P&F - em busca de uma decisao de compra
3 mensagens
|Página 1 de 1
Re: P&F - em busca de uma decisao de compra
JN Escreveu:Em análise P&F temos sempre em conta:
1º - a situacão dos mercados que influenciam o activo que estamos a analisar. Nunca entrar em sentido contrário ao deles.
2º - a situaçao de sector a que pertence o activo, principalmente se se trata de um sector bem caracteristico e definido. Nunca entrar em sentido contrário.
3º - Esperar pacientemente por um sinal forte e credivel. Ver gráfico e a legenda nele inserida.
Hoje vou falar um pouco sobre o ponto nº 1.
A situação dos mercados que influenciam o título que queremos negociar é uma coisa um pouco vaga.
Para que já passou pelas 3 fases dos mercados pelo menos uma ou duas vezes, nem sequer precisa de ter indicadores para sentir a situação actual dos principais mercados.
Eu sinto que o momento, depois deste último raly pós verão, está demasiado esticado. Os bulls começam a ter medo de investir mas também não ha nenhuma reacçao no sentido de vender. Fala-se muito em recessão, crise imobiliaria, queda abrupta do dollar, etc.
Normalmente os mercados nunca seguem consensos, normalmente eles surpreedem a maioria dos investidores nos seus topos e fundos.
Isto faz-me ter confiança na manutenção por mais uns tempos das posições compradoras mas também estar muito renitente na abertura ou reforço de novas posições.
Na análise P&F usa-se um indicador que se chama Bullish Percent do mercado. Consiste na divisão da quantidade de activos em situação bullish pela quantidade de activos em situação bearish num determinado universo. Esse universo deve ter alguma lógica e deve ser bastante grande, caso contrário não será um indicador fiável.
Passo a colar o gráfico Bullish% que eu calculo e que é composto por um conjunto de cerca de 400 acções dos mercados NYSE E NASDAQ escolhidos por mim.
Só um aparte: quando se anda numa determinada fase a que eu costumo chamar de aquisição de conhecimentos de AT (análise técnica) em catapulta, este tipo de análise parece demasiado simplista e óbvia. Eu já passei por isso e cheguei á conclusão que o que é simples e óbvio é demasiado precioso para ser desprezado.
- Anexos
-
- bullish%.gif (53 KiB) Visualizado 397 vezes
Um abraço
JN
JN
Hoje lembrei-me de voltar a este tópico que um fim didáctico.
Esta acção tinha dado um bom sinal de que estava em retoma uma nova supremacia da procura sobre a oferta.
Como referi na altura, após um sinal deste tipo deve ser mantida a atenção sobre o papel e esperar uma confirmação que neste caso seria uma bullish catapult.
Como se verifica agora no gráfico, esta quebra em alta foi um falso sinal, que por certo apanhou os menos experientes e/ou mais emotivos traders do mercado.
Esta acção tinha dado um bom sinal de que estava em retoma uma nova supremacia da procura sobre a oferta.
Como referi na altura, após um sinal deste tipo deve ser mantida a atenção sobre o papel e esperar uma confirmação que neste caso seria uma bullish catapult.
Como se verifica agora no gráfico, esta quebra em alta foi um falso sinal, que por certo apanhou os menos experientes e/ou mais emotivos traders do mercado.
- Anexos
-
- cbk.gif (50.55 KiB) Visualizado 433 vezes
Um abraço
JN
JN
P&F - em busca de uma decisao de compra
Em análise P&F temos sempre em conta:
1º - a situacão dos mercados que influenciam o activo que estamos a analisar. Nunca entrar em sentido contrário ao deles.
2º - a situaçao de sector a que pertence o activo, principalmente se se trata de um sector bem caracteristico e definido. Nunca entrar em sentido contrário.
3º - Esperar pacientemente por um sinal forte e credivel. Ver gráfico e a legenda nele inserida.
- Anexos
-
- tripletop.gif (37.76 KiB) Visualizado 562 vezes
Um abraço
JN
JN
3 mensagens
|Página 1 de 1