Caldeirão da Bolsa

off topic - relação patrão/empregado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Garfield » 7/9/2006 22:58

a mim continua-me a parecer que neste país há algo genetico que nos faz sempre ter atitudes de 8 ou 80.

começa-se sempre por cometer todo o tipo de exageros e depois quando chega a altura de apertar o cinto pagam todos, justos e pecadores, pela mesma moeda.

no ultimo caso retratado reflete-se a mentalidade da maioria da classe empresarial, perdao! vou me corrigir, de uma grande maioria da classe patronal!

sim há diferenças entre ser empresario e ser patrao, o ultimo não se consegue qualificar como ser humano pois limita-se a explorar terceiros não criando nenhum tipo de mais valia para a sociedade.

talvez esteja a ser demasiado brusco mas é a reacção normal apos a leitura da descrição de certas situações que se qualificam como inacreditaveis nos tempos actuais.

não há empregados santos, infelizmente pois é por haver maus empregados que os bons acabam sempre prejudicados mas não só por esse motivo claro.

as empresas acabam sempre por reflectir quase de forma fidedigna as sociedades em que se inserem.

em Portugal temos as empresas-ditadura e as empresas-democracia.

nas primeiras manda apenas um e a sua lei é para ser cumprida ao milimetro. sofre de autismo e abusos mas uma coisa é certa, a empresa funciona minimamente e até apresenta resultados mesmo que so o dono tire proveito deles.

na segundas mandam muitos, a vulgar sociedade por quotas, onde ninguem se entende com as frequentes ordens contraditorias. sofre de demasiada organização e força os funcionarios a esforços sobre humanos para tapar os buracos da empresa.
nestas quase ninguem consegue tirar proveito de nada pois os resultados costumam ser miseraveis.

digamos, em forma de conclusao, que as relações empregado/patrao equivalem a um casamento. e se a taxa de divorcio nos ultimos tem vindo a aumentar imaginem a sua extrapolação para as primeiras :)

vivemos momentos conturbados na nossa sociedade, passamos do tempo em que ninguem se preocupava em apurar responsabilidades para o tempo em que até a dormir se tenta caçar bruxas.

no fundo a sociedade portuguesa sente-se revoltada com tanta injustiça e abuso que se começam a tornar visiveis e têm ocorrido ao longo dos anos.

começa-se a exigir responsabilidades custe o que custar de forma cega.

um dia destes temos uma guerra civil...

Registado: 9/2/2005 4:29

por kostta » 7/9/2006 22:39

Eu levantei esta questão por que o patrão estado, decidiu elaborar um novo estatuto para os professores e esse estatuto tem pelo menos 2 pérolas 5 estrelas:

1º se chegar atraso mais de 5 minutos (normal tolerência no 1º tempo), porque o carro nao pegou ou porque o despertador não tocou, ou pq a fila de trânsito estava parada, nem que seja uma unica vez num ano, tenho logo falta injustificada. (+- 6 dá direito a processo disciplinar)perdendo a remuneração e a contagem de tempo para concurso, progressão e reforma.

2º posso ser o melhor profissional, mas só pq tive o azar de ser operado ao apendice, ou ter tido uma gripe, e caso falte 4 dias no ano esse ano ja não me conta para a carreira. E caso seja o 1º ano no quadro, o prof. é exonerado. Não se pode estar doente 4 dias, pois corre-se o risco de ser exonerado

Registado: 17/1/2006 23:16

por charles » 7/9/2006 20:48

Lá vou eu dar um exemplo de extremos mas é um exemplo real, não interessa quem é o empregado ou qual é a empresa, mas nesta empresa se um empregado chegar atrasdo 1 minuto....repito 1 minuto o patrão desconta a manhâ e desconta o subsidio de almoço, se o empregado vai ao médico e traz justificação acontece o mesmo, portanto nem vale pena o empregado despachar-se ás 10:00 e ir pegar ás 10:30 simplesmente faltam a manhã, se é ilegal ou não não interessa já, houve centenas de queixas na i.t. mas não serviu de nada o pessal desistiu de se queixar e o empregador continua a aplicar a ditadura, este patrão faz os descontos dessa forma e omais estranho é que paga "10" e desconta "15", por isso quando se trata de sair os empregados não lhe dão nem 30 segundos e assim vai uma parte do país empregador.

Quantos patroes haverá assim :!: :!: o panorama nacional não deve ser muito diferente, em especial por essas zonas interiores do país onde há muita fábrica de texteis sapatos etc....

Depois o admiram-se que o pessoal se encoste, a culpa é sempre do trabalhador que não produz, mas isto já dava outro tema.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Pata-Hari » 7/9/2006 19:15

infoo, eu só reagi por antecipação porque percebi o porquê do tópico ter aparecido e ao que se referia. Se toda a gente é responsabilizado por atrasos (mais ou menos em função da importancia desse atraso para o negócio) porque razão é que um professor que chega dez minutos atrasado a uma aula de 50, várias vezes, não o deve ser? podem até ter muitas e boas razões de queixa de muitas coisas mas é chato queixarem-se de coisas a que toda a gente está sujeita.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Dracull » 7/9/2006 12:10

Concordo com os conceitos referidos anteriormente de progressão por mérito e não por anos de casa.

Acho que é de uma mentalidade tacanha castigar/premiar um funcionário por entrar pontualmente e sair tarde, o que importa é a rentabilidade que uma pessoa produz, se tem o trabalho em dia e se é capaz de inovar/evoluir...um conceito ainda mal digerido num pais assente numa mentalidade de horários rigidos.

Claro que há as excepções referidas das correctoras em que a pontualidade é crucial.

Na empresa onde estou existe uma flexibilidade no aspecto de ser 9h ou 9h15 ou 10h...agora se o trabalho se acumula, ou o funcionário é responsável e sai mais tarde ou então há problemas, tem tudo a ver com o facto de cada individuo ser responsável pelo que faz e auto-gerir o tempo e as tarefas.
Remember, remember, the fifth of November,The gunpowder treason and plot.I know of no reason why gunpowder treason Should ever be forgot.

Registado: 19/11/2003 12:15

por rmachado » 7/9/2006 12:05

Já estou como nunofaustino...

Depende do trabalho...

No meu caso, o conceito chegar 10 minutos atrasado, não se coloca, a não ser que haja reuniões, apresentacões ou algo do género.

É como diria o outro relativo, o importante é estabelecer regras e cumpri-las, se elas existirem já sabes o que te acontece se chegares 5, 10, 60 minutos atrasado...

Quanto a doença... perdes logo os 3 dias de férias extra.. mas é a regra.

Quanto aA promoção parece-me idiota por 3 dias perderes a promoção ou seres mal avaliado...

Registado: 24/8/2004 10:42

por PLPINTO » 7/9/2006 11:49

Deixo aqui duas perguntas:

Imaginem um trabalho, tipo distribuição, onde é necessario duas pessoas numa carrinha para se poder fazer o trabalho... e uma delas falta sem avisar só porque se tinha deitado às 2 da manha e não "estava em condições de trabalhar", inviabilizando assim a saida do carro para a rua. Imaginem que essa pessoa (que não se deslocava até ao local de trabalho porque a carrinha o apanhava à porta de casa) chegava sempre atrasada 10/15 mn... por norma ainda estava deitada quando chegava a carrinha.

Deve ser despedida ou promovida?

Bom... eu despedi um cunhado (criando uma guerra familiar) à quarta vez que ele faltou.

Serei um patrão horrivel ou apenas um defenssor daquilo que eu acho correcto?

Registado: 22/5/2003 15:08

por nunofaustino » 7/9/2006 11:22

Isso depende de cada emprego...

Imagina que trabalhas numa corretora e que em vez de chegares às 8.25 (5 minutos antes dos mercados abrirem) chegas às 8.35. E que por causa disso há uma série de ordens por telefone que não entraram no sistema. Como é óbvio, um atraso de 10 minutos pode trazer prejuízos para os clientes e fazer com que eles vão para outra freguesia.

Imagina que trabalhas como empregado de balcão numa loja de um centro comercial e em que não és o responsável por abrir a porta. Dado que as manhãs normalmente são pouco movimentadas, provavelmente o teu atraso não terá grandes consequências.

Por isso, a resposta para a 1a pergunta é depende do que um atraso de 10 minutos significa para a empresa.

Para a segunda, normalmente eu sou a favor da progressão na carreira ser por mérito. Detesto as promoções automáticas (como as que são efectuadas após estar X anos no mesmo trabalho). no entanto, há situações em que é complicado diferenciar entre quem é bom e que é razoável. Se for díficil ou impossível que alguém te possa substituir no trabalho quando estás doente, então uma maneira de consiguir distinguir as duas pessoas pode passar pelo número de faltas realizadas num determinado espaço de tempo (ou pelo menos ser um dos critérios). Mas caso seja possível criar um método que permita seriar os empregados de acordo com a sua produtividade, eficácia, então as faltas dadas por um determinado empregado terão um peso menor do que os restantes parâmetros...

Um abraço
Nuno

PS já agora, Kostta, se fosses o patrão e tivesses de pagar 400, 1000 ou 2000E por mês (mais descontos, e subsídios) que resposta davas às questões que colocáste?
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

re

por Infoo » 7/9/2006 10:47

Pata... pronto.... lá vem o involuntário "disfarçado racismo" ao profs?!?!?...
"tssss, nã abia nexexidade"

eu também tive várias vezes à espera dos profs, e não foi por isso que esses ditos cujos, que algumas vezes apareceram uns minutos mais tarde, deixaram de ser os meus melhores profs, os mais empenhados e eficazes e os que melhor souberam transmitir o que tinham pr ensinar.

e já que vem à baila.. vamos a um exemplo.... os ditos entendidos do Min da Educação refizeram este ano um critério, entre muitos, de assiduidade pr se poder progredir na carreira.... 97% de assiduidade.... ou seja, pe basta teres a infelicidade de te falecer um parente próximo e... ou ignoras a situação e está tudo bem, ou se exerces o direito aos dias de luto.... puffffffff....
ou se tens de tirar uns dias pr dar assistência aos teus filhos na doença.... bem... bye bye

hip, hip hurra... assim se incentiva os colaboradores de uma instituição...
e nem aqui vem à baila a "porcaria" e o desrespeito que os ditos cujos do Min. tiveram por milhares de docentes, a maioria deles excelentes profissionais, que por uns enganozitos de nada, foram afastados do seus locais de trabalho, por contratados.....

coisas de nada.... eles até sabem o que andam a fazer

Registado: 17/11/2005 1:02

por The Mechanic » 7/9/2006 9:32

nikopol:
Posso cantar uma musica, como resposta a esta resposta do "The Mechanic"?
"Deixem-me rir...(...)"

Poooodes !! Podes inclusivé ao mesmo tempo saltar pra cima da mesa em maillot e sapatear ao som do " I will survive " ...

nikopol , obviamente que aquilo é o que devia ser !! A gente sabe que , infelizmente , em muitas empresas ( em grande parte delas ) promoções são sinónimo de compadrio , cunha e de um gajo que foi mais esperto que o patrão ou papou os colegas todos por parvos.

Mas , em empresas a sério , promoções são assim . Eu já trabalhei em empresas dessas e , quem é bom , sobe . Quem não é , mantem-se . quem é mau , vái para a rua .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Negocios Mendes » 7/9/2006 9:29

ktm450sx Escreveu:Alex, trabalho com empresas estrangeiras e as pessoas que lá trabalham quando fazem viagens para fora do país de dois dias, por exemplo, têm um dia de descanso.

Caro ktm,

há empresas e empresas... se essas pessoas, aquilo que vem fazer a Portugal é arranjar trabalho para a empresa deles, ou vender algo graúdo, acho muito bem que o patrao lhes dê um dia de descanso. Estao a adicionar valor a empresa deles.
Depois temos tb de ver qual o estrangeiro a que te referes. Se fôr paises na America/Asia, devido aos fusos horários, é quase impossivel chegar e trabalhar. O corpo necessita de pelo menos 1 semana para adaptar-se aos fusos horários.

Agora garanto-te que isso nao é regra no estrangeiro (Europa).
Eu trabalho no estrangeiro e já trabalhei em montes de paises e montes de empresas (todas bem grandes) e nao conheco nenhum caso onde isso tenha acontecido.
Daí o meu espanto a tua pergunta.

Quanto a regalias no estrangeiro, a tua empresa é obrigada por lei a dar-te ajudas de custo que estao estipuladas pelo governo para cada país.
Depois, hotel, aviao... acho que ninguem vai pagar do próprio bolso para ir fazer um trabalho para a empresa que é de outro... ou há???
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por nikopol » 7/9/2006 9:24

The Mechanic Escreveu:2-As promoções são prémios ao mérito , ao esforço e dedicação de um funcionário que assentes na sua competência o tornam mais util num cargo superior onde pode demonstrar / laborar mais e melhor em prol da empresas.

Posso cantar uma musica, como resposta a esta resposta do "The Mechanic"?
"Deixem-me rir...(...)" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 31/1/2006 14:02

por ktm450sx » 7/9/2006 9:13

Claro que não deve acontecer em todas as empresas (estrangeiras), mas em algumas acontece.

Comigo não acontece.

Também iria ficar surpreendido se alguma empresa em Portugal tivesse essas regalias.

Cumps.

Registado: 15/2/2005 16:56

por ktm450sx » 7/9/2006 9:09

Alex, trabalho com empresas estrangeiras e as pessoas que lá trabalham quando fazem viagens para fora do país de dois dias, por exemplo, têm um dia de descanso.

...

por Negocios Mendes » 7/9/2006 9:04

(...)
2- Não é por ficar doente 3 ou 4 dias que vou ser promovido ou não. Para ser promovido a melhor escolha é sair da empresa e tentar entrar ao fim de 1 ou 2 anos, outra vez na empresa.

Já agora uma pergunta: algum dos membros tem que se deslocar ao estrangeiro em trabalho, que regalias tem em termos de dias de descanso ?

Bom dia!

Posso cantar uma musica, como resposta a esta pergunta do "ktm450sx"?
"Deixem-me rir...(...)"

Quanto ao tópico, acredito que muita gente aqui já tenha experimentado trabalhar no estrangeiro e garanto-vos que as respostas a essas duas perguntas do tópico original sao diferentes das que vi ate agora.
No entanto, nao deixo de estar completamente de acordo em relacao ao ponto 2 referido pelo "ktm450sx". Isto aconteceu em empresas onde andei.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por The Mechanic » 7/9/2006 9:03

kosta
1º caso cheguem 10 minutos atrasados, nem que seja apenas uma vez num ano, têm falta injustificada?

Na minha empresa quem chegar 10 minutos atrasado é imediatamente abatido e pendurado à entrada do edificio nu e de cabeça pra baixo , pra servir de aviso .

2º Imaginando que são os melhores funcionarios da empresa, e que ficam doentes 3/4 dias durante um ano, já nao são promovidos?

A gente só adoece quando o patrão manda . Lá não temos esses luxos de adoecer sozinhos .
Os melhores funcionários , são abatidos . Mas , quem é promovido , passa a gozar de regalias fantásticas na empresa . É clro que no dia seguinte , é abatido...

Um abraço ,

The Mechanic

PS - O normal sería :
1 - faltas de 10-15 minutos são toleradas em empresas de Serviços , que podem depois ser compensadas . Isto desde que não se torne regra a entrada 15 minutos ou mais depois da hora . Já uma empresa tipo Industrial em que cada homem é uma peça necessária para toda a máquina funcionar , 10 minutos da falta de uma pessoa , podem significar horas perdidas quando dessa pessoa dependem muitos outros .

2-As promoções são prémios ao mérito , ao esforço e dedicação de um funcionário que assentes na sua competência o tornam mais util num cargo superior onde pode demonstrar / laborar mais e melhor em prol da empresas . Uma doença não é , obviamente , factor penalizante ( a não ser que seja uma doença crónica que o obrigue a passar muitos dias por ano fora da empresa , diminuindo assim drásticamente, qualidade do seu trabalho ; o que não é o caso ) .
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por ktm450sx » 7/9/2006 8:45

Na empresa onde trabalho as coisas são assim:

1- Desde que a chefia directa tenha conhecimento não há qualquer problema, mesmo acontecendo todos os dias. Claro que tem que haver bom senso.

2- Não é por ficar doente 3 ou 4 dias que vou ser promovido ou não. Para ser promovido a melhor escolha é sair da empresa e tentar entrar ao fim de 1 ou 2 anos, outra vez na empresa.

Já agora uma pergunta: algum dos membros tem que se deslocar ao estrangeiro em trabalho, que regalias tem em termos de dias de descanso ?

Cumps.

por Pata-Hari » 7/9/2006 7:05

(Já agora, uma sugestão: já temos muitos tópicos sobre emprego/entidades patronais, etc. Seria simpático concentrar as coisas num ou dois tópicos.)

Não me recordo de em alguma ocasião algum professor tenha tido faltas por chegar atrasado. E passei uns aninhos na escola e muitos "dez minutos" à porta de salas de aula à espera de professores. No meu emprego é-se promovido por mérito. O mérito, nas minhas bandas é medido pelos resultados que se obtém (bem mensuráveis, em unidades do género "cifrões" e outras que tais). Os dez minutos são indiferentes porque diariamente todos passamos muito mais que dez minutos no emprego além do nosso horário de trabalho. Para ser mais precisa, não há nem um único dia do ano em que trabalhe menos do que o meu horário de trabalho MAIS uma hora. Mais, no meu emprego, não é necessário ou crucial que eu chegue a uma hora precisa a não ser que tenha algum cliente à minha espera. E, nesse caso, seria extremamente grave eu chegar atrasada. NUNCA me aconteceu tal coisa e acharia perfeitamente apropriado que não se fosse promovido se isso acontecesse regularmente. A razão de ser do meu emprego, afinal de contas, são os meus clientes. Convém eu não me esquecer disso (e eu nunca me esqueço).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por PIKAS » 7/9/2006 1:08

Na empresa ( sector privado ) onde trabalho as coisas são mais ou menos assim:
1 - Se não tens um historial de faltas ou atrasos constantes, se não estivermos em pico de actividade, não há grande problema. Basta avisar a chefia directa que se vai faltar ou chegar atrasado, não é preciso invocar o motivo ou apresentar papel justificativo.
2 - Agora se o trabalho aperta ou vai apertar e disso somos todos avisados com alguma antecedência, estamos proibidos de ficar doentes, quanto mais faltar ou chegar atrasado, tirar 5 minutos para o café ou passar os olhos pelos jornais. Aliás, nestas circunstâncias, ninguem falta e estamos todos a dar o máximo.
Isto tem funcionado e compreende-se. É razoável e mantém-se um bom ambiente entre colegas. As promoções não são automáticas. É preciso ter mérito, sentido de liderança, mostar trabalho, apresentar soluções inteligentes para os problemas que aparecem, ser bem aceite pelas equipas e, também, não andar metido com nenhuma das colegas. Óbviamente que quem tem um historial de absentismo, mesmo que seja por doença comprovada pelos serv. médicos da empresa, tem muito poucas hipóteses de ser promovido ou até receber um prémio financeiro ( que são bem bons ) de vez em quando.
Cumprimentos

Registado: 23/8/2006 18:53

Re: off topic - relação patrão/empregado

por pobre » 7/9/2006 0:45

kostta Escreveu:digam-me o que se passa nas vossas empresas, nas seguintes situações:

1º caso cheguem 10 minutos atrasados, nem que seja apenas uma vez num ano, têm falta injustificada?

2º Imaginando que são os melhores funcionarios da empresa, e que ficam doentes 3/4 dias durante um ano, já nao são promovidos?

Kosta, Kosta, a vida Kosta, kosta, kooooostaaaaa.
1º Os meus colaboradores só levam falta injustificada quando não justificam a falta, se chegarem 10 minutos atrasados, nem o prémio de assiduidade perdem. :shock:
2º Na minha empresa as promoções não dependem directamente das faltas por motivos de doença, têm a ver com a capacidade que o colaborador tem de produzir, organizar, executar, mas acredito que não é fácil fazer tudo isto quando se falta muito. :)
da terra vem para a terra volta

Registado: 24/1/2006 20:35

off topic - relação patrão/empregado

por kostta » 6/9/2006 23:19

digam-me o que se passa nas vossas empresas, nas seguintes situações:

Registado: 17/1/2006 23:16

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 437 visitantes