Caldeirão da Bolsa

Caminho para a Independência Financeira - Mês 1

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Paulo_Alex » 13/9/2006 9:38

É excelente.

Guerreiro, para te rires um bocado, deixa-me contar-te a minha estratégia mirabolante que pensei quando abri um conta de cfd's:

a) Os cfd's permitem "jogar" com uma margem mínima que chega aos 5%, mas, digo eu, acções com 15% de margem chegam
b) As jogadas, para efeito de cálculo de juros, têm âmbito anual
c) Em cada jogada a margem é constituída por só 73% do capital disponível (por causa de ficar dinheiro na conta para o débito mensal de juros e para os 10% de imposto)
d) O juro anual é de 6.5%
e) O lucro em vista para cada jogada seria de 15%
f) capital inicial: €20.000,00

Fazendo as contas no Excel, verifiquei que ao fim de 36 jogadas (consideradas anuais para efeitos de cálculo de juros) ficaria com €2,726,380.84.

Tem um piadão! O problema é que à mínima descida, com a utilização da margem quase no limite, eu sofreria logo uma margin call!

Registado: 23/5/2006 11:26

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 21:55

Cali Escreveu:compreendido! Grato pelas respostas. Felicidades para o teu plano. O essencial é assumir esse proposito: o plano de longo prazo. Como já defendi aqui antes, ele tem funcionado, pelo menos comigo. Não tenho é sido muito regular, mas o que conta é a média, e essa tem rondado os 25% ao ano. Desejo-te pelo menos o mesmo! E espero que haja outros que sigam o teu exemplo.

Aproveito este teu post para dizer mais ma coisa pegando na tua última frase. Iniciei este para tentar estimular as pessoas que vale apena poupar e investir alongo prazo!
Abraço
"Um guerreiro aproveita toda e qualquer oportunidade para ensinar a si mesmo"

Registado: 3/2/2006 20:15

por Cali » 12/9/2006 21:50

compreendido! Grato pelas respostas. Felicidades para o teu plano. O essencial é assumir esse proposito: o plano de longo prazo. Como já defendi aqui antes, ele tem funcionado, pelo menos comigo. Não tenho é sido muito regular, mas o que conta é a média, e essa tem rondado os 25% ao ano. Desejo-te pelo menos o mesmo! E espero que haja outros que sigam o teu exemplo.

Registado: 9/12/2002 13:40

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 21:45

Cali Escreveu:optimo. era o que eu estava á espera: credivel, porque realista. Talvez até um pouco pessimista (os 15% ao ano), mas é melhor assim que ao contrário.

Agora diz-me: sentes que serás financeiramente independente com 20.000 contos daqui a 12 anos? E se sim, porquê (sem entrar em detalhes pessoais).

O meu resumo anda algures num forum de Bolsa do qual não se pode falar por aqui, mas deixa lá, não tem nada de especial, é apenas um relato do andamento mensal da carteira, com os bons e maus momentos. Partilho-o com a malta de lá, mas o objectivo principal é servir para ficar comigo, para eu poder reler o passado. É que no passado já perdi muita coisa que gostaria de poder relembrar como foi, e que se perdeu nas 'areias do tempo'.

Outra boa questão!
Um forúm de bolsa é mesmo isto, na minha percepção!
Os 250€ vão ser aumentados anualmente 3%, para evitar as erosões da inflacção. Quando falo em 100.000,00€ é hoje mas, a estratégia prevê a inflacção. Ainda não disse tudo..... :wink:

Quanto aos 100.000,00€ chegar?
-Para mim chega. Porque a renda deste valor mais outros bens que possuo dá-me a liberdade financeira.
Abraço

por Cali » 12/9/2006 21:35

optimo. era o que eu estava á espera: credivel, porque realista. Talvez até um pouco pessimista (os 15% ao ano), mas é melhor assim que ao contrário.

Agora diz-me: sentes que serás financeiramente independente com 20.000 contos daqui a 12 anos? E se sim, porquê (sem entrar em detalhes pessoais).

O meu resumo anda algures num forum de Bolsa do qual não se pode falar por aqui, mas deixa lá, não tem nada de especial, é apenas um relato do andamento mensal da carteira, com os bons e maus momentos. Partilho-o com a malta de lá, mas o objectivo principal é servir para ficar comigo, para eu poder reler o passado. É que no passado já perdi muita coisa que gostaria de poder relembrar como foi, e que se perdeu nas 'areias do tempo'.

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 21:33

Guerreiro da Luz Escreveu:
Cali Escreveu:Olá Guerreiro!

Achei curiosa a ideia, porque é semelhante aquela que implementei e divulgo num outro sitio, desde Janeiro passado: um mensário, em jeito de resumo, e para mais tarde recordar (embora sem quadros e trades detalhados, apenas texto corrido). Enfim, sou "pretencioso" ao ponto de lhe chamar o 'caminho para a independencia financeira', mas o objectivo remoto é mais ou menos o mesmo. Desejo-te as maiores felicidades nessas cruzada. Contudo, não pude deixar de ficar admirado quando li o teu proposito (não precisar de trabalhar mais) e depois percebi que tinhas 4.000 euros para investir, com reforços de 250 por mês, e mais as eventuais mais-valias, tendo ainda como proposito secundário o de valorizar no minimo 1% ao mês.
Colocadas todas estas premissas, deixa-me perguntar-te: Tens algum objectivo temporal (prazo) para a tua cruzada? Estamos a falar em qualquer coisa como 10 anos, por exemplo?

Obrigado.

Obrigado pelo teu post Cali!
Não conheço o teu resumo mas gostava de ler.
Em relação à independência financeira, considero a meta os 100.000,00 atingiveis em 12 anos para uma taxa de rentabilidade de 15% ao ano.

É lógico que atingido o objectivo de 100.000,00€ terei que continuar a investir com um objectivo de rentabilidade de 10% ano.
Abraço

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 21:27

Cali Escreveu:Olá Guerreiro!

Achei curiosa a ideia, porque é semelhante aquela que implementei e divulgo num outro sitio, desde Janeiro passado: um mensário, em jeito de resumo, e para mais tarde recordar (embora sem quadros e trades detalhados, apenas texto corrido). Enfim, sou "pretencioso" ao ponto de lhe chamar o 'caminho para a independencia financeira', mas o objectivo remoto é mais ou menos o mesmo. Desejo-te as maiores felicidades nessas cruzada. Contudo, não pude deixar de ficar admirado quando li o teu proposito (não precisar de trabalhar mais) e depois percebi que tinhas 4.000 euros para investir, com reforços de 250 por mês, e mais as eventuais mais-valias, tendo ainda como proposito secundário o de valorizar no minimo 1% ao mês.
Colocadas todas estas premissas, deixa-me perguntar-te: Tens algum objectivo temporal (prazo) para a tua cruzada? Estamos a falar em qualquer coisa como 10 anos, por exemplo?

Obrigado.

Obrigado pelo teu post Cali!
Não conheço o teu resumo mas gostava de ler.
Em relação à independência financeira, considero a meta os 100.000,00 atingiveis em 12 anos para uma taxa de rentabilidade de 15% ao ano.
Abraço

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 21:14

novo_nisto Escreveu:Guerreiro da Luz,

Não achas que trabalhar com um banco que não te permite colocar stop loss em acções internacionais te pode dificultar nesse caminho para a independência financeira?

De resto boa sorte. Vou acompanhando a evolução.

Para a estratégia que tenho traçada, não irá afectar significativamente a rentabilidade.
Mas lá está são daquelas coisas que só vendo.... :wink:
Abraço

por Cali » 12/9/2006 21:08

deixa-me lá corrigir algo que não saiu bem:

onde se lê "sou pretencioso", deve-se ler 'não sou pretencioso", ok?
:)

por Cali » 12/9/2006 21:06

Olá Guerreiro!

Obrigado.

por novo_nisto » 12/9/2006 21:05

Guerreiro da Luz,

Não achas que trabalhar com um banco que não te permite colocar stop loss em acções internacionais te pode dificultar nesse caminho para a independência financeira?

De resto boa sorte. Vou acompanhando a evolução.

Registado: 30/8/2005 15:11

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 20:50

user Escreveu:Excelente ideia caro Guerreiro!! Também acho muito interessante não recorrer a produtos derivados, pois é bom desmistificar a ideia que tais produtos são o caminho mais fácil ( rápido) para a "riqueza".

cumps
user

Obrigado pela força!

A experiência diz-me que é o caminho mais rápido para a pobreza!
Abraço

por INICIADO_2000 » 12/9/2006 20:37

Excelente ideia caro Guerreiro!! Também acho muito interessante não recorrer a produtos derivados, pois é bom desmistificar a ideia que tais produtos são o caminho mais fácil ( rápido) para a "riqueza".

cumps
user

Registado: 12/12/2004 18:57

por cloud » 12/9/2006 20:36

Obrigada Guerreiro

Registado: 15/6/2006 14:43

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 19:52

cloud Escreveu:Olá Guerreiro!
Tb sou uma novata por estas bandas, aliás ando por ki há poucos meses, e keria saber se a única diferença entre investir no psi20 ou nos mercados estrangeiros está no aumento das comissões? Será melhor o mercado estrangeiro a curto prazo?

Olá Cloud!
Efectivamente existe um aumento nas comissões se forem de um país que não o nosso. No meu banco, Best, a comissão nacional é 6€ e os outros mercados são 12,48€ mínima, porque uma ordem apartir dos 4500€ sensivelmente,ultrapassa o minimo e começa a ser activada os 0,25%.

Contudo é uma falsa questão! isto porque aqui pagas 2€ por negócio e como a maioria das acções são pouco liquidas, tens muitas situações que te fica mais caro comprar acções portuguesas que europeias.

Por outro lado, tens o problema da diversificação. Poucos sectores cotados em bolsa.

Existe mais um problema, as acções portuguesas são pouco voláteis devido à falta de liquidez e só sobem ao nivel das exteriores quando surgem OPA'S!

Qualquer outro esclarecimento, pergunta!

Bons negócios!
Abraço

por cloud » 12/9/2006 19:41

Olá Guerreiro!
Tb sou uma novata por estas bandas, aliás ando por ki há poucos meses, e keria saber se a única diferença entre investir no psi20 ou nos mercados estrangeiros está no aumento das comissões? Será melhor o mercado estrangeiro a curto prazo?

Registado: 15/6/2006 14:43

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 19:32

zguibz Escreveu:Sem dúvida!
Quero dar os parabéns ao Guerreiro pela iniciativa e dizer desde já que se tiver oportunidade vou tentar seguir os seus conselhos visto que sou um novato nestas coisas da bolsa.
já agora, pk não com acções do PSI-20?

Abraço

Os meus conselhos, são só meus e devem servir para uma reflexão e não para uma decisão de investimento.
Sguiz, como és novato queria-te dizer para nunca tomares uma decisão de investimento sem ser de tua e exclusiva decisão!

Quanto ao PSI-20 estamos limitados por poucas empresas com boa liquidez para um plano deste género!

Obrigado pela força!
Abraço

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 19:26

Orca Escreveu:Estou curiosa! Boa sorte Guerreiro!

Espero conseguir manter essa curiosidade!
Obrigada pela força!
Abraço

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 19:24

Vieira Escreveu:Excelente iniciativa, como aliás tem sido o teu mote ao longo dos anos, quer aqui, quer noutros foruns (pelo menos o nick Guerreiro da Luz é um classico dos foruns de bolsa, não sei se continua a ser a mesma pessoa :) ).

Existe a possibilidade de entrar curto? É que não se deve conseguir muita independência financeira se estivermos em bear market... :|

Obrigado Vieira!
Eu decidi trocar a carteira pelo plano mensal, porque carteiras há muitas e planos mensais públicos nunca vi.
Quanto à possibilidade de entrar curto não há!
O caminho para a independência financeira vou fazé-lo sem produtos derivados.
Com o decorrer da história vais perceber.... :wink:
Abraço

por zguibz » 12/9/2006 19:21

Sem dúvida!
Quero dar os parabéns ao Guerreiro pela iniciativa e dizer desde já que se tiver oportunidade vou tentar seguir os seus conselhos visto que sou um novato nestas coisas da bolsa.
já agora, pk não com acções do PSI-20?

Abraço

Registado: 30/8/2006 19:09

por Orca » 12/9/2006 19:08

Estou curiosa! Boa sorte Guerreiro!

Registado: 29/5/2006 23:51

por vieira » 12/9/2006 19:04

Excelente iniciativa, como aliás tem sido o teu mote ao longo dos anos, quer aqui, quer noutros foruns (pelo menos o nick Guerreiro da Luz é um classico dos foruns de bolsa, não sei se continua a ser a mesma pessoa :) ).

Existe a possibilidade de entrar curto? É que não se deve conseguir muita independência financeira se estivermos em bear market... :|

Registado: 9/12/2005 18:40

Caminho para a Independência Financeira - Mês 1

por Guerreiro da Luz » 12/9/2006 18:54

Anexo Newsletter com o fecho do mês 1.
Anexos
PIM.pdf
(142.14 KiB) Transferido 566 Vezes
Abraço

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 445 visitantes