Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina
Eu escrevi no dia 4/7/2006:
No site da Portucel saiu a seguinte notícia no dia 24 de Julho:
Parece que na Portucel leiem regularmente esta central de informação económica/financeira que é o Caldeirão e também têm orgulho na sua actividade no ambito da Biomassa...
Para não pensarem que é só a Altri...

Eu escrevi:
Citação:
Claro que também importa considerar potenciais de crescimento, tendo a Altri a seu favor os investimentos na biomassa e na Celbi e a Portucel tem pelo seu lado a nova máquina e a modernização das suas unidades apoiada pelo estado.
Quando escrevi isto não fui muito objectivo. Embora seja verdade que a Altri se tem esforçado bastante para evoluir neste tipo de produção de energeca, que muitas sinergias cria para as celulósicas, a verdade é que a Portucel está um passo à frente:
Citação:
O Grupo é também o maior produtor nacional de energias renováveis a partir de biomassa. De facto, produz quase 70% da energia eléctrica a partir da valorização deste recurso renovável, optimizando assim a eficiência da sua utilização no fabrico dos produtos intermédios e finais.
Poderão dizer que o que importa no mercado, não é o que exite, mas sim o que virá a seguir. Nesse caso a Portucel também está a invesitir ainda mais na biomassa:
Citação:
A Portucel está a negociar com o Governo a atribuição de uma licença para a instalação de uma central de cogeração, que visa produzir electricidade e reduzir os resíduos na nova fábrica de pasta e papel que o grupo de Pedro Queiroz Pereira vai construir em Setúbal num investimento de 481 milhões de euros, soube o Jornal de Negócios.
A Portucel Energia está de tal forma evoluída que tenho até dificulade em perceber de que maneira a subida dos preços do petróleo poderão prejudicar a evolução da empresa, uma vez que a PTI é quase auto-suficiente em energia, o que permitiria, no caso duma subida dos custos energéticos, um vantagem concorrencial com outras empresas do sector sem uma componente de energia tão forte... A única forma de a PTI perder com a subida do preço do petróleo seria em termos de custos de exportação (a PTI exporta 93% do que produz). (se calhar estou a inventar mas é o que me parece... embora nos price targets os bancos apontem como negativo para a PTI a subida dos custos energéticos).
Para demonstrar o que digo:
1.- A fábrica de Setúbal, onde vão montar a nova máquina, para permitir uma maior integração da pasta, que só está nos 40% (isto é que são sinergias sem leilão ) é excendentária em energia:
Citação:
A fábrica de pasta de Setúbal é uma das mais importantes do Sul da Europa, tanto em dimensão como em tecnologia. Entre as suas vantagens competitivas, destacam-se o excelente desempenho energético e a sua ecoeficiência (autosuficiente na produção de energia, através da queima de biomassa, a fábrica gera excedentes que vende à rede eléctrica nacional) .
2.- Cerca de 7% dos resultados do primeiro trimestre refletem vendas de energia:
Citação:
os restantes 7% resultam na sua maioria da actividade de venda de energia».
3.- A o grupo PTI produz quase a totalidade de enegia que consome:
Citação:
Nos últimos anos, o Grupo tem realizado importantes investimentos na utilização de energias alternativas ao fuel-óleo, sendo hoje praticamente auto-suficiente em termos energéticos: produz 89,5% da energia total que consome, a partir de biomassa (biomassa florestal e matéria orgânica vegetal constituinte da madeira e integrada nos licores resultantes do processo produtivo).
PS: Resumindo fica de certa forma desfeita na minha cabeça a ideia de associar sempre a biomassa à Altri; fica ainda demonstrada a importancia da nova máquina em Setubal, que produz mais pasta do que a que consegue integrar nas máquinas de papel desse complexo, e fica a pergunta para análises futuras:
Em que medida a subida dos preços do petróleo influênciam a PTI?
No site da Portucel saiu a seguinte notícia no dia 24 de Julho:
Biomassa Florestal com Sistema Inovador
24-07-2006
O Grupo Portucel Soporcel tem realizado importantes investimentos no domínio das energias alternativas, sendo hoje praticamente auto-suficiente em termos energéticos: produzimos 89,5% da energia total que consumimos a partir de um recurso renovável, a biomassa. Importa sublinhar que somos o maior produtor nacional de energias renováveis a partir de biomassa (biomassa florestal e matéria orgânica vegetal constituinte da madeira e integrada nos licores resultantes do processo produtivo).
Atendendo ao elevado interesse desta fonte de energia alternativa, o Grupo focalizou a actividade da Portucel Soporcel Abastecimento (PSA) na valorização da produção florestal com aproveitamento da biomassa produzida.
Dentro deste espírito empreendedor, o Grupo testou na Serra da Boa Viagem na Figueira da Foz, área atingida por um grande incêndio florestal em 2005, um novo sistema de colheita e tratamento de biomassa florestal inédito na Península Ibérica.
Este sistema, cuja vantagem reside no facto de limpar totalmente as áreas ardidas, permite aumentar a rentabilização na produção de energia a partir de biomassa e facilitar os processos de reflorestação e reorganização da floresta.
A iniciativa, que contou com a presença do Sr. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Dr. Jaime Silva, permitiu observar “in loco” o funcionamento do novo sistema de recolha de biomassa, que foi classificado por este governante como “um exemplo a seguir”.
O processo de obtenção de biomassa que está a ser utilizado pelo Grupo apresenta, na opinião dos colegas da área florestal, José Luís Carvalho e Armando Goes, fortes vantagens face aos processos tradicionais de produção de energia.
Parece que na Portucel leiem regularmente esta central de informação económica/financeira que é o Caldeirão e também têm orgulho na sua actividade no ambito da Biomassa...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
Pode ser que esta notícia anime...
Retoma da economia europeia faz subir lucros das papeleiras nacionais
Os primeiros sinais de crescimento da economia europeia fizeram-se notar, na segunda metade do ano passado, na indústria papeleira nacional, adiantou ao Jornal de Negócios Luís leal, director-geral da Celpa – Associação da Indústria Papeleira.
Maria João Babo
mbabo@mediafin.pt
Os primeiros sinais de crescimento da economia europeia fizeram-se notar, na segunda metade do ano passado, na indústria papeleira nacional, adiantou ao Jornal de Negócios Luís leal, director-geral da Celpa – Associação da Indústria Papeleira.
É que o sector exporta cerca de 78% do papel que produz e 50% da pasta de papel, essencialmente para o mercado comunitário.
ASE.·.
- Registado: 29/12/2005 17:25
O curioso é que estes fechos não são, a meu ver, para o gráfico ficar bonito. São fechos que poderão, a médio prazo, dizer algo. É que estamos a falar de muito volume. Ontem foram 80.000 no fecho e hoje penso que foram cerca de 75.000. Parece-me que se está a assistir a uma acumulação considerável. Com tão pouco free float e com tanta acção movimentada isto promete..
Quanto aos gráficos, vou postar mais um para tentar tirar as dúvidas. Como vêem, delineei duas LTA´s, sendo que a LTA mais inclinada (a que anteriormente servia de minha referência, foi quebrada em baixa). A LTA que passou a estar nos meus horizontes é a que coloquei anteriormente. Como podem ver, está perto da zona dos 2,00 euros. Como vou estar duas semanas e tal de férias a partir de Sábado, não vou, naturalmente, ficar exposto a este papel (e muito provavelmente em nenhum). Sorte para quem estiver e quando voltar logo verei.
Quanto aos gráficos, vou postar mais um para tentar tirar as dúvidas. Como vêem, delineei duas LTA´s, sendo que a LTA mais inclinada (a que anteriormente servia de minha referência, foi quebrada em baixa). A LTA que passou a estar nos meus horizontes é a que coloquei anteriormente. Como podem ver, está perto da zona dos 2,00 euros. Como vou estar duas semanas e tal de férias a partir de Sábado, não vou, naturalmente, ficar exposto a este papel (e muito provavelmente em nenhum). Sorte para quem estiver e quando voltar logo verei.
- Anexos
-
- Portucel.JPG (26 KiB) Visualizado 2877 vezes
- Registado: 24/8/2005 22:33
Pois é GONZO! Já muitos repararam nesse facto. Não é dificíl. Basta olhar para as últimas 20 velas. O problema é que cada vez aparecem mais ordens no fim, e como dizes, qualquer dia acaba. 2ª foram 2 ticks, 3ª foram outros 2, hoje só 1, amanhã ......
Abraços
TB
Abraços
TB
I'd rather be out of a market wishing I was in, than in a market wishing I was out!
- Registado: 13/12/2005 17:41
E mais uma vez fechou no máximo da sessão. E mais uma vez lá comprei um camião delas alguns minutos antes do pré-fecho, a 2.11, tendo dado ordem de venda cerca de dois minutos antes do fecho aos mesmos 2,11 (fecho a 2,12). A PTI está boa é para isto. Até um dia correr mal... 
Obrigado ASE!
O GONZO não considera a cotação de Setembro/Outubro de 2005 para a construir o gráfico...
Não sei qual é a solução mais correcta mas gostava era de ver esta celulósica a subir como outra que aí anda no mercado...
Só espero que quem estiver a realizar mais valias neste sector se saiba manter fiel...
O GONZO não considera a cotação de Setembro/Outubro de 2005 para a construir o gráfico...
Só espero que quem estiver a realizar mais valias neste sector se saiba manter fiel...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
Gonzo isto dos gráficos é um bocado subjectivo...
Cada um constrói os seus...
Mas o meu é mais parecido com este do AA, com as devidas actualizações, uma vez que ele já colocou este há dias... Se colocarmos ali a cotação a 2,13€ estamos mesmo em cima da LTA... 
- Anexos
-
- pti.png (18.57 KiB) Visualizado 1732 vezes
pedras11 Escreveu:Eh eh eh Gonzo, andas atento.
Há interesses no valor de fecho da Portucel, disso não tenho dúvidas...
No fecho, tínhamos hoje compras e vendas a 2,10 (enquanto ainda consegui ver) e apareceu do nada uma "lavagem" de 80.000 a 2,13.
Eh eh eh Gonzo, andas atento.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Segundo a minha análise a LTA da Portucel situa-se na zona dos 2,00. Esta zona será importante, quer pela LTA, quer pelo suporte na zona dos 2,04/2,02 e, finalmente, pela EMA 200 que se encontra nos 2,00. Considero-a numa situação técnica indefinida. Hoje, por acaso, entrei na Portucel a 2,11 mas com o objectivo de fechar posição no próprio dia (costuma ter fechos em alta). O problema é que o Passivo Banco 7 estragou-me a estratégia ao estar indisponível nos últimos 5 minutos de negociação. 
- Anexos
-
- Portucel.JPG (32.54 KiB) Visualizado 1776 vezes
A Portucel hoje apresentou um volume bastante apreciável.
De qualquer das formas está numa situação técnica bastante frágil...
Está mesmo em cima da LTA: ou bem que sobe ou bem que o estado fica entalado... Quebra a LTA e depois ninguém a segura... Nem eu que gosto tanto dela...
PS.: É sempre bom ver os excelentes resultados do BCP... Eu não tenho mas ajudar a criar um ambiente positivo no mercado...
De qualquer das formas está numa situação técnica bastante frágil...
PS.: É sempre bom ver os excelentes resultados do BCP... Eu não tenho mas ajudar a criar um ambiente positivo no mercado...
Boas,
Acham que esta paragem/descida na Portucel tem a ver com a divulgação dos resultados e estimativas das exportações. É que um dos sectores atingidos é o papel. Alguem sabe como se portou a Portucel, visto que é uma das maiores empresas exportadoras.
Continuação de um bom fim de semana!
Acham que esta paragem/descida na Portucel tem a ver com a divulgação dos resultados e estimativas das exportações. É que um dos sectores atingidos é o papel. Alguem sabe como se portou a Portucel, visto que é uma das maiores empresas exportadoras.
Continuação de um bom fim de semana!
- Registado: 17/7/2006 16:09
INE disse:
Quanto à cotação continua paradita e sem sinais de relevo...
«A força dinamizadora continuou a ser a procura externa, que poderá ter reforçado, em termos líquidos, a sua contribuição positiva para o crescimento da actividade».
Tomando em conta a informação preliminar, «o valor das exportações cresceu 13,2% no trimestre terminado em Maio, o que compara com as evoluções de 11,1% e de 3,9% que se verificaram no primeiro trimestre deste ano e no quarto trimestre de 2005, respectivamente».
Quanto à cotação continua paradita e sem sinais de relevo...
Obrigado ASE!
Claro que o gráfico é útil... aliás acho que mostra claramente porque é que eu dava alguma importância aos 2,14€...
Falta a LTA mas não faz mal... passa pelos 2,12€ mais coisa menos coisa...
O RSI não chegou a descer dos 30...
Ainda bem que ela hoje recuperou para ficar numa situação técnica mais simpática... uma queda hoje teria sido uma chatice... 
Claro que o gráfico é útil... aliás acho que mostra claramente porque é que eu dava alguma importância aos 2,14€...
Falta a LTA mas não faz mal... passa pelos 2,12€ mais coisa menos coisa...
O RSI não chegou a descer dos 30...

PORTUCEL 2.14 0.94% 70,432 19-07 04:30
A reacção ao LTA não foi brilhantes, mas... ao menos que suba qualquer coisita...
Estou farto de andar no fio da navalha... Além disso tb dava alguma importância aos 2,14€ como suporte...
Continuo bull... mas atendo!
PS.: O AA foi de férias? Será que no paraíso exótico onde espero que esteja não há internet? Ele colocava aqui uns gráficos mto interessantes... e o da PTI para mim está interessante, com um possível reacção à LTA...
Alguém actualiza?
A reacção ao LTA não foi brilhantes, mas... ao menos que suba qualquer coisita...
Continuo bull... mas atendo!
PS.: O AA foi de férias? Será que no paraíso exótico onde espero que esteja não há internet? Ele colocava aqui uns gráficos mto interessantes... e o da PTI para mim está interessante, com um possível reacção à LTA...
- Registado: 28/6/2006 17:35
Fecho a 2,15€ protege a LTA e o suporte dos 2,14€ (como disse quando ela estava a 2,12€). Sendo assim, e por enquanto, continuo Bull...
Quanto aos resultados do primeiro semestre ainda vamos ter que esperar algum tempo, acreditando que os bons indicadores, como o aumento das produção industrial, das exportações e da procura de material de escritório nos States, acabem por se reflectir positavamente nos mesmos...
Quanto aos resultados do primeiro semestre ainda vamos ter que esperar algum tempo, acreditando que os bons indicadores, como o aumento das produção industrial, das exportações e da procura de material de escritório nos States, acabem por se reflectir positavamente nos mesmos...
2006
24 de Fevereiro Divulgação de resultados do ano 2005
29 de Março Assembleia Geral de Accionistas
12 de Maio Resultados do 1º Trimestre 2006
29 de Setembro Resultados do 1º Semestre de 2006
30 de Novembro Resultados do 3º Trimestre 2006
Em termos técnicos:
-a LTA menos inclinada que consigo fazer na PTI toca nos 2,12€;
-além disso deveria ter um suporte nos 2,14€
Pelo que fecho abaixo de qq um destes valores é mto mau, e colocaria a situação técnica numa posição capaz de por em causa o meu optimismo em termos de fundamentais...
PS.: Apesar disso aguardo com alguma esperança pelo fecho...
-a LTA menos inclinada que consigo fazer na PTI toca nos 2,12€;
-além disso deveria ter um suporte nos 2,14€
Pelo que fecho abaixo de qq um destes valores é mto mau, e colocaria a situação técnica numa posição capaz de por em causa o meu optimismo em termos de fundamentais...
PS.: Apesar disso aguardo com alguma esperança pelo fecho...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 85 visitantes