EDP fugindo à escuridão
Rui Aires, é mais fácil responder aqui já que dá para ir acompanhando a minha opinião da EDP desde há uns tempos.
Não há grandes novidades. A acção tem estado num processo de retracção/consolidação nas últimas sessões, aguentando o ténue suporte dos 3,42 euros. Penso que, caso seja quebrado, podemos assistir a uma retracção até à zona entre os 3,32 e os 3,35 o forte suporte da acção.
Mantém, no entanto, o óptimo aspecto técnico em qualquer horizonte temporal.
Disclosure: Os meus clientes mantêm posições longas sobre a EDP.
Um abraço,
Ulises
Não há grandes novidades. A acção tem estado num processo de retracção/consolidação nas últimas sessões, aguentando o ténue suporte dos 3,42 euros. Penso que, caso seja quebrado, podemos assistir a uma retracção até à zona entre os 3,32 e os 3,35 o forte suporte da acção.
Mantém, no entanto, o óptimo aspecto técnico em qualquer horizonte temporal.
Disclosure: Os meus clientes mantêm posições longas sobre a EDP.
Um abraço,
Ulises
- Anexos
-
- forum-edp.GIF (19.24 KiB) Visualizado 3476 vezes
A vitória do consórcio liderado pela Energias de Portugal no concurso para a atribuição de 1.000 MW de energia eólica tem um impacto positivo de 200 milhões de euros na avaliação da eléctrica, o que corresponde a 0,05 euros por acção, de acordo com a Espírito Santo Research.
A EDP informou, em comunicado à CMVM, que foi atribuído ao agrupamento Eólicas de Portugal, do qual é um dos promotores, a classificação de primeiro lugar no âmbito da Fase A do concurso lançado pelo Governo.
Este facto tem um "impacto positivo de 200 milhões de euros na valorização da EDP", refere a Espírito Santo Research, na nota diária de hoje. A este valor corresponde 5 cêntimos por acção, uma melhoria de 2%.
A ESR tem uma recomendação de "neutral" para a EDP, com um preço-alvo de 3,23 euros.
Contudo, a vitória da EDP não é ainda um facto consumado. O relatório de avaliação apresentado pelo Júri "encontra-se sujeito a audiência prévia dos interessados, apenas depois podendo ser realizada a adjudicação da potência pela DGGE, em conformidade com os termos e condições previstos no programa e condições do concurso", refere a EDP. O Grupo EDP detém uma participação de 40% entre os promotores eólicos que compõem este agrupamento.
Após a recepção do relatório, com as respectivas pontuações, os dois consórcios – o da EDP e o da Galp, que ficou em segundo lugar - terão até um máximo de 10 dias para o avaliarem e se pronunciarem. Só posteriormente, o júri enviará o relatório final ao ministro da Economia que, então, decidirá.
O consórcio Novas Energias Ibéricas (NEI), liderado pela Iberdrola, que viu a sua proposta excluída da segunda fase de negociações, apresentou providências cautelares que visam suspender o concurso para a atribuição dos 1.000 MW de potência eólica. O consórcio NEI alega que a decisão do júri contém "ilegalidades".
As acções da EDP seguiam a descer 0,57% para 3,46 euros.
- Registado: 3/5/2006 14:05
Essa foi a razão porque eu, depois de ter feito mais-valias a 3,49€ as recomprei a 3,42.
Devo dizer que na EDP fuji um pouco ás minhas normas de trandig. Normalmente sigo Análise Técnica pura (segundo a minha análise). Nos títulos fortes do PSI20, jogo tambem com volumes anormais (de compra ou venda), e compro ou vendo sem ter sido dada indicação nos gráficos.
A EDP tem sido, nos últimos 15 dias o meu "euromilhões".
E ainda não chegamos ao fim, que é quando se fazem contas.
Presa35
Devo dizer que na EDP fuji um pouco ás minhas normas de trandig. Normalmente sigo Análise Técnica pura (segundo a minha análise). Nos títulos fortes do PSI20, jogo tambem com volumes anormais (de compra ou venda), e compro ou vendo sem ter sido dada indicação nos gráficos.
A EDP tem sido, nos últimos 15 dias o meu "euromilhões".
E ainda não chegamos ao fim, que é quando se fazem contas.
Presa35
Uma das coisas que me tem impressionado na negociação da EDP, nos últimos dias, é a facilidade com que se "varrem" os milhões de acções que estão na venda. Mal se acumulam uns milhões no lado vendedor, um comprador limpa, literalmente, 4 ou 5 milhões de uma vez. Típica entrada de institucionais estrangeiros que costumam actuar desta forma.
Continua com bom aspecto técnico.
Disclosure: Os meus clientes continuam a possuir posições longas sobre a EDP.
Um abraço,
Ulisses
Continua com bom aspecto técnico.
Disclosure: Os meus clientes continuam a possuir posições longas sobre a EDP.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-edp.GIF (20.89 KiB) Visualizado 3839 vezes
Consórcio edp e mais quem???
Alguém conhece os parceiros EDP???
EDP como vencedora
A EDP foi a vencedora do concurso de atribuição de 1.000 MW de potência eólica lançado pelo Governo. Na última fase deste concurso a eléctrica portuguesa concorreu com a Galp Energia e recebeu uma maior pontuação por parte do júri. A decisão final cabe ao Governo.
Após a recepção do relatório, com as respectivas pontuações, os dois consórcios terão até um máximo de 10 dias para o avaliarem e se pronunciarem e, só posteriormente, o júri enviará uma proposta ao ministro da Economia que, então, decidirá.
"O consórcio da EDP teve uma pontuação superior ao da Galp Energia e, portanto, é o vencedor. Esta foi a avaliação do júri e consta do relatório entregue aos dois consórcios", disse, à Reuters, fonte próxima do processo.
O consórcio Novas Energias Ibéricas (NEI), liderado pela Iberdrola, que viu a sua proposta excluída da segunda fase de negociações, apresentou providências cautelares que visam suspender o concurso para a atribuição dos 1.000 MW de potência eólica.
O consórcio NEI alega que a decisão do júri contém "ilegalidades".
Após a recepção do relatório, com as respectivas pontuações, os dois consórcios terão até um máximo de 10 dias para o avaliarem e se pronunciarem e, só posteriormente, o júri enviará uma proposta ao ministro da Economia que, então, decidirá.
"O consórcio da EDP teve uma pontuação superior ao da Galp Energia e, portanto, é o vencedor. Esta foi a avaliação do júri e consta do relatório entregue aos dois consórcios", disse, à Reuters, fonte próxima do processo.
O consórcio Novas Energias Ibéricas (NEI), liderado pela Iberdrola, que viu a sua proposta excluída da segunda fase de negociações, apresentou providências cautelares que visam suspender o concurso para a atribuição dos 1.000 MW de potência eólica.
O consórcio NEI alega que a decisão do júri contém "ilegalidades".
- Registado: 19/10/2005 15:48
Re: EDP
pedrom Escreveu:Então porque não ir às compras se a subida parece obvia?
Ter opinião que determinada acção vai subir não significa que a vá comprar a correr...
Ando noutros títulos que me parece poderem ter valorizações mais rápidas ou maiores mesmo no curto prazo.
O problema da EDP é ter o Estado como accionista e a querer mandar.
Enquanto isso durar só relutantemente entrarei nela.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Re: EDP
JAS Escreveu:Toda a gente sabe que não gosto da EDP, que é raro ter EDP e que a minha Carteira não tem EDP.
Isto apenas para se perceber que a minha opinião não é "apaixonada"...
- É um facto que houve um enorme volume de transações na EDP e que mudou de mãos mais do que 5% do Capital.
- É um facto que a cotação subiu por efeito dessas transacções o que significa indubitavelmente que alguém andou a limpar quantidades apreciáveis.
- É um facto que isso coincidiu com as notícias da eventual fusão em Espanha Iberdrola/Union Fenosa.
- É uma hipótese que tenha sido a ACS quem adquiriu uma posição na EDP.
- É uma hipótese que haja conversações para que a EDP se funda com alguma espanhola pois será impossível sobreviver se não o fizer.
- É uma hipótese que alguém se lembre de investir na EDP sobretudo se vender PTC e se já tiver BCP.
Com isto tudo o que esperar?
Eu diria que se deve esperar subida...
JAS
Então porque não ir às compras se a subida parece obvia?
EDP e Brisa podem valorizar entre 5-10% final ano-Golden Broker
03/10/2006
LISBOA, 3 Out (Reuters) - A EDP e a Brisa são os títulos que mais podem beneficiar da actual conjuntura na Europa, podendo valorizar entre cinco e 10 pct até ao final do ano, de acordo com a corretora Golden Broker.
As movimentações em termos de fusões e aquisições deverão continuar a animar alguns títulos europeus e nacionais, especialmente no sector eléctrico e banca, acrescendo ainda o facto da tradição de boas valorizações no último semestre do ano", revela a corretora na sua análise mensal de Setembro.
A EDP conta com uma valorização acumulada de 31,42 pct desde o início do ano enquanto a Brisa já subiu 20,52 pct.
Para 2007, as expectativas da Golden Broker são de um ano difícil sobretudo para as bolsas europeias e norte-americanas, com destaque para os sectores mais expostos ao comércio tradicional.
Realça que o abrandamento económico nos EUA está a ser confirmado pelos dados macroeconómicos mais recentes, designadamente os que tocam ao mercado imobiliário, e que atingirão os mercados internacionais, nomeadamente os europeus e o português em particular.
"Recorde-se que o preço médio das casas novas caiu já cerca de 10 pct desde Abril do corrente e espera-se que acentue a queda nos próximos meses, o que pode resultar na desaceleração económica nos EUA, mas também na economia europeia, cujo ciclo económico está bastante correlacionado com o americano", conclui a Golden Broker.
((---Patrícia Vicente Rua, Lisboa Editorial 351 21 3509207, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: patricia.rua.reuters.com@reuters.net))
(informação no site bpionline.pt)
03/10/2006
LISBOA, 3 Out (Reuters) - A EDP e a Brisa são os títulos que mais podem beneficiar da actual conjuntura na Europa, podendo valorizar entre cinco e 10 pct até ao final do ano, de acordo com a corretora Golden Broker.
As movimentações em termos de fusões e aquisições deverão continuar a animar alguns títulos europeus e nacionais, especialmente no sector eléctrico e banca, acrescendo ainda o facto da tradição de boas valorizações no último semestre do ano", revela a corretora na sua análise mensal de Setembro.
A EDP conta com uma valorização acumulada de 31,42 pct desde o início do ano enquanto a Brisa já subiu 20,52 pct.
Para 2007, as expectativas da Golden Broker são de um ano difícil sobretudo para as bolsas europeias e norte-americanas, com destaque para os sectores mais expostos ao comércio tradicional.
Realça que o abrandamento económico nos EUA está a ser confirmado pelos dados macroeconómicos mais recentes, designadamente os que tocam ao mercado imobiliário, e que atingirão os mercados internacionais, nomeadamente os europeus e o português em particular.
"Recorde-se que o preço médio das casas novas caiu já cerca de 10 pct desde Abril do corrente e espera-se que acentue a queda nos próximos meses, o que pode resultar na desaceleração económica nos EUA, mas também na economia europeia, cujo ciclo económico está bastante correlacionado com o americano", conclui a Golden Broker.
((---Patrícia Vicente Rua, Lisboa Editorial 351 21 3509207, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: patricia.rua.reuters.com@reuters.net))
(informação no site bpionline.pt)
- Registado: 17/12/2002 10:41
EDP
Toda a gente sabe que não gosto da EDP, que é raro ter EDP e que a minha Carteira não tem EDP.
- É um facto que houve um enorme volume de transações na EDP e que mudou de mãos mais do que 5% do Capital.
- É um facto que a cotação subiu por efeito dessas transacções o que significa indubitavelmente que alguém andou a limpar quantidades apreciáveis.
- É um facto que isso coincidiu com as notícias da eventual fusão em Espanha Iberdrola/Union Fenosa.
- É uma hipótese que haja conversações para que a EDP se funda com alguma espanhola pois será impossível sobreviver se não o fizer.
- É uma hipótese que alguém se lembre de investir na EDP sobretudo se vender PTC e se já tiver BCP.
JAS
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Ulisses Pereira Escreveu:A EDP já corrigiu hoje todo o movimento de hoje. Olhando para o gráfico, podemos verificar que a acção hoje veio fechar o "gap" deixado em aberto com a forte abertura de ontem.
O aspecto técnico da EDP continua belíssimo. A questão é saber até onde poderá vir esta retracção de curto prazo. Os níveis importantes de suporte são os 2,42 euros (onde a acção se encontra agora) e especialmente a zona entre os 2,32 e os 2,35 euros.
Um fecho abaixo dos 2,42 euros deverá levar-me a fechar as posições longas e considerarei uma reentrada junto da tal zona de suporte entre os 2,32 e os 2,35 euros, dependendo naturalmente da reacção nesta zona.
Disclosure: Os meus clientes continuam a manter posições longas sobre a EDP.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses,
Imagino que queiras dizer 3,42 e 3,35 etc. certo?
1 abr
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
A EDP já corrigiu hoje todo o movimento de hoje. Olhando para o gráfico, podemos verificar que a acção hoje veio fechar o "gap" deixado em aberto com a forte abertura de ontem.
O aspecto técnico da EDP continua belíssimo. A questão é saber até onde poderá vir esta retracção de curto prazo. Os níveis importantes de suporte são os 3,42 euros (onde a acção se encontra agora) e especialmente a zona entre os 3,32 e os 3,35 euros.
Um fecho abaixo dos 3,42 euros deverá levar-me a fechar as posições longas e considerarei uma reentrada junto da tal zona de suporte entre os 3,32 e os 3,35 euros, dependendo naturalmente da reacção nesta zona.
Um abraço,
Ulisses
O aspecto técnico da EDP continua belíssimo. A questão é saber até onde poderá vir esta retracção de curto prazo. Os níveis importantes de suporte são os 3,42 euros (onde a acção se encontra agora) e especialmente a zona entre os 3,32 e os 3,35 euros.
Um fecho abaixo dos 3,42 euros deverá levar-me a fechar as posições longas e considerarei uma reentrada junto da tal zona de suporte entre os 3,32 e os 3,35 euros, dependendo naturalmente da reacção nesta zona.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-edp.GIF (20.71 KiB) Visualizado 2606 vezes
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 3/10/2006 12:40, num total de 1 vez.
Rui Aires Escreveu:Pois é a EDP hoje não deu hipotes de se preparar um plano. Kem "adivinhou" ontem e saíu fez bem pq hoje já corrigiu a subida de ontem. E agora? Com um spike destes 3,54/3,42 fica feia a vela semanal. Gostava de ler a opinião do ulisses. provavelmente já fechou algumas posições ou será que o fecho abaixo dos 3,47 é só em fecho de mercado? Cumpr
Neste momento os 3.47 não tem relevância. O suporte está nos 3.42. Uma quebra em fecho será negativo no curto prazo.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Pois é a EDP hoje não deu hipotes de se preparar um plano. Kem "adivinhou" ontem e saíu fez bem pq hoje já corrigiu a subida de ontem. E agora? Com um spike destes 3,54/3,42 fica feia a vela semanal. Gostava de ler a opinião do ulisses. provavelmente já fechou algumas posições ou será que o fecho abaixo dos 3,47 é só em fecho de mercado? Cumpr
- Registado: 31/8/2005 14:07
o que não é falso é que
bolinha Escreveu:Não sei se já foi mencionado aqui...mas a notícia da fusão é falsa !O Ministério da Economia e da Inovação (MEI) reagiu oficialmente à notícia publicada hoje pelo jornal espanhol "El Mundo", que dava conta de que o MEI terá proposto uma fusão entre a EDP e a Gas Natural, afirmando que a mesma "é 100% falsa".
"A notícia veiculada hoje pelo jornal espanhol El Mundo sobre o Ministro da Economia e da Inovação ter discutido a possibilidade de fusão entre a EDP e a Gas Natural ou outra empresa espanhola é 100% falsa", diz o Ministério da Economia e Inovação, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A reacção do Ministério chefiado por Manuel Pinho surge depois de já o presidente da EDP, António Mexia, ter adiantado que o cenário criado pela notícia do "El Mundo" é "puramente especulativo".
O jornal espanhol escreve hoje que a EDP sugeriu à Gás Natural uma fusão amigável, proposta que teria sido feita por via governamental, uma vez que o Estado português é o maior accionista da EDP, com a participação de 20,5% detida pela Parpública.
A Gas Natural encontra-se actualmente numa posição algo fragilizada, uma vez que a oferta pública de aquisição (OPA) lançada no ano passado sobre a Endesa falhou, face à proposta apresentada pelos alemães da E.ON. O mercado energético espanhol está a atravessar uma fase de agitação, com a OPA da E.ON sobre a Endesa ainda por concluir e as eléctricas a serem alvo do interesse de vários investidores.
http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=283131
num dia entraram 900.000.000.000 de escudos 900 Milhoes de continhos (6 pontes vasco da gama novinhas em folha) e como dizia o saudoso vale e azevedo um escudo é um escudo e uma ponte é uma ponte agora seis já é de desconfiar
Não tenho provas... Mas
Existem Hipoteses que depois da Realização da Iberdrola/União fenosa, tendo já a União fenosa participação na EDP, a proxima angariação deste novo Grande grupo, e para se poder defender da Endesa com o grupo Alemão, a EDP ser uma Grande hipotese para se juntar ao grupo... Mas estamos ainda distantes(digo EU)..
Cump.
João (Aforro)
Cump.
João (Aforro)
ja sabemos que a noticia foi realmente falsa segundo o que dizem!... e saio por volta da 13h se n me engano, entao porque o papel continuou com um bom desempenho ate ao final da sessão de hoje e com o volume k vimos? será só por causa da especulação
n sei! Ulisses podias deixar uma opiniao em relacao a este movimento apesar da especulação que houve. obrigado e bons negocios a todos..
- Registado: 19/10/2005 15:48
Não sei se já foi mencionado aqui...mas a notícia da fusão é falsa !
http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=283131
O Ministério da Economia e da Inovação (MEI) reagiu oficialmente à notícia publicada hoje pelo jornal espanhol "El Mundo", que dava conta de que o MEI terá proposto uma fusão entre a EDP e a Gas Natural, afirmando que a mesma "é 100% falsa".
"A notícia veiculada hoje pelo jornal espanhol El Mundo sobre o Ministro da Economia e da Inovação ter discutido a possibilidade de fusão entre a EDP e a Gas Natural ou outra empresa espanhola é 100% falsa", diz o Ministério da Economia e Inovação, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A reacção do Ministério chefiado por Manuel Pinho surge depois de já o presidente da EDP, António Mexia, ter adiantado que o cenário criado pela notícia do "El Mundo" é "puramente especulativo".
O jornal espanhol escreve hoje que a EDP sugeriu à Gás Natural uma fusão amigável, proposta que teria sido feita por via governamental, uma vez que o Estado português é o maior accionista da EDP, com a participação de 20,5% detida pela Parpública.
A Gas Natural encontra-se actualmente numa posição algo fragilizada, uma vez que a oferta pública de aquisição (OPA) lançada no ano passado sobre a Endesa falhou, face à proposta apresentada pelos alemães da E.ON. O mercado energético espanhol está a atravessar uma fase de agitação, com a OPA da E.ON sobre a Endesa ainda por concluir e as eléctricas a serem alvo do interesse de vários investidores.
jepm Escreveu:Luxor Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd11230.pdf
Bom, este comunicado é deveras estranho a forma como está escrito
Pois, deveriam ter dito que o Governo Português e Espanhol não discutiram isso ... e acabavam com as especulações ...
Bons negócios,
jepm
Eu já passei a fase da especulaçao
Youtube
Luxor Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd11230.pdf
Pois, deveriam ter dito que o Governo Português e Espanhol não discutiram isso ... e acabavam com as especulações ...
Bons negócios,
jepm
- Registado: 4/11/2002 22:33
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd11230.pdf
Youtube
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], paulopereira.pp36.pp e 113 visitantes