Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - Capital 1,266X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedrom » 28/11/2006 0:41

Obrigado JAS, já dá para tirar uma ideia por onde começar a actualizar o meu ficheiro.

O meu objectivo de calcular a rentabilidade não é para comparar com ninguém, é simplesmente para comparar com depósito a prazo ou um fundo por exemplo.

Registado: 29/7/2004 19:55

Re:

por JAS » 28/11/2006 0:17

pedrom Escreveu:JAS não me conseguias por isto numa folha em excel com um exemplo simples?

Anexo folha com exemplo.

pedrom Escreveu:Por exemplo, se vender toda a minha carteira hoje e ficar com o dinheiro à ordem este tempo vai contar para a média? Ou conto só conto o tempo que o dinheiro esteve investido mesmo estando à disposição do investidor para aquele fim?

Tu podes fazer a "batota" que quiseres no cálculo da tua rentabilidade mas isso não te dá lucro nenhum.

Até podes descontar os minutos e os segundos entre as vendas e as compras, o período da noite em que os mercados estão fechados, os sábados, domingos e feriados, etc, etc, etc.
E se andares no Nasdaq podes fazer como os "deuses" e esqueceres-te dos câmbios...

- Se manténs o dinheiro disponível para reinvestires na Bolsa e estás apenas à espera de uma oportunidade parece-me lógico não fazer qualquer redução de capital.

- Se retiras o dinheiro da Bolsa, para o ires investir noutro negócio ou simplesmente para comprares um automóvel, deves considerar uma redução do capital da carteira.

Nota que a rentabilidade é apenas "um número" cujo único interesse será o de permitir fazer comparações.
E só se podem fazer comparações usando a mesma base de cálculo.

A fórmula que utilizares para calcular a rentabilidade pode-te divertir muito e produzir resultados mirabolantes mas isso não melhora os teus resultados em euros e é isso que interessa.

Um abraço,
JAS
Anexos
rentab.xls
(16 KiB) Transferido 177 Vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: Re

por pedrom » 27/11/2006 19:25

JAS Escreveu:
pedrom Escreveu:Gostava de calcular a rentabilidade da minha carteira, mas como tenho feito aumentos e reduções de capital frequentemente não é fácil conseguir chegar a um valor.

Essa questão dos AC's e das RC's já seu muito que falar aqui no Caldeirão.
Até levou à ira dos deuses...

Eu sou de opinião que a rentabilidade deve ser medida relativamente ao "capital médio ponderado".

Se queres calcular a "rentabilidade do ano" só no final do ano é que saberás qual foi o teu "capital médio ponderado".
Até lá podes extrapolar admitindo que até ao final do ano manterás o capital actual.

O cálculo do capital médio ponderado é simples de fazer:
n1 dias com capital X1 = n1 x X1
n2 dias com capital X2 = n2 x X2
...

Para obteres o capital médio ponderado somas estas parcelas todas e divides por 365 dias.
Não te esqueças que deves considerar a parcela correspondente ao número de dias entre a última variação de capital e o final do ano multiplicando-o pelo valor do capital anual.

Se não considerares essa parcela o capital médio ponderado varia todos os dias e só complica a questão...

Um abraço,
JAS

P.S - para não teres que andar a contar o número de dias pelo calendário lembra-te que o Excel subtrai datas.

JAS não me conseguias por isto numa folha em excel com um exemplo simples?

Só agora é que estou a mexer nisto, mas estou com alguma dificuldade e muitas dúvidas. Por exemplo, se vender toda a minha carteira hoje e ficar com o dinheiro à ordem este tempo vai contar para a média? Ou conto só conto o tempo que o dinheiro esteve investido mesmo estando à disposição do investidor para aquele fim?

Registado: 29/7/2004 19:55

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 31 - Capital 1,266X

por leprechaun » 1/11/2006 15:00

JAS Escreveu:Terminou o mês e afinal não tivemos o "outubro vermelho" como apregoavam os ursinhos...

Mas temos a "magia do 1º dia"...

...e bastante forte hoje, ó JAS!!!

É claro que até podes ter entrado de manhã, mas o ideal, segundo a estratégia correcta, é fazê-lo no dia anterior, lá para o final da sessão, de preferência após alguma queda mais acentuada da parte da tarde, como aconteceu.

Assim, teria sido possível comprar algures nos 6250-60 aquilo que hoje só se conseguiu nos 6265-70. Mas creio que não ligas mesmo patavina aos meus estudos tão lindos!

Felizmente, parece que já vou tendo ouvintes... ora viva! Sim, que eu sou ainda melhor a treinar do que a negociar, tenho pedagogia e muita sabedoria... :wink: mai-lo carisma e magia... e patoá do início ao fim do dia!!! :lol:

Oh... but you don't need my advice... you really skate on thin ice...

Rui leprechaun

(...and you surely win the prize!!! :))

Registado: 24/11/2002 14:36

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 31 - Capital 1,266X

por JAS » 31/10/2006 19:24

Dia de folga com uma breve olhadela para os mercados à hora do almoço.
Terminou o mês e afinal não tivemos o "outubro vermelho" como apregoavam os ursinhos...

A rentabilidade está muito pertinho do máximo feito no dia 27.

SEM
Um comprinha a 7,89.

JAS
Anexos
cart 10-31.png
cart 10-31.png (63.5 KiB) Visualizado 1729 vezes

por SMALL2004 » 30/10/2006 18:06

Pois
negocios.pt :"A Galp estreia-se no psi-20 a perder mais de 1%"
Bem eu dizia que a Galp ia ajudar o Psi-20 a cair. O petróleo tb cai.
Bem, para cair hoje o psi-20 nem precisou de muita ajuda.
Realmente a Cofina anda animada. Passo de saldo positivo a negativo várias vezes por semana.

A ti compensa a JM, a mim o Finibanco. Uma mão lava a outra, mas não é disso que comemos, embora eu goste de comer com as mãos lavadas.

Abraço e boa sorte para esta semana, acho que vamos precisar.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 26 - Capital 1,266X

por JAS » 30/10/2006 17:45

JAS Escreveu:Em equipa ganhadora não se mexe...

Nenhum movimento.
A rentabilidade quase que nem mexeu pois a JMT compensou a CFN e a SEM.

JAS

------------------------------------
Alex Tomás Escreveu:... mas em equipa perdedora mexe-se e bastante.

Isso deve-se aplicar a quem anda na GALP que não é o meu caso.

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 10-30.png
cart 10-30.png (46.94 KiB) Visualizado 1961 vezes

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 26 - Capital 1,266X

por Negocios Mendes » 30/10/2006 9:26

JAS Escreveu:Em equipa ganhadora não se mexe...
Nenhum movimento e novo máximo anual.

Bom fim de semana,
JAS

... mas em equipa perdedora mexe-se e bastante.
Quanto mais a Semapa desce, mais tens.
É assim mesmo... fazer média. O que vale é que tens muito milho no canastro e "algum" dia há-de subir.
Já sei que depois do sol vem a bonanca e vais criticar-me por isso. Cá estarei...
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 26 - Capital 1,266X

por JAS » 27/10/2006 17:04

Em equipa ganhadora não se mexe...
Nenhum movimento e novo máximo anual.

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 10-27.png
cart 10-27.png (63.89 KiB) Visualizado 2290 vezes

.

por Guzziman » 26/10/2006 23:29

A cfn teve um final kente... manobra...
andou ali nos 60 e 61 e sem se perceber pimbas 65!

até agradeço.

Mas tenho lá compra a .54 heheheh

A GALP não concordo ao dizer-se que não está "semi-indexada" ao custo do barril!

estou acostumado aos price target, portanto, oiço de tudo um pouko, se sobe é pq tinha de subir e se desce é pq tinha de descer.

Mas a GALP tal como um banco tem substracto contabilistico claro por trás, não é uma TI.

o BARRIL, só pode subir. Aliás ele esteve a 70 euros o Barril e agora a 59 ou 60 ... e na bomba está na mesma... quem lucrou?

o tanke da minha Moto Guzzi não foi!

então foram os intermediários ... (dedução primária)

6.2 passa a ser a 1ª resistência e suporte, e não é preciso ser analista para o concluir.

as minhas de PG ninguém as levou, pois nenhum louco as valorizou em 20%, como tal serão pagas a crédito, ganha o banco e ganharei eu (de certeza!).

Nesta acção e analisando os fundamentais da empresa, não tem lógica a venda à boca da cotação a ganhar 3% !!!! (opinião pessoal e discutivel).

Boas curvas e saudações Enófilas,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por JOLI » 26/10/2006 18:20

SMALL2004 Escreveu: Vamos ter o psi20 a depender ainda mais do petróleo.

A cotação do petróleo em nada influencia a GALP.

Registado: 25/10/2006 20:40

por SMALL2004 » 26/10/2006 18:17

Bolas, o que dá em andar metido em títulos partilhados por vossas excelências, é que fico sempre a ver.

Na Cofina não comprei mais, nem vendi.
Na Semapa acho que ainda vou comprar um pouco mais abaixo, aí pelos 7.75, tomara. Gosto destes números aos quartos. Pelos vistos os 8 euros quebraram mesmo com força. Será o Mira Amaral a vender as que tinha? Pelos vistos ainda não acabou. Tb não entendo, quando o resto todo está a subir.

Ao menos ando "sozinho" no Finibanco.
A SAG tb já vendi.

Não acham que a Portucel, mais perto da formalidades da nova oferta pública, se vem encostar novamente ao topo do intervalo publicitado, nos 2.20?

Já agora, não acham o que a Galp vai ajudar, e de que maneira, o psi20 a cair? Assim que lá entrar, pimba, cá para baixo. Vai ser um peso pesadíssimo. Vamos ter o psi20 a depender ainda mais do petróleo.
cumprimentos,
SMALL,

por zé povinho » 26/10/2006 18:07

olá JAS

a COF subiu no final em resultado de uma compra ao melhor de 120.000 acções que meteram na última hora.

exactamente o contrário do que fizeram na Altri, onde meteram uma venda de 100.000.

em ambas me parece haver uma mãozinha marota :wink:

um abraço

Registado: 4/11/2002 23:38

.

por Guzziman » 26/10/2006 17:28

Curiosidades,

Ontem neste ram ram do bcp, larguei 1/3 e entrei em CFN a .53.
Esta manhã com um arraque dakeles, e sendo a acção k é, despachei a .66.

Andei aqui a tentar preceber o rumo dela e o volume não acelerava e eu kieto.
akeceu entrei a .60 e mais uma curiosidade sai mais 1/3 de BCP a .56.

Amanhã veremos se ainda dará para, entradas e saídas vantajosas.

Boas curvas e saudações enófilas,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 25 - Capital 1,266X

por JAS » 26/10/2006 17:11

Isto voltou a animar cá por estes lados...
Boa altura para fazer algumas alterações na equipa.

E um novo máximo anual.

BCP
Entre acções e W's a posição pesava 40%.
Reduzi em acções com uma venda a 2,56.

JMT
É um trade que continua a correr bastante bem e a cotação está perto dos máximos (intraday=14,97).
Aproveitei para fazer uma venda a 14,95 pois precisava de liquidez.

CFN
Costumo deixar umas ordens um pouco disparatadas para ver se pegam.
Hoje levaram-me umas a 3,66 ainda nem tinha acordado...
Mas recomprei a 3,60 e até reforcei.
Houve fortes compras no fecho e isso deve significar que os resultados do 3ºT devem ser bons.

SEM
Mantém-se inexplicavelmente em baixa enquanto que a PTI anda acima do intervalo a que se irá realizar a privatização.
Eu continuo a pensar que a privatização da PTI vai originar fortes lucros para a SEM.
E como tal continuo a reforçar, hoje foi na zona 7,85-7,88.

DAX
Fechei o trade a 1,97-1,99 o que deu +35% nesta última prestação.
No final da tarde falhei uma reentrada na zona do 1,80 pelo que fiquei de fora para amanhã.
Anexos
cart 10-26.png
cart 10-26.png (65.24 KiB) Visualizado 2687 vezes

por Jiboia Cega » 25/10/2006 18:13

Obrigado JAS.

Registado: 21/3/2006 10:46

por SMALL2004 » 25/10/2006 17:08

Ó JAS, compraste tu a COFINA a 3,45 e a mim não me deram nenhumas, portanto continuo com o preço médio nos 3,56. Mas isto hoje animou, finalmente.
Para compensar ainda mais, o Finibanco acordou e com força.
cumprimentos,
SMALL,

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 25 - Capital 1,266X

por JAS » 25/10/2006 16:58

O melhor é estar quietinho e manter os títulos em carteira...

DAX
Deixei uma venda a 1,73 e foi concretizada.
Parece que acabou a "maldição do 0,01"...
Depois ainda vendi outra prestação a 1,68.
Agora com break point de 1,03 até posso dormir tranquilo.

JAS
Anexos
cart 10-25.png
cart 10-25.png (48.09 KiB) Visualizado 2933 vezes

por fiódor » 25/10/2006 15:45

Olha a Cofina...

Jas, és capaz de ires para máximos na tua carteira...

Cumps
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

Re: CFN

por JAS » 25/10/2006 12:38

Jim Beam Escreveu:Um pouco mais de risco ? Eu diria bastante mais arriscado... É que, na minha opinião, não há grande diferença entre procurar fundos (antes de validada a inversão da tendência) e "apanhar facas a cair"...

Pela AT e pelo teu gráfico a CFN dava sinal de entrada quando estava naquela vela verde com fecho na ordem dos 3,80.
Aí eu não entrei...Preferi aguardar por uma correcção.
A minha entrada dá-se quando a CFN vai à zona dos 3,50-3,60 pois pareceu-me que poderia ser um possível suporte (fundo ligeiramente acima do anterior o que é lógico e normal em Bull Market).
Aliás, nessa zona, vemos 2 dias com sinais de possível inversão mas que acabaram por não suster a correcção.
Quando isto acontece a minha estratégia consiste sempre em reforçar a posição base (neste caso como a posição nem sequer tinha atingido os 10% pode-se considerar que são compras normais e não "excedentes para revenda"...) vendendo os excedentes logo no início da subida de forma a ficar com um break point na zona dos mínimos.

Jim Beam Escreveu:Já agora, ó JAS, se tu não utilizas a AT para procurar fundos, que método utilizas então ????
É que se a AT não serve, a AF serve ainda menos.... É que tu dizes que utilizas a AF, mas depois vens falar de suportes, e tal....
Eu parece-me que tu utilizas mas é as duas..."...

Eu utilizo a AF para escolher os títulos em que invisto e uso a AT para determinar os momentos de entrada e de saída.
Se é que olhar siplesmente para um gráfico ou para os cof's se pode chamar AT...

Um abraço,
JAS

por Jim Beam » 25/10/2006 7:05

Já agora deixo um gráfico com uma visão diferente da tua. Parece-me que enquanto esta LTd não for quebrada o melhor é esperar pelo sinal do lado de fora...
Claro que esse sinal poderá levar uma parte dos lucros, mas é bastante mais seguro que entrar com ela a cair...
Mas isto é apenas a minha opinião, não estou a dizer que é mais válida que a tua...
Afinal, são estas opiniões diferentes que fazem o mercado !!!

Abraço!
E parabéns para a tua carteira!
Anexos
CFN_20061025.PNG
CFN_20061025.PNG (19 KiB) Visualizado 3238 vezes
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

Re: CFN

por Jim Beam » 25/10/2006 6:36

JAS Escreveu:As entradas com base na AT deixam-nos de fora em cerca de 25% dum movimento ascendente.
Conseguir entrar num fundo permite englobar essa parcela mas implica um pouco mais de risco e um negócio mais demorado.

Um pouco mais de risco ? Eu diria bastante mais arriscado... É que, na minha opinião, não há grande diferença entre procurar fundos (antes de validada a inversão da tendência) e "apanhar facas a cair"...

Já agora, ó JAS, se tu não utilizas a AT para procurar fundos, que método utilizas então ????
É que se a AT não serve, a AF serve ainda menos.... É que tu dizes que utilizas a AF, mas depois vens falar de suportes, e tal.... :mrgreen:

Eu parece-me que tu utilizas mas é as duas...
:lol:
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

CFN

por JAS » 25/10/2006 0:20

Jiboia Cega Escreveu:Não havia um interesse da CFN na Vocento ou vice-versa? É que a Vocento vai ter a sua OPV agora em Novembro. O que é que isto é capaz de trazer de novo à CFN? Estive a ver o gráfico, já há uma descida considerável, pode estar num momento de inversão que se calhar até foi hoje! Que achas, muito disparatado?

Em Fevereiro falou-se de uma possível OPA da Vocento à CFN mas o assunto ficou por aí.
Em Agosto falou-se de que a OPV da Vocento serviria para financiar aquisições e a CFN voltou a ser mencionada.
Com esses rumores a CFN subiu "acima do normal"...

A minha entrada na CFN baseia-se na AF e na valorização da participação financeira na ALTR.

Estas correcções numa altura em que o mercado mobilizou capital para a Galp parecem-me normalissimas.
Eu gosto de procurar fundos e não me admiraria muito se ele se situasse nos 3,45.

Um abraço,
JAS
---------------------
[quote=shimazaki"]A CFN encontra-se em oversold, no entanto encontra-se abaixo de todas as MM's, e numa ltd(aviso que é a primeira vez que "mando umas postas de pescada" em AT) ????
Jas está a conta com uma inversão??? [/quote]

As entradas com base na AT deixam-nos de fora em cerca de 25% dum movimento ascendente.
Conseguir entrar num fundo permite englobar essa parcela mas implica um pouco mais de risco e um negócio mais demorado.

Os 3,45 são uma zona de suporte e podem constituir o fundo do movimento descendente pois, em geral, os suportes resistem em Bull Market.

Se temos já uma inversão ou se ainda teremos uma lateralização/consolidação em torno deste valor logo se vê...

Um abraço,
JAS

Jas boas tardes!! CFN

por Shimazaki » 24/10/2006 18:16

A CFN encontra-se em oversold, no entanto encontra-se abaixo de todas as MM's, e numa ltd(aviso que é a primeira vez que "mando umas postas de pescada" em AT) ????
Jas está a conta com uma inversão???

:idea:

Um resto de um bom dia
Obrigado
Ride the winds of change

Registado: 30/12/2005 15:59

por Jiboia Cega » 24/10/2006 18:09

JAS,

Não havia um interesse da CFN na Vocento ou vice-versa? É que a Vocento vai ter a sua OPV agora em Novembro. O que é que isto é capaz de trazer de novo à CFN? Estive a ver o gráfico, já há uma descida considerável, pode estar num momento de inversão que se calhar até foi hoje! Que achas, muito disparatado?

Registado: 21/3/2006 10:46

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, Masterchief e 40 visitantes