Caldeirão da Bolsa

O Petróleo e o Ouro vs. todas as outras commodities

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Keyser Soze » 26/10/2006 15:31

os gráficos são grátis, acessíveis no site http://stockcharts.com

o símbolo da prata é $SILVER

podes editar os gráficos on-line

Registado: 8/2/2006 17:32

pedido

por XPTOO » 26/10/2006 15:27

consegues obter um gráfico semelhante para a cotação da prata?

Registado: 30/6/2006 17:30

por Keyser Soze » 26/10/2006 15:17

no ouro, chamava a atenção para a média 300 ( coloquei no gráfico a simples e a exponencial), tem servido de suporte
Anexos
ouro.PNG
ouro.PNG (56.11 KiB) Visualizado 1428 vezes
oil vs ouro.PNG
oil vs ouro.PNG (22.08 KiB) Visualizado 1421 vezes

Registado: 8/2/2006 17:32

por djovarius » 26/10/2006 12:27

Viva,

Começo a notar no mercado alguns sinais (embora ainda por confirmar) de que há novamente a percepção (o mercado vive de sentimentos) entre os "players" de que a liquidez (há uma significativa inflação monetária) é mais do que suficiente para justificar o investimento em "hard assets". Os juros reais do "cash" não são suficientemente elevados para justificar uma menor alocação de capital nesses activos.
Isto significa que temos que estar atentos nos próximos dias a um retorno do fenómeno mais significativo desde 2002 - queda do USD, com consequente apreciação das outras divisas bem como de "commodities" e até dos mercados accionistas.
Se assistirmos a uma permanente valorização de uma série de activos diferentes ao mesmo tempo, concluiremos que o mercado quer tudo na mão, menos "cash", numa óptica de investimento de curto - médio prazo até que os fundamentais se alterem.

Não antevejo, porém, uma nova vaga em que, por exemplo, o Ouro ou o petróleo valorizem para o triplo a partir do patamar actual.
A própria depreciação do USD ou a subida dos mercados accionistas deverá ser moderada, já que o quadro relativo ao binómio crescimento / preços ainda não é tão claro ou linear como alguns tentarão fazer crer.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Comentador » 26/10/2006 12:08

Bom dia,

Sem dúvida que esta fase de consolidação do Ouro é bastante saudável. O gráfico bem assinalado do nnascimento diz tudo.

Como já tenho referido, é interessante investir em algumas acções seleccionadas de empresas junior do Ouro (e da Prata) que dadas as reservas e os projectos que têm em desenvolvimento constituem um negócio promissor no médio/longo prazo.

Cumprimentos
Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por rounders » 26/10/2006 11:52

Boas,

Acabeu há pouco de entrar num call do ouro para 550 para dezembro a 0.38 com o xau a 591.5 penso que o gráfico apresentado demonstra que pode estar em formação um HS a confirmação dá-se com o partimento dos 600 stop para a minha posição 570.

P.S. Espero também pela inversão no gráfico semanal no MACD .

Bons negócios.

Espero ter está posição umas semanitas pelo menos até aos 620 eventualmente 635

Registado: 15/8/2004 20:52

ouro: próximo movimento

por nnascimento » 26/10/2006 1:33

Deixo aqui um gráfico actualizado da evolução da cotação do ouro. Começa novamente a aproximar-se de uma zona importante para um movimento futuro. O facto de o FED manter inalteradas as taxas e a consequente desvalorização do USD a curto prazo ser uma realidade é um importante catalizador para que um movimento no ouro aconteça.Aliado ao facto de ser a altura do ano em que a procura para consumo é maior, a probabilidade do rompimento da ltd é possivel. Se tal suceder, é de se esperar um movimento até aos 620 e 640 USD. A nivel técnico os osciladores e o RSI têm "espaço" para uma boa puxada. O MACD semanal começa a dar sinais de isaustão e o Oscilador Estocástico já deu sinal de compra há algumas semanas não acompanhado pelo preço. Isto também poderá dizer alguma coisa.
Uma forma de se negociar sem grandes problemas é através do ETF Street Track Gold Trust.
Deixo o gráfico.

Cumprimentos
Anexos
gold.PNG
gold.PNG (34.17 KiB) Visualizado 1560 vezes
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por Comentador » 18/10/2006 10:47

Caro gvieira,

Para mim, o melhor site para estar a par das cotações das commodities é o www.ino.com

Cump
Comentador

por gvieira » 17/10/2006 19:02

Já agoar uma pergunta sobre comodities:

Qual o melhor site para acompanhar a cotação das comodities?

Obrigado

Gvieira

Registado: 15/8/2006 22:09

por Comentador » 17/10/2006 18:05

Caro Selector,

Existem muitos livros sobre futuros, que eu dividiria em dois grandes grupos:

1 - Os informativos, que explicam, para além dos aspectos básicos, tudo o que deve ser tido em conta

2 - Os que, de uma forma mais ou memos minuciosa, desenvolvem ou falam sobre sistemas de trading

O livro do João Paulo Peixoto que o Selector referiu pertence á primeira categoria e considero-o simplesmente excelente. Muitíssimo superior àquele livro de análise técnica que ele ecreveu anos mais tarde.

Eu diria que esse livro basta para ficar com os conhecimentos necessáios. Depois, se se quiser arranjar um sistema de trading próprio podem-se ler muitos dos livros referidos em 2, mas eu temo que não se chegue verdadeiramente a lado nenhum.

É que sistemas que funcionem são fundamentais mas também são dificílimos de construir. Aqui, penso que a ajuda de profissionais é decisiva. Como também é muito importante fazer durante uns tempos uma demo de futuros, uma conta virtual para ganhar experiência. E, depois, começar devagar, com cuidado, sabendo o que se está a fazer mas tendo o apoio de profissionais para coisas como sinais de compra e venda, que são obviamente o verdadeiro cerne do problema.

Acreditem no que eu vos digo: se souberem o que estão a fazer e tiverem, na parte inicial, um "consultor" (ou seja, profissionais em quem confiem) estão a evitar os prejuízos tradicionais que esmagam mais de 90% dos traders e poderão estar a tornar possível uma actividade de trading reantável.

Cumprimentos
Comentador

Re: em que site/correctora aconselha

por Selector » 17/10/2006 16:40

superveiga Escreveu:É que nuca negociei futuros e tenho receio de estoirar as minha carteira em jogadas em falso.

Sou um típico investidor do tipo ''carne toda no assador'' (esta aprendi com o cajuda) que quando ataca assume um risco que nunca deve ser superior a 3/4 % e assumo uma perda com a mesma facilidade que assumo um ganho. perco aqui ganho ali e espero que o saldo final seja positivo...

Em futuros tinha que investir mais moderadamente e precisava de fazer um curso inicial.

Olá super, eu tambem estou com uma crescente curiosidade sobre os futuros. Não pesco nada do assunto, e por falta de tempo ainda não li o livro que comprei sobre a materia.

Penso que poderá ser um bom começo.

O livro foi escrito pelo João Paulo Peixoto e penso que poderá valer a pena ler, já li os outros 3 livros do autor e gostei.

O livro chama-se Futuros e opções e é da editora McGrawHill.

Fica a sugestão.

xau e BNs
\__S E L E C T O R__/

Registado: 22/9/2006 15:36

por Calhas » 17/10/2006 16:34

Caros, Comentador e Super Veiga.

Além do ETF referido, que pode proporcionar uma exposição linear e não alavancada ao Petróleo, o Millennium BCP também emitiu um Certificado sobre o Brent, com a vantagem de serem negociados em euros e portanto sem risco cambial.

Registado: 3/10/2006 14:59

por Comentador » 17/10/2006 16:05

Caro superveiga,

Em relação a determinados aspectos, enviei-lhe agora uma MP.

Tenho a dizer-lhe que estou completamente de acordo consigo em relação à formação indispensável e ao cuidado a ter no tading. E isso vale tanto para o mercado de futuros como para o mercado spot.

Muitas vezes, fazer trading - especialmente se for muito activo - pode ser o melhor caminho para grandes prejuízos ou, no mínimo, para obter rentabilidades negativas no longo prazo, dada a dificuldade dos mercados financeiros que só alguns inexperientes julgam acessíveis e às comissões inerentes.

A sua atitude é muito positiva e dou-lhe um conselho: faça formação, apoie-se em profissionais, faça aplicações de forma cuidada em termos de montante aplicado e riscos da carteira.

Cumprimentos
Comentador

em que site/correctora aconselha

por superveiga » 17/10/2006 14:51

É que nuca negociei futuros e tenho receio de estoirar as minha carteira em jogadas em falso.

Sou um típico investidor do tipo ''carne toda no assador'' (esta aprendi com o cajuda) que quando ataca assume um risco que nunca deve ser superior a 3/4 % e assumo uma perda com a mesma facilidade que assumo um ganho. perco aqui ganho ali e espero que o saldo final seja positivo...

Em futuros tinha que investir mais moderadamente e precisava de fazer um curso inicial.

Registado: 12/9/2006 15:39

por Comentador » 17/10/2006 14:32

Caro superveiga,

Investir ou especular no Petróleo sem ser em futuros tem também grandes riscos. Podem-se comprar acções de empresas do sector, ou então o ETF USO (United States Oil Fund) mas este último não o aconselho pois tem deduções ao preço e não é o mesmo que ter uma "acção representativa" do Petróleo como os ETF´s do Ouro e da Prata, por exemplo.

Para mim, quaisquer certificados ou veículos de investimento no Petróleo que não permitam shortar não têm interesse dada especificidade e volatilidade deste activo. O petróleo é para ser transaccionado em futuros ou em opções, é esta a minha opinião.

Cumprimentos
Comentador

por Comentador » 16/10/2006 19:16

Meus caro amigos,

Lá mais para a noite responderei e farei eventualmente qualquer outra intervenção. Mas agora não tenho tempo!

Só quero dizer ao nnascimento que, para além de indicar o que conto desenvolver sobre este tópico no futuro, ainda não comentei hoje nada de relevante sobre o Ouro, pois só pretendi abordar aquele aspecto conctreto relativo ao Crude.

Abraço
Comentador

por nnascimento » 16/10/2006 19:00

Boa tarde,

Comentador,
é interessante esse seu apontamento, no entanto gostaria de referir que qt ao ouro, a tendência deste tem sido quase sempre de grandes puxadas no preço no último trimestre de cada ano e primeiro trimestre do ano seguinte. Apesar de ser a commoditie mais próxima do dinheiro real a verdade é que existindo uma quota parte de especulação, a India é o principal consumidor desta matéria. Acrescente-se que +/- durante um semestre os joalheiros vão ás compras para venderem as suas jóias em Abril/Maio.
Era bom analisar o peso do ouro e do petróleo e respectivas cotações no indice e reparar nas divergências.
Por razões de tempo é-me impossivel realizar tal tarefa, mas como interessado neste estudo acho que é interessante observar esta perspectiva e retirar conclusões.

Cumprimentos
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

Como e onde compras petrol

por superveiga » 16/10/2006 18:35

qual o site?? hà algum banco português (tenho bpinet) onde possas negociar (só futuros ou podemos mesmo comprar x barris???

desculpa a ''pragunta'' mas estou interessado em comprar mas preferia que não envolvesse futuros

Registado: 12/9/2006 15:39

O Petróleo e o Ouro vs. todas as outras commodities

por Comentador » 16/10/2006 18:29

Vamos por partes, à medida do tempo disponível, da evolução dos mercados e da desejada participaço dos elementos do forum.

Estou a planear referir-me a muitos aspectos que fazem do Petróleo e do Ouro - mesmo com as suas grandes diferenças, que depois focarei - os "pesos pesados" das commodities.

O Petróleo influencia decisivamente qualquer índice de commodities e o Ouro é mais do que uma commodity, é um metal precioso e a melhor aproximação que se conhece do conceito de dinheiro real.

As correlações são também um aspecto muito interessante para analisar.

Mas hoje quero só referir uma pequena investigação que resolvi fazer sobre a evolução dos preços do Light Crude na parte final de cada ano, após Agosto.

Nada malhor do que aprofundarmos dados que consideramos óbvios para chegarmos a conclusões mais cristalinas.

Concluí que, "obviamente", as cotações fraquejam após o verão e começam a descer a sério a partir de Setembro para atingirem o mínimo dos quatro meses finais de cada ano em Novembro e, na maior parte dos casos, em Dezembro.

De 1990 a 2005 inclusive, aconteceu sempre isso, com três excepções: em 1995 e 1999, o mínimo foi em Outubro e em 2003 foi em Setembro.

Neste ano de 2006, estamos já na parte final de Outubro e tivemos um mínimo no final da semana passada. Como é que será até ao fim do ano? Esta é daquelas "million dollar questions", mas o importante é ter opinião.

Para mim, penso que vai haver volatilidade nos preços mas só iremos encontrar o mínimo deste último quadrimestre lá mais para o final.

Fazem-se apostas!

Cumprimentos
Comentador

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, CC-5, Ferreiratrade, fincas, m-m, peterteam2 e 102 visitantes