Caldeirão da Bolsa

EDP fugindo à escuridão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sol » 13/11/2006 11:15

ACS perto da OPA na Fenosa

13/11/2006

A construtora ACS comprou mais 4,8% da Unión Fenosa por um montante de 600 milhões de euros, segundo adiantou o jornal "Expansión". Depois de ter chegado a acordo com o empresário galego Manuel Jove, dono da imobiliária Fadesa, que ainda fica com uma participação de 0,35% na Fenosa.

Com esta aquisição, a construtora de Florentino Pérez atingiu os 40,5%, o limite máximo que a empresa pode atingir antes de lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a eléctrica espanhola.

A questão coloca-se porque a lei das OPA vai mudar em Espanha, passando os accionistas que compraram 30% de uma empresa a ter que lançar uma oferta sobre a totalidade da mesma.

Segundo explicou fonte do regulador de mercado espanhola CNVM, neste momento uma OPA sobre 100% da Endesa só seria obrigatória se a ACS tivesse adquirido 50% da Fenosa. O que vigora, para já, na lei espanhola, é a obrigatoriedade de comprar pelos menos mais 10% de uma empresa caso se atinja uma posição de 25%.

A ACS entrou na Fenosa em finais de 2005 e foi comprando participações no Verão até atingir os 35,7%. Florentino Pérez também entrou no capital da Iberdrola, com a aquisição de uma participação de 10%.

--------------------------------------------------------------------------------

Notícia do BPI online

Registado: 17/12/2002 10:41

"Barco parado não pesca"

por sol » 13/11/2006 11:09

Onze cêntimos, o valor que resulta da diferença entre os 3,49 e os 3,61, isto é uma papa para quem negoceia a valores baixos, com custos marginais como em todos os bons negócios alguém tem dos alimentar, isto é alimentar o negócio é assim na vida em geral é assim na bolsa.

amartins, quando falas no tambão na zona dos 3,65/66
tem a meu ver alguma lógica. Para quê arriscarem mais se o filão, a papa continua adar no intervalo acima sitado.

Para alguns isto podera parecer a conspiração da cabada, da desculpa fácil a dificuldade em compreender o mercado, querer que tudo aconteça como imaginamos, o mercado está contra mim blá, blá, são os tubarões etc, etc... bem.

Há três semanas a trâz mais coisa menos coisa quatro, eram as mão fortes a entrar, grandes entradas por volta dos 3,58 agora nos três 3,60 3,55
já não há interesse, já não há mãos fortes, a EDP a 3,60 Três semnas depois é cara a este valor há quinze dias a trâs a este valor era barata....

Vamos lá ter calma, a dificuldade não está em saber quando é que a EDP, fura a bareirra dos 3,64 com clareza, gostava era de saber quando vai surgir alguma mão forte, para deixar os homem da papa de calças na mão a terem de seguir o barco, sim porque por vezes perdemos o controle do barco e mesmo para os bons navegadoes também apanham os seus sustos....

Por vezes para matar o vicío pela pesca, também somos obrigados a pescar no pesqueiro do vizinho.

bons investimentos a todos.
sol

por amartins » 11/11/2006 23:29

Bem, mantenho a posição que tinha na EDP. A verdade é que cada um faz como quer levando em conta ou não a opinião de tereciros. Aprecio muito ler os pareceres do Ulisses mas para dizer a verdade se me baseasse na iminente quebra só com sustento na faixa dos .32 a .35 tinha perdido a oportunidade de ganhar algum dinheiro na semana que passou.

Naturalmente que nem todos se satisfazem com 4,3%, ou não estão dispostos ao risco. A subida pode ter sido sustentada pela análise vinda da Catalunha (mais do que nos excelentes resultados) a verdade é que para quem estava interessado em ganhar um pouco a curto prazo o resultado foi o mesmo. Além disso creio que o risco nesta empresa em particular, tendo em conta o contexto (M&A) e sector, é um risco relativo.

Se há fortes vendedores a barrarem a passagem dos aos .66 haverá eventualmente algum interesse em colocar ai um tampão, quem pouco me importa gostava era de ter uma bola de cristal para saber porquê e até que ponto estão dispostos a ir.

Registado: 27/10/2006 13:25

Re: comentário

por artista_ » 11/11/2006 17:24

jotabil Escreveu:
Bem meu caro....uma conclusão que serve para todas as possibilidades. Disparas em todas as direcções e não se fica a saber qual a situção a ter em conta.
Além dos relatos quando o mercado funciona...temos nos intervalos estas manifestações de ..."senãocairsubirá"
Fiquei esclarecido.

Caro Jotabil,

Não gostei do teu remate irónico mas admito que talvez não me tenha expressado de uma forma clara...

Eu referia-me à frase do Luxor "Quem se vai desfazer da EDP a 3.40 com o futuro tao promissor desta acção ? " Para quem, como eu, investe há já algum tempo e sobretudo com uso da AT sabe que este tipo de pensamentos é muitas vezes contraproducente, sobretudo para os mais novos...

Quanto à minha posição sobre o momento actual da EDP está nos meus posts anteriores deste tópico... a tendência de médio/longo prazo é claramente de alta a tendênica de curto prazo está um pouco indefenida, se não conseguir quebrar os 2,63/64 deverá acumular a estes valores ou corrigir primeiramente até aos 2.50... em termos de trade de curto prazo não vejo razões para ter posições na EDP enquanto não quebrar a referida resitência ou corrigir até um suporte que dê alguma segurança na entrada (normalmente nem gosto de entrar em correcções mas com um stop apertado também não se arrisca muito)...

BN

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: comentário

por Brah » 11/11/2006 13:47

jotabil Escreveu:Caro Artista

Bem meu caro....uma conclusão que serve para todas as possibilidades. Disparas em todas as direcções e não se fica a saber qual a situção a ter em conta.
Além dos relatos quando o mercado funciona...temos nos intervalos estas manifestações de ..."senãocairsubirá"

Acho que devemos dar as pessoas a credibilidade que merecem...no meu caso o artista merece muita, não percebo no que não foi elucidadativo (uma vez que regra geral é sempre).

Certamente da sua mensagem podemos inferir que em relação á edp o cenário é de possivel subida mas é preciso equacionar as outras hipoteses (como aliás para a maioria das acções na maioria das vezes)... quantas não são as vezes que a opinião geral é de que suba, as noticias são boas e ela nem mexe ou desce (galp, sonae sgps, altri, etc...)

Não quero com isto defender/atacar ninguem até porque não há necessidade, se o artista não disse que o curto prazo da edp poderá não ser subida certa já é uma ajuda (pelo menos para mim)...

bom fds

Registado: 2/11/2006 11:31

comentário

por jotabil » 11/11/2006 13:19

Caro Artista

"Luxor, eu acho que a EDP está em excelente momento e tem optimos fundamentais mas quantas vezes não pensamos assim e elas a cairem fortemente? não é isso que espero na EDP mas não será por isso que ela deixará de cair ou subirá..."

Fiquei esclarecido.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por artista_ » 11/11/2006 12:29

Luxor Escreveu:Realmente esse ponto de vista até parece correcto. Quem se vai desfazer da EDP a 3.40 com o futuro tao promissor desta acção ?

Luxor, eu acho que a EDP está em excelente momento e tem optimos fundamentais mas quantas vezes não pensamos assim e elas a cairem fortemente? não é isso que espero na EDP mas não será por isso que ela deixará de cair ou subirá...

por 654235 » 11/11/2006 0:31

sol Escreveu:O fecho da EDP até não foi assim tão mau, existe alguma luta junto da resistência dos 3,60; 3,62
a meu ver tudo em aberto.
As tomadas de decisão tanto para entrar como para sair, formam os dois blocos que ora equilibram ora desequilibram o fiel da tendência, e as formas de negociar de estar no mercado são as mais diversas, uns contentam-se com um Cêntimo outros dez ainda é pouco e o mercado tende por via da constante aprendizagem e da informação cada vêz mais disponível a ser cada vez mais técnica, do tudo ou nada. No caso concreto da EDP existe certamente uma multidão a querer entrar, mas se poderem entrar a 3,40 não vão entrar a 3,60 a questão é se tão cedo voltarão a existir vendedores a 3,40 tendo presente todos as expectativas que tem sido criadas em torno da EDP nos últimos tempos, logo uma lateralização de alguns dias no actual patamar deverá acontecer e até ser natural, até provocar um desequilibrio necessário a subida, a quebra defenitiva da resistência.

Vou continuar a assistir a este filme.

sol

Realmente esse ponto de vista até parece correcto. Quem se vai desfazer da EDP a 3.40 com o futuro tao promissor desta acção ?
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por artista_ » 10/11/2006 20:07

artista Escreveu:Excelentes resultados!!! Amanhã se saberá se as recentes subidas já estavam a descontar estes resultados ou não, está próximo da resistência (máximo anterior) por isso será importante ver se consegue ou não quebrá-la?!... será que temos aqui um caso típico de "sell on the news"? pelo andar da carruagem inclino-me mais para que não mas penso que amanhã se perceberá facilmente se sim ou se não...

Á partida parece que é será o "sim" a vencer, as próximas sessões confirmarão ou não a má sessão de hoje...

Bom fim de semana

por sol » 10/11/2006 19:48

O fecho da EDP até não foi assim tão mau, existe alguma luta junto da resistência dos 3,60; 3,62
a meu ver tudo em aberto.
As tomadas de decisão tanto para entrar como para sair, formam os dois blocos que ora equilibram ora desequilibram o fiel da tendência, e as formas de negociar de estar no mercado são as mais diversas, uns contentam-se com um Cêntimo outros dez ainda é pouco e o mercado tende por via da constante aprendizagem e da informação cada vêz mais disponível a ser cada vez mais técnica, do tudo ou nada. No caso concreto da EDP existe certamente uma multidão a querer entrar, mas se poderem entrar a 3,40 não vão entrar a 3,60 a questão é se tão cedo voltarão a existir vendedores a 3,40 tendo presente todos as expectativas que tem sido criadas em torno da EDP nos últimos tempos, logo uma lateralização de alguns dias no actual patamar deverá acontecer e até ser natural, até provocar um desequilibrio necessário a subida, a quebra defenitiva da resistência.

Vou continuar a assistir a este filme.

sol

por Ulisses Pereira » 10/11/2006 18:37

Talvez fosse, de facto, o mais correcto. Mas é muito difícil - em termos práticos - fazermos isso para centenas de títulos que não acompanhamos minuto a minuto. O mesmo problema se coloca com as "passagens". Elas, muitas vezes, inflacionam "artificialmente" o volume de uma determinada sessão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Rui A » 10/11/2006 18:30

Obrigado Ulisses.
Eu percebo a ideia (em relação à EDP), aliás, tenho seguido de forma atenta este tópico e tenho de lhe dar os parabéns pela forma como, no dia em que (a meio da sessão) teve uma (forte) inversão na sua tendência, vendeu as posições dos seus clientes e tem continuado a "ler" bem o conteúdo dos gráficos (perfeitos) resultantes da AT.

No entanto, a minha dúvida prende-se com uma situação genérica em que se lê de um gráfico de AT que, uma vela negra associada a um forte volume é sinal que a tendência de descida é efectiva, válida, o que se lhe queira chamar. Apesar desse volume poder ter sido efectuado em transações acima do preço de fecho da sessão anterior ("em subidas").

Ou seja, para se considerar o volume, não deveria ser tido em conta o "valor médio" das transações dessa sessão?

Rui

Registado: 10/3/2004 17:35

por Ulisses Pereira » 10/11/2006 18:11

Acho que foste claro e a tua dúvida tem razão de ser. Mas, por exemplo, hoje muito do volume foi feito junto aos máximos do dia. Dirás tudo que mostra vontade em comprar a esse preço, mas eu vejo a questão sob outro prisma: A estes preços, mesmo com interesse comprador, os vendedores fortes têm aparecido. Aliás, nos últimos meses na EDP, só a estes níveis os vendedores forte se têm mostrado.

É por isso que digo que, apenas quando a acção conseguir quebrar, consistentemente, esta zona, é que poderemos estar mais tranquilos quanto ao desaparecimento desses fortes vendedores nessa zona e caminho aberto para novas subidas. Até lá, não vale a pena arriscar.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Rui A » 10/11/2006 18:02

Ulisses Pereira Escreveu:Tal como há cerca de 3 semanas, a EDP voltou a reagir mal acima da zona dos 3,6 preparando-se para fazer uma vela bastante feia junto à resistência com um volume forte de mais de 20 milhões de acções, muito semelhante ao que fez na vela contrária.

Continuo a defender que, em termos de curto prazo, uma entrada longa na EDP apenas deve acontecer com sinais claros de uma ruptura consistente da resistência na zona dos 3,6 euros.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

Percebo a ideia que sugere e o própria razão de ter que haver um volume forte para um movimento ser válido (principalmente, na quebra de uma resistência ou de um suporte).
No entanto, não sei se possa concordar com o facto de se fazer a associação directa entre uma descida (i.e. um dia em que a variação da acção foi negativa) ou subida e o volume diário dessa acção. Isto porque, tal como hoje, uma acção (neste caso, a EDP) fez grande parte do seu volume quando estava a subir (logo no início da sessão em que subiu mais de 1%), e considera-se que esse volume foi feito a desvalorizar (em vez de se considerar que foi feito num dia em que a acção fechou a desvalorizar, apesar de a maioria das acções se terem transaccionado em terreno positivo!)!

Fui +/- claro?

Estou a pensar de forma errada, ou a assunção que fez ("uma vela bastante feia junto à resistência com um volume forte de mais de 20 milhões de acções") continua a ser válida?
Obrigado.

Registado: 10/3/2004 17:35

por 654235 » 10/11/2006 17:39

O clima lá fora não ajudou hoje, essa é uma das razões.
Aliando à perspectiva técnica este fecho até que não foi mau fechando em cima dos 3.60. Um tick acima em fecho do último recuo dos 3.64.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Ulisses Pereira » 10/11/2006 17:09

Tal como há cerca de 3 semanas, a EDP voltou a reagir mal acima da zona dos 3,6 preparando-se para fazer uma vela bastante feia junto à resistência com um volume forte de mais de 20 milhões de acções, muito semelhante ao que fez na vela contrária.

Continuo a defender que, em termos de curto prazo, uma entrada longa na EDP apenas deve acontecer com sinais claros de uma ruptura consistente da resistência na zona dos 3,6 euros.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp.GIF
forum-edp.GIF (21.13 KiB) Visualizado 1989 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por HOSTILE » 10/11/2006 16:03

Dresdner revê em alta preço-alvo para a EDP em 8%
10-11-2006 14:38 por Canal de Negócios
O Dresdner reviu em alta o preço-alvo para as acções da Energias de Portugal (EDP) em 7,9% para os 3,40 euros, depois da eléctrica ter apresentado resultados superiores ao previsto pela casa de investimento, devido essencialmente a ganhos extraordinários. Quanto ao valor de venda da ONI, o Dresdner considera-o "desapontante".

A casa de investimento alemã reviu em alta o preço-alvo para as acções da EDP [edp] de 3,15 euros para 3,40 euros, mantendo a recomendação em "manter". O Dresdner refere numa nota de "research" hoje emitida, que a revisão "reflecte itens extraordinários e um valor mais elevado das filiais".

A EDP anunciou ontem que o resultado líquido dos primeiros nove meses do ano cresceu quase 84% para os 649,7 milhões de euro. Este valor superou os 540,6 milhões de euros estimados pelo Dresdner. O EBITDA também superou as previsões da casa de investimento em 4,1%, tendo totalizado os 837,1 milhões de euros.

Quanto à venda da ONI, anunciada ontem pela EDP depois da apresentação dos resultados, o Dresdner considera que o valor acordado de venda (160 milhões de euros) "é desapontante", apesar de não adiantar qual o valor que esperava com esta operação.

As acções da eléctrica seguiam inalteradas os 3,61 euros.

Registado: 31/5/2006 21:13

por JOLI » 10/11/2006 15:42

Se com resultados acima da expectataiva a EDP já está em terreno negativo, imagino se tivesse resultados dentro da expectativa ou abaixo.

O mesmo aplica-se em relação à Sonae.sgps.

Registado: 25/10/2006 20:40

por GAB » 10/11/2006 14:38

Ulisses Pereira Escreveu:
Se a maioria acha uma coisa, não é razão para acreditarmos que tal vai acontecer. Mais... é caso para começarmos a pensar se vai realmente acontecer.

:arrow: Se a esmagadora maioria acredita que vai subir, é natural que a esmagadora maioria já tenha acções. E quem sobra então para exercer uma pressão compradora forte para empurrar a acção para cima? :roll:

Explico detalhadamente isto no artigo "Pensando ao contrário" em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=455

Um abraço,
Ulisses

Penso que a parte do tópico que pus a NEGRITO e uma Seta deve ser lido muito atentamente e registado pq no futuro pode vir a ser útil e somente quando tal acontecer se perceberá efectivamente o transcrito aqui.

Numa perspectiva de POSITION TRADING penso que quando acontece "esta certeza das coisas" se deve começar a vender( não significa vender logo de seguida) ou pelo menos ir saíndo parcialmente conforme a estratégia e planning de cada um; independentemente de que activo for.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

A EDP já fez notícia...

por sol » 10/11/2006 14:28

A sic acaba de o notíciar, a EDP é a Empresa Portuguesa mais lucrativa em Portugal....
Os seus resultados foram de facto muito bons, e históricos segundo a notícia....
Vamos ver de que forma, o mercado vai reagir a tudo isto!.....

sol

por Ulisses Pereira » 10/11/2006 13:27

Yugovic,

Esqueçamos a análise da EDP propriamente dita e centremo-nos apenas nesta tua frase:

Não percebo porquê a barreira a partir dos 3,6€ quando a maioria das opiniões dizem que está subvalorizada

Se a maioria acha uma coisa, não é razão para acreditarmos que tal vai acontecer. Mais... é caso para começarmos a pensar se vai realmente acontecer.

Se a esmagadora maioria acredita que vai subir, é natural que a esmagadora maioria já tenha acções. E quem sobra então para exercer uma pressão compradora forte para empurrar a acção para cima? :roll:

Explico detalhadamente isto no artigo "Pensando ao contrário" em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=455

Não quero com isto dizer que a EDP não vá subir, até porque não acredito que a esmagadora maioria ache que ela está subvalorizada. O que queria realçar - pois creio ser um poto chave em que a maioria dos investidores acredita e os faz perder dinheiro - é que o facto da maioria achar uma coisa está bem longe de significar que ísso vai acontecer. Bem pelo contrário.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

...

por MAV8 » 10/11/2006 12:18

A resistência de que falas é baseada unicamente em análise técnica, se reparares a acção esta semana já bateu 2 vezes nos 3,65/66 e não teve força nem para se aguentar nesses valores.

Em termos fundamentais existem muitas condicionantes e como não as entendo todas como gostaria prefiro nem pensar nelas, limito-me a fazer as minhas próprias analises e a ler o que os outros membros do caldeirão escrevem sempre com base na A técnica.

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por yugovic24 » 10/11/2006 12:01

Eu tenho acções da EDP e tou contente com o volume, mas na realidade preferia que fosse a cotação a subir!
Não percebo porquê a barreira a partir dos 3,6€ quando a maioria das opiniões dizem que está subvalorizada na bolsa?!
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por amartins » 10/11/2006 11:09

se o volume continuar como está :P

Registado: 27/10/2006 13:25

por sol » 10/11/2006 9:53

Acções seguem leve alta com EDP máximo 6 anos após resultados

10/11/2006

LISBOA, 10 Nov (Reuters) - O mercado accionista segue em leve alta suportado na subida da EDP e Sonae , a beneficiar de resultados favoráveis, enquanto as restantes praças europeias seguem no vermelho a reflectir o fecho de Wall Street e perante a subida dos preços do petróleo.

O dólar desceu ao mínimo de dois meses face ao euro o que penaliza as exportadoras europeias.

Os investidores vão aguardar por discursos, hoje, em Frankfurt, dos presidentes da FED e do BCE.

A italiana ENI reportou lucros acima do previsto e a EDF , a maior empresa de energia da Europa, também anunciou resultados melhores do que o esperado.

O índice PSI20 soma 0,23 pct para os 10.632,57 pontos tendo tocado num máximo de quase seis anos.

A EDP valoriza 1,39 pct para os 3,66 euros tendo atingido o máximo desde 2000 nos 3,66 euros.

A eléctrica apresentou uma subida de 83,8 pct do seu lucro, entre Janeiro e Setembro de 2006, para 649,7 milhões de euros (ME) e anunciou a venda do braço para as telecoms fixas ONI.

A EDP alienou a ONI ao private equity Riverside Company por um Entreprise Value (EV) de 160 ME, que permite à eléctrica reduzir a sua dívida em 74 ME, tendo um impacto positivo no resultado líquido de 105 ME.

A Sonae registou, nos primeiros nove meses de 2006, um lucro líquido atribuível de 123 ME contra 111 ME em igual período de 2005.

As receitas atingiram os 3.515,4 ME versus 3.245,4 ME e que o EBITDA-Earnings Before Interests Taxes Depreciations and Amortizations se situou nos 416,1 ME contra 345,2 ME.

O BCP segue estabilizado nos 2,60 euros enquanto o BPI desce 0,34 pct para os 5,93 euros.

"As notícias apontam para um eventual fim do pacto entre accionistas do BPI e isso pode levar o BCP a não ter de subir o preço de 5,70 euros oferecido na OPA", disse um trader.

O Jornal de Negócios refere hoje que o BPI vai revogar o acordo existente entre accionistas e substituí-lo por um dever de comunicação prévia entre os principais accionistas do banco.

A Portugal Telecom desce 0,1 pct para os 9,76 euros.

Negociaram-se 7,4 milhões de acções ou 25,8 ME.

O FTSEurofirst 300 desce 0,35 pct e os futuros do Nasdaq sobem 0,01 pct.

O brent cai 0,59 pct para os 60,96 dólares o barril e o crude desce 0,52 pct para os 60,82 dólares o barril.

O euro segue nos 1,2868/71 dólares.

((---Elisabete Tavares, Lisboa Editorial 351 21 3509205, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))

De acordo com esta notícia, a EDP fez já hoje novo máximo a semelhança das semanas passadas voltou a descer duma forma não muito elegante, o mercado no global também não está a ajudar, hoje a meu ver será um dia importante para a definição ou não no curto prazo de novos voos da EDP, vai ser muito importante o fecho de hoje! No longo e médio prazo parece existir alguma unanimidade que deverá ser de subida.

Bons investimentos a todos.
sol

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], zulu404 e 105 visitantes