Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Uma História ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dark » 31/10/2006 11:52

Caras e caros colegas do Caldeirão,

Começo por dizer que tenho lido com muito interesse o que se tem escrito neste tópico.

Há um princípio que sigo que diz que há quatro assuntos sobre os quais se pode conversar mas não se deve discutir : Investimentos, Religião, Futebol e política ( e para o Mech, sexo oposto ! :mrgreen: ) pois o lado emotivo de cada um de nós está muito envolvido.

Neste fórum, sempre foi possível participar (concordando ou discordando) desde que tal seja feito com cortesia e educação.

Esta é a linha de conduta básica, na minha humilde opinião.

Todos os dias, os da velha guarda e os mais novos aprendem com o que aqui se vai escrevendo. E a cada um de nós fazer a análise critica do que vai lendo, aproveitando ou descartando.

Enquanto as participantes e os participantes seguirem as regras da cortesia e da boa educação, acredito que não haverá problema de maior e a moderação estará mais facilitada.

E essa atitude nós devemos aos moderadores, que nos proporcionam este espaço onde todos gostamos de estar.

Uma só chamada de atenção: a postura que se revela no que escrevemos, normalmente reflecte uma boa parte da postura que temos quotidianamente nas nossas vidas... e isso diz muito de cada um de nós... 8-) :) :mrgreen:
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por Paulo_Alex » 31/10/2006 11:21

Bom dia pessoal.

Bem eu considero-me um novato com queda p'a teórico :P e só vou acrescentar isto:

Quanto estava à rasca com perdas brutais na GNBT e na LOUD (que já não cota), aderi aos foruns respectivos no finance.yahoo.com.

E nestes foruns, pouco ou nada administrados, a linguagem obscena e o insulto imperavam.

Era do estilo:
- vão ver agora é que a LOUD vai prós pennies!
- Tu é que vais prós pennies, meu ******
- Vai tu, que não vales nada...
- Curtos do *******, vão-se ******, vocês é que lixam isto tudo...

Bem, isto passava-se em inglês claro (a minha tradução é livre), e ficava um bocado incrédulo com o teor dos posts, em que se discutia tudo menos o essencial em 90% das vezes.

Quanto ao caldeirão, para mim já há algum tempo que é um vício. Ler tantas opiniões, sobre tantos assuntos, e a exposição de ideias é fantástica. É dos primeiros sites a que acedo quando me ligo à net.

Comecei com o forum do jornal de negócios, mas sinceramente já não vou lá há um porradão de meses, também por ser de acesso mais lento.

Acho que todos os dias aprendo mais um bocado aqui. E hei-de sempre aprender.

Quanto à minha postura como trader (ou investidor, o que quiserem), luto neste momento para reganhar a confiança perdida com as perdas da GNBT e LOUD. Já perdi a inocência... Espero não ter perdido um talento.

Registado: 23/5/2006 11:26

por Bond, Yeld Bond » 31/10/2006 10:52

Ó The Mechanic

Confesso que ando preocupado contigo.
És um gajo que eu considero aqui no caldeirão. Dou mais credibilidade às visões do Warren, às chamadas para o sheik e às análises ao clima que aos gráficos do Ulisses. Mas ultimamente tens andado esquisito.

Num destes dias querias "segredar" aí com outro forista, outro dia dizes que te vestes de vestidos às flores que nem uma floribela e agora, dizes que és um tractor agrícola?

É pá, isso é, no mínimo, suspeito.
Um gajo pode ser um bulldozer (com uma frente potente), um cilindro (tudo o que está por baixo fica esmagado) ou até uma grua (com um braço largo), agora um tractor agrícola que só serve para lhe atrelarem qualquer coisa atrás? É pá, isso é suspeito....

Tás a precisar de uns dias no meio do pessoal das obras para conheceres a verdadeira essência do macho. Telefona ao Pedro Teixeira Duarte que ele é capaz de te arranjar um estágio aí numa obra. Se tiveres problemas fala comigo que como tenho uma participação quase qualificada na dita cuja e os gajos têm-me algum respeito.

Um abraço
“Nenhum vencedor acredita no acaso"

Friedrich Wilhelm Nietzsche
1844-1900

Registado: 20/1/2006 14:10

por The Mechanic » 31/10/2006 10:29

Lutav
PS - tenho banif | estou a ganhar menos que numa conta a prazo | estou bem disposto!

:lol: :lol: :lol:

Boa Lutav !!

Haja boa disposição !

É esse o espírito . Quando nos conseguimos rir de nós próprios e das nossas "desgraças" , conseguimos dar a volta por cima muito mais rápido .

Um abraço ,

The Mechanic

Diclaimer - The Mechanic tambem já foi um Tractor Agrícola ...

... !!! ...

Disclaimer do disclaimer - ...pensando bem ...não ! The Mechanic nunca podería ser Tractor de nada . Um tractor , por inerencia do nome , pega por trás . Nada feito .
...errr .... esqueçam esta parte .
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por lutav » 31/10/2006 9:38

Mecanico,

peço desculpa, mas tenho de discordar de ti, na parte do "ele veem de outros foruns com modos de tractor agrícola" (embora ache analogia mto boa), a minha opiniao (que tenho pouco tempo de "investidor" :?: :mrgreen: , e ainda menos de Caldeirao), é que as pessoas que nao sabem comportar, nao o sabem, porque simplesmente nao sabem estar num forum! Acresce, que este forum tem especificidades que dificultam ainda mais a esta situacao: aqui ganha-se e perde-se dinheiro (nao é tipo 1 forum de amantes de fotografia!); e por outro lado, ha uma cumplicidade e postura de membros da velha guarda, que até se conhecem pessoalmente, que passa por vezes despercebida aos mais novos.

eu nao posso ajudar mto, em AT's ou informacao previlegiada, mas tento dar 1 contributo no que puder e souber! Porque no limite, eu ajudo, nao estorvando!

eu nao me sinto inibido a participar, mas estou a perder 13% (sim, BANIF, podem gozar!), e nao choro, nem posto isso! E nao o faço, por elementar bom senso! Eu tenho 30 anos, "jogo" com o meu dinheiro, assumo a responsabilidade, vou jantar com a mulher qdo ganho, enfio a viola ao saco e penso no que acon teceu qdo perco! Se tiver mesmo mto tenso, vou ver futebol e insultar arbitros!
E se acho que nao se deve deixar a mensagem subliminar que as pessoas menos conhecedoras devam inibir-se de participar, tb acho que antes de se postar (até pk aqui nao se pode editar posts nossos) deve-se pensar 2 vezes.

bem, beijos e abraços! Vou ligar ao Roque que o filho da mae anda a fazer caixinha comigo!

Bons Negocios! :)

Registado: 22/9/2006 22:36

por The Mechanic » 31/10/2006 9:24

Eu compreendo o que o Brass River está a tentar dizer .
Uma coisa é eu dizer : " estou em crer que a EDP vái agora descer porque a Barragem do Alqueva explodiu ( um abraço Jose Duarte ! ) e as electricas Espanholas estão a fazer contractos com todas as empresas Portuguesas alem de que a LTA de longo prazo foi quebrada e quebrou o suporte dos x euros ."

Outra , é eu ( acérrimo defensor da EDP , sempre a lançar foguetes e o diabo a sete..)dizer : " Fooosga-se !!! Vendi as minhas há bocado !! Eu a vocês que ainda lá estão , tinha cuidado porque isto vái descambar !! Cá pra mim vái descer aos 3,00 não tarda nada !! Aguentem-se e ...segurem-se !!"

Como o Ulisses diz , uma tem argumentos , outra é pra "gozar" quem tem a acção e ( nomeadamente quem ainda é um pouco inexperiente) está "aflito" por estar a perder o seu dinheirinho . E não está pra ouvir bocas . Depois , há molho ...!

Agora , no dia a dia já isto acontece . Quando os mercados em geral caem , então ,é um ver se te avias ...especialmente quando há gente nova no forum que vem de outros foruns/chat com modos de um tractor agricola. Têm de aprender a comportar-se ..!

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por 1963 » 31/10/2006 9:13

Peço desculpa Ulisses, mas em que aspecto os meu posts foram ofensivos? não creio que tenham sido, com todo o respeito que tenho, em especial por si.
O que eu fiz, foi apenas expressar uma opinião sobre as intervenções da scpnuno, penso que de forma educada, se por acaso a melindrei as minhas sinceras desculpas.
Quanto ao ter apagado os meus posts, sinceramente não achei correcto, porque estes não ofendiam ninguém nem tinahm linguagem incoveniente, penso eu, mas obviamente o Sr. é que manda e portanto eu devo limitar-me a acatar.
Um abraço

Registado: 24/8/2006 20:09

por JOSE DUARTE » 31/10/2006 0:51

Descansa que és um tipo porreiro.
E agora vou-me amagar. :lol:
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

por pedrom » 31/10/2006 0:32

pedrom Escreveu:Já agora aproveito para pedir que me façam uma critica, para saber onde devo mudar para que a minha presença aqui se torne cada vez melhor.

Força pessoal, digam qualquer coisa sobre mim, pois acabei de tomar um calmante!!! (já é o 2º hoje, o 1º foi motivado pela galp)

Ninguém diz o que pensa de mim?!?!?!?

Registado: 29/7/2004 19:55

por charles » 31/10/2006 0:24

brass acho que estás enganado quanto á quantidade de pessoas que participam no forum e investem nos indices sobre a forma de warrants ou tw cfds futuros ou outros produtos estruturados tendo como subjacentes indices como o dax ou mercados americanos sp e nas em particular, nada impede que o façam tambem em conjunto com acçoes, ou mesmo em alguns desses produtos tendo como subjacente os proprios titulos.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por novo_nisto » 31/10/2006 0:13

Brass,

Não é que tenha muita experiência de bolsa mas ficar chateado porque alguém diz muito mal de uma acção que se tenha em carteira é uma prova da nossa inexperiência e insegurança, não da falta de tacto de quem a fez.

Concordo com o Ulisses, se alguém dizer mal das "nossas" acções está a dar-nos outra visão do mesmo filme, está a enriquercer e não a empobrecer a nossa percepção da evolução desse título.

E às vezes só com uma chapada muito forte é que acordamos e passamos a ver aquilo que não conseguíamos ou não queríamos ver.

Não me parece que tenha de haver tacto ou solidadiedade, tem de haver honestidade.

Registado: 30/8/2005 15:11

por Brass River » 31/10/2006 0:04

Ulisses, tens razão sobre o ficar descontente com uma descida ou vice versa. Mas percebeste o que eu quis dizer (e concordarás que a grande maioria das pessoa que aqui escrevem investem em acções e poucas em warrants).

No entanto, continuo a pensar que, quando se parte para a escrita de um post com directrizes extremamente fortes para um lado ou para outro, se tem primeiro que parar para pensar (antes de escrever). Existem várias formas de escrita para fazer passar um raciocínio ou ideia.

Por vezes leio foruns em que a total ausência desta pequena e subtil regra leva a confrontos extremamente desagradáveis que em nada dignificam o fórum.

No entanto, cada um tem a sua opinião e o que é importante é que as várias opiniões sejam respeitadas, não deixando de existir educação de parte a parte.

Bons negócios

Registado: 26/10/2006 23:12

por charles » 30/10/2006 23:57

ulisses estou totalmente de acordo contigo , mas a grande questão é tal capacidade de encaixe de forma serena quando se fala no sentido contrário em relaçao a forma em cada cada um a dado momento está no mercado, e essa diplomacia não é fácil de alcançar , (sem desprimor para ninguem) só vejo uma pessoa neste forum que atinge em pleno essa forma de estar , quer nos ganhos quer nas perdas (refiro-me a quando há ataques violentos ás opçoes de trade diárias) o titulo que é o pior exemplo disso em termos de pancadaria bolsista nos vários fóruns é a pad, no que diz respeito á capacidade de opinar de forma técnica e assente em justificativos coerentes ai haverá muito mais gente capaz neste fórum.

nos mercados em geral, quando começei a ler este fórum reparei de imediato nas 1ªs leituras de algumas rivalidades muito exacerbadas entre bears e bulls, não fora este periodo bull ter acalmado um pouco essa situaçao, eu continuo a ter para mim que há que estar do lado certo, que neste momento para mim é bull até ao fim do ano, fundamentanto ou não é o que penso que vaio acontecer pensei assim quando o dax estava nos 5500 sempre falei nos 6000 e penso agora que ate ao fim do ano vai aos 6500, aver vamos.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por jeso » 30/10/2006 23:55

JOSE DUARTE Escreveu:O que está a fazer falta neste momento é um almoço ou jantar convívio para que os mais novos conheçam a velha guarda e vice-versa, e que serviria para reforçar o espírito de grupo deste fórum.

Penso que é uma ideia a amadurecer.

Tenho as minhas dúvidas. A malta sóbria (julgo eu) é por vezes tão susceptível, imagina se...(nem digo mais nada) :mrgreen:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Garfield » 30/10/2006 23:46

scpnuno Escreveu:...o Ulisses, bem, o nosso Ulisses, tem um problema freudiano, mas nada grave. Alguém já leu "os meus clientes estão longos"...ou "têm posições.." enfim, já percebem porquê que não sou cliente do Ulisses, já não tenho idade para essas coisas...

Bem só intervenho para agradecer de alma e coração à scpnuno pela bela gargalhada que me provocou com esta afirmação :)

Num dia tão cinzento para os negócios, excepção feita à Sonaezita dos Contraplacados, é bom haver alguém no "bairro" que ainda nos consiga fazer rir.

E ó Mechanic não tenhas ciumes dela porque o 1º amor nunca se esquece LOLLLLLLL

Ainda vamos é todos parar ao Linhó!

Registado: 9/2/2005 4:29

por novo_nisto » 30/10/2006 23:42

Não é com agrado que o faço, já tive oportunidade de fazer este comentário mas vou voltar a faze-lo.

Já vi a SCP Nuno indignar-se várias vezes relativamente ao caldeirão de hoje, escrever comentários nostálgicos sobre o caldeirão de ontem.

Já vi muita paródia relativamente à pararede, muita comemoração de jogos da bola, muitos abraços e beijos a velhos conhecidos.

Mas nunca me lembro de ter feito um comentário sério sobre bolsa. Dado uma opinião sobre um título. Uma análise sobre um índice.

Não caberá aos mais velhos e sabidos DAR O EXEMPLO a quem chega e a quem menos sabe.

Se este fórum não serve para se discutir sobre bolsa serve então para quê?

Não quero com isto dizer que tenha de opinar sobre todas acções e discussões técnicas. Cada um é livre de participar apenas aquilo que pode ou quer.

Mas pelo menos não abra tópicos sobre a última vitória do clube que apoia, ou sobre o actual estado do caldeirão.

Registado: 30/8/2005 15:11

por jeso » 30/10/2006 23:40

Caríssima scpnuno:
Primeiro, "botou" água pesada, depois "deitou" água benta, pr'amenizar despejou água tónica, e agora vai de "entornar" água de colónia???
Ó piquena t'ás a ficar encharcada. :mrgreen: :mrgreen:
(tudo figuras de retórica sem intenção malévola)hehehe Não leves a mal, gostei deste bocadinho. :P :P :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Ulisses Pereira » 30/10/2006 23:37

Brass,

Tu tocaste num ponto fulcral que costuma gerar discussões mas sobre o qual tenho uma opinião completamente oposta à tua. Se eu tenho uma visão negativa sobre um papel não o devo dizer com todas as letras só porque alguns dos membros do Caldeirão o têm? Felizmente que eu e outros o fizemos em algumas circunstâncias e que até alertaram para algumas fragilidades de algumas acções que vieram a sucumbir. Ôs investidores só têm que agradecer o facto de alguém lhes estar a dar uma outra visão das coisas.

mas há ainda um facto mais curioso. É que, pelo facto da EDP ou da PT ou da Sonae.com subir, isso não quer dizer que os investidores estejam contentes. Eu posso ter posições curtas sobre uma acção (e tenho-o recorrentemente) e perder muito dinheiro quando as acções sobem. Ou seja, se alguém disser bem de uma acção eu posso ficar tão melindrado como outros ficarão por dizerem mal de uma acção.

Eu acho que devemos dizer bem e mal da situação das acções sem qualquer problema. O que é essencial é que se justifique as opiniões. E é por isso que nos batemos todos os dias no Caldeirão.

Caro 1963, saber discutir também é algo essencial para quem anda aqui no caldeirão e a forma como escreveu os últimos posts não mostram isso e, por isso mesmo, foram apagados.

Um abraço a ambos,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por JOSE DUARTE » 30/10/2006 23:33

O que está a fazer falta neste momento é um almoço ou jantar convívio para que os mais novos conheçam a velha guarda e vice-versa, e que serviria para reforçar o espírito de grupo deste fórum.

Penso que é uma ideia a amadurecer.
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

por Brass River » 30/10/2006 23:31

Pois deixem-me dizer que eu não sou novato, sou supernovato e nem sei como me estou a atrever a escrever este post.

Brincadeiras à parte, devo dizer que, o Caldeirão é, na minha opinião o fórum sobre bolsa de longe de melhor qualidade que conheço. E penso que isto se deve não só ao excelente trabalho dos responsáveis pelo fórum como também devido ao boa educação da generalidade dos participantes.

Problemas como os que têm acontecido, sempre irão acontecer e estão relacionados com alguma falta de sensibilidade, de um lado e à falta de "poder de encaixe" de outro. Sim, porque para quem está dentro e com perdas avultadas não é fácil ler comentários ainda mais negativos sobre a já sofrível performance do título que possuem. Mas por outro lado quem não está dentro deveria ter uma sensibilidade acrescida ao fazer comentários negativos sobre um título que está a passar um mau bocado (deverá fazê-los, embora com algum tacto)

Mas enfim, isto acontece em muitos outros aspectos da nossa vida, ou não fossem os sentimentos humanos muito mais complexos do que uma vulgar cotação de um qualquer título.

Bons negócios para todos (isto é uma impossibilidade)

Registado: 26/10/2006 23:12

por charles » 30/10/2006 23:22

[quote="scpnuno

Ok?? Ou queres que vá atrás de ti com a moca??

Olha, quanto ao periodo probatório eu punha toda a gente aí 6 meses a passar a ferro [/quote]

não tratem mal a litlle chicken :evil: a litlle chicken, é uma participante de 1ª qualidade, pode não ser um supra sumo de conhecimentos tecnicos (como a mim) mas é uma excelente pessoa entendo que isso só acontece, por falta de "convivência" com a pessoa em questão.

scpnuno quanto a essa coisa de passar a ferro pede-me outras tarefas caseiras menos essa...essa :shame: :mrgreen:

apesar de divergências de opinioes que acho normal, continuo a acompanhar , embora menos por motivos de estágio profissional, o caldeirão para mim continua a ser ---O FÓRUM----

cumpt a todos
Cumpt

comentário.....

por jotabil » 30/10/2006 22:47

Carais!!!!...SCPNuno!!!!!....deve ser um jeep!!!!!
Carais!!!!!

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por scpnuno » 30/10/2006 22:28

1963 Escreveu:Termino, congratulando-me com o facto de V.Exa. não ter responsabilidade neste, excelente, fórum, caso contrário teríamos de ter um período probatório de não sei quanto tempo para poder participar e quando se pudesse, muito cuidado com o tipo de intervenção, pois ou revelava os conhecimentos adequados ou era banido.
Deixe as pessoas intervir, não iniba os principiantes, se não quiser não leia, não opine, está no seu direito.
Cumprimentos e um abraço cordial, sinceramente.
JN

:shock: :shock: V.Exa?? :shock: Serei eu o próximo ministro da Economia e não me disseram nada?? Cuidado, gente, que eu nacionalizo já a Galp outra vez e faço uma OPV da Pad...

V.Exa??? Credo!!!!!!

Ohhh 1963, faça-me um favor (ou faz-me, que eu sou Exa, posso tratar toda a gente assim :wink: ) e vai ler o que eu escrevi. Eu também já fui "nova", e não estou a tratar mal os novos.
só os mal educados

Ok?? Ou queres que vá atrás de ti com a moca??

Olha, quanto ao periodo probatório eu punha toda a gente aí 6 meses a passar a ferro em minha casa até me provarem que eram competetentes, antes de os deixar intervir. Por sinal, tanto quanto sei, a Pata já fez essa proposta...

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por 1963 » 30/10/2006 22:14

Scpnuno, acredite que até tenho admiração por si, ou melhor por aquilo que escreve, pois não tenho o prazer de a conhecer, no entanto permita-me uma intervençãozinha, embora reconhecendo que não tenho a sua bagagem de conhecimentos, nesta área, mas reconheço essa ignorância, o que já é positivo, como certamente convirá.
Vem tudo isto a prpósito de algumas intervenções que tem aqui emitido, há umas semanas atrás era a "falta de sumo" agora é o problema dos novatos no fórum, esses malandros que vieram estragar o ambiente e camaradagem dos amigalhaços que tomavam, alegremente o seu cafezinho.
O que, na minha modesta opinião,enriquece a vida e, como é obvio, este fórum é exactamente a diversidade de opiniões, nem que algumas delas sejam autênticos disparates,é assim que se vai aprendendo, certamente também já tera´passado por essa fase suponho. Tenho por hábito afirmar que pior do que ter uma opinião errada é não ter opinião, eu não gosto é de pessoas acéfalas, agora aqueles que não sabem, mas procuram aprender, honra lhes seja feita.
Termino, congratulando-me com o facto de V.Exa. não ter responsabilidade neste, excelente, fórum, caso contrário teríamos de ter um período probatório de não sei quanto tempo para poder participar e quando se pudesse, muito cuidado com o tipo de intervenção, pois ou revelava os conhecimentos adequados ou era banido.
Deixe as pessoas intervir, não iniba os principiantes, se não quiser não leia, não opine, está no seu direito.
Cumprimentos e um abraço cordial, sinceramente.
JN

Registado: 24/8/2006 20:09

por JCS » 30/10/2006 20:50

scpnuno Escreveu:
JCS Escreveu:...vou lendo os post dos caldeireiros da velha guarda..

Bem, leste o meu! Não sei se fico honrada se ofendida! Eu não sou assim tão velha, aquela boca do Marco sobre eu ter visto um acidente em 1930 foi maldade...
(JCS, é precisamente esse ponto da agressividade que eu pretendia atingir- tu percebeste bem)

Ehehe A minha intenção não era essa :mrgreen: :mrgreen: (não era para ficares ofendida até porque concordo com o teu 1º post) . Devia ter escrito "velha guarda" (com aspas)... :)

Um abraço

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m e 55 visitantes