Split - Soares da Costa
JOGO2006IT Escreveu:edgar araujo Escreveu:A Investefino detem actualmente 43,32% da Sc , depois de uma aquesição recente de uma quota..e anunciou a intencao de reduzir a sua participação até 33% para nao ter de lançar uma OPA...
isto tudo foi comonicado à concorrencia...
BN
Edgar,
Não houve nenhuma comunicação nesse sentido, caso contrário teria de constar na informação priviligiada dos emitentes na pagina da CMVM.
A afirmação que fazes, senão encontrada sustentação e fonte para a mesma, é falsa, incompleta, exagerada e tendenciosa. Assim, há que haver rigor no que se apresenta, mesmo sendo isto um forúm de livre discussão. Peço-te por isso que indiques a fonte (onde se possa comprovar a noticia) ou retifiques a mensagem.
Mais... Se tal fosse factual e verdadeiro, seria bastante suspetivel de alterar a formação dos preços de mercado (possível queda). A pouca variação do preço da acção hoje responde logo a questão sobre a veracidade da noticia.
Repito: Este tipo de (des)informação é grave, muito grave e intolerável.
edgar araujo Escreveu:A Investefino detem actualmente 43,32% da Sc , depois de uma aquesição recente de uma quota..e anunciou a intencao de reduzir a sua participação até 33% para nao ter de lançar uma OPA...
BN
Edgar,
Não houve nenhuma comunicação nesse sentido, caso contrário teria de constar na informação priviligiada dos emitentes na pagina da CMVM.
A afirmação que fazes, senão encontrada sustentação e fonte para a mesma, é falsa, incompleta, exagerada e tendenciosa. Assim, há que haver rigor no que se apresenta, mesmo sendo isto um forúm de livre discussão. Peço-te por isso que indiques a fonte (onde se possa comprovar a noticia) ou retifiques a mensagem.
Re: Porreiro
Paul deAlex Escreveu:Às 8h38 o bid/ask estava nos 0.72/0.73, com 2.82% de subida em relação a ontem.
Afinal subiu. Parece que o pânico com a notícias de que a SCO estava cara se resumiu à descida abrupta de ontem. Hoje a gama de oscilação parece ser nos 0.70-0.80.
Ah, e eu não shortei!... Tou de fora a ver.
Desculpa lá, mas em meia hora não se conclui absolutamente nada.
Re: Porreiro
Paul deAlex Escreveu:Às 8h38 o bid/ask estava nos 0.72/0.73, com 2.82% de subida em relação a ontem.
Afinal subiu. Parece que o pânico com a notícias de que a SCO estava cara se resumiu à descida abrupta de ontem. Hoje a gama de oscilação parece ser nos 0.70-0.80.
Parece que o mercado aceitou que a acção deveria cotar na casa dos 0,70, o mercado é quem mais ordena, assim sendo não dá para shortar no intraday
Mas o dia ainda vai no início, ainda se vai passar muita coisa hoje.
Porreiro
Às 8h38 o bid/ask estava nos 0.72/0.73, com 2.82% de subida em relação a ontem.
A Investefino detem actualmente 43,32% da Sc , depois de uma aquesição recente de uma quota..e anunciou a intencao de reduzir a sua participação até 33% para nao ter de lançar uma OPA...
BN
BN
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "
Bons negócios
EA
Bons negócios
EA
Tenho a ideia que quando esses comunicados são enviados à CMVM a anunciar reduções nas participações, costumam ter algum atraso. Penso que não são obrigados avisar no dia mas que têm um período para o fazer.
O prazo legal para a comunicação do facto é de três dias após a ocorrência, conforme estipula o Art. 16º do Cod.V.M.
Estão sujeitos a este dever quem atinja, ultrapasse ou reduza a sua participação que confira direitos de voto de 2%, 5%, 10%, 20%, 33.33%, 50%, 66.66% e 90% correspondentes ao capital social de uma sociedade aberta.
Neste caso, se tal aconteceu, devemos ter como limite o dia de amanhã.
Não atribuo grande possibilidade de acontecer.Dados os volumes nas últimas sessões ainda poderão vir a ser reveladas alterações, para cima ou para baixo, nalgumas posições...
----
Sobre a Soares da Costa acho que vai transacionar perto dos 0.65€, valor no qual devia consolidar.
JOGO2006IT Escreveu:O target pode ter sido até um "trigger" mas não me parece que tenha sido alguém a livrar-se da posição. Isto porque qualquer accionista de referência (com mais de 2%)teria de comunicar a venda a CMVM; tal não aconteceu. Qualquer "livranço" de uma posição abaixo de 2% seria tão insignificante que não suporta uma teoria de manipulação e muito menos um reaserch do CaixaBI. Por fim, o volume transacionado foi muito superior a 2%, dai que caia por terra essa teoria.
Tenho a ideia que quando esses comunicados são enviados à CMVM a anunciar reduções nas participações, costumam ter algum atraso. Penso que não são obrigados avisar no dia mas que têm um período para o fazer.
Mesmo assim não acredito em conspirações...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
Tem sido o assunto que mais tem prendido a minha atenção.Acho que ainda ninguem falou num ponto essencial na subida da S.Costa desde o inicio do ano, e foi a especulação com uma possivel OPA.
Tem sido sustentada por vários factos, nomeadamente a alteração societária com Manuel Lino a tomar mais de 33.33% dos direitos de voto.Ou seja, a valorização de cerca de 100% ainda antes do Split foi apenas especulação numa empresa com baixa liquidez, o que inclusive a fez passar praticamente ao lado da correcção generalizada dos mercados.
O target pode ter sido até um "trigger" mas não me parece que tenha sido alguém a livrar-se da posição. Isto porque qualquer accionista de referência (com mais de 2%)teria de comunicar a venda a CMVM; tal não aconteceu. Qualquer "livranço" de uma posição abaixo de 2% seria tão insignificante que não suporta uma teoria de manipulação e muito menos um reaserch do CaixaBI. Por fim, o volume transacionado foi muito superior a 2%, dai que caia por terra essa teoria.Depois veio aquele target da CaixaBI a ajudar á festa (e para alguem se livrar da sua posição?) e lá subiu mais 30% em poucos dias.
Agora lá se lembraram de fazer contas e concluiram que é a Empresa mais cara do nosso mercado o que a deverá fazer corrigir até aos anteriores valores especulativos, +/- 0.60,
Antes demais o PER traduz o número de vezes que o preço da acção é maior que que o beneficio (por acção); ou seja, de uma forma longe do rigor académico, o PER traduz o numero necessário de anos para que os beneficios acumulados paguem a acção (na expectativa de mesmo todos os anos).
Não é por isso mais do que o valor que o investidor aceita pagar no sentido de obter um retorno adicional de uma unidade monetária.
No caso da Soares da Costa, com um PER de 75.67, temos de ter em conta que a empresa não está a pagar dividendos, o que é torna o PER irreal já que é uma situação pontual e a inverter. Caso contrário a empresa nada vale em valor para o accionista e fecha.
Se alguém tiver uma estrategia que permite criar valor na Soares da Costa e tenham em conta os resultados positivos do último ano e expectativa de crescimento, faz todo o sentido.e no meio de isto tudo dúvido que alguém lançe um OPA a estes valores, penso eu de que
Ainda há saber que Manuel Fino pagou 7 Euros por acção em 2004, porque não pagar metade agora?
Acho que acção vai continuar a corrigir. O valor mais obvio de suporte são os 0.65 Euros enquanto máximo anterior a este movimento, mas não me chocava um teste aos 0.60 Euros. Este deverão ser os valores da consolidação.
princepe da bolsa Escreveu:Boa noite JOGO2006IT!
PS.: No ambito das especulações - Sabes se o Sr. Fino já tem as acções do Sr Laurindo de maneira a puder negociá-las? Já teve boas oportunidades para as vender;Ou então o tempo continua a contar...
Não tem. Já foi explicado nesta mesma mensagem: Os 120 dias contam desde o anúncio; Fino ou vende ou lança OPA; Fino ainda não tem as acções do Laurindo de maneira a puder negociá-las (mas tem as dele - preferencias - que pode vender em call auction)
Acho que ainda ninguem falou num ponto essencial na subida da S.Costa desde o inicio do ano, e foi a especulação com uma possivel OPA.
Ou seja, a valorização de cerca de 100% ainda antes do Split foi apenas especulação numa empresa com baixa liquidez, o que inclusive a fez passar praticamente ao lado da correcção generalizada dos mercados.
Depois veio aquele target da CaixaBI a ajudar á festa (e para alguem se livrar da sua posição?) e lá subiu mais 30% em poucos dias.
Agora lá se lembraram de fazer contas e concluiram que é a Empresa mais cara do nosso mercado o que a deverá fazer corrigir até aos anteriores valores especulativos, +/- 0.60, e no meio de isto tudo duvido que alguém lançe um OPA a estes valores, penso eu de que...
Ou seja, a valorização de cerca de 100% ainda antes do Split foi apenas especulação numa empresa com baixa liquidez, o que inclusive a fez passar praticamente ao lado da correcção generalizada dos mercados.
Depois veio aquele target da CaixaBI a ajudar á festa (e para alguem se livrar da sua posição?) e lá subiu mais 30% em poucos dias.
Agora lá se lembraram de fazer contas e concluiram que é a Empresa mais cara do nosso mercado o que a deverá fazer corrigir até aos anteriores valores especulativos, +/- 0.60, e no meio de isto tudo duvido que alguém lançe um OPA a estes valores, penso eu de que...
A bolsa revela-nos muitas surpresas mas quem manteve hoje Soares da Costa ou entrou/reforçou revela uma propensão para o risco que mais tarde ou mais cedo se paga caro...
Eu nunca tive Soares da Costa mas gostaria de ter se a tivesse apanhado nos primeiros sinais de força, mas hoje teria vendido com toda a certeza...
Se amanhã subisse não me admiraria nada, também não é à toa que a acção subiu tanto com volume tão forte
mas só acompanhando a evolução das cotações saberia o que fazer se as tivesse neste momento... se ganhasse força depois da abertura e eu pudesse ficar permanentemente no PC até serai capaz de as manter mas o mais certo é que, mesmo que possa abrir a subir, acabe por perder força e aí saía de certeza mesmo que depois a acção viesse a recuperar e acabasse a subir...
Cada um sabe de si, eu apenas tentei ajudar quem está dentro, já tenho alguma experiência disto e estou fora por isso a minha opinião é bastante racional...
Boa sorte
Eu nunca tive Soares da Costa mas gostaria de ter se a tivesse apanhado nos primeiros sinais de força, mas hoje teria vendido com toda a certeza...
Se amanhã subisse não me admiraria nada, também não é à toa que a acção subiu tanto com volume tão forte
mas só acompanhando a evolução das cotações saberia o que fazer se as tivesse neste momento... se ganhasse força depois da abertura e eu pudesse ficar permanentemente no PC até serai capaz de as manter mas o mais certo é que, mesmo que possa abrir a subir, acabe por perder força e aí saía de certeza mesmo que depois a acção viesse a recuperar e acabasse a subir...
Cada um sabe de si, eu apenas tentei ajudar quem está dentro, já tenho alguma experiência disto e estou fora por isso a minha opinião é bastante racional...
Boa sorte
Boa noite JOGO2006IT!
Apesar de ter já ter saído da Soares da Costa tenho mantido os olhos nela. Saí cedo, vendi mal, mas precisava do dinheiro para outros negócios. Como estava com alguma pressa em vender, não deixei correr os ganhos: vendi na resistência que tinha nos 64/65€. Tecnicamente não deixa de ter feito algum sentido para mim e, em coerência e não pela inveja de quem ficou, tecnicamente faz algum sentido que volte perto dessa resistência agora como suporte.
E depois disso ou sobe (que me parece o mais certo) ou colapsa, teoria na qual apesar de já ter vendido não acredito de todo...
PS.: No ambito das especulações - Sabes se o Sr. Fino já tem as acções do Sr Laurindo de maneira a puder negociá-las? Já teve boas oportunidades para as vender;
Ou então o tempo continua a contar...
Apesar de ter já ter saído da Soares da Costa tenho mantido os olhos nela. Saí cedo, vendi mal, mas precisava do dinheiro para outros negócios. Como estava com alguma pressa em vender, não deixei correr os ganhos: vendi na resistência que tinha nos 64/65€. Tecnicamente não deixa de ter feito algum sentido para mim e, em coerência e não pela inveja de quem ficou, tecnicamente faz algum sentido que volte perto dessa resistência agora como suporte.
E depois disso ou sobe (que me parece o mais certo) ou colapsa, teoria na qual apesar de já ter vendido não acredito de todo...
PS.: No ambito das especulações - Sabes se o Sr. Fino já tem as acções do Sr Laurindo de maneira a puder negociá-las? Já teve boas oportunidades para as vender;
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
Adi Escreveu:Näo será dificil ir até às proximidades dos 0,65 EUR e consolidar por ali para novo arranque.
Partilho do mesmo raciociono do Cali.
É provavel que tal aconteça, tendo em conta o movimento de preços actual. Mas dai a shortar um titulo como a Soares da Costa, com um free-float pequeno, que de um momento para o outro pode "disparar" o preço por um qualquer facto relevante ou um "newsflow" positivo, é extremamente arriscado. Seria mais apropriado aguardar a queda e comprar na viragem.
pª Paul de Alex
não tens nada que pedir desculpa.
dizer que a SCOA inverteu a tendência por causa da queda de hoje, é precipitado.
isso precisa de confirmação amanhã e nos dias seguintes, pois não podemos esquecer a amplitude da subida desde o início do ano.
é claro que este split tem efeitos perversos, pois aquilo que era antes uma queda desprezível de 1% aparece agora como uma queda violenta de 5%
mas para isso devemos estar preparados se não queremos ser enrolados.
ando a negociar a SCOA desde há uns meses e só ficarei preocupado se amanhã tiver uma queda realmente violenta.
PS:não esquecer que o split deu como novo valor 0,60 e esse já incorpora umas generosas mais valias.
dizer que a SCOA inverteu a tendência por causa da queda de hoje, é precipitado.
isso precisa de confirmação amanhã e nos dias seguintes, pois não podemos esquecer a amplitude da subida desde o início do ano.
é claro que este split tem efeitos perversos, pois aquilo que era antes uma queda desprezível de 1% aparece agora como uma queda violenta de 5%
mas para isso devemos estar preparados se não queremos ser enrolados.
ando a negociar a SCOA desde há uns meses e só ficarei preocupado se amanhã tiver uma queda realmente violenta.
PS:não esquecer que o split deu como novo valor 0,60 e esse já incorpora umas generosas mais valias.
não tenho nenhuma razão para estar ofendido. Entendi dizer qualquer coisa para vos tentar chamar á realidade. E a realidade é esta: a SCO continua a ter uma clarissima tendencia de subida, e a descida de hoje não mudou nada no panorama. Ela não desceu. Corrigiu de uma subida excessiva e sem sustentação. Pode descer mais, ou ... pode abrir a descer amanhã, e entalar uns eventuais shorts ao zarpar por aí acima outra vez.
Eu até ao ano passado perdi dinheiro consecutivamente em warrants porque insistia em os usar para comprar Puts, num mercado altista. Depois dizia que a culpa era dos warrants. Um dia acordei e percebi o quão idiota estava a ser. Porque raio havia de insistir em querer ganhar uns trocos apostando numa retracção de um mercado Bull? Porquê contrariar a tendencia? Para ter razão? Eu não preciso de ter razão! Preciso é ter lucro!
Eu até ao ano passado perdi dinheiro consecutivamente em warrants porque insistia em os usar para comprar Puts, num mercado altista. Depois dizia que a culpa era dos warrants. Um dia acordei e percebi o quão idiota estava a ser. Porque raio havia de insistir em querer ganhar uns trocos apostando numa retracção de um mercado Bull? Porquê contrariar a tendencia? Para ter razão? Eu não preciso de ter razão! Preciso é ter lucro!
- Registado: 9/12/2002 13:40
Re: Zé Povinho e Cali:
Paul deAlex Escreveu:Oxalá tenham razão.
Desculpem se vos ofendi.
Prognósticos, prognósticos, só no fim do jogo...
Não ofendeu ninguém, eu não vejo o porquê de não shortar a soares da costa amanhã, é uma jogada como outra qualquer. Enquanto uns esperam que ela baixe para recomprar novamente, há outros que ganham com a descida, mas como é uma space shuttle, é pecado shortá-la.
Paul deAlex Escreveu:Queromais.pt:
Conhece os CFD's?
Abra uma conta no CarregosaTrader ou no CanalDIF, que disponibilizam CFD's sobre as seguintes acções portuguesas: Altri, BCP, BPI, Brisa, Cofina, EDP, Mota-Engil, Impresa, Jerónimo Martins, Novabase, Pararede, PT, PTM, Reditus, Semapa, SonaeCom, Sonae, Sonae Indústria.
Alavancagem no CarregosaTrader: cada CFD tem a sua alavancagem, portanto dou-lhe três exemplos: Altri: 12200€:12236€, BCP: 2844€:28524€, SONAE Ind.:4887€:32900€. O conceito nos valores anteriores é [margem de investimento]:[total investido]. Portanto, a Altri é quase 1:1, o BCP é 1:10 e a SONI é 1:14.8.
Ah! E no CarregosaTrader tem stop-losses, trailing-stops, shorting........
Só me chateia (um pouco) não ser possível executar um ordem ao limite quando o bid desce a nível do nosso preço estipulado. Nas acções é possível. Nos CFD's a ordem só seria cumprida quando o ASK lá chegasse.
Muito obrigado, então a famosa CarregosaTrader permite, muito bem
Zé Povinho e Cali:
Oxalá tenham razão.
Desculpem se vos ofendi.
Desculpem se vos ofendi.
Cali Escreveu:roller coaster? Shortar? Roller coasters são titulos sem tendencia definida, que sobem e descem ao sabor do 'vento'. Neste momento a SCO só tem uma tendencia primária: pra cima.
Shortam-se titulos em claro tendencia descendente. Não se shortam space shuttles. A não ser que se goste de sofrer.
Correcção: a Soares da Costa tinha uma tendência de subida, pois com uma cotação a fechar quase o mínimo do dia e com forte volume, é óbvio que a situação se inverteu, daí a ideia de entrar curto. Se entramos longo quando vemos ela a subir, porque não entarmos curto quando ela desce? Cada um tem a sua estratégia e cad um sabe de si, agora vir para aqui dar lições de trading em que diz que se deve ficar quietinho quando uma acção desce, é uma visão um pouco fechada da coisa. Você pode ganhar tanto na descida como na subida e melhor, você até ganha duas vezes, é como se fizesse duas viagens, pela sua teoria só existe uma viagem.
Para mim e face ao comportamento de hoje, se ela quebrar os 0,70 amanhã, volta a cair mais 5 cêntimos e consolida nos 0,65 euros (os 3,25 euros antes do split)
Queromais.pt:
Conhece os CFD's?
Abra uma conta no CarregosaTrader ou no CanalDIF, que disponibilizam CFD's sobre as seguintes acções portuguesas: Altri, BCP, BPI, Brisa, Cofina, EDP, Mota-Engil, Impresa, Jerónimo Martins, Novabase, Pararede, PT, PTM, Reditus, Semapa, SonaeCom, Sonae, Sonae Indústria.
Alavancagem no CarregosaTrader: cada CFD tem a sua alavancagem, portanto dou-lhe três exemplos: Altri: 12200€:12236€, BCP: 2844€:28524€, SONAE Ind.:4887€:32900€. O conceito nos valores anteriores é [margem de investimento]:[total investido]. Portanto, a Altri é quase 1:1, o BCP é 1:10 e a SONI é 1:14.8.
Só me chateia (um pouco) não ser possível executar um ordem ao limite quando o bid desce a nível do nosso preço estipulado. Nas acções é possível. Nos CFD's a ordem só seria cumprida quando o ASK lá chegasse.
Conhece os CFD's?
pª Cali
exactamente
seria muito dificil dizer em tão pouco espaço coisas mais acertadas.
parabéns e um abraço
seria muito dificil dizer em tão pouco espaço coisas mais acertadas.
parabéns e um abraço
Quem está ligado: