Caldeirão da Bolsa

Petróleo - Perspectiva técnica pessoal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

De que lado estão

por p. coelho » 12/9/2006 23:11

as opiniões acima referidas da baixa do petroleo que é bom para todos ou de si proprios para ganhar mais uns cobres e continuar alimentar a alta de preços artificialmente de maneira a prejudicar o colectivo em proveito singular .
Eu quero que a gasolina e o gasoleo baixe mas se quiser ser justo quando o petroleo estava a 20 dolaresa gasolina estaria a 70, 80 centimos então o petroleo aumento +- 400 % e a gasolina +- 60 % sejamos frios na analise, bater na ceguinha mas quando ela está com a moleta no ar .
"O que hoje são recordações amanhã serão novidades!"

Registado: 5/9/2005 21:20

por vieira » 12/9/2006 22:59

Se continua a cair, vamos ter um problema muito sério quando o mercado se aperceber que ele cai devido ao abrandamento económico e do consumo...

Registado: 9/12/2005 18:40

por BullPower » 12/9/2006 22:47

Já agora fico gráfico que justifica a minha opinião de hoje à tarde. E o crude já passou os 64. Talvez vá mesmo testar a linha ascendente de longo prazo. Se calhar ainda não vai ser esta semana mas...

Abraço e BN.
Anexos
Crude.png
Crude.png (23.81 KiB) Visualizado 1399 vezes

Registado: 28/1/2005 0:38

por BullPower » 12/9/2006 16:33

A meu ver, as correcções violentas e assustadoras no crude são aquelas que indiciam que vem aí movimento forte para cima. Tem sido sempre assim, o que não significa que desta vez aconteça o mesmo. Eu penso que a zona dos 64 vai ser chão firme, ou entre os 62 e 64, pois tenho vários níveis target a apontar para esta zona. A ver vamos.
A linha de tendência ascendente de longo prazo dá suporte mais ou menos nos 62 até finais de Outubro. Talvez seja sensato esperar um pouco a ver o que acontece nessa zona. Mas não acredito pelo menos para já que o crude continue a malhar forte para baixo dos 62/64.

Abraço e BN.

oil

por Razao_Pura » 12/9/2006 15:14

:shock:

Exactly, Hundred!

Tiraste-me as palavras da boca!!! lol
Na realidade, se a cotação voltar acima do valor dos 68,9 esta correcção poderá ter sido um falso break e a tendência altista é retomada. Acho que a posição neutral nesta altura do campeonato será a desejável.

Good luck to you too mate,
R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

Re

por Cem » 12/9/2006 14:15

Já agora devo acrescentar que o sistema de trading no gráfico horário me deu ordem de saída de vendido para neutro.
Portanto agora estou completamente neutro neste activo, aver no que param as modas.
Cumprimentos.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Re

por Cem » 12/9/2006 14:01

Obrigado Ulisses, um abraço amigo também para ti com desejos de continuação de muitos sucessos na tua nova carreira de trader profissional.
Um abraço amigo também para o amigo Yellow Soft Eggs, que já não via intervir há uns bons tempos.
Aos restantes intervenientes recentes acho que já ficaram os meus cumprimentos amigos e os agradecimentos pelos novos apports e chamadas de atenção oportunas.
Cem

por Ulisses Pereira » 12/9/2006 13:40

As duas últimas maiores correcções no crude tiveram, em termos de preço, sensivelmente a mesma dimensão que esta já leva. Para os touros no petróleo, era importante que a correcção fosse aqui travada, até porque estamos muito perto da sua linha de tendência ascendente.

Cem, parabéns pela forma sempre clara como explicas o teu método. Mesmo não podendo revelear todos os parâmetros, saber a base do teu raciocínio é, de fatco, o que verdadeiramente interessa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por Cem » 12/9/2006 13:29

Amiga Pure Reason:
De facto tens muita razão no que afirmas.
Fui buscar outra perspectiva do gráfico semanal e neste caso, se lhe alicar as regras das ondas que sugeri em tempos, as "Barras Cem" :-) , pode-se ver que as ondas de 2º grau, as amarelas, estão desde finais de 2001 a efectuar lows cada vez mais altos a definir uma tendência claramente ascendente que é materializada pela onda laranja de 3º grau.
A última onda amarela vai ter um mínimo abaixo do último low amarelo que estava situado a 67,42.
No meu caso o gráfico semanal só ainda não deu sinal de saída para neutro ou vendido porque esta descida foi demasiado brusca e o indicador de cima ainda se encontra positivo, sugerindo deste modo que existe um alto grau de probabilidades de que as cotações terão de recuperar para cima algum do terreno agora percorrido para baixo desde o máximo de Julho.
Quando se confirmar o lower low juntamente com o indicador de cima negativo saio no semanal com uma indicação de neutro.
Se a cotação vier bastante mais abaixo e fizer mais do que uma "ABC" amarela então o sinal semanal será confirmado como sendo de assumir posições curtas. Por enquanto ainda se está a definir apenas a onda "A" amarela...
Presentemente, como uso na minha carteira pessoal um máximo de 3 contratos de futuros no Brent, que não são mais que os outputs dos 3 gráficos com diferentes time-frames, tenho:
- Semanal = +1
- Diário = -1
- Horário = -1
- Total = -1 , ou seja, 1 contrato curto ou vendido em futuros de Novembro do Brent.
A ver vamos o que vai dar este swing de baixa...
Um beijo amigo e good luck.
Cem
Anexos
Brent Week Ex060912.png
Gráfico Semanal do Brent
Brent Week Ex060912.png (34.41 KiB) Visualizado 1607 vezes

por Comentador » 12/9/2006 13:12

Desculpem, mas não resisto a indicar este meu outro link.

http://comentador.blogspot.com/

É que postei um curto texto sobre o Petróleo. Não liguem ao resto...

Cumprimentos
Comentador

Registado: 26/4/2003 23:30

por falido » 12/9/2006 12:57

não querendo desviar o propósito do tópico iniciado pelo CEM mas hoje a gasolina baixou 3 :shock: cent. até aqui tudo bem mas e o GASÓLEO??????? :evil: :evil: :evil:
POR 50 litros de uma só vez são 1.5 euros. é roubar e ninguém faz nada. :shock:
ps: eu já me queixei :oops: :oops: vamos ver desta vez o que me dizem.

Registado: 23/7/2006 8:27

Crude

por Razao_Pura » 12/9/2006 12:57

Bom dia,

NMHO parece-me que no longo prazo foi invertida a tendência de subida. Se traçarmos uma LTA veremos que foi quebrada para baixo. Daí talvez a descida recente tenha sido tão brusca.
Just a thought!

Cumps.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Antonio Vieira » 12/9/2006 11:27

Cem tinha-lhe enviado duas MP à uns tempos. Será que pode responder? Obrigado desde já e um abraço

Registado: 26/4/2003 21:51

Brent

por Ovos Moles » 12/9/2006 9:13

Para quem é fã de negociar petroleo têm agora um Certificado sobre o Brent admitido ontem, é o CB010 e replica a performance desta mercadoria. Podem consultar em www.opex.pt. Se querem mais alavancagem, sempre podem negociar os turbo warrants disponiveis. Há duas Call (55 e 65) e uma Put (83).
Abraços
Ovos
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

Re

por Cem » 11/9/2006 22:05

O meu obrigado aos amigos Touro Potente e Comments pelas achegas sempre oportunas.
A ver vamos o que isto vai dar, mas por enquanto parece que a tendência horária de baixa ainda não se deu por vencida.
Cumprimentos e bons negócios.
Cem

por BullPower » 11/9/2006 18:32

Já fechou o gap e com grande margem. Agora não faço ideia do que poderá acontecer, se vai fechar a sessão nos mínimos ou junto aos 66. Gostava de ver o Crude nos 64, tenho ideia que é chão firme. A ver vamos o que acontece nestes dias. Esta semana penso que também expiram opções para o Crude e portanto deverá ser de grande volatilidade.

Abraço e BN.

por Comentador » 11/9/2006 17:30

Una saudação especial para o Cem.

Nos tempos que correm, o petróleo é de análise obtrigatória atendendo à sua característica de indicador mundial dos problemas geopoliticos (e climatéricos) a acrescentar ao eterno e óbvio jogo de forças entre a oferta e a procura.

Estou de acordo com a sua análise. Gostaria só de enfatizar a agressiva amplitude desta descida, que tão bem se observa nos gráficos. Veio na "altura própria", mas com uma determinação inusitada. Até parece que não deveria descer mais agora, como se o desporto favorito dos mercados não fosse surpreender...

Um abraço
Comentador

Chart courtesy of http://www.ino.com
Anexos
Crude.gif
Crude.gif (8.45 KiB) Visualizado 1901 vezes

Registado: 26/4/2003 23:30

Re

por Cem » 11/9/2006 13:47

- Amigo Falido :
Obrigado pelo post simpático.
De facto é difícil explicar como uma queda do petróleo, que já vai em quase 20%, tem reflexos quase nulos no preço dos combustíveis que utilizamos todos os dias.
Claro que há sempre aquela eterna desculpa que os preços só se reflectem passados 15 dias e que o Dollar se valoriza contra o Euro, o que neste caso até está um pouco longe da verdade...
O melhor sempre será assumir uma posição especulativa em futuros de acordo com a escala temporal que cada um considerar a mais adequada.
- Amigo J.H. :
Os suportes e resistências terão um significado tanto menor quanto mais baixa for a escala temporal analisada.
Pessoalmente creio consequentemente que no gráfico horário não há suportes dignos de registo, neste momento o Petróleo é quase uma faca a cair em queda livre e portanto o melhor conselho será ficar de fora até ver onde pára a dita cuja.
Para quem pensa tomar de novo posições compradoras ou longas no petróleo eu diria com alguns cuidados que o melhor será mesmo esperar que se atinjam novos máximos no Brent acima dos 78,65 USD por barril.
Até lá, se o petróleo voltar às subidas, a tendência ascendente no gráfico diário vai sofrer muitas contrariedades e swings descendentes de valor acentuado e portanto há que ter alguma paciência.
Quanto a tomar posições curtas nesta commodity, para quem não entrou aos 68,95 ou próximo desse valor, eu diria também que não me parece muito aconselhável entrar nesta altura já que o swing de baixa actual está muito esticado, tem de haver necessariamente alguma recuperação algures no futuro próximo.
O mais natural é que a tendência de baixa no petróleo se mantenha mas que haja porventura uma recuperação ascendente correctiva de Fibonacci, para o activo respirar um pouco, que possa atingir perto de 50% da onda descendente dominante horária actual.
Em termos mais concretos eu diria que o mais sensato seria então tomar posições curtas no Brent apenas e se a cotação recuperar para o nível dos ( 70,67 - 64,68 ) / 2 + 64,68 = 67,68 USD por barril, no caso do valor mínimo do swing ser o valor indicado no gráfico. Não sendo esse o caso presente, supondo por exemplo que o petróleo já efectuou novo mínimo hoje ou efectuará novo mínimo nos 64,27 , o valor de entrada curto teria de ser rectificado para ( 70,67 - 64,27 ) / 2 + 64,27 = 67,47 USD por barril.
Espero ter respondido da forma mais transparente possível à dúvida apresentada.

Cumprimentos e bons negócios.
Cem

por BullPower » 11/9/2006 13:36

Boas. Estou a contar com suporte na zona dos 64 no Crude. Se o Crude se mantiver nestes valores até a abertura do Open Out Cry, vai deixar um gap down enorme que em princípio será fechado no intraday de hoje. Mas penso que a zona dos 64 poderão ser suporte pelo menos de curto prazo. Já falta pouco para lá chegar, a ver se chega mesmo e não quebra :).

Abraço.

onde poderá parar esta queda?

por J.H. » 11/9/2006 13:00

Bom dia, Cem.

Percebi que estamos numa zona de indefinição, considerando os time frames diferentes, e nesta fase torna-se muito mais difíicil prever ou apontar tendências.

Se o ponto que poderá indicar inversão, foi identificado, a tal resistência identificada no grafico horário, quais seriam os próximos suportes que ao serem quebrados, poderiam indicar que a queda ainda esteja para durar, e seja melhor uma entrada mais tarde - para quem pense em entrar longo?

Um abraço.
J.H.

Registado: 2/9/2006 19:47

por falido » 11/9/2006 12:30

:clap:
parabéns e obrigado por partilhares a tua visão do mercado aqui.
só uma palavra para o "nojo" que as petrolíferas metem pois com o ouro negro acima dos 72 dólaras ou nos 64 o preço no nosso bolso é inalteravél.
e ninguém faz nada.
é simplesmente nojenta esta manipulação.

Registado: 23/7/2006 8:27

Petróleo - Perspectiva técnica pessoal

por Cem » 11/9/2006 11:54

No meu portfolio este activo possui a volatilidade comparada mais elevada.
No somatório dos gráficos semanal e diário o valor atrás citado atinge os 5,22% + 2,38% = 7,60%.
Isto significa que os indicadores tendenciais são os que melhor se ajustam na sua análise mais prometedora. Colocar aqui osciladores num activo deste tipo só serviria para empatar e perder dinheiro, falando em teoria das probabilidades.

Deste modo, numa visão estritamente pessoal, deixo ficar uma possível estratégia de posicionamento a assumir no Petróleo, neste caso em futuros do Brent.

Assim, no conjunto dos gráficos semanal e diário, temos uma espécie de empate técnico.
De acordo com o gráfico semanal de longo prazo (3º gráfico) o Petróleo continua bastante forte e com perspectivas de novas subidas, só que não sabemos quando as mesmas se irão concretizar. Conclusão: comprado a longo prazo, a tendência das futuras subidas não parece ter terminado, a menos que o preço do Brent recue abaixo dos 53,74 USD por barril, um valor que ainda parece um pouco longínquo.
Se voltarmos no entanto a nossa atenção para o gráfico diário (2º gráfico) a perspectiva muda radicalmente de figura. O sinal de venda e passagem a curto teria sido dado no dia 27 de Agosto aos 71,30 USD por barril. A tendência ascendente só volta de forma clara se o Petróleo voltar a ultrapassar a sua resistência mais clara situada nos 78,65 USD / barril.
Conclusão óbvia: estamos aqui num impasse aparente em termos de trading: comprado a longo prazo e vendido a médio prazo.
Para desempatar este imbróglio nada melhor que recorrer ao gráfico horário (1º gráfico).
Neste regime temporal o Petróleo deu um sinal de venda muito claro no dia 4 deste mês nos 68,95 USD.
Actualmente a tendência de baixa prossegue neste regime horário e só se perspectiva uma recuperação para reversão desta tend~encia se o Brent ultrapassar a sua resistência de 70,67 USD por barril neste time-frame indicado.
Cumprimentos e bons negócios para todos.
Cem
Anexos
Brent Week Ex060911.png
Gráfico Semanal do Petróleo
Brent Week Ex060911.png (26.54 KiB) Visualizado 2236 vezes
Brent Day Ex060911.png
Gráfico Diário do Petróleo
Brent Day Ex060911.png (28.77 KiB) Visualizado 2190 vezes
Brent Hour Ex060911.png
Gráfico Horário do Petróleo
Brent Hour Ex060911.png (21.22 KiB) Visualizado 2180 vezes