Caldeirão da Bolsa

Trading 2006 (EnglishMan)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Cali » 3/5/2006 17:57

PS - (Nem acredito que escrevi "como vez", em lugar de "como vês"...) :oops: :roll:

Registado: 9/12/2002 13:40

por Cali » 3/5/2006 17:48

sim, English... muitas vezes foi á bruta, mesmo. Nos ultimos anos tem sido muito menos á bruta (com excepção do ultimo trimestre, em que o mercado merecia ser tratado á bruta), mas muitas vezes teve que ser á bruta, para aproveitar mercados eufóricos, e deles retirar um retorno significativo. Tambem por isso, cometi alguns erros á bruta, que me levaram algumas brutas fatias da então brutal valorização. Em dois periodos negros, 'torrei' uma pipa de massa em Futuros (serviu-me de emenda, nunca mais os negociei), e no Bear de 2001-2002. Como vez, quem arrisca, habilita-se ao bom, e ao mau. Mas se acredita na sua capacidade para lidar com o mercado, sabe que acabará no longo prazo por dar a volta por cima. E com grandes erros aprendem-se grandes lições. Dificilmente me verei de novo em tão maus lençois como dessas duas vezes, porque julgo ter aprendido exactamente onde falhei. Demorei 3 anos a recuperar o que perdi então, e nesse periodo nunca foi á bruta, mas sim com maiores cuidados. Em finais do ano passado tinha a recuperação concluida, e entrei em terreno de 'máximos pessoais'. A partir daí, as cautelas reduziram-se, o mercado ajudou, e o 'á bruta' tem voltado gradualmente á ordem do dia, á medida que os resultados aparecem e a confiança sobe.
Agora... há que saber avaliar as condições do mercado em geral e do titulo em que apostamos, em particular. Por exemplo, neste momento estou com 96% de liquidez.

Reafirmo os votos de boas valorizações !

...

por englishman » 3/5/2006 15:43

Olá, Cali. :)

Comecei com pouco, e em 10 anos de Bolsa, mesmo com desaires consideráveis pelo meio (anos 2001-2002) multipliquei o capital inicial 800%

De certeza que não foi "à bruta"! Ehehehehhehheehheh

Mas se disser que foi, altero toda a minha estratégia e começo "à bruta" também, embora tenha dúvidas que resulte! :roll: :) ... mas se resultou com o Cali, também deverá resultar comigo! Eheehhehehhehehheh :mrgreen: :mrgreen:
Aí vou eu... o rteixe01 anda por aí? ´Bora lá... :mrgreen: :mrgreen:

Abraços.
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Cali » 3/5/2006 14:31

Eheheheheh... o caro amigo English não entra 'á maluca', mas é um ganda maluco! :lol:

Antes de mais deixe-me felicitá-lo pelos seus 4,80%. Finalmente começa a ver-se qualquer coisa.
Quanto ao resto... não vou gastar mais latim, porque você não me entende. Eu não estabeleci targets para os titulos que lhe referi. Limitei-me a usar valores aleatórios para exemplificar o que eu queria dizer. Você usou como argumento os 3 ou 4 exemplos que lhe foram favoráveis, mas não o vi usar nenhum dos 350 exemplos que não o foram, certo?
Fico satisfeito por ter retirado algo util do artigo que lhe indiquei. Eu sou a personificação do plano de capitalização. Comecei com pouco, e em 10 anos de Bolsa, mesmo com desaires consideráveis pelo meio (anos 2001-2002) multipliquei o capital inicial 800%, apesar de ter retirado de lá, a partir do 4º ano, partes consideráveis do lucro obtido, em beneficio do meu bem estar no presente. Portanto, não tenho qualquer consideração por opiniões que desvalorizem o poder da capitalização, de pessoas que nunca o aplicaram e sentiram na practica.
Quanto ao AGIR, sem duvida que essa será a pedra de toque de todo o artigo, pois nada do que se diz antes fará sentido se não se AGIR.
Quanto ao entrar á bruta: ás vezes funciona outras não. Há quem tenha entrado á bruta, e demasiado tarde, no ultimo movimento da Altri, e depois tenha ficado quieto a vê-la cair. Assim, não vale a pena entrar á bruta. A mim, o ultimo movimento da Altri, rendeu-me 14% de valorização total da carteira. Porquê? Entrei 'á bruta' como nunca tinha entrado antes, e saí na altura certa. Podia ter corrido mal? Pois podia... mas é o medo do 'correr mal', do risco, que a maior parte das vezes nos impede de AGIR!

Continuação de boas valorizações! :)

por englishman » 3/5/2006 3:50

Fis uns "trades" na...

Claro que é Fiz... vocês não deixam passar uma! :lol: :) :mrgreen:

Abraço.
EMan

...

por englishman » 3/5/2006 3:47

E agora sem demoras aí vai a actualização de hoje, sem erros de matemática... espero eu. :idea: :lol:

Muitas novidades, incluindo alguns títulos do outro lado do Atlântico:

COFINA: o título que mais pesa na carteira e com o MACD a dar sinal de compra veremos se sobe mais um pouco, depois dos sinais negativos terem suavizado... esta resistência dos 4.00/4.09 está "a ser dura de roer"... se houver rompimento desta resistência aponto o target entre os 4.20/4.30 (não, não estou a brincar), mas com a confusão que anda à volta deste título (dividendos, split...???) até se está a portar bem... o volume também tem sido razoável.

ALTRI: veremos se à "maluca" se ganha ou perde, desta vez.

BPI: Já a semana passada andava a "apreciar" estes movimentos (volumes) do BPI e hesitei algumas vezes em entrar a valores mais baixos dos de hoje... entrei, suavemente, com objectivo de poder vir a beneficiar de uma subida do preço da OPA...

CIEN e LVLT: situações "estudadas" minimamente e entradas a valores que pretendia... Penso agora estabelecer os valores que me vão guiar num sentido positivo destes dois "trades"... não perder também é positivo! :idea: :idea:

CDE: foi "loucura" e que acabei por ter ajuda do ACASO... entre entradas e saídas consegui sair de lá "vivo" ... :roll: :roll:

NOTA: O mercado americano é realmente onde se sente o "trading"... no entanto, receio duas coisas: os gap´s up ou down, pois "assombram" sempre as nossas compras ou vendas bastando estar do lado errado do mercado para perder dinheiro; A rapidez com que são transaccionados os títulos e os "ranges" de preços que acontecem, como por exemplo, a CDE de hoje.

Fis uns "trades" na LVLT e na COMS, mas que não foram significativos para a rendibilidade, embora fossem positivos.

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (23.24 KiB) Visualizado 1793 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (26.59 KiB) Visualizado 1798 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.61 KiB) Visualizado 1791 vezes

...

por englishman » 3/5/2006 3:15

Olá, Cali. Bem-vindo ao meu tópico, novamente... mas fiquei preocupado consigo... faltar ao prometido não mostra disciplina! :roll: :idea: :mrgreen: :mrgreen:

"Sendo assim, lá se foram as aprendizagens" - dizia-me você um dia destes.

Claro que toda a ajuda é bem recebida por mim e esses textos que traduziu (bom trabalho) são sempre novas "luzes" que nos abrem diferentes perspectivas (e quando abordam a psicologia ainda melhor), mas quando escrevi essa frase estava-me a referir às aprendizagens que o Cali poderia proporcionar aqui ao "pissoal" do fórum... :wink: :)

Os textos (ou livros) que lemos fazem parte da nossa "busca" de conhecimento que nos pode fazer compreender melhor aquilo que à partida não conseguiríamos sozinhos e quer queiramos quer não, sem teoria não há prática compreensível...
O que quero dizer com isto é que ganhar dinheiro em Bolsa não é fácil e não é só entrar naquilo que mexe que nos faz ter sucesso (dou já um exemplo que o preparei hoje, de propósito). Temos de compreender, para agir... o ACASO também ajuda de vez em quando, mas não ajuda sempre! :wink: :idea:

E transcrevo aqui uma parte que o Cali escreveu aqui há uns dias e que mostra bem que quando tudo parece subir (aos nossos olhos) cresce em nós um sentimento de Poder/Previsão em relação aos mercados e às acções:
Contigo, anda-se a passar o mesmo, mas com uma ainda maior gravidade! Fizeste-o na Altri, já o estás a fazer na Cofina (ainda mal arrancou, já estás a vender parte da carteira, homem!), assim como na SNC (agora que é evidente que aquilo deve estar prestes a explodir, vais aliviar carteira em SNC á primeira 'nega' aos 3,40?). Targets na Semapa a 9,25 ???!!! Para quê? Para depois a veres ir aos 9,60 ou 9,70 no dia seguinte? Se a Cimpor sobe pouco a pouco quase todos os dias, tambem foste vendê-la?

Na altura, a Cofina corrigiu e bem...e eu já tinha vendido parte da minha carteira a ganhar...
A SNC não "explodiu" e eu também vendi parte da carteira a ganhar...
A Semapa atingiu o meu target (9.25/9.28), mas não atingiu o target do Cali (9,60/9,70)... claro que por razões de liquidez acabei por desfazer-me da Semapa mais cedo, mas isso é outro assunto...
A Cimpor que subia todos os dias, logo a seguir a eu ter vendido recuou para os 5,55 e depois subiu e voltou a descer, e a subir outra vez... mas não foi até ao céu, como parecia fazer crer as palavras do Cali... e o meu target dos 5.80 (fez 5,75) continua de pé, apesar de eu já não andar por lá.
O que eu quero dizer é que quando estamos a ganhar dinheiro ficamos eufóricos e "descontrolados"... o que eu compreendo... mas se não tomamos consciência desse nosso estado de ânimo elevado podemos ter consequências futuras nos nossos investimentos. E não sou eu a afirmar mas sim o Cali nas suas palavras de "explosão"; "arrancar", por exemplo...
Isto, nem sempre, é de entrar à bruta como diz o rteixe01 :lol: ... e como exemplo disso, hoje fiz uma compra de Altri (pequena quantidade ao melhor nos valores que refiro nos meus "bonecos" e à maluca :mrgreen: ) para mostrar isso mesmo... nem sempre podemos ir atrás de "tudo que mexe", pois pode-se ganhar mas o risco de se perder também está presente, e parece que as pessoas (investidores/traders) esquecem-se desse lado.
Se um determinado título subiu para além daquilo que nós vendemos... isso vai acontecer milhares de vezes e se isso acontecer até é bom sinal (estavamos no caminho certo). :wink:
Se um determinado título subiu e nós não estamos dentro, não é por isso que vamos entrar de qualquer maneira, pois podemo-nos dar mal... claro que quem já entrou assim e fez dinheiro, chama-me parvo, mas vai haver o dia em que esse dinheiro ganho vai ser perdido a continuar-se assim... :idea: :idea:

Obrigado pelo texto recomendado :wink: ... gostei mais da última parte pois parece-me a mais importante (a mais valiosa lição)... há uma diferença grande entre o Pensar e o Agir e somos nós próprios que temos de aprender a gerir essa distância e torná-la mais próxima.
O capitalizar (ou acumular na minha perspectiva) e esses sistemas de poupança que nos permitirá viver melhor no futuro são sempre de "louvar", mas eu prefiro viver melhor no presente, pois que me adianta a mim estar a poupar ou a ficar "endinheirado" daqui a 10, 15, 20, 30 anos se depois poderei não ter tempo nem saúde para o desfrutar... :idea: :wink:
E mais importante do que tudo, é nós sentirmos que fazemos algo para se ser melhor, em qualquer coisa, na vida... ou seja, o que interessa é o processo de construção de algo e não o resultado final... mas devo já estar a fugir ao assunto e a divagar... a hora já vai tarde e ainda tenho de fazer a actualização da carteira... :roll: :roll:

Abraços e bons investimentos.
EnglishMan

...

por englishman » 3/5/2006 2:19

Olá, rteixe01.

Vejo que desvalorizaste a carteira em aproximadamente 1.7% desde a última actualização.

Ai essa matemática!!! :roll: :) :lol: :mrgreen:
Então passei de 2,48% para 3,87 e este avanço na minha rendibilidade é uma desvalorização?!
Tudo bem que tem valorizado, devagarinho... mas dizer que desvalorizou, rteixe01?!
É certo que houve uma confusão com os "bonecos", porque eu enganei-me... está desculpado. :lol: :) Já agora aproveito para corrigir a rendibilidade do fim do dia 28 (sexta-feira) que não é 3,87% como lá coloquei, mas sim 3,20%... mesmo assim, ainda valorizei a rendibilidade da carteira, certo? :mrgreen: :mrgreen: Hoje já ficou um "cadito" melhor... :)
Se tivesses entrado na Altri em força na 6ªfeira, mesmo quando ela já subia 6 ou 7% tinhas alavancado a tua percentagem de ganhos e amanhã ainda iria haver mais do mesmo.

Pois... Se...
Deixo-te aqui um conselho, sempre que a Altri tiver espaço de subida relativamente ao price target mais alto, tens de tomar posição na mesma e à bruta, pois vais ganhar de certeza!

Obrigado pelo conselho, rteixe01. Falamos já da Altri, mais à frente... :roll:
Porque gostaria de ver a tua carteira ir para o "double digit" de valorização, deixo-te aqui este meu comentário!
Um grande abraço e boa sorte para os próximos trades

Obrigado, mais uma vez... mas agora pelo voto de fé que me tenta transmitir! :pray: :clap: :idea:

Um Abraço forense.
EnglishMan

por Cali » 2/5/2006 0:46

Olá, English.

"Sendo assim, lá se foram as aprendizagens" - dizia-me você um dia destes.

Quebro o meu prometido silencio para lhe deixar aqui um link para algo que, julgo, poderá fazer mais por si, se devidamente e correctamente absorvido, do que todos os compendios e calhamaços que possa ter lido e/ou escrito até agora, sobre teorias de investimento. Votos de uma boa aprendizagem. :wink: Ora clique aqui:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=48558

por rteixe01 » 1/5/2006 14:22

Caro Englishman,

Vejo que desvalorizaste a carteira em aproximadamente 1.7% desde a última actualização.
Lamento, pois como já disse acompanho sempre a tua carteira e respectiva evolução.
Se tivesses entrado na Altri em força na 6ªfeira, mesmo quando ela já subia 6 ou 7% tinhas alavancado a tua percentagem de ganhos e amanhã ainda iria haver mais do mesmo.
Deixo-te aqui um conselho, sempre que a Altri tiver espaço de subida relativamente ao price target mais alto, tens de tomar posição na mesma e à bruta, pois vais ganhar de certeza!
Mesmo que não hajam grandes fundamentais, desde que haja espaço, é logo à bruta nela!
Deixo-te um exemplo, tinha Altri na 5ªf a 3.93€, vendi à pressa a 4.11€ na 6ªf pela manhã pois tinha de estar ausente todo o dia e preferi não "deixar correr os ganhos" mas fazer logo "cash", à hora de almoço quando pude ver as cotações, ia ela nos 4.29€ e entrei logo ao melhor na mesma, fechou nos 4.43€ como sabes e amanhã e resto da semana aquilo vai ser só "upa upa". É como te digo, com a Altri é logo à BRUTA! E ganhas de certeza! Porque gostaria de ver a tua carteira ir para o "double digit" de valorização, deixo-te aqui este meu comentário!

Um grande abraço e boa sorte para os próximos trades

Registado: 23/11/2005 11:37

...

por englishman » 1/5/2006 13:57

E para que não me fique no esquecimento, aí vão alguns pressupostos da minha teoria:
:idea:
1)minimizar/cortar perdas;
2)obter ganhos;
3)deixar correr os ganhos;
4)não deixar que um "trade" ganhador passe a perdedor;
5)conseguir mais ganhos do que perdas;
6)aceitar as perdas de igual forma como se aceitam os ganhos;
7)defender o capital investido...
:idea:

Há dias lembrei-me de um ponto 8 mas lá se "perdeu" no tempo... :) :)
Abraços.
EnglishMan

...

por englishman » 1/5/2006 13:37

Desmistificação do "PERDER" em Bolsa:

Todos nós iremos perder dinheiro em Bolsa e “sofrer” perdas nos investimentos que efectuamos quer sejamos “traders”, quer investidores. Mais cedo ou mais tarde, é inevitável as perdas acontecerem. Estas perdas podem acontecer a qualquer momento e podem, também, já ter acontecido e nós não o reconhecermos porque podem ter diferentes “caras”. Na sua forma mais simples e talvez a mais dolorosa acontece quando compramos um determinado título e a seguir vemos a preço do mesmo a descer e a permanecer negativo em relação ao nosso preço de compra. Depois, nalgum ponto do investimento/trade, decidimo-nos por terminar a “dor/sofrimento” vendendo. Este tipo de perda, que envolve uma quantidade de dinheiro real, é chamada perda de capital.
Há outro tipo de perda, que sendo menos dolorosa, não deixa de ser real e que é a da “oportunidade perdida”, daquele investimento que devia ser feito e não foi, daquela venda que devia ser feita e não foi. Como exemplo, imaginemos que investimentos 50000 euros num título e que um ano mais tarde, depois de alguns altos e baixos, ele encontra-se muito perto do nosso valor de compra. Podemos tentar dizer para nós: “Bem, pelo menos não perdi dinheiro este ano.” Mas não é verdadeiro, porque já passou um ano e os 50000 euros ficaram “agarrados” (parados) a um investimento em que o retorno foi 0 (zero). Ou seja, mais valia colocar essa mesma quantia a render juros num qualquer banco. Assim, o que se perdeu foi a oportunidade de investir os 50000 euros em algo que desse um retorno positivo e que ao não se conseguir esse retorno obtemos uma verdadeira perda.
A perda de maiores ganhos: esta perda resulta quando seguimos um determinado título em que estamos investidos e este faz um movimento significativo para cima (ou para baixo), mas logo a seguir, faz uma retracção do topo (fundo) realizado. Poucos investidores/traders são bem sucedidos em conseguir um topo (ou fundo) de um mercado ou de um título. Assim, podemos sentir que o dinheiro que poderíamos ter feito com a subida (descida) brusca do título onde estamos investidos passe a ser dinheiro perdido. Muitos investidores/traders ficam então na expectativa de que esse título recupere e ganhe “momentum” para recuperar o topo (ou fundo) anteriormente alcançado. O problema é que isto pode nunca acontecer e, mesmo que venha a acontecer, novamente, existem muitos investidores/traders que voltam a esperar por mais lucros em vez de aproveitarem o “momento” e confrontam-se com novo recuo do título. A melhor “cura” para este tipo de perda tem a ver com o ficarmos contentes e congratularmo-nos com os lucros que vamos conseguindo (razoáveis ou não dependendo da nossa percepção) e não tentar “espremer” cada cêntimo de ganho potencial no título em que investimos, pois arriscamo-nos a ver esse título recuar e “sofrer” uma perda de maiores ganhos.
A perda disfarçada acontece quando dizemos para nós: "Se eu não vendo, eu não perco dinheiro." Podemos dizer todos os “disparates” possíveis para nos enganarmos a nós próprios, mas aceitar a realidade é a única maneira de conseguirmos sucesso nos nossos investimentos. Se se cometeu um erro ou algo parecido e temos um título onde estamos a perder dinheiro, necessitamos decidir o que fazer. Se acreditamos no valor futuro da empresa onde investimos, a longo-prazo, talvez, seja boa altura para “esperar” ou para reforçar a nossa posição detida. Por outro lado, se acreditarmos que o título está a um preço (abaixo do da nossa compra) onde vai permanecer, mesmo a longo-prazo, será a altura para decidir o que fazer pois se ficamos à espera que recupere para valores próximos (ou acima) daquele que compramos estamos a perder uma oportunidade de investir esse dinheiro noutro título que nos pudesse dar algum retorno; e de dia para dia o nosso dinheiro desvalorizar-se-à.
Conclusão: ninguém quer ter (sentir) uma perda, mas se acontecer, não deixemos o nosso Ego influenciar na maneira mais adequada de actuar e tomar as decisões mais correctas. Na maioria das vezes, o melhor a fazer é cortar as perdas o mais rápido possível e pensarmos no negócio seguinte que aquele já pertence ao Passado. Perder... é normal!

Abraços.
EnglishMan

...

por englishman » 1/5/2006 3:29

Desejo a todos um bom início de semana com bons investimentos!

Cumprimentos.
EnglishMan
Anexos
WhyTradersLose.JPG
WhyTradersLose.JPG (65.39 KiB) Visualizado 1356 vezes
WhyTradersWin.JPG
WhyTradersWin.JPG (75.76 KiB) Visualizado 1359 vezes

...

por englishman » 1/5/2006 3:22

Já tenho aqui a actualização bem "fresquinha" e como referi no "post" anterior:

Em conclusão, mais importante do que deixar correr ganhos é não deixar um "trade" ganhador, passar a perdedor.

E foi o que aconteceu com a BRISA:
Fecho da posição acima do valor de compra.

COFINA:
Algumas compras o que colocou o preço de aquisição nos 3,81... fechou nos 3,96, abaixo da resistência dos 4,00/4,09. Veremos como inicia a semana...

3COM CP:
"Trade" fechado, visto não se ter confirmado o que interpretei graficamente... ao mesmo tempo, penso que tentei uma antecipação ao mercado que se mostrou prematura e o mais adequado seria esperar por sinais de confirmação da "figura" que estava a ver desenhada... A abertura em Gap down fez-me acelerar a minha saída deste título, apesar de ter tentado sair com o mínimo prejuízo possível, dentro da minha perspectiva.

Ora aí vai... com 24 dias dias do lado positivo.

Abraços.
EnglishMan

Nota: Pedia aos Administradores que, por favor, me apagassem o tópico anterior pois os "bonecos" estão errados... Obrigado.
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (32.68 KiB) Visualizado 1366 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (26.03 KiB) Visualizado 1361 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.27 KiB) Visualizado 1361 vezes

...

por englishman » 1/5/2006 3:12

Já tenho aqui a actualização bem "fresquinha" e como referi no "post" anterior:

Em conclusão, mais importante do que deixar correr ganhos é não deixar um "trade" ganhador, passar a perdedor.

E foi o que aconteceu com a BRISA:
Fecho da posição acima do valor de compra.

COFINA:
Algumas compras o que colocou o preço de aquisição nos 3,81... fechou nos 3,96, abaixo da resistência dos 4,00/4,09. Veremos como inicia a semana...

3COM CP:
"Trade" de Curto-prazo fechado, visto não se ter confirmado o que interpretei graficamente... ao mesmo tempo, penso que tentei uma antecipação ao mercado que se mostrou prematura e o mais adequado seria esperar por sinais de confirmação da "figura" que estava a ver desenhada... A abertura em Gap down fez-me acelerar a minha saída deste título, apesar de ter tentado sair com o mínimo prejuízo possível, dentro da minha perspectiva.

Ora aí vai... com 24 dias dias positivo

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (32.54 KiB) Visualizado 1376 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (27.75 KiB) Visualizado 1367 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.09 KiB) Visualizado 1364 vezes

...

por englishman » 28/4/2006 3:25

E já agora deixo os resultados da COFINA, pois fiquei admirado de ninguém se ter pronunciado sobre o assunto... parece que o "pessoal" anda todo em BCP´s, EDP´s e IMPRESA! :roll: :roll: E nada de COFINA... :roll: :wink:

Abraços.
EMan

Primeiro trimestre de 2006
Cofina duplica lucros para 2 milhões de euros
A Cofina registou lucros de 2,06 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, duplicando o resultado obtido no período homólogo do ano passado, divulgou hoje a “holding” de media à CMVM.

--------------------------------------------------------------------------------

Lucia Crespo
lcrespo@mediafin.pt

A Cofina registou lucros de 2,06 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, duplicando o resultado obtido no período homólogo do ano passado, divulgou hoje a "holding" de media à CMVM.

De acordo com o comunicado enviado à CMVM, a Cofina, detentora do Jornal de Negócios, atingiu um EBITDA de 4,3 milhões de euros nos primeiros três meses de 2006, o que representa uma subida de 11% face ao mesmo período de 2005.

Já o volume de vendas da "holding" apresentou uma variação negativa de 5,1% relativamente ao primeiro trimestre do ano anterior, com resultados de 3,1 milhões de euros nos primeiros três meses do corrente ano.

"A ligeira quebra das vendas das receitas foi influenciada negativamente pela descida de venda de produtos de ‘marketing’ alternativo, mas influenciada positivamente pelo contributo da publicidade, tanto no segmento de jornais, como de revistas, denotando algum crescimento neste mercado", salienta o documento enviado à CMVM.

A margem EBITDA situou-se nos 13,6%, um valor que compara com os 11,6% registado em igual período do ano passado. Enquanto a margem EBIDA do segmento jornais foi de 18,7% face a 16,9% em 2005, a margem do segmento revistas situou-se em 1,7%, que compara com uma margem negativa de 0,9% obtida no ano passado, influenciada pelo lançamento da revista "Sábado".

As acções da Cofina fecharam a subir 0,27% para 3,77 euros.

...

por englishman » 28/4/2006 3:19

Aqui vai uma actualização...

Há dias atrás escrevia:
Mais um dia... e mais uma actualização... e mais alguns erros que se vão cometendo...

E a seguir a um erro temos de flexibilizar e tomar, por vezes, decisões que não estavam na nossa "mente"...

E assim, desde esse dia (13 de Abril) todo o meu caminho foi alterado e flexibilizado... Chamo a atenção para a DISCIPLINA, novamente, pois se assim não for estamos destinados ao insucesso nos investimentos.
Um erro só pode ser resolvido por uma solução e não por outro erro... pensem nisto, porque parece fácil de deduzir e uma "verdade" que todos nós sabemos, mas na prática acumulamos erros... :idea: Este exemplo é tipíco dos erros facilmente realizados... comprar, ver que a cotação desce para além do nosso preço (neste caso até subiu durante alguns dias em que vendi parte da quantidade), nós esperarmos para ver se recupera e depois andarmos alguns dias a "desesperar", pacientemente... ou porque o título cai de de forma abrupta e nós ficamos "terrificados" não conseguindo dar a resposta adequada para a situação, ou porque o título cai mas não de uma forma que possa assustar, nós "reforçamos" acreditando na recuperação e os erros vão sendo cometidos... :idea: Umas vezes pode-se ter sorte... outras azar... :wink:
Em conclusão, mais importante do que deixar correr ganhos é não deixar um "trade" ganhador, passar a perdedor. :idea:

Quanto à carteira:
COFINA: Como não houve uma boa oportunidade de reduzir a posição antes e como os resultados estavam para sair, hoje foi dia dessa redução e estou agora com um preço médio de 3,77.

BRISA: Tudo na mesma...

Como andava a estudar uns títulos dos "States" acabei por entrar na 3COM CP depois de interpretar sinais de subida... o link do tópico é:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight=
A entrada foi realizada nos 5,67, mas com nova compra hoje fiquei nos 5,65.

Deixo os "bonecos"... e tal como prometido a resposta para a pergunta "Como ganhar dinheiro em Bolsa?"

Abraços e boas reflexões... :idea:
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (32.54 KiB) Visualizado 1418 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.09 KiB) Visualizado 1417 vezes
Win.PNG
Win.PNG (75.08 KiB) Visualizado 1417 vezes

...

por englishman » 25/4/2006 3:08

Para deixar uma actualização... rapidamente... :)

Mas não me esqueci e logo que possa cumprirei o prometido:
Como se ganha dinheiro em Bolsa? Eu já encontrei algumas respostas e depois colocarei aqui... claro que é em termos teóricos e para reflexão de cada um, mas penso que pode ajudar...

Em relação a este ponto:
Como objectivo principal para os próximos dias tenho a redução da exposição ao mercado e, especialmente, à COFINA...

Ainda não o fiz à espera de sinais fortes... positivos ou negativos, mas estou a arriscar-me a ter uma boa percentagem de perdas... :idea: Continuo bastante investido em COFINA...

Os únicos movimentos de hoje estiveram relacionados com as SONAE´s pois não "atam nem desatam" e o meu desejo de "libertar" capital para poder ser usado foi a razão principal do fecho das posições Longas... :idea:

Quanto à BRISA, depois dos 8.25/8.28 tinha o target nos 8.76... hoje fez 8.72... sessão bastante positiva (volume e percentagem de subida). Tudo na mesma quanto à minha posição... :idea:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (31.91 KiB) Visualizado 1466 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (27.75 KiB) Visualizado 1471 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.44 KiB) Visualizado 1468 vezes

...

por englishman » 20/4/2006 19:33

E já me esquecia de um facto muito importante para mim e que merece ser evidenciado: estou há 18 dias do lado verde o que eu acho ser muito bom, apesar de algumas coisas "menos positivas". :idea: :idea: :lol: :lol:

Abraços.
Até mais logo.
EnglishMan

...

por englishman » 20/4/2006 19:27

Continuação de percentagens positivas... que eu vou ver se me aguento acima da linha de água!!

E estive a ver isto "muito mal parado" na primeira sessão, após a Semana Santa... até pensava que era castigo por ter faltado aos meus compromissos, sem justificar tal...eheheheheheh... compromissos enquanto investidor/trader ou o que lhe quiserem chamar, claro. :) :lol: :wink:

Assim bastou faltar ao compromisso das "premissas" que tenho vindo a defender que isto quase que ia parar, outra vez, ao vermelho... valha-me Nossa Senhora... também tenho coração, caraças!! :) :lol:

Mas a razão da minha ausência teve a ver com o facto de (espero que ninguém utilize esta justificação em caso de faltas a compromissos :lol: :lol: ) andar à procura de respostas... sim, respostas... para o quê?
Tenho vindo a responder à pergunta "Como se perde dinheiro em Bolsa?" e queria obter a resposta para a pergunta contrária, pois não é só trocar os sim´s pelos não´s e já está :P :mrgreen: ... Isto é mais complicado do que parece e digo-vos já "do fundo do coração"... e da alma também... que este "osso é duro de roer". :roll: :roll: :lol: :lol: :idea:
Assim, em relação à resposta à pergunta:
Como se ganha dinheiro em Bolsa? Eu já encontrei algumas respostas e depois colocarei aqui... claro que é em termos teóricos e para reflexão de cada um, mas penso que pode ajudar...

Quanto a mim, tenho vindo a lutar pela "saúde" da minha carteira depois do erro cometido na COFINA e que talvez não esteja a fazê-lo da melhor maneira... mas à minha maneira... Eheeheheheh :lol: :lol:
Estou bastante investido neste título, com um preço médio de 3,81... esta é a minha preocupação para os próximos dias... :roll: :roll:

Quanto à BRISA, hoje subiu e eu despachei o que tinha, sem ganhar nem perder, mas tinha de aliviar o "sobreaquecimento" (exposição) da minha carteira e como tal decidi fechar o trade, que assim ficou nulo... No entanto, como os valores de referência são os 8.20 e os valores perto dos 8.28 voltei a comprar (agora uma pequena percentagem) BRISA, depois de ver que o volume tem vindo a subir e de ela ter andado acima dos 8.30, depois de alguma resistência nos valores perto dos 8.25/8.27... entrei a 8.30 (CFD=8,325). Depois caiu e voltou a ficar abaixo dos 8.28... não têm sido bons sinais estes recuos, mas o volume transaccionado num "range" apertado coloca a hipótese de interesse do lado "Bull"... a confirmar amanhã... :idea:

AS SONAE´s não "atam nem desatam" mas pelo menos não caem... e a SONAECOM tem sido suportada pelos valores perto dos 4.25... mudarei de ideias se houver fechos abaixo destes valores de forma consistente... Quanto à SONAE, temos os 1.37 e os 1.40... A MM50 dias está agora nos 1.3370... vamos ver o que vai sair daqui... :idea:

Como objectivo principal para os próximos dias tenho a redução da exposição ao mercado e, especialmente, à COFINA... :roll: :roll: :lol:

Ora aí vão os "bonecos".
EnglishMan
See You. :)
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (31.79 KiB) Visualizado 1518 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.35 KiB) Visualizado 1514 vezes

...

por englishman » 13/4/2006 23:19

Não era este que queria colocar... aí vai o gráfico...

Mais uma vez, Boa Páscoa.
EMan
Anexos
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.28 KiB) Visualizado 1578 vezes

...

por englishman » 13/4/2006 23:18

Mais um dia... e mais uma actualização... e mais alguns erros que se vão cometendo... :roll:

E a seguir a um erro temos de flexibilizar e tomar, por vezes, decisões que não estavam na nossa "mente"...
Tinha referido que tentei sair da COFINA no dia antes do dividendo, mas não o fiz... continuei dentro embora venha a reduzir e a aumentar a posição conforme a cotação vai evoluindo, porque acreditava na evolução ascendente da COFINA e não queria fechar por completo a minha posição... depois foi a suspensão e o dia de hoje... Embora com pouco volume começa a não haver agrado com a situação actual por parte de alguns investidores...e para além de continuar dentro, acumulei mais algumas colocando o preço nos 3,86 (esqueci-me de alterar na tabela) expondo-me em demasia a este título e onde o risco de perdas é grande colocando em causa uma rendibilidade positiva que está agora a formar-se... Ou seja, o erro foi em vez de diminuir a exposição ao título, como o fiz com a SONAE e SNC (acreditando nas subidas das mesmas) aumentei a exposição da carteira ao risco... de perdas... Claro que ainda tentei diminuir com uma venda a 3.89, mas vendo que não me satisfazia, comecei a pensar como aumentar a liquidez da minha carteira para estes dias, pois nem a BRISA nem qualquer dos outros títulos em carteira mostravam sinais... hoje o dia também foi muito fraco pelas razões que todos sabemos, mas ir de fim-de-semana com uma exposição superior a 80% não é bom, pois deixa-nos sem "margem de manobra" e...
Como tinha acumulado, da parte da manhã, um pouco mais de COFINA e depois como queria ter uma exposição menor, decidi vender a SEMAPA, pois era a única que estava do lado positivo nos ganhos. Não consegui acompanhar da parte da tarde e deixei uma ordem a 3.87 para que pudesse ser satisfeita... :roll: Isto não tem lógica, porque poderia ter vendido uma parte da COFINA a 3.87, 3.85, 3.86... até 3.83 que não fazia grande diferença em termos de percentagem... mas não! Comprei mais e fechei uma posição ganhadora... tudo isto porque errei... e quando erramos é difícil "contornar" a situação fazendo aquilo que menos queremos para nos adaptarmos aos novos "dados"... :idea:
Bem, para a semana há mais... :)
E com tudo isto consegui reduzir a exposição da carteira para os 60%... :roll: pelo caminho mais difícil, mas por vezes também é esse caminho que nos ensina mais... desde que não se prolongue em demasia, claro. :idea: :) :lol:

Abraços... e Boa Páscoa para Todos.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (31.56 KiB) Visualizado 1580 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (27.13 KiB) Visualizado 1585 vezes
Valorizações2006.PNG
Valorizações2006.PNG (20.68 KiB) Visualizado 1575 vezes

...

por englishman » 13/4/2006 1:27

ó Cali, "competir" foi uma forma de escrever(dizer) para o desafiar a colocar aqui no fórum (noutro tópico, claro) os seus sucessos e assim nos poder ajudar nesse caminho que todos almejamos: o do sucesso enquanto investidor (quer seja um "hobbie" ou não e cada um à sua maneira)... Para podermos competir e compararmos resultados teríamos que ter as mesmas condições... :wink:
Por isso lhe propus uma pequena conta (para não ter que mexer na sua e sentir-se pressionado pela situação) e ver o que pode fazer dela... Nada de surreal, penso eu! 8-) :idea: Mas já vi que não terei receptividade da sua parte... seria, talvez, mais fácil "arrastá-lo" para um bom jantar com umas meninas a servir, daquelas que apareceram no Bar do Caldeirão. Hum? Que tal?... Ehehhehehhe :) :lol: :mrgreen:

Sendo assim, lá se foram as aprendizagens... :roll: :)

Continuação de percentagens positivas... que eu vou ver se me aguento acima da linha de água!! :roll: :) :lol: :)

Abraço.
EnglishMan

por Cali » 13/4/2006 0:10

ó English, eu não quero competir consigo, homem... :) Eu não quero competir com ninguem. Fi-lo apenas na brincadeira, e durante uns dias , com o Jas. Depois a vida começou a correr-lhe menos bem, e eu deixei de lá aparecer, porque não simplesmente não queria dar a impressão que estava a defecar postas de pescada em cima do momento menos bom dele.
Não vou aceitar o seu repto porque é completamente despropositado. Ao contrário de si, eu faço questão de pagar contas com o lucro da Bolsa (por exemplo, a prestação da casa), ao longo de mais de uma década, e por isso 'obrigo-me' a ser o mais eficiente possivel, apesar de o meu metodo (ou falta dele) ser cheio de defeitos. Há cerca de 15 dias eu disse-lhe que tinha 32% de valorização de conta-titulos este ano. Neste momento está acima dos 40% Parece bom, não é? Mas não é! Sabe porquê? Porque tive em carteira a possibilidade de atingir os 60%, e porque cometi alguns erros primários, deixei-os fugir! É por isto que eu sou exigente comigo proprio, está a ver? Provavelmente sou maluco, mas é essa 'insanidade' que me impele a querer ser sempre mais eficiente, apesar de algo nervoso, ou menos organizado.
Não English, de forma alguma eu iria entrar em competições consigo. :)

PS - obviamente ninguem o obriga a acreditar na minha palavra, já que como diz, não me conhece, nem eu divulgo antecipadamente as minhas movimentações no mercado. o mais que poderia fazer era enviar-lhe um print screen do extracto de mais valias do meu banco, mas essa tambem não diz a percentagem, e nem eu quero que você fique a saber do incremento real no meu património. Portanto, acreditará se quiser... :wink:

...

por englishman » 12/4/2006 22:32

Olá, Vieira. :)

Pois, mas eu vou continuar a ler este post.

Não nos podemos esquecer que a performance do PSI foi conseguida a partir de duas OPAS, BPI e PT, das qual o English Man não teve nenhuma em carteira. Aliás, até entrou curto em BPI.

Também acho que, se ele tivesse mantido a maior parte das acções em carteira e não as tivesse vendido, estaria agora muito melhor. Deves gastar imenso dinheiro em comissões.

Como sabemos e concordamos os "ses" não servem para nos fazer sentir melhor, na bolsa... muitos os usam ao longo do tempo, mas não é esse caminho que nos leva a conseguir ter percentagens positivas de rendibilidade ou nos "trades" do dia-a-dia... até passa-se o contrário, pois quando vêm os "ses" já algo correu mal... os "ses" servem para nos desviarmos/fugirmos da realidade, do sofrimento, da dor que um "trade" ou uma carteira mal sucedida (com percentagens negativas) provoca... :idea: :roll:

Olá, Cali. :)
ó Vieira, mas ele está bem assim, que mais pode desejar? Eu cá adorava ser assim, pouco exigente comigo mesmo. Decerto estaria muito mais em paz com o mundo e com a vida.

Caro English, como disse atrás, deixo de participar no seu topico, porque não me parece que você esteja á procura de ajuda para melhorar os seus resultados de forma consistente, mas sim a desenvolver uma especie de hobbie para os tempos livres, no qual o fundamental não serão os objectivos, mas sim o prazer do exercicio desse hobbie. Você podia estar a jogar a feijões, que o gozo que tiraria da actividade seria o mesmo.
Como tal, e porque até aqui não tinha compreendido bem isso, deixo-o em paz, ok?
Reitero os meus votos de felicidades, e que a vida lhe permita manter essa sua tão caracteristica bonomia e descontração.

Meu caro colega da vida "desvairada" :) ... então acha que o querer atingir um melhor nível de disciplina é ser-se pouco exigente?? :roll: :roll:
Sim, isto para mim é um "hobbie" que levo muito a sério e que me dá muito prazer... ou acha que ando a pagar as minhas contas com os rendimentos da Bolsa?? :) :)
E já escrevi sobre os meus objectivos principais: melhorar e preservar o meu capital... olhe que não é um objectivo assim tão fútil quanto pareça à primeira vista. :wink:
Mas lanço-lhe um desafio e assim competir comigo e com a minha rendibilidade: Abrir uma conta de 2500 euros (como fez o nosso colega Quico) e colocar aqui as actualizações daquilo que consegue fazer... depois poderemos falar da possível ajuda que o Cali me possa vir a dar, com a sua experiência, porque até agora não sei nada de si, enquanto investidor... só que se enerva/irrita facilmente! :) :lol: Tenha calma, homem... :lol: Espero pela resposta... ao desafio, claro! Pode escolher a "mercadoria" com que vai "treidar"! :idea: :)

Olá, rteixe01. :)
Eu vejo sempre a carteira do English Man. Gosto da sua persistência e de ver quanto ele melhora a rentabilidade de dia para dia.

Uns dias melhora, outros dias piora... mas uma coisa é verdade: devemos tentar ser persistentes naquilo que investimos (emocionalmente) desde a família até à mais pequena coisa da vida, e não desistir... :idea:

Abraços aos três. :lol:
EnglishMan

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 469 visitantes