Caldeirão da Bolsa

Profissão: TRADER

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JOSE DUARTE » 25/10/2006 12:32

Caro Paul,

Desde já agradeço ter-se lembrado de mim.

Até agora e nestes primeiros 2 meses de balanço como "Trader", as coisas estão a correr como planeado e conforme os objectivos traçados(eu sei que têm sido meses de euforia).

Tenho também mais tempo disponível para participar aqui no Caldeirão e que o tão temido "stress" ainda não se apoderou de mim.

Um abraço,

José Duarte
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

Olá José Duarte!

por Paulo_Alex » 25/10/2006 12:04

José Duarte, só por curiosidade, e se quiser partilhar connosco:

Como está a correr a sua actividade de trader?

Registado: 23/5/2006 11:26

por Keyser Soze » 14/9/2006 10:10

JOSE DUARTE Escreveu:Os €1.500,00 mensais correspondem a menos de 1% de capital próprio investido.

Para alem do capital investido existe ainda uma conta margem para alavancar os investimentos.

então não alavanques

Registado: 8/2/2006 17:32

por Adi » 14/9/2006 10:04

JOSE DUARTE Escreveu:Agora, estou consciente que para se ter sucesso nestas andanças é necessário muita dedicação, pouca ganância e claro um bocado de sorte à mistura.

Nem 4 meses vais aguentar com o stress. Boa sorte.

Registado: 3/5/2006 14:05

por JOSE DUARTE » 14/9/2006 10:01

Para esclarecer algumas questões que se colocaram vou tentar esclarecê-los sem ser muito maçudo:

Os €1.500,00 mensais correspondem a menos de 1% de capital próprio investido.

Para alem do capital investido existe ainda uma conta margem para alavancar os investimentos.

O valor dos €1.500,00 mensais são inferiores à média da valorização semanal da minha carteira desde Outubro até hoje.(Eu sei que estamos em Bull Market)

Esta decisão foi muito ponderada, mas no entanto o espirito empreendedor e o desafio falaram mais alto e tenho que encarar o negócio da bolsa como outra actividade económica.

Agora, estou consciente que para se ter sucesso nestas andanças é necessário muita dedicação, pouca ganância e claro um bocado de sorte à mistura.

Daqui por um ano fazemos o balanço (e que seja positivo) :)
Saudações Alentejanas

por andren » 14/9/2006 1:27

Começo por dar os parabens a alguem que toma a decisao e arrisca fazer uma coisa que lhe dá prazer.

Do meu ponto de vista é uma oportunidade unica, ainda para mais com a benesse da licença sem vencimento.

Das duas uma: Ou gostas do que fazes e tens sucesso (trader) ou caso não de certo pelo menos não te vais arrepender de nao ter tentado.

Sou novato nisto, mas o meu conselho seria "money management", proteje o capital, porque sem ele não consegues continuar

Registado: 29/11/2004 15:19

por Queromais.pt » 14/9/2006 1:20

Jeropiga Escreveu:se foi tudo tão bom quem dá os cursos ganharia $$$$ na bolsa e não precisaria de dar cursos e quem escreve livros o mesmo, se o fazem é porque não ganham $$$$ na bolsa
Já agora lembrem-se quem ganha realmente $$$$ na bolsa não anda aqui nem fala de bolsa tão pouco vive a vida.

Bom, não necessariamente! Se fosse assim não havia literatura e cursos em qualquer área, desde a medicina, música, literatura, engenharia, biologia, linguas, matemática, economia, arquitectura, cinema, etc. etc. Cada um ficava com o seu know-how e pronto!

Existe um coisa que algumas pessoas têm em especial além das outras que é o gosto pelo e perfil para o ensino, para além da sua aptidão técnica e experiência e que gostam e fazem questão de partilhar com os outros.

Sentem-se também realizados dessa maneira, não é uma questão de ganhar mais dinheiro, isso para o caso não interessa. Pense nisso!!!

O dinheiro não é tudo.

Registado: 8/4/2006 1:05

por Pato_Maluco » 14/9/2006 1:20

Jeropiga Escreveu:Já agora desenvolvam as vossas próprias análises, sigam atentamente os mercados, sintam o mercado e deixem dessa treta de cursos, livros é só bla bla bla...se foi tudo tão bom quem dá os cursos ganharia $$$$ na bolsa e não precisaria de dar cursos e quem escreve livros o mesmo, se o fazem é porque não ganham $$$$ na bolsa

Esta parte concordo na totalidade! :wink:
O mercado é como as pizzas: rotativas

Hans Friedman

Registado: 8/7/2006 22:33

por Jeropiga » 14/9/2006 1:15

Eu nunca disse..., disse sim que quem vive da bolsa é bem diferente, mas se tens uma leitura selectiva isso ja é problema teu, interpreta lá como quiseres.

Registado: 29/1/2006 0:25

por Ulisses Pereira » 14/9/2006 1:12

Jeropiga,

Quem chegou aqui a dizer que só participa nos fóruns quem não é bom trader foste tu. Se achas que os outros é que são arrogantes, estás no teu direito. Mas quem veio aqui passar um atestado de menoridade e ignorância a todos os outros foste tu.

Obrigado por este banho de humildade.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Jeropiga » 14/9/2006 1:06

È engraçado ver a arrogância de quem pensa que percebe alguma coisa de bolsa, nestes comentários é que se vê tudo :mrgreen:
Vou viver a minha vida sim, quem sabe um dia possa fazeo mesmo, mas esforçe porque pelos vistos tem muitos milhares de horas a percorrer á frente de um PC :wink:

PS: quem sabe as pessoas mais humildes percebam o que disse

por Cali » 14/9/2006 0:52

Jeropiga ...

é só pra dizer que a sua contibuição para esta conversa foi de uma riqueza e relevancia sem igual. :roll: Vá lá viver a sua vida, vá, não se incomode, que nós tambem não...

Registado: 9/12/2002 13:40

por Jeropiga » 14/9/2006 0:44

Ja tenho uns anos de bolsa, desde futuros, acções, pennys, forex e matérias primas, se é possivel viver só da especulaçao dos mercados sim, claramente mas depois de muitos anos de mercsdos , mas isso apenas depende daquilo que se sabe e da própria confiança.
Apenas faço um trade por dia normalmente e esporadicamente 2 por subjacente, stress nem existe :|

Agora falar em viver dos mercados com o PSI ( que é o que mais de 90% aqui faz) isso é um utopia total :mrgreen:

Já agora desenvolvam as vossas próprias análises, sigam atentamente os mercados, sintam o mercado e deixem dessa treta de cursos, livros é só bla bla bla...se foi tudo tão bom quem dá os cursos ganharia $$$$ na bolsa e não precisaria de dar cursos e quem escreve livros o mesmo, se o fazem é porque não ganham $$$$ na bolsa
Já agora lembrem-se quem ganha realmente $$$$ na bolsa não anda aqui nem fala de bolsa tão pouco vive a vida.

já agora qando falma que é preciso mais de 250000 para viver dos mercados só dá vontade de rir...

É giro ver esta visão das coisas de cada um :wink:

Boa sorte a todos e atenção que os mercados não são o euromilhões como a maioria pensa,pensem bem em tudo o que foi dito aqui :shock: até um dia destes tenho uma vida para viver :)

por novo_nisto » 14/9/2006 0:16

Cali, mas aí o problema não está no mercado está em ti.

Porque tu não funcionas em bear mode não podes dizer "quando está bull é não tem espinhas, quando está bear é o salve-se quem puder"

Registado: 30/8/2005 15:11

por Cali » 13/9/2006 23:52

Novo_nisto , há pessoas que simplesmente não conseguem ser eficientes num mercado que desce, apesar de o serem num mercado Bull. E não é facil explicar isto. Acho que tem que ver com o conceito em si, o conceito de valorização, que está implicito e profundamente inculcado na nossa forma de encarar um 'negócio'.
Em todas as vertentes da vida (que me lembre) um bom negocio implica comprar e depois vender mais caro. Associando a isto o sentimento de euforia associado a um mercado altista (aumento da riqueza,do bem-estar material das pessoas, melhoria da economia, etc), torna-se quase inconsciente a decisão de comprar acções para ganhar dinheiro, vendendo-as mais caras. Num mercado Bull, todos andam felizes!

Um mercado Bear, envolve outro tipo de sentimentos: o medo, a depressão, o negativismo. Muitas vezes isto deprime e perturba as pessoas de tal forma que lhes tolda o raciocinio e a iniciativa para conseguirem lucrar com o 'sofrimento' alheio. De facto, a tendencia visceral num mercado que desce, é a de comprar quando já desceu um bom bocado, e nasce a esperança que vai voltar a subir, quando na realidade o mais certo é que continue a descer.

São poucos os que conseguem friamente funcionar bem nos dois sentidos. São poucos aqueles para quem é irrelevante que o mercado suba ou desça. Quase todos preferem que suba, pelo conforto psicologico que isso provoca.

Eu ainda não consegui ser eficiente num mercado Bear, apesar de não ter qualquer problema em abrir posições curtas (em derivados). Mas o facto é que há algo que não funciona da mesma forma, cá dentro. Preciso de um bear prolongado para afinar esta minha fraqueza, mas... prefiro claramente não a afinar, e viva o Bull !

por novo_nisto » 13/9/2006 23:36

Já li aqui vários comentários "isto em bull é muito bonito mas quando os mercados começam a descer é que são elas".

Ora, eu nunca faria vida exclusivamente dos mercados se não tivesse acesso a posições curtas. Se os mercados caem mais depressa do que se levantam parece-me a mim para um trader experiente os bear market são melhores do que os bull market.

Mau, frustrante e stressante parece-me ser quando eles lateralizam ou quando se está a dar a passagem de bull-bear e vice versa e um tipo não sabe bem o que fazer e tem as contas para pagar ao fim do mês.

Mas como sou novo_nisto nunca vivi um bear market e posso estar a escrever uma grande borrada :lol:

Registado: 30/8/2005 15:11

Grande CALI

por INEPIA » 13/9/2006 23:02

Todos os ciclos assistimos a este filme. O el dourado voltou.

O problema é que quanto mais pensamos neste assusto , mais próximos estamos do Inferno!

Foram as AT, as bandeirolas, os swing e outras coisas semelhantes, que nos fizeram afastar do real valor das coisas e nos lançam para um mar de ilusões.

Mas com a AT para cima como é que isto pode cair!

Vai ser sempre assim.

Só para lemrar que ---- SONAE em Março de 2003 valia

0,35

Por enquanto o Eng. Belmiro é o maior, mas sempre virá o dia que lhe chamarão mais uma vez VILÃO.
^
È uma questão de tempo.

Bons negócios

Registado: 29/8/2006 23:46

por Keyser Soze » 13/9/2006 19:00

nunofaustino Escreveu:É curioso que a maioria das pessoas ainda não disse "fazes tu muito bem em ser um empresário por conta própria"... quase todos dizem que ele é doido por abandonar o emprego seguro (que não está a abandonar) e arriscar fazer algo que ele sente ser capaz...

De facto Portugal tem muita inércia à iniciativa e ao risco...

Um abraço e força aí Zé!!
Nunofaustino

de maneira alguma ...eu tou com ele...a minha participação é no sentido de definir uma benchmark para aferir se está a atingir os seus objectivos...ou não, e nesse caso cortar as perdas....basicamente é definir um trading plan para esta opção ....da mesma maneira que um empresário tem que ter um projecto de investimento antes embarcar numa iniciativa empresarial

por nunofaustino » 13/9/2006 18:53

É curioso que a maioria das pessoas ainda não disse "fazes tu muito bem em ser um empresário por conta própria"... quase todos dizem que ele é doido por abandonar o emprego seguro (que não está a abandonar) e arriscar fazer algo que ele sente ser capaz...

De facto Portugal tem muita inércia à iniciativa e ao risco...

Um abraço e força aí Zé!!
Nunofaustino

Registado: 5/11/2002 5:10

por Jacsilva » 13/9/2006 18:38

Jabba_Hut Escreveu: Em dois valentes estouros que ja´apanhei desde 87 (ah pois e´!!!) aprendi a ter calma nos mercados
Jabba_hut

Jabba se recordas o cavaco então pm na altura falou na bolha , na loucura eu tambem paguei essa factura
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por Cali » 13/9/2006 18:36

José Duarte,

podes achar polémico o que vou dizer, mas ...

o pior que te pode acontecer é seres muito bem sucedido nos proximos 12 meses.

(xiiiiii... lá vem bala!)

Sabes porquê? Porque vais ter que decidir o que vais fazer da tua vida a seguir, e vai ser uma decisão muito dificil de tomar. Se não fores bem sucedido, será fácil: voltas pró emprego, e arrumas o teu sonho. Se fores bem sucedido, podes optar por deixar o emprego e dedicares-te ao 'vicio' a tempo inteiro. Ficarás sempre com o peso da decisão no teu pescoço (o peso será obviamente mais leve se não tiveres familia para manter, e se tiveres já um patrimonio que te permita respirar mais livremente), e com o eterno nó na garganta que resulta do fantasma do potencial descalabro, ou da incapacidade momentanea ou permanente para exerceres esta actividade. Eu sei... é tramado.
Tu não precisarás, no futuro, de ganhar 1500 euros por mês. Precisarás de ganhar 2500 ou mais, para poderes acumular capital para fazer face aos periodos em que perdes ou não ganhas.
Mas, apesar de tudo isto, há quem o faça, e com sucesso. Votos de boa sorte (seja lá isso o que fôr), nervos de aço, e muita clarividencia de espirito.

por Keyser Soze » 13/9/2006 17:41

Jabba_Hut Escreveu:que ja´apanhei desde 87 (ah pois e´!!!)

ah caramba, já não és uma criança ehehe

relativamente aos 1500, creio que não devemos avaliar isto em valores absolutos mas em %

os 1500 correspodem a que % do capital ?

a partir do 1º mês a % diminui para manter os 1500 (por causa da capitalização)

vai alavancar, ou não

etc...

por Jabba_Hut » 13/9/2006 17:13

Duarte,(permita que o trate por tu),
não te espalhes na ganancia de quereres tirar os 1500 euros por mês. Em dois valentes estouros que ja´apanhei desde 87 (ah pois e´!!!) aprendi a ter calma nos mercados ( digamos que foi uma aprendizagem cara mas que resultou :mrgreen:, sobretudo o estouro do meu 1º "mariage" :?). Por vezes mais vale estar quieto.

Jabba_hut

Registado: 6/4/2006 21:42

por JOSE DUARTE » 13/9/2006 14:06

Ktm 450X disse:
Em termos legais, ser trader profissional, que tipos de descontos se faz e o que se declara ? O que se ganha ? O que se perde ?Um ordenado fixo ?

A nível de descontos não se faz nada, a única coisa que tenho que fazer é declarar anualmente as mais valias no IRS e aí ser tributado pelas Finanças.

O que posso perder é um ordenado fixo que estava garantido todos os meses, mas enfim é a vida.
Saudações Alentejanas

Re: Salário

por Camisa Roxa » 13/9/2006 13:56

Adi Escreveu:Peço desculpas pela minha ignorância, mas o que significa "licença sem vencimento" ?

significa que a tua empresa te deixa ir embora por 1 período de tempo, no qual não te paga, mas que findo o qual regressas ao trabalho sem qualquer penalização e com todas as condições que tinhas anteriormente

É tipo uma pausa na carreira e é usada muitas vezes para MBAs, mestrados, ou simplesmente 1 ano a correr o mundo
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, m-m, PMP69 e 103 visitantes