Linha do Tua e Juliana Paes ..maravilhas do Mundo
Re: Atomez
mcarvalho Escreveu:Pela forma como defende o seu ponto de vista quasi me atrevo a concluir que é dono duma empresa de camiões
o que me irrita é eu e os outros todos pagantes de impostos deste país estarmos a largar mais de 400 milhões de €€€ por ano (sim, mais de 1 milhão por dia!) para tapar os prejuízos da CP + REFER ...
a dívida só da Refer já é 2,8% do PIB !!!!!
ver aqui
e aqui
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Atomez
por muitas e variadas razões que vão desde o pouco hábito em usar o comboio, ao mau serviço normalmente oferecido pela nossa CP, à reduzida dimensão das encomendas, ao desenrasca, porque estão aflitos com prazos.
tu dizes, falando de preços:[quote] Mas não é verdade entre o ponto de origem e o ponto de destino da mercadoria. E esse é que interessa. [/quote]
se estás tão certo disso nada mais posso adiantar.
por muitas e variadas razões que vão desde o pouco hábito em usar o comboio, ao mau serviço normalmente oferecido pela nossa CP, à reduzida dimensão das encomendas, ao desenrasca, porque estão aflitos com prazos.
tu dizes, falando de preços:[quote] Mas não é verdade entre o ponto de origem e o ponto de destino da mercadoria. E esse é que interessa. [/quote]
se estás tão certo disso nada mais posso adiantar.
zé povinho Escreveu:o transporte por comboio é muito mais barato, regular e seguro que qualquer transporte por rodovia, e os preços para as médias ou grandes distâncias (continentais) não tem qualquer comparação com outros meios de transporte, sem falar na facilidade em transportar cargas de grandes dimensões
Assim sendo, volto a perguntar, então porque é que o camião é muito mais usado? Serão os gestores das empresas que os usam todos estúpios e gostam de perder dinheiro? Não me parece...
Isso será verdade entre o ponto de partida e o ponto de chegada do comboio (não contando com os subsídios que todos pagamos). Mas não é verdade entre o ponto de origem e o ponto de destino da mercadoria. E esse é que interessa.
A utopia é o modo como nós gostaríamos que as coisas fossem, a economia é como elas são na realidade...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
a capacidade do comboio para transporte de mercadorias é tal que basta imaginar quantos camions deixarão de entupir as estradas europeias quando a Comissão Europeia finalmente der andamento aos estudos que recomendam a intensificação do transporte por comboio.
um comboio anula centenas de camions e sabendo da força que os Sindicatos da área têem, tem havido receio de entrar numa questão tão sensível.
os comboios são tão fixos e rígidos como qualquer outro sistema de transporte que se regule por horários, tal como os navios e aviões e até os camions.
o transporte por comboio é muito mais barato, regular e seguro que qualquer transporte por rodovia, e os preços para as médias ou grandes distâncias (continentais) não tem qualquer comparação com outros meios de transporte, sem falar na facilidade em transportar cargas de grandes dimensões.
adiantando mais:os estudos feitos para um sistema Europeu (depois de resolvido o problema da bitola) prevêem terminais (1 só no caso de Portugal) de origem/destino, sendo depois a aproximação ao cliente final feita por rodovia.
mas como estas questões envolvem sempre o lado político, ninguém poderá com segurança afirmar o que vai resultar destes estudos.
claro que isto representará uma completa revolução naquilo que estamos habituados a ver, mas que será inevitável face ao constante agravamento dos custos da rodovia (combustíveis e taxas de passagem cada vez mais frequentes, com paragens cada vez maiores por estradas cada vez mais ocupadas e pelas medidas anti-poluição cada vez mais repressivas.
um comboio anula centenas de camions e sabendo da força que os Sindicatos da área têem, tem havido receio de entrar numa questão tão sensível.
os comboios são tão fixos e rígidos como qualquer outro sistema de transporte que se regule por horários, tal como os navios e aviões e até os camions.
o transporte por comboio é muito mais barato, regular e seguro que qualquer transporte por rodovia, e os preços para as médias ou grandes distâncias (continentais) não tem qualquer comparação com outros meios de transporte, sem falar na facilidade em transportar cargas de grandes dimensões.
adiantando mais:os estudos feitos para um sistema Europeu (depois de resolvido o problema da bitola) prevêem terminais (1 só no caso de Portugal) de origem/destino, sendo depois a aproximação ao cliente final feita por rodovia.
mas como estas questões envolvem sempre o lado político, ninguém poderá com segurança afirmar o que vai resultar destes estudos.
claro que isto representará uma completa revolução naquilo que estamos habituados a ver, mas que será inevitável face ao constante agravamento dos custos da rodovia (combustíveis e taxas de passagem cada vez mais frequentes, com paragens cada vez maiores por estradas cada vez mais ocupadas e pelas medidas anti-poluição cada vez mais repressivas.
Re: Olá Ptmasters
mcarvalho Escreveu:Tive pena de não te poder acompanhar
Eu estava na Estação da Brunheda
mas lá é outro mundo..... A tensão é de 180V e se há trovoada a luz ..foi-se ...portanto a chama da almotolia do azeite é a unica que continua a não falhar!!!
O telefone ... se o picapau pousa no fio acabou o telefone
Telemóvel... não há sinal
net ... dizem que sim... compro a vigarice do sapo.. telefonam -me para fazer mais um depósito de 15 € e passado 2 meses dizem que afinal não dá e nem sabem como resolver o problema
A unica coisa que funciona é a amizade e o equilibrio
não preciso de olhar para trás pois confio nas pessoas , nos animais e na natureza... Fugi da confusão da cidade , da hipocrisia e da estupidez mas, mesmo lá me querem chatear... Querem meter-me debaixo de água para resolverem o problema de Quioto e a iluminação dos centros comerciais..
um abraço
mcarvalho
Havemos de ter oportunidade! Lá para Março / Abril quero lá voltar outra vez.
Também ando a ver se arranjo o meu canto, mas mais a sul, no (norte) Alentejo.
1 grande abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
valves Escreveu:a proposito os primos " metro " fazem mais uma vez amanhã greve e que eu me lembro vão ser seis num curto espaço de um mês ... eu cá por mim ofereço-me para com uma aulas intensivas nestes dias ser eu a conduzir o metro ... é que estorva mesmo a vida ás pessoas ...
Também não me importava nada de receber uns cursos. Sempre tive mesmo uma paixão por comboios
A mim só não me vai chatear, porque acabei por marcar um curso para esta semana (visto agora não poder conduzir porque o estado acha que coloquei em causa a minha segurança e a de terceiros por excesso de velocidade, só faltam 30 dias...)
1 abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Boas Atomez,
Uma das principais razões para isso não acontecer, tem a ver com a com a bitola em algumas regiões da europa (nomeadamente na ligação da espanha à frança, que por razões defensivas a Espanha havia decidido construir os caminhos de ferro com uma bitola diferente da francesa - bitola é a distância entre carris).
Portugal, tinha duas opções: ou construía igual ao resto da europa mas ficava isolado (não tinha por onde comunicar), ou construía igual à Espanha, e sempre transportava para Espanha.
Esta é uma das principais (senão a mais importante de todas) para que os diversos países europeus optem por outros meios para transportar mercadorias para Portugal e Espanha.
Hoje em dia, um dos problemas que está para se resolver (e a linha do TGV acaba por ser um passo nesse sentido), tem a ver com a convergência de todas as linhas europeias para uma bitola única.
Uma vez assim, e com as preocupações ambientais cada vez maiores para além do aumento da densidade do tráfego, o comboio poderá finalmente competir com a rodovia.
Portugal, mal tenha as linhas que ligam portos ao resto do continente na bitola comunitária, estárá pronto do ponto de vista de infra-estrutura para começar a optar pelo comboio.
1 abraço
Uma das principais razões para isso não acontecer, tem a ver com a com a bitola em algumas regiões da europa (nomeadamente na ligação da espanha à frança, que por razões defensivas a Espanha havia decidido construir os caminhos de ferro com uma bitola diferente da francesa - bitola é a distância entre carris).
Portugal, tinha duas opções: ou construía igual ao resto da europa mas ficava isolado (não tinha por onde comunicar), ou construía igual à Espanha, e sempre transportava para Espanha.
Esta é uma das principais (senão a mais importante de todas) para que os diversos países europeus optem por outros meios para transportar mercadorias para Portugal e Espanha.
Hoje em dia, um dos problemas que está para se resolver (e a linha do TGV acaba por ser um passo nesse sentido), tem a ver com a convergência de todas as linhas europeias para uma bitola única.
Uma vez assim, e com as preocupações ambientais cada vez maiores para além do aumento da densidade do tráfego, o comboio poderá finalmente competir com a rodovia.
Portugal, mal tenha as linhas que ligam portos ao resto do continente na bitola comunitária, estárá pronto do ponto de vista de infra-estrutura para começar a optar pelo comboio.
1 abraço
... eu por acaso alinho aqui com Atomez para ser interessante e valer apena comboios tem que acontecer uma de varias situações :
- percorrem distancias entre locais fixos que feitos á superficie por qualquer outro meio de locomoção seria muito mais lento ...
- sejam muitissimo rápidos á superficie que anule a desantagens de não colocar as pessoas no sitio exacto onde elas querem
- seja suficientemente mais baratos que os avioes porque para já ( e nas proximas decadas pelo menos ) em termos de rapidez os aviões não vão dar hipotesse
- em relação a mercadorias tenho as minhas duvidas se o comboio vale apena só se for para certo tipo de cargas
- percorrem distancias entre locais fixos que feitos á superficie por qualquer outro meio de locomoção seria muito mais lento ...
- sejam muitissimo rápidos á superficie que anule a desantagens de não colocar as pessoas no sitio exacto onde elas querem
- seja suficientemente mais baratos que os avioes porque para já ( e nas proximas decadas pelo menos ) em termos de rapidez os aviões não vão dar hipotesse
- em relação a mercadorias tenho as minhas duvidas se o comboio vale apena só se for para certo tipo de cargas
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Rui A Escreveu:Tem tudo para o ser, especialmente, no que diz respeito a mercadorias.
Ah sim? Então porque é que se usam muito mais os camiões que os comboios, apesar de estes serem altamente subsidiados pelos nossos impostos? Será que o pessoal é masoquista?
Não. Os comboios são bons para transportar pessoas ou carga em percursos fixos e repetitivos e com alto volume de carga. Por exº, levar carvão de uma mina para uma central eléctrica. Ou levar/trazer as pessoas no circuito casa-trabalho 5 vezes por semana.
O TVG (que só serve para pessoas, não há TGV de mercadorias) só é rentável entre grandes cidades com 400 a 1000 km de distância. Menos que isso as auto-estradas são melhores, mais que isso o avião é melhor. Por isso Lisboa-Porto é uma estupdez, já Lisboa-Madrid faz algum sentido.
Fora isso têm uma grande desvantagem - são fixos no espaço e muito rígidos no tempo. Um camião carrega a mercadoria onde quer que seja, à hora que der mais jeito, transporta-a e descarrega-a no ponto de destino final à hora que for preciso. Não é preciso andar a carregar e descarregar as coisas pelo caminho nem cumprir horários rígidos.
Nos tempos que correm a eficácia é bem mais importante que a eficiência...
O comboio é uma tecnologia do séc. 18 e por mais upgrades que lhe façam pertence ao museu.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
- Registado: 17/2/2004 1:38
a proposito os primos " metro " fazem mais uma vez amanhã greve e que eu me lembro vão ser seis num curto espaço de um mês ... eu cá por mim ofereço-me para com uma aulas intensivas nestes dias ser eu a conduzir o metro ... é que estorva mesmo a vida ás pessoas ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Olá Ptmasters
Tive pena de não te poder acompanhar
mas lá é outro mundo..... A tensão é de 180V e se há trovoada a luz ..foi-se ...portanto a chama da almotolia do azeite é a unica que continua a não falhar!!!
net ... dizem que sim... compro a vigarice do sapo.. telefonam -me para fazer mais um depósito de 15 € e passado 2 meses dizem que afinal não dá e nem sabem como resolver o problema
não preciso de olhar para trás pois confio nas pessoas , nos animais e na natureza... Fugi da confusão da cidade , da hipocrisia e da estupidez mas, mesmo lá me querem chatear... Querem meter-me debaixo de água para resolverem o problema de Quioto e a iluminação dos centros comerciais..
um abraço
mcarvalho
um abraço
mcarvalho
Se tiveram oportunidade de fazer a viagem de comboio entre Mirandela e o rio Douro neste Verão que passou, devem ter reparado numas obras de prospecção na foz do Tua e na construção de dois acessos a esse local.
Quem vai fechar a linha do Tua vai ser a nova barragem da EDP que deve estar mesmo aí a chegar. E contra barragens não há argumentos.
Quem vai fechar a linha do Tua vai ser a nova barragem da EDP que deve estar mesmo aí a chegar. E contra barragens não há argumentos.
- Registado: 20/11/2006 23:11
Boas,
Estive os últimos dias no norte, para fazer passeios que à muito já desejava (e tantos faltam ainda). A linha do Tua foi um dos "alvos" e achei simplesmente fantástica a paisagem.
Não querendo entrar numa discussão "do se vale a pena ou se não", apenas penso que existem locais em Portugal com potencial tremendo (do ponto de vista turístico) e que deveriam ser melhor aproveitados, sem que isso signifique estragar a natureza (organização de excursões com a inclusão da linha por exemplo, como se faz no Douro). Compreendo os dois lados, e facilmente encontro argumentos que apoio dos dois lados.
Depois, há ainda as questões sociais. O número de pessoas idosas que entraram a meio do trajecto e que sairam em Mirandela (e as que entraram em Mirandela e sairam a meio do trajecto) foram imensas (um comboio cheio - até fui simpático
e fui boa parte em pé).
Aparte disso, quis ver algo que antecipava como um excelente passeio.
Deixo duas fotos da viagem.
1 abraço e obrigado ao mcarvalho pelas dicas.
Estive os últimos dias no norte, para fazer passeios que à muito já desejava (e tantos faltam ainda). A linha do Tua foi um dos "alvos" e achei simplesmente fantástica a paisagem.
Não querendo entrar numa discussão "do se vale a pena ou se não", apenas penso que existem locais em Portugal com potencial tremendo (do ponto de vista turístico) e que deveriam ser melhor aproveitados, sem que isso signifique estragar a natureza (organização de excursões com a inclusão da linha por exemplo, como se faz no Douro). Compreendo os dois lados, e facilmente encontro argumentos que apoio dos dois lados.
Depois, há ainda as questões sociais. O número de pessoas idosas que entraram a meio do trajecto e que sairam em Mirandela (e as que entraram em Mirandela e sairam a meio do trajecto) foram imensas (um comboio cheio - até fui simpático
Aparte disso, quis ver algo que antecipava como um excelente passeio.
Deixo duas fotos da viagem.
1 abraço e obrigado ao mcarvalho pelas dicas.
- Anexos
-
- tua-001.jpg (40.25 KiB) Visualizado 1553 vezes
-
- tua-002.jpg (38.74 KiB) Visualizado 1536 vezes
se tivéssemos que fechar as portas de tudo o que neste país dá prejuizo....
nem vale a pena fazer esse exercício mental tão penoso ele seria:wink:
e por isso não gosto de ouvir falar em fechar linhas de comboio.... porque o comboio será o transporte do futuro na União Europeia.
já devia ser o transporte do presente especialmente no que se refere ao transporte de mercadorias.
a Comissão Europeia vai ter que abordar, mais tarde ou mais cedo, a redução dos muitos milhares de camions que enchem as estradas da Europa, muito embora as cada vez maiores restrições e taxas que são colocadas à sua circulação.
a linha do Tua é duma beleza extrema que até pelo potencial turistico, numa altura em que muita gente começa a olhar para a região do Douro, não pode ser encerrada pois é pelo comboio que se fica com a visão mais verdadeira de toda a zona.
espero que nenhum Governo em POrtugal tenha a ousadia de pensar nessa hipótese.
nem vale a pena fazer esse exercício mental tão penoso ele seria:wink:
e por isso não gosto de ouvir falar em fechar linhas de comboio.... porque o comboio será o transporte do futuro na União Europeia.
já devia ser o transporte do presente especialmente no que se refere ao transporte de mercadorias.
a Comissão Europeia vai ter que abordar, mais tarde ou mais cedo, a redução dos muitos milhares de camions que enchem as estradas da Europa, muito embora as cada vez maiores restrições e taxas que são colocadas à sua circulação.
a linha do Tua é duma beleza extrema que até pelo potencial turistico, numa altura em que muita gente começa a olhar para a região do Douro, não pode ser encerrada pois é pelo comboio que se fica com a visão mais verdadeira de toda a zona.
espero que nenhum Governo em POrtugal tenha a ousadia de pensar nessa hipótese.
bom aquilo que se passa é que ao contrario das outras linhas cujo o defice é coberto pelo dinheiro dos impostos (dos seus e dos meus) a linha Alfa Pendular paga-se a ela propria no entanto só acontece isto porque temos preços de bilhetes pouco competitivos em relação a outros meios de transporte e excessivamente caros no entanto também é verdade que os comboios vão sempre cheios pelo que as pessoas não se preocupam com estes custos pouco competitivos mas que são exagerados são e basta fazer contas ...
... nem simplista nem fantasioso desloco-me quase semanalmente na linha do norte alternando-a de quando em vez com outros meios de transporte e portanto ifelizmente sei bem do que falo não utilizo o comboio para turismo mas por questões de necessidade pelo que não alinho em visões romanticas da CP ...
Valves
Como compreenderá o seu ponto de vista é demasiado simplista..
Há que ter em atenção todo o valor das estruturas , o enquadramento e as potencialidades
Dizer que se fecha por não ser rentável e se substitui por autocarros!!! então fechava- se o Mosteiro dos Jerónimos para não falar na Tap e na Assembleia da Republica.
ou, o país (porque se há défice é por não é rentável)
mcarvalho
Há que ter em atenção todo o valor das estruturas , o enquadramento e as potencialidades
Dizer que se fecha por não ser rentável e se substitui por autocarros!!! então fechava- se o Mosteiro dos Jerónimos para não falar na Tap e na Assembleia da Republica.
ou, o país (porque se há défice é por não é rentável)
mcarvalho