Caldeirão da Bolsa

Formacao vs. Opinioes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Selector » 1/10/2006 22:09

Lutav, vê as MP
\__S E L E C T O R__/

Registado: 22/9/2006 15:36

Faltou....

por TraderT » 1/10/2006 17:15

esqueci-em de fazer referÊncia a 3 coisas:

1- Um "Diário de Traiding" Essencial!

2- Uma tecnica condicional de entrada!
3-Uma técnica condicional de saída! (O feeling tem de estar fora!

Outra coisa: a AT em certos mercados, e certas vezes apenas, funciona de forma muito particular... umas vezes revelando-se util, outras vezes totalmente errada. Ou seja tornou-se muito mais complexa!
Dado que há muitos traders a dar atenção a certos aspectos que "provocam" comportamentos no mercado,e que agem à contrarian, temos actuações totalmente inesperadas . (Ou não, para os contrarians)
Estou-me a referir, por exemplo, ao Nasdaq e ao DAX.
TraderT - www.forumdebolsa.com

Aquilo que possa escrever neste fórum será uma mera opinião própria da questão em causa, sem nenhuma garantia de qualquer tipo e sem ser um conselho ou recomendação.

Registado: 18/9/2006 2:54

por JCARLOSMANCELOS » 1/10/2006 17:02

Registado: 12/7/2006 12:51

por lutav » 1/10/2006 16:55

Ok, assim ja parece 1 forum:

meu perfil:

formacao superior em economia (embora nao trabalhe na área);

(ou seja, ja lá vai uns tempos, mas ainda me lembro de coisas basicas de Analise Ecomicas e Financeias e Negocios Financeiros) :)

invisto à cerca de 1 ano, apenas em bolsa (apenas bolsa tuga ), e para ja, nao tenciono sair daqui (pk causa da tal aprendizagem que sei que nao tenho).

para o caso de nao ter sido claro, a minha ideia (neste momento), nao é ganhar mto dinheiro em pouco tempo! (lol);

eu precisava era de ajuda na escolha do percurso de formacao que considerem que pode ser mais adequado a alguem que simplesmente quer isto:

Perceber melhor a informacao (graficos, dados, conceitos) mais especificos de bolsa, para assim tomar menos decisoes de sorte e azar!

a formacao, na minha optica, é sempre algo de continuo, mas estabelecer 1 percurso, saber por onde começar, ajuda a rentabilizar o tempo... talvez seja abuso, mas se puder evitar de perder tempo e dinheiro por por exemplo andar a aprender as coisas pela ordem inversa, ja fico contente

Obrigado pelas dicas, ao Traider pelas observacoes sobre prudencia e bom senso (que nao sao demais relembrar), à Pata Hari pela frontalidade :)

Registado: 22/9/2006 22:36

Lutdav

por TraderT » 1/10/2006 16:42

Lutdav

Aprendizagem nesta área é essencial.

Pense que para alguém tirar um curso anda por regra 5 anos a estudar, e que muitos investidores arriscam-se neste mundo de "lobos" sem se prepararem minimamente (claro que por vezes tem sucesso - muito mais raros quando se aventuram nos derivados - Futuros, opções, warrants.

Assim formação será essencial, seja cursos presenciais, seja uma actuação autodidacta...livros e pesquisas.

Na verdade tem sempre à sua disposição o melhor professor do mundo, quando vir uma expressão que não perceba, ou um conceito novo, use o: www.google.com

E pode mesmo pesquisar em portugues, faça por ser fixar nas palavras essenciais da sua pesquisa.

(Conceitos essenciais que deve desenvolver bem antes mesmo de começar:
-Stop Loss
(ex: Ter sempre um valor maixo de perda noo qual sai da posição em que tenha entrado)

-Money Management/RiskManagement
(ex: Depende dos capitais que investisse mas:
1- Nunca ter mais de 15% investido num único activo, repartindo o capital por vários activos.
2- Nunca perder mais de 5% da carteira num único activo (o tal stop máximo de perda).
3- Reforçar quando estiver a ganhar. ex: +30% em relação ao capital investido.
4- Usar um trailer stop para sair. Tipo quando o Título recua 2% nos ganhos até ao momento deverá sair imediatamente.

Isto, poderá já ter sido demasiado extenso, de qualquer modo foi só para ter uma ideia de coisas essenciais que deverá ter em atenção.

Boa Sorte! Bom Estudo! e Bons Futuros Trades!
[/b]
TraderT - www.forumdebolsa.com

Aquilo que possa escrever neste fórum será uma mera opinião própria da questão em causa, sem nenhuma garantia de qualquer tipo e sem ser um conselho ou recomendação.

Registado: 18/9/2006 2:54

por Pata-Hari » 1/10/2006 16:29

Lutav, pensa da seguinte forma: se fosse muito fácil ganhar dinheiro em bolsa, toda a gente o faria. Ou seja, o truque é conseguires aprender algo que te dê uma vantagem boa sobre a grande maioria das pessoas e que te permita poder fazer juizos de valor e tomar decisões antes das outras pessoas.

Primeira questão, a tua formação é matemática ou nem por isso? aprender um pouco de finanças, é uma hipotese que podes ter em conta ou não? quanto tempo queres investir em formação? ja pensaste em fazer pós-graduações em mercados financeiros? um curto de AT é um principio, ok, mas talvez hajam outras alternativas que possam ser interessantes.

Em função da tua area de formação, podes até ter vantagem na análise de algumas areas possiveis de investimento, usa isso a teu favor.

Outra ideia: depressa e bem, não há quem. Tem calma. Vai aprendendo, vai lendo. Há muita gente há muito tempo nestas lides que ainda perde muito dinheiro.

Tenta fazer perguntas mais especificas. Com os dados que nos destes (quase nenhuns), eu não consigo dar-te grandes ajudas mesmo que quisesse muito.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por lutav » 1/10/2006 16:17

pois, talvez seja mto sangue na guelra mesmo :roll:

vou ter paciencia, esperar por mais opinioes, e entretanto, ver isso dos livros e cursos de analise tecnica....

se alguem quiser recomendar 1 aqui no porto, by my guest :)

PS - na pior das hipoteses, faço pré-inscricao neste da Business Academy, que nao deve ser mto mau!

beijos e abraços

por bolso vazio » 1/10/2006 16:12

Lutav Escreveu:bem, pelos, vistos por aqui, só se responde a topicos que falem directamente de dinheiro... ou que possam da-lo a ganhar

obrigado na mesma.... procurarei info por outros lados...

beijos e abraços

Eu não lhe sei responder pk tb pouco ou nada percebo. Mas n desista já, as respostas ainda n apareceram pk isto ao fim semana fica um bocado morto.

Entretanto faça um pesquisa, existe por cá mta informação...

Cumps!

Registado: 24/3/2006 20:30

por valves » 1/10/2006 16:04

... bom o Marco Antonio dá cursos de iniciação á analise tecnica existem varios livros de analise tecnica de acções pode ler primeiro os livros e depois a formação para aperfeiçar e tirar duvidas

Obrigado

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por lutav » 1/10/2006 15:52

bem, pelos, vistos por aqui, só se responde a topicos que falem directamente de dinheiro... ou que possam da-lo a ganhar

obrigado na mesma.... procurarei info por outros lados...

beijos e abraços

Formacao vs. Opinioes

por lutav » 30/9/2006 14:21

Ora boas tardes,

como é facilmente perceptivel, sou novo aqui no forum, e tambem relativamente novo nestas coisas da bolsa.

Invisto o meu dinheiro na bolsa, que é pouco :oops: , com o raciocinio de que me rende (se nao inventar!) mais que te-lo numa conta a prazo, e com a ideia, que de isto, da gozo e diverte (vicio?)

Seja como for, a percepcao de que há 1 série de conceitos (que para os mais experientes e/ou profissionais) que nao domino, faz-me pensar que deveria investir em alguma formacao pessoal (nao para trabalhar na área, mas para meu complemento pessoal).

Ja reparei que aqui no Caldeirao, existe 1 link com referencia a formacao dada pela Business Academy, e que presumo seja como que 1 parceira de minima confiança do Caldeirao.

A questão é: (para quem ja teve ou deu formacao nestes dominios)

Que me recomendam a fazer primeiro, tendo em conta os pressupostos ja citados?

Obrigado desde já pelas opinioes :)

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot] e 67 visitantes