Caldeirão da Bolsa

Estar no lado certo ou errado do Mercado ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por The Mechanic » 28/3/2006 14:36

...a propósito deste tópico e dos gajos dos baldes , veio-me à memória uma conversa que tive com Warren Buffet certa vez numa estancia de ski na Suiça .

As mulheres tinham ido esquiar e o Warren ( ainda me lembro como se fosse ontem ), sentado em cima de uma rocha que a neve não cubrira , diz-me :

" Ó The Mechanic , tenho pé de atleta ..."

Escusado será dizer que eu não me interessou a conversa e fui-me embora .

Mas isso a propósito de estar ou não do lado certo do mercado .
Acho engraçado quando olho para a Bolsa num dia deste em que até está tudo um bocado vermelho ( não sêi se será por o Benfica jogar hoje com o Barcelona ) e penso que há por aí muito boa gente que coloca stops aí 0,5 a 1 % , ou então na primeira tranche gorda de compras que estiverem nos cof`s .
Quando dão por ela , aquilo já desceu , já lá foi aos stops , já lhos comeu e já está a ir pra cima . E as pessoas depois perguntam-se : " ...mas porquê ?! porquê , Senhora !!? porque é que isto me está sempre a acontecer ?! "
Adivinhem lá !! ...porque eu mais não digo , senão vem aí os gajos dos baldes ...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por charles » 14/3/2006 21:56

lr todo o sector bancario subiu com a opa , o bes eu ja tinha dado a minha opiniao noutro post fica quanto a mim numa posiçao fragilizada., com as consequências que dai podem advir.

cumpt

charles
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

BES

por lr » 14/3/2006 21:50

Já agora, que se fala de opas e de estar do lado certo ou errado do mercado, porque é que ninguém fala do BES?
O que é que se passou para a acção subir assim, há algum rumor que me tenha escapado?
Não vejo aqui ninguém a falar desta acção, mesmo depois da subida de ontem. Será que a valor de 15 euros afasta o pessoal ?
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 10:46

por charles » 14/3/2006 21:01

Desculpe tê-lo tratado por mech até parece que a gente se conhece do dia a dia :) , essa parte da opa ser defensiva é uma boa visao é aquilo que eu costumo chamar de inversao de pensamento , por vezes necessario e que dá frutos, a ser ao contrário seria o fim da macacada, explica lá o que te leva a pensar isso, eu nao descarto é a hipotese de o bcp levar com uma opa estrangeira agora ser o bpi a opar o bcp, acho que até nem é possivel o bpi nao fica em "gestão" !

cumpt

charles
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por The Mechanic » 14/3/2006 20:44

...ah, na boa..

...ainda agora dizia ao Alex que às vezes as pessoas criam uma imagem tal umas das outras que se surpreendem quando estas tomam uma atitude contrária ao que estão habituadas.

Antes que perguntem tambem ...não ,não me correu mal o dia . O ano está-me a correr muitissimo bem .Entre Cofinas e Mota-Engil e outras que tais ...
Tenho TDU desde os 1,29 e comprei hoje BCP na expectativa de que vá subir , pois a OPA do BCP parece-me mais um movimento defensivo do que uma intenção real ( se calhar eles é que vão ser OPAdos ). Reditus andava olhar para elas há duas semanas mas não me decidi . Mas um gajo não pode ir a todas . Senão deixa de ser um gajo sério . :wink:

Isto dos Mercados ,foi só uma reflexão ...

Um abraço ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

Re: Estar no lado certo ou errado do Mercado ...

por charles » 14/3/2006 20:39

The Mechanic Escreveu:

Noutras alturas, parece que tudo em que tocamos " se transforam em ouro " . Cada tiro , cada melro .E convencêmo-nos que realmente percebemos disto ! Que está tudo controlado .

The Mechanic

mech dz-me em que alturas do ano é que isso do ouro acontece, que eu vou hibernar até lá :-k

ps. entretanto vou dando uns cursos e umas concultas sobre para onde vai o dax :lol:

cumpt

charles
Cumpt

por scpnuno » 14/3/2006 20:32

Depois deste post tão serio, tão compostinho, tão formal, até se poderia deduzir que o The Mechanic tinha vendido ontem, de uma assentada só, BCP, TDU e RED.
Não. Ele não vendeu. Verdade seja que por um motivo de peso, porque não tinha comprado. Em vez de BCP, tinha BES...para substituir a TDU tinha SCO e em vez de RED tinha Compta.

Pronto, não estava do lado errado do mercado. O tiro é que saiu ao lado...

Ainda por cima, com tanto mercado emergente, largou o Dax e foi para turbos da Papua Nova Guiné. A bolsa em causa fechou, estão a averiguar o que são turbos.....

Quanto ao resto, concordo em absoluto.

Abraços

PSP - (PSP - PS Privada - The Mech, já não consigo ler um post teu sem arranjar um motivo para um :P . Não leves a mal a brincadeira, Abração)

Registado: 6/11/2004 17:26

Estar no lado certo ou errado do Mercado ...

por The Mechanic » 14/3/2006 20:05

Quem já negoceia há algum tempo em Bolsa, deve ter-se sentido , uma vez ou outra e por uma razão ou outra , no " lado certo , ou errado ,do Mercado " .

Existem alturas em que , por mais experiência , conhecimentos técnicos , feeling ou quaisquer outros fundamentos que nos orientem para a forma de intervir nos Mercados ( seja investimento ou especulação ), nada dá certo . Parece que tudo é contra a nossa forma de agir e sentimos que ainda temos muito a aprender .Algumas vezes , a frustração é tão grande ( ...e o dinheiro perdido tambem...) que há quem abandone " as acções " com a solene promessa a sí próprio de nunca mais voltar ...

Noutras alturas, parece que tudo em que tocamos " se transforam em ouro " . Cada tiro , cada melro .E convencêmo-nos que realmente percebemos disto ! Que está tudo controlado .

Para voltarmos a descobrir que realmente não é assim .

Mas é a beleza do jogo . Que isto não passa de um jogo .Até no Poker há quem ganhe mais que os outros .Aqueles que tem mais experiência . Que já cá andam há mais tempo . Que aprenderam a ter paciência .E descobriram que no fim , só quem sabe mesmo o que está a fazer , que sabe que existem alturas em que se ganha e alturas em que se perde , é que por cá se mantem .E mantem-se porque descobrem que , se calhar , até se pode ganhar dinheiro em Bolsa . Esses são os que aprendem a jogar .Os outros continuam a queixar-se da sorte , dos tubarões , da macroeconomia , e tudo o mais que sirva para justificar o facto de não saberem o porquê de estarem do lado errado do Mercado ...

Um abraço ,

The Mechanic
- Aristoteles

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gioes, Google [Bot], m-m e 101 visitantes