Caldeirão da Bolsa

off topic ... Portugal /Espanha... E, porque não um refendo?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por castelbranco » 11/10/2006 12:49

vão tomar um cafezinho que isso passa

Registado: 10/11/2002 12:19

calma

por mcarvalho » 11/10/2006 12:45

amigo small

aqui ninguém é a favor ou contra mas,...

antes de decidirem entregar-nos aos espanhóis que , ao menos nos perguntem... em referendo, se queremos ou não... se valer a pena perguntar!!!!

Ps. de onde vem a agua, as batatas, a energia, o crédito, os chefes etc...???

Registado: 17/2/2004 1:38

por SMALL2004 » 11/10/2006 11:56

Só em Portugal se poria esta questão da junção a Espanha

Tem sobretudo a ver com a falta de educação, ou melhor, de cultura.

Devem achar que vêm os de fora resolver as nossas questões, depois de tanto tempo que levámos a conseguir expulsá-los. Uma coisa é a globalização, é o facto dos estrangeiros dominarem a economia, etc. Isso é coisa que quem faz melhor tem o direito de fazer. O capital não tem pátria.

Outra coisa é a nacionalidade. Só um otário acha que é o mesmo, ou por acaso os espanhóis querem ser Franceses? Só alguns gestorzecos incultos aqui no meu emprego, mas cheios de massa que acham que a vida é o trabalho e que não sabem distinguir um robalinho alimentado a farinha de um robalo pescado ao largo e que vivem numa trampa dum T4 nas telheiras com vista para o Ecomarché, é que têm opinião semelhante.

Querem ver o Cristiano Ronaldo a jogar com a camisola espanhola? A bandeira espanhola a voar no Castelo de Guimarães? Estão a cagar-se para isso, desde que ganhem melhor.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por ricardotugas » 11/10/2006 10:50

:lol: :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por mcarvalho » 11/10/2006 10:02

Sabe qual é a diferença entre Portugal e a República Checa? É que na República Checa o Governo está em Praga; em Portugal a praga está no Governo.

por Rui12ld » 9/10/2006 10:15

Alguns a querer entrar e outros a querer sair.

http://www.elmundo.es/elmundo/2006/10/0 ... 33141.html

http://www.elmundo.es/albumes/2006/10/0 ... index.html

Nota: Os Portugueses não são os lusitanos. Somos latinos misturados com os povos que habitavam esta parte da Península (entre os quais estavam os lusitanos) misturados com sangue negro, árabe e judeu. Diga-se que a lusitania não ia a Norte do Douro e anexava a parte das actuais provincias de Salamanca e Cáceres.

Registado: 4/2/2004 19:57

Droga: Cresce tráfico para Europa e África do Sul, via PALOP

por mcarvalho » 9/10/2006 10:08

Droga: Cresce tráfico para Europa e África do Sul, via PALOP

Os países africanos de expressão portuguesa estão a ser utilizados pelos traficantes de droga sul-americanos como ponto de passagem para os mercados da Europa e África do Sul, revelou domingo a consultora britânica Jane´s Foreign Report.
Divulgado pela BBC, o relatório indica que a rota da droga, proveniente de vários países da América do Sul, entre eles o Brasil, está a diversificar-se, utilizando-se agora os territórios da Guiné-Bissau e Cabo Verde para abastecer a Europa e Angola e Moçambique para fazer os estupefacientes chegar à África do Sul.

Segundo o relatório, na rota que leva à Europa, sobretudo a Portugal, o «corredor lusófono» cabo-verdiano e guineense junta-se a outra rota já conhecida, que utiliza os países ligados à Baía do Benin, como a Nigéria, Gana, Togo e o próprio Benin.

O estudo lembra que, segundo o Gabinete das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês), 75% das apreensões de cocaína e igual quantidade das de heroína feitas em África ocorrem entre a Nigéria e a Mauritânia, ou seja, nos países que compõem as duas rotas de tráfico.

Para a empresa, que não faz qualquer referência a São Tomé e Príncipe, a apreensão de 674 quilogramas de cocaína, efectuada em Setembro último na Guiné Bissau, a maior de sempre no país, equivalente a 20,2 milhões de euros, indica que o território guineense pode estar «no centro» do «corredor lusófono» da droga.

«A Guiné Bissau é um ambiente particularmente oportuno para traficantes de vido à sua localização em relação à Europa e América do Sul, à sua falta de capacidade de policiamento e às suas ligações linguísticas com o Brasil, Portugal e Cabo Verde», disseram os autores do relatório.

O documento adianta ainda que as autoridades policiais europeias estão particularmente preocupadas com Cabo Verde, onde foram apreendidas várias remessas de cocaína, em grandes e pequenas quantidades.

«Graças às ligações aéreas e marítimas, Cabo Verde parece operar como uma escala entre três destinos: o fornecedor (a parte norte do Brasil), o mercado (Portugal/Europa) e o «armazém» (Guiné-Bissau)», acrescenta o relatório.

«Com o rápido desenvolvimento do turismo e as ligações financeiras históricas com comunidades de imigrantes nos Estados Unidos, Cabo Verde é também um ambiente ideal para lavagem de dinheiro», refere a empresa.

As mesmas ligações lusófonas podem ser vistas no hemisfério sul, cujo destino final da droga, que passa pelo Brasil, é a África do Sul, afirmou o relatório.

«Os traficantes brasileiros preferem enviar a cocaína destinada à África do Sul para aeroportos pouco seguros, em Angola ou Moçambique, através de mulas africanas, antes de transportá-la, via terrestre, para o seu destino final», disseram os autores.

Sobre a imigração clandestina, o relatório refere que Cabo Verde e a Guiné-Bissau estão a ser cada vez mais utilizados no transporte de imigrantes ilegais para a Europa, através das ilhas espanholas das Canárias.

Diário Digital / Lusa

09-10-2006 8:52:20

por lan » 9/10/2006 3:03

Parece que há por aí gentinha que se venderia de bom grado a espanha, com o objectivo de enriquecer depressa e sem fazer nada!
Esquecem-se que os espanhois são o que são e estão onde estão, porque trabalham no duro.
E, para além do mais são patriotas, apesar do seu regionalismo. Até quando vão ao supermercado!Se houver produto espanhol não compram estrangeiro.

Esta gentinha que faz? Clama por benesses e vida fácil!Sempre à espera que o país faça tudo por eles. E eles, que fazem pelo país?
Emigrem, porra!
Cambada...

Registado: 5/11/2002 2:29

por leopalas » 9/10/2006 1:49

Eh pá, eu cá não sei... mas se é para viver melhor porque é que não passamos já da 3ª para a 1ª divisão. Eu proponho um referendo para sermos alemães... Temos imenso em comum. Eles gostam de cerveja e nós também, eles fazem os carros, nós conduzi-mo-los, eles dão $ nós recebemos... Pra os mais exigentes, em termos históricos também se consegue arranjar qualquer coisita... Eles eram o Sacro Império Romano Germânico e nós também já fomos Romanos... :mrgreen: O problema é que os tipos nunca nos aceitavam. Ainda não se livraram do buraco da ex-RDA e aparecia-lhes um maior... No entanto há que ter fé naquela veiazita expansionista prussiana que, neste caso em particular, dava jeito não estar morta...

P.S. Tratando-se de uma piada ( de mau ou bom gosto... ) pretendo apenas realçar o ridículo da questão. Se portugal tivesse que, definitivamente, ser parte integrante de Espanha há muito que o teria sido! Oportunidades não faltaram, a última das quais durante o regime de Franco e da qual poucos falam. Como já se disse está mais perto o dia da Catalunha independente do que o da bandeira de Espanha no Palácio de Belém...
" Markets can remain irrational longer than you can remain solvent "

Registado: 19/6/2006 5:11

por atomez » 9/10/2006 1:45

Portugal /Espanha... E, porque não um refendo?

essa é fácil:

- porque eles não nos querem lá para nada
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

Re: comentário

por lazarus » 8/10/2006 22:43

jotabil Escreveu:Caros

Com que então um referendo para nos perdermos no meio da hispanidad!!!...E depois?.....Como iriam reagir...Angola...Moçambique....e principalmente o Brasil? ...eu explicocapitularmos perante a hispanidad eles ficariam isolados num Como sabem a estratégia contém no seu conceito vários sectores.....o económico...o diplomático....o cultural.....e depois em última instância ou rácio o militar. Como devem saber na América latina existem dois polos estratégicos constituídos pelo Brasil e pela Argentina.

Angola e Moçambique seriam mas umas "Columbias" :mrgreen:
Já o Brasil ficaria completa// isolado pq dificilmente aceitaria ser "neo-colunizado" por espanhois e humilhado pelos rivais argentinos. O mais provavel seria sujeitarem-se por completo à influencia norte-americana e trabalhar economica// qs em exclusivo com no BRIC.

jotabil Escreveu: O potencial estratégico cultural de uma determinada entidade politica nunca pode ser descurado por ela para se impor como tal no seio da cena internacional.

Esperemos que em Portugal não se esqueçam do potencial inestimado do poder cultural (e poder de "sedução") capitalizado em influencia na cena internacional. Por exemplo, penso que descuramos mto o apoio a economico/financeiro/cultural em Cabo Verde, pequeno pormenor a que os Espanhois estão bem atentos.
E alguns perguntarão, mas que interesse tem Cabo Verde??? Tracem uma linha entre a Peninsula (Europa) e o Brasil (America Latina) e vejam onde fica o ponto médio (aprox.) :wink:

jotabil Escreveu:Existem portanto forças centrífugas que impedem a fácil união ibérica para á não falar da mítica união europeia....e isto é tanto mais sentido quanto mais ampla for a globalização do planeta.
Comentários desejam-se.

cumps

Apesar das diculdades naturais e forças centrifugas seculares, ha tambem as forças centripetas! Fica o link para uma delas: "A Península inacabada: uma proposta da Catalunha por Josep-Lluís Carod-Rovira", na Fundação Mário Soares.

http://www.fmsoares.pt/ilustra_iniciati ... efault.asp

A conferência penso que se realizou no final de 2004 em Lisboa. Carol Rovira é o presidente do partido da Esquerda Republicana da Catulaña (ERC).

boas noites
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)

Registado: 24/9/2005 19:33

por bull007 » 8/10/2006 20:51

Culpados:
Afonso Henriques, menino irreverente "bateu na mãe".
Padeira de Aljubarrota...
D. João II no tratado de Tordesilhas, porquê dividir o Mundo em dois, porque não um só ( hoy se ablaba e não se spicava...).Os Filipes que puseram a água mais cara QUE O VINHO (ESTAVA MAIS QUE VISTO ESTE POVO GOSTA MAIS DE VINHO...E SARDINHAS), os Ingleses que derrotaram a armada invencível, Napoleão que não consegui juntar a Iberia num só reino, etc. etc...

Mas afinal que tal uma solo Hispania!

Registado: 18/2/2006 23:40

por bullsista » 8/10/2006 20:04

A comparação com Espanha é normal por serem nossos vizinhos e ainda por cima, um caso de sucesso, principalmente económico.

Mas o problema para mim é o completo desinteresse da população em geral pela política e pelo debate de ideías. Como tal, os sucessivos governos quer sejam de direita, esquerda e assim assim fazem o que querem em proveito próprio e dos seus. Vemos casos de injustiça social e corrupção e ninguém é responsabilizado. Vemos dinheiros públicos desviados, sacos azuis, abuso de poder e a total impunidade. Vemos o estado em que está a educação, a saúde e os impostos que só são cobrados a alguns. Descontamos nós para a segurança social e para quê? E o Povo vai vendo e ficando de braços cruzados. Isto para mim não é uma democracia. É uma cambada de carneiros que diz que sim a tudo. Solução para isto? Não faço a mínima ideía. Vejo o futuro muito negro para o "meu" Portugal. Acho que somos o País dos "desenrascas" pois não há projectos pensados com pés e cabeça. É tudo feito em cima do joelho. Do facilitismo... para alguns. Disse alguém que no seu relacionamento com empresas Espanholas as coisas eram diferentes para melhor. Meus amigos, não é só com empresas Espanholas. Com as de outros Países também. Para se fazer alguma coisa neste País é tudo moroso, lento, burocrático. Eu não quero ser Espanhol. Mas muitas vezes tenho vergonha de ser Português!

Cada País tem os seus problemas. Mas os que têm os olhos tapados e que afirmam que têm orgulho em ser Portugueses não acham que este estado de coisas não é um pouco demais? É que a vida não é só Europeus e Mundiais de Futebol em que as massas vestem-se de verde e vermelho e afirmam a pés juntos o seu Patriotismo. Precisam-se ideías e atitude novas. Não sei de onde elas virão.

Pai Natal, sei que ainda é cedo, mas importas-te de nos oferecer essa prenda?
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por zé povinho » 8/10/2006 19:49

estamos muito mais perto de ver a Espanha desmembrar-se do que qualquer assimilação de Portugal.

as "elites" intelectuais e políticas castelhanas estão muito mais preocupadas com o actual estatuto autonómico da Catalunha e do País Basco, do que aquilo que a nós portugueses pode parecer.

a Catalunha já registou (e usa) o "CT" para os domímios na NET e penso que a Extremadura se prepara para os seguir, se é que não o está a fazer já.

a Catalunha conseguiu mais facilmente uma maior autonomia duma forma pacífica que a conseguida pelo País Baco com a acção das ETA's e outros grupos terroristas, e essa é a grande lição que os cidadãos do País Basco ainda estão a digerir.

a Espanha está muito perto de se tornar ela só uma Federação, com autonomias completas deixando ao Estado central só questões globais, como assuntos relativos às Forças Armadas, defesa e protecção do território.

Registado: 4/11/2002 23:38

comentário

por jotabil » 8/10/2006 19:32

Caros

Com que então um referendo para nos perdermos no meio da hispanidad!!!...E depois?.....Como iriam reagir...Angola...Moçambique....e principalmente o Brasil? ...eu explico
Como sabem a estratégia contém no seu conceito vários sectores.....o económico...o diplomático....o cultural.....e depois em última instância ou rácio o militar. Como devem saber na América latina existem dois polos estratégicos constituídos pelo Brasil e pela Argentina. O potencial estratégico cultural de uma determinada entidade politica nunca pode ser descurado por ela para se impor como tal no seio da cena internacional.
Pergunto....como se sentirá o Brasil se Portugal desaparecer no meio da hispanidad....sentir-se-á órfão?....é desejável esse sentimento face a uma Argentina rival?
Existem portanto forças centrífugas que impedem a fácil união ibérica para á não falar da mítica união europeia....e isto é tanto mais sentido quanto mais ampla for a globalização do planeta.
Comentários desejam-se.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Presa36 » 8/10/2006 18:46

Só tenho uma dúvida:
Não sei se é Portugal que arranca primeiro ou a Pararede.

Há +- 10 anos pensava que o marasmo que o país vivia iria desaparecer mais ano menos ano. A verdade é que piorou em quase todos os indicadores.
Agora começo a ficar imunizado e cada vez me preocupo mais com o global e menos com o particular.

Mas mesmo assim, VIVA PORTUGAL, que não é só Futebol.

(Ao reler este post, não gostei muito disso do global e do particular, mas é o que quero e não o que sinto)

Presa35

Registado: 5/11/2002 0:25

por TraderAT » 8/10/2006 17:08

Pois é...

Portugal é Portugal, para quem aqui nasceu é a nossa pátria, o que não invalida que não me identifique com a grande maioria das pessoas, das atitudes, da forma de trabalhar e encarar os problemas...

Profissionalmente lido com muitas empresas e entidades de Espanha e só posso dizer que é muito diferente para melhor...por alguma razão os salários lá são maiores!

No entanto não pretendo passar a ser espanhol ou que Portugal passe a ser uma provincia espanhola......

Presa35 Escreveu:Nota: Parece o gráfico da Pararede.
Presa35

O problema é que a Pararede não está sempre a lateralizar, e o nosso País está a laterizar para não dizer em canal descendente. :mrgreen:
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por Presa36 » 8/10/2006 15:48

Vou postar o gráfico de Portugal.

Temos vindo a quebrar suporte atrás de suporte, a longo prazo.

No curto prazo parece querer inverter, os indicadores ainda não deram sinal de compra. Veremos os próximos meses.

Nota: Parece o gráfico da Pararede.

Presa35
Anexos
Portugal.JPG
Portugal.JPG (56.92 KiB) Visualizado 1580 vezes

por tunes » 8/10/2006 15:26

Em tempos de crise há sempre este tipo de opiniões, isto não passa de uma consequência da nossa situação económica. Olham para o quintal do vizinho e vêm um nível de vida melhor. Esquecem-se que nem os Espanhois querem pertencer a Espanha :lol:

A história é feita de ciclos. Hoje estão eles melhor, mas não nos podemos esquecer que por exemplo no final do século 19, um terço da população do Porto eram imigrantes Galegos que não tinham o que comer na sua Espanha.

Sou Português com muito orgulho embora a nosso país não seja um paraíso, não é por o vizinho viver melhor que vou abdicar da minha Pátria.

Registado: 21/12/2004 12:46

por lazarus » 8/10/2006 15:19

RMDDS Escreveu:
Lazarus Escreveu:Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar." Caius Julius Caesar (100-44 AC)

e quem era esse (nobre) povo!? o lusitano!

É verdade,sim senhor,aliás nós portugueses somos a pior corja da Humanidade ao cimo da Terra e temos de nos lamentar tanto com isto que o melhor é juntarmo-nos aqui ao seres superiores espanhóis e recordar da nossa História de quase 600 anos, o que foi dito por alguém à 2000 anos. Parece-me bem!
E História não temos? E portugueses a morrerem por Portugal não houve? E respeito por quem o fez e faz, não se arranja?
Quando temos essa opinião sobre Portugal e achamos que isto é só ladrões, corrupção e afins e que vivemos como tal, é sinal que estamos a um passo de nos tornar-mos 1 deles! E sem remorsos, porque enfim, é "o país em que vivemos"!

o problema das citações é que cada um interpreta-as de acordo com as suas crenças e valores o que pode gerar (e gerou) confusão.

Não esqueço os portugueses que morreram por Portugal e por isso irrita-me solenemente qd falam de anexação a Espanha. Também não penso que os portugueses sejam a pior corja da Humanidade ou um bando de ladrões e corruptos. Bem pelo contrário!!!

A ideia que pretendia transmitir era que apesar da Espanha estar economicamente mais forte que Portugal, o que poder-se-ia interpretar como saber-se governar (e nós não), nós nunca deixariamos que Espanha nos viesse governar. Porque temos uma história, uma cultura, um idioma, uma identidade propria!

No entanto, penso que a elite espanhola, com alguma conivência e interesse de alguns "portugueses", trabalha na criação de uma "Federação Iberica", que funcionaria, por outro lado, para diminuir as tensões com o Pais Basco e Catalunha. Enquanto Portugal perderia alguns poderes de soberania, às restantes regiões autonomas (RA) seriam dados mais poderes e recursos na governação da RA.

Na minha opinião, nós deveriamos trabalhar para o desmembramento da "Espanha" que não passa da agregação artifical de quatro nações. Enfim... divagações.

Só quero deixar claro que acredito em Portugal e nos Portugueses!

Bom domingo.

por HOSTILE » 8/10/2006 13:36

Juntar-se a Espanha? LOL!
E depois?
Daqui a umas gerações com a equiparação de nivel de vida deles, aparece alguém a exigir a independência e a dizer que somos portugueses e não espanhóis! Basta ver os Bascos...

[quote=Lazarus]"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar." Caius Julius Caesar (100-44 AC)

e quem era esse (nobre) povo!? o lusitano! [/quote]

É verdade,sim senhor,aliás nós portugueses somos a pior corja da Humanidade ao cimo da Terra e temos de nos lamentar tanto com isto que o melhor é juntarmo-nos aqui ao seres superiores espanhóis e recordar da nossa História de quase 600 anos, o que foi dito por alguém à 2000 anos. Parece-me bem!
E História não temos? E portugueses a morrerem por Portugal não houve? E respeito por quem o fez e faz, não se arranja?
Quando temos essa opinião sobre Portugal e achamos que isto é só ladrões, corrupção e afins e que vivemos como tal, é sinal que estamos a um passo de nos tornar-mos 1 deles! E sem remorsos, porque enfim, é "o país em que vivemos"!

Registado: 31/5/2006 21:13

por Dwer » 8/10/2006 13:04

Pelos vistos também somos os maiors em auto-flagelação.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por lazarus » 8/10/2006 11:41

"Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa governar." Caius Julius Caesar (100-44 AC)

e quem era esse (nobre) povo!? o lusitano! :wink:

por Presa36 » 8/10/2006 11:24

Viva Portugal!

Somos pobres, somos pequenos, somos mesquinhos, incultos, invejosos, medíocres, mal educados, poluidores, mania das grandezas, gostamos de novelas e música pimba,

Viva a Floribela,
Vivam os morangos com açúcar,

VIVA PORTUGAL!

Nota: Só temos que molhorar um pouco os aspectos referidos acima para sermos um grande país.

Presa35

Portugal Vs Espanha

por jp3 » 8/10/2006 11:17

Se essa sondagem fosse feita no interior de Portugal, a percentagem seria multiplicada por dois. Talvez uns 60%, ou mais gostariam de pertencer ao Paìs, aqui ao lado.

Registado: 8/11/2005 23:46

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 61 visitantes