Caldeirão da Bolsa

O que farão os mercados nos próximos 12 meses?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A que valores estará o S&P daqui a 12 meses?

Mais de 8% acima dos valores actuais
82
48%
Mais de 8% abaixo dos valores actuais
38
22%
Com uma variação inferior a 8% dos valores actuais
50
29%

Total de votos : 170

por maisum_CALD » 31/12/2006 17:47

Lembrei-me agora deste tópico tb. já cheio de pó... Eventualmente daqui a um ano alguém o voltará a levantar...

Errata: Onde se lê levantar deve ler-se baixar, eheh...
Anexos
061231$SPX.GIF
061231$SPX.GIF (47.54 KiB) Visualizado 1616 vezes

Registado: 23/9/2004 1:02

por Horaclito » 12/7/2006 23:52

Horaclito Escreveu:Bom esta perece-me fácil de acertar :mrgreen: , vou para a 2ª hipotese (-8%)..mas até lá ainda vou ficar bull e depois bear e vira o disco e toca o mesmo :wink:

Cumps

Uii só agora reparei que isto está desactualizado :lol: mas por acaso até não muito, ainda está no range :mrgreen:

Registado: 13/2/2006 19:47

por Horaclito » 12/7/2006 23:38

Bom esta perece-me fácil de acertar :mrgreen: , vou para a 2ª hipotese (-8%)..mas até lá ainda vou ficar bull e depois bear e vira o disco e toca o mesmo :wink:

Cumps

Registado: 13/2/2006 19:47

por ricardotugas » 12/7/2006 22:43

Isto de não olhar para as datas :oops: :oops:

Mas enfim é com os erros que se aprende...

Registado: 26/5/2006 14:26

por charles » 12/7/2006 20:12

charles Escreveu:é preciso cartao de eleitor ? :mrgreen:

votei mas enganei-me pedia á adm. que considerasse o meu voto nulo para poder votar novamente :|

um abraço

de vez em qd pregam-nos destas rasteiras este topico afinal é antigo deixa de fazer sentido :( ainda outro dia andava eu a tentar ajudar a pata por causa da avaria do rato e afinal o post já era do tempo da 2ª guerra mundial :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

fica sem efeito a minha votaçao :mrgreen: :mrgreen:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por MarcoAntonio » 12/7/2006 20:08

Bem, estou boquiaberto...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Marco...

por Scubawarrior » 12/7/2006 20:07

...não acho que tenha sido agresivo, dei-te os motivos.

O que disseste na forma como o fizeste foi sem sentido e despropositado a meu ver o que torna bastante indelicado no mínimo.

incuria é falta de cuidado, e aí acho que tiveste.

Mas não há qualquer agressividade da minha parte ....apenas um grande espanto ???

Quanto á indelicadeza da tua participação é indiscutível o que a tornou desagradável.

Qualquer pessoa percebe que nao tive intenção de distorcer a participação/votação. O que tente isso sim foi uma maior participação(depis de votar), ora comoa votação estava aberta apelei a maior participação, o que é de louvar e nao de chamar a atênção

Relaxa e não dês mais importância do que as coisas têm, não começes a empolar um assunto morto.

Eu fecho aqui a discussão e peço-te para não inventares ok... marco?

E como Marco és inteligente e percebeste o que se passou, podias trancar a votação por exemplo sem mais conversa desnecessária.

E agradecendo-me explicares ao memso tempo o teu ponto de vista.

Cool Marco ...no worrys
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por charles » 12/7/2006 20:07

é preciso cartao de eleitor ? :mrgreen:

votei mas enganei-me pedia á adm. que considerasse o meu voto nulo para poder votar novamente :|

um abraço
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por MarcoAntonio » 12/7/2006 19:53

Scuba, porquê a agressividade?

Eu interpelei-te de modos perfeitamente normais, dei-te uma opinião sobre algo que nunca foi discutido (este tópico estava lá para trás e foi puxado duas vezes ao longo deste tempo para relembrar/recordar a votação).

Tens logo de atirar com palavras desagradáveis como «incúria»?

Fui porventura grosseiro, indelicado, provocador, desagradável?

Simplesmente, quando disseste que tinhas votado e apelaste à votação eu opinei sobre algo que não tinha sido discutido até aqui. E mantenho o que disse sem mudar uma letra: a votação foi lançada à 8 meses atrás perguntando a opinião às pessoas para os 12 meses seguintes. Entretanto, nunca foi fechada, simplesmente o tópico ficou para trás.

Agora (e há uns meses atrás) participantes se lembraram de puxar o tópico para relembrar (e bem) desta votação e deste tópico.

Tu viste o tópico e votaste. Eu não te censurei por isso, opinei e continuo a opinar. O que disse acho que faz todo o sentido independentemente da votação estar aberta ou não (a votação estar aberta ou fechada não muda a substância, apenas muda o que as pessoas podem fazer: está aberta, podes votar, não significa que seja boa ou má ideia votar).

Eu penso que não é boa ideia, dado que já se passaram oito meses. Possivelmente pensas de maneira diferente e estás no teu direito. Agora, nunca vou classificar de incúria teres uma opinião diferente ou teres votado.

Porque é que as pessoas não podem trocar opiniões ou defender os seus pontos de vista sem serem agressivos ou sem entrarem logo ao ataque?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

bem Marco....

por Scubawarrior » 12/7/2006 19:42

...que dizer...só agora vi a votação e nao tenho tempo para ler as páginas todas.

Além disso estando a votação aberta o que dizes não faz sentido.

Se estivesse fechada já não surgia esta "issue".

Ma eu desculpo-te a incuria do comentário que me fazes numa votação que está aberta.

Terei sido o único?
scuba

por MarcoAntonio » 12/7/2006 18:29

Scuba, não sei se será grande ideia votar pois poderá perder-se o valor original.

Agora restam apenas 4 meses para o prazo, já decorreram 8 meses e os votos estão muito condicionados pela evolução desses 8 meses distorcendo a votação.
Imagem

Administrador Fórum

já votei

por Scubawarrior » 12/7/2006 18:20

votar é um dever de todo o membro que se preze!

Se ainda não votaste...vota colega forense!

cumps a todos[/i]
scuba

por MarcoAntonio » 12/7/2006 18:13

Aqui fica um gráfico dos últimos 3 anos permitindo uma panorâmica de longo-prazo no índice e com a data da sondagem assinalada.
Anexos
spx-3anos.PNG
spx-3anos.PNG (66.42 KiB) Visualizado 1894 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/7/2006 17:58

Curiosamente o máximo atingido pelo S&P desde então foi precisamente em torno dos +8% e a partir daí entrou em correcção.

Na altura o meu voto/opinião foi de subida mas dentro dos 8% o que continua a ser um cenário plausível.

Penso mesmo que num cenário mais optimista, se o S&P conseguir ultrapassar os 8% de subida nunca será por muito, longe que está (e sempre esteve neste período) o mercado longe de euforias.
Imagem

Administrador Fórum

por ricardotugas » 12/7/2006 13:37

Já lá está, espero perder a votação, seria bom para os mercados,

Cumprimentos

Registado: 26/5/2006 14:26

por Jacsilva » 12/7/2006 13:28

Acredito nas subidas por isso votei,nesse sentido.Com a resolução do problema do irão que penso que por agora vai ser via pacifica , e pela pressão e via pacifica a coreia deve ceder com a china a pressionar nesse sentido , para poder capitalizar no dossier Formosa.
os Ursos devem Invernar no fim do verão
Bons investimentos
JacSilva

Registado: 3/7/2004 23:14

por Elias » 12/7/2006 12:15

Puxo mais uma vez este tópico para cima. A votação teve lugar há 8 meses e o SPX continua teimosamente no intervalo dos +/-8%.

Para ser mais exacto, ao longo destes 8 meses e quase meio o índice SPX regista uma variação positiva quer não chega a 5%.

Saudações,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 2/5/2006 15:54

Ainda se lembram desta votação? Foi aqui colocada pelo Ulisses faz amanhã seis meses!

O SPX continua no intervalo dos tais 8% a mais ou a menos, mas neste momento está mais perto de furar o limite superior do intervalo (+8%), o que acontecerá com a ruptura em alta dos 1312 pontos.

Saudações,
Elias

por Elias » 21/1/2006 16:08

Decorridos dois meses e meio sobre a votação lançada pelo Ulisses, achei interessante recuperar este tópico e fazer um balanço intercalar da evolução do SPX, tendo em conta a gama de variação considerada (+8% ou -8%).

Recorde-se que o valor de referência utilizado para a votação foi o fecho do SPX do dia 2 de Novembro de 2005, ou seja 1214,76 pontos.

O fecho de ontem (20 de Janeiro) foi de 1261,49 o que dá um pouco menos de 4%. Na primeira metade de Janeiro o índice já andou pelos 1294 pontos (6,5%) mas ainda não quebrou em alta o intervalo dos +8%, o que acontecerá nos 1311,94 pontos.

Acho interessante assinalar que desde a data da votação o índice nunca mais fechou abaixo dos tais 1214,76 pontos, o que significa que para fechar abaixo dos -8% (1117,58 pontos) teria de descer 144 pontos (11,5%) até Novembro.

Apesar da correcção desta semana, o pendor continua a ser bull. Pela minha parte, votei "neutro" mas começo a achar que se calhar devia era mesmo ter apostado na continuação da tendência. Enfim, daqui até 2 de Novembro muita coisa pode ainda acontecer.

Saudações,
Elias

por MarcoAntonio » 8/11/2005 15:41

Não se pode dizer que seja acentuado, JAS. São valores perfeitamente normais como podes constatar no link que o Ulisses colocou com o VTO Report...

Curiosamente, os valores do Caldeirão estão em perfeita sintonia com os valores actuais que lá se encontram:

A 27 de Outubro:

Bulls - 45%
Bears - 29%

A 3 de Novembro:

Bulls - 46%
Bears - 27%

Também se pode verificar que uma maioria optimista não é impeditiva das subidas no mercado e não constitui qualquer sinal de alarme. A maior parte do tempo os investidores estão optimistas na sua maioria e o mercado sobe...
Imagem

Administrador Fórum

por XP » 8/11/2005 14:29

A propósito deste tópico, referi há uns dias um produto financeiro relacionado com o mesmo.

O produto é o Europa 8,00% e o Banco é o Best.
É uma produto estruturado com o indice DJ EuroStoxx50 (SX5E Index)como subjacente.

É constituido por um deposito a prazo, cuja a rentabilidade varia com o indice a que está associado.
O prazo pode variar entre 1 ano e 3 anos e a rentabilidade pode variar entre -85,00% e +24,00%.

Se ao fim de 1 ano a cotação do SX5E for superior à cotação inicial,o produto paga 8,00% sobre o capital investido e reembolsa o capital.Caso contrario, continua.
Se no final do 2º ano a cotação do SX5E for superior à cotação inicial, o produto paga 16,00% e reembolsa o capital investido.Caso contrario,continua.
No fim do 3º ano,se a cotaçao do SX5E for superior à cotaçao inicial, o produto paga 24,00% e reembolsa o capital investido.Se a cotação no final do 3º ano for igual ou superior a 85,00% da cotação inicial, mas inferior á cotaçao inicial, o produto não paga juros e reembolsa o capital.
No caso de a cotação ao fim do 3º ano ser inferior a 85,00% da cotação inicial é que se começa a perder!!

Existe sempre uma diferença de 15,00% entre a desvalorização do indice e a do produto.Ou seja existe uma margem de -15,00% em que não se perde capital.

Prospecto

É um produto de alto risco.
Qual é a vossa opinião?

Registado: 30/3/2005 20:54

Apresentação

por EMILIA » 8/11/2005 12:12

:oops: Esta é a minha primeira acção neste forum, o qual já venho a seguir desde Agosto.
O meu voto espelha a (des)confiança.
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

por Ulisses Pereira » 7/11/2005 19:16

Penso que através desta página podem verificar o que é ou não normal:

http://www.vtoreport.com/sentiment/sentiment.htm

Um abraço,
Ulisses

p.S. Jas, foi propositado o facto de não ter subdividido como sugeriste. O objectivo era mesmo este pois considero que entre -8% e +8% podemos considerar, grosso modo, neutros.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por JAS » 7/11/2005 19:08

Ulisses Pereira Escreveu:48% bullish em qualquer sondagem de sentimento é um valor que não pode ser considerado de extremo. Digo eu ;)

A grande dúvida é sobre o sentimento de voto dos que dizem "abaixo de 8%"...
É que tanto podem estar a pensar em +7,99% como em -7,99% e ficamos sem saber de que lado estão.
(é um erro da sondagem pois devia ter previsto as duas opções separadamente)

Se admitirmos que eles se distribuem equitativamente pelos lados Bull e Bear teríamos um resultado de 63%-37%.
Se os anularmos temos 48%-22% o que equivale a 69%-31%.

De qualquer forma o sentimento Bull representa uma "maioria de 2/3".
Não pode ser condiderado "um extremo" mas é bastante acentuado...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Ulisses Pereira » 7/11/2005 18:08

Eu reformulo então aquilo que escrevi para que não restem dúvidas, apesar de já teres percebido há imenso tempo a minha ideia. :roll:

Escrevo então algo assim:

Há mais optimistas que pessimistas. É um resultado dentro dos números normais. Como tal, não podemos tirar grandes conclusões.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google Adsense [Bot] e 133 visitantes