Caldeirão da Bolsa

A EDP foi OPADA e ninguém deu por nada

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

EDP

por JAS » 28/9/2006 2:15

Ulisses Pereira Escreveu:A grande diferença é que o Estado, através de algumas das suas empresas, controla cerca de 1/4 da EDP e não é obrigado a vender numa suposta OPA, mesmo que a tivesse que aprovar. Porque a CE pode obrigá-lo a aprovar uma OPA mas não o pode obrigar a vender na mesma...

Segundo julgo o Estado detém uma parcela importante do Capital mas não tem uma "golden share" na EDP como tem na PTC.

Não sei se o Estado controla apenas 25 ou se serão mesmo 30% e aí pode haver uma grande diferença.
Por exemplo se uma alteração dos estatutos necessitar de uma maioria qualificada a pequena diferença entre 24,9% ou 25,1% pode ser importante.

Julgo que os Estatutos da EDP impõem uma limitação dos direitos de voto (Será 5%, será 10%?)
Até agora o Estado mandava na EDP porque não tinha ninguém a contrariá-lo.
Se alguém tiver comprado 10% (ontem e hoje transaccionaram-se o equivalente a 6%...) passará a haver quem o passe a contrariar e haverá quem lembre que o Estado estará sujeito a esse limite.
Esse limite é extremamente importante numa votação para uma alteração dos Estatutos.

Está claro que o Estado não é obrigado a vender numa OPA.
Mas se não vender ficará lá apenas a fazer figura de corpo presente e sem mandar nada.
Fica com o dinheiro empatado, sem qualquer influência na administração da empresa, e nem sei se conseguirá bloquear as alterações dos estatutos.

Os novos donos (ou seja a nova maioria) até podem deliberar que a empresa não distribua dividendos, só para chatear o Estado, e esse dinheirinho faz falta para equilibrar as nossas contas.

A contradição disto tudo é que foi o próprio Estado quem publicou recentemente uma nova lei das OPA's (cumprindo directivas da CE) que o impossibilita de fazer Acordos Parassociais com outros accionistas.
Sem esses Acordos não lhe é possivel disputar uma maioria.
Com um Acordo seria obrigado a opar ele próprio a EDP (coisa impensável nos tempos que correm).

Virou-se o feitiço contra o feiticeiro...

Neste momento ainda não há no site da CMVM qualquer comunicado sobre a identidade de quem comprou nem sabemos quanto terájá comprado.
Penso que foram espanhóis e que isso tem a ver com uma possível moeda de troca na fusão Iberdrola/Unión Fenosa que parece estar eminente.
Mas para o caso acho que tanto faz, o mais importante é saber se os institucionais portugueses libertaram posições ou não.
Se libertaram haverá dinheiro livre para investir noutros títulos do PSI e isso animará o nosso mercado e fará subir cotações.
E é isso que nos interessa a todos.

Um abraço,
JAS

P.S. - Não me preocupa muito se a próxima factura da EDP vier em espanhol... Se vier em alemão já terei que comprar um diccionário.
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 28/9/2006 1:23

A grande diferença é que o Estado, através de algumas das suas empresas, controla cerca de 1/4 da EDP e não é obrigado a vender numa suposta OPA, mesmo que a tivesse que aprovar. Porque a CE pode obrigá-lo a aprovar uma OPA mas não o pode obrigar a vender na mesma...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por sete77 » 28/9/2006 1:03

exactamente

quer-me parecer que ainda não avaliamos bem a importancia da decisão da CE.

Mira Amaral referiu ao expresso " a incapacidade de qualquer governo nacional travar uma OPA transfronteirica"

O nosso mercado até ja esta totalmente liberalizado, que razoes poderia invocar o nosso governo para impedir um movimento destes, a meu ver o que está a acontecer na edp, é o mesmo que a acciona já fez,ao comprar 10% e dizendo agora que quer conversar com a E.ON, opas diárias até ao dominio de parcelas importantes, e ao sabor de noticias que por vezes lhes são desfavoraveis como o facto de terem que pagar muito mais caro.

Registado: 14/12/2003 18:24

pª sete

por zé povinho » 28/9/2006 0:39

[quote]
Ja pensaram se se verificar como parece que os espanhois vão dar a volta a decisão da CE injectando dinheiro no mercado, [/quote]

não me parece que nesta fase da guerra as autoridades espenholas tenham muitas hipóteses de dar a volta ao texto.

é que desta vez a guerra é a sério e Bruxelas não sugeriu: Bruxelas ordenou.
[quote]A oferta da E.ON só não foi bem recebida pelo Governo espanhol, que recusou a oferta por considerar a electricidade como um sector estratégico. Também a CNE impôs duríssimas condições para a concretização da oferta, entre elas a cedência de 30% do negócio da Endesa em Espanha. Bruxelas ordenou ontem o levantamento destas condições.[/quote]

Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 27/9/2006 23:08

P.S. Até me esqueci de agradecer a correcção. Vou colocar bem ;)

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 27/9/2006 23:06

Infoo, a questão é que hoje em dia nos mercados não é muito normal uma empresa do "núcleo" transaccionar a múltiplos muito diferentes das outras empresas do sector. E com uma OPA àquele preço, o normal é que isto acontecesse. Se é caro? Não sei. Mas que é o movimento normal é.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

pr ulisses

por Infoo » 27/9/2006 22:55

.. queres dizer ..."torna edp barata"...

mas quanto a isso, e pr os analistas fundamentais... edp está barata VS valores neutros das espanholas ou.... as espanholas é que estão caras VS edp a valores neutros, e aí....

Registado: 17/11/2005 1:02

por Ulisses Pereira » 27/9/2006 22:45

Tal como escrevi noutros tópicos, a questão não está numa possível OPA mas sim com o facto da revisão em alta do preço da OPA sobre a Endesa colocar a EDP barata face ao resto do sector, pelo que o ajuste de hoje é perfeitamente natural e lógico. O volume negociado teria que ser este pois a EDP só consegue ter subidas desta dimensão com volumes brutais. E, tal como também já referi noutro tópico, o movimento de hoje é uma clara saída de institucionais nacionais a realizarem óptimas mais valias e a entrada de institucionais estrangeiros que querem ter posição na EDP.

OPA`s com sucesso sobre a EDP é um cenário inverosímil na minha opinião.

Discolsure: Os meus clientes mantém posições longas sobre a EDP

Um abraço,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 27/9/2006 23:08, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por sete77 » 27/9/2006 22:36

Caros colegas tambem eu assisti surpreendido a esta subida, mas todo o sector está eletrico.

Agora eu tenho uma duvida: e se a iberdrola ou outra lançar uma opa a 51% do capital, isso é ou nao possivel?

Ja pensaram se se verificar como parece que os espanhois vão dar a volta a decisão da CE injectando dinheiro no mercado, de que forma os players franceses, italianos e alemães conseguirao penetrar na iberia?

Registado: 14/12/2003 18:24

por Mágico » 27/9/2006 21:00

Mas não digam "Avé César" se não o Ulisses manda o Obélix tomar conta da situação!!

Mágico
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

por valves » 27/9/2006 20:57

... questiunculas á parte acho que devem prestar todos uma homenagem ao nosso druida que com as suas analises ao longo destas ultimas semanas muito contribuiram para que provalmente muitos membros do forum estejam hoje a festejar vivamente esta subida da EDP ...

Abraço
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

adi

por superveiga » 27/9/2006 20:52

Adi Escreveu:É impossível a EDP ser opada.

Acha mesmo ADI???

A europa afirmou taxativamente que IMPOSSIBLE IS NOTHING

Registado: 12/9/2006 15:39

por Adi » 27/9/2006 20:40

É impossível a EDP ser opada.

Registado: 3/5/2006 14:05

A EDP foi OPADA e ninguém deu por nada

por superveiga » 27/9/2006 20:38

Com o ibex aqui tão perto a EDP ganhou uma dimensão estratégica na península ibérica.

O resultado da OPA da Eon foi uma espécie de caso bosman em que a europa se opôs aos entraves do regulador espanhol e veio dizer que a europa tem que começar a pensar como um topo em termos económicos e o sector energético está liberalizado.

Os alemães podem comprar em espanha, logo qualquer eléctrica pode (e deve senão desaparece/é absorvida) comprar onde quiser.

Onde é que a EDP entra nesta estória???

Já lá chegaremos, em espanha existe uma guerra sem tréguas e eles estão todos com receio de ser engulidos, logo com as valorizações impressionantes (100% 200% 300% há para todos os gostos) que tem tido no último ano podem comprar o que quiserem. E o que vêm aqui ao lado?? A EDP a 3,20 (ou um pouco menos) assim que puderam respirar deram umas ordens para o lado de cá.

A 1ª leva às 8h30 em ponto apanhou 10 milhões de acções de um trago.

No resto do dia, com uma volatilidade nunca vista na EDP dos últimos anos, (EDP 3.42 6.21%) 132,102,380

132 Milhões de acções andaram a passear de mão em mão e amanhã é outro dia.

Afinal, e merecidamente, os pequenos accionistas da 1ª hora vão ser recompensados. Saibam eles guardar as suas acções mais 6 meses que os máximos vêm aí.

Registado: 12/9/2006 15:39

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 65 visitantes