Caldeirão da Bolsa

Estar no lado certo ou errado do Mercado ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por 1963 » 30/10/2006 21:46

Já agora também vou dar o meu contributo para mostrar o que é estar do "lado errado":
Minha carteira:
- Finibanco (3.02)
- Novabase (5.94)
-Portucel (2.25)
- Semapa (8.09)
- SAG (1.83)
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 24/8/2006 20:09

por scpnuno » 30/10/2006 21:36

Bond, Yeld Bond Escreveu:

opto por chicotear-me com os baldes de cimento que tenho lá em casa, partir tijolos à cabeçada e depois, ensanguentado, colocar a cabeça dentro de uma betoneira em funcionamento.

Um abraço

Vejamos, essa parte do chicotear com os baldes de cimento ... não tou a ver, mas vou imaginar :shock:

A cabeça na betoneira, está bem! não metas é urina, que é retardador de presa e dá cabo do betão (não tou a brincar! perguntem aos engenhocas!)

Amigo Bond, o melhor principio para a cura é conseguirmos rir de nós próprios - tu estás no bom caminho. Um abração amigo
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por JCS » 30/10/2006 21:26

Bond, Yeld Bond Escreveu:Eu por mim, nestes dias, chego a casa e desato a auto flagelar-me até não poder mais. Dado que estou atafulhado em TDU, opto por chicotear-me com os baldes de cimento que tenho lá em casa, partir tijolos à cabeçada e depois, ensanguentado, colocar a cabeça dentro de uma betoneira em funcionamento.

Um abraço

:shock: :shock: :shock: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por pedrom » 30/10/2006 20:56

Hoje e sexta tive do lado errado, mas nada de preocupante.

O preocupante é que amanhã vou começar possivelmente do mesmo lado!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por Bond, Yeld Bond » 30/10/2006 18:59

Excelente post The Mechanic.

É verdade que nos último dias isto não tem andado nada famoso. O pessoal desata à confusão por tudo e por nada e quando assim é nem apetece participar no fórum.

Quando os unicos culpados por estarmos a perder dinheiro , somos nós ...

Acho que nesta frase reside o principal problema. Quando todos se consciencializarem disso o pessoal começa a acalmar.

Eu por mim, nestes dias, chego a casa e desato a auto flagelar-me até não poder mais. Dado que estou atafulhado em TDU, opto por chicotear-me com os baldes de cimento que tenho lá em casa, partir tijolos à cabeçada e depois, ensanguentado, colocar a cabeça dentro de uma betoneira em funcionamento.

Sorte que já vendi EDP e GALP...

Um abraço
“Nenhum vencedor acredita no acaso"

Friedrich Wilhelm Nietzsche
1844-1900

Registado: 20/1/2006 14:10

por The Mechanic » 30/10/2006 18:08

Boa tarde a todos !

Resolvi puxar este tópico porque , ciclicamente , passa-se algo que se está a passar hoje no Caldeirão :

Em dias "vermelhos" , alturas em que se dá uma "correcçãozinha" , em que as coisas não correm de feição , em que não está "como sempre a subir " , começa-se a ouvir um burburinho de descontentamento .

Hoje abri 6 ou 7 tópicos no Caldeirão , li os posts dos ultimos dias e... desde gajos banidos , "bocas foleiras " , algumas semi-ofensas , alguns semi-ofendidos , gente a gozar com o mal dos outros , gente mal humorada e mais não sêi o quê...vi de tudo .
Até o grande Tito teve um assomo de mal disposição , coisa que eu nunca tinha visto .

Não é que eu seja modelo pra alguem que , volta e meia ando pegado com um ou com outro .Mas são coisas sempre quando os mercados estão em alta e sempre muito "light" .Digo eu ...!

O curioso é que quando as coisas correm mal , como parece ser o caso quando os dias são "vermelhos" , tende-se a "descarregar" em alguem .
Quando os unicos culpados por estarmos a perder dinheiro , somos nós ...

Para aqueles que ainda são inexperientes : tenham calma e habituem-se que isto não é sempre a ganhar . Para os mais experientes : tenham calma que os inexperientes ainda pensam que isto é sempre a ganhar ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Assino por baixo do que o mechanic escreveu

por p. coelho » 8/6/2006 0:00

e não vale a pena se dizer que são mais sabios ou menos e todos os instrumento de analise pois por termos estas ferramentas não deixamos de entrar no retrato do post .
"O que hoje são recordações amanhã serão novidades!"

Registado: 5/9/2005 21:20

por bibinha » 7/6/2006 11:18

Nem penses nisso!! Tenho lá o meu primo, aquele que acredita na monarquia e que canta uns faduchos, ainda arranjava uma crise familiar. Mas por acaso até que que me deste uma nova ideia para o meu investimento:

-E porque não uma central de biomassa em plena Kapital ali junto a S. Bento?? É que aqueles gajos só vão tendo ideias de mer... e assim sempre se tirava alguma utilidade.

Um abraço

PS. Ouvi dizer que os tipos das botas de cano foram de férias para aquela provincia austaliana guardar umas barracas

Registado: 30/5/2006 10:16

por The Mechanic » 7/6/2006 10:49

Sabes onde é a Assmbleia da Républica em Lisboa ?!

Váis lá quando estiverem reunidos em plenário e gritas : " BOMBA !!!! " .

Depois de acordarem uns e acalmarem outros , quando estiverem todos a olhar pra tí e antes de chegarem os gajos das botas de cano ...perguntas , isso dos fundos comunitários pra moscas .

Um abraço ,

The Mechanic

ps - ... se os gajos das botas de cano trouxerem uns paus nas mãos , tu foge ! ...perguntas depois.
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

por bibinha » 7/6/2006 10:06

The Mechanic Escreveu:ps- ... e dumdum.ob !!! Porra que me esquecia de dumdum.ob ...dumdum.ob é muito bom !! Fazem bio-fuel a partir de cadÁveres de moscas e ...SÃO O FUTURO !!!

Já agora Mechanic, não sabes onde me posso candidatar a fundos comunitários para uma exploração de moscas??

Estava a pensar criar larvas para a pesca apartir de moscas. A matéria prima era barata e aproveitava tb as carcaças das tuas caçadas como alimento para os bichinhos.

Isso sim era negócio. Dava para exportar para França e Alemanha com grande rentabilidade

Registado: 30/5/2006 10:16

por The Mechanic » 7/6/2006 9:12

nnascimento :
tb já me perguntava o que aconteceu ao Lobo. Bem aparecido. Já agora, desde que virou uma ovelha os mercados não andam lá mt saudáveis
Prefiro a imagem do Lobo.

Virei ovelha ?! VIREI OVELHA !?!?! Ó Sr. !! ...então !!! Eu estou disfarçado . Vê lá bem se não vês a cabeça do Lobo coberto pela pele de ovelha !! ... OVELHA !?!? Sheeeeesh !!!

Apareça mais.Já agora, não vi o seu nome para a almoçarada.Vá lá fazer a inscrição

Ó Shôtor ...ondé qu`assino ...?! :wink: Nnascimento , só se fores de Cascais é que estás autorizado a tratar-me por Vossa Magestade e você e esses títulos honoríficos assim ...

Jibóia Cega , Jibóia Cega ...
Dark !! ...gosto de ti depois .
Margemsul ... tá-se bem .

Valves ... não te deixes enganar , pá ! Isto é mesmo um jogo ! Isso de ser investidor são cantigas que se cantam quando a malta está a ganhar . Dá a idéia que é " Investidor " , percebe de análise técnica e táctica e o diabo a sete , e que leu muito e então o Mercado quase que subiu devido à sua arte . É um jogo ! Tem é de saber ser bem jogado ! Tu podes saber muito , ter conhecimento sobre uns títulos , saberes até " o caminho que eles levam " MAS , mesmo assim a acção não ir na direcção que tu achas que ía ( porque tinha bons fundamentais e era uma empresas com lucro e excelentes perspectivas e suportes financeiros ) .

Embora tenhas razão naquilo que disseste ( quanto a ser um regulador de mercados e , etc. ), já o disse , a Bolsa é um fenomeno colectivo ( onde alguns , devido ao seu potencial financeiro , podem influenciar as turbas ) em que o essencial é saber pra onde vái o " monstro cego " . Se ele for pra cima , a gente vái pra cima . Se ele for pra baixo , só se afunda com ele quem quer ( seja porque não sabe ou porque acha que vái ser o " The chosen One " e descobrir o momento exacto quando o " Monstro " volta a subir )...

Neste momento, desce . Seja por ser correcção seja por termos entrado em Bear ( a ver daqui a uns meses a um ano por esta altura , embora não me pareça que estejamos em Urso ).

Isto agora é preciso é olho certeiro ...

Um abraço ,

The Mechanic

Ps - Um abraço para o GAB ! Ó pá ! compra zbx-Tdi.ob , fdsfgdgfd.ob , gkçfgklhçfg.ob e lymbklgjh.ob que isso é que tá a dar !!

ps- ... e dumdum.ob !!! Porra que me esquecia de dumdum.ob ...dumdum.ob é muito bom !! Fazem bio-fuel a partir de cadÁveres de moscas e ...SÃO O FUTURO !!!
- Aristoteles

por nikopol » 7/6/2006 7:07

valves Escreveu:talvez o mercado monetario seja um pouco mais especifico e corresponda mais á ideia que tu fazes de mercado ...

Não percebo nada do mercado da bolsa, muito menos do mercado portugues, mas leio com curiosidade alguns tópicos
deste forum sobre as stocks mais "populares" (BCP, etc).

Olhando para os gráficos que são colocados, e lendo os comentários, vejo fácilmente que as pessoas fazem exactamente
os mesmos erros que os traders fazem no mercado monetário.

Os maus players são iguais em todos os mercados. São derrotados pela sua própria natureza humana.

Registado: 31/1/2006 14:02

por nnascimento » 7/6/2006 0:30

tb já me perguntava o que aconteceu ao Lobo. Bem aparecido. Já agora, desde que virou uma ovelha os mercados não andam lá mt saudáveis :mrgreen:
Prefiro a imagem do Lobo.Apareça mais.Já agora, não vi o seu nome para a almoçarada.Vá lá fazer a inscrição s.f.f. 8-)
Abraço
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por valves » 7/6/2006 0:15

Quanto mais players existirem num mercado, mais fácil será para a elite dos bons players retirarem dinheiro à multidão dos maus players.

infelizmente temo que assim funcione ...

São os piores dos maus players que colocam o mercado nos extremos (barato ou caro), e isto verifica-se em todas as timeframes.

Não sei se estou muito de acordo contigo

Não me parece que no essencial o mercado Português difira de todos os outros mercados ... talvez o mercado monetario seja um pouco mais especifico e corresponda mais á ideia que tu fazes de mercado ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por nikopol » 6/6/2006 23:02

valves,

Não conheco as peculiaridades do mercado de bolsa (portugues), e por isso és capaz de ter razão para certos mercados pouco maduros e/ou pouco liquidos.

Em termos gerais, só existem dois tipos de players: os bons (em menor numero), e os maus (em maior numero).
Quanto mais players existirem num mercado, mais fácil será para a elite dos bons players retirarem dinheiro à multidão dos maus players.

São os piores dos maus players que colocam o mercado nos extremos (barato ou caro), e isto verifica-se em todas as timeframes.

Isto é uma discussão interessante, mas infelizmente não "cabe" num forum...

Nikopol
ps: um bom livro que explica o funcionamento dos mercados: "Trading and Exchanges: Market Microstructure for Pratitioners", Larry Harris

por npatriarca » 6/6/2006 22:50

The Mechanic

Bons olhos te vejam por aqui, tenho sentido alguma falta do teu humor corrosivo.

Mesmo que estejas fora vais aparecendo e dizendo alguma coisa sobre os mercados aqui pelo fórum !

Registado: 7/3/2006 1:13

por valves » 6/6/2006 22:35

Quanto maior for o numero de participantes num mercado, mais deterministico esse mercado se torna, e menos aleatorio se torna no curto prazo.

não sei se estou muito de acordo com essa frase. partindo do pressuposto que os participantes são todos pequenos investidores e se forem sempre os mesmos com o aumento do conhecimento destes o que se verifica é que os movimentos tenderão a ser cada vez mais bruscos e os ajustamentos a serem feitos mais rapidos. o numero aqui não tem grande relevancia o que tem é o peso dos players e a qualidade dos players se o mercado não for de concorrencia perfeita os movimentos serão feitas á rapidez imposta pelos grandes independentemente da qualidade e do numero dos restantes e serão determinados pelos grandes. O maior numero de players apenas confere mais liquidez não tem grande relação com a determinibilidade do mercado ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

por nikopol » 6/6/2006 22:14

...No curto prazo tenderão a ter comportamentos aleatorios e tenderão a ficar tanto mais dificeis quanto maior for a quantidade de investidores

Quanto maior for o numero de participantes num mercado, mais deterministico esse mercado se torna, e menos aleatorio se torna no curto prazo.
Fiz hoje negocios de curto prazo no eurusd utilizando o mesmo padrão de comportamento que já usei em terças-feiras similares de 2005, 2004 e 2003.
Claro que para reconhecer estes padrões são precisas muitas horas em frente aos monitores, e eu acho que já passei a barreira das 20000h... :mrgreen:

Para mim, isto é um jogo puro, que tem a vantagem de ser uma meritocracia pura.

por valves » 6/6/2006 21:53

Mas é a beleza do jogo . Que isto não passa de um jogo .Até no Poker há quem ganhe mais que os outros .Aqueles que tem mais experiência

No dia em que sentir que os mercados são um jogo deixo de investir. não são um jogo porque se estão a comprar U.P de empresas que criam riqueza, riqueza essa que pode ser medida via Cash Flows etc etc Existe agora a ideia de que como as empresas estão no auge dos resultados e portanto no futuro eles tenderão a ser menores já só pode cair ... isso é não compreender que os mercados são também instrumentos para secar liquidez,conter inflacção reflectem também expectativas de crescimento economico de vez em quando podem ser utilizados para gerir ciclos eleitorais nos States isso acontece bastante. muito mais do que um jogo os mercados são o centro nevralgico de uma economia... No curto prazo tenderão a ter comportamentos aleatorios e tenderão a ficar tanto mais dificeis quanto maior for a quantidade de investidores que procuram apanhar os swings é evidente que o ideal é manter uma posição de medio longo prazo com ajustamentos ajustamentos esses que tenderão a ser maiores quanto maior for a exposição. ... No entanto o ajustamento deve ser no limite dos limites interromoper uma posição que se julga certa no medio/longo prazo mas que no curto prazo é insustentavel ... e nunca inverter a posição que é sempre contra a direcção fundamental do mercado e por isso insustentavel e limitada no tempo ...

Abraço

Vasco

por Dark » 6/6/2006 19:07

Caro The Mechanic,

Gostei da reflexão. Há aí alguma sabedoria e muito para reflectir.

E quanto ao espírito da "coisa" , ser "contrarian" não baralha... :mrgreen:

Abração
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por Jiboia Cega » 6/6/2006 18:57

Mechanic, a Soares da Costa ainda me deu o suficiente pra pagar as sardinhas e apanhar uma jibóia no Santo António... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 21/3/2006 10:46

por The Mechanic » 6/6/2006 17:28

... não está fácil estar longo !

O melhor é estar curto , ou então nem uma coisa nem outra , o melhor é estar murcho ( que é uma terminologia de Bolsa que indica que um gajo tá de fora ) .

The Mechanic está murcho há já algum tempo ( porque é que isto me soa mal ...?! ) e as fugazes entradas são apenas pra ir buscar dinheiro pra pão , leite e viagens a lugares exóticos .

Como a CTCM , há por aí muita gente à coca ( não , não falo de toxicodependentes ) a ver como param as modas . Perde-se uma subida de 5% e quatro descidas de de 2% , mas que lhe ão de fazer ?!

Um gajo tem a tentação de dar uns tirinhos aqui e além mas depois põe-se a analisar os títulos a nível técnico e fundamental bem como as tendências micro e macro economicas e resolve ficar de fora , ou curto .
...é mentira ...! :mrgreen: Isto era eu a " armar aos cucos " ; atira-se é uma moeda ao ar e se cair com a cara no chão , um gajo investe . Depois limpa o sangue da boca ...

Mas , não vale a pena desanimar . A não ser que se fique sem dinheiro ! Aí , um gajo tem de babar-se todo e bater com a frigideira de 23 cm na tola até ficar a parecer um extra-terrestre . Mas , mesmo aí , se um gajo ficar sem dinheiro , pelo menos " aprendeu alguma coisa " . Aprendeu que outros ficaram com ele . Sêi que não é uma coisa muito Zen , mas , pelo menos é verdade ...

Um dia destes volto a entrar longo . Espero que seja sinal de que as Bolsas vão recuperar , pra meu bem e de muitos outros que sabem quem são .

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

por Luxoor » 28/3/2006 15:53

Grande lobo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A Altri está tao vermelhinha hoje :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 4/3/2006 13:05

por vieira » 28/3/2006 15:07

The Mechanic, também já tinha falado nesse tema no tópico da Semapa e concordo plenamente contigo.

Na bolsa portuguesa, não há (neste momento) cultura de mercado. Vê-se que neste momento há muita gente que não têm experiência de bolsa, que não têm bom senso, não têm cultura de mercado, não tem paciência de investidor mas como isto está a dar 18% este ano, toca de meter para ganhar "easy money".

Á uns dias tinha verificado na Semapa que, bastava no intraday a cotação aliviar dos máximos do dia, que ficava logo tudo aflito e com medo de que vai cair e apareciam de imediato grandes descargas. Ora no dia em que saiu a noticia em que a empresa era uma das top picks da UBS, o comprador ia sempre comprar ao preço do vendedor e não o inverso, logo estas descargas não fizeram sentido nenhum. Foram descargas de investidores inexperientes e medrosos.

E esses stops colocados sem o minimo de bom senso é também um sinal dessa experiência e desse medo. Estas atitudes fazem-me recear, porque à minima correcção, por mais saudável que seja, esta classe de investidores com o medo que tem de não aceitar as perdas e com a inexperiencia que tem, vai alavancar bastante a descida.

De notar que este meu comentário é apenas o expressar de uma opinião baseada nos pequenos pormenores que tenho visto aqui e ali nos COF's e não um vangloriar de qualquer experiencia que tenha de bolsa (muito pelo contrário).

Registado: 9/12/2005 18:40

por scpnuno » 28/3/2006 14:57

Caro Dr. The Mech

Por deferencia aos seus atributos "orelhais" tomei a liberdade de encomendar um balde com dois orificios no fundo, de forma a que as ditas cujas possam, em liberdade, abanar-se ao vento forte que sopra nos mercados.
Além de que, como é do seu conhecimento, as já referidas orelhitas dão muito jeito para o puxar, quando V. Exa, se pira...
O balde em causa, vai ser metido pelos cabecita de V. Exa abaixo se o Dax não chegar aos 10.000 que me prometeu...

E quanto ás suas conversas com o Buffet, só lhe tenho a dizer que esse senhor chegou onde chegou porque é dos States. Em Portugal, com um nome desses, tinha levado tanta tanga na escola primária, que acabava com varredor ou como politico...

Quanto á Bolsa, bem, não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe..isto vira, haja calma e boa disposição (o facto de haver dinheiro também ajuda..)

Abraços

Registado: 6/11/2004 17:26

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Casconho, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, LACSIM, m-m, TheKuby e 63 visitantes