Caldeirão da Bolsa

SIEMCA / Gestão de carteiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 27/10/2006 19:13

Bem, em primeiro lugar, uma correcção a algo que eu disse: as taxas de DP correspondem exactamente às taxas actuais da Euribor e não são acima. Ou seja, nada a apontar.

Em segundo lugar, recebemos um mail da SIEMCA que passo a publicar (penso que me foi enviado com essa intenção):

Boa tarde.

Estou a contactar-vos em nome e na qualidade de administrador da Siemca – Sociedade Mediadora de Capitais, S.A., em virtude de termos sido informados por um nosso cliente de algumas perguntas que estariam a decorrer no vosso fórum.

Conforme poderão comprovar junto do Banco de Portugal, a Siemca, S.A. é uma entidade registada sob o nº 648 e ao abrigo do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras.

A Siemca, S.A. é uma empresa com 20 anos no mercado, tendo ao longo da sua existência actuado em várias áreas do mercado financeiro, mas principalmente na área de mediação de capitais e câmbios.

A Siemca, S.A. não é um Banco e como tal não pode receber depósitos, pelo que, qualquer alusão a que estaremos a oferecer taxas para DP’s se torna logo à partida um perfeito disparate.

Se essa afirmação decorreu de uma consulta ao nosso site no separador “Produtos” convém esclarecer que essa é uma informação meramente de consulta para os nossos clientes Bancos e que se encontra directamente ligada à nossa actividade de mediação de capitais.

Para um melhor esclarecimento seria conveniente consultar o separador “Serviços” onde se poderá auferir das diferenças entre os serviços prestados aos nossos clientes particulares e institucionais (banca).

Ao vosso dispor para qualquer informação adicional

Melhores cumprimentos

Nuno Coimbra
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 26/10/2006 21:24

bem, se formos chamar publicidade fraudulenta, teriamos que dizer que metade das instituições financeiras do mercado são fraudulentas, é uma expressão um pouco forte.

Como é óbvio eles estão a pagar ao cliente numa fase que acreditam ser temporária para depois ganhar nas comissões de gestão e transacção (não sei qual é o negócio porque não os conheço). Podendo ser uma técnica de captação e não O instrumento que oferecem (os depósitos com estas taxas não parecem ser o core business como era na afinsa), é uma técnica igual à de muitos bancos da nossa praça que a estãoa praticar como chamariz. Claro que se o produto deles fosse exactamente os depósitos, então aí teriamos um problema porque o negócio seria à partida insustentável.
Administrador Fórum

por rnbc » 26/10/2006 20:40

É... essa dos depósitos a prazo com taxa de 3.8% (o que dá uma taxa real de >3%) e em Euros para mim tira-lhes a credibilidade toda.

Se eles conseguissem isso sem risco escusavam de lidar com clientes: pediam um empréstimo (tão grande quanto possível, e quando maior melhor) a uma taxa inferior e toca a facturar...

Como e que garantiam o empréstimo? Bem... depois de explicaram onde tencionam aplicar o dinheiro sem risco penso que seria aprovado facilmente :)

Presumo portanto que tenha risco (nomeadamente o deles falirem e não teram a devida separação de capitais), e portanto é no minimo publicidade fraudulenta.

Ou então sou eu que sou burro, o que também é sempre uma hipótese.

ai ai... aplica-se aquilo que disse há bocado: eles dão garantias, logo, fujam!
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por Pata-Hari » 26/10/2006 19:05

Uma coisa é certa, estão a querer captar clientela:

Vejam esta tabela de DPs:

1m 3m 12m
EUR 3.37 3.54 3.86

Pagar ao cliente taxas acima das de mercado (ou seja, pagar ao cliente para ser cliente), a mim, faz-me medo.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 26/10/2006 19:00

Oi Mulder. Esse tipo de serviços é relativamente comum (gestão de carteiras ou discricionária), o formato habitual é cobrarem-te uma comissão de gestão anual ou uma percentagem dos lucros (formato esse que tem alguns efeitos perversos).

Existem montes de sociedades que fazem esse tipo de trabalho (experimenta ver na página da CMVM http://www.cmvm.pt/NR/exeres/095BDA82-8 ... F31203.htm). Umas terão melhores históricos e maiores volumes de negócios, certamente encontrarás uma entre todas elas que tenha uma gestão que se enquadre naquilo que definires como objectivos de rentabilidade, de volatilidade e de perda.

Quanto a essa sociedade em particular, confesso a minha ignorância. Não os conheço e nunca tinha ouvido falar... mas seria engraçado saber qual o volume que têm sob gestão e já agora o track record em termos de rentabilidades e volatilidade.

Por favor não consideres que as perguntas são secantes. Todas são boas :). Bem vindo!
Administrador Fórum

Re: SIEMCA / Gestão de carteiras

por rnbc » 26/10/2006 18:57

Mulder Escreveu:Por outro lado gostaria de saber uma coisa, existem empresas que gerem as nossas carteiras?Ou seja um tipo manda para lá o dinheiro eles investem e nós só temos que pagar uma comissãoe recebemos o restante. A minha pergunta é compensa fazer isso?por um lado temos que pagar comissões, mas por outro lado temos tipos qualificados a gerir a nossa carteira.Que rentabilidades conseguem ter esses tipos?

Há empresas e há pessoas. Por exemplo aqui no forum o Ulisses gere carteiras, e como ele há mais uns quantos certamente. Também há o private-banking, que gere carteiras dum modo mais lato e com aplicações mais diversas (e dum modo mais conservador, tenho a certeza). Também há hedge funds... que acabam por ir dar ao mesmo em termos de gestão, especialmente se forem pequenos.

Rentabilidades? Há de tudo, mas o melhor é veres se te agrada o perfil de investimento do gestor a quem vais confiar a massa. Ninguém te vai oferecer garantias! E se oferecerem foge deles.

Se não tiveres muitos conhecimentos e/ou tempo pode compensar. Depende da rentabilidade que tu próprio tens conseguido.

Também é uma forma de diversificar para mercados desconhecidos. Podes por exemplo ter um fundo que age sobre o mercado asiático mas preferires gerir tu mesmo o investimento na europa e na américa (porque conheces melhor).
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

SIEMCA / Gestão de carteiras

por Mulder » 26/10/2006 17:34

Olá a todos,abri este tópico, porque há dias vi uma publicidade duma empresa: Siemca - Sociedade Mediadora de Capitais,SA. A SIEMCA trabalha essencialmente com câmbios, ou exclusivamente com câmbios, não percebi muito bem.
Mas pronto o que eu li foram só rosas, obviamente eles não falaram nos espinhos.Por isso vim até aqui ao fórum para saber se alguém tem conhecimento desta empresa, ou trabalha com ela...etc.

Por outro lado gostaria de saber uma coisa, existem empresas que gerem as nossas carteiras?Ou seja um tipo manda para lá o dinheiro eles investem e nós só temos que pagar uma comissãoe recebemos o restante. A minha pergunta é compensa fazer isso?por um lado temos que pagar comissões, mas por outro lado temos tipos qualificados a gerir a nossa carteira.Que rentabilidades conseguem ter esses tipos?

Este tópico é um pouco secante, principalmente agora que anda tudo em redor da GALP, mas gotaria que alguém me respondesse.

Desede já o meu muito obrigado!

Registado: 6/9/2006 10:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, PMP69 e 143 visitantes