BANIF
Mágico Escreveu:Olá,
Obrigado Artista e Alex pelos vossos comentários. Já coloquei um stop.
Um abraço e BN
Marco
Por mim não tens nada que agradecer e tu deves seguir a tua estratégia...
Na minha forma de investir evito acções com tendência de queda, sigo aquela expressão bastante conhecida "compra a força, vende a fraqueza", mas o Banif até pode começar a subir por aí a cima mas, por enquanto, não há indicadores que nos possam dar algumas garantias de que isso deverá acontecer...
Um abraço e boa sorte
!
Os grandes ja se vingaram, viste o volume das vendas a 30 Eur foi ai que eles venderam!
Com um dia destes (negativo) o facto de o BNF estar positivo ... quer dizer que, no proximo dia positivo o BNF sobe...
Uma questão de 'sentimento positivo ' do mercado quando BNF atinge niveis de sobrevenda, tendo fundamentais positivos.
Com um dia destes (negativo) o facto de o BNF estar positivo ... quer dizer que, no proximo dia positivo o BNF sobe...
Uma questão de 'sentimento positivo ' do mercado quando BNF atinge niveis de sobrevenda, tendo fundamentais positivos.
- Registado: 26/2/2006 10:26
CCL Escreveu:Normalmente a este nivel e com os indicadores técnicos a darem sinal de compra o que se passa é o seguinte:
Algumas mãos trêmulas de pequenos vendem, para mãos FORTES de Grandes que compram. (o que se passa é ja nem os pequenos querem vender ...)
O problema é que quem vende sao os grandes aos pequenos que querem "vinganca" pelo que perderam nas recentes quedas... e o tempo garanto-te, nao é de sol.
Isto porque agora vem o Banif a subir e pensam que vai arrancar...
Quantas LTAs já se viram por aqui? Quantas mais sao precisas quebrar?
A sério... gostava que o Banif agora subisse bastante, mas tecnicamente nao está nada famoso.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Re: E lateralização?
Mágico Escreveu:Olá,
A discussão em torno do Banif está muito interessante, e para alguém como eu que ainda está numa fase inicial de aprendizagem, revela-se uma boa oportunidade pedagógica. Como estou dentro, torna-se um treino ainda melhor pois temos que lidar com aquilo que queremos versus aquilo a que a razão nos leva.
As múltiplas interpretações que tenho visto ainda me aguçam mais a curiosidade pelo que se vai passar esta semana.
Julgo para além da descida ou da subida podemos assistir a uma lateralização em torno dos 5.15-5.25, enquanto as fortes subidas e fortes descidas recentes são reflectidas pelos investidores, e neste caso a conjuntura global dos mercados terá uma influência importante na definição da tendência posterior. É a minha opinião.
Um abraço
Marco
Bom dia!
a tua opiniao é tao válida como a minha e como a de muitos outros aqui.
Nao esquecas é uma coisa: aquilo que tu estás a ver e a sentir, é que nao é a mesma coisa que os outros.
As estrategias comecam a divergir a partir do momento que uns estao fora e outros ainda estao dentro.
É inegável que o Banif está tecnicamente em mau estado, e tb "poderá" acontecer que neste momento recupere um pouco das recentes quedas.
Agora, há uns que voltaram a entrar e se der para o "torto", certamente nao vao hesitar em vender e pressionar a cotacao, desta forma.
Outros vao estar lá dentro a espera que apareca um dia de sol.
Quando a desgraca já fôr grande, é que vao olhar e pensar: "fica para os netos"... agora depende é se os netos vem agora ou daqui a 30 anos.
O que quero transmitir é que estabelecam regras no vosso trade e coloquem sempre um stop. É melhor perder 10 do que 100 e que uma pequena perda se transforme numa grande.
Uma boa semana para ti.
Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Re: E lateralização?
Mágico Escreveu:As múltiplas interpretações que tenho visto ainda me aguçam mais a curiosidade pelo que se vai passar esta semana.
As interpretações não são tão diferentes quanto isso, é inegável que a tendência do Banif é de queda mas alguma vez ele terá que inverter. Quando o fizer pode tratar-se apenas de uma correcção em alta e voltar a cair ou recuperar uma nova tendência de alta...
A diferença é que alguns acreditam que a acção está suportada a estes níveis outros acreditam que as coisas estão mais complicadas e será mais provável que venha a fazer novos mínimos relativos... na boa da verdade ninguém pode ter certezas, eu num caso destes estou fora, já disse porquê, mas cada um tem a sua estratégia...
Bons negócios
E lateralização?
Olá,
A discussão em torno do Banif está muito interessante, e para alguém como eu que ainda está numa fase inicial de aprendizagem, revela-se uma boa oportunidade pedagógica. Como estou dentro, torna-se um treino ainda melhor pois temos que lidar com aquilo que queremos versus aquilo a que a razão nos leva.
As múltiplas interpretações que tenho visto ainda me aguçam mais a curiosidade pelo que se vai passar esta semana.
Julgo para além da descida ou da subida podemos assistir a uma lateralização em torno dos 5.15-5.25, enquanto as fortes subidas e fortes descidas recentes são reflectidas pelos investidores, e neste caso a conjuntura global dos mercados terá uma influência importante na definição da tendência posterior. É a minha opinião.
Um abraço
Marco
Um abraço
Marco
O caos é uma ordem por decifrar
BANI ... no comments ...!
BANIF ... DESTA VEZ SEM COMENTARIOS!
Estou estafado fartei-me de jogar ténis... para mais acho que um pequeno grafico + alguns indicadores técnicos valem mais que mil palavras!
Estou estafado fartei-me de jogar ténis... para mais acho que um pequeno grafico + alguns indicadores técnicos valem mais que mil palavras!
- Anexos
-
- BUY POINT !
- BNF-at.JPG (53.06 KiB) Visualizado 1488 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
artista Escreveu:Até agora não se pode dizer que está a recuperar embora tenha sido positivo para a acção não ter quebrado o mínimo do dia anterior. Precisa de fechar acima dos 5.20 e manter-se por lá demonstrando que a sua quebra se tratou de uma "falsa quebra" ou então, parece-me mais provavel, está a testar esse valor convertido em resistência e depois caminhará para o próximo suporte nos 5 euros...
artista Escreveu:Não querendo ser alarmista no gráfico semanal do Tito as coisas ainda me parecem mais óbvias... formação de um duplo topo na zona dos 5.70 já inferior ao topo anterior ligeiramente acima disso!
Parece-me inevitável a vinda, pelo menos aos 5 euros, mesmo que venha a recuperar agora um pouco.
Vieira Escreveu:Alguem que diz “olho para o gráfico e isto vai aos 5 euros” e não fundamenta, eu considero um “profeta da desgraça”.![]()
Em primeiro lugar é melhor citares as minhas palavras e não colocares entre aspas algo diferente do que eu disse... quanto à fundamentação, ou falta dela, parece-me que as citações em cima falam por si!
Re: CONCLUSÃO
CCL Escreveu::wink:
O BNF està agora a tocar proximo da banda de Bollinger inferior, completamente oversold... o comportamento classico em que as descidas alimentaram descidas...até um ponto de inversão.
6a feira mostrou-nos que a força vendedora termina. e a estes niveis existem muitos compradores a quererem aproveitar a descida recente.
A descida no final foi apenas uma consequencia dos mercados US que estavam em baixa.
Dadas as razões tecnicas e os fundamentais do BNF, estou a partir de agora comprador.
=>penso pelas razões acima que o racio risco/beneficio agora é a este nivel bastante baixo.
Caro CCL
Em Bolsa não há certezas absolutas, pode haver previsão de determinado mov. segundo indicadores ou padrões, agora dar-mos como garantido (a cortar o pescoço)
Todos os meus comentários, mais não são que previsões, segundo o metodo de análise que utilizo que muitas vezes se mostra correcta, mas que algumas vezes tb falha.
O importante é a percentagem de acerto ser superior à que falha e nesta(falha) sermos disciplinados no que toca a stops.
- Registado: 5/11/2002 11:30
CONCLUSÃO
O BNF està agora a tocar proximo da banda de Bollinger inferior, completamente oversold... o comportamento classico em que as descidas alimentaram descidas...até um ponto de inversão.
6a feira mostrou-nos que a força vendedora termina. e a estes niveis existem muitos compradores a quererem aproveitar a descida recente.
A descida no final foi apenas uma consequencia dos mercados US que estavam em baixa.
Dadas as razões tecnicas e os fundamentais do BNF, estou a partir de agora comprador.
=>penso pelas razões acima que o racio risco/beneficio agora é a este nivel bastante baixo.
- Anexos
-
- BANIF.bmp (241.25 KiB) Visualizado 1677 vezes
- Registado: 26/2/2006 10:26
Cabecorra Escreveu:TRSM Escreveu:Não estou a brincar, jovem![]()
o 1º gráfico está em escala normal(aritmetica) e o 2º gráfico em que pedi para traçares a LTA está em escala semi-log, por isso se traçares a LTA verificas que já foi quebrada
Vou só dar aqui uma achega![]()
Quando traçamos uma recta LTa em escala semi-log, se depois voltarmos a alterar a escala para aritmética facilmente verificamos que estamos a prever um crescimento da cotação exponencial.![]()
Isso era muito bom que acontecesse com alguma frequência pois assim estavamos todos ricos, não será um bocado exagero na análise.![]()
Um grande obrigado por partilharem as vossas análises e os vossos conhecimentos, BN.
Bons dias Cabe
Segundo os livros, um gráfico de curto ou longo prazo deve ser visualizado em escala semi-log, desde que esse mesmo gráfico tenha movimentos com alguma volatilidade contudo tenho verificado que muitas vezes nesses mesmos gráficos as LT são quebradas(rompidas) na escala semi-log e acabam por reagir na escala normal.
Conclusão???
Não custa nada observar o mesmo gráfico nas 2 escalas, mesmo sendo ele de longo prazo
Deixo aqui este link para dares uma olhada
http://pt.portaldebolsa.com/pt/analysis ... .asp?id=46
pelo q vi na sexta
ha compradores a 5.15 mas a 5.25 tb surgem os vendedores.
Quem esta a comprar parece-me estar a ser atraido pela oportunidade de compra face a excessiva queda dos ultimos tempos quem vendeu na parte final foi com receio da queda do mercado. Tds sabemos q o q mais subiu será o mais penalizado caso a tendencia seja de inversão...
Para a semana as duvidas ficaram dissipada....ou não?
Quem esta a comprar parece-me estar a ser atraido pela oportunidade de compra face a excessiva queda dos ultimos tempos quem vendeu na parte final foi com receio da queda do mercado. Tds sabemos q o q mais subiu será o mais penalizado caso a tendencia seja de inversão...
Para a semana as duvidas ficaram dissipada....ou não?
- Registado: 2/12/2002 0:22
TRSM Escreveu:Não estou a brincar, jovem![]()
o 1º gráfico está em escala normal(aritmetica) e o 2º gráfico em que pedi para traçares a LTA está em escala semi-log, por isso se traçares a LTA verificas que já foi quebrada
Vou só dar aqui uma achega
Quando traçamos uma recta LTa em escala semi-log, se depois voltarmos a alterar a escala para aritmética facilmente verificamos que estamos a prever um crescimento da cotação exponencial.
Isso era muito bom que acontecesse com alguma frequência pois assim estavamos todos ricos, não será um bocado exagero na análise.
Um grande obrigado por partilharem as vossas análises e os vossos conhecimentos, BN.
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!!
Mas é sempre preferível ganhar!!
Vieira Escreveu:TRSM Escreveu:Quanto ao SO, coloquei-o em ponto maior pq acho que estavas a interpretar mal pela imagem anterior, ora mira lá
No primeiro ponto, encontrava-se sobrecomprado e estava a iniciar a correcção. Actualmente, encontra-se praticamente sobrevendido. Foi isso que tinha mencionado.
É 1h30 da manhã e estamos aqui a discutir pontos no stochastic!
Logo que não estejas a conduzir neste momento, não há problema
Quanto ao SO provavelmente temos interpretações diferentes, mas vou-te dizer a minha.
1º Quando o SO entra na zona sobrecomprada acima dos 70 (eu uso o 14/6/3 - 30/70) e quando o swing de alta me merece mais confiança para entrar ou reforçar.
2ª quando o SO entra em terreno sobrevendido abaixo dos 30 é quando evito completamente entradas longas.
É evidente que há algumas excepções, mas tenta interpretar como te digo e visualiza gráficos com esses parâmetros, vais verificar que faz todo o sentido o que te estou a dizer.
agora vou dormir man
TRSM Escreveu:Quanto ao SO, coloquei-o em ponto maior pq acho que estavas a interpretar mal pela imagem anterior, ora mira lá
No primeiro ponto, encontrava-se sobrecomprado e estava a iniciar a correcção. Actualmente, encontra-se praticamente sobrevendido. Foi isso que tinha mencionado.
É 1h30 da manhã e estamos aqui a discutir pontos no stochastic!
Não estou a brincar, jovem
o 1º gráfico está em escala normal(aritmetica) e o 2º gráfico em que pedi para traçares a LTA está em escala semi-log, por isso se traçares a LTA verificas que já foi quebrada, mas não estou a dizer que a tua LTA esteja mal, embora eu não a traçasse.
Quanto ao SO, coloquei-o em ponto maior pq acho que estavas a interpretar mal pela imagem anterior, ora mira lá
o 1º gráfico está em escala normal(aritmetica) e o 2º gráfico em que pedi para traçares a LTA está em escala semi-log, por isso se traçares a LTA verificas que já foi quebrada, mas não estou a dizer que a tua LTA esteja mal, embora eu não a traçasse.
Quanto ao SO, coloquei-o em ponto maior pq acho que estavas a interpretar mal pela imagem anterior, ora mira lá
- Anexos
-
- banif4.png (13.02 KiB) Visualizado 1764 vezes
artista Escreveu: A AT, na minha forma de ver as coisas, não diz que vai subir ou descer, permite identificar tendências, suportes, resistênicas, etc que servem para estabelecer uma estratégia. Esta admite sempre vários cenários, por exemplo se eu tivesse uma posição curta no banif (acho que isso nem é possível?!) fechava-a caso conseguisse fechar acima dos 5.20 mas neste momento nunca teria uma posição longa, não sei se vai subir mas por enquanto a tendência é de queda e por falar nessa tendência parece que sou "profecta da desgraça"
Alguem que diz “olho para o gráfico e isto vai aos 5 euros” e não fundamenta, eu considero um “profeta da desgraça”.
cabecorra Escreveu: Eu peço desculpa pela ignorância, mas será que alguém me podia explicar como é a interpretação das benditas bandas de bollinguer. É que já agora aproveitava este caso em concreto.
As Bandas de Bollinger são bandas criadas a partir de duas standard deviation da mm20. John Bollinger provou que em 95% do tempo as cotações variam entre as duas bandas. Na prática, a tendência da cotação quando chega à banda superior será convergir para a banda inferior e vice-versa. O BANIF encontra-se na banda inferior, pelo que, em teoria deverá convergir para a banda superior de bollinger.
TRSM Escreveu:Bom, não entrem pela via PC/LFV , ok?
ò Vieira traça lá a LT neste gráfico, mas não vale torçer o pescoço á dita![]()
abraço e good work
Não sejas mauzinho.
TRSM Escreveu:Como complemento ao meu comentário diria o seguinte.
O Mov. normal que o Banif deveria fazer era no minimo ir aos 5,00, pq?
Para tentar encontrar novamente uma zona de suporte onde deverá atrair novamente compradores, agora pode não acontecer já que a A.T. não é exacta, mas o mov. normal é testar essa zona.
Caso isso aconteça e só depois desse teste se poderá verificar se realmente será essa zona de inversão, já que o padrão de candlestick semanal é semelhante ao anterior.
Para manter intacto o swing de alta o ponto nº 5 não deveria ser quebrado em fecho.
Vê em que ponto estava o stochastic nessa altura e em que ponto está agora. Penso que estamos em situações diferentes.
Como complemento ao meu comentário diria o seguinte.
Para tentar encontrar novamente uma zona de suporte onde deverá atrair novamente compradores, agora pode não acontecer já que a A.T. não é exacta, mas o mov. normal é testar essa zona.
Caso isso aconteça e só depois desse teste se poderá verificar se realmente será essa zona de inversão, já que o padrão de candlestick semanal é semelhante ao anterior.
Para manter intacto o swing de alta o ponto nº 5 não deveria ser quebrado em fecho.
- Anexos
-
- banif2.png (11.4 KiB) Visualizado 1795 vezes
Correndo o risco de parecer demasiadamente optimista ou até lunático
(porque não?), deixo um gráfico com as BB (BRIGIT BARDOT ???, querias!!!) bollinguer bands, a dar um "ligeiro perfume" de ser o momento de "entrar" (leia-se investir) no título.
ISTO É MESMO VERDADE, NÃO É SÓ PUBLICIDADE.
Desculpem o devaneio, mas não resistí á tentação, (afinal... estamos em fim-de-semana, pois é!!!)
Divirtam-se, e façam o obséquio de ser felizes...

ISTO É MESMO VERDADE, NÃO É SÓ PUBLICIDADE.
Desculpem o devaneio, mas não resistí á tentação, (afinal... estamos em fim-de-semana, pois é!!!)
Divirtam-se, e façam o obséquio de ser felizes...
- Anexos
-
- banif4.png (26.88 KiB) Visualizado 1871 vezes
Além do mais eu não coloquei de parte um ressalto neste ponto apenas disse que seria bastante provavel uma vinda aos 5 euros nos próximos tempos mas se conseguir quebrar e manter-se acima dos 5.20 ficará com melhor aspecto!
A AT, na minha forma de ver as coisas, não diz que vai subir ou descer, permite identificar tendências, suportes, resistênicas, etc que servem para estabelecer uma estratégia. Esta admite sempre vários cenários, por exemplo se eu tivesse uma posição curta no banif (acho que isso nem é possível?!) fechava-a caso conseguisse fechar acima dos 5.20 mas neste momento nunca teria uma posição longa, não sei se vai subir mas por enquanto a tendência é de queda e por falar nessa tendência parece que sou "profecta da desgraça"

A AT, na minha forma de ver as coisas, não diz que vai subir ou descer, permite identificar tendências, suportes, resistênicas, etc que servem para estabelecer uma estratégia. Esta admite sempre vários cenários, por exemplo se eu tivesse uma posição curta no banif (acho que isso nem é possível?!) fechava-a caso conseguisse fechar acima dos 5.20 mas neste momento nunca teria uma posição longa, não sei se vai subir mas por enquanto a tendência é de queda e por falar nessa tendência parece que sou "profecta da desgraça"