Caldeirão da Bolsa

Olho clinico - o regresso

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por djovarius » 24/11/2006 11:40

Bom dia,

Acabou-se!! finalmente !! o "verão infinito" no Forex, sobretudo nas divisas europeias.
Para meu gáudio e espanto, o EUR/USD rompeu 1.30 sem esforço algum e já fez o máximo de 1.31, o que implica uma apreciação de 1% desde as 8:00 desta manhã (GMT).
Por hoje já está mesmo demasiado "sobrecomprado", mas quando o mercado rompe "stops" não se sabe o que pode ocorrer mais...

A ajudar à festa, a baixa liquidez e os avisos de um responsável do BC Chinês que afirmou que as Reservas em USD dos países asiáticos estão em risco (de perder valor).
Isto pode ser sinónimo de: "nós já estamos a diversificar há muito... e vocês?"

Seja como for, está interessante o mercado cambial e teremos um fim de ano com muita movimentação.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Flying Turtle » 22/11/2006 13:46

Caríssimo dj

Não consigo ver as duas últimas figuras do artigo, enquanto que a primeira (EUR/USD), talvez por já estar nos meus ficheiros temporários, se mostra sem problemas.

Terá alguma coisa a ver com a mudança do servidor?

Um abraço e obrigado pela partilha das tuas muito apreciadas análises
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por djovarius » 22/11/2006 13:31

Boa tarde,

Parece que após alguma sonolência, vejo o mercado cambial a se preparar para o habitual movimento de fim de ano. O EUR/USD está agora preparado para desafiar o máximo do ano, o que significa uma interessante guerra com as várias resistências. Não será fácil à primeira, parece-me...

Aproveito para convidá-los a voltar ao artigo, pois o mesmo já foi revisto e aumentado:

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=498

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Palavras para quê?

por Emanuel Santos » 17/11/2006 16:19

Magnífico arranque depois de almoço, quando de manhã já se começavam a baixar os braços! 8-)
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

eur-usd

por Razao_Pura » 15/11/2006 11:07

Quebrada a lta, segue a lateralização.
Anexos
eur_usd.png
eur_usd.png (20.21 KiB) Visualizado 1757 vezes
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

EUR/USD

por Razao_Pura » 14/11/2006 12:11

Depois do rally que levou o Eur aos 1,29, continua a manter-se em cima da LTA que o levou lá. Vamos a ver por quanto tempo.
Para já encontro um pararelo com o que aconteceu na 2ª quinzena de Julho. Vamos a ver se há inversão (c.p) ou definitive break. Enquanto não quebrar os 1,295x para cima manter-se-á a lateralização (m.p.), trend iô-iô!
Anexos
Eur_Usd.png
Eur_Usd.png (22.98 KiB) Visualizado 1840 vezes
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por djovarius » 14/11/2006 11:49

Um abraço a todos e uma promessa: o artigo é só o começo, pois esta semana ele vai continuar. Na altura avisarei :wink:

Entretanto, quero relembrar que na actual situação do mercado, considero que é provável que o EUR/USD tenha muitas dificuldades em atingir a casa de 1.30 - e mesmo que o faça com alguma facilidade, abrindo caminho a mais altos voos, não vejo "força" no mercado para um desafio rápido aos máximos de 2004, atingidos no fim desse ano, acima de 1.3660 !!
Mas ao menos, poder-se-á dizer que o "bull" está vivo e de boa saúde.
Recorde-se o cenário mais provável: se uma tendência de longo prazo no Forex dura entre 7 a 10 anos (como no passado), então a tendência iniciada em Janeiro de 2002, poderá ir até ao final da década. E se os anos de 2002, 2003 e 2004 foram o arranque, já o de 2005 foi o ano da correcção (natural) e 2006 é o ano da retoma da tendência. Se tudo continuar como até aqui, os anos de 2007 e 2008 poderão completar o ciclo altista, o qual deveria, segunda a lógica (se há alguma) terminar com algum "pânico", algures entre 2008 e 2009 !!

Logo se vê...

Abraço e muito obrigado a todos

djovarius

Olho Clinico do Mestre

por C.N. » 13/11/2006 15:48

Ola Djovarius!

Parabens e claro, obrigado por partilhares. Mas, sem querer ser parvalhao, soube-me a pouco :cry: Julgava que irias publicar uma analise bem mais profunda e alargada. Acho que me/nos habituaste mal :P

Abraco do pais dos Viets

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

Notas Soltas...

por colmeias » 11/11/2006 21:27

Aproveito para reforçar o apoio ao bom trabalho da cronica elaborado sobre as divisas...

Gostaria de aproveitar para anexar umas notas soltas que encontrei por outros Foruns para complementar:

"Anúncio do Banco Central Chinês, que pretende diversificar a sua carteira de reserva de divisas (que é composta por cerca de 67% de Dólares), a qual é interpretada pelo mercado a venda de Dólares para adquirir outras moedas, tal como o Euro, e também Ouro."
"A taxa de juro de referência na Zona Euro situa-se em 3,25%. Os operadores do mercado esperam que suba para 3,5% no final deste ano. No ano passado, o diferencial nos juros entre os dois lados do Atlântico foi a principal razão para a desvalorização do euro, por isso quanto menor for o mesmo melhor para a moeda única europeia"

Cump. e bons negocios...

João Colmeias

Registado: 13/6/2006 23:14

Olho

por Emanuel Santos » 11/11/2006 11:47

Obrigado pelo excelente artigo, Djovarius.

Ainda ontem pensava um pouco nisso, as restantes divisas sobem relativamente ao USD, as commodities com valor em USD sobem, não será que o que acontece á simplesmente o USD a depreciar? No entanto o "pitroil" tem andado relativamente estável...
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por tiopatinhas » 11/11/2006 1:29

Bem vindo... há quanto tempo :roll:
Um artigo excepcional :!: :clap:
Tinha saudades dos teus artigos :!: E eu que disto nada entendo... mas sei reconhecer quem são os Mestres :!:
Felismente o Caldeirão Nisso é muito rico.
E já diz o povo e com razão:
"junta-te aos bons ...(para mim é impossível ser melhor que eles :oops: )" :)
Um bem hajam a todos os Mestres deste nosso recanto globalizador :wink:

Um abraço a todos e Bom Fim de semana

P.S.Um especial para ti. "O bom filho..."

Registado: 17/3/2005 14:58

por Paulo_Alex » 11/11/2006 0:40

Djovarius, tava a rever as entrevistas a alguns poucos membros deste forum e verifiquei que há uma entrevista contigo...

Portanto as minhas respeitosas vénias! :P :oops:

Registado: 23/5/2006 11:26

por Paulo_Alex » 10/11/2006 19:39

Daaaa! OK Turtle... :P

Às vezes o que leio entra pel'um olho e sai pelo outro.. É o que dá ler na diagonal, à la Marcelo... :mrgreen:

por Flying Turtle » 10/11/2006 19:22

Parabéns caro djovarius, é um enorme prazer ter-te de regresso!

Claro, preciso, simples e conciso: Continuas na tua melhor forma!

Embora não acreditando que a tendência de fundo de uma continuada depreciação do USD venha a ser significativamente contrariada num contexto de relativa estabilidade (mais estilo paz podre ou "dormindo sobre um barril de pólvora", mas enfim...), admito que factores como a evolução o PIB na Europa e nos EUA - com desacelerações à vista em qualquer dos lados? -, as questões climáticas e o preço da energia (por exemplo: inverno com temperaturas moderadas -> menos consumo de petróleo -> energia menos cara -> maior optimismo geral (à custa da deterioração da situação climática, mas ninguém tem óculos de ver ao longe pois não?) -> maior crescimento da economia), poderão suscitar variações intressantes ao longo do "teu" Endless Summer...

Um abraço
FT

por Flying Turtle » 10/11/2006 19:09

Paul deAlex Escreveu:Mas o que é que se conclui do gráfico?

Um triângulo bonito, mas com tendência para ir praonde, pra cima ou pra baixo?

E o rectangulo? Poderá definir as resistências para o primeiro trimestre de 2007?

Agora em termos fundamentais: há alguma valorização do dólar expectável com os democratas no congresso? Até com a provável vitória dos democratas nas presidenciais de 2008?

Lembro-me de em finais de 2005 ver artigos que vaticinavam o dólar nos 1.30 em 2006, e não falharam muito. O que se espera para 2007? Alguém já leu alguma coisa?

Paul, não leste a mensagem inicial do djovarius, pois não? Só podes... :P

Entretanto, o artigo já está disponível :wink:

Um abraço
FT

por Paulo_Alex » 10/11/2006 18:58

Boas,

Mas o que é que se conclui do gráfico?

Um triângulo bonito, mas com tendência para ir praonde, pra cima ou pra baixo?

E o rectangulo? Poderá definir as resistências para o primeiro trimestre de 2007?

Agora em termos fundamentais: há alguma valorização do dólar expectável com os democratas no congresso? Até com a provável vitória dos democratas nas presidenciais de 2008?

Lembro-me de em finais de 2005 ver artigos que vaticinavam o dólar nos 1.30 em 2006, e não falharam muito. O que se espera para 2007? Alguém já leu alguma coisa?

por Ulisses Pereira » 10/11/2006 18:45

Muito bom. Como sempre.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por djovarius » 10/11/2006 18:39

Como podem verificar falta o gráfico, pois não consegui inseri-lo lá.

Vou deixá-lo aqui entretanto :?

dj
Anexos
EURUSD.png
EURUSD.png (27.27 KiB) Visualizado 2522 vezes

Olho clinico - o regresso

por djovarius » 10/11/2006 17:59

Ora viva a todos,

Dentro de momentos estará disponível o regresso do comentário sobre os mercados, leitura que penso ser agradável para o fim de semana.

Abraço e perdoem a demora

djovarius

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, Mr.Warrior e 91 visitantes