Caldeirão da Bolsa

BRISA - Ulisses, Marco António ou quem souber...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 19/9/2006 15:47

Sim, embora na maior parte dos casos eu tenda a considerar apenas os fechos, dada a amplitude da vela e o plano temporal em questão direi que o padrão neste momento já está sem efeito.

Quanto a suportes, não vejo nas proximidades nenhum valor muito importante. Penso que existe um pequeno suporte nos 8.20€ e depois toda a zona dos 7.90-8.10 (anterior zona de consolidação/lateralização) poderá tb servir de zona de suporte.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Mágico » 19/9/2006 15:19

Caro Marco António,

Neste momento a Brisa cota abaixo dos 8.30, valor que considerou como crítico. Acha que o pendão de alta foi quebrado, ou tem-se que confirmar o fecho da sessão abaixo deste valor?

Quebrando os 8.30, inicia-se um movimento de baixa, certo? Qual o suporte que acha que poderá aguentar a cotação nesse caso?

Obrigado
Mágico
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

por Horaclito » 18/9/2006 23:53

MarcoAntonio Escreveu:James, penso que estás a sobrevalorizar os acontecimentos das últimas sessões, talvez devido a uma leitura demasiado atenta do papel.

Digo isto porque os volumes têm sido na realidade bastante fracos nas últimas sessões.

O papel parece-me estar a consolidar após o movimento ascendente realizado nas primeiras sessões de Setembro. Não considero que se esteja a passar algo de relevo na Brisa (quero dizer, não vejo qualquer evidência disso) pelo que os movimentos que descreves e aos quais estás a dar bastante importância podem resultar de te estares a concentrar demasiado no papel, a seguir o intraday com demasiada atenção e estares assim a perder a perspectiva geral, o «Big Picture».

Nota que o volume foi notavelmente superior naquele avanço do início do mês e o volume actual - que tem estado abaixod os 500K por dia - rivaliza com aquele que se registou durante o mês de Agosto naquele período morto.

Quanto ao movimento que a Brisa está a descrever, aproxima-se de uma bandeira ou pendão de alta. Tendo ao considerar o comportamento que a Brisa está a apresentar como Bullish. No entanto uma quebra dos 8.30 euros poderá desfazer o padrão pelo que este valor é neste momento crítico, não convém ser quebrado. Acima dos 8.40 euros o papel poderá arrancar para outra leg de alta que atiraría provavelmente a Brisa para os 8.60-8.70 euros. Quanto aos movimentos que se registarem dentro deste range (8.30-8.40) tendo o considera-los irrelevantes, a ignorar.

James, eu considero o Marco um expert nas análises que faz especificamente á Brisa, pena é que o faça poucas vezes.

Cumps

Registado: 13/2/2006 19:47

Desde já...

por James Bond » 18/9/2006 19:04

o meu Muito Obrigado, Ulisses e Marco António, pelos vossos comentários! :P

Vou estar atento às próximas sessões, para ver o que vai acontecer, e depois tomarei a decisão de fechar a posição ou mantê-la! :!:

Um abraço.

James 8-)
O pior de tudo não é não conseguir, mas sim nem sequer tentar!

Registado: 16/11/2005 12:24

por MarcoAntonio » 18/9/2006 15:15

James, penso que estás a sobrevalorizar os acontecimentos das últimas sessões, talvez devido a uma leitura demasiado atenta do papel.

Digo isto porque os volumes têm sido na realidade bastante fracos nas últimas sessões.

O papel parece-me estar a consolidar após o movimento ascendente realizado nas primeiras sessões de Setembro. Não considero que se esteja a passar algo de relevo na Brisa (quero dizer, não vejo qualquer evidência disso) pelo que os movimentos que descreves e aos quais estás a dar bastante importância podem resultar de te estares a concentrar demasiado no papel, a seguir o intraday com demasiada atenção e estares assim a perder a perspectiva geral, o «Big Picture».

Nota que o volume foi notavelmente superior naquele avanço do início do mês e o volume actual - que tem estado abaixod os 500K por dia - rivaliza com aquele que se registou durante o mês de Agosto naquele período morto.

Quanto ao movimento que a Brisa está a descrever, aproxima-se de uma bandeira ou pendão de alta. Tendo ao considerar o comportamento que a Brisa está a apresentar como Bullish. No entanto uma quebra dos 8.30 euros poderá desfazer o padrão pelo que este valor é neste momento crítico, não convém ser quebrado. Acima dos 8.40 euros o papel poderá arrancar para outra leg de alta que atiraría provavelmente a Brisa para os 8.60-8.70 euros. Quanto aos movimentos que se registarem dentro deste range (8.30-8.40) tendo o considera-los irrelevantes, a ignorar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 18/9/2006 14:16

"Se a cotação está a subir porque razão os vendedores aparecem em força quando podiam deixá-la subir e vender mais alto?"

Esta pergunta aparece com uma assiduidade impressionante aqui no Caldeirão. Não é fácil vender milhares de acções. Esta é uma das grandes desvantagens dos grandes investidores face aos pequenos investidores (consultar artigo "O elefante e o leopardo" http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=475 ). Um pequeno investidor vende quando quer, um grande vende quando pode... E ninguém lhe garante que:

- Se não estiver lá a sua ordem a acção suba.

- Se não vender hoje consegue comprar amanhã.

Para um pequeno investidor, é fácil fazer "paper trading", basta ver as cotações e imaginar se comprava ou vendia. Mas um grande inestidor não pode fazer da mesma forma, pois não comprar/vender com a mesma facilidade, sem alagar o mercado ou secá-lo.

A outra componente da tua questão é sabermos se estamos a assistir a um movimento de distribuição ou acumulação. Após 13 anos no mercado, continuo a dizer que esta é a questão mais difícil de responder e raramente conseguimos obter resposta para a mesma antes do final desse movimento de consolidação.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Mágico » 18/9/2006 14:07

Nunca pensei falar com o 007... :lol:

Eu tenho andado a seguir a Brisa (podes ver no tópico da Brisa que já existe faz algum tempo), e tb tenho achado isto tudo muito estranho. Ainda na passada sexta -feira mesmo no fecho alguém vendeu uma pipa de acções e a cotação foi por aí abaixo.

Os COF's estão cheios de compras mas a cotação não passa muito dali.

Isto para dizer que também eu gostava que alguém comentasse o que se tem passado.

Um abraço
Mágico
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

BRISA - Ulisses, Marco António ou quem souber...

por James Bond » 18/9/2006 13:51

Boa tarde a todos. :wink:

Escrevo este tópico, pois acho que algo de estranho se passa na Brisa. :evil: :evil:

Há já alguns dias que ela sempre que tenta subir, esbarra nos € 8,40 e volta a cair... :twisted: todavia não chega a cair muito, pois existem sempre grandes ordens em torno dos € 8,30 - € 8,32, que suportam e impedem que a queda seja maior... :twisted:

Hoje por exemplo, leva um volume de 279k e só negociou entre os € 8,32 e os € 8,35, acho que se passa algo de estranho... vocês não acham? :shock:

Estará alguém a acumular? :?: Ou será que estão a aguentá-la a estes valores para ir fechando alguma posição? :cry:

Sinceramente inclino-me para a primeira, pois a segunda não faz muito sentido, pois se alguém quer sair... tem todo o interesse em sair o mais alto possível, e assim tinha toda a lógica deixá-la subir! :mrgreen:

Gostava de saber a vossa opinião! :P

Um abraço.

James 8-)
O pior de tudo não é não conseguir, mas sim nem sequer tentar!

Registado: 16/11/2005 12:24

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Eduardo R., Google Adsense [Bot] e 111 visitantes