Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina
Desculpem a falta de conhecimento subjacente à minha pergunta, mas não acham uma boa estratégia esperar que o comportamento da Portucel seja em tudo semelhante ao da Galp nos primeiros dias e se devia comprar no 1º dia e vender logo (1/2/3 dias depois)? Deste modo, minimizar-se-ia o risco de uma subscrição...
Aceitam-se lições de borla.. e tudo!
Aceitam-se lições de borla.. e tudo!
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder
- Registado: 23/10/2006 14:47
obalela Escreveu:GONZO Escreveu:Caso a Portucel venha a cotar nos próximos dias perto dos 2,00, julgo que será uma boa aposta para quem não vai entrar na subscrição (tal como será o meu caso).
Ó Gonzo, não me leves a mal, mas não estou bem a ver o teu raciocínio...
Imaginando que a média aritmética puxa o preço da OPV para os 2,00 euros, então o público em geral, pequenos investidores ou institucionais, vai comprar a 1,90, certo?
O que se ganha então por não ter ido à OPV?
Será que por dar uma média aritmética de 2,00 euros estás a partir do princípio que a cotação pode atingir valores inferiores a 1,90?
Eu n disse que a média aritmética iria ser de 2,00. O meu raciocínio era para ir aos 2,10 o que exigiria que negociasse algumas sessões na zona dos 2,00 para atingir aquela média. Depois com uma média a 2,10 teríamos o preço a 2,00 (com o desconto de 5%)
- Registado: 24/8/2005 22:33
obalela Escreveu:Imaginando que a média aritmética puxa o preço da OPV para os 2,00 euros, então o público em geral, pequenos investidores ou institucionais, vai comprar a 1,90, certo?
Erro crasso da minha parte, porque o valor mínimo de venda que o estado pretende é de 2 euros...
Então ó Gonzo, atendendo ao que expus atrás, é por isso que achas melhor ficar a ver o barco passar?
Valhalla, trabalhadores e pequenos subscritores, se não me engano 10.000, com garantia de 1000, no público em geral, o ceú é limite.
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...
http://www.emorbita.net
GONZO Escreveu:Caso a Portucel venha a cotar nos próximos dias perto dos 2,00, julgo que será uma boa aposta para quem não vai entrar na subscrição (tal como será o meu caso).
Ó Gonzo, não me leves a mal, mas não estou bem a ver o teu raciocínio...
Imaginando que a média aritmética puxa o preço da OPV para os 2,00 euros, então o público em geral, pequenos investidores ou institucionais, vai comprar a 1,90, certo?
O que se ganha então por não ter ido à OPV?
Será que por dar uma média aritmética de 2,00 euros estás a partir do princípio que a cotação pode atingir valores inferiores a 1,90?
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Estou a pensar entrar na OPV da Portucel, no entanto tenho algumas duvidas quanto ao numero de acções a subscrever.
À semelhança da GALP, existe algum valor máximo para subscrição nas diversas tranches?
qual a data limite para subscrever?
Desde já o meu muito obrigado pelas respostas.
À semelhança da GALP, existe algum valor máximo para subscrição nas diversas tranches?
qual a data limite para subscrever?
Desde já o meu muito obrigado pelas respostas.
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Vamos colocar a situação no cenário que me parece mais pessimista:
Há dois pontos que me parecem fulcrais.
O primeiro é o facto de o preço final corresponder à média aritmética entre 30 de Outubro e 10 de Novembro, deduzida de 5% para o público em geral (vou-me basear só neste caso).
O segundo corresponde ao facto de, até ao momento, a maioria das adesões ter sido feita por institucionais. Neste pressuposto, é teoricamente possível que sejam estes mesmos os mais interessados em que aquela média seja o mais baixa possível, logo poderão puxar a cotação para baixo de uma forma habilidosa.
Para que o preço de subscrição fixado fosse de 2,00 (mínimo admitido) seria necessário que tivessemos uma média aritmética de 2,10 (2,10-5%=2,00).
Para que tenhamos uma média aritmética de 2,10 vai ser preciso que a cotação seja bastante puxada para baixo. À data de hoje, temos a média nos 2,26 (3 sessões com fecho a 2,28 e uma a 2,20) - isto sem o desconto de 5%.
Se o mercado quiser puxar a cotação bem para baixo para atingir, ou se aproximar, da média dos 2,10, vamos ter que ter sessões perto dos 2,00.
Vai ser interessante seguir as movimentações das próximas sessões, se bem que a sessão de hoje foi um claro sinal que o objectivo será baixar ao máximo a média aritmética. Vamos ver até onde.
Uma coisa me parece, contudo, lógica. Caso a Portucel venha a cotar nos próximos dias perto dos 2,00, julgo que será uma boa aposta para quem não vai entrar na subscrição (tal como será o meu caso).
Há dois pontos que me parecem fulcrais.
O primeiro é o facto de o preço final corresponder à média aritmética entre 30 de Outubro e 10 de Novembro, deduzida de 5% para o público em geral (vou-me basear só neste caso).
O segundo corresponde ao facto de, até ao momento, a maioria das adesões ter sido feita por institucionais. Neste pressuposto, é teoricamente possível que sejam estes mesmos os mais interessados em que aquela média seja o mais baixa possível, logo poderão puxar a cotação para baixo de uma forma habilidosa.
Para que o preço de subscrição fixado fosse de 2,00 (mínimo admitido) seria necessário que tivessemos uma média aritmética de 2,10 (2,10-5%=2,00).
Para que tenhamos uma média aritmética de 2,10 vai ser preciso que a cotação seja bastante puxada para baixo. À data de hoje, temos a média nos 2,26 (3 sessões com fecho a 2,28 e uma a 2,20) - isto sem o desconto de 5%.
Se o mercado quiser puxar a cotação bem para baixo para atingir, ou se aproximar, da média dos 2,10, vamos ter que ter sessões perto dos 2,00.
Vai ser interessante seguir as movimentações das próximas sessões, se bem que a sessão de hoje foi um claro sinal que o objectivo será baixar ao máximo a média aritmética. Vamos ver até onde.
Uma coisa me parece, contudo, lógica. Caso a Portucel venha a cotar nos próximos dias perto dos 2,00, julgo que será uma boa aposta para quem não vai entrar na subscrição (tal como será o meu caso).
- Registado: 24/8/2005 22:33
Boa noite!
Decidi não entrar na OPV na Portucel pois parece que está a desenhar um triangulo simétrico. Assim, parece-me mais seguro comprar no breakout com bom volume.
Fica o gráfico actualizado:
Decidi não entrar na OPV na Portucel pois parece que está a desenhar um triangulo simétrico. Assim, parece-me mais seguro comprar no breakout com bom volume.
Fica o gráfico actualizado:
- Anexos
-
- sem título.JPG (65.34 KiB) Visualizado 3264 vezes
- Registado: 23/9/2006 18:06
Re: Rateio
Saudações!!
Peço desculpa pelo engano... no Publico em Geral não existe a garantia minima de 100 acções... como tal, não faz qualquer sentido subscrever nesta 1ª fase...
Um abraço,
JR
Menor_Valia Escreveu:no final da OPV suspeito que lhe serão atribuidas apenas as 100 garantidas.
A menos que faça muita questão dessas 100, não faz sentido subscrever nesta primeira fase de pré-registo... basta-lhe subscrever o dobro no último dia da OPV...
Peço desculpa pelo engano... no Publico em Geral não existe a garantia minima de 100 acções... como tal, não faz qualquer sentido subscrever nesta 1ª fase...
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
Re: Rateio
Saudações!!
Presumindo um rateio actual de ~1/3, umas 7000... no final da OPV suspeito que lhe serão atribuidas apenas as 100 garantidas.
A menos que faça muita questão dessas 100, não faz sentido subscrever nesta primeira fase de pré-registo... basta-lhe subscrever o dobro no último dia da OPV...
Um abraço,
JR
Ferry Escreveu:Estou a pensar investir na OPV da Portucel e não sabendo a quantidade de ordens já subscritas desejava que algum dos forenses me pudesse informar do seguinte:
Subscrevendo eu 20000 acções de Público Geral, quantas, me poderão calhar nesta primeira fase de subscrição(até ao momento actual?
Presumindo um rateio actual de ~1/3, umas 7000... no final da OPV suspeito que lhe serão atribuidas apenas as 100 garantidas.
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
artista Escreveu:princepe da bolsa Escreveu:PS.: Qual foi a percentagem para o publico geral na privatização da Galp?
Foi menos do que a percentagem para os pequenos subscritores...
Lá está... A porta ficou mais "larga" do que o mercado contava... Dificilmente a PTI subirá mto além dos 2,20€.
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
Rateio
Saudações.
Estou a pensar investir na OPV da Portucel e não sabendo a quantidade de ordens já subscritas desejava que algum dos forenses me pudesse informar do seguinte:
Subscrevendo eu 20000 acções de Público Geral, quantas, me poderão calhar nesta primeira fase de subscrição(até ao momento actual?
Obrigado desde já pela resposta.
Um abraço.
Estou a pensar investir na OPV da Portucel e não sabendo a quantidade de ordens já subscritas desejava que algum dos forenses me pudesse informar do seguinte:
Obrigado desde já pela resposta.
Um abraço.
- Registado: 14/3/2005 22:21
Saudações!!
Parece-me óbvio...
Um abraço,
JR
princepe da bolsa Escreveu:Fico com a sensação que, dada a grande percentagem do capital a dispersar ser destinada ao publico geral, e dado que para estes não há limite para as ofertas de subscrição, abriu-se uma porta larga para trocar acções da PTI acima dos 2,20€ pelas que virão da OPV.
Parece-me óbvio...
Um abraço,
JR
Parpública vai vender 74% das acções da OPV ao público em geral
A Parpública vai disponibilizar mais de 197 milhões de acções na próxima fase de reprivatização da Portucel. Um fatia de 74% será alienada ao público em geral e 25% aos pequenos subscritores. Os trabalhadores ficam com uma tranche reservada de 2%, segundo uma resolução de hoje do Conselho de Ministros.
--------------------------------------------------------------------------------
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt
A Parpública vai disponibilizar mais de 197 milhões de acções na próxima fase de reprivatização da Portucel. Um fatia de 74% será alienada ao público em geral e 25% aos pequenos subscritores. Os trabalhadores ficam com uma tranche reservada de 2%, segundo uma resolução de hoje do Conselho de Ministros.
A Parpública vai alienar 25,72% das acções da Portucel [Cot], na sequência da terceira fase de reprivatização da empresa de pasta e papel.
Ao público em geral, será destinada uma fatia de 145,4 milhões de acções e aos pequenos subscritores 50 milhões de títulos.
Aos trabalhadores da Portucel será reservada uma tranche de 2 milhões de títulos, correspondentes a 2% do total do capital a privatizar.
O período de recolha de intenções de compra arrancou na segunda-feira da semana passada e vai prolongar-se até esta sexta-feira.
O Governo fixou entre 2,00 e 2,20 euros o intervalo de preços da OPV. O valor final será definido pela média aritmética da cotação das acções da Portucel durante o período de recolha de intenções e de ordens de compra.
As acções da Portucel negociavam em queda de 3,07% para os 2,21 euros.
--------------------------------------------------------------------------------
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt
A Parpública vai alienar 25,72% das acções da Portucel [Cot], na sequência da terceira fase de reprivatização da empresa de pasta e papel.
Ao público em geral, será destinada uma fatia de 145,4 milhões de acções e aos pequenos subscritores 50 milhões de títulos.
Aos trabalhadores da Portucel será reservada uma tranche de 2 milhões de títulos, correspondentes a 2% do total do capital a privatizar.
O período de recolha de intenções de compra arrancou na segunda-feira da semana passada e vai prolongar-se até esta sexta-feira.
O Governo fixou entre 2,00 e 2,20 euros o intervalo de preços da OPV. O valor final será definido pela média aritmética da cotação das acções da Portucel durante o período de recolha de intenções e de ordens de compra.
- Registado: 15/3/2005 16:34
EMPRESAS Publicado 2 Novembro 2006 16:07
Parpública vai vender 74% das acções da OPV ao público em geral
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt
Fecho: PORTUCEL S.A 2.20 -3.51% 16:30
Fico com a sensação que, dada a grande percentagem do capital a dispersar ser destinada ao publico geral, e dado que para estes não há limite para as ofertas de subscrição, abriu-se uma porta larga para trocar acções da PTI acima dos 2,20€ pelas que virão da OPV. Se a oferta de acções para o publico geral fosse reduzida seria dificil fazer isto, mas assim... Não sei até que ponto o mercado estaria à espera de tantas acções para o publico geral? Acho que não estava...
PS.: Qual foi a percentagem para o publico geral na privatização da Galp?
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
Portucel 2,20
Esta queda de 3% é de facto estranha, mas a coisa parece querer arrebitar.
A Portucel vai com ''certeza'' aproveitar o balanço da OPV para finalmente demonstrar a força que o PAPEL representa de momento. Esta ida a 2,20 é optima para reforçar e bem... estou tentado, confesso.
A Portucel vai com ''certeza'' aproveitar o balanço da OPV para finalmente demonstrar a força que o PAPEL representa de momento. Esta ida a 2,20 é optima para reforçar e bem... estou tentado, confesso.
EMPRESAS Publicado 2 Novembro 2006 6:10
Procura de acções da Portucel já excede a oferta
Ao segundo dia do período de recolha de intenções de compra da Oferta Pública de Venda (OPV) da Portucel a procura era já quase o dobro da oferta. O Jornal de Negócios apurou que até terça-feira foram manifestadas cerca de 1900 intenções de compra para 370 milhões de acções. O que significa que haverá rateio, com as intenções de compra a excederem em 1,87 vezes as 197,43 milhões de acções colocadas à venda pelo Estado.
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt
Ao segundo dia do período de recolha de intenções de compra da Oferta Pública de Venda (OPV) da Portucel a procura era já quase o dobro da oferta. O Jornal de Negócios apurou que até terça-feira foram manifestadas cerca de 1900 intenções de compra para 370 milhões de acções. O que significa que haverá rateio, com as intenções de compra a excederem em 1,87 vezes as 197,43 milhões de acções colocadas à venda pelo Estado.
Estes números incluem os pequenos investidores e institucionais uma vez que, ao contrário do que aconteceu na operação de privatização da Galp, não existe uma tranche para a venda directa. Os fundos de investimento e outros grandes investidores também dão ordens para o público em geral. Ao que o Jornal de Negócios apurou, a procura registada até agora é sobretudo de institucionais.
Na segunda-feira, depois de o prospecto ter sido aprovado durante o fim-de-semana, foram manifestadas 149 intenções de compra para 30 milhões de acções. Tal como aconteceu na Galp, a procura está a aumentar com o avançar do calendário da operação. Na terça-feira foram dadas 1751 ordens para 340 milhões de acções. Como na Galp, os investidores que derem ordens na primeira fase da OPV beneficiam de um coeficiente de rateio de 100%.
O período de recolha de intenções de compra decorre até sexta-feira. Na quinta-feira, o Governo vai aprovar em conselho de ministros a distribuição dos 27,5% vendidos na OPV, pelas várias tranches: público em geral, pequenos subscritores, e trabalhadores.
A partir da próxima segunda-feira, dia 6 de Novembro, tem início o período para a transmissão de ordens de compra na OPV, que termina na sexta-feira. A partir de dia 8, as ordens já não podem ser revogadas.
O Governo fixou entre 2 e 2,2 euros o intervalo de preços da OPV. O valor final será definido pela média aritmética da cotação das acções da Portucel durante o período de recolha de intenções e de ordens de compra. Ou seja, entre 30 de Outubro e 10 de Novembro. Na segunda e terça-feira as acções da papeleira fecharam inalteradas nos 2, 28 euros.
Boas,
Só hoje tive tempo para começar a olhar para a OPV da Portucel, e logo de início (e para atalhar algum caminho) fiquei com uma dúvida.
Alguém pode confirmar isto:
fonte BigOnline
ou seja, isto em termos práticos, e considerando para já as duas cotações de fecho do início do pré-registo da OPV, o preço médio até à data foi de 2,28 €, o que deduzido dos tais 5%, e arredondado por excesso, faria com que a OPV fosse efectuada a 2,17 (Publico em Geral) e 2,06 € (peq. Subs. e imigrantes). Estou correcto na interpretação que faço?
1 abraço
Só hoje tive tempo para começar a olhar para a OPV da Portucel, e logo de início (e para atalhar algum caminho) fiquei com uma dúvida.
Alguém pode confirmar isto:
O preço unitário de venda das Acções a alienar no âmbito da OPV na reserva destinada ao público em geral corresponderá à média aritmética dos preços de fecho das acções da Portucel no Eurolist da Euronext Lisbon durante o prazo compreendido entre a data de início do período de pré-registo e a data do termo do período de OPV, deduzida do valor correspondente a 5% dessa média. Na eventualidade de o valor determinado de acordo com o referido critério se situar fora de um intervalo tendo como limite mínimo 2,00 euros e como limite máximo 2,20 euros, o preço unitário de venda será de 2,00 euros, no caso em que o valor determinado nos termos do referido critério seja inferior ao referido limite mínimo ou de 2,20 euros, no caso em que o valor determinado nos termos do referido critério seja superior ao referido limite máximo.
fonte BigOnline
ou seja, isto em termos práticos, e considerando para já as duas cotações de fecho do início do pré-registo da OPV, o preço médio até à data foi de 2,28 €, o que deduzido dos tais 5%, e arredondado por excesso, faria com que a OPV fosse efectuada a 2,17 (Publico em Geral) e 2,06 € (peq. Subs. e imigrantes). Estou correcto na interpretação que faço?
1 abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Resina Escreveu:Ora aí está um boa informação... Alguem me sabe dizer o total de acções a atribuir nesta opv, e quando significa (em %, do capital) estas intenções.
Alguem me sabe dizer se é possível a entrada em simultaneo nas categorias de pequeno investidor e na outra categoria ?
Resposta:
O Estado vai alienar um máximo de 197.432769 acções da Portucel, que representam 25,72% do capital da empresa de pasta e papel, que após esta operação, deixará de ter o Estado no seu capital.
Está subscrito 15% do capital a alienar...