Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Princepe da bolsa » 30/6/2006 11:51

Produção industrial em Portugal sobe 6,8% em Maio
A produção industrial avançou 6,8% no mês de Maio, face ao mesmo período do ano anterior, para os 107,2 pontos, impulsionada pela aceleração de todos os grandes agrupamentos, à excepção do da energia.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A produção industrial avançou 6,8% no mês de Maio, face ao mesmo período do ano anterior, para os 107,2 pontos, impulsionada pela aceleração de todos os grandes agrupamentos, à excepção do da energia.

Segundo os dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a subida homóloga de 6,8% da produção industrial representa uma aceleração de 8,6 pontos percentuais da taxa de variação homóloga.

Para esta aceleração, contribuíram todos os agrupamentos industriais. O agrupamento de bens intermédios registou uma variação homóloga de 8,3%, o que correspondeu a um contributo de 3,5 pontos percentuais para o andamento do índice geral, enquanto que os agrupamentos de bens de consumo e de bens de investimento contribuíram ambos com 0,8 pontos percentuais para a variação homóloga do índice geral.

A única excepção registou-se no agrupamento da energia, que registou uma desaceleração, de 6,4 pontos percentuais, a que correspondeu uma taxa de variação homóloga de 11,2%.

Face ao mês anterior, a produção industrial cresceu 5%, o que representa uma aceleração de 11,1 pontos percentuais face à variação registada em Abril. Segundo o INE, esta subida foi influenciada pelos comportamentos positivos e em aceleração das secções de indústria transformadora e das indústrias extractivas, que aceleraram 15,8 pontos percentuais e 18,5 pontos percentuais, respectivamente, contribuindo com variação mensais de 7,5% e 9,7%, cada.

Pode não ter grande impacto, mas genericamente não deixa de ser uma boa notícia para a empresa lider de um dos nossos ramos mais importantes do sector industrial... :roll: :roll: :roll: A paste e o papel!
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por Princepe da bolsa » 28/6/2006 17:17

Estamos a duas semanas da Assembleia Geral de accionistas de dia 13 de Julho, que terá como tema a discussão da alteração dos estatutos, com possível desblindagem dos direitos de voto a 25%, entre outras coisas... :wink:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

por Princepe da bolsa » 27/6/2006 19:01

Tu queres comparar empresas diferentes, com accionistas diferentes, em ramos diferentes e em circunstâncias diferentes. Se assim queres vê lá os gráficos das duas acções e tira ilações...

Pedras11 concordo totalmente que não podemos comparar acções assim tão diferentes em termos de fundamentais... Aliás, se vires nas primeiras páginas deste tópico, tentei fazer comparações entre a Portucel e empresas do mesmo sector.

Mas parece-me claro que a Soni e a Portucel vão passar por um processo semelhante: o aumento do free float de 3% para um valor abaixo dos 50%, mas que lhes permite um peso interessante no mercado... :roll: Não estou a querer comprarar fundamentais... apenas o peso que o free float pode ter no interesse e valor da acção; neste aspecto acho aceitável comparar estas duas acções... :roll:

por pedras11 » 27/6/2006 17:45

princepe da bolsa Escreveu:Ps.: Pedras 11 pensei que a minha pergunta era clara... A analogia que eu queria fazer era com o intervalo de 2 meses antes e depois do spin off da Soni... Mas são opiniões... :wink:

Tu queres comparar empresas diferentes, com accionistas diferentes, em ramos diferentes e em circunstâncias diferentes. Se assim queres vê lá os gráficos das duas acções e tira ilações...
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Princepe da bolsa » 27/6/2006 10:57

AA parece que perdemos a aposta da quebra dos 2,22/2,23 já desta vez... Paciência! :(
Agora deverá andar a consolidar uns entre os 2,18€-2,22€, como antes andou pelos 2,10€-2,14€, e, quando sair mais uma pequena noticia sobre a privatização, aí sim, quebramos os 2,22-2,23 e vamos directos até à próxima resistência!!! 8-) 8-) 8-)

Ps.: Pedras 11 pensei que a minha pergunta era clara... A analogia que eu queria fazer era com o intervalo de 2 meses antes e depois do spin off da Soni... Mas são opiniões... :wink:

por pedras11 » 26/6/2006 15:09

princepe da bolsa Escreveu:Estamos a mais ou menos 2 meses da privatização; quanto subiu a soni desde 2 meses antes do spin off até meia dúzia de dias após negociação das acções resultantes do spin off em bolsa? Apliquem essa percentagem ao valor da acção da Portucel atualmente.

Obrigado!

A SONI subiu cerca de 100% quando tinha um free float de 3%. O mesmo aconteceu á Portucel desde 2004.

por Princepe da bolsa » 26/6/2006 14:57

A Sonae Indústria era uma empresa que tinha um free float de 3%...
A dada altura a Sonae Sgps decidiu realizar um spin off que levou a que a Soni visse o seu free flaot aumentar mais do que 10 vezes.
Ainda assim a empresa não passou para uma situação de risco de OPA, uma vez que, a Efanor, holding do Eng. Belmiro de Azevedo, ficou com 58% do capital.

A Portucel apresenta um free float de cerca de 3%.
Após a privatização verá o seu free float aumentar cerca de 10 vezes.
Apesar disso não ficará vulnerável a uma OPA, uma vez que, a Semapa, contolará entre 51% a 67% do capital da empresa.

Estamos a mais ou menos 2 meses da privatização; quanto subiu a soni desde 2 meses antes do spin off até meia dúzia de dias após negociação das acções resultantes do spin off em bolsa? Apliquem essa percentagem ao valor da acção da Portucel atualmente.

Obrigado!

por pedras11 » 26/6/2006 0:33

Pois, tens toda a razão...

Eu apenas acrescentava que os mercados em geral caíram...e a Portucel caíu 15%. :twisted:

por Princepe da bolsa » 26/6/2006 0:12

O BCP ía levar uma OPA e caiu.
As tecnológicas iam consolidar e a Novabase, Reditus e Pararede colapsaram.
A Cofina ía ser comprada e foi-se!
Os espanhóis iam tomar conta da EDP e desceu.
A PT ía ser alvo de uma contra-OPA e veio para debaixo da OPA!
...
...
...

:roll:

=;

Nunca negocio a pensar que as OPAs nascem como cogumelos... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por aa » 25/6/2006 8:15

pedras11 Escreveu:Princepe, a redução da Semapa é em minha opinião negativa. O capital livre aumenta mas não chega acima de 50% o que poderia «facilitar» uma OPA, que é o caso da Altri. Eu houvi da boca do presidente da Semapa que ele nem sequer quer parceiros nesta venda, portanto não vejo nada de positivo em relação a isso. O único factor positivo para além da máquina nova (estando descontado na cot) é a privatização seguir o mesmo modelo da priv. da EDP, que serão Obrigações convertiveis.

Concordo com o facto de que uma empresa cotada com Capital Livre superior a 50% possa estar mais facilmente sujeita a uma OPA, mas já não concordo que isso contribua de algum modo para a sua valorização. A razão é simples, é que quando assim é, a capacidade negocial e de influenciar o comportamento do título por parte dos accionistas de referência é bem menor.

cps

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por aa » 25/6/2006 8:00

princepe da bolsa Escreveu:AA não concordo com o número de acções que referes ter a PTI. Faltam-te considerar as acções de categoria A, que estão nas mãos do estado. Na verdade a PTI está representada por 767.500.000 acções. (penso eu :roll: )

O site da Portucel diz:

O capital social está dividido em setecentas e sessenta e sete milhões e quinhentas mil acções, com o valor nominal de um euro cada uma, actualmente representado por quinhentas e setenta milhões e sessenta e sete mil e duzentas e trinta e uma acções ordinárias e cento e noventa e sete milhões e quatrocentas e trinta e duas mil e setecentas e sessenta e nove acções da categoria “A”. As acções da categoria “A” estão reservadas à titularidade do Estado, de empresas públicas ou de sociedades anónimas de capitais maioritariamente públicos.

Tens toda a razão princepe da bolsa.

Nesse caso, o PER da Portucel passa para 27 (22 na AlTRI) e os Capitais Próprios passam a representar cerca de 60% da sua capitalização bolsista (31% na Altri).

cps

AA

por pedras11 » 25/6/2006 1:46

Princepe, a redução da Semapa é em minha opinião negativa. O capital livre aumenta mas não chega acima de 50% o que poderia «facilitar» uma OPA, que é o caso da Altri. Eu houvi da boca do presidente da Semapa que ele nem sequer quer parceiros nesta venda, portanto não vejo nada de positivo em relação a isso. O único factor positivo para além da máquina nova (estando descontado na cot) é a privatização seguir o mesmo modelo da priv. da EDP, que serão Obrigações convertiveis.

por pedras11 » 25/6/2006 1:44

Princepe, a redução da Semapa é em minha opinião negativa. O capital livre aumenta mas não chega acima de 50% o que poderia «facilitar» uma OPA, que é o caso da Altri. Eu houvi da boca do presidente da Semapa que ele nem sequer quer parceiros nesta venda, portanto não vejo nada de positivo em relação a isso. O único factor positivo para além da máquina nova (estando descontado na cot) é a privatização seguir o mesmo modelo da priv. da EDP, que serão Obrigações convertiveis.

por Princepe da bolsa » 25/6/2006 1:26

AA não concordo com o número de acções que referes ter a PTI. Faltam-te considerar as acções de categoria A, que estão nas mãos do estado. Na verdade a PTI está representada por 767.500.000 acções. (penso eu :roll: )

O site da Portucel diz:

O capital social está dividido em setecentas e sessenta e sete milhões e quinhentas mil acções, com o valor nominal de um euro cada uma, actualmente representado por quinhentas e setenta milhões e sessenta e sete mil e duzentas e trinta e uma acções ordinárias e cento e noventa e sete milhões e quatrocentas e trinta e duas mil e setecentas e sessenta e nove acções da categoria “A”. As acções da categoria “A” estão reservadas à titularidade do Estado, de empresas públicas ou de sociedades anónimas de capitais maioritariamente públicos.

Pedras 11 escreveu
AA há outra questão que influencia a cot dos dois títulos. O capital livre. No caso da Portucel a Semapa ficará SEMPRE com uma % superior a 50%. Portanto...

Pedras11 estás ser um bocado incoerente, ou então, já percebeste porque é que não é nada negatico que a Semapa reduza de 67% para 51%... :roll: Tem a ver com o capital livre!!! E aliás para quem referia que a única coisa que poderia alterar o valor da PTI seria a máquina nova, parece que estás a descobrir mais qq coisa: o valor duma acção pode ser influênciado pelo capital livre e o da PTI vai disparar, logo a cotação... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por pedras11 » 24/6/2006 23:40

AA há outra questão que influencia a cot dos dois títulos. O capital livre. No caso da Portucel a Semapa ficará SEMPRE com uma % superior a 50%. Portanto...

por aa » 24/6/2006 22:48

Em minha opinião, a Altri está mais cara do que a PTI porque:

1) O Valor de Mercado da ALtri incorpora um Goodwill tão mais elevado do que a Portucel, que me parece irrealista que essa diferença tão grande se mantenha ao nível das expectativas por muito mais tempo;

2) Embora os indicadores PER e EPS sejam apenas ligeiramente melhores na Portucel do que na Altri, é de notar que estes indicadores foram calculados com referência a um ano (2005) que foi claramente atípico para a Portucel, porque foi quando se verificou uma nítida degradação dos lucros em relação ao que vinha sendo normal em anos anteriores. Aliás, no 1º trimestre de 2006, já deu para percepcionar o regresso da Portucel ao seu patamar normal de resultados (daí terem sido +74% de lucros do que no período homólogo de 2005) e é natural que ela se mantenha nesse mesmo patamar durante todo o ano de 2006 (as contas semestrais devem-nos vir dar uma boa ideia disso mesmo).

cps

AA
Anexos
PTI  Altri.JPG
PTI Altri.JPG (30.54 KiB) Visualizado 1994 vezes

por aa » 24/6/2006 20:05

princepe da bolsa Escreveu:E tu AA? Os 3€ são o teu preço de venda?

Em 2005, vendi a Altri a 2 €....vê só o que deixei de ganhar... :wink:

cps

AA

por pedras11 » 24/6/2006 20:01

Só duas coisas:

Quem comprou/vendeu sexta-feira nada me diz em relação ao seu caminho futuro. Eu posso comprar para suster a queda e vender para pressionar uma descida. Há interesses neste momento na Portucel. O que me interessa é o valor da empresa que não está nada barata, se querem comparar com a Altri que apesar de subir 300% está mais barata que a Portucel, pese embora não me pareça muito lógica essa comparação.

Quanto ao baixo free float, esse é um aspecto positivo e não negativo quanto a mim, embora grande maioria dos analistas digam o contrário.

Quanto á tendência de curto prazo já referi que acredito numa subida, muito boa para especuladores.

por pedras11 » 24/6/2006 20:00

Só duas coisas:

Quem comprou/vendeu sexta-feira nada me diz em relação ao seu caminho futuro. Eu posso comprar para suster a queda e vender para pressionar uma descida. Há interesses neste momento na Portucel. O que me interessa é o valor da empresa que não está nada barata, se querem comparar com a Altri que apesar de subir 300% está mais barata que a Portucel, pese embora não me pareça muito lógica essa comparação.

Quanto ao baixo free float, esse é um aspecto positivo e não negativo quanto a mim, embora grande maioria dos analistas digam o contrário.

Quanto á tendência de curto prazo já referi que acredito numa subida, muito boa para especuladores.

por pedras11 » 24/6/2006 19:57

Só duas coisas:

por Princepe da bolsa » 24/6/2006 19:57

AA concordo com o que dizes... :wink:

Pedras11 escreveu
A não ser a nova máquina de papel não vejo grandes alterações fundamentais para a tornar muito mais atractiva ao ponto de dobrar o seu valor. O facto da Semapa querer vender é aliás negativo.

Não concordo nada contigo pedras11... Rezo para que o Sr. Ministro da Economia consiga convencer a Semapa a reduzir para 51%... :pray: A falta de vontade da Semapa em fazê-lo mostra a confiança que têm na evolução da Portucel... Mas se o Governo conseguir que eles reduzam (quem me dera que isso tenha ficado acertado antes do acordo para os benefícios fiscais), a Portucel ficará com um free float de 49% :shock: :shock: :shock: Não me digas que esse free float e a liquidez que traria, não tornaria o título mais atrativo??? :roll:

Pedras11 escreveu
AA e Pricipe da bolsa, para quem quer vender Portucel ela deve valer até 3€/acção.

Pedras11 também não é preciso tanto... :mrgreen: Acho que as vendia por menos... :roll: E tu AA? Os 3€ são o teu preço de venda? 8-)

por aa » 24/6/2006 19:41

pedras11 Escreveu:AA e Pricipe da bolsa, para quem quer vender Portucel ela deve valer até 3€/acção. :twisted: Duvido é que alguém pague muito mais do que cota actualmente por esta acção cíclica na privatização ou na venda da Semapa.

A não ser a nova máquina de papel não vejo grandes alterações fundamentais para a tornar muito mais atractiva ao ponto de dobrar o seu valor. O facto da Semapa querer vender é aliás negativo.

Também acredito na quebra dos 2,23€ na próxima semana. :mrgreen:

Ainda bem que há sempre quem não acredite nas tendências das acções no mercado de capitais porque senão ficaria desiquilibrado e a AT não serviria para nada. Por exemplo, quem comprou as 610 mil Portucel na 6ª feira passada é porque acredita que vão subir e quem vendeu é porque acredita no contrário.

Quanto aos aspectos fundamentais, parece que as alterações são até muito evidentes....basta pesquisar por Portucel neste mesmo forum para poder ter acesso a um conjunto de informações que apontam no sentido de uma evolução muito favorável dos respectivos fundamentais. Além disso, é inquestionável que (talvez prejudicada pelo seu baixo free float), a cotação da Portucel se encontra consideravelmente desvalorizada em relação ao sector e ao mercado.

Não é líquido que a Semapa tenha assim tanta vontade em se desfazer da Portucel. Tanto quanto sei, a Semapa apenas foi convidada a colocar no mercado parte da sua participação na Portucel para assim poder aumentar o respectivo free float, beneficiando como accionista principal de uma melhor performance da Portucel no mercado. No limite, somos todos vendedores, temos é preços e exigimos contrapartidas diferentes.

Nada do que se pretende para a Portucel tem qualquer correspondência possível com o passado.

Num futuro próximo, já saberemos quem é que tem razão.... :wink:

Bom fim de semana,

AA

por pedras11 » 24/6/2006 17:43

AA e Pricipe da bolsa, para quem quer vender Portucel ela deve valer até 3€/acção. :twisted: Duvido é que alguém pague muito mais do que cota actualmente por esta acção cíclica na privatização ou na venda da Semapa.

Também acredito na quebra dos 2,23€ na próxima semana. :mrgreen:

por aa » 24/6/2006 17:27

princepe da bolsa Escreveu:
AA estamos em 2006 Desde 2004 a Portucel valorizou 100% até máximo de 2,4euro

Quem aposta na ruptura dos 2.23 já na próxima 2ª feira?

Eu! 8-)

Já somos 2!

Bom fim de semana

AA

por aa » 24/6/2006 17:26

[quote="pedras11
AA estamos em 2006 :mrgreen: Desde 2004 a Portucel valorizou 100% até máximo de 2,4euro[/quote]

Caro Pedras

Não é pelo facto de uma acção se ter valorizado muito que se justifica que a mesma esteja cara nem isso faz sentido algum.

No caso concreto da Portucel, existem diversas circunstâncias e fundamentais que a tornam bem mais atractiva agora do que alguma vez o foi no passado, é por isso que valoriza.

O mesmo se passou com a Altri e com a Sonae para justificarem valorizações na ordem dos 400%. Porque é que com a Portuceldeveria ser diferente?

Eu limito-me a seguir a AT e, neste momento, ela diz-me para estar dentro da Portucel.

cps

AA

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 70 visitantes