Caldeirão da Bolsa

Sondagem : Quem tenciona investir na OPV da GALP em Outubro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...mais uma acha...

por Calimerozinho » 31/8/2006 10:45

para a fogueira...

In Jornal Negócios - 31-08-2006

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

Se a Galp Energia for colocada em bolsa com uma avaliação de seis mil milhões de euros – ponto médio do intervalo sugerido pelos bancos que estão a assessorar o Governo no IPO – a empresa ficará a transaccionar com múltiplos mais elevados que a maioria das suas congéneres europeias.

Tendo em conta os lucros de 2005 – um valor recorde de 442 milhões de euros – a Galp apresenta um PER (rácio entre o valor da empresa e os lucros) de 13,57 vezes. Segundo noticia hoje o Jornal de Negócios, este compara com os 10,58 a que transacciona actualmente o DJ Europe Stoxx Oil & Gas (índice composto por 26 companhias europeias) e a média de 12,29x de nove companhias do sector.

Comentários, por favor 8-)
... em formação... sempre!

Registado: 5/8/2003 15:40

Re: Mauzinho?

por artista_ » 30/8/2006 23:22

R M Escreveu:Posso ser mauzinho? :twisted:

Alguém importa-se de refutar as minhas conclusões com números que sejam reais, ao invés de se envolverem numa discussão tipo Sporting/Benfica/Porto? :wink:

Obrigado

Mas há algo mais interessante que um Sporting-Benfica????

Para quem tem 5 mensagens estás muito exigente, mas ainda assim vou colocar-te uma questão, é preciso ter esse dinheiro todo ou só é preciso ter o dinheiro necessário para as acções que nos calharem no rateio... e se for como nas outras não devem faltar para aí empréstimos! :)

Registado: 17/3/2003 22:51

Mauzinho?

por R M » 30/8/2006 23:01

Posso ser mauzinho? :twisted:

Alguém importa-se de refutar as minhas conclusões com números que sejam reais, ao invés de se envolverem numa discussão tipo Sporting/Benfica/Porto? :wink:

Obrigado

Registado: 29/8/2006 22:32

por Rui A » 30/8/2006 23:00

valves Escreveu:Em relação á edp fui consultar o preço a que foi lançada em bolsa na 1 ª fase em 1996 e foi aprox 2600 escudos dois anos depois cotavam a 5000 escudos só perdeu no curto prazo quem entrou na 3 ª fase e mesmos esses fazendo as contas já estão a ganhar se somarmos os dividendos todos que receberam comparativamente ao facto de eventualmente colocarem o dinheiro em depositos a prazo.

valves (ou alguém),

Pode(m) confirmar-nos que é, de facto, assim?
Ou seja, entre a hipótese de ter o dinheiro num depósito a prazo e entrar na 3ª fase da OPV da EDP, a segunda é (neste momento) a mais compensadora?

Obrigado.

Registado: 10/3/2004 17:35

por tunes » 30/8/2006 22:58

artista Escreveu:
Vic Escreveu:Outra coisa que não aprecio na Galp, é que a mesma é usada para a colocação de Jobs, que espero que com a privatização venha a terminar.

Isso acaba de certeza, vai acontecer o mesmo que na PT, foram-se mandaram-nos todos embora :mrgreen: :mrgreen:

E na EDP também :lol: :lol: :lol:

Registado: 21/12/2004 12:46

por artista_ » 30/8/2006 22:49

Vic Escreveu:Outra coisa que não aprecio na Galp, é que a mesma é usada para a colocação de Jobs, que espero que com a privatização venha a terminar.

Isso acaba de certeza, vai acontecer o mesmo que na PT, foram-se mandaram-nos todos embora :mrgreen: :mrgreen:

por Vic » 30/8/2006 22:19

Eu agora vou estar com tudo o que for possivel, depois da hipotese da entrada da Gazprom no capital social da Galp.

No entanto há tambem coisas que me estão a desagradar, como seja o preço da privatização que se fala e que já dá mais dois euros por acção do que quando foi vendido os 13% ao Amorim, bem como a distribuição de 800 milhões de euros, mesmo antes da privatização.

Outra coisa que não aprecio na Galp, é que a mesma é usada para a colocação de Jobs, que espero que com a privatização venha a terminar.

Registado: 5/11/2002 1:17

por R_Martins » 30/8/2006 22:12

artista Escreveu:
R. Martins Escreveu:Não tens porque me «perdoar»...
Se assim o entendenderes, dá-lhe.
Os meus Postes estão aí...vai procurá-los e, sumba...
Media Capital? Não conheço...
Porquê a Galp? Vai ser moda?...
R. Martins

Não interpretes mal, se tivesse paciência para ir procurar os posts já tinha ido... apenas gostava de saber algumas opiniões das pessoas que na altura a acharam caríssima, não deves ter sido tu um deles!!! Mesmo que fosses isso não tinha mal nenhum, também me engano e mudo de opinião... não sou como o aquele que nunca tem dúvidas e raramente se engana! :) :)

Quanto à Galp, em princípio erei à Opv, daí o meu interesse em quem tem opinião contrária...

bons negócios

Tudo claro...
Eu penso que a OPA, vai ser, depois de tanto tempo sem tais «ofertas» uma novidade obviamente, algo que nos faz sair da rotina, como tal interessante, pensando no entanto que a Bolsa terá todavia algumas euforias na subida, grandes euforias, antes de uma grande correcção nas descidas. O meu sentimento quotidiano, ao abrir as cotações é de que: O Nasdaq está todos os dias igual...
Por consequência, vai haver correcções profundas.
Isto é apenas a minha opinião. Depois o quotidiano nos dirá se tenho razão...
A Gaslp, não vai entrar na Bolsa num período de vantagem, penso eu.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por artista_ » 30/8/2006 22:01

R. Martins Escreveu:Não tens porque me «perdoar»...
R. Martins

Não interpretes mal, se tivesse paciência para ir procurar os posts já tinha ido... apenas gostava de saber algumas opiniões das pessoas que na altura a acharam caríssima, não deves ter sido tu um deles!!! Mesmo que fosses isso não tinha mal nenhum, também me engano e mudo de opinião... não sou como o aquele que nunca tem dúvidas e raramente se engana! :) :)

Quanto à Galp, em princípio erei à Opv, daí o meu interesse em quem tem opinião contrária...

bons negócios

por R_Martins » 30/8/2006 21:59

Caro Artista

Sou velhinho no Caldeirão…
Nunca fiz parte de grupos. Sou um solitário. Sou um paranóico, que improvisa umas bocas, por vezes…
R. Martins

por R_Martins » 30/8/2006 21:55

«Olha que não te estou a perguntar por mal, mas por acaso tu não fazias parte do grupo de pessoas que diziam que a Média Capital estava caríssima na OPV?»

Caro artista

Não tens porque me «perdoar»...
R. Martins

por R_Martins » 30/8/2006 21:50

O preço do petróleo nada tem ver com preços de custos de produção, quantidades, chineses ou alentejanos.
Caçaram-se, estão rebentados, com histórias de procura e oferta. Mentiras…
O Buchs de contador de histórias já não passa.
O petróleo depois de uma longa subida vai descer, finalmente…
A Galp está de baixa…
R.Martins

por artista_ » 30/8/2006 21:46

R. Martins Escreveu:
As euforias, irresponsabilidades populares de compra de acções acabaram.
Em daytrade, sim se ganhares 0,02% é dinheiro, a médio longo prazo, vai ser entalação.
Pergunto: Que produtos vende a Galp?...

R. Martins

Olha que não te estou a perguntar por mal, mas por acaso tu não fazias parte do grupo de pessoas que diziam que a Média Capital estava caríssima na OPV?

por Vic » 30/8/2006 21:46

Registado: 5/11/2002 1:17

por R_Martins » 30/8/2006 21:43

artista Escreveu:
R. Martins Escreveu:Eu se me saísse o Euromilhões, comprava o Benfica...
A Galp nem pensar, nem toda lavadinha, ou seja, acabada de tomar banho, recusava-me a «olhar...»
R. Martins

Já agora podias explicar porquê? cuidado com sumo :mrgreen:

As euforias, irresponsabilidades populares de compra de acções acabaram.
Em daytrade, sim se ganhares 0,02% é dinheiro, a médio longo prazo, vai ser entalação.
Pergunto: Que produtos vende a Galp?...

R. Martins

por charles » 30/8/2006 21:33

a mim parece-me outra edp , desculpem mas nunca gostei das opvs, prefiro entrar depois se tiver de ser, esta tem o risco acrescido devido a ser do sector pretolifero, pro bom e pro mau.

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por artista_ » 30/8/2006 21:24

R. Martins Escreveu:Eu se me saísse o Euromilhões, comprava o Benfica...
A Galp nem pensar, nem toda lavadinha, ou seja, acabada de tomar banho, recusava-me a «olhar...»
R. Martins

Já agora podias explicar porquê? cuidado com sumo :mrgreen:

por R_Martins » 30/8/2006 21:11

Eu se me saísse o Euromilhões, comprava o Benfica...
R. Martins

por artista_ » 30/8/2006 20:48

valves Escreveu:A Media capital também foi considerada cara quando foi colocada em bolsa no entanto e contra mim falo que não fui acabou por ser um bom negocio para quem foi ...

Foi sim senhor, perdi 500 euros num dia :x :x foi bom para quem investiu a longo prazo, e ainda assim deve ter tido algumas dores de cabeça já que a cotação da MCP esteve bastante tempo a baixo do preço da OPV e só despois é que disprou, estanos agora mais ou menos no dobro...

Eu já lancei aqui alguns tópicos sobre ela porque havia muita gente que dizia que a MCP "não valia nada" que a "1 euro talvez entrassem" etc.. e afinal!!! Lembra-me que um era o Ming1 que infelizmente deixou de frequentar o forum nessa altura, ou outros não me lembra, não lhe queria pedir explicações claro :) mas gostava de saber o que pensavam e como viam a subida das cotações da MCP...

bons negócios

por artista_ » 30/8/2006 20:39

Adi Escreveu:Na minha opinião é um autêntico suicidio ir na OPV da GALP, ou qualquer outra OPV que ela seja. Então estamos a comprar uma acção logo a um valor predefenido de entrada sem saber como ela vai ser aceite/vai reagir no mercado ? Veja-se o caso que aconteceu com a EDP. Nem que me paguem que entro nessa (ó Vanessa).

Que é que tem o caso da EDP? ganhei mais de mil contos num dia!!!! foi a primeira e acho que única vez em que ganhei tanto num só dia...

por valves » 30/8/2006 19:59

eu há uns anos atrás simplesmente dupliquei o capital quando a brisa foi admitida á cotação - foi o meu primeiro negocio - e não foram precisos mais de 3 meses. Em relação á edp fui consultar o preço a que foi lançada em bolsa na 1 ª fase em 1996 e foi aprox 2600 escudos dois anos depois cotavam a 5000 escudos só perdeu no curto prazo quem entrou na 3 ª fase e mesmos esses fazendo as contas já estão a ganhar se somarmos os dividendos todos que receberam comparativamente ao facto de eventualmente colocarem o dinheiro em depositos a prazo.

A Media capital também foi considerada cara quando foi colocada em bolsa no entanto e contra mim falo que não fui acabou por ser um bom negocio para quem foi ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Adi » 30/8/2006 17:59

Na minha opinião é um autêntico suicidio ir na OPV da GALP, ou qualquer outra OPV que ela seja. Então estamos a comprar uma acção logo a um valor predefenido de entrada sem saber como ela vai ser aceite/vai reagir no mercado ? Veja-se o caso que aconteceu com a EDP. Nem que me paguem que entro nessa (ó Vanessa).

Registado: 3/5/2006 14:05

Cuidado

por R M » 30/8/2006 17:42

Boa tarde,

Algumas razões levam-me a enfrentar esta OPV com alguma precaução:

1º A empresa está a ser emagrecida financeiramente antes da OPV (não é preciso repetir o que já é público...)

2º O rateio vai destruir as possibilidades reais de fazer mais valias significativas. Façam os seguintes cálculos:

- Verifiquem a quantidade de capital que vão ter de obrigatoriamente empatar durante algum tempo para ir à OPV (5 + 15 mil acções no caso dos particulares)* preço (6-7€) = 140 000€.

- O rateio deve ser na ordem das privatizações da EDP, à volta de 3%-5%.

- Se a empresa entrar cara na bolsa (7€) e já emagrecida (com menos 800 m€), as margens de subida serão menores (10% não é um valor anormal)

- Ou seja, para um capital investido na ordem dos 24-28000 contos, podem ter mais valias potenciais de 1%!

1% ganha-se ou perde-se na bolsa num dia. Não é necessário empatar 28000c durante vários dias para o ganhar.

Já agora: conseguem prevêr o que vai acontecer às várias Small stocks da nossa bolsa até aquela OPV? Imaginam o número de pequenos investidores que vão vender para arranjar liquidez para esta OPV?

Resumindo:

- Na altura da OPV os melhores negócios podem estar nas small stocks
- Quem vai ganhar mesmo são os bancos com a venda de créditos para compra de acções. Pode acontecer muita gente que vai pagar taxas de 4-8% para receber mais valias reais de 1-3% (vocês não gostam de rateios baixos?! :twisted:

Cumprimentos,

Registado: 29/8/2006 22:32

por artista_ » 30/8/2006 17:34

valves Escreveu:
Não acredito que esta benesse extraordinaria dada aos investidores institucionais jogue contra os pequenos investidores muito pelo contrario uma vez que investidores institucionais contentes são investidores que não vendem e podem até reforçar na compra o que evita forte pressão vendedora no mercado e até poderá reforçar a pressão compradora depois do titulo estar cotado ...

Olá Valves,

Estou plenamente de acordo com o teu raciocínio no entanto este último parágrafo tem algumas condicionantes, já que são muitos os casos em que os Institucionais se enterraram a bem enterrar...

Não acredito que seja o caso da Galp onde estou na espectativa de encaixar umas massas, mas esta referência acho que se impunha...

um abraço

PS: Isto é para ver se alguns desistem e sobram mais acções para mim :mrgreen: :mrgreen:

por valves » 30/8/2006 17:23

Boas, se pensarmos bem a futura cotação da Galp em bolsa dependerá essencialmente de 2 variaveis chave :

1 Evolução da cotação do crude ( isto porque existe uma correlação positiva detectavel noutros titulos do sector cotadas em praças estrangeiras entre o preço do crude e a cotação dos titulos)

2 Evolução geral dos mercados de acções.

1 O que se verifica no sector do petroleo é que as reservas são escassas e serão cada vez mais escassas no futuro e por outro lado a procura é e será cada vez maior não se tiram por exemplo 400 milhões de chineses da pobreza sem efeitos colaterais importantes e um deles será com certeza um aumento da procura de combustiveis, na india um país extraordinariamente populoso está se a verificar um fenomeno muito parecido bem como por exemplo na India e no Brasil. A convergencia destas economias sobre populacionadas não será feita sem um aumento expressivo da procura de muitos bens e obviamente o petroleo é um deles. A continuação da subida do preço do petroleo no futuro é um dado adquirido em obdiencia ás leis fundamentais da economia da procura/oferta ora todas as empresas que comercializam uma matéria prima com tendencia para a subida têm um horizonte futuro risonho e a Galp não será excepção.

2 Como é sabido a evolução dos titulos tambem estão muito correlacionados com o comportamento geral dos mercados e o proximo ano a meu ver ainda será positivo pelo que existem aqui conjugações para que a Galp seja uma boa aposta não apenas para o imediato mas principalmente para o medio e longo prazo.

Não acredito que esta benesse extraordinaria dada aos investidores institucionais jogue contra os pequenos investidores muito pelo contrario uma vez que investidores institucionais contentes são investidores que não vendem e podem até reforçar na compra o que evita forte pressão vendedora no mercado e até poderá reforçar a pressão compradora depois do titulo estar cotado ...

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 213 visitantes