Caldeirão da Bolsa

Despedimento Contrato Trabalho - direito a indimenização

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por npatriarca » 14/9/2006 23:08

ó Esquilo... tu queres ser despedido e receber uma indeminização ? ??? Caramba já ouvi muitas histórias caricatas, mas a tua é surreal !

Já aqui te deram boas sugestões, mas eu refoço que 3,5% não é mau. No meu caso o aumento nos dois últimos anos foi de 0% e de 1,5% por isso tens é de estar contentinho.

Se não estiveres contentinho assume-te, faz de ti um homemzinho e vai ládizer que não te agrada, mas ai levas com as consequências do teu acto (até podes ter sorte e conseguires mais qq coisa).

Sobre o saires a mal, alguém aqui atrás já desaconselhou, mas lembra-te de uma máxima que já vi acontecer a muito boa gente em mercados onde tudo é pequeno e se sabe (como a informática):
O "burro" de hoje pode ser o teu patrão amanhã

Ganha juízo e trabalha
<b>Margem Sul</b>
<i>Investido do lado certo do rio. </i>

<b><i>"Demasiadas vezes aceitamos toda a m**** que nos dão (e quando calha ainda pagamos)"</i> Fernando Alves@TSF a propósito dos "famosos".</i></b>

Registado: 7/3/2006 1:13

por Broker_Invest » 14/9/2006 22:40

Esquilo, ouve bem! se estas insatisfeito com emprego muda, nunca, mas nunca faças que te despeçam (conselho de amigo) porque além de ficares com má imagem perante o mercado que no qual é muito competitivo (Informática) tudo se sabe.
As próximas ou futuras entidades patronais em que tu vais as entrevistas (se fores) vão olhar para o Teu CV e ligar para empresa onde tu trabalhas-te a pedir referências da tua competência profissional, depois se fores a entrevista, vão preguntar os porquês da mundança, e ai vão constatar factos com os teus argumentos.
Amigo sai com a cabeça ergida e com postura profissional e nunca sais a mal.

Registado: 3/8/2006 20:39

por Horaclito » 14/9/2006 20:10

O esquilo até tem razão em não estar satisfeito com os mil euros, então o homem andou a estudar uma centena de anos e a queimar os neurónios quando podia ter ido para motorista, ganhava mais do dobro e ainda dava umas boleias ás catraias :mrgreen:

Pense positivo: os 35 euros sempre dá para quase meio depósito de gasolina :shock:

Cumps

Registado: 13/2/2006 19:47

por Kaiser » 14/9/2006 16:54

Parece que o esquilo se evaporou... :lol:
"A arte de ser ora prudente, ora audacioso é a arte de vencer"

Registado: 7/9/2006 12:28

por nunofaustino » 14/9/2006 16:49

eu acho que cada um deve procurar aquilo que mais o satisfaz... se a atitude da empresa em o aumentar em apenas 35E não foi de acordo com as suas espectativas, fale com a pessoa que coordenou o seu processo e diga-lhe isso mesmo, dizendo-lhe quanto seria o aumento que esperava e pondo-lhe inclusivé a hipótese de se despedir da empresa.

Saiba de antemão que poderá receber a resposta "se não está satisfeito, então terminamos o contrato já aqui" e que caso decida ficar na empresa (mesmo sem receber mais), os resultados do seu trabalho serão analizados de modo a serem comparados com o período antes de ficar efectivo.

Tentar ser despedido mostra uma falta de ética bastante grande e, caso o seu patrão se aperceba disso, dificilmente receberá uma boa carta de referência para o emprego a seguir.

Já agora, um aumento superior a 3.5% nos dias que correm, sem se verificar nenhum aumento na produtividade (passaste de temp para efectivo) não é mau. Por uma questão de curiosidade, qual era o valor de aumento que esperavas receber?

Um abraço
Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

por EMILIA » 14/9/2006 16:39

Quer ser despedido??!!!!!!! E receber ???!!! :shame:

Inqualificável:shame:
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

por pedrom » 14/9/2006 15:35

Queres ser despedido???

Então faz o seguinte:

- Deixa de fazer horas extraordinárias
- Começa a chegar atrasado
- Falta ao respeito ao patrão e aos colegas de trabalho
- Deixa de te preocupares com o serviço que fica por fazer
- Não te importes com os erros, nem corrijas o que vires errado
- Mete baixa fraudulenta, especialmente quando vires que estás a fazer mais falta
- Se andares com viatura da empresa faz uns riscos e umas amolgadelas pequenas

Se for preciso ainda te dou mais algumas ideias, e atenção que não existe nenhuma ordem especifica, pois até podes fazer tudo ao mesmo tempo!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

Re: Despedimento Contrato Trabalho - direito a indimenização

por JCS » 14/9/2006 14:29

esquilo Escreveu:Gostaria de questionar as pessoas entendidas no assunto ou que tenham alguma sugestão
para chegar ao meu objectivo que é, que procedimentos/actos deverei adoptar,
por forma a ser despedido
tendo direito à indeminização destes 3 anos e alguns meses
em que me encontro como funcionário da empresa em que me encontro.

Como vêem não são apenas certos patrões que não têm carácter, também existem funcionários assim.

Sem comentários...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por PLPINTO » 14/9/2006 12:40

É por causa destas coisas que um patrão até treme só em pensar em contratar uma pessoa...
Quando chegam a efectivos passam a produzir menos de metade :evil:

E depois os honestos e sinceros levam por tabela :(

Os contratos com termo deviam poder existir indefenidamente... ninguem despede um bom empregado só porque o contrato dele termina.
Assim despede-se antes de ser obrigado a entrar para os quadros... por precausão contra este tipo de empregados.

PS: quero prestar os meus respeitos aos outros membros do Caldeirão pelas respostas que deram!

Registado: 22/5/2003 15:08

por Al Bispo » 11/9/2006 12:22

Na minha humilde opinião, desiste da indeminização e concentra-te em produzir mais e melhor ( aplica-te) e se o teu desenpenho saltar á vista pode ser que tenhas um aumento substançial
Em Mar de Piranhas, Jacaré nada de Costas

Registado: 19/5/2004 12:24

por lois » 11/9/2006 12:16

Mágico Escreveu:Na minha opinião o melhor que tens a fazer, é procurares outro emprego, e quando tiveres arrnajado outro melhor, despede-te. Não te esqueças que tens avisar com antecedência que te vais embora (1 ou 2 meses).

enquanto isso n acontece, o melhor pra ti é msm ires trabalhando pois s axas q é pc é melhor q outros q tão no desemprego (cm é o meu caso), e como anda o mercado de trabalho é mt complicado arranjar um bom emprego!!! :evil: :evil:

Registado: 17/8/2006 17:40

por Mágico » 11/9/2006 12:05

Na minha opinião o melhor que tens a fazer, é procurares outro emprego, e quando tiveres arrnajado outro melhor, despede-te. Não te esqueças que tens avisar com antecedência que te vais embora (1 ou 2 meses).
O caos é uma ordem por decifrar

Registado: 16/6/2006 22:59

por esquilo » 11/9/2006 12:00

em resposta ao Shell, eu tive 3 contratos a termo de 1ano cada. Inicialmente assinei contrato com duração de 8 meses cada um. Ao 3º contrato fiz novo contrato mas com a duração de 1 ano cada 1. Chaguei a Abril, altura em que fez 3 ano a contrato, tiveram k tomar uma decisão. Optaram-me por me colocar nos quadros, mas só em Maio é que me colocaram o contrato para assinar e que depois tinhamos uma reuniao sobre os aumentos. Veio essa reuniao e propuseram-me um aumento de 35 euros brutos e na minha opiniao ficou muito aquem das minhas expectativas. Neste tempo que cá estou fiz imensas horas para alem da fora e nunca me recompensaram por isso. ficava 9, 10, 11horas, tendo em conta a pressão que sentia para terminar as minhas tarefas. Nunca tive a recibos verdes, os descontos sempre me foram feitos pela empresa.

Ao dispor para mais esclarecimentos.
muito obrigado.

Registado: 28/12/2005 16:27

por Rui12ld » 11/9/2006 11:41

Estás a efectivo a 4 meses certo? Mas os recibos verdes que passavas (relativos aos 3 anos anteriores) eram para que empresa? A mesma? ou outra entidade?

Na verdade se quiseres ir embora podes ir mas não levas contigo nenhum $. O que podes fazer é questionar a entidade patronal no sentido de chegar a um acordo.

Abraço

Registado: 4/2/2004 19:57

por shell » 11/9/2006 11:40

viva,

não mencionaste que tipo de contrato possuis, mas a situação que descreves, penso só teres alguma hipotese de acontecer caso estejas a contratos de termo certo e estejas no terceiro contrato deste tipo (que pela actual lei, ou passarias aos quadros ou serias despedido pela empresa com direito a seres recompensado).

Shell.
Huge profits require <b>luck</b>. Taking a profit when the opportunity arises requires <b>skill</b>.

Registado: 10/3/2005 11:51

por Kaiser » 11/9/2006 11:26

Caro amigo

Aquilo que pretendes (sair da empresa com direito a indemnização) é algo que só acontece, quando uma Empresa pretende reduzir pessoal, e ela própria propõe a rescisão ao trabalhador.

Como não é este o caso, se começares a ter atitudes que provoquem a Empresa, no sentido de saires, o que pode acontecer é seres despedido por justa causa, ou seja, sem indemnização e sem direito ao Subsídio de Desemprego.

Muito cuidado...o que queres é quase impossível nessas condições...

Abraço
"A arte de ser ora prudente, ora audacioso é a arte de vencer"

Registado: 7/9/2006 12:28

por pobre » 11/9/2006 11:24

Caro esquilo, já agora, não tente fazer com que o patrão o despeça com direito a indemnização, é mais fácil que leve um processo disciplinar em cima e seja despedido com justa causa.
da terra vem para a terra volta

Registado: 24/1/2006 20:35

por fiódor » 11/9/2006 11:23

Não estás bem, põe-te... Mas não prejudiques ninguém...
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por pobre » 11/9/2006 11:19

Caro Esquilo, com um salário de quase 1.000,00€ e aumentos de cerca de 3,5% anuais, acha um mau salário? Já pensou em mudar de casa, talvez ainda consiga economizar o custo das viagens e ganhar qualidade de vida, seja inteligente homem, viver perto do local de trabalho é excelente, mesmo que isso represente maiores viagens á sexta-feira á noite para os copos, pelo menos é só uma vez por semana, ou não. :P
da terra vem para a terra volta

Registado: 24/1/2006 20:35

Despedimento Contrato Trabalho - direito a indimenização

por esquilo » 11/9/2006 10:54

Um bem haja de novo a todos os foruns que contribuem para o sucesso deste forum.
Tenho uma questão a colocar que diz respeito ao meu contrato de trabalho.
Encontro-me efectivo à 4 meses numa empresa de informatica e fiquei muito decepcionado
com o aumento de 35 euros brutos que me propuseram, ficando mesmo assim o meu salário
inferior a 1000 euros mensais.
Ja algum tempo que sinto a sensação que ando a trabalhar para aquecer.Faço 90km por dia
para chegar aqui ao local de trabalho e ando a ficar cansado de perder 1h:30 em
tempo de deslocação, gasolina, desgaste de carro.
Gostaria de questionar as pessoas entendidas no assunto ou que tenham alguma sugestão
para chegar ao meu objectivo que é, que procedimentos/actos deverei adoptar,
por forma a ser despedido tendo direito à indeminização destes 3 anos e alguns meses
em que me encontro como funcionário da empresa em que me encontro.

Espero ter sido claro na minha questão,
Fico a aguardar pelos utéis contributos aqui dos participantes do forum.

Muito obrigado deste já.

Registado: 28/12/2005 16:27

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 550 visitantes