Caldeirão da Bolsa

EDP - 4,20 ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

comentário

por jotabil » 4/4/2006 10:17

Bom dia Caro Valente.

Tanta citação....mas olha que a EDP está mesmo a ir para baixo..vê lá os warrants que tens...as alavancagens ..para baixo....bem tu é que vês.
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por josecarlosvalente » 4/4/2006 9:23

:)

Estou firme, só não gosto é da conjuntura internacional, mais propriamente das últimas vindas do Irão.

Se saisse neste momento a minha carteira ficava com uma valorização de 10%, contra os 15% de antes. Estou tranquilo, à espera da Iberdrola e afins, dois meses é mais que suficiente.

Em relação ao Jotabil não há nada a fazer, por isso também não há muito a dizer. Só espero que ele começe a obter retornos o mais cedo possivel, de forma a ser um pouco menos desagradável. Enfim.. cada um é como cada qual. e Para o Jotabil deixo esta frase:
"Um homem de sucesso é aquele que consegue lançar uma fundação firme com os tijolos que os outros lhe atiram."
David Brinkley

Irei estar atento á EDP e se der sinais fortes de vida, como outrora, irei PENSAR em reforçar a um preço baixo para reduzir o meu custo médio e atingir o break even o mais cedo possivel. Mas como é uma estratégia arriscada, possivelmente irei aguardar serenamente. É o meu primeiro ano e estou a aprender muito a preparar-me para um futuro longo e de sucesso espero. Não tenho medo de errar, estou para isso mesmo. No final das contas, sempre errei menos do que as vezes que acertei.

"O conhecimento é um abrigo confortável e necessário numa idade avançada; e se não o plantamos enquanto jovens, não dará sombra quando envelhecermos."
Lord Chesterfield

Cumprimentos e BN

Registado: 6/2/2006 13:23

por The Mechanic » 4/4/2006 8:53

Bom dia ,

JVC , tu mantem-te firme que nem um pau !!!

...eu ontem não estive no mercado que tive de ir fazer coisas , e vocês deixam logo isto ir abaixo !!

Isto corrige ,mas já passa .

Agora que tem Warrants deve estar com os nervos em franja ...

Jo...ta...bil...,...deixa...lá...o rapaz...sossegado...não vês...que ...assim ...o deixas ...mais ...nervoso...
Se...os teus pontos ...fossem pontos...de gasolina...da Galp...já podias...comprar...a bicicleta ...

Um abraço ao dois,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

comentário

por jotabil » 3/4/2006 18:52

Óh Caro Valente

Estás a perder no warrant da EDP...está visto......e só tens 33 dias para o negociar...senão perdes o ganho todo....e hoje a coisa andou bastante para baixo......nem os teus conhecimentos da coisa financeira te valem....de resto o mercado na bolsa por vezes é caprichoso...e não obedece de forma estruturada às leis do mercado...pelo menos no range das nossas espectativas de pequenos investidores...
Tu mantém esses olhos bem abertos......senão lá se vão os ganhos.
Mas tu és o ás dos warrants....e estarás sempre a ganhar.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

in "Negócios"

por josecarlosvalente » 3/4/2006 17:09

"A Goldman Sachs subiu o preço-alvo da EDP de 2,82 para 3,43 euros por acção, para reflectir os resultados do exercício de 2005 e o potencial de crescimento resultante dos investimentos em energias renováveis e hidroeléctricas em Portugal, bem como a valorização do negócio no Brasil. A casa de investimento mantém a recomendação de «outperform» para os títulos da eléctrica.

O novo alvo representa um potencial de valorização de 5,8% face à cotação de fecho na sexta-feira, de 3,24 euros.

«Na nossa perspectiva, as alterações ao nível da gestão da empresa são positivas para as acções e poderão levar a alguma clarificação no curto prazo relativamente à estratégia da EDP, especialmente no que diz respeito ao gás – atendendo ao desejo do Governo de criar dois campeões nacionais, Galp e EDP, ambos concorrendo nos gás e electricidade», diz o «research» daquela casa de investimento.

Em termos de múltiplos, a EDP está a transaccionar-se a 8,2 vezes o EV/EBITDA previsto para 2008, em linha com as suas congéneres espanholas, se bem que ainda ofereça um potencial de subida de 6% (10% se tivermos em conta mais reduções de custos). Assim sendo, «mantemos a recomendação de "outperform", com uma perspectiva de cobertura neutral», refere a Goldman Sachs.

Os maiores contributos para a revisão em alta do preço-alvo foram os seguintes:

- subida da avaliação entre final de 2005 e final de 2006 em 0,26 euros por acção.

- incremento de 0,45 euros por acção devido às energias renováveis. Na sequência da aquisição da NEO, a EDP irá integrar o seu negócio das renováveis em Portugal, Espanha e França.

- mais 0,13 euros por acção devido ao negócio no Brasil, reflectindo a valorização do real e a evolução favorável do preço dos títulos da Energias do Brasil.

- diminuição de 0,23 cêntimos para reflectir a redução de investimentos financeiros e o aumento da dívida líquida e outros ajustamentos (provisões, minoritários e défice de tarifas por parte da Hidrocantábrico).

«Na sequência do programa bem sucedido de redução de custos da EDP na distribuição, completado em finais de 2005, acreditamos que poderá existir margem para mais melhorias de eficiência na geração de energia», salienta a Goldman Sachs.

A EDP seguia inalterada na bolsa, nos 3,24 euros – valor abaixo do novo preço-alvo da Goldman Sachs."

P.S. DOW entrei a um preço elevado no warrant e estou a perder nos warrants, mas como tive boas (que podiam ainda ter sido melhores) valorizações até agora decidi arriscar um pouco mais, porque tenho margem de manobra pelos ganhos que tive até agora. E como estou a aprender, não me custa tanto sair a perder nos warrants da EDP. Após algumas reflexões direi apenas ao caldeirão onde estou, e não irei mencionar preços de entrada nem de saida, mas direi quanto ganhei ou perdi em % do valor investido.
Jotabil o que eu sei, sabem todos os que estão atentos. Contas fáceis para quem percebe alguma coisa da àrea financeira, mas nem isso me vale pois a maioria dos investidores não tem esse conhecimento. De qualquer das formas vou aguardar pelo retorno mentalmente fixado (que pode vir a ser ajustado) ou vender daqui a uns tempos a perder.

Cumprimentos

In "Diário Económico"

por josecarlosvalente » 3/4/2006 17:02

"Portugal tem 7 das maiores empresas cotadas do mundo

DE com Lusa

A EDP - Energias de Portugal e o BCP são duas das sete empresas portuguesas que estão entre as maiores duas mil do mundo, segundo uma classificação da revista norte-americana Forbes.

A Forbes fez uma classificação da dimensão das empresas, tendo em conta as vendas, os resultados líquidos, os activos e o valor de mercado.

Assim, nessa lista que é liderada pelos norte-americanos Citigroup, General Electric e Bank of Americ, a primeira empresa portuguesa (EDP) surge em 435ª posição.

Depois, em 457º lugar está o BCP e só 55 posições abaixo surge a PT.

A Sonae SGPS aparece já depois de meio da lista, em 1101º lugar, à frente do BPI (1.114ª posição), da Brisa (1.536ª posição) e Cimpor (1.931º lugar).

No conjunto da lista, a Forbes refere que as vendas totais das maiores duas mil empresas do mundo subiram 10%, os lucros aumentaram 32% e a capitalização bolsista (medida do valor da empresa) cresceu 17%."

por DOW » 1/4/2006 0:48

JCV, só por curiosidade, a que cotação entrou nesse Warrant?

Registado: 29/12/2005 1:10

comentário

por jotabil » 31/3/2006 23:53

O que saberá o Valente ...que nós não sabemos...sobre a evolução do título da EDP?....Fiquei intrigado.
Fala em obscuridades para ficarmos de queixo caído....perante tanta argúcia mercantil...o homem tem-se farto de embolsar...e eu não acredito muito...porque as sua inquietações não são fundamentadas....limita-se a dizer que entra e sai....e já agora não te distraias com o novo warrant que adquiriste..faltam dois meses e seis dias..... e se agora a EDP corrigir dentro desse tempo... e depois lateralizar para intentar uma subida já fora do tempo de maturidade do refeirdo warrant?.....Ficas teso que nem um carapau.....depois de frito ao ralenti...num azeite fervente e sem remédio.....abre bem esses olhos e põe-te em guarda com gatilho sem folga.....e se for necessário vende mesmo com perdas.....ai meu valente do caraças!!!!!!
Estou a dizer sem ofensa....eheheheh.

cumps
Sun Tzu

por valves » 31/3/2006 21:51

Volto a repetir para evitarem os "relatos"...

heh ! heh! heh! agora estiveste bem Ulisses achei piada ao teu reparo :mrgreen: são novos deixa lá :P
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por josecarlosvalente » 31/3/2006 16:49

Já estou lá. Desta vez bem pode descer que eu espero 06/06 é o prazo da maturidade!

Para quem perceber, sempre são no minimo 109M de acções para 3%.

Obrigado pelo animo, lol :)

Não foi mau de todo, aprendi uma lição!

por The Mechanic » 31/3/2006 16:36

Na sequência de das conversas de ontem em relação à minha posição nos warrants da EDP e de eu ter vendido os warrants hoje de manhã. Tirei a conclusão que devo ouvir-me mais a mim e saber separar aqueles que realmente sabem do que falam, daqueles que não sabem do que falam. Infelizmente não aguentei os conflitos internos entre o que eu achava e o que os outros achavam e perdi 5% de ganhos, mas sem dúvida que estamos sempre a aprender e no caldeirão é mesmo assim aprende-se.

Abraços e BN

...meu amigo !! Ganhos nunca se perdem !! Ganhaste uma data de dinheiro , não foi ?! Vendeste ! Regozija-te com os ganhos ...
Não fiques a olhar para o que não ganhaste . Fica a olhar para o que ganhaste ! É lucro .
SE achas que vái subir , inicia um " novo trade " .
Não interessa se compraste uma acção a 10 , vendeste a 12 e ela agora está nos 14 . SE achas que vái aos 16 , compra e espera que ela chegue lá para celebrares mais 2 e nunca te chores pelos 2 que não ganhaste dos 12 aos 14 ...
...que a malta não adivinha não é ?!

Um abraço ,

The Mechanic

ps- Fonix !! Eu hoje é só posts "certinhos ", "cheios de juizo " ....até pareço uma pessoa !
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por JB05FLOP » 31/3/2006 15:35

JCV, acho que devemos seguir sempre aquilo que achamos, devemos porém preparar-nos muito bem antes de entrarmos em grandes investimentos. Os warrants são activos cuja compreensão requer algum estudo, são alavancados como os CFDs e futuros, mas têm um comportamento muito mais complexo e função de muitas variáveis. Eu felizmente tenho-me dado muito bem com warrants, não quero desmotivar-te, sugiro é que vás tomando posições virtuais, de forma a ires tomando o pulso ao seu funcionamento, paralelamente vai lendo o que puderes.
Assim que puder, envio-te o manual da Societé Generale, por MP, que acho que pode ser um óptimo ponto de partida.
Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável

Registado: 12/3/2005 13:06

por Menor_Valia » 31/3/2006 15:14

Saudações!!

josecarlosvalente Escreveu:Na sequência de das conversas de ontem em relação à minha posição nos warrants da EDP e de eu ter vendido os warrants hoje de manhã. Tirei a conclusão que devo ouvir-me mais a mim e saber separar aqueles que realmente sabem do que falam, daqueles que não sabem do que falam. Infelizmente não aguentei os conflitos internos entre o que eu achava e o que os outros achavam e perdi 5% de ganhos, mas sem dúvida que estamos sempre a aprender e no caldeirão é mesmo assim aprende-se.

Abraços e BN

Hummm... não sei se está de algum modo a implicar-me na sua frustração presente(eu fui dos que comentei o exagero de investir 40% da sua carteira em warrants) dado que eu nunca sugeri que devia preocupar-se excessivamente com esse warrant especifico, mas em todo o caso se a impossibilidade de ganhar um pouco mais o deixa tão idelicado para com os colegas do forum, já imaginou o que será quando estiver confrontado com enormes perdas causadas pelos warrants?

Um abraço,

JR

Registado: 3/12/2005 16:58

por josecarlosvalente » 31/3/2006 15:10

Vieira Escreveu:Só pra dizer (e não para relatar) que tava-se mesmo a ver que isto ia acontecer, bastava olhar para os COF's. :wink:

E agora a fundamentação, vulgo sumo: Olhando as deliberações da AG, saltam duas coisas à vista:

1) alteração do novo modelo de governação da sociedade;
2) a Iberdrola não meteu ninguem.

Consequências:
1) A alteração do novo modelo de governação é um dos passos para a desblindagem dos estatutos (recordo que uma das novas recomendações de corporate governance da CMVM é a não existência de entraves à entrada no capital) e possível consequente "pseudo" OPAS ou o que lhe quiserem chamar.
2) Ora se a Iberdrola não conseguiu meter ninguem, vai querer meter à força alguem, logo vai ter de reforçar tudo à bruta.

Ambas as consequências fariam a acção subir em termos fundamentais. É claro que as razões não interessam nada para as subidas, mas achei que devia amandar estas bocas com umas palavras de 10 euros :P

:) boa Vieira, eu pensava e penso o mesmo, e já fiz umas contas simples que indicam que tudo leva a querer que pelo menos durante umas semanas isto vai continuar assim e se abrandar, mais tarde ou mais cedo vai estourar de novo. Contas simples, contas muito simples, não com um cogumelo mas com uma calculadora e com algumas boas novas.

Abraço, também já estou dentro após ter perdido um ganho de 16% nos warrants por ter saido de manhã.

E não vou sair tão cedo mesmo que desça, porque eu agora sei que o que eu sabia estava correcto.

por vieira » 31/3/2006 14:47

Só pra dizer (e não para relatar) que tava-se mesmo a ver que isto ia acontecer, bastava olhar para os COF's. :wink:

E agora a fundamentação, vulgo sumo: Olhando as deliberações da AG, saltam duas coisas à vista:

1) alteração do novo modelo de governação da sociedade;
2) a Iberdrola não meteu ninguem.

Consequências:
1) A alteração do novo modelo de governação é um dos passos para a desblindagem dos estatutos (recordo que uma das novas recomendações de corporate governance da CMVM é a não existência de entraves à entrada no capital) e possível consequente "pseudo" OPAS ou o que lhe quiserem chamar.
2) Ora se a Iberdrola não conseguiu meter ninguem, vai querer meter à força alguem, logo vai ter de reforçar tudo à bruta.

Ambas as consequências fariam a acção subir em termos fundamentais. É claro que as razões não interessam nada para as subidas, mas achei que devia amandar estas bocas com umas palavras de 10 euros :P

Registado: 9/12/2005 18:40

por DOW » 31/3/2006 14:34

JCV, devemos sempre seguir as nossas opiniões e convicções e nunca nos deixarmos influenciar, mesmo que por vezes possamos errar, acima de tudo a ultima decisão é sempre nossa. Se vendeu foi porque também não estava 100% confiante na sua decisão, pelo que até fez bem em tomar essa atitude.
Eu estou no lado contrário, ou seja, ainda não entrei, nem penso entrar na EDP a estes valores, porque não estou totalmente convencido desta subida, mesmo vendo que poderia ter ganho muito se estivesse dentro.

Registado: 29/12/2005 1:10

por josecarlosvalente » 31/3/2006 14:00

Na sequência de das conversas de ontem em relação à minha posição nos warrants da EDP e de eu ter vendido os warrants hoje de manhã. Tirei a conclusão que devo ouvir-me mais a mim e saber separar aqueles que realmente sabem do que falam, daqueles que não sabem do que falam. Infelizmente não aguentei os conflitos internos entre o que eu achava e o que os outros achavam e perdi 5% de ganhos, mas sem dúvida que estamos sempre a aprender e no caldeirão é mesmo assim aprende-se.

Abraços e BN

por Ulisses Pereira » 31/3/2006 13:53

Volto a repetir para evitarem os "relatos"...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por aafrancis123 » 31/3/2006 13:46

Lindo!!!!!

lá vai ela a subir novamente :) :) :)
Felizmente ainda tenho EDP :) :)

Tive foi que vender um pouco da minha posiçao..com o susto ;)

Registado: 2/3/2006 12:34

por pvg80713 » 31/3/2006 13:02

e os tubaroes deram a volta...

Registado: 19/4/2005 11:11

por pvg80713 » 31/3/2006 12:46

Viera,
Tem razão, mas...
Nós não sabemos o que os tubarões vao fazer a seguir, obviamente pode ser comprar tudoaos pequenos e fazer subir, ou retirar as compras e fazer descer mais... portanto eu sai a 3,21 e só volto a entrar quando perceber melhor a rotina diária da EDP.

por vieira » 31/3/2006 12:36

É impressionante como os pequenotes estão já cheio de medo e a decarregar que nem uns aflitinhos (e os tubaroes a aproveitar) :P

Há 32 ordens de compra a 3,19 que fazem 3 milhões de acções e há 45 ordens de venda a 3,20 que prefazem 1 milhao. :wink:

Registado: 9/12/2005 18:40

por aafrancis123 » 31/3/2006 12:00

Bem...... 3.19 :oops: :oops:

Os nervos n aguentam tudo ......pelo que ....tb vou vender mais algumas !!!! :wink:

Registado: 2/3/2006 12:34

por pvg80713 » 31/3/2006 10:47

Teem estado a nascer ordens de compra a 3,2, parece que querem segurar a cotação. Se assim for quando pararem as vendas pode ser que recupere. Eu infelizmente não tenho nervos para isto e saí.

por josecarlosvalente » 31/3/2006 8:58

Boas,

Os warrants já foram á vida em tempo de indefinição as decisões valem ouro, por isso despachei-as antes que a EDP corrija, espero agora é que corrija e que possa entrar a um valor mais baixo.

Abraços e BN

P.S. Alguém está a ter problemas no big, no que toca a ver as cotações?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m.a.f.matos.69, novato, peterteam2 e 118 visitantes