Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina
e pensam q é possivel que venha a haver uma revisão extraordinária como no caso Galp???
é que a PTI vale cerca de 1.7 mil milhoes de euros e com o free float que vai ter entrara certamenta na proxima revisão. A questão é: será esta revisão já na segunda feira???
é que a PTI vale cerca de 1.7 mil milhoes de euros e com o free float que vai ter entrara certamenta na proxima revisão. A questão é: será esta revisão já na segunda feira???

"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)
Saudações!!
O mais curioso é que segundo as minhas contas o estado encaixa/arrecada cerca de 418,76 milhões de euros... enfim... há que dar o desconto a estes editores de economia...
Um abraço,
JR
Com a venda dos 25,7% da Portucel, o Estado vai arrecadar 413,78 milhões de euros (em Jornal de Negocios Online)
Tendo em conta este preço final o Estado encaixa cerca de 424,5 milhões de euros (ME).(Reuters)
O mais curioso é que segundo as minhas contas o estado encaixa/arrecada cerca de 418,76 milhões de euros... enfim... há que dar o desconto a estes editores de economia...
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
princepe da bolsa Escreveu:Segunda será um grande dia para o mercado Tuga!Uma das muitas empresas portuguesas que é player mundial passará a ter um free float decente... Já vejo milhões de euros movimentados diariamente, numa gula colectiva por um pouco deste grande papel...
Aqui deixo a minha interpretação do gráfico...
O número 7 tem imenso misticismo... Há sétima manda-a para a lua, que é como quem diz, para máximos...
Bem visto princepe da bolsa.
Essa LTa assenta aí muito bem.
cps,
AA
- Registado: 6/11/2002 0:37
Segunda será um grande dia para o mercado Tuga!
Uma das muitas empresas portuguesas que é player mundial passará a ter um free float decente... Já vejo milhões de euros movimentados diariamente, numa gula colectiva por um pouco deste grande papel...
O número 7 tem imenso misticismo... Há sétima manda-a para a lua, que é como quem diz, para máximos...
- Anexos
-
- portucel.png (31.68 KiB) Visualizado 2176 vezes
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
Governo fixa preço OPV Portucel em 2,15 euros/acção
10/11/2006
LISBOA, 10 Nov (Reuters) - O Governo fixou o preço da privatização dos últimos 25,72 pct que tem no capital da produtora de pasta e de papel Portucel em 2,15 euros por cada acção, anunciou o Ministério das Finanças.
Tendo em conta este preço final o Estado encaixa cerca de 424,5 milhões de euros (ME).
Nesta Oferta Pública de Venda (OPV), o Estado está a alienar 197.432.769 acções, tendo inicialmente fixado um intervalo de preços entre os 2,0 e os 2,2 euros por acção.
"Com a conclusão desta OPV, o Governo deixa de ter qualquer participação no capital social da empresa, dando assim cumprimento ao Programa Bianual de Privatizações, aprovado e apresentado em Fevereiro", refere uma nota do Gabinete do ministro das Finanças.
A sessão especial de apuramento dos resultados desta OPV será a 13 de Novembro. Estas acções da Portucel serão admitidas à negociação na Euronext Lisbon.
A Semapa é o accionista controlador com 67,1 pct da Portucel.
((---Sérgio Gonçalves, Lisboa Editorial, 351-21-3509204 lisbon.newsroom@reuters.
10/11/2006
LISBOA, 10 Nov (Reuters) - O Governo fixou o preço da privatização dos últimos 25,72 pct que tem no capital da produtora de pasta e de papel Portucel em 2,15 euros por cada acção, anunciou o Ministério das Finanças.
Tendo em conta este preço final o Estado encaixa cerca de 424,5 milhões de euros (ME).
Nesta Oferta Pública de Venda (OPV), o Estado está a alienar 197.432.769 acções, tendo inicialmente fixado um intervalo de preços entre os 2,0 e os 2,2 euros por acção.
"Com a conclusão desta OPV, o Governo deixa de ter qualquer participação no capital social da empresa, dando assim cumprimento ao Programa Bianual de Privatizações, aprovado e apresentado em Fevereiro", refere uma nota do Gabinete do ministro das Finanças.
A sessão especial de apuramento dos resultados desta OPV será a 13 de Novembro. Estas acções da Portucel serão admitidas à negociação na Euronext Lisbon.
A Semapa é o accionista controlador com 67,1 pct da Portucel.
((---Sérgio Gonçalves, Lisboa Editorial, 351-21-3509204 lisbon.newsroom@reuters.
- Registado: 17/2/2004 1:38
EMPRESAS Publicado 13 Julho 2006
Desblindagem dos estatutos da Portucel aprovada (act)
A desblindagem de estatutos da Portucel foi hoje aprovada em assembleia geral, tendo esta medida efeito com a privatização que o Estado quer fazer entre Setembro e Outubro.
--------------------------------------------------------------------------------
Tânia Ferreira
tf@mediafin.pt
A desblindagem de estatutos da Portucel foi hoje aprovada em assembleia geral (AG), tendo esta medida efeito com a privatização que o Estado quer fazer entre Setembro e Outubro.
O accionista Estado comprometeu-se a realizar esta operação no máximo até 15 de Novembro, altura em que os direitos especiais deixam de vigorar mesmo que a privatização não esteja concluída. Na AG estiveram representados 96,05% dos direitos de voto, tendo a desblindagem de estatutos sido aprovada por maioria.
Em causa está a venda da totalidade da participação do Estado de 25,72% através de uma ou mais modalidades. O modelo aprovado em Conselho de Ministros a 22 de Junho, prevê que a operação se concretize através de uma ou mais, em simultâneo ou sucessivamente, das seguintes modalidades: uma oferta pública de venda (OPV) no mercado nacional; uma venda directa a um conjunto de instituições financeiras que ficam obrigadas a proceder à posterior dispersão das acções, ou uma venda directa à Parpública e subsequente emissão de obrigações que sejam susceptíveis de permuta ou reembolso com acções do capital social da Portucel.
Pedro Queiroz Pereira, «chairman» da Semapa que detém 67,1% da Portucel reiterou o objectivo de reduzir a participação para 51%, o que significa a venda de 16%.
«Enquanto o Estado assumiu o compromisso de sair do capital da Portucel ainda este ano, nós ainda não decidimos quando e de que forma vamos reduzir a nossa participação», explicou o responsável da Semapa à saída da AG, acrescentando que «só vamos vender quando for oportuno».
Actualmente os estatutos da Portucel limitam os direitos de voto a 25% e a desblindagem era o ponto da agenda desta AG.
A AG da Portucel que hoje decorreu estava marcada inicialmente para 29 de Março tendo sido adiada então para 17 de Abril depois de ter havido falta de quórum porque a Semapa não se fez representar.
Na última AG foi o Estado que pediu o adiamento da deliberação da desblindagem de estatutos que ficou adiada até hoje.
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
Calculadora
Acabei de ensaiar agora e resulta sem qualquer password... em todo o caso não tardará a calculadora orientativa para o rateio final...
- Registado: 10/11/2006 16:05
Na calculadora do Jornal de Negócios ao inserir os dados dá-me a indicação que a célula é só de leitura e manda desprotegê-la para continuar. Só que o Excel pede-me uma palavra-passe, que eu não faço a minima ideia de que palavra-passe seja.
Como posso desbloquear esta função?
Obrigado desde já e BN.
Ferry
Como posso desbloquear esta função?
Obrigado desde já e BN.
Ferry
- Registado: 14/3/2005 22:21
"Os investidores que deram ordens na tranche do público em geral na OPV da Portucel vão pagar 2,15 euros por cada acção. Os pequenos subscritores e trabalhadores, que beneficiam de um desconto de 5% sobre o preço final, vão pagar 2,04 euros. Um valor inferior em 9,43% ao preço de fecho de hoje.
As acções da Portucel fecharam hoje a valer 2,24 euros, a cair 3,46%, o que coloca a média de fecho das cotações da papeleira no período da OPV (entre dia 30 de Outubro e hoje) em 2,26 euros. Conforme define o prospecto, este é o preço de referência para a venda das acções. Àquele valor é aplicado um desconto de 5%, pelo que os investidores que deram ordens na tranche do público em geral vão pagar 2,15 euros por cada acção.
Os aforradores que optaram pela tranche dos pequenos subscritores e os trabalhadores beneficiam de um desconto adicional de 5%, pelo que vão pagar 2,04 euros por cada acção.
O prazo para a subscrição de acções na terceira e última fase de privatização terminou hoje, não sendo ainda conhecidos os dados finais da procura. A sessão especial de bolsa para apuramento dos resultados terá lugar segunda-feira, na Euronext Lisboa.
Com a venda dos 25,7% da Portucel, o Estado vai arrecadar 413,78 milhões de euros."
Cumprimentos a todos.
As acções da Portucel fecharam hoje a valer 2,24 euros, a cair 3,46%, o que coloca a média de fecho das cotações da papeleira no período da OPV (entre dia 30 de Outubro e hoje) em 2,26 euros. Conforme define o prospecto, este é o preço de referência para a venda das acções. Àquele valor é aplicado um desconto de 5%, pelo que os investidores que deram ordens na tranche do público em geral vão pagar 2,15 euros por cada acção.
Os aforradores que optaram pela tranche dos pequenos subscritores e os trabalhadores beneficiam de um desconto adicional de 5%, pelo que vão pagar 2,04 euros por cada acção.
O prazo para a subscrição de acções na terceira e última fase de privatização terminou hoje, não sendo ainda conhecidos os dados finais da procura. A sessão especial de bolsa para apuramento dos resultados terá lugar segunda-feira, na Euronext Lisboa.
Com a venda dos 25,7% da Portucel, o Estado vai arrecadar 413,78 milhões de euros."
Cumprimentos a todos.
"Saber esperar é uma virtude"
Só mais uma coisa,
O preço médio que atribuiu valor na OPV só ficou apurado após o fecho de hoje 16h30m ao contrário do que li aqui.
O que já sabiamos era o intervalo 2.00 a 2.20 ou seja nunca acima de 2.20 e nunca abaixo de 2.00.
Ao preço médio faz-se um desconto de 5% para o P. Geral (deu 2.15) e um desconto extra de 5% ao peq. subsc. (deu 2.04).
Abraço,
Mário Carrancho
O preço médio que atribuiu valor na OPV só ficou apurado após o fecho de hoje 16h30m ao contrário do que li aqui.
O que já sabiamos era o intervalo 2.00 a 2.20 ou seja nunca acima de 2.20 e nunca abaixo de 2.00.
Ao preço médio faz-se um desconto de 5% para o P. Geral (deu 2.15) e um desconto extra de 5% ao peq. subsc. (deu 2.04).
Abraço,
Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Saudações!!
Refiro-me ao preço da OPV que é calculado através duma média que só fica totalmente definida hoje. Quanto aos seus posts, li e discordo do seu raciocinio, mas também decidi ficar por aqui...
Um abraço,
JR
JOLI Escreveu:O preço médio, ou o intervalo de valores ou o quer que seja já se sabia a algum tempo.
Para o resto releia os meus dois posts anteriores e fico-me por aqui.
Refiro-me ao preço da OPV que é calculado através duma média que só fica totalmente definida hoje. Quanto aos seus posts, li e discordo do seu raciocinio, mas também decidi ficar por aqui...
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
Menor_Valia Escreveu:Saudações!!JOLI Escreveu:Entretanto a queda é bastante improvável acontecer.
Eu considero a queda bastante provável... o preço médio da OPV já está feito...
Um abraço,
JR
O preço médio, ou o intervalo de valores ou o quer que seja já se sabia a algum tempo.
Para o resto releia os meus dois posts anteriores e fico-me por aqui.
- Registado: 25/10/2006 20:40
JOLI Escreveu:pedrom Escreveu:edgar araujo Escreveu:o k acham de uma entrada hoje a 2.24?
Será que na segunda a tendencia é de subida?
BN
Não sei.... apenas tenho um feeling pessoal que será um dia como hoje....!!!
Caro pedrom,
Releia por favor o meu post anterior...
Ora, a queda no dia de hoje deveu-se ao facto de recompra mais barata na OPV. Tendo a OPV acabada, e tendo em conta que na Terça-feira entrarão as novas acções em jogo, e tendo em conta as inúmeras notícias favoráveis, acha que a queda é para continuar ?
Escrevemos ao mesmo tempo!!! Mas atenção que não se sabe o que aconteceu hoje até às 15 horas.
pedrom Escreveu:edgar araujo Escreveu:o k acham de uma entrada hoje a 2.24?
BN
Não sei.... apenas tenho um feeling pessoal que será um dia como hoje....!!!
Caro pedrom,
Releia por favor o meu post anterior...
Ora, a queda no dia de hoje deveu-se ao facto de recompra mais barata na OPV. Tendo a OPV acabada, e tendo em conta que na Terça-feira entrarão as novas acções em jogo, e tendo em conta as inúmeras notícias favoráveis, acha que a queda é para continuar ?
edgar araujo Escreveu:o k acham de uma entrada hoje a 2.24?
BN
Entretanto a queda é bastante improvável acontecer. A queda que se verificou foi devido aos investidores que venderam, de modo a recomprar na OPV. Ora, como este perido da OPV acabou, será impossível recomprar durante a OPV, pelo que a queda continua é agora mais improvável de acontecer.
O período da OPV termina hoje, estando a sessão especial de mercado regulamentado para apuramento dos resultad os marcada para as 17 horas do próximo dia 13 de Novembro, na Euronext Lisbon.
Na Segunda-feira o dia de negociação será um dia perfeitamente normal como o de hoje, sendo que as novas acções entrarão às 17:00 de Segunda-feira, portanto após fecho da bolsa. Portanto, na Terça-feira já têm os investidores as "novas" acções em carteira.
edgar araujo Escreveu:segunda dia 13 nao se negoceia portucel na bolsa certo?
E na terça abre aos valores de fecho de hoje, ou aos valores da OPV?
BN
Ó Edgar,
Na terça nem abre ao valor do fecho anterior nem ao valor da OPV. Abre ao valor que alguem esteja interessado em comprar e outro em vender. O valor da OPV ou do fecho anterior não teem nada a ver com o valor de abertura. É a lei da procura e oferta, mais nada. O valor da OPV só é referencia para quem compra nela, mais nada.
Um abraço,
Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: paulopereira.pp36.pp, Sertorio e 79 visitantes