Caldeirão da Bolsa

Off topic : O carro do futuro será eléctrico !!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por BullPower » 16/10/2006 19:05

OPA, isso era antigamente, aqueles ciclos teóricos que aprendeste a termodinâmica, o Otto etc, isso é pré-histórico. Hoje em dia com o recurso as injecções electrónicas e turbo-compressores, a eficiência energética de um motor alternativo já é bastante melhor. Embora não deixe de ser uma máquina de fazer fumo comparativamente a uma turbina por exemplo.

Não quero com isto dizer que os motores eléctricos não sejam uma solução. Talvez daqui a uns anos quem sabe, já possamos ter veículos eléctricos pelo menos para utilização em cidade.

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por OPA » 16/10/2006 13:37

Para pessoal tão informado àcerca de binários, turbinas, etc etc, deveria ser um dado adquirido que a eficiência energética de uma Central Termoeléctrica a Carvão, sem tecnologia de ponta (género Sines) é na ordem dos 38%. Tudo o resto anda acima dos 40% e se fores às de Co-geração já atiras para os 60% e tal.
Ora, se num carro normal a eficiência não passa dos 35% na melhor das hipóteses, podes ver que mesmo com as perdas na rede, o saldo de queimares o combustível numa Central é mais vantajoso do que o queimares num motor.

Em relação ao "prazer de conduzir", é uma questão de transferir esse prazer para o eléctrico! Vocês acreditam mesmo que numa alteração de tecnologia de fundo como esta, toda a industria que vive à volta dos componentes não vai redireccionar agulhas também? Agora vendem escapes de rendimento, filtros de ar supersize, kits disto e daquilo. Amanhã vendem cabos com metais super-condutores, transformador xpto que permite meter mais uns volts no motor, etc etc e tal.

Até já estou a imaginar na "próxima" concentração na Batlha, Sta Maria da Feira ou quejandos a malta a dizer: vem cá dar uma olhadela ao meu kit de baterias - platina em vez de Niquel - chupa mais 12 volts de cada acumulador e "só" custou 6.000€ porque o meu primo instalou isto lá na garagem.

:lol:

Registado: 9/6/2005 11:19

por BullPower » 15/10/2006 22:46

Rics escreveu:

Sem dúvida!

Os motores eléctricos, além de muito mais limpos e silenciosos, apresentam um curva de binário impressionante! Ao contrário dos motores de combustão interna, em que o binário vai sendo disponibilizado progressivamente, nos motores eléctricos o binário máximo apresenta-se logo disponível desde a rotação 0. Isso proporciona uma experiência de condução fantástica, além de acelerações que, apesar do estado embrionário em que a tecnologia ainda se encontra, já envergonham as mesmas dos super-desportivos actuais.

Uma empresa Americana, a Tesla Motors, muito recentemente lançou a produção de um modelo desportivo revolucionário. Para já a autonomia ainda não é a ideal, e o custo unitário bastante elevado (creio que ronda os 100,000USD). Mesmo assim não chega para as encomendas e mais do que isso, a nível de performance compete, taco a taco, com os deportivos de combustão interna.
Aqui podem encontrar mais informação (muito interessante):
http://www.teslamotors.com

Pois é Rics, mas esqueceste-te de dizer que num motor eléctrico (e depende do motor eléctrico) o binário máximo está disponível a um regime igual a zero mas vai diminuíndo à medida que o regime vai aumentando. Tal como as turbinas. Enquanto que num motor alternativo a combustível é basicamente o contrário.

Se é mais limpo do que um motor a combustível? Depende, qual é a diferença entre gastar combustível num motor alternativo de combustão e gastar combustível numa central eléctrica para depois a transportar até às baterias nos automóveis que por sua vez vão ser utilizadas para alimentar os motores eléctricos, tendo em conta todas as perdas eléctricas desde a central até ao motor eléctrico do veículo?

Depois temos outro problema, que é o da aplicabilidade, se os veículos tivessem só motores eléctricos, era necessário uma garagem para cada carro de modo a se poder ligar à ficha todos os dias para carregar (tipo telemóvel :lol: ). Sabemos que nem todas as pessoas podem ter garagem para o popó, ou porque não há, ou porque não podem.

Na minha opinião a melhor solução deverá ser veículos híbridos, tal como já se vêem por aí, e muito bons diga-se.

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por Bender » 15/10/2006 17:54

Vai mais uma teoria da conspiração ?

Who Killed The Electric Car?
http://video.google.com/videoplay?docid ... 2041338932

Abraço,
Bender

Registado: 12/2/2004 18:57

por TerraVerde » 24/9/2006 1:40

Eu também gosto de conduzir, mas ando farto de fumo e ruído. Poluição? Não! Já nos andamos a envenenar o suficiente.

Como ninguém referiu nada sobre os projectos da Mitsubishi, deixo aqui uns endereços.

Esta marca já fez testes com um Lancer Evo IX MIEV todo eléctrico, um motor por roda. Atinge velocidades de 112 milhas/hora (180+ Kms/h) e tem autonomia de mais de 300 Kms. Ao que parece, só em 2010 vai ser vendido.
por ex:
http://www.jalopnik.com/cars/mitsubishi ... 122270.php

Entretanto, o Colt eléctrico, já deverá(?) andar nas estradas do Japão. Apenas tem tracção traseira, 4wd no Lancer. Tem uma autonomia e potência menores.

http://en.wikipedia.org/wiki/Mitsubishi_Colt

Haverá outros endereços com mais detalhes, é só pesquisar.

Quanto ao argumento de que os carros eléctricos não são bem vindos porque também há poluição na produção de electricidade, este não é de aceitar. Se assim, fosse, ainda hoje os comboios eram a gasóleo. Há muitas maneiras de produzir electricidade sem poluir. Se em vez de termos muitos milhões de fontes produtoras (carros) nos concentrarmos em milhares de estações geradoras de electricidade, com certeza que a poluição será bem menor.

Os carros eléctricos são mais silenciosos e podem haver mais atropelamentos? Isto é se for um carro eléctrico no meio dos outros todos de combustão interna a roncarem alto. Se os carros forem todos ou maioritariamente eléctricos, os ouvidos das pessoas detectarão o seu ruído de rolamento. Isto será um grande passo em frente no bem-estar auditivo das pessoas.

Para terminar, segundo dizem os peritos, a eficiência de carros a electricidade é bem maior do que a hidrogénio ou outras fontes, pelo que o futuro será(?) mesmo com estes.

Oxalá o petróleo continue a subir durante mais uns anos... o que não me parece.
TerraVerde

..................................
É preciso cuidar do meio ambiente!
terraverde00@ymail.com

Registado: 29/11/2002 18:49

por PLPINTO » 23/9/2006 21:33

O que o Marco diz é real!
Já quase fui atropelado por um porque não o ouvi!

Ia aumentar muito os acidentes enquanto os peões não se habituassem a contar só com os olhos.
Mesmo com um pouco de barulho "artificial" os distraidos e duros de ouvido iam ter problemas.

Registado: 22/5/2003 15:08

por artista_ » 23/9/2006 21:26

MarcoAntonio Escreveu:O ser mais silencioso é simultaneamente uma vantagem e uma desvantagem pois em termos de segurança o facto ser silencioso é uma desvantagem (nomeadamente para os peões que deixaram de se poder aperceber tão facilmente da aproximação de um veículo pelo ruído emitido por este).

Não me parece, se isso fosse um problema colocariam um ruído mínimo para anular esse perigo, tal como fazem com a introdução do aroma no caso do gás... ruído a mais é um problema a menos nunca será!

Registado: 17/3/2003 22:51

por PLPINTO » 23/9/2006 21:00

Podiamos começar por acabar com os Tanques e Aviões de guerra ... Já imaginaram a poluição destes bichos no Iraque e noutras guerras?

Voltavamos à Infantaria :lol:
Claro que quando fossemos invadidos pelos Africanos ou Asiaticos tinhamos que lhes oferecer uma bombinha atómica... para equilibrar os numeros :wink:

Registado: 22/5/2003 15:08

Re: Isso mesmo

por novo_nisto » 22/9/2006 19:58

Iniciado Escreveu:Isso mesmo "novo nisto" essa ligaçao romantica,homem maquina vai acabar.
Equanto nao olharmos para os carros (aliás como os europeus do norte),como meros utencilios de conforto e bem estar , nao vamos lá.
Todos sabemos o "status" que dá ter um bom carro , muitos cavalos , barulho apaixonante etc.
Todos gozamos com os "emigrantes" que traziam grandes máquinas ,mas no fundo somos tal e qual eles.

Calma iniciado, bem sei que a salvação do planeta é mais importante que a satisfação dos entusiastas por automóveis, mas enquanto for possível conciliar todos os interesses parece-me ser a política mais acertada.

Sobre este assunto tenho uma posição dificil pois, racionalmente, considero-me uma pessoa com bastante sentido ecológico mas, por outro lado, gosto muito de motos e de carros. É uma luta interior :lol:

E não venhas com essa teoria idiota de que gostar de carros é sinónimo de inferioridade mental pois existem apaixonados por carros em todos os países e em todos os níveis sociais. É um fenómeno que não tem barreiras de qualquer espécie, como todas as paixões aliás. E ela não pode ser eliminada por vontade política. Podes não compreender mas respeita. Eu não compreendo quem gosta de caça mas não digo que todos os caçadores são uns anormais sem civismo.

E não metas tudo no mesmo saco porque tal como na música existem muitas formas de gostar de carros. Eu detesto tunning, street racing, concentrações de motos tipo a de Faro e todo o tipo de manifestações com carros ou motos que atentem contra a sociedade.

Se me perguntares racionalmente eu diria para se acabar já com motos de água, barcos de recreio a motor, ultra-ligeiros e topo o tipo de aeronaves não comerciais. É que as motos e os automóveis ainda cumprem a função de transporte de pessoas mas estes brinquedos que citei servem apenas para diversão nada mais. E são sem dúvida muito mais poluidores do que um automóvel, principalmente os barcos. Mas podemos de um dia para o outro tirar esse prazer a quem gosta de barcos e aviões? Não me parece.

Ou então uma medida muito mais eficaz: Chegávamos à China, Índia e outros países em processo de motorização e dizíamos "Meus amigos, bem sabemos que nos nossos países temos automóveis há mais de cem anos, mas em nome do planeta vocês nunca poderão ter um"

Registado: 30/8/2005 15:11

Cardoso

por Iniciado » 22/9/2006 19:44

Cardoso o conceito a aprender è só este.
"Conduzir nao tem que dar prazer"
Conduzir um carros em estrada é uma grande responsabilidade e uma necessidade de nos transportarmos do ponto A para o ponto B.
Tudo o resto é marketing

Registado: 22/12/2005 15:42

por Cardoso » 22/9/2006 19:39

Tenho que concordar que provavelmente os motores eléctricos vão acabar com todo o prazer da condução...

Mas claro que podemos estar errados... Será que andar numa carruagem puxada por cavalos não era muito mais interessante do que andar nos primeiros automóveis?

Teremos sempre formas de tornar a condução mais agradável, mas é bom não esquecer que o que a maioria de nós considera condução mais agradável é quase sempre proibido... por ser perigoso (para nós e principalmente para os outros)... e isso tenderá a ser cada vez mais punido - seja com que tipo de veículo for...

Registado: 19/12/2002 14:11

Isso mesmo

por Iniciado » 22/9/2006 19:38

Isso mesmo "novo nisto" essa ligaçao romantica,homem maquina vai acabar.
Equanto nao olharmos para os carros (aliás como os europeus do norte),como meros utencilios de conforto e bem estar , nao vamos lá.
Todos sabemos o "status" que dá ter um bom carro , muitos cavalos , barulho apaixonante etc.
Todos gozamos com os "emigrantes" que traziam grandes máquinas ,mas no fundo somos tal e qual eles.

por novo_nisto » 22/9/2006 19:30

Não interessa nesta discussão mas o que fez dos automóveis e das motos serem máquinas que sempre despertaram a paixão nas pessoas ao longo dos últimos cem anos foi precisamente o motor de combustão interna.

Altamente ineficiente, baseado num conceito quase estúpido de gerar movimento rectílineo alternado para depois converter em movimento circular. Mas esse mesmo motor é capaz de dar aos automóveis "vida", personalidade, é como se eles tivessem uma dimensão humana.

Um carro eléctrico é como outra qualquer máquina eléctrica, uma varinha mágica, um aspirador. Existe para nos facilitar a vida, cumprir a sua função, mas ninguém tem uma ligação quase afectiva com uma varinha mágica como os entusiastas por automóveis ou motos têm pelos seus veículos.

Carros...

por Iniciado » 22/9/2006 19:29

Carros.(a minha visao)
Vou falar a médio prazo (dez anos)
Esqueçam prazer de condução.
A medio prazo a minha visão da coisa é a seguinte.
Poluidor= pagador (nao é novidade)
Carros hibridos.
Carros a Hidrogenio,para mim será o unico futuro admissivel,Nao o sao hoje porque os lobbyes das petroliferas nao deixam.
Conceitos como: prazer de condução,tuning,hp (Cavalos),pneus largos ..etc , são para esquecer.
Conceitos a aprender:Segurança (passiva e activa)
Civismo, respeito .
Isto é a minha visao daqui a dez anos cá estaremos.
Se Deus quiser

por Rics » 22/9/2006 19:09

Bem, quanto ao prazer de condução, também eu adoro conduzir e gosto de um carro que seja performante e que tenha um muito bom comportamento dinâmico, com um motor que, em vez de ruído, debita uma sinfonia. E quando digo comportamento dinâmico, não me refiro à definição Americana dos "muscle cars", muito potentes e rápidos a direito e uma nódoa nas curvas. Refiro-me mais à definição das marcas Alemãs (como a Porshe ou BMW) ou desportivas Italianas, em que apesar de se passar um pouquinho o limite numa ou outra situação, não deixa de ser espantoso o "agarrar" do carro às curvas, numa ou outra cortada mais agressivamente.

De qualquer forma, como eu disse, a tecnologia ainda está em fase embrionária. E mesmo assim, esse modelo da Tesla Motors debita 248CV! Uma aceleração dos 0-100 em menos de 4s e um binário de quase 200Nm entre as 0 e quase as 10000 rotações...

Claro que, mesmo que com a adição de tecnologia que venha progressivamente a melhorar o comportamento dinâmico e a performance, muitas saudades deixarão o rosnar dos motores de combustão interna...

Provavelmente não se irá perder nenhum prazer de condução, simplesmente a sua definição irá mudar à medida que a tecnologia evolui e a ela nos adaptamos.

O futuro é eléctrico, disso poucas dúvidas restam. O que ainda falta à humanidade é uma forma de produção de energia eléctrica barata e sem consumo de recursos ambientais.
Pode ser que o mega-projecto de uma central de fusão nuclear (processo muito mais evoluído que a fissão ou cisão), traga novidades...

Registado: 8/11/2002 12:16

por Mágico » 22/9/2006 19:06

O problema principal dos carros eléctricos está na forma como se produz e armazena a electricidade. As baterias que existem hoje em dia têm pouca capacidade e são extremamente pesadas, já para não falar dos problemas em termos ambientais, as baterias são objectos muito poluentes que contêm resíduos muito perigosos. A solução de fuell cell a mim parece-me muito mais razoável. Mas o futuro o dirá...espero estar cá para ver. :-)

A poupança em termos de CO2 poderá ser uma forte motivação para a implementação deste tipo de tecnologias.

Quanto ao ponto de as marcas não estarem interessadas por causa da manutenção ser reduzida...julgo que as construtoras não estarão muito preocupadas com esse aspecto. Preferem vender novos, o que se não alterarem o modo de propulsão dos automóveis, ficará seriamente comprometido uma vez que é insustentável que se continue a emitir CO2 da forma que o fazemos.

Um abraço
Mágico
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

por MarcoAntonio » 22/9/2006 19:01

A velocidade não é propriamente um problema. Desde já há bastante tempo que os veículos alternativos conseguem atingir velocidades bastante decentes e acelerações bem interessantes. Perfeitamente compatíveis com a utilização quotidiana da maior parte dos automóveis...

Já a autonomia é um problema pois normalmente estamos a falar de veículos com uma autonomia que é de metade ou um terço dos veículos de combustão. Um grande handicap no que diz respeito a deslocações de longo curso.

Neste momento, penso que uma boa alternativa é o veículo híbrido (como por exemplod dispõe o Honda Civic que tem tido um sucesso interessante a nível comercial).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Selector » 22/9/2006 18:52

Um carro electrico que dá 180 Km/h, assim tá bem.

Para sermos verdadeiramente sinceros só poderá haver aceitação, quando as novas tecnologias não nos obrigarem a abdicar que que já damos como certo.

Por isso a unica solução que verdadeiramente interessa é aquela que garantir ou superar os patamares que hoje nos são oferecidos pelos veiculos de combustão.

Registado: 22/9/2006 15:36

por MarcoAntonio » 22/9/2006 18:44

Rics Escreveu:Os motores eléctricos, além de muito mais limpos e silenciosos,...

O ser mais silencioso é simultaneamente uma vantagem e uma desvantagem pois em termos de segurança o facto ser silencioso é uma desvantagem (nomeadamente para os peões que deixaram de se poder aperceber tão facilmente da aproximação de um veículo pelo ruído emitido por este).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por novo_nisto » 22/9/2006 18:43

Os carros eléctricos não são, em si, a solução para o problema ambiental que se coloca.

Estes podem ser tão poluentes quanto um carro actual. A grande questão é de que forma se produz essa electricidade para alimentar os carros eléctricos. Se for uma fonte limpa, renovável então sim pode-se dizer que o carro eléctrico é uma boa solução. Se a criação da energia eléctrica não for ambientalmente compatível então o carro eléctrico limita-se a passar a poluição do seu motor para uma fonte externa e não a eliminá-la.

Quanto ao prazer que um carro eléctrico pode dar não posso concordar. Os carros eléctricos serão quanto a mim um mal necessário pois prazer darão zero. Como adepto de carros e da condução considero que os carros eléctricos irão acabar com o automóvel como objecto de prazer. Será um meio de transporte, nada mais do que isso.

por Rics » 22/9/2006 18:34

Sem dúvida!

Os motores eléctricos, além de muito mais limpos e silenciosos, apresentam um curva de binário impressionante! Ao contrário dos motores de combustão interna, em que o binário vai sendo disponibilizado progressivamente, nos motores eléctricos o binário máximo apresenta-se logo disponível desde a rotação 0. Isso proporciona uma experiência de condução fantástica, além de acelerações que, apesar do estado embrionário em que a tecnologia ainda se encontra, já envergonham as mesmas dos super-desportivos actuais.

Uma empresa Americana, a Tesla Motors, muito recentemente lançou a produção de um modelo desportivo revolucionário. Para já a autonomia ainda não é a ideal, e o custo unitário bastante elevado (creio que ronda os 100,000USD). Mesmo assim não chega para as encomendas e mais do que isso, a nível de performance compete, taco a taco, com os deportivos de combustão interna.
Aqui podem encontrar mais informação (muito interessante):
http://www.teslamotors.com

Registado: 8/11/2002 12:16

Off topic : O carro do futuro será eléctrico !!

por Bender » 22/9/2006 18:26

A julgar por esta apresentação, parece não haver grandes dúvidas do ponto de vista científico, no entanto, politicamente, esta transição afectará muitos interesses instalados, como por exemplo a indústria petrolifera (seria extinta?), sector lubrificantes (não há partes móveis nos motores), indústria automóvel (motores mais simples, menos manutenções), estados (impostos sobre combustíveis), etc.

Não percam os próximos episódios, isto promete... ;-)

http://www.efcf.com/reports/E17.pdf

Abraço,
Bender

Registado: 12/2/2004 18:57

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58 e 76 visitantes