Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Princepe da bolsa » 30/10/2006 11:20

Artista nãp sei isso dos PER, mas também não gosto muito de os usar, porque tenho ideia que é mais fácil serem influenciados... Basta venderes um activo para ficares com um PER sobreavaliado...
Esta notícia dos apoios comunitários pode ser aborrecida, embora acho que os apoios cumprem os critérios para serem aprovados pela U.E.

EMPRESAS Publicado 30 Outubro 2006 7:19
OPV da Portucel avança sem garantia de apoio do Estado
A fase de pré-registo das intenções de compra das acções da Portucel na OPV (oferta pública de venda) arranca hoje, embora a empresa ainda não tenha garantido "luz verde" de Bruxelas" aos incentivos financeiros e fiscais que o Estado lhe concedeu para a modernização da fábrica da Figueira da Foz e a construção de uma nova unidade fabril em Setúbal.

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A fase de pré-registo das intenções de compra das acções da Portucel na OPV (oferta pública de venda) arranca hoje, embora a empresa ainda não tenha garantido "luz verde" de Bruxelas" aos incentivos financeiros e fiscais que o Estado lhe concedeu para a modernização da fábrica da Figueira da Foz e a construção de uma nova unidade fabril em Setúbal.

No conjunto tratam-se de projectos na ordem dos 900 milhões de euros, aos quais o Estado, através da API (Agência Portuguesa para o Investimento), se comprometeu a conceder incentivos na ordem dos 175 milhões de euros, mas que ainda não foram autorizados pela Comissão Europeia (CE). O Estado deverá encaixar entre 394 e 434 milhões de euros com esta operação.

Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por artista_ » 29/10/2006 18:41

Boas,

Então eu posso dar uma ordem de compra, na tranche do público em geral, de mais de 15 milhões de acções???? será que li mal?

Eu não percebia bem porque é que as acções estavam a ser negociadas bastante acima do intervalo definido pelo governo para esta OPV mas alguém as deve estar a puxar para o estado vender mais caro, será que vai haver quem as puxe para baixo para comprar mais barato??

Se a média das cotações no periodo de subscrição for superior a 2.30 o estado venderá no limite superior do intervalo definido!!! e se isso acontecer depois de finalizado esse periodo será que as acções se mantêm nesses valores?? ou caiem para junto dos 2.20 ou até menos?!

Já tinha perguntado num outro tópico que já nem sei onde anda, alguém sabe o per médio do sector na europa???

Bom Domingo para todos

Registado: 17/3/2003 22:51

por iurp » 29/10/2006 18:39

"O preço a que o Estado vai vender aos investidores uma parcela de 25,72% do capital da Portucel, vai resultar da média aritmética da cotação de fecho das acções da Portucel, desde o início pré-registo da OPV, agendado para amanhã, até 10 de Novembro. Após aplicado um desconto de 5%, se este valor se encontrar no intervalo pré-definido entre 2 e 2,2 euros, será esse que os investidores vão pagar."

"Será assim este o valor que os investidores vão pagar pelas acções da Portucel, caso este fique no intervalo já definido pelo Governo, entre 2 e 2,20 euros. Se este ficar abaixo do limite mínimo, o Estado vende as acções por 2 euros e se ficar acima do limite máximo, os títulos serão alienados a 2,20 euros. Na sexta-feira a Portucel fechou nos 2,28 euros."

Como eu já tinha dito noutro tópico:

"Por isso, imagino que alguém ligado ao Estado (Parpública?) está a puxar pela cotação".

O Estado com meia dúzia de tostões que está a investir através da Parpública (?), está a fazer com que o preço final seja mesmo de 2,20, arrecadando uns milhões de euros a mais de encaixe. E como o mercado não tem força para baixar a cotação, o que vai acontecer é que vai vender no máximo do intervalo.

Isto é o que se chama ser juíz em causa própria. Portanto, o preço está definido: 2,20.

Um abraço

Vendeu caro a Galp e prepara-se para vender no máximo do intervalo a PTI.

Registado: 23/1/2006 23:54

por Princepe da bolsa » 29/10/2006 18:18

EMPRESAS Publicado 29 Outubro 2006 12:08
Tranches ainda não estão definidas
Ordens no público em geral podem ir até 2% do capital da Portucel
A fase de pré-registo de intenções de compra de acções da Portucel na oferta pública de venda da empresa de pasta e papel começa já amanhã e o Governo não definiu ainda a divisão da oferta pelas várias tranches, estando também em aberto a realização de uma emissão de obrigações convertíveis em acções. O limite máximo de uma ordem no público em geral é de 2% do capital da empresa.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A fase de pré-registo de intenções de compra de acções da Portucel na oferta pública de venda da empresa de pasta e papel começa já amanhã e o Governo não definiu ainda a divisão da oferta pelas várias tranches, estando também em aberto a realização de uma emissão de obrigações convertíveis em acções. O limite máximo de uma ordem no público em geral é de 2% do capital da empresa.

No prospecto preliminar da OPV da Portucel, publicado este fim-de-semana, não estão ainda definidos vários dos importantes detalhes da operação.

Apesar de a operação arrancar já amanhã, com o início do período de pré-registo de ordens de intenção de compra, o Governo não decretou ainda a divisão das várias tranches da oferta. Optou por auscultar primeiro o interesse dos investidores na operação, para determinar o número de acções disponibilizadas para a OPV – trabalhadores, pequenos subscritores e emigrantes e público em geral – para a venda directa e para uma eventual emissão de obrigações obrigatoriamente convertíveis em acções da Portucel.

Assim, os investidores que optarem por dar ordens já esta semana, não sabem qual o número de acções disponíveis para a tranche que estão a participar. Para fazer uma melhor divisão das tranches, o Governo optou por auscultar os investidores, na fase de pré-registo que vai decorrer esta semana e perceber assim qual o interesse na operação.

É por isso que o presente Prospecto preliminar foi aprovado pela CMVM, devendo o Prospecto da OPV ser igualmente objecto de aprovação junto da mesma entidade, sem a qual a OPV não se poderá realizar.

Múltiplos de 100

Ainda assim os investidores que estejam interessados na OPV, sabem já o número máximo de acções que podem comprar, ou manifestar intenção de compra. Estas ordens têm todas que ser dadas em múltiplos de 100.

Os trabalhadores da Portucel e os pequenos subscritores poderão individualmente manifestar intenções de investimento/ordens de compra, na sub-reserva que lhes é destinada. Cada ordem poderá ter um máximo de 20.000 acções.

Já os investidores poderão individualmente manifestar intenções de investimento/ordens de compra, na reserva destinada ao público em geral, até 15.350.000 acções representativas de 2% do capital social da Portucel.

Pré-registo com rateio superior

Apesar das ordens dadas no pré-registo serem mais incertas, devido à falta de informação, estas beneficiam de um rateio 100% superior, tal como ocorreu na OPV da Galp.

"As ordens que tenham sido precedidas de manifestação de intenção de investimento durante o período de pré-registo beneficiam de um coeficiente de rateio superior em 100% ao do das demais ordens", refere o prospecto

O período para manifestação de intenções de investimento decorrerá a partir do dia 30 de Outubro de 2006 até ao dia 3 de Novembro de 2006.

As intenções de investimento poderão ser alteradas e/ou revogadas até ao último dia do período previsto para a OPV, ou seja até às 15 horas do dia 10 de Novembro de 2006.

O período para transmissão de ordens de compra na OPV inicia-se no dia 6 de Novembro de 2006 e termina no dia 10 de Novembro de 2006.

As ordens de compra transmitidas são firmes e irrevogáveis a partir do dia 8 de Novembro de 2006, ou seja, três dias antes do termo da OPV, devendo as instruções de revogação ser transmitidas ao dia 7 de Novembro de 2006.

Os resultados da OPV serão apurados em sessão especial de mercado regulamentado, a ter lugar na Euronext Lisbon no dia 13 de Novembro de 2006.

Cada investidor poderá candidatar-se a adquirir Acções cumulativamente em mais do que uma das reservas da OPV, desde que preencha os requisitos fixados para concorrer a cada uma delas. Cada investidor só poderá apresentar uma intenção de compra/ordem para cada reserva.

EMPRESAS Publicado 29 Outubro 2006 12:10
Governo aplica desconto de 5%
Média das cotações da Portucel vai determinar preço da OPV
O preço a que o Estado vai vender aos investidores uma parcela de 25,72% do capital da Portucel, vai resultar da média aritmética da cotação de fecho das acções da Portucel, desde o início pré-registo da OPV, agendado para amanhã, até 10 de Novembro. Após aplicado um desconto de 5%, se este valor se encontrar no intervalo pré-definido entre 2 e 2,2 euros, será esse que os investidores vão pagar.

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Acções da Portucel no último mês

O preço a que o Estado vai vender aos investidores uma parcela de 25,72% do capital da Portucel, vai resultar da média aritmética da cotação de fecho das acções da Portucel, desde o início pré-registo da OPV, agendado para amanhã, até 10 de Novembro. Após aplicado um desconto de 5%, se este valor se encontrar no intervalo pré-definido entre 2 e 2,2 euros, será esse que os investidores vão pagar.

Esta informação consta no Prospecto da oferta pública de venda da Portucel, que foi publicado neste fim-se-semana.

O Estado vai alienar um máximo de 197.432769 acções da Portucel, que representam 25,72% do capital da empresa de pasta e papel, que após esta operação, deixará de ter o Estado no seu capital.

O preço da OPV "será o valor correspondente à média aritmética dos preços de fecho das acções da Portucel no Eurolist da Euronext Lisbon durante o prazo compreendido entre a data de início do período de pré-registo e a data do termo do período da OPV, deduzida do valor correspondente a 5% dessa média", lê-se no prospecto.

Será assim este o valor que os investidores vão pagar pelas acções da Portucel, caso este fique no intervalo já definido pelo Governo, entre 2 e 2,20 euros. Se este ficar abaixo do limite mínimo, o Estado vende as acções por 2 euros e se ficar acima do limite máximo, os títulos serão alienados a 2,20 euros. Na sexta-feira a Portucel fechou nos 2,28 euros.

Tendo em conta estes valores, o Estado irá encaixar entre 394 e 434 milhões de euros com esta operação. Com a privatização da Galp o Estado encaixou 1,09 mil milhões de euros, pelo que este ano garantirá cerca de 1,5 mil milhões de euros com privatizações, em linha com o valor que se comprometeu.

Os trabalhadores e pequenos subscritores, tal como na OPV da Galp Energia, beneficiam de um desconto de 5% no preço final de venda das acções, sendo que não as poderão movimentar durante três meses.

A fase de pré-registo das intenções de compra de acções tem início amanhã e termina na sexta-feira. A OPV decorre até 10 de Novembro e a sessão especial de bolsa para apurar os resultados está agendada para 13 de Novembro.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd11353.pdf
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

por artista_ » 29/10/2006 13:28

princepe da bolsa Escreveu:PS.: Não percebo muito de AT e menos ainda de AF, pelo que, isto vale o que vale, ou seja, nada! lol

Nada não, eu já fiquei a saber mais do que sabia sobre a Portucel que era "Nada" :)

Bom Domingo!

por Princepe da bolsa » 28/10/2006 23:02

princepe da bolsa Escreveu:Não sou adepto da Análise Fundamental, mas nesta altura todos os investidores vão querer dizer se a PTI vai ser vendida cara ou barata... Eu também vou dizer o que penso, mas resalvando desde já que não tenho preparação académica para fazer uma análise que, na minha opinião, requer uma formação especializada...

Como quem não sabe não inventa, vou ser o mais simples possível. Segui como base a pág 9 desta apresentação da compra da CELBI:

http://www.altri.pt/fotos/gca/115009977 ... 060609.pdf

O intervalo definido pelo governo para a venda da Portucel vai dos 2,00€-2,20€. Na minha opinião será fixado o valor de 2,16€. Assim a Portucel fica avaliada em 1.657.800.000€. O EBITDA dos primeiros 6 meses da PTI foi 149.100.000€, pelo que, imaginando que os últimos 6 meses dão o mesmo EBITA (visão conservadora uma vez que a pasta já subiu e as paragens anuais foram realizadas no 1º semestre), vou fazer as contas com base num EBITDA de 300 Milhões de euros e usar o EV/EBITDA da "Integrated European Producers" em 2005, ou seja, 8,7.

300.000.000€ * 8,7 = 2.610.000.000€

2610000000€ / 767500000 acções = 3,40€

Sendo assim, fico com a sensação que a Portucel vai ser vendida por um valor conservador. Se tudo correr bem até ao fim do ano, não se andará a vender "gato por lebre" se no fim de 2006 andarem a trocar acções da PTI por volta dos 3€, uma vez que a minha AF aponta para os 3,40€.

PS.: Não percebo muito de AT e menos ainda de AF, pelo que, isto vale o que vale, ou seja, nada! lol

jeso como achas que faz sentido resolvi trazer a minha AF para a pág actual... :wink: A esta hora esta tudo na vida nocturna e assim ficaria para sempre na clandestinidade o meu Price Taget de 3,40€ a 6 meses! :lol:

por jeso » 28/10/2006 22:53

Princepe:
A tua análise parece ter fundamentos qb, portanto, vamos namorar essa "menina", suavemente, mas sem exitações. Penso eu de que. :P

Registado: 24/6/2006 12:52

por Princepe da bolsa » 28/10/2006 22:30

Não sou adepto da Análise Fundamental, mas nesta altura todos os investidores vão querer dizer se a PTI vai ser vendida cara ou barata... Eu também vou dizer o que penso, mas resalvando desde já que não tenho preparação académica para fazer uma análise que, na minha opinião, requer uma formação especializada...

Como quem não sabe não inventa, vou ser o mais simples possível. Segui como base a pág 9 desta apresentação da compra da CELBI:

http://www.altri.pt/fotos/gca/115009977 ... 060609.pdf

O intervalo definido pelo governo para a venda da Portucel vai dos 2,00€-2,20€. Na minha opinião será fixado o valor de 2,16€. Assim a Portucel fica avaliada em 1.657.800.000€. O EBITDA dos primeiros 6 meses da PTI foi 149.100.000€, pelo que, imaginando que os últimos 6 meses dão o mesmo EBITA (visão conservadora uma vez que a pasta já subiu e as paragens anuais foram realizadas no 1º semestre), vou fazer as contas com base num EBITDA de 300 Milhões de euros e usar o EV/EBITDA da "Integrated European Producers" em 2005, ou seja, 8,7.

300.000.000€ * 8,7 = 2.610.000.000€

2610000000€ / 767500000 acções = 3,40€

Sendo assim, fico com a sensação que a Portucel vai ser vendida por um valor conservador. Se tudo correr bem até ao fim do ano, não se andará a vender "gato por lebre" se no fim de 2006 andarem a trocar acções da PTI por volta dos 3€, uma vez que a minha AF aponta para os 3,40€.

PS.: Não percebo muito de AT e menos ainda de AF, pelo que, isto vale o que vale, ou seja, nada! lol

por Princepe da bolsa » 27/10/2006 20:22

EMPRESAS Publicado 27 Outubro 2006 19:35
Privatização arranca segunda-feira
Aprovação do prospecto da Portucel “pendurada” por um documento
O Jornal de Negócios apurou junto da CMVM que a aprovação do prospecto da terceira fase de privatização da Portucel por este regulador está dependente da entrega de um documento.

André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt

O Jornal de Negócios apurou junto da CMVM que a aprovação do prospecto da terceira fase de privatização da Portucel por este regulador está dependente da entrega de um documento.

A operação terá início na próxima segunda-feira, com o arranque da fase de recolha de intenções de compra. No dia 6 arranca a fase de oferta, que termina no fim da semana. Na segunda-feira seguinte, dia 13, terá lugar a sessão especial de bolsa.

O Estado vai vender 27,5% da empresa, por um preço entre os 2,00 e os 2,20 euros.

A distribuição da percentagem do capital pelas tranches da venda directa, do público em geral e dos pequenos subscritores será definida só na próxima reunião do conselho de ministros, na quinta-feira.

Recorde-se que o prospecto da OPV da Galp só foi aprovado pela CMVM num Domingo, na noite antes do início da oferta, após uma "maratona" de reuniões entre o órgão supervisor, o ministério das Finanças e os accionistas maioritários da petrolífera.

As acções da Portucel [Cot] encerraram hoje a valer 2,28 euros.

por Princepe da bolsa » 26/10/2006 19:01

princepe da bolsa Escreveu:
Qq tipo de indicação que se procure retirar do gráfico da PTI para tentar explicar o mov. de ontem é pura ficção.

TRSM devo estar a ver aqui qq coisa mal, uma vez que não concordo muito contigo... :?
É verdade que a AT levou uma vassourada, mas daí a ser ficção a AT ajudar a explicar este movimento, aí já não estou de acordo. E porquê?

Porque é possível desenhar uma LTA que se inicia em Fevereiro, ou seja, tem mais de 6 meses, e que tendo demonstrado a sua força por 3 vezes ao longo do ano, pode ter mostrado a sua força também na sexta.

Se a PTI não cair destes valores, poderemos concluir que na sexta esta LTA mostrou de novo a sua força, podendo ser a explicação não da origem do movimento, mas do seu final, ou seja, poderá ter sido o travão na queda... A ser assim esta LTA pode até ter saído muito reforçada, com provas dadas, e por isso me parecia até fazer sentido abrir posições longas....

PS.: TRSM gosto muito das tuas análises de fds e não excluo a forte possibilidade de eu estar errado, até porque a PTI tem andado confusa...

Parece que a LTA que falei há dias acabou por segurar mesmo o papel, dando um sinal que no futuro pode ser importante... Tendo aguentado aquela bronca, mostrou que é uma LTA de confiança...

Por outro lado, mantendo-se acima do intervalo da OPV, mostra que o mercado está optimista quanto ao seu sucesso...

PS: O intervalo da Galp era entre os 5 e os 6 e foi vendida a 5,8... Não me admiraria que a PTI seja vendida a 2,16... Não contava muito com elas a 2,02...

Aqui o gráfico:
Anexos
pti.png
pti.png (31.44 KiB) Visualizado 1537 vezes

por Princepe da bolsa » 24/10/2006 12:01

EMPRESAS Publicado 24 Outubro 2006 11:35
Sector do papel
Sonae Indústria e Portucel entre as 100 maiores empresas mundiais em termos de vendas
A Sonae Indústria (50º lugar) e a Portucel (65º) estão classificadas entre as 100 maiores empresas mundiais, em termos de vendas, no “ranking” global PwC 100 da indústria florestal, de papel e embalagens de cartão, de acordo com a 9ª edição anual do relatório “Global Forest, Paper and Packaging Industry Survey” da PricewaterhouseCoopers.

Ana Filipa Rego
arego@mediafin.pt

A Sonae Indústria (50º lugar) e a Portucel (65º) estão classificadas entre as 100 maiores empresas mundiais, em termos de vendas, no "ranking" global PwC 100 da indústria florestal, de papel e embalagens de cartão, de acordo com a 9ª edição anual do relatório "Global Forest, Paper and Packaging Industry Survey" da PricewaterhouseCoopers.

Segundo a mesma fonte, a nível europeu, a Sonae Indústria e a Portucel encontram-se no 15º e 18º lugares, respectivamente.

O relatório revela que as empresas da indústria florestal, de papel e embalagens estão novamente a enfrentar um ano complicado, após um 2005 difícil para a maioria dos produtores.

O ROCE, uma métrica fundamental de performance nesta indústria de capital intensivo, caiu para uma média de 4,5% em 2005, face aos 5,3% de 2004 – longe do objectivo de 10-12%.

No entanto, quer a Sonae Indústria quer a Portucel registaram um crescimento em 2005, algo que apenas outras cinco empresas europeias alcançaram.

O estudo revela ainda que as vendas a nível global cresceram ligeiramente em 2005 para 340 mil milhões de dólares, face aos 328 mil milhões de dólares registados em 2004. No entanto, os proveitos operacionais decresceram cerca de 11% para 21,6 mil milhões de dólares.

Viva Portugal.
Estas duas empresas brilham nos ambientes adversos...

por Nyk » 23/10/2006 17:26

Privatização da Portucel arranca na próxima semana

23/10/2006

A próxima fase de privatização da Portucel vai arrancar já na próxima semana, com a sessão especial de bolsa da oferta pública de venda agendada para 13 de Novembro, anunciou hoje o Governo.

Na sessão especial de bolsa para apurar os resultados da oferta pública de venda da Galp Energia, o executivo anunciou que na próxima semana vai arrancar já o período de subscrição de acções.

A sessão especial de bolsa da Portucel está agendada para 13 de Novembro.

O Conselho de Ministro aprovou há quinze dias o intervalo de preços ao qual o Estado vai vender a participação de 25,7% da Portucel. A empresa vai ser alienada entre 2 e 2,20 euros por acção, o que permitirá ao Estado encaixar até 434,35 milhões de euros.

Com o encaixe de 1,09 mil milhões de euros com a privatização da Galp, e o encaixe com a Portucel, o Governo garante a previsão de encaixe de 1,5 mil milhões de euros com privatizações este ano.

Assim, tal com previsto, a privatização da REN vai deslizar para o próximo ano.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por isavale » 23/10/2006 16:19

Ola!
Pessoal alguem me explica porque é que a portucel anda a variar entre 2.25-2.27 se a OPV definiu um preço entre 2-2.20 euros.

comentem, obrigado?
Em quase tudo, é mais fácil a gente meter-se do que sair.

Registado: 2/5/2006 23:58

por iurp » 20/10/2006 8:41

Será que há gente que já está a tomar posição para o pós OPV, estando a partir do princípio que a abertura vai ser acima dos 2,25/30. Isso não será querer estar a adivinhar!!!??? Omáximo do intervalo é 2,20 ma spoderá ser menos. Não percebo.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por 1963 » 19/10/2006 19:34

mas tem estado a ter um bom comportamento, isto depois de se saber o valor da privatização. Penso que a tendência será de subida, claro que gostava de ouvir outras opiniões :)

Registado: 24/8/2006 20:09

por Princepe da bolsa » 19/10/2006 18:47

1963 a Portucel não está tão esposta à pasta como a ALTRI e, um dia, isso ainda dará muito que falar... :roll:

Por enquanto, acho piada a esta notícia:

grupo Portucel Soporcel (gPS) garante papéis mais brancos do mercado
02-10-2006

O grupo Portucel Soporcel, o maior produtor de papéis não-revestidos da Península Ibérica e o quarto maior da Europa, orgulha-se de produzir o papel mais branco que hoje se encontra no mercado, com um valor CIE de 171. Este resultado foi confirmado após uma exaustiva análise de brancura feita aos principais produtos concorrentes, entre os quais o papel que comunicava ser o mais branco do mundo, em diferentes laboratórios certificados e independentes

Branco mais branco... não há!!! :shock: :shock:

por 1963 » 16/10/2006 18:49

Não deveria também ter mexido com esta e com semapa, tal como aconteceu com a Altri?

por Princepe da bolsa » 16/10/2006 11:16

Agora entendo TRSM! :wink:

Aqui fica mais uma boa nova para o sector da pasta e, no geral, para as exportações Tugas... Mais uma notícia que, eventualmente, pode ajudar a fundamentar a abertura de posições longas, uma vez que as espectativas futuras para o sector são animadoras.

EMPRESAS Publicado 16 Outubro 2006 11:06
"Research" BPI
Altri e Portucel beneficiam de aumento do preço da pasta de papel
Uma das maiores papeleiras do mundo, a brasileira VCP, anunciou um aumento de 20 dólares no preço por tonelada da pasta e papel para o mercado mundial. De acordo com o BPI, esta subida é positiva para a Altri e a Portucel, aumentando as suas margens de venda.

André Veríssimo
averissimo@mediafin.pt

Uma das maiores papeleiras do mundo, a brasileira VCP, anunciou um aumento de 20 dólares no preço por tonelada da pasta e papel para o mercado mundial. De acordo com o BPI, esta subida é positiva para a Altri e a Portucel, aumentando as suas margens de venda.

O aumento dos preços da VCP tem um "impacto positivo" para a Altri e a Portucel, de acordo com o BPI. "Este aumento representa uma subida de 3,2% nos preços da pasta BEKP (bleached eucalyptus kfrat pulp) na Europa e confirma o ‘outlook’ forte para a indústria no curto-prazo", afirmam os analistas.

O negócio da pasta e papel representa 65% das receitas da Altri (pro-forma) e 24% da Portucel.

O BPI acredita que a decisão da VCP, que é o quarto maior "player" do mundo, deverá ser seguida por outras, tendo em conta "o actual nível reduzido dos inventários, a recuperação da procura na Europa, e o atraso nos projectos de expansão na América Latina".

Os analistas lembram ainda que estão á espera de uma queda nos preços da pasta BEKP em 2007, devido ao aumento da capacidade de produção no Chile e no Brasil.

As acções da Portucel seguem a cair 0,45% para os 2,20 euros, enquanto os títulos da Altri sobem 0,6% para os 3,37 euros.

por TRSM » 15/10/2006 19:10

princepe da bolsa Escreveu:
Qq tipo de indicação que se procure retirar do gráfico da PTI para tentar explicar o mov. de ontem é pura ficção.

TRSM devo estar a ver aqui qq coisa mal, uma vez que não concordo muito contigo... :?
É verdade que a AT levou uma vassourada, mas daí a ser ficção a AT ajudar a explicar este movimento, aí já não estou de acordo. E porquê?

Porque é possível desenhar uma LTA que se inicia em Fevereiro, ou seja, tem mais de 6 meses, e que tendo demonstrado a sua força por 3 vezes ao longo do ano, pode ter mostrado a sua força também na sexta.

Se a PTI não cair destes valores, poderemos concluir que na sexta esta LTA mostrou de novo a sua força, podendo ser a explicação não da origem do movimento, mas do seu final, ou seja, poderá ter sido o travão na queda... A ser assim esta LTA pode até ter saído muito reforçada, com provas dadas, e por isso me parecia até fazer sentido abrir posições longas....

PS.: TRSM gosto muito das tuas análises de fds e não excluo a forte possibilidade de eu estar errado, até porque a PTI tem andado confusa...

Boas Princepe

Não discordo do teu comentário , mas o termo "vassourada" está inserido nos updates que tenho feito à PTI no meu blog

No dia 10(terça-feira) disse que a posição bearish tinha passado a neutro(+), ora quem acompanha os meus comentários, sabe que este neutro(+) significa abertura de posições longas

No dia 12 ( 5ª feira) alerto para a passagem a bullish, e quem tem acompanhado sabe que este bullish pode ser abertura de longos com + segurança ou reforço de posições abertas no neutro(+).

Dia 13 (sexta-feira) foi uma autêntica vassourada(para mim claro)e todo o comentário tem como base as recomendações anteriores.

Espero ter sido explicito :wink:

bfs

Registado: 5/11/2002 11:30

por Princepe da bolsa » 15/10/2006 15:18

por artista_ » 15/10/2006 15:03

Olá Tito, tendo em conta o intervalo definido para o preço da OPV não será grave uma quebra dos 2.17... uma quebra dos 2.10 é que me parece bem mais preocupante!

Bom Domingo

por TRSM » 15/10/2006 14:22

1963 Escreveu:TRSM, não falta ali a vela do dia em que ela foi aos 2.34?

O gráfico que estás a visualizar é semanal, logo a candle(diária) que fez máximo 2,35 com fecho 2,34 está aí inserida.

bfs

por 1963 » 15/10/2006 12:54

TRSM, não falta ali a vela do dia em que ela foi aos 2.34?

por TRSM » 15/10/2006 12:25

PTI (act.)

Governo determina que a OPV se situe entre os 2,00/2,20 e com isso a A.T. levou uma "vassourada".

Não há nada a explicar, é o mercado puro e duro a funcionar.

E agora?
Não há qq duvida que no curto prazo o swing de alta foi completamente anulado e é bem provável que ainda venha a fazer minimos inferiores aos 2,19 de ontem.

Não gostaria de vêr a PTI abaixo dos 2,17 em fecho e muito menos abaixo dos 2,10, pois quanto mais baixo for este mov. mais dificuldade a PTI deverá ter para vir a romper os 2,35 que seria o mov. natural que acabou por ser anulado
Anexos
pti.png
pti.png (12.02 KiB) Visualizado 2395 vezes

por 1963 » 14/10/2006 19:01

Eu por acaso também acho Principe da Bolsa, já coloquei aqui um post para saber outras opiniões mas, infelizmente, ninguém se mostrou interessado em opinar, talvez houvesse opiniões se eu perguntasse como "se compra uma bolsa" :lol:
Portanto vamos aguardar´pelos próximos andamentos, eu entrei na portucel a 2.24 e na semapa a 8.09, portanto vamos ver no que dá, vou aguardar pois já cometi uma asneirada de todo o tamanho com a Mota.
Abraço

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, GamesOver, m-m, Minsk, tami e 109 visitantes