Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - Capital 1,266X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 29 - Capital 1,266X

por JAS » 29/9/2006 16:57

Dia de folga.
E como o DAX não se definiu se calhar 2ª feira também é...

VAA
Foi o único movimento de hoje e não teve significado pois limitou-se a um acerto de quantidades com uma venda a 0,14.

Quanto à rentabilidade fechou o mês com um novo máximo anual.

Bom fim de semana,
JAS
----------------------

SMALL2004 Escreveu:JAS, O PQP aAnda a limpar a casa de moscas.porquê?
e os resultados?

Acho que esses tipos eram só figuras decorativas e não devem fazer grande falta.
Quanto aos Resultados saiem daqui a bocado e também estou curioso.
Sempre quero ver se esta ida ao suporte tem justificação ou não...

Um abraço,
JAS
Anexos
cart 09-29.png
cart 09-29.png (61.89 KiB) Visualizado 1211 vezes
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por SMALL2004 » 29/9/2006 15:38

JAS, O PQP aAnda a limpar a casa de moscas.porquê?
e os resultados?

"A Semapa anunciou hoje em comunicado enviado ao regulador do mercado que Mira Amaral e Rafael Caldeira Castel-Branco Valverde renunciaram aos seus cargos.

No comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira informa que "Rafael Caldeira Castel-Branco Valverde, vogal do Conselho Fiscal, e Jorge Manuel de Mira Amaral, secretário da mesa da assembleia geral, renunciaram aos cargos que desempenhavam".

Segundo a mesma fonte, "em ambos os casos" a renúncia terá "efeitos a partir do próximo dia 18 de Outubro".

A Semapa vai apresentar hoje, após o fecho do mercado, os seus resultados referentes ao primeiro semestre do ano. As acções da empresa seguiam a valorizar 0,37% para os 8,07 euros
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 28 - Capital 1,266X

por JAS » 28/9/2006 17:49

Dia calmo mas com muitas interrogações no ar:
- O DAX passa os 6000?
- Quem anda a comprar a EDP?
- A SNC prossegue a OPA?
- Alguém percebe porque subiu a PTC?

DAX
Tudo está bem quando acaba bem.
Reduzi a 1,86 e acabei por fechar a 1,84.

-Este trade foi iniciado no dia 18 com compra média a 1,30.
-No dia 19 tinha lá metidos 1,9% da carteira com break point de 1,24 e a cotação estava a 0,46.
-Estive a perder 1,43% da Carteira e em enorme risco de levar um KO.
-Safei-me do KO no dia 20 pois o DAX, contrariamente ao previsto por muitos analistas, abriu positivo e desatou a subir.
-No dia 22 o trade ainda voltou a negativo mas a partir daí acabaram-se as preocupações.

Depois destas vicissitudes todas acabar este trade positivo já não era mau.
Fechar com um bom lucro foi melhor.
Mas o ideal teria sido entrar a 0,46 pois teria rendido 4X...

Só falta explicar porque fechei exactamente hoje.
Porque fico à espera que o DAX se decida a passar ou não os 6000 pontos...
Se passar volto aos calls até à zona dos 6140, se não passar até talvez meta uns puts durante uns dias ou fique de fora entretendo-me com o PSIzinho.

Mais nenhum movimento.

Quanto à rentabilidade não houve novo máximo mas mantive-me lá próximo.

Apenas será de realçar que os resultados em TW's começam a ser importantes para a Carteira pois já voltaram a representar mais do que 1/3 dos lucros.
Como tem sido raro andar com posições superiores a 5% em TW's estar a ganhar neles 7% significa que já me duplicaram o capital investido.
E isso apesar dos inúmeros KO's que levei este ano e que me estragaram a rentabilidade várias vezes.

JAS
Anexos
cart 09-28.png
cart 09-28.png (45.93 KiB) Visualizado 1463 vezes

EDP e SEM

por JAS » 28/9/2006 13:51

SMALL2004 Escreveu:Será que comprou mais ou vendeu?
Também ando a olhar para a Semapa, mas aquilo não passa não passa não passa...

Eu nem sabia que o Pêquêpê tinha entrado na EDP.
De qualquer forma não me parece que ele possa ter qualquer interesse nela além de uma mera participação financeira.

E se assim foi até pode ter aproveitado e ter vendido.
1% da EDP com um lucro de uns 8% não chega, mas sempre ajuda, para a compra de um barco novo...

JAS

por SMALL2004 » 28/9/2006 13:28

Será que comprou mais ou vendeu?
Também ando a olhar para a Semana, mas aquilo não passa não passa não passa...

"Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa, garantiu hoje aos jornalistas que tem apenas menos de 1% da Energias de Portugal (EDP), cujas acções adquiriu recentemente.

«Tenho muitos projectos mas neste momento não quero reforçar na EDP, apesar de reconhecer que é uma empresa muito interessante», afirmou o responsável à margem da assembleia geral da Portucel onde foi aprovada a desblindagem dos estatutos da empresa.

Estas declarações surgem depois de na semana passada ter sido negociado mais de 1,5% do capital da EDP em bolsa, num só bloco, e o «Expresso» ter noticiado que Pedro Queiroz Pereira estava a reforçar a sua posição na eléctrica nacional.

O gestor justificou este investimento por ser agora um momento oportuno e por acreditar na valorização bolsista da eléctrica. As acções da EDP caíram mais de 3% durante a semana passada, mantendo esta têndência esta semana, mas desde o início do ano, os títulos da eléctrica acumulam já um ganho de quase 14%.

Admitindo reforçar esta participação Pedro Queiroz Pereira deixa também em aberto a possibilidade de aliená-la."
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 27 - Capital 1,266X

por leprechaun » 27/9/2006 19:08

JAS Escreveu:Hoje até o Nichols já virou bullinho...

leprechaun Escreveu:No tema do SPX onde venho arengando, vou colocar agora um gráfico com uma análise também céptica - há uma divergência inestética! - de outro dos meus apreciados mestres, o elegante Mike Paulenoff... que até já está short!...

Do Mike não tive notícias, provavelmente já anda constipado.
Isto de andar de "shorts" nesta altura do ano até pode dar pneumonia...

Isto é que vai um namoro... e com falta de decoro! :)

Ou melhor, é a tal famosa relação amor-ódio... pelo DAX!... em que tu amas vê-lo subir e eu adoro pô-lo descer... quem vai ganhar e perder?! :?:

Não creio que o Nichols já esteja longo no SPX, mas é óbvio que agora ele considera fortemente o cenário dos 1365 pontos, que aliás tinha vindo a referir há algum tempo. Contudo, a teimosa falta de retracção do índice - hoje quase só foi aos máximos de ontem! :shock: - tornam bem mais difícil encontrar um bom ponto de entrada.

Deste modo, esse teu novo reforço nas alturas é ousadia de quem ama aventuras! Mas tens razão, tão boas notícias aquecem o Bull coração... mas cuidado com esse Bear ladrão! :roll:

Quanto ao Mike, ele referia anteontem a poderosa divergência entre o RSI e a cotação do SPX, a qual se teria de resolver de 2 maneiras: ou pela imediata correcção do índice, ou por um forte movimento que harmonizasse o RSI.

Ora deve ter vencido a harmonia... para a super-Bull alegria... e a minha antipatia! :evil:

Quanto ao Misha... lá resmunga e cofia a barbicha! :?

Por fim, ainda espero um fecho encarnado... mas à Manchester!... hoje lá p'los States, seja a descida o fado! Trata-se de um cenário natural... ou então isto vai mal... :cry:

A propósito, o mínimo de hoje no DAX (5966) corresponde, com total exactidão, aos 6000 pontos nos Futuros, um suporte importante a vigiar... se o Touro quiser vingar!!!

Quanto ao meu Urso piurço...

Rui leprechaun

(...há-de retomar seu curso! :))

Registado: 24/11/2002 14:36

Re

por JAS » 27/9/2006 18:41

adi Escreveu:Permita-me dizer que sempre que há uma venda, também há uma compra e portanto houve muitos a entrar na EDP.

Quando alguém vende terá que haver alguém a comprar e exactamente ao mesmo preço.
Sendo assim o dinheiro NUNCA pode sair da bolsa e já tive muito trabalho, aqui e noutros Fóruns, a explicar isso a alguns conceituados Analistas...

Como também já disse noutro post a questão é se foram "espanhóis a entrar" e "institucionais portugueses a sairem".
Se foi assim os institucionais portugueses estão agora cheios de liquidez, não é?

É que o "muita gente" não interessa nada no meio disto tudo pois pode representar 1M, se tanto, no volume de hoje.
A EDP transaccionou 167M de acções e só interessa o que fizeram os tubarões.
E interessa saber se houve institucionais portugueses a comprar ou se só venderam.

Um abraço,
JAS

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 27 - Capital 1,266X

por Adi » 27/9/2006 18:28

JAS Escreveu:Mas palpita-me que vão mexer pois o dinheiro que saíu da EDP há-de ir para algum lado e, para já, só o vi entrar na BRI.

Permita-me dizer que sempre que há uma venda, também há uma compra e portanto houve muitos a entrar na EDP.

Registado: 3/5/2006 14:05

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 27 - Capital 1,266X

por JAS » 27/9/2006 18:16

JAS ontem Escreveu:Isso é mesmo uma calamidade para os pobres dos ATzinhos.
Agora nem resistências há.

Vai ser só projecções e em sessões contínuas.
Só falta saber o título do filme mas poderá ser "os touros desembolados voltam a atacar de mansinho"...

(O "Isso" referia-se aos 1330 pontos do SP)
Hoje até o Nichols já virou bullinho...

leprechaun Escreveu:No tema do SPX onde venho arengando, vou colocar agora um gráfico com uma análise também céptica - há uma divergência inestética! - de outro dos meus apreciados mestres, o elegante Mike Paullenoff... que até já está short!...

Do Mike não tive notícias, provavelmente já anda constipado.
Isto de andar de "shorts" nesta altura do ano até pode dar pneumonia...

DAX
Hoje até foi um dia que, na sua essência, não me correu muito bem.
Comecei por reforçar a posição 1,80 vendendo metade logo a seguir a 1,89.
Após a saída dos dados às 13:30 reforcei a 1,72 o que foi antes de tempo mas nem sequer foi mau de todo.
Depois fui almoçar e deixei uma venda a 1,96...
Ao regressar o meu espanto foi enorme pois o DAX tinha mesmo ido aos 6000 pontos e, inexplicavelmente, a minha ordem continuava "rm curso"...
São coisas normais nos TW's, o Market Maker ausentou-se nesse preciso momento...

Mas um azar nunca vem só...
Mais tarde resolvi vender mais uns a 1,89.
O call foi lá e... eu tinha anulado a ordem por engano.

Com o SP a fazer máximos anuais estou muito optimista para amanhã.
Tão optimista que fechei a sessão a reforçar a 1,78.

SEM
Num dia em que todas as atenções se centraram na EDP toda a gente terá esquecido esta promissora menina...
Se a Portucel apresentou uns excelentes resultados e subiu hoje quase 2% não se estarão a esquecer que a SEM é a principal beneficiada?
Reforcei a posição para 17,5% com compra a 8,09.

Quanto à rentabilidade fiz um novo máximo anual.
Nada de especial pois as minhas principais apostas quase nem mexeram.
Mas palpita-me que vão mexer pois o dinheiro que saíu da EDP há-de ir para algum lado e, para já, só o vi entrar na BRI.

JAS
Anexos
cart 09-27.png
cart 09-27.png (63.47 KiB) Visualizado 1683 vezes

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 26 - Capital 1,266X

por JAS » 26/9/2006 20:33

JAS Escreveu:Depois disso, antes da saída dos dados às 15horas, entretive-me a atirar ordens "malucas" estilo compra a 1,28 e venda a 1,78.
A de 1,78 foi quase um tiro na mouche pois a cotação foi a 1,77.

Era tudo acabado em 4 e não em 8...
A cotação foi a 1,73-1,75.

JAS

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 26 - Capital 1,266X

por JAS » 26/9/2006 18:03

Agora o DAX já pode cair que nem me incomodará muito...
Mas continuo a pensar que a subida continua.

DAX
Reduzi a posição a 1,48 e fiquei praticamente só com lucros investidos.
Quando é assim até podemos negociar comodamente instalados no sofá e sem qualquer stress.

Depois disso, antes da saída dos dados às 15horas, entretive-me a atirar ordens "malucas" estilo compra a 1,28 e venda a 1,78.
A de 1,78 foi quase um tiro na mouche pois a cotação foi a 1,77.

Depois de acabar a retracção subsequente fiz mais uma venda a 1,68 e ainda tentei outra a 1,58 até ao fecho.
A cotação foi a 1,57-1,59 e voltei a falhar por 0,01...

Pontaria bastante afinada, com um break point já negativo tenho tranquilidade absoluta para amanhã.
Possibilidede de manter, de reforçar, ou de fechar o trade.

VAA
Até ajudei a limpar o 0,14 na VAFK.
Manter esgotada a venda a 0,14 implica que passem a comprar a 0,15...

JAS

P.S. - O SP está mesmo renitente em quebrar os 1330 consistentemente. Mas já fez hoje um novo máximo anual e, em Bull Market, o normal é irem-se quebrando máximos...
Anexos
cart 09-26.png
cart 09-26.png (45.61 KiB) Visualizado 1968 vezes

Yes, I did... sell at the Bid! :-)

por leprechaun » 26/9/2006 16:24

O problema agora já nem são os números, mas as Bull notícias dos pits de Chicago, que te devem alegrar... e a mim fazer pensar: :!:

16:29 Ambiente en los pits

Los grandes bancos no andan hoy a la contra, y en la subida están comprando. No son grandes lotes, normalmente por debajo de 100 futuros cada uno del grande, pero hay muchos bancos comprando y ni una sola venta registrada.

16:58 Pits

Sigue la misma tónica de antes, ninguna operación de venta y bastantes operaciones de compra medianas por parte de los grandes bancos y hace escasos minutos una compra por fin de las fuertes, además se observan bastantes compras de futuros del Nasdaq que eso si que hacía tiempo que no se veía.

Mau!!! Não me digas que o meu famoso padrão se atrasou... e co'o teu Bull namorou?! :evil:

Enfim, aguardemos ainda o fecho... que até lá não me mexo!

O teu Bear António Aleixo...

Rui leprechaun

(...aqui a coçar o queixo! :))

PS: Mas em boa disposição... Bull é o meu coração!!! :clap: :mrgreen:

Re: Descansado... e deslumbrado... qu'isto subiu um bocado!!

por JAS » 26/9/2006 16:03

leprechaun Escreveu:Mais seriamente, só a quebra definitiva e consistente dos 6000 no DAX ou os 1330 no SPX me podem fazer reflectir...

...sobre o Bull que há-de vir...

SP = 1330,90
Já entraste em reflexão?

JAS

Descansado... e deslumbrado... qu'isto subiu um bocado!!! :)

por leprechaun » 25/9/2006 23:22

Ó JAS de alta cotação!!! :!:

Pois nem perdi a razão nem a boa disposição...

...não fora eu um mandrião! :lol:

Mas olha que esse ele diz... nem é o Nichols feliz, mas o mercado aprendiz! :P

De resto, como eu escuto os dois... quer dizer, talvez... depois... :roll:

Entretanto, repito que me declaro ainda não convencido nem Bull...ido :wink: e o meu famoso "quadriénio" 'inda é válido no milénio!

Still... your Bull command has the upper hand... just for now, somehow...

No tema do SPX onde venho arengando, vou colocar agora um gráfico com uma análise também céptica - há uma divergência inestética! - de outro dos meus apreciados mestres, o elegante Mike Paullenoff... que até já está short!... cof! cof! :shock:

Mais seriamente, só a quebra definitiva e consistente dos 6000 no DAX ou os 1330 no SPX me podem fazer reflectir...

...sobre o Bull que há-de vir...

Rui leprechaun

(...e pôr o Bear a dormir! :))

PS: Ora!... ganhe quem ganhe o porvir... eu sempre me fico a rir!!! :mrgreen:

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 25 - Capital 1,266X

por scpnuno » 25/9/2006 23:21

JAS Escreveu:[
Ainda hei-de ver esse Nichols com carinha de Bear Arrependido...

Meu amigo, uma imagem vale mil palavras - aqui vai, em exclusivo, a imagem do Nichols (carinha de Bear arrependido) a consolar o leprechaun...

Podes dormir descansado :wink:
Anexos
abraço 1.jpg
abraço 1.jpg (3.94 KiB) Visualizado 2244 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por JAS » 25/9/2006 22:32

leprechaun Escreveu:Eu aposto na descida... tu confias na subida... e cada um faz p'la vida! 8-)

Uma nota apenas para relembrar esse importante conceito a que o Nichols apelida de "fibrilhação" e que, segundo ele, precede habitualmente as mudanças de tendência. Assim, vemos que os índices nos últimos dias se têm limitado a movimentos algo erráticos num e noutro sentido, com suportes importantes algures na zona 5860-70 (DAX) e 1311-12 (SPX).

Importa agora escutar o que ele diz...

Ainda hei-de ver esse Nichols com carinha de Bear Arrependido...

O meu call está a 1,36, uma boa valorização desde as 17:30.
Posso dormir descansado.

Um abraço,
JAS

por leprechaun » 25/9/2006 18:45

JAS Escreveu:Quando um trade começa mal, e quando andámos a perder muito, o melhor é fechá-lo mesmo com um lucro pequenino, e abrir um novo.

Exactamente, ó JAS...

...é assim que a gente faz! :P

Se bem que esse TW call tenha agora respirado uns altos ares... da montanha SPX que arrebitou o nariz! :lol:

Logo... tudo continua no mesmo impasse... p'ra onde vai o nosso DAX?!

Eu aposto na descida... tu confias na subida... e cada um faz p'la vida! 8-)

Uma nota apenas para relembrar esse importante conceito a que o Nichols apelida de "fibrilhação" e que, segundo ele, precede habitualmente as mudanças de tendência. Assim, vemos que os índices nos últimos dias se têm limitado a movimentos algo erráticos num e noutro sentido, com suportes importantes algures na zona 5860-70 (DAX) e 1311-12 (SPX).

Importa agora escutar o que ele diz...

Rui leprechaun

(...para poder ganhar e ser feliz! :))

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 25 - Capital 1,266X

por JAS » 25/9/2006 18:30

Contrariamente ao meu "normal" não fui muito às compras nesta 2ª feira...

DAX
Depois daquele fecho na 6ª feira não estava muito tranquilo quanto ao DAX e até fiquei desconfiado com a subida matinal.
E, quando é assim, e nos falta a convicção, o melhor é reduzir as posições.
Uma venda a 1,23 e um regresso à caminha...

À tarde tivémos de tudo, desde subidas até descidas acentuadas que me colocaram o trade novamente no vermelho.
No final da sessão resolvi reduzir a posição com uma venda a 0,98 e falhei outra mesmo no final a 1,15.
Quando um trade começa mal, e quando andámos a perder muito, o melhor é fechá-lo mesmo com um lucro pequenino, e abrir um novo.

JMT
Levaram-me algumas a 14,16.
Nada de grave, eram daqueles excedentes que apenas me servem para tentar reduzir o break point.

BCP
Mantém-se estável ou até positivo.
A queda da PTC até pode implicar que alguns investidores se mudem e reforcem no BCP à falta de melhor...
Os meus calls mantêm-se estáveis mas temos tempo.

VAA
O 0,14 continua sem vendas ou com poucas.
É altura dos interessados na compra se mudarem para o 0,15.

SEM
Os resultados saem esta semana mas os analistas devem estimar que não serão grande coisa.
Pelo menos é o que parece pelo evoluir das cotações.
Julgo que só arrebita mesmo quando se souber se aproveita a privatização da Portucel para reduzir a posição e, sobretudo, por quanto venderá.
Como comprou ao Estado a 1,45 o negócio deve ser excelente...

JAS
Anexos
cart 09-25.png
cart 09-25.png (46.28 KiB) Visualizado 2494 vezes

Re: Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 22 - Capital 1,266X

por leprechaun » 22/9/2006 20:42

JAS Escreveu:P.S. - E a estatística lá acertou.
Deve ter sido mesmo a estatística que fez cair os mercados pois não consegui encontrar nenhum facto relevante para explicar a queda de hoje...

Mas olha que há mesmo MUITOS factos relevantes, ó JAS...

...até um eclipse!... e eu que o visse! :P

E até estou a torcer com toda a força para que o SPX não descambe por aí abaixo, e o quadro técnico no intraday até parece que ajuda, vá lá...

É claro que, ao contrário de ti, também não me convém nadinha que ele trepe desalmado por aí acima!

Enfim, um fecho algures pelos 1315 já não estava mal e era mais ou menos neutral... Vejamos se ele me ouve, o maioral! 8-)

Quanto ao DAX, já depois da tua compra houve várias oportunidades de saída nos 5915, a última chance de reforço para posições curtas, hoje. Mas, no fim, e apesar de uma ligeira quebra dos mínimos de terça, ficou tudo indefinido ainda. So there is hope... ah! and I don't need more virgins, by the way! :wink:

Um ponto muito importante a ter em conta, é o tal fenómeno da "fibrilhação", de que o Nichols muito fala, em zonas de possível inversão de tendência. Nesse caso, teríamos uma alternância de dias positivos e negativos, sem grandes oscilações do mercado. Ou, neste caso, uma lateralização ligeiramente em baixa. Depois, dar-se-ia a quebra final, claro, na qual continuo a apostar.

Quanto à estatística, ela até nem foi muito brilhante, já que, feitas as contas, o DAX apenas recuou 0.9%, a queda mais baixa nesta semana negra, desde 1998, em que o valor foi quase igual. Mas foi deveras inusual o facto do DAX ter ultrapassado com alguma margem o máximo da semana de futuros, logo na 4ª sessão seguinte (ontem, 5980), o que é ainda mais invulgar por se tratar do terrível trimestre de Setembro!

Por comparação, o ano passado, tal só sucedeu na 8ª sessão posterior, e o mais usual, mesmo nos outros trimestres, é tal não acontecer logo na semana seguinte.

Mas a mera estatística não é tudo, claro. Aliás, se eu apenas me guiasse por ela até devia estar Bull para a semana que se avizinha, já que se têm verificado boas subidas no final de Setembro, como no ano passado com quase 3,5%. Há, porém, na situação actual outros padrões bem mais importantes a seguir. De resto, estes números têm de facto uma explicação, não é à toa que o mercado tem certos comportamentos cíclicos, afinal.

Ainda assim, é de realçar que esta força relativa pode prenunciar uma correcção talvez não muito acentuada, veremos...

Logo... que sera, sera... but here the future is hard to see...

...what will be of me...

Rui leprechaun

(...a torcer aqui por ti!!! :))

PS: E o S&P lá vai fraquejando, quase o suporte quebrando... talvez esteja iminente, ou pode ser que se aguente...

...mas grita-lhe aqui a gente:

Coragem, e segue em frente... dá ao pé e cerra o dente... que é pró JAS ficar contente!!! :clap:

Nice! Bolsa maratona... ou se afunda ou vem à tona!!! :mrgreen:

por charles » 22/9/2006 20:30

jas nas sextas feiras os teus cuidados com os calls não se redobram?

Eu hoje estive meio ausente em especial de manha por isso nao arrisquei , no entanto se o fizesse era num put, visto que o dax estava negativo e por la continuaria tendo em conta a sexta, a ideia era sair antes dos states abrirem e ai numa oportunidade de calls em minimos lá para meio da tarde entrar, como disse nao acompanhei convenientemente e preferi ficar de fora.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por lan » 22/9/2006 20:03

de forma a que um possível KO na 2ª feira não me ponha algum olho negro.

Só teu.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[/list]

Registado: 5/11/2002 2:29

Carteira JAS*2006 - Mês 9 - dia 22 - Capital 1,266X

por JAS » 22/9/2006 17:51

Hoje foi mesmo uma viagem ao reino da asneira...

DAX
Reforcei a posição no call a 1,06 quando o DAX andava pelos 5900.
Não contente com isso voltei a reforçar a 0,94 acreditando que uns States com fut's flat iriam puxar pelo DAX.
Depois passei o dia a ver onde saía ou se saía...

No final da sessão acabei por vender uma prestação a 0,81 de forma a que um possível KO na 2ª feira não me ponha algum olho negro.

Portanto o dia de hoje foi para esquecer.
Com o DAX em queda consegui o "milagre" de passar um break point de 0,87 para 0,97 e, ainda por cima, aumentar a posição num dia em que pretendia fechar o trade.
Há dias em que não se deve andar na bolsa.

Mais nenhum movimento.
Bom fim de semana.

JAS

P.S. - E a estatística lá acertou.
Deve ter sido mesmo a estatística que fez cair os mercados pois não coinsegui encontrar nenhum facto relevante para explicar a queda de hoje...
Anexos
cart 09-22.png
cart 09-22.png (63.14 KiB) Visualizado 2828 vezes

por leprechaun » 22/9/2006 12:43

JAS Escreveu:Esta semana foi como qualquer outra, deu para ganhar em calls e deu para ganhar em puts...
Eu prefiro os calls em Bull Market.
E hoje até reforcei bastante quando ele veio aos 5900.
(Baseado em que "só para te dar cabo da estatística" ele vai fechar acima dos 5938...)

Certo, ó JAS!

Claro que a estatística até pode ficar furada, nada é 100% seguro... nem aqui nem em lado algum! Still...

Nota ainda que, neste momento, eu já nem estou a seguir ou a considerar sequer o tal padrão negativo desta semana, em princípio, até porque ele não se verificou inteiramente conforme as previsões, feche ou não hoje abaixo do valor da passada sexta-feira, o que me continua aparecer mais provável, diga-se.

Mas esse deixou de ser o mau cavalo de batalha e olho já em frente, na perspectiva do que pode suceder nos próximos dias. E, claro está, continuo benfiquista! :P

A explicação está já dada em diversos posts, logo escuso de me repetir. Mas para acrescentar algo de novo, posso deixar aqui os valores que me parecem relevantes para o dia de hoje, atendendo ao mínimo e máximo até agora.

Assim, após ter ido aos 5889, o índice recuperou a retracção 78% nos 5919, baixando depois até aos 38% nos 5905, aproximadamente. Enquanto se mantiver por aqui, está neutral.

Caso ultrapasse com alguma força os 5920, é possível que ainda venha a fechar o gap da abertura, nos 5930-36. Obviamente, para mim tal seria uma super-oportunidade para fechar longos e abrir curtos!

Analisando o que se passou até agora nesta semana, tivemos somente um movimento de lateralização, nada mais. Obviamente, ficaria muito surpreendido se, nos próximos dias, o DAX ultrapassasse o máximo de ontem nos 5980, já que me parece bem mais natural a queda do mínimo de terça, nos 5870 pontos, a qual pode até ser violenta, atenção!

Nesse caso, o teu actual TW estaria em óbvio risco de extinção e esse é mesmo o cenário em que aposto... a contragosto! Obviamente, tal pressupõe também um recuo dos índices americanos e, a este respeito, as estatísticas também me favorecem - vide citação do Cárpatos mais acima.

Logo, há que ser só activo e destemido e cada um lá segue o seu plano... sem engano! De resto, e como bem dizes, até se pode ganhar dinheiro de ambos os lados do mercado, isto pelo menos enquanto não existir nenhuma tendência forte e evidente. É que depois, convém muito estar do lado certo... ou fica o bolso deserto!!! :shock:

Sendo este o caso... já daqui vazo! 8-)

Good luck as ever...

Rui leprechaun

(...let's win forever! :))

PS: Hummm... mas... e a minha "cunha" para engraxar os sapatos... dos tubarões ou dos patos?! :wink: :mrgreen:

por JAS » 22/9/2006 11:07

leprechaun Escreveu:Para já, a minha estatística NÃO está ainda arruinada... e palpita-me que não o vai ficar se a sessão for encarnada!

Isso das 4ª e 5ª feiras é um pormenor secundário, se bem que o padrão não tenha sido inteiramente respeitado, já que o DAX não deveria ter feito novos máximos esta semana.

Logo, enfim... proponho um acordo de cavalheiros... fifty-fifty... p'ra ti e p'ra mim!.

Na 6ªf paasada o DAX fechou a 5938.
Portanto para se poder dizer que "nesta semana desceu" não basta que hoje fique negativo, será necessário que feche abaixo dos 5938.

leprechaun Escreveu:Devo recordar ainda que, e só no presente Bull market, nem todas as semanas pós-expiração de futuros são necessariamente negativas, embora as poucas excepções e por curta margem tenham acontecido, até agora, apenas nos outros trimestres. Setembro, com a sua ferocidade estacional, é o único que até ver não fica mal.

Eu apenas andei a discutir a estatística relativamente a Setembro considerando que uma amostra de apenas 3 anos não constituía uma amostra representativa.
Generalizando para todos os trimestres, já podemos contar uns 13 ou 14, a amostra já será suficiente e permite tirar ilações.
A mim até me parece normal que em Bull Market os mercados caiam após o fecho dos futuros...
Apenas digo que isso é quase imediato e que a influência de esse fecho, com a cada vez maior generalização da internet, tende para se reduzir À própria 6ª feira...

Os mercados movem-se cada vez mais em função das notícias do momento (esta semana foi o ZEW, os resultados da Yahoo e da Oracle) e isso acontece de imediato.

A estatística serve para entreter os espíritos matemáticos mas não nos devemos guiar por ela.
Com tantos factores em jogo a repetição de padrões temporais é uma mera coincidência.

Esta semana foi como qualquer outra, deu para ganhar em calls e deu para ganhar em puts...
Eu prefiro os calls em Bull Market.
E hoje até reforcei bastante quando ele veio aos 5900.
(Baseado em que "só para te dar cabo da estatística" ele vai fechar acima dos 5938...)

Um abraço,
JAS

por leprechaun » 21/9/2006 18:46

JAS Escreveu:O DAX só subiu hoje 7 pontos mas o simples facto de ficar positivo sempre deu para arruinar a estatística...
Ainda por cima para 4ªf e 5ªf ela dizia que seriam dias negativos e tal não se viu.
Espero que para o ano não venham para cá com a mesma lenga-lenga.

Irra que és teimoso...

...lambão e guloso!!! :evil:

Para já, a minha estatística NÃO está ainda arruinada... e palpita-me que não o vai ficar se a sessão for encarnada!

Isso das 4ª e 5ª feiras é um pormenor secundário, se bem que o padrão não tenha sido inteiramente respeitado, já que o DAX não deveria ter feito novos máximos esta semana.

Logo, enfim... proponho um acordo de cavalheiros... fifty-fifty... p'ra ti e p'ra mim! :P

Devo recordar ainda que, e só no presente Bull market, nem todas as semanas pós-expiração de futuros são necessariamente negativas, embora as poucas excepções e por curta margem tenham acontecido, até agora, apenas nos outros trimestres. Setembro, com a sua ferocidade estacional, é o único que até ver não fica mal.

Mas tal como um indicador isolado não nos dá a tendência do mercado, também aqui é melhor congregar várias estatísticas a par! Ora quanto a isso, tenho matado o toutiço, p'ra partilhar o feitiço deste saber em esquisso! 8-)

E o meu prémio é a consciência... do belo dever cumprido... dando de graça a ciência...

Rui leprechaun

(...ao grande JAS rico e querido!!! :))

PS: Bem... mas o tal tachito de "engraxador residente" deixava-me também contente... :wink:

Em suma: nas rimas estou sempre Bull, mas nos índices... pró Sul !!! 8-)

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Google [Bot], PMP69 e 538 visitantes