Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - Capital 1,266X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 24 - Capital 1,266X

por JAS » 24/10/2006 17:53

Hoje andaram todos muito entretidos na Galp...

CFN
Posição reforçada para os 8% pois apanhei umas a 3,45.

DAX
Só entrei já muito ao fim da tarde e talvez tenha comprado um pouco alto o call 8191C a 1,47.
Ficaram para amanhã.

JAS
Anexos
cart 10-24.png
cart 10-24.png (48.02 KiB) Visualizado 3346 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 23 - Capital 1,266X

por JAS » 23/10/2006 17:44

Dia de folga...
Nenhum movimento.

JAS

Re

por JAS » 20/10/2006 22:59

pedrom Escreveu:Gostava de calcular a rentabilidade da minha carteira, mas como tenho feito aumentos e reduções de capital frequentemente não é fácil conseguir chegar a um valor.

Essa questão dos AC's e das RC's já seu muito que falar aqui no Caldeirão.
Até levou à ira dos deuses...

Eu sou de opinião que a rentabilidade deve ser medida relativamente ao "capital médio ponderado".

Se queres calcular a "rentabilidade do ano" só no final do ano é que saberás qual foi o teu "capital médio ponderado".
Até lá podes extrapolar admitindo que até ao final do ano manterás o capital actual.

O cálculo do capital médio ponderado é simples de fazer:
n1 dias com capital X1 = n1 x X1
n2 dias com capital X2 = n2 x X2
...

Para obteres o capital médio ponderado somas estas parcelas todas e divides por 365 dias.
Não te esqueças que deves considerar a parcela correspondente ao número de dias entre a última variação de capital e o final do ano multiplicando-o pelo valor do capital anual.

Se não considerares essa parcela o capital médio ponderado varia todos os dias e só complica a questão...

Um abraço,
JAS

P.S - para não teres que andar a contar o número de dias pelo calendário lembra-te que o Excel subtrai datas.

por luis.gomes » 20/10/2006 18:24

pedrom Escreveu:Jas preciso de uma ajuda se for possível da tua parte. Gostava de calcular a rentabilidade da minha carteira, mas como tenho feito aumentos e reduções de capital frequentemente não é fácil conseguir chegar a um valor.
Será que nas tuas folhas de cálculo não tens uma que me possa calcular isso, nem que lhe tenhas que fazer umas alterações devido aos links que deves ter para os restantes dados da tua carteira.

Chamo a atenção que se alguém quiser enviar um ficheiro que me possa ajudar é bem vindo, mas não quero criar aqui uma discussão de métodos de cáculo de rentabilidades.

Boas,

Estou a desenvolver um ficheiro para gerir a minha carteira no próximo ano pelo que pode dar uma vista de olhos neste tópico:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=51941&start=25

Aproveite e dê algumas sugestões. :wink:

Obrigado,

LG

Registado: 4/1/2005 2:03

por pedrom » 20/10/2006 18:09

Jas preciso de uma ajuda se for possível da tua parte. Gostava de calcular a rentabilidade da minha carteira, mas como tenho feito aumentos e reduções de capital frequentemente não é fácil conseguir chegar a um valor.
Será que nas tuas folhas de cálculo não tens uma que me possa calcular isso, nem que lhe tenhas que fazer umas alterações devido aos links que deves ter para os restantes dados da tua carteira.

Chamo a atenção que se alguém quiser enviar um ficheiro que me possa ajudar é bem vindo, mas não quero criar aqui uma discussão de métodos de cáculo de rentabilidades.

Registado: 29/7/2004 19:55

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 12 - Capital 1,266X

por JAS » 20/10/2006 17:32

Hoje até podia ter dormido até mais tarde...

DAX
Quando acordei já tinha marchado uma venda que deixara ontem à noite aos +20%.
E depois vendi o resto na mesma zona do 1,53-1,55.
Não foi mau e resolvi tirar o resto do dia de folga no DAX.

BCP
Fiz uma venda parcial a 0,37 mas não consegui a recompra a 0,36.
Fica para 2ª feira se não for opado entretanto...

Quanto à rentabilidade mantém-se próximo do máximo anual.

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 10-20.png
cart 10-20.png (64.31 KiB) Visualizado 1384 vezes

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 19 - Capital 1,266X

por JAS » 19/10/2006 17:52

Há dias em que não se pode sair à rua...

DAX
Quiz entrar no call a 1,08 quando estava a 1,12 e falhou.
Repeti a ordem a 1,12 quando estava a 1,14 e falhou.
Vi-o ir a 1,38...
Esperei por uma retracção e acabei por entrar na zona 1,28-1,31.
Dei ordem de venda a 1,50 e...foi a 1,49.
Mais uma vez a "maldição do 0,01"...
E acabou o dia a 1,20.
Fiquei com eles para amanhã.

VAA
Levaram-me mais umas VAF a 0,15 mas foi pena não terem comprado o resto pois a ordem caducava hoje.
Queria centralizar tudo na VAFK mas não consegui.

JAS
Anexos
cart 10-19.png
cart 10-19.png (47.66 KiB) Visualizado 1586 vezes

por SMALL2004 » 19/10/2006 11:59

Olha, afinal a SEMAPA veio mesmo cá abaixo ao tal suporte. Se vier confirmar novamente os 7.95 e não voltar a cair, entro.

Está tudo um bocado negativo. A SAG está a fazer o que eu achava, depois da tal compra de centenas de milhares, há-de vir abaixo de 1.80

A COF vai aguentar-se acima dos 3.55 espero

Pois é JAS, antes não ganhar do que perder muito.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

Re

por JAS » 19/10/2006 0:26

SMALL2004 Escreveu:O próprio JAS, que chegou a ter ALTRI, tinha feito melhor se metesse 100% lá e nunca tivesse vendido. Até podia estar permanentemente de férias que a carteira já estava a 200%. E claro, se fossemos bruxos isto era tudo mais fácil.

Tens toda a razão pois foi um dos 6 ou 7 títulos que escolhi para 2006 e acabei por lucrar pouco com ela.

Mas há uns tempos também andavam todos entusiasmados a comprar PAD a 0,40 ou mais e depois ficaram todos entalados...

Um abraço,
JAS

por SMALL2004 » 18/10/2006 18:59

Neste momento de cotação da ALTRI, prefiro apostar na Cofina. Deixei passar a outra. Foi incompetencia.
Mas acho a cotação da ALTRI um perfeito disparate. não sou economista nem gestor, mas parece-me 500% um bocadinho demais para uma natural evolução em bolsa. Se a COF quando vendeu a ALTRI tinha uma cotação algumas vezes superior, agora que a ALTRI vale mais que a própria COFINA, mesmo 20% tem que valer mais 1 euro na Cofina. E estou protegido se a ALTRI cair 10%.

Em resposta à outra questão, a COF está a render, porque vendi SAG a 1.84 e comprei COF no fecho a 3.55. É pouco, mas hoje a COF estava a 3.62 qdo escrevi a msg. É pouco mas mais que na SAG, que continua a 1.84
Nao sei. Tb achei que vender Finibanco a 2.50 foi bom negócio, e agora esta quase a 3
Quando a bolsa sobe toda assim e facil dizer o que se ganha ou se podia ganhar mais.
O próprio JAS, que chegou a ter ALTRI, tinha feito melhor se metesse 100% lá e nunca tivesse vendido. Até podia estar permanentemente de férias que a carteira já estava a 200%. E claro, se fossemos bruxos isto era tudo mais fácil.

Abraço,
cumprimentos,
SMALL,

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 18 - Capital 1,266X

por JAS » 18/10/2006 17:51

Manhã fora da Bolsa e tarde pouco produtiva...

DAX
Pelos vistos perdi um grande trade no DAX pelo facto de não ter ficado com o s calls para hoje.
Mas paciência...
Depois das 16h ainda entrei no novo call 8186C mas só me rendeu 0,02...
Nada para amanhã.

CFN
Continuei a acumular a 3,56.

JAS
------------------------

ruiarnaldo Escreveu:Pelo que sei, a COF detém pouco mais de 20% da ALTRI (não sei quanto).
Pelo que sei, a participação da COF na ALTRI "custou-lhe" 0,575€, i.e. já valorizou quase 600%. Daí ter referido que "O raio da ALTR não pára de subir, é altura de perceberem que a CFN lucra com isso... ". E mais?

A CFN detém pouco mais de 20% da ALTR mas os administradores devem ter mais uns 30%...
E se eles manejam tão bem a ALTR mais tarde ou mais cedo farão as mesmas "tropelias" na CFN.

Em termos de AF é evidente que a valorização das participações financeiras se traduz em lucros.
E isso fará subir a cotação.

Embora com algum diferimento serão normais as subidas:
- da CFN com a ALTR
- da SEM com a PTI
- da TDU com o BCP

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 10-18.png
cart 10-18.png (47.94 KiB) Visualizado 1983 vezes

por Rui A » 18/10/2006 16:45

ruiarnaldo Escreveu:
SMALL2004 Escreveu:Pois, parece que o amanhã é só quando eles quiserem. Mais 5% hoje na ALTRI. Não faz mal, pq como o JAS avisou, há-de aparecer alguma coisas na COFINA, q entretanto tb já me está a dar o lucro.

Esse lucro, depende "um pouco" de quando comprou. Mas, se me permite, crença é uma coisa, teimosia é outra. Não vale a pena contrariar o mercado ("como o JAS avisou, há-de aparecer alguma coisas na COFINA"). Se o que "está a dar" é Altri (e não só) porque não ganhar com esse(s) "cavalo(s)"?
Quando deixar de dar, muda-se de cavalo...

SMALL2004 Escreveu:Vendi SAG ontem, entrei na COF. Boa opção.

Porque não estou a par da Cofina (e gostaria de estar) poderia explicar-me qual a sua estratégia?
Obrigado.

JAS,

Desculpe esta intromissão no "seu" tópico. Acabei por desviar um "pouco" o tema do tópico. Ainda assim :lol: , aproveito para lhe pedir uma opinião a propósito da própria COF (e, já que sim, da ALTRI).

Pelo que sei, a COF detém pouco mais de 20% da ALTRI (não sei quanto).
Pelo que sei, a participação da COF na ALTRI "custou-lhe" 0,575€, i.e. já valorizou quase 600%. Daí ter referido que "O raio da ALTR não pára de subir, é altura de perceberem que a CFN lucra com isso... ". E mais :wink: ?
Obrigado.

Registado: 10/3/2004 17:35

por Rui A » 18/10/2006 16:27

SMALL2004 Escreveu:Pois, parece que o amanhã é só quando eles quiserem. Mais 5% hoje na ALTRI. Não faz mal, pq como o JAS avisou, há-de aparecer alguma coisas na COFINA, q entretanto tb já me está a dar o lucro.

Esse lucro, depende "um pouco" de quando comprou. Mas, se me permite, crença é uma coisa, teimosia é outra. Não vale a pena contrariar o mercado ("como o JAS avisou, há-de aparecer alguma coisas na COFINA"). Se o que "está a dar" é Altri (e não só) porque não ganhar com esse(s) "cavalo(s)"?
Quando deixar de dar, muda-se de cavalo...

SMALL2004 Escreveu:Vendi SAG ontem, entrei na COF. Boa opção.

Porque não estou a par da Cofina (e gostaria de estar) poderia explicar-me qual a sua estratégia?
Obrigado.

por OPA » 18/10/2006 11:55

Desculpem a pergunta, mas andei a ver no site da Cofina e da Altri e em nenhum encontro referencia ao facto de a Cofina deter participações na Altri.
Sendo assim, porque esperam que a Cofina se valorize com a valorização da Altri?

Registado: 9/6/2005 11:19

por SMALL2004 » 18/10/2006 11:25

Pois, parece que o amanhã é só quando eles quiserem. Mais 5% hoje na ALTRI. Não faz mal, pq como o JAS avisou, há-de aparecer alguma coisas na COFINA, q entretanto tb já me está a dar o lucro. Vendi SAG ontem, entrei na COF. Boa opção.

A SEMAPA é que parece que passa dos 8, mas para baixo. se calhar vou comprar mesmo no número redondo.
E quem sabe até recomprar SAG. Aquele volume ontem foi muito estranho, obviamente não se passa nada de especial, mas há um comprador grande, e até pode ser só o Santander a aumentar a posição, sei lá. O que sei é que a própria SAG aprovou compras e vendas de acções próprias entre um intervalo de valores. Que por acaso já me esqueci
cumprimentos,
SMALL,

por Rui A » 17/10/2006 23:24

SMALL2004 Escreveu:Veremos quando a ALTRI cair amanhã como é que isto se comporta.

Não se fie nisso :wink: !

por Garfield » 17/10/2006 22:18

SMALL2004 Escreveu:Entretanto, aproveitei para fazer umas mais valias jeitosas na SAG a 1.84/1.85, que já andava a acumular desde Agosto, já que hoje esteve muito animada (até demais para o meu gosto). No fecho voltou a meio da subida, que era de onde não devia ter passado hoje. Amanhã com sorte compra-se novamente um pouco mais baixo e espera-se o dividendo
Cheira-me que só subiu ontem e hoje de manhã porque vinham aí umas compras grandes a caminho.devem ter feito muito barulho a chegar....

Com um volume superior a 800.000 titulos estou confiante de que irá estacionar nos 1,89€. E espero que aprovem o dividendo intercalar pois "cash money" dá sempre jeito e ajuda a melhorar as rentabilidades.

Long Live Being Long :)

Registado: 9/2/2005 4:29

Re

por JAS » 17/10/2006 21:00

SMALL2004 Escreveu:JAS, ainda nem te dei os parabéns por teres tranformado o trade no BCP em positivo. Se tivesse um, tirava-te o chapéu!

Mas isso já foi há muitos dias quando o BCP passou os 2,49.
Não te esqueças que eu a certa altura vendi acções e comprei W's com strike 2,20 com maturidade para Setembro.
Esse trade, que já não se vê, deu +0,48% à carteira e há que entrar com ele nas contas do BCP.

Um abraço,
JAS

por SMALL2004 » 17/10/2006 18:13

Também me deram umas Cofinas no fecho a 3.55 Tinha compra a 3.56, fizeram vendas ao melhor...é sempre bom. Estou então no mesmo barco que V.Exma. Veremos quando a ALTRI cair amanhã como é que isto se comporta.

Entretanto, aproveitei para fazer umas mais valias jeitosas na SAG a 1.84/1.85, que já andava a acumular desde Agosto, já que hoje esteve muito animada (até demais para o meu gosto). No fecho voltou a meio da subida, que era de onde não devia ter passado hoje. Amanhã com sorte compra-se novamente um pouco mais baixo e espera-se o dividendo
Cheira-me que só subiu ontem e hoje de manhã porque vinham aí umas compras grandes a caminho.devem ter feito muito barulho a chegar....

JAS, ainda nem te dei os parabéns por teres tranformado o trade no BCP em positivo. Se tivesse um, tirava-te o chapéu!
cumprimentos,
SMALL,

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 17 - Capital 1,266X

por JAS » 17/10/2006 17:58

Dia vermelho nos mercados...

CFN
O raio da ALTR não pára de subir, é altura de perceberem que a CFN lucra com isso...
Continuei a reforçar, hoje com compras a 3,57 e 3,55.

VAA
Finalmente outro negócio dos 7%.
Tinha umas VAF compradas a 0,14 e commeçaram a sair a 0,15.
O que é preciso é paciência, a ordem já lá estava há quase 1 mês...

DAX
Aguardei muito calmamente que o DAX parasse de cair.
Mesmo assim ainda entrei um bocadinho antes de tempo pois comprei calls a 1,09 e eles ainda foram a 1,03.
Vendi a 1,15 pois queria ficar limpinho para amanhã.

JAS
Anexos
cart 10-17.png
cart 10-17.png (48.32 KiB) Visualizado 2561 vezes

por Maddoxx » 16/10/2006 20:54

JAS Escreveu:Mas olha que eu já escrevi isso muitas vezes...
Defini a SEM como uma das minhas acções preferidas para 2006 no início do ano e nota o que escrevi.

SEM – Possível alienação de parte da Portucel

Desculpa lá Jas fazer-te ser tão repetitivo mas por vezes é dificil seguir a tempo inteiro as tuas mensagens aqui no caldeirão. Mas obrigado pela disponibilidade sempre demonstrada em me esclarecer :)

A nossa semapa é que lá continua com as fortes descargas. Acho que vou deixar de comer chocolates suíços, estão a dar-me cá uma azia.. :-k

um abraço,
kanguru

Registado: 23/9/2006 11:12

Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 16 - Capital 1,266X

por JAS » 16/10/2006 18:09

2ª feira sempre foi um bom dia de compras.
(excepto para a pesacada...)

BCP
Aproveitei para meter mais uns W's a bordo a 0,36.

CFN
Há muito que andava de olho nela pois lucra com as subidas da ALTR.
Inexplicavelmente hoje andou ao contrário da filha pelo que aproveitei para entrar na zona dos 3,59-3,53.

JAS
Anexos
cart 10-16 copy.png
cart 10-16 copy.png (46.85 KiB) Visualizado 2844 vezes

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 10 - dia 12 - Capital 1,266X

por JAS » 16/10/2006 0:46

kanguru Escreveu:Apenas considerei que como a avaliação da PTI feita actualmente pelos investidores está superior a 2,00-2,20, logo, estes preços são baixos, já que me pareceu mais certo uma sub-avaliação por parte do governo do que uma euforia generalizada por parte dos investidores arrastados pela OPV...

Eu acho que houve uma euforia por parte dos investidores...
Sobretudo dos ATzinhos que traçaram linhas nos gráficos a apontar para os 2,65.

kanguru Escreveu:Sempre me interroguei o porquê de o Jas estar tão investido na Semapa e não me lembro de ter lido uma explicação tua tão plausível e convincente como a que li agora.

Mas olha que eu já escrevi isso muitas vezes...
Defini a SEM como uma das minhas acções preferidas para 2006 no início do ano e nota o que escrevi.

JAS em 05Jan06 Escreveu:Continuarei apenas no PSI, que me chega muito bem, e dentro deste continuarei a limitar as minhas escolhas a meia dúzia de títulos com boa AF e/ou condições particularmente favoráveis em 2006.

ALTR – Além do mais também é especulativa.
BCP - Porque não?
BPI – Há sempre uma OPA em perspectiva.
BRI – Empresa rentável, título defensivo para épocas de crise ou excesso de liquidez.
JMT – O Mercado Polaco é uma boa aposta.
SEM – Possível alienação de parte da Portucel
PTC – Sem ela o nosso PSI não sobe e a “golden share” talvez acabe...

Um abraço,
JAS

por Maddoxx » 14/10/2006 22:42

JAS Escreveu:Porque pensas que a PTI a 2,00-2,20 é um preço baixo?

Apenas considerei que como a avaliação da PTI feita actualmente pelos investidores está superior a 2,00-2,20, logo, estes preços são baixos, já que me pareceu mais certo uma sub-avaliação por parte do governo do que uma euforia generalizada por parte dos investidores arrastados pela OPV...
Mas foi só um palpite...

JAS Escreveu:O que irá interessar para a SEM serão os resultados operacionais que devem ser bons na PTI e razoáveis na Secil.
Eu continuo a preferir apostar na SEM.
Há sempre a hipótese da SEM arranjar um parceiro estratégico, que até poderá entrar nesta fase de privatização, a quem possa vender o excesso de 14% que detém na PTI.
Isso faria subir a cotação da SEM pois realizaria fortes mais-valias e permitiria reduzir a sua dívida e/ou fazer novas aquisições.

Sempre me interroguei o porquê de o Jas estar tão investido na Semapa e não me lembro de ter lido uma explicação tua tão plausível e convincente como a que li agora.
Ás vezes não vemos o que está mesmo debaixo dos nossos olhos.. mas agora sim, estou plenamente esclarecido :)

obrigado e um abraço,
kanguru

Registado: 23/9/2006 11:12

por JAS » 13/10/2006 18:46

kanguru Escreveu:e agora com a descida da PTI a Semapa será a principal prejudicada?

A SEM não chegou sequer a subir com a puxada extemporânea da PTI.
Se não subiu também não deve descer...

kanguru Escreveu:Já que estes baixos preços definidos pelo governo para a OPV foram uma desilusão e assim a PTI irá manter-se nestes valores por algum tempo... é um racciocínio correcto?

Porque pensas que a PTI a 2,00-2,20 é um preço baixo?
Não te esqueças que esse valor é superior em +45% do que os 1,45 a que o Estado vendeu os 35% à Semapa.
E superior em +35% ao preço a que o Belmiro vendeu os 30% à Semapa.
E isso foi apenas há 2 anos.
Eu penso que, nestes 2 anos, a PTI não gerou lucros equivalentes a 40% do seu capital...
Portanto o preço engloba isso e...muitas expectativas.

kanguru Escreveu:Ou por outro lado e como alguém disse "A procura para a privatização da Portucel deverá ser muito elevada porque o preço é baixo e os projectos da empresa são atractivos para os investidores".. e isto beneficia a Semapa.. Que me dizes?

Eu acredito mais numa administração monocéfala da PTI/Semapa do que naquela coisa bicéfala da Galp(Amorim/ENI).
Com a agravante do Estado ainda lá ficar com um bocadinho e querer lá meter o bedelho.
(O bedelho e uns boys...)
E como tal preferiria ir à PTI e não à Galp.

As últimas contas da SEM reflectiam a situação em 30 de Junho.
Nessa altura a PTI cotava a 2,18 pelo que por aí não há lucros adiccionais porque a cotação deverá manter-se por estes níveis até Novembro.

O que irá interessar para a SEM serão os resultados operacionais que devem ser bons na PTI e razoáveis na Secil.

Eu continuo a preferir apostar na SEM.
Há sempre a hipótese da SEM arranjar um parceiro estratégico, que até poderá entrar nesta fase de privatização, a quem possa vender o excesso de 14% que detém na PTI.
Isso faria subir a cotação da SEM pois realizaria fortes mais-valias e permitiria reduzir a sua dívida e/ou fazer novas aquisições.

Um abraço,
JAS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], m-m, Mr.Warrior e 53 visitantes