Portugal vai pagar 65 milhões ao MIT no acordo que foi assin
ruiarnaldo Escreveu:Atomez Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Isso seria o custo por uma formação igual a uma dessas escolas
a ideia não é essa mesmo, só que em vez de ser lá é cá?
...
Que sentido é que isso faz?
Faz todo o sentido (ou melhor, faria, se o objectivo fosse esse) por várias razões:
- fica mais barato trazer cá 1 ou 2 dúzias de professores do que mandar para lá uns 180 alunos por ano
- se os alunos forem para lá é muito maior a probabilidade de lá ficarem a trabalhar em vez de voltarem para empresas portuguesas
- existe uma ligação da universidade às empresas portuguesas que seria quase impossível a partir de lá
penso eu de que
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Coimbra e tradição
Na Universidade de Coimbra a tradição é importante e por isso nós TEMOS vida académica. Temos " A Associação Académica de Coimbra", uma das maiores e mais antigas do Mundo, com história, e que é uma outra segunda escola. É verdade que foi a única universidade a dar um Nobel . É verdade que facilmente encontramos grandes vultos da Cultura Portuguesa que sairam da U. de Coimbra.
SE outras Universidades não têm a mesma tradição que a de Coimbra, qual é o problema? Será inveja quando realçam unicamente a tradição nesta universidade?
Temos coisas boas e coisas más como todas!!!
A faculdade de Direito não é só tradição!!!
A faculdade de Medicina não é só tradição!!!
A faculdade de Letras não é só tradição!!!
A faculdade de Ciências (FCTUC) é que tem menos tradição, pois as engenharias só surgiram no final da década de 60 com a destruição da alta de Coimbra para a construção da mesma. Mas isso não significa falta de qualidade. O melhor aluno do meu curso está a trabalhar na Nasa. Só dou este exemplo “Critical Software” (empresa criada por estudantes saídos desta universidade e que conta com a colaboração de muitos licenciados que se formaram em Coimbra).
http://www.mctes.pt/index.php?id_catego ... 9&action=2
Da faculdade de Economia de Coimbra nada sei. Para mim a Católica de Lisboa é excelente...
É claro que fiquei indignado com a exclusão da Universidade de Aveiro!! Para mim não faz qualquer sentido, pois sei que na área das ciências têm feito um trabalho notável.
O problema no Ensino Superior não está nas universidades estatais, mas sim em muitas privadas que crescem como cogumelos. Sei de um indivíduo com mais de 23 anos, que só tem o nono ano, que nem escrever sabe e que entrou agora num dado Instituto (são os novos exames de acesso para estas situações!!!
).
DE um Orfeonista que tem muito orgulho de ter tirado o curso nesta Universidade.
SE outras Universidades não têm a mesma tradição que a de Coimbra, qual é o problema? Será inveja quando realçam unicamente a tradição nesta universidade?
Temos coisas boas e coisas más como todas!!!
A faculdade de Direito não é só tradição!!!
A faculdade de Medicina não é só tradição!!!
A faculdade de Letras não é só tradição!!!
A faculdade de Ciências (FCTUC) é que tem menos tradição, pois as engenharias só surgiram no final da década de 60 com a destruição da alta de Coimbra para a construção da mesma. Mas isso não significa falta de qualidade. O melhor aluno do meu curso está a trabalhar na Nasa. Só dou este exemplo “Critical Software” (empresa criada por estudantes saídos desta universidade e que conta com a colaboração de muitos licenciados que se formaram em Coimbra).
http://www.mctes.pt/index.php?id_catego ... 9&action=2
Da faculdade de Economia de Coimbra nada sei. Para mim a Católica de Lisboa é excelente...
É claro que fiquei indignado com a exclusão da Universidade de Aveiro!! Para mim não faz qualquer sentido, pois sei que na área das ciências têm feito um trabalho notável.
O problema no Ensino Superior não está nas universidades estatais, mas sim em muitas privadas que crescem como cogumelos. Sei de um indivíduo com mais de 23 anos, que só tem o nono ano, que nem escrever sabe e que entrou agora num dado Instituto (são os novos exames de acesso para estas situações!!!
DE um Orfeonista que tem muito orgulho de ter tirado o curso nesta Universidade.
Para que haja um vencedor tem que haver um perdedor.
Em primeiro lugar, a postura autoritária e paternalista não reconhece qualquer autoria que não seja sua. Por conseguinte, não é de estranhar que nas negociações correntes com o MIT os quatro elementos que conceberam e desenvolveram o programa MIT-Portugal deixaram de estar presentes.
Dona Pata, tens toda a razão.
No entanto, ao ler o artigo, nesta passagem, e por ser a versão de uma das partes, pode haver aqui, um sentimento de "vingança", por parte do grupo dos 4, por terem sido excluídos do processo (suponho que lhes traria vantagens). Falta ouvir a outra parte, que provavelmente evocará problemas orçamentais, e outras coisas que tais. ou o autor, afinal, tem toda a razão. daí falar em teorias da conspiração...
Mas confia no nosso jornalismo de investigação, tudo isto será tirado a limpo.
Mas parece evidente que a visão original, como defende o autor, era superior e o que foi assinado deverá ter pouco impacto, sem o envolvimento das empresas, formaremos os alunos, que no fim lá terão que....emigrar.
Abraço,
Bender
Atomez Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Isso seria o custo por uma formação igual a uma dessas escolas
...
Que sentido é que isso faz?
Tal como a Pata diz "(as mesmas cadeiras, os mesmos professores, o tempo todo)". Porquê?
Além disso, duvido que esta parceria sirva para esses propósitos: lectivos.
O dinheiro do protocolo servirá (penso eu, até prova do contrário) para investigação, R&D/I&D, empreendedorismo de base tecnológica, o que lhe queiram chamar, mas não para se ter aulas!
Não é o propósito dar esses cursos/formações/graduações de "36 mil euros". Quem o quiser fazer, terá que continuar a lá ir...
Cumps
- Registado: 10/3/2004 17:35
Se for isso, I rest my case e fico radiante. Acho fabuloso. E ainda peço uma desculpa publica por ter duvidado, hehe.
Infelizmente, tenho sérias dúvidas (uma delas seria porque faria o MIT isso?). Alguém sabe dos detalhes? o que é o financiamento de 32 milhões para universidades, trata-se exactamente do quê? há investimento privado nisto ou é tudo publico e dos meus impostos?
Infelizmente, tenho sérias dúvidas (uma delas seria porque faria o MIT isso?). Alguém sabe dos detalhes? o que é o financiamento de 32 milhões para universidades, trata-se exactamente do quê? há investimento privado nisto ou é tudo publico e dos meus impostos?
Pata-Hari Escreveu:Isso seria o custo por uma formação igual a uma dessas escolas
se não é então é uma boa porcaria com 5 letras...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Re: Muitas Dúvidas...
Atomez Escreveu:ruiarnaldo Escreveu:O que falta à Universidade de Aveiro, que qualquer uma das outras escolhidas tenha em relação a Tecnologia (Massachussets Institute of Technology)???
Esta é a reacção portuguesinha típica -- "Se aqueles têm porque é que eu não tenho? Também quero!"
Em vez de lamúrias deviam era conseguir fazer um acordo ainda melhor com um concorrente do MIT, Caltech por exº.
Atomez,
Está mais do que visto que estudou numa das instituições que fazem parte da lista... e, MUITO provavelmente, numa daquelas que não seja assim tão fácil explicar porque lá estão. Também esta é uma "reacção portugeusinha típica"...
Já ouviu falar de Carnegie Mellon e de Austin no Texas?
Cumps.
Re: Muitas Dúvidas...
ruiarnaldo Escreveu:O que falta à Universidade de Aveiro, que qualquer uma das outras escolhidas tenha em relação a Tecnologia (Massachussets Institute of Technology)???
Esta é a reacção portuguesinha típica -- "Se aqueles têm porque é que eu não tenho? Também quero!"
Em vez de lamúrias deviam era conseguir fazer um acordo ainda melhor com um concorrente do MIT, Caltech por exº.
Pata-Hari Escreveu:É o perfil da maior parte dos engenheiros do mundo a não ser que tenham feito formação em gestão (e é exactamente um dos perfis tradicionais dos candidatos a MBA por esse mundo fora)
been there, done that
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Bender, eu acho que ele diz algumas coisas extremamente acertadas (ou, pelo menos, com as quais eu concordo), nomeadamente quando foca o facto de termos necessidade de desenvolver areas de activides criticas para nós e nas quais podemos ser lideres dado que não podemos continuar a contar no factor custo de trabalho como vantagem comparativa. E que, nesse aspecto, a parceria seria importante. O que parece ter saído do projecto não é isso... mas espero ser eu quem está enganada e que os 65 milhões sejam mesmo muito bem gastos.
Pata-Hari Escreveu:Atomez, faz contas. 65 milhões é muita coisa em qualquer universidade do mundo. Trust me.
Ok, façamos então umas contas.
Como se diz acima "O total do programa MIT-Portugal prevê um investimento de 65 milhões de euros, em cinco anos, 32 milhões dos quais para financiamento de instituições nacionais."
Portanto ficam para o MIT 65 - 32 = 33 mihões
a dividir por 5 anos dá 6,6, milhões/ano
se o custo por aluno for de 36 mil/ano então isso dá para 183 alunos/ano
Parece-me razoável.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Pata-Hari Escreveu:Os tugas não são mais estúpidos que os outros.
Claro que não. Quem é que disse isso? Eu não disse isso.
Estão é mal preparados. O sistema de ensino anglo-saxónico é muito mais eficaz em preparar pessoas para o mundo real que o tradicional europeu. Quanto a mim ainda bem que começamos a aprender com eles e como eles.
Pata-Hari Escreveu:Este negócio assinado parece-me, sim, ser um money maker para o MIT.
"The business of America is business"
Estavam à espera de quê? Almoços à borla? Ou pelo menos baratinhos?
"Não há almoços à borla" - princípio básico da economia.
"Mas jantares, sim!" - uma amiga minha ...
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Cá vai mais uma teoria da conspiração ...
http://visaoonline.clix.pt/default.asp? ... tId=330182
Abraço,
Bender
http://visaoonline.clix.pt/default.asp? ... tId=330182
Abraço,
Bender
Atornez, o curso só tem de especial que é montado com base em case studies sobre uma dada área de negócio que ainda por cima é A área de negócio daquela zona (stanford) e que a transformou num dos locais mais ricos dos estados unidos. Os engenheiros portugueses não saberem grande coisa de gestão não é algo que acontece só aqui. É o perfil da maior parte dos engenheiros do mundo a não ser que tenham feito formação em gestão (e é exactamente um dos perfis tradicionais dos candidatos a MBA por esse mundo fora). Os tugas não são mais estúpidos que os outros.
Quanto à tua pergunta acerca de quanto conheço acerca de custos de educação em escolas de topo, por acaso conheço bastante bem os custos de programas bons em escolas boas (de topo) e confirmo-te que alguns deles até custam bastante mais que o teu valor por ano em escolaridade (sem contar com custos de vida). Como, por acaso, conheço também com alguma proximidade o tipo de ordenados dos professores de algumas dessas universidades (pelo menos nas áreas de gestão), o tipo de procura que têm e para quê, o que os faz "correr", os sistemas de avaliação, etc.
Este negócio assinado parece-me, sim, ser um money maker para o MIT. 65 milhões paga os ordenados anuais de muitos professores de escolas de topo durante vários anos. Esperemos ter cá montes, resmas, montanhas de professores excepcionais durante vários anos
.
Quanto à tua pergunta acerca de quanto conheço acerca de custos de educação em escolas de topo, por acaso conheço bastante bem os custos de programas bons em escolas boas (de topo) e confirmo-te que alguns deles até custam bastante mais que o teu valor por ano em escolaridade (sem contar com custos de vida). Como, por acaso, conheço também com alguma proximidade o tipo de ordenados dos professores de algumas dessas universidades (pelo menos nas áreas de gestão), o tipo de procura que têm e para quê, o que os faz "correr", os sistemas de avaliação, etc.
Este negócio assinado parece-me, sim, ser um money maker para o MIT. 65 milhões paga os ordenados anuais de muitos professores de escolas de topo durante vários anos. Esperemos ter cá montes, resmas, montanhas de professores excepcionais durante vários anos
Re: Portugal vai pagar 65 milhões ao MIT no acordo que foi a
Pata-Hari Escreveu:Vocês tinham lido que Portugal, no acordo feito com o MIT, vai pagar 65 milhões de euros aos 40 Professores que são supostos cá vir dar aulas? caramba, digamos que é um preço "algo" elevado para conseguir umas aulas dos cranios
Fazes ideia de quanto custa frequentar uma universidade de topo nos EUA ou UK -- Harvard, Yale, Stanford, Berkeley, MIT, Cambridge, Oxford? Só em propinas está nos 36.000 € por ano.
Isto do acordo com o MIT tem quanto a mim uma coisa bem mais importante que a tecnologia: a parte da gestão. Isto porque os engenheiros portugueses de gestão percebem menos que um merceeiro da esquina!
Veja-se por exemplo esta cadeira de Stanford
Business Management for Electrical Engineers & Computer Scientists
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Muitas Dúvidas...
Pata,
Eu não queria/quero, sequer, particularizar
, senão este tópico poderia/poderá ser mais um, em que cada forense tentaria/tentará defender a sua dama (como o do funcionalismo público vs. privado, o dos professores, entre outros) o que poderia/poderá (acredito que não) desviá-lo do assunto.
Desde início (Janeiro de 2006), a escolha das universidades envolvidas/escolhidas foi um "pouco" duvidosa. Chegou a ser noticiado que o protocolo seria estabelecido exclusivamente com o Técnico, logo de seguida apareceu a Nova (qualquer dessas hipóteses não me espantaria de sobremaneira) e, só mais tarde, todas as outras.
Tentemos fazer um exercício, de tentar perceber qual a justificação para a lista final:
3) Em relação à outra de Lisboa, já tenho mais dúvidas (não conhecendo bem a sua realidade, espanta-me a sua inclusão) a não ser pelo facto... de ser da capital.
4) O ISEG só consigo explicar pela tal história (estória
) dos MBAs (que, afinal, acabaram por não o ser)... e por ser da capital
5) A do Porto, é indiscutível. Não só pela FEUP (talvez a "melhor" escola de Engenharia nacional), como pela "necessidade" (
) de se descentralizar um pouco.
6) A de Coimbra? Pela "tradição", "costume", "história"? São estes os chavões da "cidade dos estudantes", não é? Se alguém me conseguir explicar outra razão para esta escolha agradeço (de preferência, no que diz respeito a Gestão e a Tecnologia).
7) A do Minho? É uma universidade (relativamente) nova, e que continua em crescimento (parece-me). Em relação à Gestão, não lhe conheço grandes méritos. Já no que diz respeito a tecnologia, já tem maior relevância que algumas outras aqui faladas (parece-me).
Com isto, e para terminar, queria deixar uma pergunta:
O que falta à Universidade de Aveiro, que qualquer uma das outras escolhidas tenha em relação a Tecnologia (Massachussets Institute of Technology)???
BN
Disclosure: Com este post não quero melindrar, alunos, antigos-alunos ou professores de qualquer das universidades "eleitas", nem de qualquer outra não referida.
Eu não queria/quero, sequer, particularizar
Desde início (Janeiro de 2006), a escolha das universidades envolvidas/escolhidas foi um "pouco" duvidosa. Chegou a ser noticiado que o protocolo seria estabelecido exclusivamente com o Técnico, logo de seguida apareceu a Nova (qualquer dessas hipóteses não me espantaria de sobremaneira) e, só mais tarde, todas as outras.
Tentemos fazer um exercício, de tentar perceber qual a justificação para a lista final:
- 1) Instituto Superior Técnico
2) Nova de Lisboa
3) Lisboa
4) Instituto Superior de Economia e Gestão
5) Porto
6) Coimbra
7) Minho
- estão na capital
quem decide, estudou lá
quem decide, tem filhos a estudar lá
quem decide, dá aulas lá
...
3) Em relação à outra de Lisboa, já tenho mais dúvidas (não conhecendo bem a sua realidade, espanta-me a sua inclusão) a não ser pelo facto... de ser da capital.
4) O ISEG só consigo explicar pela tal história (estória
5) A do Porto, é indiscutível. Não só pela FEUP (talvez a "melhor" escola de Engenharia nacional), como pela "necessidade" (
6) A de Coimbra? Pela "tradição", "costume", "história"? São estes os chavões da "cidade dos estudantes", não é? Se alguém me conseguir explicar outra razão para esta escolha agradeço (de preferência, no que diz respeito a Gestão e a Tecnologia).
7) A do Minho? É uma universidade (relativamente) nova, e que continua em crescimento (parece-me). Em relação à Gestão, não lhe conheço grandes méritos. Já no que diz respeito a tecnologia, já tem maior relevância que algumas outras aqui faladas (parece-me).
Com isto, e para terminar, queria deixar uma pergunta:
O que falta à Universidade de Aveiro, que qualquer uma das outras escolhidas tenha em relação a Tecnologia (Massachussets Institute of Technology)???
BN
Disclosure: Com este post não quero melindrar, alunos, antigos-alunos ou professores de qualquer das universidades "eleitas", nem de qualquer outra não referida.
Rui, boa pergunta... que critério foi usado...? porquê da universidade do minho...? (já estou a ver o tópico a disparatar para os que vão defender a universidade do minho e o seu reconhecimento internacional e mundial, hehe).
O que me choca é o montante que é exorbitante. O que isto infelizmente demonstra é algo de muito triste e que é que sem pagar um preço bem caro nunca conseguiriamos criar condições para que nenhum destes tipos tivesse interesse em trabalhar connosco, em fazer investigação com as nossas universidades ou em vir cá dar aulas.
O que me choca é o montante que é exorbitante. O que isto infelizmente demonstra é algo de muito triste e que é que sem pagar um preço bem caro nunca conseguiriamos criar condições para que nenhum destes tipos tivesse interesse em trabalhar connosco, em fazer investigação com as nossas universidades ou em vir cá dar aulas.
Aveiro, porque não?
Poderá ser uma pergunta um pouco difícil, especialmente para quem está fora da capital e quem não está no meio académico, no entanto aqui fica:
Alguém me sabe dizer porque é que a Universidade de Aveiro ficou de fora?!?!
BN
Alguém me sabe dizer porque é que a Universidade de Aveiro ficou de fora?!?!
BN
to the very fast and impressive growth of Portuguese science and technology
Are they talking about the same Portugal in which we all living in?
Bons negocios,
arnie
arnie
- Registado: 4/11/2002 23:09
- Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE
Portugal, MIT sign 5-Yr partnership
The Portuguese government and the Massachusetts Institute of Technology signed a five year partnership agreement today to expand research and education in management and engineering, officials said.
The wide-ranging, 65 million Euro partnership will be the broadest of its kind undertaken by the Portuguese government.
It will involve professors, researchers and students from several schools of engineering, science and technology, economics and management at seven different Portuguese universities, together with a large number of research centers, associated laboratories and state laboratories, MIT said.
"The Portugal-MIT Program will bring new blood and will provide new challenges to the very fast and impressive growth of Portuguese science and technology," Science, Technology and Higher Education minister Jose Mariano Gago said at the signing ceremony in Lisbon.
The ceremony was attended by Portuguese Prime Minister Jose Socrates and senior MIT administrators and leaders from Portuguese institutions.
"The duty of a responsible government with a look towards the future is undoubtedly to foster scientific and technological skills and to recognize the essential role of research and development activities," Socrates said.
Tom Magnanti, Dean of MIT's School of Engineering, said the partnership would have a significant impact on Europe.
"This relationship is an exciting step in allowing both parties to collaborate on scientific and technological discoveries that are critical to the future of Portugal, of importance to MIT, and will impact Europe to the north and the Mediterranean to the south," he said. (AP)
Fonte http://www.boston.com/business/ticker/? ... esBusiness
The Portuguese government and the Massachusetts Institute of Technology signed a five year partnership agreement today to expand research and education in management and engineering, officials said.
The wide-ranging, 65 million Euro partnership will be the broadest of its kind undertaken by the Portuguese government.
It will involve professors, researchers and students from several schools of engineering, science and technology, economics and management at seven different Portuguese universities, together with a large number of research centers, associated laboratories and state laboratories, MIT said.
"The Portugal-MIT Program will bring new blood and will provide new challenges to the very fast and impressive growth of Portuguese science and technology," Science, Technology and Higher Education minister Jose Mariano Gago said at the signing ceremony in Lisbon.
The ceremony was attended by Portuguese Prime Minister Jose Socrates and senior MIT administrators and leaders from Portuguese institutions.
"The duty of a responsible government with a look towards the future is undoubtedly to foster scientific and technological skills and to recognize the essential role of research and development activities," Socrates said.
Tom Magnanti, Dean of MIT's School of Engineering, said the partnership would have a significant impact on Europe.
"This relationship is an exciting step in allowing both parties to collaborate on scientific and technological discoveries that are critical to the future of Portugal, of importance to MIT, and will impact Europe to the north and the Mediterranean to the south," he said. (AP)
Fonte http://www.boston.com/business/ticker/? ... esBusiness
O curioso é que isto é o que aparece nos jornais internacionais. No entanto, num artigo do ministério, dizem:
"O total do programa MIT-Portugal prevê um investimento de 65 milhões de euros, em cinco anos, 32 milhões dos quais para financiamento de instituições nacionais. No primeiro ano, este financiamento rondará os 4,5 milhões de euros, subindo para mais de 6,1 no segundo ano, 6,9 no terceiro, 7,1 no quarto e 7,2 milhões de euros no quinto ano de execução.
O acordo de cooperação envolve a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, as Faculdades de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Envolve ainda o Instituto Superior de Economia e Gestão e o Instituto Superior Técnico, ambos da Universidade Técnica de Lisboa.
Quanto aos laboratórios associados, o acordo, a celebrar pelo Governo português através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, abrange o Centro de Neurociências e Biologia Celular, Instituto de Biologia Molecular e Celular, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, Instituto de Sistemas e Robótica, Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Laboratório de Química Verde.
Fonte:Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior "
Alguém sabe de alguma coisa, detalhes?
"O total do programa MIT-Portugal prevê um investimento de 65 milhões de euros, em cinco anos, 32 milhões dos quais para financiamento de instituições nacionais. No primeiro ano, este financiamento rondará os 4,5 milhões de euros, subindo para mais de 6,1 no segundo ano, 6,9 no terceiro, 7,1 no quarto e 7,2 milhões de euros no quinto ano de execução.
O acordo de cooperação envolve a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, as Faculdades de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Envolve ainda o Instituto Superior de Economia e Gestão e o Instituto Superior Técnico, ambos da Universidade Técnica de Lisboa.
Quanto aos laboratórios associados, o acordo, a celebrar pelo Governo português através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, abrange o Centro de Neurociências e Biologia Celular, Instituto de Biologia Molecular e Celular, Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, Instituto de Sistemas e Robótica, Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Laboratório de Química Verde.
Fonte:Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior "
Alguém sabe de alguma coisa, detalhes?
Portugal vai pagar 65 milhões ao MIT no acordo que foi assin
Vocês tinham lido que Portugal, no acordo feito com o MIT, vai pagar 65 milhões de euros aos 40 Professores que são supostos cá vir dar aulas? caramba, digamos que é um preço "algo" elevado para conseguir umas aulas dos cranios
. E presume-se, claro, que isto são para umas visitas (alguém sabe quanto?) e não para que se mudem para cá durante esse tempo (o que tornaria o valor mais razoável).
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m e 49 visitantes