Caldeirão da Bolsa

Trabalhar em mercados financeiros - Como?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 20/10/2006 20:35

10 000*(1,4)^10, o que dá 289.254 euros e 65 centimos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Arturian Gray » 20/10/2006 20:15

Jim Beam Escreveu:
Arturian Gray Escreveu:Pata-hari, dá para fundamentar o porquê de ser só um zero?

Obrigado desde já.

Um zero nos 10.000

Ou seja, 100.000 !!

Hmm, algo continua a escapar-me:
=FV(40%;10;;-100000) = 2.892.546,55 €

Continua a não ser 28 milhões.
Abraço e Bons Negócios.

Registado: 1/9/2006 17:44

Re

por Cem » 20/10/2006 17:05

- Amigo Jaimito:
Desconheço o trajecto dos profissionais bancários para chegar ao sector da Banca de Investimento, só falando com cada um deles será possível saber o respectivo percurso, motivações e como lá chegou. Não sou bancário mas lido com os Bancos amiúde.
Abraço.

- Amigo TT:
De facto o exemplo de 2 dos maiores especuladores no mundo inteiro aponta para que o segredo esteja exclusivamente na capitalização.
Refiro-me ao caso concreto do Warren Buffett, 2º homem mais rico do mundo, e do George Soros que conseguiram em média uma rentabilidade de cerca de 34% (há quem diga também 32%, para o caso tem só um interesse relativo) ao longo de mais de 35 anos de trading.
É no longo prazo que está a dificuldade em conseguir estas performances excepcionais, nos 2 primeiros anos também eu ía muito à frente daquelas rentabilidades,o problema foi ter apanhado depois um ano ligeiramente negativo e outro quase a zero, a minha rentabilidade média anual veio para baixo dos 30%.
Chegar outra vez a ultrapassar os 30% em mais de 10 anos de trading real foi uma meta que me deu água pela barba, felizmente cada um de nós aspira sempre a conseguir ultrapassar as marcas míticas...
Confesso que tive de facto bastantes pedidos para gerir dinheiro de terceiros mas nunca aceitei porque estou consciente dos riscos e contingências dos drawdowns deste tipo de actividade.
Para além do mais a minha actividade profissional não me permite estar sempre focado com os mercados, gerir dinheiro dos outros seria sempre uma responsabilidade acrescida que não está ao meu alcance nem nos meus projectos.
Gerir o que é meu, sim, já me chega e dá-me muito trabalho de preparação prévia.
Embora utilize uma esmagadora maioria de derivados no meu portfolio, os warrants estão completamente fora de causa, não uso disso.
Abraço.

Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

mais...

por TraderT » 20/10/2006 16:36

Cem Escreveu:
Camisa Roxa Escreveu:
TraderT Escreveu:Quanto a rentabilidades estrondosas, não é nada complicado, é tudo uma questão de gestão de risco.

Por favor não digas estas coisas levianamente, se pensares bem, verás que é extremamente difícil conseguir isso, até para os melhores do mundo

se há algo que pode ser considerado um verdadeiro mito é essa noção de que fazer 30%/40% ao ano é fácil...

De facto eu corroboro essa tese de que fazer 30 a 40% ao ano, em média e de forma sistemática, é difícil mas é possível.
Se assim for um emprego num Banco é um desperdício de tempo, há apenas que arranjar uma forma de ir capitalizando calmamente à medida que o tempo passa; quando chegarem a um montante superior a uns 2 ou 3 milhõesde euros podem pedir a reforma antecipada e ir gozando a vida com 10% dos lucros anuais e capitalizando o resto...
Cem

40 % é dificílimo para traders não profissionais e ainda mais para traders profissionais. Pois, quanto mais capital for mais complicado é fazer a gestão adequada do risco e de investimentos, associado a esse capital.

(Um exemplo alguem com 500 euros--- compra opções (bem ecolhidas- do proximo strike)
Depois aguarda!
Há grandes probabilidades de ou perder tudo ou de ganhar o dobro. - È isto que atrais toda a gente para os warrants e bem como os merado andam em contra senso a maioria perde mais de 90% das vezes.) Fazer isto com 10 milhoes de euros já é mais complicado pois as compras tem efeito no mercado levando a movimentos dependesntes da tua actuação.)

O certo é que:
Haveria investidores que te poriam a disposição o capital, e estariam dispostas a ficar apenas com 50% do lucro.
Desde que houvesse uma assunção de risco a meias. (

Ou seja metade/metade de lucros e perdas. Responsabilidação e Lucros.

A partir de um certo nível não te seria dificil encontrar clientes.

E bem face a tudo isto, trabalhar em bancos como diz o Cem, para que!
TraderT - www.forumdebolsa.com

Aquilo que possa escrever neste fórum será uma mera opinião própria da questão em causa, sem nenhuma garantia de qualquer tipo e sem ser um conselho ou recomendação.

Registado: 18/9/2006 2:54

por TraderT » 20/10/2006 16:15

novo_nisto Escreveu:
ruiarnaldo Escreveu:
novo_nisto Escreveu:Eu tenho a opinião contrária. Tomando boas decisões parece-me que num ano bear é possível atingir maior rendibilidade simplesmente porque as acções descem mais depressa do que sobem.

Talvez novo_nisto, por acaso gostava de ter essa "medida" saber se a derivada (o declive) é maior nas descidas que nas subidas... Alguém sabe como a posso obter? Estudos de Bear vs. Bull Markets, etc...
Obrigado.

Acho que um facto relevante e que pesa a favor da rendibilidade nas subidas é que numa subida, percentualmente, a variação é maior, isto é, se uma acção cai dos 10 para os 5 a variação é de 50% mas se for dos 5 aos 10 a variação já é de 100%.

mas não ganhas ou perdes o mesmo?

Claro que tem relevancia em termos de probabilidades do trade etc.. mas só isso porque o efeito util é o mesmo.

E sim o pânico (a dor) tem um efeito e uma aceleração muito superior à ganância, especialmente a partir de um certo nível de perda e dependendo dos intervenientes.
TraderT - www.forumdebolsa.com

Aquilo que possa escrever neste fórum será uma mera opinião própria da questão em causa, sem nenhuma garantia de qualquer tipo e sem ser um conselho ou recomendação.

Registado: 18/9/2006 2:54

Caro Cem!

por iamito » 20/10/2006 16:07

Caro amigo Cem,

Agradeço desde já o seu comentário, informativo em muitos aspectos. É impossível, por essa mesma razão, deixá-lo passar sem resposta.

Antes de mais, queria só apontar que, apesar de ser apenas um recém-licenciado, considero ter uma noção mais realista do mundo de "suposto glamour" da banca de investimento (BI) do que muitas pessoas. Essa adquiri principalmente pelas minhas pesquisas em websites financeiros do Reino Unido (onde estive um ano a fazer Erasmus).

Agradeço-lhe mais uma vez a descrição do trabalho de Corporate e Project Finance. Nesta, referiu que os conhecimentos dos colaboradores nesta área são altamente especializados mas esqueceu-se de referir uma coisa: onde é que são adquiridos estes conhecimentos? Qual é o percurso habitualmente percorrido por estes profissionais? Começam na banca de retalho e depois passam para a BI? Não há outras portas?

Em relação à área de trading, permita-me que acrescente outra questão. Porque é que acha que o mercado da dívida é o mercado de excelência para o trading em Portugal? O que acontece aos mercados de equity, cambial, monetário? Não nos esqueçamos que o FOREX é o maior mercado financeiro do mundo, estando aberto 24h/dia, excepto fins-de-semana. Duvido muito que as instituições financeiras portuguesas negligenciem este mercado a favor do mercado de dívida. Um exemplo de uma instituição especializada neste mercado é, como já deve ter ouvido falar, a Siemca - Sociedade Mediadora de Capitais.

Concordo plenamente no aspecto de haver um controlo elevadíssimo por parte dos bancos nas transacções de trading. Contudo, pelo menos no que acontece no estrangeiro, começar a trabalhar nesta área não é tão difícil a recém-licenciados. Conheço um colega que foi para o HSBC trabalhar em obrigações e no primeiro ano já tinha objectivos de rendibilidade que tinha de cumprir.

Em relação à análise técnica (AT), compreendo porquê o receio das grandes instituições em usá-la. Contudo, não sou contra este método de análise, tendo em conta que já consegui rendibilidade de 7% num portfolio simulado, com 7 transacções (apenas 1 a dar prejuízo) e usando somente 5 indicadores de AT.
Não digo que isto seja um teste de significância para a validade da AT. Contudo, sei mto bem que existem vários estudos que apoiam este tipo de análise (tal como existem outros que o rejeitam).

Mais 1 vez, caro Cem, obrigado pela sua contribuição.

iamito

Registado: 19/10/2006 14:29

...

por Negocios Mendes » 20/10/2006 13:00

Foi um prazer ler este post do Cem.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Re

por Cem » 20/10/2006 12:39

Caro amigo Jamito:
As áreas relacionadas com a Banca de Investimento são o top almejado a que qualquer empregado bancário gostaria de chegar em termos profissionais.
Obviamente só os melhores e os mais conceituados atingem esse objectivo, alguns provavelmente com alguma sorte e cunhas à mistura, é natural aqui em Portugal.
Se for para a área de Corporate e Project Finance o trabalho não é apenas ter de lidar e montar uns belos modelos financeiros em Excel, a parte "aborrecida" é ter de dialogar com clientes altamente exigentes e discorrer em matérias muito especializadas que têm de ser dominadas de fio a pavio no sector fiscal, nos riscos do negócio, na estrutura de balanços da empresa a financiar e essencialmente no sector jurídico e administrativo. Acredite-me porque esse é um sector com o qual tenho de lidar no dia a dia na minha empresa, poucos são os Bancos com pessoal qualificado que conseguem satisfazer um cliente conhecedor dessas matérias e exigente na discussão das matrizes de análise de risco, contingências do negócio a financiar e linhas disponíveis de financiamento interno e externo que em última análise têm de ser aprovadas pelo comité de crédito do Banco.
Não é para todos e a disponibilidade do pessoal do Banco tem de ser mais que absoluta para não perder os grandes clientes e negócios/projectos em discussão, é preciso ter imensos conhecimentos nos diversos ramos destas especialidades todas, só a elite costuma chegar a esse sector e, tal como os controladores de voo, são altamente bem remunerados mas não aguentam uma pressão permanente durante mais de 5 ou 6 anos e a esmagadora maioria sai do sector. Já lidei com dezenas de empregados bancários desta área, desde Directores a operacionais, ao longo de mais de 10 anos e posso-lhe afiançar que menos de 4 ou 5 deles ainda continua no sector...
Na gestão do risco e no trading o cenário não tem nada a ver com a idílica visão de "dá para cá a massa que agora vou aqui gerir isto à minha maneira".
Não se julgue que chega ali um indivíduo com umas ideias novas e umas análises, acabadinho de chegar da Universidade, e aqui vai disto: vender e comprar! Aquilo obedece a regras muito restritas em que os graus de liberdade são ultra-controlados pelo manager da sala de mercados.
A carteira disponível é maioritariamente direccionada para o mercado da dívida, para as obrigações e para arbitragens muito específicas, não há normalmente a liberdade especulativa a que estamos habituados na nossa actividade como traders privados. Para gerir fundos mobiliários só mesmo o pessoal de muita confiança e com muitos anos de trading com provas dadas no Banco, esse é outro nicho ainda mais restrito.
Quanto a usar Análise Técnica para tomar decisões de trading, esqueça, pelo menos em Portugal a nível de 2 dos 3 maiores Bancos nacionais, que eu saiba os Directores da sala de mercados nem querem ouvir falar dessa obscenidade, até eu fiquei chocado ao falar com um deles acerca dessa matéria!
Portanto, meu caro amigo, a vida nestes sectores da Banca de Investimento não é propriamente uma pera doce, a realidade é bem diferente dum cenário idílico dum pit de Wall Street ou Chicago...
Mas o sonho comanda a vida, já dizia o poeta, portanto pode ser que um dia consiga satisfazer esse sonho! Boa sorte.
Cem

por iamito » 20/10/2006 11:48

vsp: eu estou interessado em trabalhar numa sala de mercados, isto é, na área de trading.

mas n me importava de experimentar outras áreas como corporate finance ou gestão de risco. O que me interessa mesmo é entrar em banca de investimento.

Assim, depois de mostrar o meu valor, talvez conseguisse ser transferido para mercados financeiros (independentemente do mercado, apesar de ter um fraquinho por "equity").

mas o tempo (e a sorte e o esforço) dirá se consigo alguma destas coisas!

Que grande confusão que aqui vai...

por vsp » 20/10/2006 11:40

Em primeiro lugar há que saber o que quer fazer em mercados financeiros... é que há dezenas de funcões que não envolvem ter uma grande rentabilidade na carteira pessoal... Que me interessa ter um corretor que tenha uma carteira pessoal fantástica mas que não consiga ter uma conversa decente com um cliente...

Abracos

Registado: 4/12/2002 17:24

por iamito » 20/10/2006 11:35

daviddias: os anúncios que se colocam na minha faculdade, no caso da banca, são apenas para banca de retalho (ou comercial). nunca vi nada para banca de investimento.

já agora, por acaso não és de coimbra? conheço um david dias de coimbra (q andou na martim-d-freitas)..

por Rui A » 20/10/2006 11:27

[quote="novo_nisto]Acho que um facto relevante e que pesa a favor da rendibilidade nas subidas é que numa subida, percentualmente, a variação é maior, isto é, se uma acção cai dos 10 para os 5 a variação é de 50% mas se for dos 5 aos 10 a variação já é de 100%.[/quote]
Sim :), isso é um facto.

Registado: 10/3/2004 17:35

...

por Negocios Mendes » 20/10/2006 11:26

Bom dia!

Acho este tópico interessante, no entanto fico sempre surpreendido com as respostas.
Porque todos tem que dar sempre a melhor solucao??? "se fizeres 40% ao ano, vais ver que te contractam!!!".
Porque tem sempre que ir pela solucao directa?
Mas alguem aqui que tenha um curso superior, trabalha naquilo que andou a estudar?
Poderás ate chegar um dia a corrector ou profissional de mercados, mas vais ter que passar por muitos lados antes de chegares lá. Mas se tiveres mérito e nao deixares a concorrencia meter-se a tua frente, poderás chegar bem mais depressa.

Só para terminar: tratando-se de Portugal, sou da mesmo opiniao de outros foristas, que em Portugal, o factor "C" é muito importante.
Se fôr para um banco, ter uma tia ou avó rica, tb ajuda bastante.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por novo_nisto » 20/10/2006 11:16

ruiarnaldo Escreveu:
novo_nisto Escreveu:Eu tenho a opinião contrária. Tomando boas decisões parece-me que num ano bear é possível atingir maior rendibilidade simplesmente porque as acções descem mais depressa do que sobem.

Talvez novo_nisto, por acaso gostava de ter essa "medida" saber se a derivada (o declive) é maior nas descidas que nas subidas... Alguém sabe como a posso obter? Estudos de Bear vs. Bull Markets, etc...
Obrigado.

Acho que um facto relevante e que pesa a favor da rendibilidade nas subidas é que numa subida, percentualmente, a variação é maior, isto é, se uma acção cai dos 10 para os 5 a variação é de 50% mas se for dos 5 aos 10 a variação já é de 100%.

Registado: 30/8/2005 15:11

por Rui A » 20/10/2006 11:01

Obrigado.

por trichas » 20/10/2006 11:00

Vou mais pelo alemão! o factor c é que impera.
em cada lampião há... :mrgreen:

Registado: 6/10/2006 14:47

por novo_nisto » 20/10/2006 10:54

ruiarnaldo Escreveu:
Claro que é extremamente difícil, senão impossível!!

Num ano de Bull Market, como este ano, é obviamente possível (não digo que provável - mas menos provável, fazê-lo em anos seguidos).
Em anos de Bear Market (apesar de se poder estar curto, talvez seja mais difícil - menos euforia, "menos dinheiro" em Bolsa, mas talvez esteja enganado) e, principalmente, em anos em que não é carne nem peixe, diria MUITO difícil...

Eu tenho a opinião contrária. Tomando boas decisões parece-me que num ano bear é possível atingir maior rendibilidade simplesmente porque as acções descem mais depressa do que sobem.

O problema de facto é quando os mercados lateralizam, principalmente se essa lateralização for acompanhada de grande volatilidade.

Registado: 30/8/2005 15:11

por daviddias » 20/10/2006 10:53

se enviares cvs e responderes aos anuncios k metem na tua fac, de certeza k te vão chamar (tb convem teres uma média interessante)..
umas postas de pescada e tal.. http://aminhacarteira.blogspot.com/

Registado: 1/2/2005 19:30

por Cem » 20/10/2006 10:22

Camisa Roxa Escreveu:
TraderT Escreveu:Quanto a rentabilidades estrondosas, não é nada complicado, é tudo uma questão de gestão de risco.

Por favor não digas estas coisas levianamente, se pensares bem, verás que é extremamente difícil conseguir isso, até para os melhores do mundo

se há algo que pode ser considerado um verdadeiro mito é essa noção de que fazer 30%/40% ao ano é fácil...

De facto eu corroboro essa tese de que fazer 30 a 40% ao ano, em média e de forma sistemática, é difícil mas é possível.
Se assim for um emprego num Banco é um desperdício de tempo, há apenas que arranjar uma forma de ir capitalizando calmamente à medida que o tempo passa; quando chegarem a um montante superior a uns 2 ou 3 milhõesde euros podem pedir a reforma antecipada e ir gozando a vida com 10% dos lucros anuais e capitalizando o resto...
Cem

por Rui A » 20/10/2006 10:20

Camisa Roxa Escreveu:

Claro que é extremamente difícil, senão impossível!!

Num ano de Bull Market, como este ano, é obviamente possível (não digo que provável - mas menos provável, fazê-lo em anos seguidos).
Em anos de Bear Market (apesar de se poder estar curto, talvez seja mais difícil - menos euforia, "menos dinheiro" em Bolsa, mas talvez esteja enganado) e, principalmente, em anos em que não é carne nem peixe, diria MUITO difícil...

por Camisa Roxa » 20/10/2006 9:54

Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Jim Beam » 19/10/2006 23:45

Arturian Gray Escreveu:Pata-hari, dá para fundamentar o porquê de ser só um zero?

Obrigado desde já.

Um zero nos 10.000

Ou seja, 100.000 !!
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

por Arturian Gray » 19/10/2006 23:23

Pata-hari, dá para fundamentar o porquê de ser só um zero?

Obrigado desde já.
Abraço e Bons Negócios.

por Pata-Hari » 19/10/2006 21:59

Pois, foi, num zero. Arturian, um zero. Não deixa de ser impressionante.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Arturian Gray » 19/10/2006 21:54

Ou 2
Abraço e Bons Negócios.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Feedfetcher, iniciado1, tami e 64 visitantes