Caldeirão da Bolsa

Split - Soares da Costa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

duvida

por edgar araujo » 17/8/2006 10:37

estou indeciso se vendo a 0,67 ou se as guardo mais agum tempo
O que acham?Irá subir mais?

Registado: 19/7/2006 16:27

por artista_ » 17/8/2006 10:26

Isto já me está a parecer aqueles anos em que a cada novo price target as acções voam até ele ou perto dele... e estamos em Agosto!!!

Registado: 17/3/2003 22:51

por leom » 17/8/2006 9:03

Boas...
a coisa ta animada :lol: :lol:
tenho o relatorio complate da caixa BI alguem me diz como posso inserir o ficheiro aqui?

Abraçoos

Registado: 5/4/2006 0:51

por edgar araujo » 17/8/2006 8:56

0,64/0,65 = a resistencia?

por Jooaaoo » 17/8/2006 2:01

JOGO2006IT..............Peace :wink:

Eu só achei errado o juizo que se fez de um "microinvestidor".... mas Ok...

Olha vamos fazer como o men da foto...relaxar e gozar este momento do mercado...

Abraços

PS: Aquilo na T-shirt não é marijuana... É uma Platanus... e o cigarro é de chocolate....e o que parece fumo é o desenho k ficou borratado, a tinta do cabelo ainda estava fresca e eu passei o dedo por cima sem querer...
Anexos
Cool man.gif
Cool man.gif (84.05 KiB) Visualizado 1567 vezes

Registado: 8/11/2005 11:28

por JOGO2006IT » 17/8/2006 1:37

Pah, é tudo muito subjectivo... pessoalmente acredito que deve-se andar com mais dinheiro na bolsa, para ser mais facil ganhar dinheiro, mas tambem acho que não deviamos quase que desprezar uma pessoa que investiu 650€ num titulo...só por ser pouco dinheiro para se investir...

Ninguém esta a desprezar ninguém, muito pelo contrário. A única coisa que se salienta é o handicap que o Francis tem perante os outros "oponentes" ao negociar valores dessa ordem.
Há inclusivamente analistas, muito bons e que se podem seguir, que nem sequer investem.

Registado: 20/11/2006 23:09

por Jooaaoo » 17/8/2006 1:26

JOGO2006IT Escreveu:
Jooaaoo Escreveu:Caro João. Não é a capacidade de gestão vs valor da carteira que está em discussão, embora pese que uma carteira mais pequena permite maior mobilidade. A questão é que o facto de um valor tão pequeno para investir como o disponibilizado pelo Francis, compromete logo a partida o sucesso do negócio, na medida em que a comissão pesa (%) bastante. Há um efeito de erosão muito grande sobre o trade devido a parte do lucro ser alocado logo na comissão miníma. Ou seja, um investidor que investa 5.000 Euros num titulo, no acto da compra está logo a ganhar mais (ou perder menos - mais correctamente) do que um investidor que tenha comprado apenas 1.000. O valor percentual de 7.56€ é maior sobre 1.000 do que sobre 5.000€.

Para além de tudo isto, temos o facto de o eventual ganho ser tão diminuto que não compense o esforço (trabalho). É uma questão de medir o beneficio económico de trabalho/salário. Obviamente que outra razão poderá ter o Francis para investir, como por exemplo por uma questão de treino/pedagógica.

Tudo isso é obvio... e concordo...

Agora, o interesse em saber quantas é que cada um tem, é que me custa a digerir...qual o interesse?!

Voltando á parte da "quase crucificação,quase humilhação" de quem podia eventualmente ter só 1000...

Numa pessoa, que é o caso do colega aafrancis, que comprou 1064(acho), muito provavelmente andará na bolsa a aprender como todos nós já andamos, e eu pessoalmente continuo... :wink: , o que conta é a % conseguida num trade...e não o valor em si... para um dia quando já estiver mais rotinado poder gerir uma carteira de 6 digitos no minimo com mais confiança...

Também não sabemos se estes 650€ investidos na Sco, correspondem a 2% da sua carteira, e lembrou-se de comprar algumas, porque lhe apeteceu, e mais tarde se calhar entra com uns 20% da carteira...

Pah, é tudo muito subjectivo... pessoalmente acredito que deve-se andar com mais dinheiro na bolsa, para ser mais facil ganhar dinheiro, mas tambem acho que não deviamos quase que desprezar uma pessoa que investiu 650€ num titulo...só por ser pouco dinheiro para se investir...

É obvio que o aafrancis quando compra uma acção começa logo muito negativo no titulo, e este tem que recuperar uns 3% para cobrir as comissões....Agora, e se ele fecha o trade com mais 7%?!?! uiiii, pouquissimo dinheiro, nem dá pa umas calças.... mas conseguiu 7% + (os 3% de comissões que se ele andasse com muita pasta nem se notavam...), e isso sim é que será importante para ele...

Agora imagina se este homem, com esta carteira, tira uma rentabilidade anual de 30%...não seria um grande trader?

Bem e que a Sco suba...que é o que interessa... :wink:

Abraços

JOGO2006IT

por jazz » 17/8/2006 0:32

JOGO2006IT Muito obrigado pela sua resposta e respectiva analise.

Cumprimentos, Jazz

Registado: 4/12/2002 12:01

por JOGO2006IT » 17/8/2006 0:21

Jooaaoo Escreveu:
Viegaspinto Escreveu:Sabes que muita gente não quer dizer o que têm, só falam em percentagens e os 10 ou 20% que têm até pode representar 1000 acções.

Ai ai...
E se tiverem 1000 acções não são investidores na mesma?
Se calhar essas 1000 são 1% da carteira...

O orçamento do Boavista comparado com o FCP, SLB e SCP é uma "ninharia", no entanto foi campeão aqui há uns anos...
Não podia?!
Ou só podia se também tivesse muito dinheiro para investir?

Digam-me para que interessa saber a quantidade que cada um tem?!
Isso é mesmo relevante?

O objectivo é ganhar dinheiro...
Mas cada um só ganha consoante o que pode investir... e nisso a percentagem é a mesma...

Enfim...

Abraços

Caro João. Não é a capacidade de gestão vs valor da carteira que está em discussão, embora pese que uma carteira mais pequena permite maior mobilidade. A questão é que o facto de um valor tão pequeno para investir como o disponibilizado pelo Francis, compromete logo a partida o sucesso do negócio, na medida em que a comissão pesa (%) bastante. Há um efeito de erosão muito grande sobre o trade devido a parte do lucro ser alocado logo na comissão miníma. Ou seja, um investidor que investa 5.000 Euros num titulo, no acto da compra está logo a ganhar mais (ou perder menos - mais correctamente) do que um investidor que tenha comprado apenas 1.000. O valor percentual de 7.56€ é maior sobre 1.000 do que sobre 5.000€.

Para além de tudo isto, temos o facto de o eventual ganho ser tão diminuto que não compense o esforço (trabalho). É uma questão de medir o beneficio económico de trabalho/salário. Obviamente que outra razão poderá ter o Francis para investir, como por exemplo por uma questão de treino/pedagógica.

para jogo2006IT

por edgar araujo » 17/8/2006 0:17

era esta a noticia a que se referiu ontem?

por JOGO2006IT » 17/8/2006 0:00

Na avaliação que tenho tentado fazer a Soares da Costa por modos directos e indirectos, falta-me apenas saber qual o preço pago pelo capital não detido na CIA. Sei que o preço por acção foi de 3€ cada, mas desconheço o número emitido. Este poderá ser também um indicador importante.

Re: ALGO NÃO BATE CERTO

por JOGO2006IT » 16/8/2006 23:48

Peço desde já desculpa pela maneira como vou expor, mas procuro apenas desenraizar:

Um pouco mais á frente le-se "o valor da empresa aumentou, tendo registado o segundo melhor desempenho do PSI-geral em 2006, +119,4%"

O que aumentou foi o valor da capitalização bolsista da empresa (preço em bolsa). Quanto ao valor da empresa, medido pelo ROE*, teriamos de analisar mais detalhadamente a forma com a empresa reenviste os seus resultados e remunera o accionista. O primeiro caso pode dar-se numa empresa falida, já o segundo é dìficil; senão impossível.
Não sei qual o contexto desta observação, mas se pretende o CaixaBI justificar com isso a sua análise, parece-me muito fraco senão mesmo completamento vazio de argumentos e sustentabilidade a médio longo prazo. Obviamente que a tendência de preços interessa, e muito; mas não da forma apresentada.

Mais á frente le-se "a casa de investimento atribui uma recomendação de «acumular» para os títulos da empresa, de manter em 2004 (No final do ano de 2004, a acção cotava a 1,80 euros ou seja a 0,36€ face á cotação actual) com um preço-alvo de 0,80 euros, o que lhe confere um potencial de valorização de 31%, sublinhando que este «rating» se deve essencialmente ao «risco elevado» da exposição internacional da empresa e às dúvidas relativamente ao conselho de administração e accionistas.

Tenho grande dificuldade em articular o rating com a recomendação, já que para mim a recomendação deve partir do rating e a este ficar completamente vinculado, isto numa óptica de gestão do racío de recompensa/risco. Certo que o investimento em Soares da Costa pode acarretar elevado risco sobre os mais diversos pressupostos, inclusíve os apontados pela CaixaBI, mas a recomendação tem exactamente dessa medida de risco e não o contrário ou de forma destacada.

Assim e "no que diz respeito ao aumento significativo à exposição externa, principalmente ao mercado angolano, que depende grandemente de receitas de petróleo, a casa de investimento explica que esta situação coloca um grande risco ao desempenho da construtora e que, por isso, classificam-na com um «risco elevado»".

Acredito exactamente no contrário, o investimento em Angola é a grande alavanca do negócio da Soares da Costa (representado actualmente 50% do volume de negócios) e dessa forma permite diminuir o risco de estagnação que a empresa estava a sofrer no mercado interno.

O CaixaBI alerta também para as recentes mudanças no grupo accionista que poderão resultar em «dúvidas significativas» acerca da estratégia da empresa, sublinhando ainda o «stock split» de cinco títulos por cada acção detida que a empresa efectuou.
A alteração societária da empresa, não levou a renomeação dos orgãos sócias e de gestão dai que a Missão, Estrategia e Planos não esteja comprometidos. Alías, esta alteração accionista, concentrada na Investifino (com mais de 1/3 do capital) dá um "upsize" especulativo á empresa e não de risco. Nenhum investidor "entra" num negócio para perder, muito menos alguém que compra pratícamente o controlo da sociedade.

Assim parece estar-mos perante um price-target descontextoalizado e vazio de conteudo a um preço-alvo de 0,80 euros, a que corresponde uma valorização de 31%.
Não coloco em causa o preço alvo, mas realmente concordo que deveria haver uma explicação íntrínseca ao mesmo. Dar um valor por dar, se é que assim foi, não credibiliza em nada o research.

A Soares da Costa vive o seu valor mais alto dos últimos anos, aproveita o momento e realiza um stop-split que leva a empresa a parecer estar barata.
Não me parece que tenha sido essa a intenção (dar a ideia que é barata).

Três dias depois, o Caixa BI vem informar que apesar das «dúvidas significativas» acerca da direcção e estratégia da empresa esta vale não os antigos e especulativos 3€, mas sim 4€!!!
Também não é o valor alvo que me choca, mas o porquê (devidamente fundamentado)?

Alguém me pode esclarecer melhor esta nota do Caixa BI?!

O Caixa BI falhou neste research, essencialmente por não trazer ao estudo o "spin off" e "IPO" da subsidiária da Soares da Costa na Angola na bolsa Angolano. A ser verdade o rumor que isso poderá acontecer (embora se diga que só muito depois da tal OPA) e a um preço de colocação superior (ponderado) á actual cotação da Soares da Costa, tal pode signficar três cenários:
1- A Soares da Costa está realmente subavaliada e há que aproveitar e retirar de bolsa a este valor - colocando depois em bolsa a valor mais elevado apenas parte da empresa 8em Angola;
2- Existe interesse em fazer subir a cotação de forma a ajudar a garantir a colocação (e spin off) da subsidiária em Angola.

Quanto ao aumento de capital que ocorreu em 2002, este foi feito por incorporação de reservas e não por subscrição reservado a accionistas conforme muitos tem vindo a referir um pouco por todo lado, o que coloca de lado que os principais accionistas tenham assistido ao Aumento de Capital pelo valor de 5 Euros. No entanto, positivamente, acho que deve-se acrescentar, mas não seja em forma de nota, que a Invetifino adquiriu a dois anos 14% do capital social (Tipo: acção preferencial) ao preço, salvo erro, de 7 Euros.

Return On Equity <=> ROE=(net income/sales)*(sales/total sales)*(Total assets/average stockholders equity)

por isavale » 16/8/2006 23:11

Concordo contigo , é preciso ter muito cuidado , não quer dizer que não suba, mas o tubarão pode se lembrar de aparecer outra vez e fazer descargas. Bom negocio para os resistentes.
Em quase tudo, é mais fácil a gente meter-se do que sair.

Registado: 2/5/2006 23:58

ALGO NÃO BATE CERTO

por jazz » 16/8/2006 19:51

Caros forenses.

Como sabem a CaixaBI reiniciou hoje a cobertura das acções da Soares da Costa com uma recomendação de «acumular» a um preço-alvo de 0,80 euros depois da construtora ter registado uma valorização «espantosa/ especulativa» desde Novembro de 2005, altura em que cotava a 1,30€ (actuais 0,27€)

Um pouco mais á frente le-se "o valor da empresa aumentou, tendo registado o segundo melhor desempenho do PSI-geral em 2006, +119,4%"

Mais á frente le-se "a casa de investimento atribui uma recomendação de «acumular» para os títulos da empresa, de manter em 2004 (No final do ano de 2004, a acção cotava a 1,80 euros ou seja a 0,36€ face á cotação actual) com um preço-alvo de 0,80 euros, o que lhe confere um potencial de valorização de 31%, sublinhando que este «rating» se deve essencialmente ao «risco elevado» da exposição internacional da empresa e às dúvidas relativamente ao conselho de administração e accionistas.

Assim e "no que diz respeito ao aumento significativo à exposição externa, principalmente ao mercado angolano, que depende grandemente de receitas de petróleo, a casa de investimento explica que esta situação coloca um grande risco ao desempenho da construtora e que, por isso, classificam-na com um «risco elevado»".

O CaixaBI alerta também para as recentes mudanças no grupo accionista que poderão resultar em «dúvidas significativas» acerca da estratégia da empresa, sublinhando ainda o «stock split» de cinco títulos por cada acção detida que a empresa efectuou.

Assim parece estar-mos perante um price-target descontextoalizado e vazio de conteudo a um preço-alvo de 0,80 euros, a que corresponde uma valorização de 31%. A Soares da Costa vive o seu valor mais alto dos últimos anos, aproveita o momento e realiza um stop-split que leva a empresa a parecer estar barata. Três dias depois, o Caixa BI vem informar que apesar das «dúvidas significativas» acerca da direcção e estratégia da empresa esta vale não os antigos e especulativos 3€, mas sim 4€!!!

Alguém me pode esclarecer melhor esta nota do Caixa BI?!

Não tenciono entrar neste papel, mas recomendo alguma cautela quanto a eventuais entusiasmos!

Registado: 4/12/2002 12:01

por Jiboia Cega » 16/8/2006 19:06

Dos comentários que vi acerca de quem tem faz análise positiva, quem não tem deita-a abaixo, tipo quem desdenha quer comprar, penso que cada um faz a sua análise pessoal e global e se compra é porque encontra factores que indiciam uma subida e vice-versa.
Eu próprio já tive SCO e penso que com o target da CaixaBI pode subir mais. Mas provavelmente vou ficar de fora e tenho duas razões:

1- Como o Caixa BI disse, o investimento é de alto risco, o que está de acordo com a minha opinião subjacente ao risco/indefinição/especulação desta acção neste momento.

2- Ainda que considerasse correr esse risco, prefiro não o correr porque como actualmente não posso acompanhar os mercados durante todo o dia mantenho uma posição mais resguardada.

Ou seja, para mim (e se calhar para outros) a tentação de entar é alguma mas fazendo uma análise racional à MINHA situação provavelmente vou manter-me de fora.

A quem está dentro boa sorte e bons negócios, o risco normalmente é premiado, outras vezes não é... :cry:

Registado: 21/3/2006 10:46

por carrancho » 16/8/2006 18:54

Caro jooaaoo, por acaso sou sócio do Boavista F C e accionista da SAD, LOL, pelo que não posso deichar de estar de acordo consigo. Só que no meu ver, para se investir em bolsa deve-se ter pelo menos 5.000,00€, entre cash e acçoes, disponivel. Menos que isso acho que seja estremamente dificil tirar rendimento desse dinheiro em bolsa.

Registado: 10/8/2006 19:44

por edgar araujo » 16/8/2006 18:52

tenho 35.800 a 0,60 ... estou bem encalhado...lolol

por carrancho » 16/8/2006 18:35

Jooaaoo Escreveu:
Viegaspinto Escreveu:Sabes que muita gente não quer dizer o que têm, só falam em percentagens e os 10 ou 20% que têm até pode representar 1000 acções.

Ai ai...

O orçamento do Boavista comparado com o FCP, SLB e SCP é uma "ninharia", no entanto foi campeão aqui há uns anos...
Não podia?!

Isso é mesmo relevante?

Mas cada um só ganha consoante o que pode investir... e nisso a percentagem é a mesma...

Enfim...

Abraços

por carrancho » 16/8/2006 18:30

Já agora, considerando a média das comissões cobradas, uma ordem só tem sentido para valores superiores a 2000€/ordem. Este é o meu valor de referência e só o uso quando considero o negocio muito arriscado. Prefiro ter menos títulos em carteira (normalmente nunca tenho mais de 5, neste momento tenho 3) e mais acções de cada. Com valores inferiores, o mais provavel é que perca dinheiro em bolsa ou o ganho seja insignificante.

por Jooaaoo » 16/8/2006 18:19

Ai ai...

Não podia?!

Isso é mesmo relevante?

Enfim...

Abraços

por JOGO2006IT » 16/8/2006 18:15

aafrancis Escreveu:as minhas comissoes sao de 6,76 Euros ...

ou seja 6,76 + 6.76 = 13.52 euros !!!

como diz ...hoje já ganhei 10.40 euros ....pelo que ...basta subir m,ais um centimo e já está a render ....... :)

gostava que mais gente falasse ....do numero de açoes que têm ...e a que preço comprou ....

eu pelo menos n gosto de so´falar por falar ....gosto de factos concretos .

Caro Francis,

Quando lia a sua mensagem pensei que se tinha enganado e eram 10000. Mesmo que suba 10 centímos já viu dá 104 Euros. Vale apena tanta espera, chatice, análise por 100 Euros ou o negócio é puramente pedagógico?

por Viegaspinto » 16/8/2006 18:10

Já tenho uma boa quantidade, comprei 3090 a 2,97,(0,596..), ficando com 15450
E no dia asseguir ao split comprei mais 15750 a 0,61
Sabes que muita gente não quer dizer o que têm, só falam em percentagens e os 10 ou 20% que têm até pode representar 1000 acções.

Bons negocios.

Registado: 6/1/2006 1:17

por carrancho » 16/8/2006 18:09

Já agora, pago 8,32€ por ordem com efectuados.Uso BPINETBOLSA, que cobra esta comissão fixa independentemente do valor do negócio.

por carrancho » 16/8/2006 18:05

Eu tenho 3378 que comprei a 2,96 antes do split, ou seja, tenho 16890 que comprei a 0,592.

por aafrancis123 » 16/8/2006 17:56

as minhas comissoes sao de 6,76 Euros ...

ou seja 6,76 + 6.76 = 13.52 euros !!!

como diz ...hoje já ganhei 10.40 euros ....pelo que ...basta subir m,ais um centimo e já está a render ....... :)

gostava que mais gente falasse ....do numero de açoes que têm ...e a que preço comprou ....

eu pelo menos n gosto de so´falar por falar ....gosto de factos concretos .

Registado: 2/3/2006 12:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], peterteam2 e 103 visitantes