Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina
Lazarus é interessante colocares uma citação sobre o interesse que a Semapa demonstrou em tempos em ficar com a totalidade da Portucel.
A Semapa não vai reduzir dos 67% para os 51%, embora o governo tenha feito alguma pressão nesse sentido, para aumentar ainda mais a visibilidade do título. Isto por si só demonstra que a Semapa não está interessada em desinvestir na Portucel.
Agora uma coisa é certa: era diferente comprar a posição do Estado a 1,45€ do que agora ter que lançar uma OPA perto dos 3€... Resta saber se a Semapa estava mesmo interessada em ficar com a totalidade da participação do Estado, ou estavam apenas a tentar passar a perna ao Governo para depois venderem essa participação pelo dobro do preço a um parceiro estratégico...
PS.: Aqui há umas semanas não houve uma transportadora aérea europeia que, mal foi dispersa em bolsa levou com uma OPA em cima?
A Semapa não vai reduzir dos 67% para os 51%, embora o governo tenha feito alguma pressão nesse sentido, para aumentar ainda mais a visibilidade do título. Isto por si só demonstra que a Semapa não está interessada em desinvestir na Portucel.
Agora uma coisa é certa: era diferente comprar a posição do Estado a 1,45€ do que agora ter que lançar uma OPA perto dos 3€... Resta saber se a Semapa estava mesmo interessada em ficar com a totalidade da participação do Estado, ou estavam apenas a tentar passar a perna ao Governo para depois venderem essa participação pelo dobro do preço a um parceiro estratégico...
PS.: Aqui há umas semanas não houve uma transportadora aérea europeia que, mal foi dispersa em bolsa levou com uma OPA em cima?
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
N.º de acções
Não consigo saber o número de acções que me calharam na OPV da Portucel, pois a calculadora do Jornal de Negócios diz-me que a folha de Excel é só de leitura e pede-me um código para desproteger a folha, o que eu não faço a mínima ideia de qual seja.
Agradecia que me informassem a quantas acções tem direito quem pediu 50000 PG na 2.ª fase e 15000 PS também na 2.ª fase.
Obrigado.
Bons Negócios.
Ferry
Agradecia que me informassem a quantas acções tem direito quem pediu 50000 PG na 2.ª fase e 15000 PS também na 2.ª fase.
Obrigado.
Bons Negócios.
Ferry
- Registado: 14/3/2005 22:21
Re: Portucel vs Semapa
portucel Escreveu:Tem grandes hipóteses uma OPA da Semapa sobre a Portucel durante o próximo ano, uma vez que só lhes falta 30 % do capital...
... esta é para os mais pacientes!!!
uma OPA da Semapa sobre a Portucel não é coisa nada descabida.
aliás, o que a Semapa pretinda era que o estado vendesse a Portucel por venda directa ao valor da anterior privatização (1,45€)! Seria uma "escandaleira" mas la que queria, queriam.
A Semapa sempre vai reduzir a participação na Portucel dos actuais 66,7% para 51%!?
Camilo Lourenço Escreveu:Capitalismo à portuguesa
Desde 1989 os sucessivos governos facilitaram a aquisição de empresas públicas por grupos portugueses. A estratégia, por excluir estrangeiros, sacrificou o «encaixe» das operações.
Em nome de um princípio muito nobre: manter centros de decisão em Portugal.
O que se passou a seguir é conhecido: na maioria dos casos as empresas mudaram de mãos. E nem sempre de portugueses para portugueses. Conclusão: o encaixe que o Estado não realizou, e que deveria ter beneficiado todos os portugueses (reduzindo dívida pública), ficou na conta bancária de alguns.
Quase 17 anos depois, a prática de reivindicar «preços políticos» renasceu. Como se vê com a Portucel, onde o Estado quer vender os 25,7% que ainda lá tem. A Semapa, que controla 66,7%, quer que o Estado venda... mas por negociação directa. Em vez de OPV (que maximizaria o encaixe). E mais: quer pagar 1,45 euros por acção (valor da anterior fase de privatização), quando cada título vale agora 2,3 euros!
Como Teixeira dos Santos não esteve pelos ajustes, a Portucel fez birra: não divulgou informação necessária para a operação em Bolsa e exigiu uma auditoria externa... paga pelo Estado. O ministro recorreu à CMVM e esta deu-lhe razão. O cidadão comum, até hoje o principal prejudicado com a falácia dos «centros de decisão», agradece.
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)
Portucel vs Semapa
Tem grandes hipóteses uma OPA da Semapa sobre a Portucel durante o próximo ano, uma vez que só lhes falta 30 % do capital...

- Registado: 10/11/2006 16:05
carrancho Escreveu:Agora, não acho que a descida de ontem tenha nada a ver com quem quiz comprar na OPV mas sim porque quem estava a comprar antes não queria correr o risco de a comprar muito acima dos tais 2.20.
carrancho Escreveu:A queda teve várias razões perfeitamente justificáveis, venda para recomprar na OPV é uma delas (na prespectiva de quem está a vender).
carrancho Escreveu:Creio que segunda feira vamos assistir a nova queda, parece-me normal que cote entre 2.18/2.22 nunca abaixo dos 2.15.
Pode ser que a cotação corriga ligeiramente, mas penso que somente será momentaneamente, pois tendo em conta que a OPV acabou, é impossível recomprar a preço mais baixo. E por outro lado também podemos ver que, se já há tantos que possuem acções compradas na OPV, porquê irão comprar mais ?
Acho que não vale a pena profetizar sobre o futuro.
- Registado: 25/10/2006 20:40
Quanto ao comportamento dos títulos nas primeiras sessões prevejo um comportamento semelhante ao da GALP, ou mesmo melhor, uma vez que ao contrário da GALP, ao não haver venda directa na OPV da Portucel, fez com que tanto institucionais como pequenos investidores concorressem na mesma tranche,o que resultou numa redução assinalável no número de acções disponível para venda nos primeiros dias (isto partindo do pressuposto que os instucitucionais têm posições mais estáveis).
- Registado: 12/1/2006 0:59
A queda na 6ª feira parece-me simples de explicar. Então vejamos:
- os institucionais que foram à OPV pelo PG sabiam que que sacariam algo próximo de 10% do montante de acções pedido, i.e. num pedido de 15,000,000 iriam sacar algo parecido com 1,500,000 acções
- estes institucionais sabiam que o preço da média aritmética rondava os 2.26 e não seria a cotação da última sessão a marcar a diferença
- finalmente, sabiam que o preço a pagar na OPV ia ser algo a rondar os 2.14 euros.
Fundamentalmente, tirando o PQP e o Estado, quem tinha Portucel só tinha a perder se não "rodasse" o papel. Se eu tivesse Portucel antes da OPV faria o mesmo.
- os institucionais que foram à OPV pelo PG sabiam que que sacariam algo próximo de 10% do montante de acções pedido, i.e. num pedido de 15,000,000 iriam sacar algo parecido com 1,500,000 acções
- estes institucionais sabiam que o preço da média aritmética rondava os 2.26 e não seria a cotação da última sessão a marcar a diferença
- finalmente, sabiam que o preço a pagar na OPV ia ser algo a rondar os 2.14 euros.
Fundamentalmente, tirando o PQP e o Estado, quem tinha Portucel só tinha a perder se não "rodasse" o papel. Se eu tivesse Portucel antes da OPV faria o mesmo.
- Registado: 12/1/2006 0:59
carrancho Escreveu:A queda teve várias razões perfeitamente justificáveis, venda para recomprar na OPV é uma delas (na prespectiva de quem está a vender). Alem desta, da prespectiva de quem compra, é de grande risco comprar a valores muito superiores ao da OPV pois pode ter de assistir a grandes descargas na terça-feira.
Se é um grande risco não sei mas houve muitos que compraram na zona dos 2.30 na semana passada, o que aconteceu, na minha perspectiva, é que na Sexta-feira houve mais quem vendesse e a razão só pode ser a que apontei... ou não
A grande pergunta aqui é se houve ou não manipulação das cotações para favorecer o Estado?! se houve estamos mal, por várias razões, se não é bem provável que a cotação tenha de subir porque na segunda essa pressão de que falei deverá desaparecer...
carrancho Escreveu:Creio que segunda feira vamos assistir a nova queda, parece-me normal que cote entre 2.18/2.22 nunca abaixo dos 2.15.
Porquê nunca abaixo dos 2.15??? eu até acredito que possa subir na segunda, até acho que as probabilidades de subir são maiores que as de descer mas estou sempre preparado para todos os cenários, sobretudo numa situação destas, com tantas variáveis...
Um abraço
Para o colega Artista e corrigir um erro que cometi no post anterior.
O erro que cometi foi o de, por perguiça
, ter feito copy past de uma resposta dada a um colega no forum do negócios.
Esse colega referia acreditar que a cotação ia subir na segunda feira. A razões invocadas eram as seguintes:
-1)Sexta desceu porque quizeram baixar a cotação para o preço médio dar o mais baixo possível e comprarem então na OPV a esse valor, ou seja ele acredita que venderam X para provocar a descida dessa média e assim compravam na OPV X+Y a esse novo valor;
-2)como na segunda a cotação já não conta para essa média, concluia que segunda ia subir.
Com o meus post pretendia apenas demostrar que nem essa era a razão para a queda, nem a razão para subir na segunda-feira. Porquê???
-1) Não faz sentido baixar a cotação para forçar um preço médio na OPV, visto o preço ter um limite. Parece-me mais importante é que a diferença entre a cotação e o valor seja a maior possível com prespectivas de subida
-2)A queda teve várias razões perfeitamente justificáveis, venda para recomprar na OPV é uma delas (na prespectiva de quem está a vender). Alem desta, da prespectiva de quem compra, é de grande risco comprar a valores muito superiores ao da OPV pois pode ter de assistir a grandes descargas na terça-feira.
Creio que segunda feira vamos assistir a nova queda, parece-me normal que cote entre 2.18/2.22 nunca abaixo dos 2.15.
Um abraço,
Mário Carrancho
O erro que cometi foi o de, por perguiça
Esse colega referia acreditar que a cotação ia subir na segunda feira. A razões invocadas eram as seguintes:
-1)Sexta desceu porque quizeram baixar a cotação para o preço médio dar o mais baixo possível e comprarem então na OPV a esse valor, ou seja ele acredita que venderam X para provocar a descida dessa média e assim compravam na OPV X+Y a esse novo valor;
-2)como na segunda a cotação já não conta para essa média, concluia que segunda ia subir.
Com o meus post pretendia apenas demostrar que nem essa era a razão para a queda, nem a razão para subir na segunda-feira. Porquê???
-1) Não faz sentido baixar a cotação para forçar um preço médio na OPV, visto o preço ter um limite. Parece-me mais importante é que a diferença entre a cotação e o valor seja a maior possível com prespectivas de subida
-2)A queda teve várias razões perfeitamente justificáveis, venda para recomprar na OPV é uma delas (na prespectiva de quem está a vender). Alem desta, da prespectiva de quem compra, é de grande risco comprar a valores muito superiores ao da OPV pois pode ter de assistir a grandes descargas na terça-feira.
Creio que segunda feira vamos assistir a nova queda, parece-me normal que cote entre 2.18/2.22 nunca abaixo dos 2.15.
Um abraço,
Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Coelho na cartola
Quando da OPV da Galp Energia, o coelho que estava na cartola era a entrada para o PSI 20 quase imediata...
... vamos a ver se a Equipa das Finanças ainda tem imaginação para este "papel"!!!
... vamos a ver se a Equipa das Finanças ainda tem imaginação para este "papel"!!!
[quote="princepe da bolsa"]
Mas agora vamos especular um bocado: A quanto estava a Portucel antes do Governo revelar o intervalo de venda? Eu vou dizer... Estão preparados?? Aqui vai: 2,34€!
Isso siginifica que, antes da PTI ter a pesar sobre a sua cotação o "saldo" da OPV, o mercado atribuía-lhe 2,34€.
[quote]
Olá Princepe,
O teu raciocínio está correcto mas ainda assim ficam-me duas questões:
1- Até que ponto esses 2,34 não foram puxados por alguém a defender os interesses do Governo??!
2- Mesmo que a cotação esteja barata e a médio longo prazo venha a subir pergunto-me o que acontecerá no curto prazo se houver muita gente que tenha subscrito "à ganância" para vender logo nos primeiros dias??!
Na próxima semana já saberemos a resposta a estas perguntas!
Um abraço e bom fim de semana
Mas agora vamos especular um bocado: A quanto estava a Portucel antes do Governo revelar o intervalo de venda? Eu vou dizer... Estão preparados?? Aqui vai: 2,34€!
[quote]
Olá Princepe,
O teu raciocínio está correcto mas ainda assim ficam-me duas questões:
1- Até que ponto esses 2,34 não foram puxados por alguém a defender os interesses do Governo??!
2- Mesmo que a cotação esteja barata e a médio longo prazo venha a subir pergunto-me o que acontecerá no curto prazo se houver muita gente que tenha subscrito "à ganância" para vender logo nos primeiros dias??!
Na próxima semana já saberemos a resposta a estas perguntas!
Quanto a mim acho que a explicação do artista faz todo o sentido: na sexta-feira muitos investidores venderam acções no mercado para de seguida irem subscrever a OPV no público geral... Até teve um comportamento positivo, uma fez que apesar desta espécie de "arbitragem", a minha LTA que coloquei em cima ficou intacta...
Aliás penso que este facto pesou sobre a cotação da PTI em todas as últimas sessões.
Isso siginifica que, antes da PTI ter a pesar sobre a sua cotação o "saldo" da OPV, o mercado atribuía-lhe 2,34€.
Quando acabam os saldos é sempre bom saber o valor da época normal... Este será um valor a ter em conta agora que volta a negociar finda a OPV
Aliás penso que este facto pesou sobre a cotação da PTI em todas as últimas sessões.
Quando acabam os saldos é sempre bom saber o valor da época normal... Este será um valor a ter em conta agora que volta a negociar finda a OPV
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
carrancho Escreveu: Agora, não acho que a descida de ontem tenha nada a ver com quem quiz comprar na OPV mas sim porque quem estava a comprar antes não queria correr o risco de a comprar muito acima dos tais 2.20.
Se tivesse 10 mil acções da Portucel não faria sentido vender na Sexta-feira a 2.25/28 e subscrever 200 ou 300 mil na OPV??? onde comprará mais ou menos as mesmas a 2.15?! são cerca de 5% de desconto e para quem tem a médio longo prazo é praticamente obrigatório fazer isso...
Não percebo a segunda afirmação, na realidade houve muita gente a comprar acima dos 2.20 porque as cotações estiveram a rondar os 2.30 algumas sessões... a pressão vendedora aumentou claramente na sexta-feira e quando se souberem os resultados totais da subscrição vais ver como aumentaram também bastante neste dia...
Penso que a grande questão sobre os próximos dias da Portucel terão muita a ver com a "ganância" se houve poucos a abusar deste pecado a presão vendedora não será grande e as cotações tenderão a subir já nos próximos dias, se pelo contrário houve muita gente que teve "mais olhos que barriga" vai ter de vender de imediacto e aí pode acontecer muito bem o contrário do que todos esperam...Como já disse antes, o facto de se poderem subscrever tantas acções na tranche do Público em geral pode levar a muita coisa... e também a algumas surpresas, espero bem que não!
The Doctor Escreveu:...n tenho seguido muito de perto esta acção, até porque não acredito numa subida a curto prazo...tenho medo destas euforias...já me queimei com a galp...
Se te queimaste na Galp não foi com toda a certeza na OPV pois as acções nunca estiveram abaixo do valor a que foram vendidas...
Bom fim de semana para todos
Re: calculo das acções
GGT Escreveu:Alguem tem um ficheiro actualizado com o calculo do nº de acções que nos vão calhar ? O do JN não está actualizado. Subescrtevi 18000 na segunda fase (publico em geral) e cria saber quantas me vão calhar. SE alguém me puder ajudar....
calculo das acções
Alguem tem um ficheiro actualizado com o calculo do nº de acções que nos vão calhar ? O do JN não está actualizado. Subescrtevi 18000 na segunda fase (publico em geral) e cria saber quantas me vão calhar. SE alguém me puder ajudar....
A vida é um carrocel e a Bolsa a Feira Popular
- Registado: 25/10/2006 23:18
O não limite (ou o limite até 2% do CS) no Público em Geral, pode levar a muita coisa.
Uma delas á ficar-se com mais acções do que aquelas que se pretende.
A "ânsia" de mais valias nesta tranche, pode (e penso que assim acontecerá) muito bem pressionar o título na 3ª feira.
Ao contrário da GALP, que era a 1ª vez que entrava em bolsa, aqui não teremos (tanto quanto me parece) investidores a quererem comprar aquilo que não conseguiram na OPV, pois:
...ou já tinham
...ou conseguem via OPV
...ou esperam por outros valores que não os acima da OPV
Parece estarem algumas condições reunidas para alguma turbulência, que se espera que sejam breves.
Alguma calma e paciência para que tudo corra pelo melhor
1 abraço e bn
Uma delas á ficar-se com mais acções do que aquelas que se pretende.
A "ânsia" de mais valias nesta tranche, pode (e penso que assim acontecerá) muito bem pressionar o título na 3ª feira.
Ao contrário da GALP, que era a 1ª vez que entrava em bolsa, aqui não teremos (tanto quanto me parece) investidores a quererem comprar aquilo que não conseguiram na OPV, pois:
Parece estarem algumas condições reunidas para alguma turbulência, que se espera que sejam breves.
Alguma calma e paciência para que tudo corra pelo melhor
1 abraço e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
artista Escreveu: só que há uma questão importante, será que com esta OPV não têem já "todos" as acções que pretendiam? se sim quem é que vai comprar agora???
Concordo perfeitamente com esta visão... n tenho seguido muito de perto esta acção, até porque não acredito numa subida a curto prazo...tenho medo destas euforias...já me queimei com a galp
Mas quem não as adquiriu na opv foi porque não quis arriscar, não estou a ver porque razão se iriam lançar na proxima semana comprando mais caro e sabendo que alguem irá fazer pressão vendedora para obter mais valias...
a ver vamos... se bem que por esta ordem de ideias também não descerão para baixo do preço opv...
abraço e bom fds
Evolução na próxima semana
Penso que vai andar pouco acima de 2,2 na 2ª feira, para descer na 3ª feira para testar o suporte dos 2,18...
... a partir de 4ª feira começa a recuperar a caminho dos 2,35 (grande resistência) até porque a partir de 1 de Janeiro deverá entrar para o PSI 20.
... a partir de 4ª feira começa a recuperar a caminho dos 2,35 (grande resistência) até porque a partir de 1 de Janeiro deverá entrar para o PSI 20.
JOLI Escreveu:pedrom Escreveu:edgar araujo Escreveu:o k acham de uma entrada hoje a 2.24?
Será que na segunda a tendencia é de subida?
BN
Não sei.... apenas tenho um feeling pessoal que será um dia como hoje....!!!
Caro pedrom,
Releia por favor o meu post anterior...
Ora, a queda no dia de hoje deveu-se ao facto de recompra mais barata na OPV. Tendo a OPV acabada, e tendo em conta que na Terça-feira entrarão as novas acções em jogo, e tendo em conta as inúmeras notícias favoráveis, acha que a queda é para continuar ?
Porque eu acredito que segunda desça um pouco mais (resposta a um colega no negocios):
Re: Caro negociosonline... 11-11-2006 11:11
Eu tb comprei na OPV, vamos ver se consigo explicar-lhe bem o meu ponto de vista. 1) claro que há quem queira comprar mas, "alguem" a esta a vender e esta interessado em vender o melhor possivel; 2) eu tb comprei na OPV a 2.15 e 2.04, mas preferia ir pagar 2.20 e 2.09 desde que a cotação estivesse acima dos 2.31. Ou seja quanto mais alta estivesse a cotação no fecho de sexta (desde que acima desses 2.31) maiores eram as probabilidades de ter maiores mais valias já na terça-feira, quero dizer, não me importava mesmo nada que as fosse pagar a 2.20 e ela estivesse nos 3.00 (diga lá se tb não preferia?) 3) a cotação tem baixado, anormal foi ter ido aos 2.30 novamente depois de se conhecer o intervalo da OPV 2.00-2.20; 4) é de muito risco comprar na segunda muito acima do valor de 2.15 pois se a cotação for muito elevada há o risco de terça-feira, quem comprou na OPV, pretender efectuar logo mais valias e haver muitos despejos que levem a cotação a descer. Eu nunca compraria na segunda muito acima de 2.15, quanto mais elevado compre na segunda maior é o risco de terça estar com percas significativas. Até pode subir na segunda, mas eu acredito mais que fique pelos 2.18 a 2.22, ou seja mais uma descida. Concluindo, a Portucel tem tudo para ser um excelente negocio, se não acredita-se nisso não tinha subscrito, alem disso tem bons fundamentais e está bem BULL estas ultimas descidas em nada afectam essa situação Bull. Agora, não acho que a descida de ontem tenha nada a ver com quem quiz comprar na OPV mas sim porque quem estava a comprar antes não queria correr o risco de a comprar muito acima dos tais 2.20. Por isso acredito que segunda se mantenha ou mesmo desça mais um pouco, mas apartir de terça vai retomar a escalada. Espero que a minha explicação o faça compreender porque discordo de si quando diz que sexta desceu devido aos que a querem comprar na OPV mais barato, isso não fazia qualquer sentido! Um abraço, Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
ptmasters Escreveu:Também eu ando desconfiado... tanto para mais que acabei nem por reforçar a subscrição inicial. Mas de alguma forma até parece que estava a adivinhar o movimento de hoje.
Sim o movimento de sexta compreende-se perfeitamente digamos que foi um movimento de arbitragem agora vamos ver como se comporta a Portucel depois deste periodo... é verdade que a empresa até parece barata e sobretudo não valorizou o mesmo que outras do sector devido a esta OPV, só que há uma questão importante, será que com esta OPV não têem já "todos" as acções que pretendiam? se sim quem é que vai comprar agora???
As respostas virão já na próxima semana!!
entra no PSI
se a RED cai a PTI deverá subir e uma OPA ficava-lhe tão bem.....(mais cedo ou mais tarde.....)se a ALTR esta onde esta está aqui ainda tem um longo percurso pela frente..
- Registado: 2/12/2002 0:22
artista Escreveu:Pois eu também estou optimista em relação à Portucel mas tanta euforia está a deixar-me um bocado desconfiado...
Bom fim de semana
Também eu ando desconfiado... tanto para mais que acabei nem por reforçar a subscrição inicial. Mas de alguma forma até parece que estava a adivinhar o movimento de hoje. Estou para ver como se comporta na semana que vem.
1 abraço e bfds
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], navaldoc, paulopereira.pp36.pp e 63 visitantes