Caldeirão da Bolsa

Uma experiência igual a tantas outras mas com um final feliz

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jacsilva » 26/10/2006 19:37

parabens pela tua história .

bom jantar .
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por btmoreira » 26/10/2006 19:33

Muito obrigado por partilhares esta história connosco.

Agora com a GALp investi 75% das minhas poupanças, cerca de 12 000E, ao ler a tua história atravessaram-me uns calafrios... É a primeira vez que compro nesta quantidade e neste valor...

Abraço,
Bruno

Registado: 11/10/2006 22:14

por Cali » 26/10/2006 19:23

9 anos de sofrimento, para não sair do Zero...
Seria frustrante, se isso não lhe tivesse dado a capacidade para, nos proximos 9 anos fazer aquilo que soube fazer bem, nos ultimos 3 anos.

Ter a capacidade de vender a perder, depressa, e sem pestanejar, é a maior virtude de um trader. Parabens por o ter conseguido. Lamento que tenha demorado e custado tanto. Esse tem sido o meu passaporte para o sucesso. Sem exageros, caro amigo, posso-lhe dizer que actualmente eu falho á volta de 6 ou 7 trades em cada 10, ou seja, perco dinheiro nesses 6 ou 7. Curiosamente, descobri que, quantos mais falho, mais lucro tenho.

Parabens pela sua historia com final feliz. Aquilo porque passou nestes anos não tem preço: chama-se experiencia! É algo que muitos dos recem-chegados á Bolsa só vão perceber no dia em que lhe acontecer a eles. Tem o caminho aberto para o sucesso, daqui para diante. Compreendo o seu relato exaustivo e apaixonado: este é o seu momento de festa, e esta foi uma das formas de celebrar! :)
Muitos e fartos anos de mais-valias é o que eu lhe desejo! 8-)

Registado: 9/12/2002 13:40

por Dark » 26/10/2006 19:19

Coach,

Muito bom relato.

Todos devemos rever-nos um pouco no teu relato, pois não há outra técnica de aprendizagem na escola que são os mercados.

A minha também teve episódios dantescos, mas há bastante mais tempo... lembram-se do crash de 1987 ? ... pois ... eu também me dei mal, também pensava que era só abanar a árvore das patacas e gozar os rendimentos...

Aprendi (como sempre) com as más experiências e passei a estudar os fenómenos, sempre guardando a certeza que o mercado sabe sempre mais que nós e toma a direcção que deve, quer nós queiramos quer não...

Adivinhar é coisa de bruxos, agora aprender a reconhecer tendências e padrões já é mais possível !

Obrigado por partilhares a tua experiência e bons negócios.
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por Paulo_Alex » 26/10/2006 19:19

Cada vez vejo mais a atitude em bolsa como a condução de um carro: excesso de confiança e pouca experiência podem sair caras.

Eu no respeitante à condução aprendi cedo, pois com 13 anos agarrei no carro do meu pai, e fui contra um caixote do lixo a fazer marcha-a-trás à manganão. Felizmente só raspei o parachoques de lado, mas serviu-me na altura para aprender a noção do excesso de confiança.

Em bolsa é quase o mesmo. Também eu quando comecei era sempre a ganhar. Parecia tão fácil! Depois vieram as perdas (brutais), a desilusão, a perda de confiança, e a necessidade de que também aqui há muuiiiiitíssimo para aprender.

Eu, de um pico de -20000€ em Maio, estou neste momento com -15000€ de saldo. Também espero que o desfecho seja positivo, mas agora tenho uma arma: chama-se stop-loss, que antes não utilizava.

Bem hajam a todos, e posts como os que li são sempre bem vindos.

Só mais uma nota: toda a gente fala do actual bullmarket; tudo bem que o mercado fez uma correcção saudável em Maio, mas... temo cada vez que oiço dizer que a bolsa já subiu x%, cada vez que vejo uma reportagem, numa revista, num jornal ou numa televisão, com as euforias bolsisticas, vejo-o como um sinal de bearmarket em potencia a vir. Espero estar redondamente enganado. A mim não me dava jeito nenhum.

Registado: 23/5/2006 11:26

por ptmasters » 26/10/2006 19:15

Parabéns pela recuperação e obrigado pela partilha!

Acredito que hoje seja um dia verdadeiramente especial para ti.

1 abraço e bom jantar
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

er

por luis lobs » 26/10/2006 19:04

Pois é amigo nao desmoralizes que nao foste o unico :mrgreen:

Depois ..nao cais no mesmo erro da euforia.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por MarcoAntonio » 26/10/2006 19:01

iurp Escreveu:...
E nunca nos esquecermos que o mercado tem mesmo dois sentidos.
...

Segundo o autor (e eu concordo!) tem três...

Essa lateralização tantas vezes esquecida (e por vezes bem demorada).
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por HOSTILE » 26/10/2006 18:58

Adorei ler cada linha desta lição!
Obrigado por partilhar connosco.
Abraço! :clap:

Registado: 31/5/2006 21:13

por iurp » 26/10/2006 18:51

De vez em quando é bom aparecerem estas histórias que se assemelham a outras vividas por muitos de nós. Às vezes é importante parar para reflectir. E nunca nos esquecermos que o mercado tem mesmo dois sentidos.

Obrigado pela história. Fez-me lembrar um pouco da minha

Abraço e BN

Registado: 23/1/2006 23:54

por Pata-Hari » 26/10/2006 18:50

História fantástica!!

Agora contamos contigo para nos ir dando dicas acerca do modo como interpretar o mercado :).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por JCS » 26/10/2006 18:47

Coach, bem vindo (excelente relato). O desejo de muito sucesso para a tua carteira.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por MPAP » 26/10/2006 18:32

Estou certo que uma boa parte dessa descrição tem muitos pontos em comum com uma boa parte das pessoas que andam nos mercados de capitais há uns anitos.

Mesmo assim, é sempre positivo partilhar essas experiências pois ajudam-nos a cementar aspectos de capital relevância! :clap:

A questão que deixo no ar è a seguinte:
Se não tivesses dado a volta por cima, terias a mesma disponibilidade para comentares o sucedido?!...

Cmpts e bem-vindo!
MP

Registado: 20/8/2004 15:40

por JN » 26/10/2006 18:23

Coach, excelente história.
Quem anda neste negócio há uns anos encontra aqui muitas coicidencias com certeza.a

Só não acredito nesta parte:
""acredito que é possível prever-se os movimentos de subida e de descida de algumas acções momentos antes de os iniciarem, definindo-se padrões comportamentais com base na observação dos respectivos cofres. ""

Cuidado, o curso nunca se completa, estamos sempre a aprender.

os meus cumprimentos e um grande abraço!!
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por ASE » 26/10/2006 18:19

Excelente relato :clap:
Muito obrigado por partilhares a tua experiência!
Identifiquei-me com algumas situaçoes ;)

ASE.·.
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." -- George Bernard Shaw

Registado: 29/12/2005 17:25

por tunes » 26/10/2006 18:17

Obrigado por partilhar essa experiência.

Eu sou novato nisto e em certas situações cometo erros iguais aos que reportou. Para já estou positivo, mas ainda não apanhei um bear market para me dar umas lições.

Registado: 21/12/2004 12:46

Uma experiência igual a tantas outras mas com um final feliz

por Coach » 26/10/2006 18:04

Acompanho o Caldeirão desde os seus primórdios, mas apenas hoje decidi registar-me e dar o meu pequeno contributo por julgar o mesmo interessante do ponto de vista da experiência vivida, sobretudo para os que iniciam os seus investimentos nos mercados financeiros mobiliários.
Já passaram quase 9 anos desde que, em Dezembro de 1997, numa situação em muito semelhante à que agora assistimos, com os mercados bolsistas ao rubro, comprei as minhas primeiras acções no âmbito da 1ª fase de privatização da Brisa.
À data, tinha 19 anos e frequentava o 3º ano da minha licenciatura em Economia e motivado pelo contacto com as matérias que então estudava e pelos fortes ganhos das acções que observava dia após dia nos jornais, uma vez que à data cotações online, só mesmo nas correctoras, decidi em conjunto com um colega de carteira e amigo de longa data, investir os cerca de 450 contos que a minha mãe carinhosamente foi depositando no Banco, ano após ano, desde que eu nasci, resultantes das habituais prendas de aniversário e de Natal dos meus avós, tios, padrinhos e também dos meus pais.
A primeira vez não podia correr melhor. Dos cerca de 180 contos investidos na Brisa obtive um retorno quase imediato de cerca de 110cts, ou seja 61% em apenas 6 meses. No mesmo período investi também cerca de 140 cts no fundo Caixa Gest Valorização, obtendo 60 cts, ou seja 42% de lucro, e o remanescente apliquei-o num fundo tesouraria.
Com estes ganhos pensava que tinha encontrado a galinha dos ovos de ouro e já fazia cálculos a 1, 2 e 5 anos capitalizando a taxas de rentabilidade ao ano na ordem dos 40 a 50%, convicto de que o mercado só tinha um sentido – o das valorizações!
Regozijava-me com o facto diariamente e como é óbvio o tema de conversa em casa à hora das refeições era necessariamente a minha performance na Bolsa. A princípio os meus pais, em especial a minha mãe, bastante conservadora a este respeito, viam com bastante reserva estes meus investimentos, mas com o acumular dos dias e dos ganhos foram começando a encará-los com optimismo.
O próximo passo estava então bem encaminhado. Se eu era capaz de multiplicar o meu dinheiro porque não fazer o mesmo com as poupanças dos meus pais. Depois de muito falarmos, entenda-se chateá-los, sobre o assunto, o meu pai deu-me autorização para investir algum do seu dinheiro e, mais do que uma prova de confiança, eu dei-lhe quase de forma imediata uma margem de 25% nos cerca de 500 contos investidos.
O meu irmão mais novo, com 16 anos, porque não, também se achava no direito de ganhar umas massas para as férias e, assim decidimos abrir uma conta em Abril de 1999 numa corretora com 1500 cts em 3 partes iguais, cabendo a gestão dos investimentos à minha pessoa.
Os negócios corriam na perfeição até ter tido conhecimento que era possível efectuar operações a descoberto na corretora. Não me fiz rogado e toca comprar 100 Telecel (é verdade ainda existiam na altura!!) a 127,5€. De um dia para o outro elas descem cerca de 5% e voaram cerca de 170cts, tendo eu no imediato assumido a perda e passado a minha primeira noite em branco.
Uns dias depois a mesma Telecel, que havia estado a cerca de 200€ recupera para os 130,4€ e eu decidido a recuperar as perdas e julgando que ele ia novamente ao céu volto a adquirir mais 100. A reacção voltou a ser idêntica e no dia a seguir, tivémos uma nova queda de 4%. Ora se ela tinha recuperado uma vez certamente ia recuperar de novo, pelo que eu não ia ser burro ao ponto de cometer o mesmo erro, mesmo ficando a pagar juros pelo descoberto durante alguns dias. Passou uma semana e ela continuou a descer. Como queria voltar a ter um sono normal vendi a perder cerca de 250cts.
Depois destas duas autênticas “cacetadas”, que como é óbvio apenas guardei para mim, decidi afastar-me por completo das operações a descoberto e voltar a fazer aquilo que me tinha dado dinheiro até então.
Comecei a frequentar as instalações da corretora e a ver os habituais clientes no seu day trading, tentando aprender com eles os seus “segredos” para ganhar dinheiro de forma rápida e significativa. Procurava imitá-los mas, parece que a sorte de principiante tinha acabado. Tudo o que eu comprava descia e tudo o que eu vendia subia no imediato. No final do ano de 1999 apenas já só tinha nessa conta cerca de 550 contos.
No mesmo período comecei a investir o resto do dinheiro que os meus pais detinham na sua conta bancária e, com a minha entrada no mundo do trabalho novos capitais surgiram para investir. Deste modo, mesmo com o sucesso da OPV da PT Multimédia adquirida a 27€ e vendida no primeiro dia de negociação, no final de 1999 as perdas acumuladas já se cifravam em cerca de 930 contos. Se soubesse o que sei hoje, tinha assumido essas perdas e posto a viola no saco nos dois anos que se seguiram. Mas, o que eu queria era emoções fortes e estava convicto que rapidamente voltaria aos ganhos exponenciais.
No primeiro trimestre de 2000 as tecnológicas estavam ao rubro a fazerem máximos diariamente mas, como tinha receio que elas descessem abruptamente decidi esperar por uma correcção, para entrar forte nesses títulos. Essa correcção aconteceu e adquiri PT Multimédia a 76,3€, Pararede a 8,1€ (não é erro de escrita!!), Cofina a 4,58€ e Compta a 34,5€, na expectativa de que pelos menos voltassem a atingir os respectivos máximos.
A PTM na semana seguinte ainda chegou aos 100€ mas como eu considerava os ganhos pouco significativos, afinal ela havia cotado a mais de 140€, decidi aguentá-las em carteira, vendo dia após dia a cotação a aproximar-se do preço de aquisição, até chegar o dia em que cortou em baixa esse mesmo preço, o mesmo se verificando com os restantes títulos em carteira.
Mesmo a perder dia após dia, eu estava decidido a não vender porque confiava na sua recuperação e não queria estar fora, até porque tinha como máxima “O que desce tem de subir!”. Perante as quedas abruptas das cotações da PTM e da Pararede julgava que era mais fácil recuperar as menos valias baixando o custo médio das mesmas, pelo que até ao final de 2000 fui adquirindo mais destes títulos com o remanescente dos meus salários. Para ajudar à festa, durante esse ano adquiri acções da Sonae.com, da Impresa e da Novabase, nas respectivas OPV’s, pois até à data OPV significava dinheiro imediato em caixa, com os resultados que todos conhecemos. Consequentemente, no final de 2000 as perdas já eram de 3.000 contos.
Completamente desmotivado e numa atitude de descrédito e de derrota total, como que assumindo a perda desses 3.000 contos, entre Janeiro de 2001 e Junho de 2002, desliguei-me praticamente dos mercados, permanecendo contudo com os títulos em carteira à espera que um dia eles começassem a recuperar, até porque não podiam cair mais do que até aí. Nesse período, apenas vendi a Pararede em Julho de 2001 a 0,81€!!, a Compta em Novembro de 2001 a 8,85€ e apostei e reforcei em PTM, com o pouco dinheiro que resultou destas vendas e mais algumas poupanças que fui fazendo ao longo dos meses.
Com algum tempo livre nas minhas férias de Verão, em Agosto de 2002 decidi construir um histórico com todas as minhas operações efectuadas desde a compra das minhas queridas Brisa. Fiquei estupefacto! Estava a bater no fundo com perdas acumuladas inacreditáveis de cerca de 6.500 cts, repartidas entre mim (2.500 cts), o meu pai (3.000 cts) e o meu irmão (1.000 cts), e a minha carteira de acções valia apenas 2.100 cts. Ou seja, para recuperar o que havia perdido a minha carteira tinha de valorizar 410%!!!
Por esta altura os meus pais e o meu irmão já estavam a par de tudo e para surpresa minha, o conformismo deles perante a situação já era tão grande que nunca me chatearam muito, porque viam que esta situação de recessão era global e que praticamente toda a gente conhecida que investia na Bolsa estava a perder avultadas somas, muitos delas astronómicas quando comparadas com os nossos 6.500 contos.
Num laivo de raiva prometi a mim próprio que havia de recuperar tudo, levasse os anos que levasse. Nos dois meses que se seguiram procurei identificar os meus maiores erros e, simultaneamente, comecei a procurar informação na Internet, essencialmente nos fóruns de Bolsa que começaram a surgir com o então BolsaInvest à cabeça. Comecei a ler os diversos posts, com destaque para os do extraordinário Ulisses e a interessar-me pela análise técnica, observando se as cotações das acções seguiam na realidade o comportamento delineado nas suas análises.
Ao mesmo tempo o actual bull market inicia-se e a PTM, a Impresa e a Sonae.com finalmente começam a recuperar dos seus mínimos históricos, tendo encerrado 2002 com um ganho anual de 200 contos e perdas acumuladas de 5.270 contos.
O ano de 2003 inicia-se com fortes ganhos no nosso mercado, e seguindo as análises técnicas daqueles que julgava mais credíveis, mas também os meus feelings, estava definitivamente de volta às lides com a mesma motivação de 1997, mas com mais experiência e sobretudo mais moderado nas expectativas.
No meu trabalho tinha sido promovido ano após ano e, naturalmente os salários eram cada vez maiores, pelo que dispunha de mais capital para encetar a recuperação desejada, porque nem sequer me atrevia a utilizar mais dinheiro dos meus pais e do meu irmão.
Com possibilidade de adquirir acções na banca online fechei a conta na corretora e passei a acompanhar a evolução das cotações a partir da Internet. Ao longo de 2003 as tecnológicas continuam a sua recuperação e nesse ano acumulo 1.020 contos de ganhos, tendo pago ao meu irmão a totalidade das suas perdas.
O ano de 2004 começa da mesma forma e aquando dos atentados terroristas do 11 de Março já tinha ganho cerca de 560 contos, pelo que o acumulado das perdas já só (!!!) era de 3.700 contos. Com a instabilidade que se vivia optei pela prudência, deixei o dinheiro na conta à ordem que me dava os mesmos juros do meu empréstimo bancário, apenas voltando aos mercados no final de Setembro, num regresso feliz com a melhor decisão de compra até hoje tomada – Sonae SGPS a 0.91€!
Até final de 2004 continuei a reforçar a pouco e pouco na Sonae SGPS e fui fazendo alguns negócios com ganhos consideráveis na Impresa e na Sonae.com, as minhas duas preferidas à data, as quais seguia com pormenor, e quase já percebia com 100% de certeza quando iam subir ou descer. Naturalmente, cheguei ao final do ano com um ganhos de 1.175 contos, com perdas acumuladas de 3.100 contos e uma carteira de 5.900 contos.
Estava pois no caminho certo e como em equipa que ganha não se mexe, em 2005 as poucas operações que efectuei consistiram no reforço em Sonae.SGPS, mantendo em carteira apenas a minha posição em Sonae.com e tendo igualmente efectuada uma experiência de 2 dias em Reditus que me rendeu cerca de 175 cts. Apesar de ter obtido ganhos inferiores comparativamente com 2004, alcancei um ganho anual de 935 contos e as perdas acumuladas desceram para 2.130 contos.
Durante o primeiro semestre de 2006 a estratégia foi semelhante, mas a forte correcção observada em Junho anulou-me a totalidade dos ganhos alcançados nos primeiros meses do ano.
A 26 de Julho, farto de observar a Altri a subir de forma absurda sem nunca ter entrado na corrida, depois de analisar os seus padrões de subida, decidi entrar com cerca de 10% da carteira a 2,68€. Como no primeiro dia as coisas correram bem, reforcei nos dias seguintes com mais 20% a um preço médio de 2,72€. Desde essa data, e em simultâneo, a Sonae SGPS e a Sonae.Com também subiram consideravelmente, acumulando em apenas 3 meses ganhos de 2.315 contos!
Hoje finalmente o sonho tornou-se realidade! Estou novamente em terreno positivo com um saldo acumulado positivo de 169 contos e uma carteira que entretanto foi crescendo para 11.565 contos!
O meu Curso de Bolsa está finalmente pago cerca de 9 anos depois de o ter iniciado! Hoje vou levar o pessoal todo a jantar fora à conta do Tio Belmiro e afins e vou finalmente devolver aos meus pais o dinheiro que haviam perdido!
Desculpem a morosidade da História, mas procurei pormenorizá-la tanto quanto possível para dar a ideia mais precisa duma experiência, que acaba por terminar de forma feliz, mas que estou certo igual a tantas outras que não tiveram o mesmo fim.
Em jeito de síntese, permitam-me fazer algumas considerações finais, resultantes da minha experiência, ainda que básicas e óbvias, mas ignoradas pela maior parte daqueles que se iniciam nos mercados de valores:
1. Os mercados têm “três” sentidos: Subida, Descida e Lateralização (não é bem um sentido, mas o importante é a ideia);
2. É o mercado, leia-se institucionais, e não os pequenos investidores que define a tendência;
3. Por regra, compra-se quando os títulos começam a subir e vende-se quando começam a descer;
4. A estratégia de reduzir custos médios num sentido de descida é errada;
5. Aquela que talvez é mais difícil de entender e sobretudo de assimilar, ganha-se dinheiro vendendo-se a perder;
6. Por fim, uma de cariz pessoal, mas talvez pouco consensual, mas que lanço em jeito de desafio, acredito que é possível prever-se os movimentos de subida e de descida de algumas acções momentos antes de os iniciarem, definindo-se padrões comportamentais com base na observação dos respectivos cofres.
Resta-me agradecer aqueles que anos a fio me têm vindo a ajudar com os seus comentários e análises, fazendo votos para que este meu sucesso seja assimilado pelos mesmos como uma recompensa e realização pessoal pelo esforço e pelas horas dispendidas de forma gratuita ao serviço de muitos anónimos, que como eu procuram na vossa experiência algo que nos auxilie a triunfar neste mercado, incorrendo o mínimo risco possível!!!

Registado: 26/10/2006 17:57

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 65 visitantes