.gurusonline.tv/pt/conteudos/doz.asp
2) http://www.janelanaweb.com/manageme/prisao.html
3) http://www.tsf.pt/online/economia/inter ... =TSF174863

BN

Registado: 10/3/2004 17:35

Conferência de 2ª Feira

por Miguel Lobo » 10/11/2006 16:11

A Conferência de 2ª Feira será à porta fechada incluida num ciclo de conferências sobre Finanças da Descentralização organizada pelo Dr. Miguel Cadilhe, e que decorrerá no Palácio da Bolsa.

Há a possibilidade de no final dessa semana haver uma outra também no Porto à porta aberta. Se assim fôr darei nota disso no Caldeirão.

Abraços

ML

Registado: 4/3/2005 10:54

por Keyser Soze » 10/11/2006 15:30

jeso Escreveu:
Keyser Soze Escreveu:ele continua ligado ao Contacto ?

Contacto de Carl Sagan, ou lentes de contacto??? (desculpa a ignorância do macaco) hehehe :roll: :wink:

http://www.networkcontacto.com/

Registado: 8/2/2006 17:32

por jeso » 10/11/2006 15:29

Keyser Soze Escreveu:ele continua ligado ao Contacto ?

Contacto de Carl Sagan, ou lentes de contacto??? (desculpa a ignorância do macaco) hehehe :roll: :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Keyser Soze » 10/11/2006 15:22

ele continua ligado ao Contacto ?

Registado: 8/2/2006 17:32

por jeso » 10/11/2006 15:21

Gostei.
Auto-confiança, alguma vaidade (também é precisa),
presciência e uma enormíssima dose de vivência.
E já agora, porque não, muito bem arreado (vestido com style) 8-)

Registado: 24/6/2006 12:52

por Bender » 10/11/2006 14:51

Registado: 12/2/2004 18:57

por vasco » 10/11/2006 12:25

Gostei muito da clareza de raciocinio e do pragmatismo e objectividade do José, com óptimas respostas, embora algumas perguntas tivessem ficado áquem da qualidade do entrevistado.

A Judite referiu que o José estará no Porto na próxima segunda feira numa conferência. Alguém sabe mais pormenores?

um abraço
vasco

Registado: 8/11/2002 17:27

por artista_ » 10/11/2006 11:25

Tenho pena mas só vi cerca de 10 minutos, nem conheço a pessoa mas pareceu-me muito interessante...

Na parte em que vi ele pediu à Judite de Sousa que o tratasse por José e não por professor ou doutor porque José é que era o seu nome. Depois falou do facto de em Portugal se dar muita importânica a títulos e pseudo Status e de isso ser prejudicial ao país...

Achei o raciocínio dele interessante até porque confirma vem ao encontro do que minha namorada, que é mais ou menos uma Multinacional :) , já me disse muitas vezes... ela viveu até aos 20 anos em França, depois esteve em Espanha e também viveu 7 anos nos Estados Unidos e costuma dizer que nós só damos demasiada importância ao dinheiro e aos títulos!!

Enfim tenho pena de não ter visto a entrevista na totalidade, vou ver se será reposta na RTPN um desdes dias...

Registado: 17/3/2003 22:51

por JCS » 10/11/2006 10:35

Vi, mas não gravei. A entrevista foi muito interessante.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Grande Entrevista com José Pinto dos Santos

por ktm450sx » 10/11/2006 10:12

Alguem gravou e pode disponibilizar ??

Thanks.

Registado: 15/2/2005 16:56

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, Masterchief e 63 visitantes