Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Uma História ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

c

por jotabil » 30/10/2006 20:48

Eia sportingueira!!!!!!....vê lá se tens sorte em Hamburgo...discordar?!!!...mas discordámos alguma vez?...E sobre que aspecto?.....eu nunca tive muitas certezas para discordar apenas afirmo para perguntar...ou seja inquieto-me apenas perante o absoluto....o englobante.....para além desta insuperável cisão sujeito-objecto que é o essencial condição da nossa condição humana....pois lá ficas tu baralhada....viva o sporting!!!!!...que ue sou dragon!!!!

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por pedrom » 30/10/2006 20:48

scpnuno Escreveu:Cruzes, credo!!! :shock:

Estava eu aqui a "dar o meu melhor" a escrever, e eles todos entretidos a degladiarem-se..

Jotabil, também te adoro (pareçe que tenho uma queda pelos JJJs) e é sem reticencias, gosto mesmo. Conseguimos discordar na maior cordialidade..

D.Pata, o café do bigodes anda a marcar-me falta ohhhh tempo - sofro do mesmo mal profissional que tu "não sei se vou, não sei se fico" e não há tempo pró café - por sinal o bigodes é mais um J no meu coração
(isto pareçe mesmo a Maia, o melhor é ir fazer o jantar)

Abraços e Beijos

Já agora aproveito para pedir que me façam uma critica, para saber onde devo mudar para que a minha presença aqui se torne cada vez melhor.

Força pessoal, digam qualquer coisa sobre mim, pois acabei de tomar um calmante!!! (já é o 2º hoje, o 1º foi motivado pela galp)

Registado: 29/7/2004 19:55

por scpnuno » 30/10/2006 20:36

Cruzes, credo!!! :shock:

Estava eu aqui a "dar o meu melhor" a escrever, e eles todos entretidos a degladiarem-se..

Jotabil, também te adoro (pareçe que tenho uma queda pelos JJJs) e é sem reticencias, gosto mesmo. Conseguimos discordar na maior cordialidade..

D.Pata, o café do bigodes anda a marcar-me falta ohhhh tempo - sofro do mesmo mal profissional que tu "não sei se vou, não sei se fico" e não há tempo pró café - por sinal o bigodes é mais um J no meu coração
(isto pareçe mesmo a Maia, o melhor é ir fazer o jantar)

Abraços e Beijos
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por scpnuno » 30/10/2006 20:31

Uiii
Bem, vou começar (tipo Mech) a responder ao correio sentimental - isto é um off topic, posso fazer isto (digo eu)
JCS Escreveu:tiro o meu chapéu à moderação do fórum ...

Amigo, eu só não tiro o chapéu porque não tenho...mas prometo que assim que comprar um o tiro :roll:
Eu adoro o Ulisses, a Pata e o Marco - e eles sabem. Cada um com os seus pontos "menos bons", claro. O Marco é portista :evil: (deve ser bom pai e bom marido, que eu tenho cá em casa um dessa marca), a Pata tem umas receitas de pizza que uma alma tem que meter 1 dia de ferias para fazer - e o Ulisses, bem, o nosso Ulisses, tem um problema freudiano, mas nada grave. Alguém já leu "os meus clientes estão longos"...ou "têm posições.." enfim, já percebem porquê que não sou cliente do Ulisses, já não tenho idade para essas coisas :wink: Mas, são pessoas que respeito e de quem gosto, verdade.

JCS Escreveu:...vou lendo os post dos caldeireiros da velha guarda..

Bem, leste o meu! Não sei se fico honrada se ofendida! Eu não sou assim tão velha, aquela boca do Marco sobre eu ter visto um acidente em 1930 foi maldade...
(JCS, é precisamente esse ponto da agressividade que eu pretendia atingir- tu percebeste bem)

Mech Escreveu:ps - estas mensagens cheias de segundos sentidos , "pra meio entendedor , meia palavra basta " e o caneco , são do piorio ...!!

ps2 - ...amanhã até os comemos !!!!

Eu vi que devemos ter estado a escrever em simultaneo. Pára de clonar os meus pensamentos...
Ai as minhas mensagens são com segundo sentido? o sheik a abanar o rabiote é analise tecnica? ou tu a sonhares com a prima do Pedro Teixeira Duarte? :P
Amanhã, ou os comemos ou somos comidos.. haja fé, pá

jeso Escreveu:...Quando me parecer que não sou bem vindo, que estou a mais, "saio de fininho", porque não gosto de incomodar ninguém.

Jeso, Jiboia e outros. Eu não vos quis atingir, muito pelo contrário. Muito de vós são grandes mais valias aqui..eu falei dos que "entram aos gritos" - não é o vosso caso. O Jiboia é um querido, sempre disponivél para no que sabe, que é a sua profissão, ajudar a malta. Tu, apesar do teu problema (para quem não sabe, jeso é Josefino Eleutério Sinfrónio Olegário) és uma alma simpática, calma e educada e tu sabes. Basta o que escreves "façam o favor de ser felizes"...

Agora mais a sério, eu não pretendo distinguir idades ou tempos de permanencia no Caldeirão, apenas atitudes. Não se esqueçam que o principal "culpado" de qualquer negocio que executemos SOMOS NÓS PROPRIOS.

Só peço que as pessoas tenham calma - há dias bons e dias maus e garanto que se estivermos a perder 5% tratar mal 5 colegas não melhora a performance. Acreditem. Por sinal, quando as coisas correm mal é mesmo nos colegas que procuro conforto e apoio moral, pois voçês sabem bem o que custam esses momentos.

Façam o favor de ser felizes e de SER AMIGOS, pá. A gente passa aqui uma boa parte da nossa vida, vamos fazer com que seja agradavél
Podes não chegar á Lua

por Pata-Hari » 30/10/2006 20:22

(o misha e o outro camarada foram efectivamente inspirados em nós :mrgreen: )
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 30/10/2006 20:19

Marta, espero que não reveles o conteúdo das nossas cabeçadas em público. E, se ainda assim o decidir fazeres, espero que uses aspas e coloques a fonte sob pena de um de nós colocar um processo judicial ao outro por plágio.

Com os melhores cumprimentos,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 30/10/2006 20:15

E eu, para não variar, concordo com o Ulisses (aqui no fórum é que concordo sempre, porque fora isso acontece todos dias, nem imaginam o que é quando começamos aos tabefes :mrgreen: ). Os fóruns têm ciclos e o caldeirão já teve vários ciclos. Há alturas em que aparecem muitas pessoas novas, há alturas em que isto se torna uma confusão, há alturas em que anda tudo à batatada e depois vem a calma novamente em que as coisas se tornam mais estaveis. Normalmente ganham-se novos clientes no café, normalmente uns tantos dos antigos cansam-se (uns definitivamente outros temporariamente) e o ciclo recomeça. É normal, scpnuno... no "café dos bigodes" isso também é verdade. Esse café que te é tão familiar agora, já teve outra clientela que de vez em quando ainda aparece. Mas iniciou novos ciclos com novas pessoas.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

comentário

por jotabil » 30/10/2006 20:11

Não será esse o melhor procedimento Caro Jeso...nunca incomodarás ninguém ....porque os sabedores deste fórum não se consideram eminências.....nunca incomodarás se fores sincero nas tuas questões e tb nas tuas afirmações.
Julgo que não pode ser aceitável esse argumento de incomodares alguém e por tal motivo abandonares a liça....cá estamos com a nossa sinceridade com as nossas dúvidas e esperanças...e mandar uma piada de vez em quando....e deixar de ser bruxo só para armar ao pingarelho.
Não deves retirar-te nem de mansinho.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por MarcoAntonio » 30/10/2006 20:10

Como o Ulisses referiu trata-se de um fenómeno cíclico e quem acompanha os foruns por aí desde 99 ou coisa que o valha (quando estes começaram a ter alguma relevância e visibilidade) já vai estando habituado.

Estas ocorrências correlacionam-se com aquilo a que chamarei o nível de «aquecimento» do mercado.

E este ano 3 acontecimentos aqueceram o mercado de sobremaneira: as duas OPA's e a entrada da GALP em Bolsa, trazendo uma nova fornada de participantes.

Não que haja mal na chegada de novos participantes mas tão somente que estes tendem a desconhecer as regras das casas, as idiossincrasias de cada participante ou tenha ainda qualquer sentimento de comunidade.

Aos mais «velhos» será necessária alguma tolerância, aos mais «novos» capacidade de ambientação e adaptação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jeso » 30/10/2006 19:55

Sou ainda bastante novo por estas paragens, mas não de idade e experiência de vida, pelo que, ler nas entre-linhas, é para mim intuitivo.
Gosto de participar embora saiba que as minhas intervenções, por falta de capacidade, e não de vontade, são bastante insipientes, mas quem dá o que tem...
Quando me parecer que não sou bem vindo, que estou a mais, "saio de fininho", porque não gosto de incomodar ninguém.
Até lá, um abraço e bem hajam. :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Jiboia Cega » 30/10/2006 18:38

Gostava de dar uma opinião/conselho a quem vem de entrar. Eu próprio estou aqui registado há pouco mais de meio ano, apesar de já no ínicio de 2006 cá viesse com frequência.

Como diz o Ulisses, até perceber minimamente o funcionamento do caldeirão, não me registei sequer. Fui pesquisar respostas às minhas dúvidas por essas centenas de páginas agora.
Quando me senti confortável para fazer algumas perguntas, dar pequenas opiniões, então registei-me e comecei a participar. No entanto, ainda hoje, nunca escrevo um post só por dizer que participo e que o meu número de post é elevado. Vejo que alguns utilizadores registados no fim do verão têm agora tantos ou mais posts como eu e sei que não sabem mais de bolsa que eu (que sei pouco).
Quanto ao estado de espírito de cada um, é normal que nos sintamos aflitos com alguns negócios e até acho que procurar ajuda e conselhos no caldeirão é uma óptima solução, mas negar os erros, forçar decisões e irritar-se com outros utilizadores como tenho visto, é realmente mau para o ambiente do caldeirão.
Eu tenho um caso específico que é com a Impresa e ler os posts do Ulisses, principalmente, fez-me reconhecer o erro em ter comprado este título. Agora resta esperar a melhor opotunidade para vender e não massacrar mais os outros com o assunto, escrevendo posts agressivos e insultuosos.

Em relação a muitos Caldeireiros considero-me um novato e penso que se aprende mais lendo do que escrevendo.

É a minha singela opinião...

Registado: 21/3/2006 10:46

por Camisa Roxa » 30/10/2006 18:26

é isso, trata-se apenas de uma fase de um ciclo que se renova ad eternum

o bull, as OPAs, as privatizações, já vimos isto tudo antes

um dia virá o bear e com ele 80% dos newcomers

são apenas fases e o que se não muda é mesmo a natureza humana e as suas reacções aos ciclos do mercado...
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Ulisses Pereira » 30/10/2006 18:22

Já agora, só uma pequena nota: Nos últimos 10 dias foram banidos 11 utilizadores. Não nos agrada tomar este género de atitudes mas mantemo-nos fiel ao princípio de que quem vem para criar confusões ou espalhar sabedoria e arrogância não é bem vindo.

É normal que, quando surge uma vaga de novos utilizadores, eles precisem de um tempo para se adaptarem. Quando chegam não conhecem como funciona o Caldeirão. Os que querem perceber como funciona e integrarem-se acabam por conseguir na perfeição. Os que querem que o Caldeirão se adapte a eles, acabam por ficar pelo caminho.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por JCS » 30/10/2006 18:19

Infelizmente sou obrigado a concordar que o relato da SCPnuno anda muito próximo da realidade... :|

Ultimamente muita gente - principalmente os mais inexperientes - misturam os sentimentos de trades mal assumidos com a forma cordial como se deveria tratar todos os "irmãos" desta comunidade. Apareceu muita agressividade de repente no nosso caldeirão (talvez seja o unico a notar isso...) :?

Se há uns anos mais de metade dos posts eram interessantes de ler, hoje não consigo achar interesse a mais de 95% dos posts que são colocados(confesso que apenas vou lendo os post dos caldeireiros da velha guarda). Tudo o resto são conflitos e discussões...

No entanto tiro o meu chapéu à moderação do fórum que na minha opinião só não faz mais se não puder na tentativa de manter o "nivel" do fórum.

Talvez um Bear Market ajude a assentar alguma "poeira"...

É a minha opinião... :roll:

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por The Mechanic » 30/10/2006 18:17

nhunha... ás vezes não percebo puto do que dizes .
Quando começei a ler pensêi que falavas do café do bigodes , depois é que vi que falavas do Caldeirão .

Engraçado que eu escrevia exactamente algo a ver com o ambiente do "café " . Anda um bocado de fumo a mais no ar. Está correcto que muito tabaco cá dentro não ajuda , mas tambem é da poluição dos "tubos escape" do exterior . A "poluição" dos Mercados é que põe o pessoal de mau humor .Depois ficam nervosos e desatam a " fumar " .

Quando os Mercados arribarem , volta logo tudo a fazer jogging e animam-se logo . Deixa de haver tabaco e volta tudo a ser uma festa .

Senta-te aí ao canto do café , ao pé da janela , que já váis ver que isto passa .

Um abraço ,

The Mechanic

ps - estas mensagens cheias de segundos sentidos , "pra meio entendedor , meia palavra basta " e o caneco , são do piorio ...!! :lol:

ps2 - ...amanhã até os comemos !!!!
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por jabreu » 30/10/2006 18:16

Não concordo com totalmente "mensagem" da tua história. Pois é inibidora..

Este fórum cresceu pq tem qualidade, e como tem qualidade as pessoas são atraidas para cá. O que é normal. Quem sabe mt, quem sabe pouco, quem não sabe nada. Mas todos tem uma coisa em comum, vem cá para aprender mais qq coisa. E é essa riqueza de personagens que faz deste fórum o melhor de todos os fóruns.
Malta nova tem sempre que haver, qnt mais não seja para substituir os que saem por este ou aquele motivo, mais principalmente para a regeneração de conhecimento.

Obviamente tem que haver controle, que existe e é feito de maneira mt competente. Concordo ctg nesse aspecto.
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por Ulisses Pereira » 30/10/2006 18:11

scpnuno, apenas para te dizer que são fenómenos cíclicos. E, no meio destas fases, uns saem outros entram. É a lei da vida. Mas alguns não saem nunca. Talvez aqueles que se conseguem adaptar e ir percebendo que há coisas boas que acabam e que há que procurar o lado bom das coisas novas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Off Topic - Uma História ...

por scpnuno » 30/10/2006 18:00

Era uma vez...

Era uma vez um café calmo e sossegado, onde um grupo de malta se juntava para falar de um assunto que tinham em comum, que lhes dava "gozo". Era malta calma, que entre a bica (ou o café) e as noticias do dia, ia trocando opiniões, uma vezes de forma calma, outras mais acalorada. Era um grupo de amigos, onde de vez em quando uns saiam, outros entravam, mas em que o ambiente geral do café mantinha sempre o genero "tertulia". Havia quem sabia muito, doutores, "encanudados", etc..havia quem não sabia nada, mas aqueles momentos de convivio uniformizavam qualquer diferença social, economica, academica..fizeram-se ali grandes amizades. O "hobby" que os unia dava "pano para mangas", conversas interminaveis, diversas abordagens, novidades todos os dias.

Um dia, a comunicação social pegou no assunto que levava aqueles amigos ao café..
Falou na existencia do café...

E de repente, ficou moda. Entraram magotes de malta aos saltos, excitados, nervosos, sangue na guelra..o pessoal recebeu-os como pode, mas em pouco tempo, começaram a ouvir-se discussões acaloradas entre os "jovens". Qualquer tentativa de apaziguamento por parte dos "mais velhos" dava origem a nova discussão. Mesmo aqueles que já se conheciam, começaram levados pelo ambiente, a terem pegas, atritos, zangas...os mais calmos, foram-se afastando, devagar. Em vez das varias horas por dia que lá passavam, passaram a ir só tomar café de vez em quando. Alguns deixaram mesmo de ir...os "novos", sem terem com quem falar nem com quem pegar, iriam acabar por deixar de frequentar aquele lugar que tinha sido tão querido para tanta gente.

Um dia, quem sabe, algum gerente olhando para as mesas quase vazias, onde só se mantinham alguns maduros e alguns conflituosos, diria.."que faço eu aqui, afinal?"

Esta história pode ou não ter um fim triste. Está nas mãos dos frequentadores do café.

P.S. Á Administração peço que não tome isto como uma intervenção na moderação - não é nem pretende ser.

P.S. 2 - A quem estiver de "unhas afiadas" para se atirar a mim, não ale a pena. Isto é uma história e garanto que as minhas unhas são mais compridas e afiadas do que as da maioria dos colegas.
Podes não chegar á Lua

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gioes, Google [Bot], m-m e 97 visitantes