Caldeirão da Bolsa

opv da galp no lugar certo ou nem por isso?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Factor temporal

por joao R » 12/10/2006 13:14

Esta analise é interessante.
Mesmo que corra o risco [assumido] de comparar situaçoes algo diferentes.
Isto é , o rebentar de uma bolha e aquilo que pode [ou não] ser apenas uma correcçao do Bull market do crude!

Independentemente disso acho que entrar na Galp numa optica de curto prazo não terá essa(referenciada neste tópico) preocupação.
Além do mais podemos ver que,(julgo n estar enganado) tanto no caso da Impresa como na Sonae ,ambas, tiveram valorizaçoes consideraveis na fase seguinte à sua entrada na bolsa.

Registado: 10/10/2006 14:43

por Princepe da bolsa » 12/10/2006 12:46

pvg80713 Escreveu:a galp ganha sempre o mesmo. mesmo que o petroleo continue a descer.............e ainda há as possiveis reestruturações que fazem diminuir muito os custos... tipo Pt...

Posso ser eu que estou enganado, mas a ideia que tenho é que a subida do petróleo costuma ser acompanhada pelo subida das petroliferas e julgo que isso tem a ver com a subida das margens da refinação... Além de que parece-me diferente ter um gasolineiro a ganhar 100 contos para meter gasóleo a 50 centimos ou ganhar os mesmos 100 contos para meter gasóleo a 1€...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por jabreu » 12/10/2006 12:41

não deve ser assim..
de grosso modo, o que devem fazer é custear a produção e depois aplicam-lhe uma percentagem, o que lhes dá a margem.

logo se a matéria prima sobe e tudo o resto se mantém, os lucros sobem.
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por pvg80713 » 12/10/2006 12:31

a galp ganha sempre o mesmo. mesmo que o petroleo continue a descer.............e ainda há as possiveis reestruturações que fazem diminuir muito os custos... tipo Pt...

Registado: 19/4/2005 11:11

por Princepe da bolsa » 12/10/2006 12:15

Desculpem estar a puxar este tópico da Galp para cima :oops: , quando já há tantos tópicos sobre este assunto, mas acho que quantos mais caldeireiros virem este tópico do Castelbranco, melhor vão poder tomar a sua decisão de entrada nesta OPV...

Acho a análise do Castelbranco muito interessante, um tanto ou quanto pessimista e, talvez por isso, este tópico foi ao fundo...

Depois de ter lido este tópico resolvi acompanhar a evolução do petróleo como forma de, até ao último dia, poder fundamentar melhor a subscrição da OPV. E pelo que tenho visto, a tendência de que é apreciável...

Alguém sabe o intervalo de valores do brent que serviram de base à avalição da nossa petrolífera?

Aqui vão as últimas do ouro negro:

MERCADOS Publicado 12 Outubro 2006 10:53
Petróleo cai para o valor mais baixo do ano
O preço do petróleo caiu para o valor mais baixo do ano com a expectativa de aumento das reservas norte-americanas e a especulação de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não vai reduzir a produção.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

O preço do petróleo caiu para o valor mais baixo do ano com a expectativa de aumento das reservas norte-americanas e a especulação de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) não vai reduzir a produção.

O crude seguia a desvalorizar 0,38% para 57,37% e o "brent", negociado no mercado londrino, caia 0,61% para os 58,29 dólares.

Segundo 14 analistas, contactados pela Bloomberg, as reservas norte-americanas devem subir em 1,5 milhões de barris. Entretanto, os analistas consideram que possíveis cortes de produção por parte da OPEP podem não ter grande influência nos preços.

"Não há uma mensagem clara da política que vai ser seguida pela OPEP, logo não existe uma indicação definida para os preços", explica Syulvia Marengo, gestora de fundos da Clariden Bank

O petróleo já desvalorizou 27% desde 14 de Julho de 2006, dia em que tocou no valor máximo de 78,49 dólares.

PS: Este fds meti gasóleo a menos de 1€... Se esta tendência se mantiver a entrada na Galp pode ser um risco para muitos, mas a ida às bombas menos penosa para mim... lol
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

por Jiboia Cega » 10/10/2006 19:00

OK, há uns tempos que não estou com eles mas quando voltar a falar com eles "dou-lhes o recado".

Abraço

Registado: 21/3/2006 10:46

por castelbranco » 10/10/2006 18:29

Jiboia Cega Escreveu:
castelbranco Escreveu:Olá jorge eu tenho ido lá muitas vezes mas ultimamente até tenho ido durante a semana por isso é que ainda não te disse nada porque calculo que só estarás por lá ao fim de semana, é que eu agora ando um pouco ocupado com os futebois ao fim de semana, porque meteram-me aqui numa alhada desgraçada que foi na vice-presidencia do recreio desportivo de agueda (rda) que me ocupa bastante tempo e ainda por cima tambem ainda não conseguimos ganhar um jogo até já mudámos de treinador e tudo enfim...mas continua a estar prometido um copito e um bate papo

abraços

ai sim? então tens que me apresenta-los é sempre bom ter alguem com as mesmas raizes por perto :)
abraços

No problem.
Estou a ver que também tens queda para dirigente desportivo. Se alguém se portar mal avisa que há uns GNR's de Proença "estacionados" em Águeda. :lol: Abraços

Registado: 10/11/2002 12:19

por Jiboia Cega » 10/10/2006 18:24

castelbranco Escreveu:Olá jorge eu tenho ido lá muitas vezes mas ultimamente até tenho ido durante a semana por isso é que ainda não te disse nada porque calculo que só estarás por lá ao fim de semana, é que eu agora ando um pouco ocupado com os futebois ao fim de semana, porque meteram-me aqui numa alhada desgraçada que foi na vice-presidencia do recreio desportivo de agueda (rda) que me ocupa bastante tempo e ainda por cima tambem ainda não conseguimos ganhar um jogo até já mudámos de treinador e tudo enfim...mas continua a estar prometido um copito e um bate papo

abraços

No problem.
Estou a ver que também tens queda para dirigente desportivo. Se alguém se portar mal avisa que há uns GNR's de Proença "estacionados" em Águeda. :lol: Abraços

por Princepe da bolsa » 10/10/2006 17:40

Castellbranco obrigado pela tua análise. Acho este tópico muito interessante para a tomada de decisão de compra da Galp, sobretudo porque contém algo que há muito falta na vontade de participar desta OPV: a Prudência...

Aqui vai mais uma acha para esta fogueira:

Petróleo afunda quase 2% e negoceia nos 58 dólares em Nova Iorque
O preço do barril de petróleo seguia a desvalorizar quase 2% nos mercados internacionais, negociando nos 58 dólares em Nova Iorque, em reacção ao anúncio da Arábia Saudita, o maior produtor da OPEP, de que não vai haver redução na oferta durante o mês de Novembro.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O preço do barril de petróleo seguia a desvalorizar quase 2% nos mercados internacionais, negociando nos 58 dólares em Nova Iorque, em reacção ao anúncio da Arábia Saudita, o maior produtor da OPEP, de que não vai haver redução na oferta durante o mês de Novembro.

O West Texas Intermediate (WTI) [Cot], transaccionado no mercado norte-americano, perdia 1,87% para cotar nos 58,84 dólares, enquanto que em Londres o barril de "brent" [Cot] cedia 1,95% para os 59,36 dólares.

A Arábia Saudita notificou as refinarias do Japão, da Coreia do Sul e de outros países asiáticos e regiões do mediterrâneo, garantindo-lhes que vai manter os compromissos assumidos e que não vai haver redução da oferta durante o mês de Novembro

Esta posição da Arábia Saudita vem assim contra a intenção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo de cortar a produção de petróleo em um milhão de barris a partir de 1 de Novembro.

Segundo Bill O´Grady, analista da A. G. Edwards, "a história mostra que as decisões da OPEP só funcionam quando a Arábia Saudita concorda".

Na semana passada, o presidente da OPEP, Edmund Daukoru, escreveu uma carta aos 11 membros do cartel petrolífero a anunciar a intenção de reduzir a produção de petróleo.

Para Jean-Bernard Guyon, gestor do Fundo de Energia Global na Gestão Global de França, actualmente "não há confiança no mercado sobre a decisão da OPEP".

por castelbranco » 9/10/2006 21:42

é obvio que quando eu falei em sucesso foi na prespectiva do comprador e não do vendedor

é obvio que um vendedor tem sucesso num topo e um comprador tem azar ao comprar num topo

agora a grande questão é saber se é aqui um topo que poderá levar alguns anos para ser ultrapassado, ou apenas uma correção.

no fundo só tentei descrever aqui atraves de alguns graficos aquilo que se passou e aquilo que se está a passar

e pronto, quem quiser, pode ver as coisas como entender

Olá jorge eu tenho ido lá muitas vezes mas ultimamente até tenho ido durante a semana por isso é que ainda não te disse nada porque calculo que só estarás por lá ao fim de semana, é que eu agora ando um pouco ocupado com os futebois ao fim de semana, porque meteram-me aqui numa alhada desgraçada que foi na vice-presidencia do recreio desportivo de agueda (rda) que me ocupa bastante tempo e ainda por cima tambem ainda não conseguimos ganhar um jogo até já mudámos de treinador e tudo enfim...mas continua a estar prometido um copito e um bate papo

abraços

Registado: 10/11/2002 12:19

por vitcosta2 » 9/10/2006 18:40

Alguém pode me dar detalhes sobre a OPV.

VOu por exemplo a um banco e faço a subscrição.

Dúvidas:

1-Tenho que ter o dinheiro total da operação (independentemente depois do numero que me calhar) disponível de imediato à ordem.
(tenho uma aplicação a prazo que só quero terminar se for mesmo necessário), ou só depois é que pago.

2-tendo como pequeno subscritor só direito a 5000, é este o numero máximo a que posso me candidatar?Ou posso pedir 8000 porque sei que vai haver rateio?

Obrigado
Vítor Costa

Registado: 29/6/2005 16:56

por Jiboia Cega » 9/10/2006 18:32

Tens razão JAS, mas eu falava de sucesso na óptica do investidor. Os gráficos do castelbranco contêm informações que permitem elaborar uma opinião que corre o risco de ser falaciosa, claro está...

Re

por JAS » 9/10/2006 18:28

Jiboia Cega Escreveu:Acho que os teus gráficos são bastante elucidativos, e tenho poucas dúvidas que se a OPV tivesse sido feita em 2003 teria tido grande sucesso.

O "sucesso" de uma OPV deve ser encarado sob o ponto de vista de quem vende e não de quem compra.

E sendo assim a OPV da Galp deve ser um "sucesso"...
Como o foram a SNC, a EDP, e muitas outras...

Acho que ando com tanto medo de deixarem fugir a "crista da onda" que até conseguiram aprovar o Prospecto em meia-hora...

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Jiboia Cega » 9/10/2006 17:50

Agora sim Boas castelbranco,

Tens ido à Beira Interior?

Acho que os teus gráficos são bastante elucidativos, e tenho poucas dúvidas que se a OPV tivesse sido feita em 2003 teria tido grande sucesso. No entanto, será que o preço do crude não está a sofrer apenas uma pequena correcção e na entrada para o inverno vai recuperar?

Tu que és o expert nestas matérias, que opinas?

PS- Estou à espera de irmos ao bar do Pinhal beber uma mine! Ou outra coisa qualquer... :wink:

por Jiboia Cega » 9/10/2006 17:47

Boas castelbranco, :wink:

por artista_ » 9/10/2006 13:54

Boas Castel,

Bom trabalho, obrigado por partilhares...

Pois, a questão é pertinente mas faltará saber se estamos numa correcção ligeira ou em "fim de ciclo", na Sonae.com nós agora sabemos o que se passou a seguir, na Galp ainda não sabemos... mas é bom ir seguindo esses gráficos, pelo menos até ao dia 24!

Já agora, por acaso fui à OPV da Sonae.com, mas nessa altura os mercados já andavam perigosos e vendi tudo no primeiro dia, ganhei uns trocos! Fiz o mesmo na Impresa que foi na mesma altura...

um abraço

Registado: 17/3/2003 22:51

opv da galp no lugar certo ou nem por isso?

por castelbranco » 9/10/2006 13:32

dou aqui um exemplo da sonae.com, lembram-se? pois é... se essa opv tinha sido feita em 1997 ou em 1998 ou até mesmo em finais de 99 tinha sido um grande sucesso, assim como foi feita na crista de um mercado de alta tecnologico foi uma grande chatice, muita gentinha comprou a 10 ou 11 euros e ainda agora está a arder e não é pouco!

agora vejamos: eu coloco aqui varios indices do sector energectico onde está tambem o crude

agora cada um tire as conclusões que quiser
Anexos
COMPQ.png
COMPQ.png (98.9 KiB) Visualizado 1872 vezes
CRUDE.png
CRUDE.png (83.89 KiB) Visualizado 1871 vezes
CRB.png
CRB.png (119.09 KiB) Visualizado 1853 vezes
CCI.png
CCI.png (89.34 KiB) Visualizado 1841 vezes
XLE.png
XLE.png (66.18 KiB) Visualizado 1825 vezes