Caldeirão da Bolsa

Profissão: TRADER

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ktm450sx » 13/9/2006 13:55

Em termos legais, ser trader profissional, que tipos de descontos se faz e o que se declara ? O que se ganha ? O que se perde ? Um ordenado fixo ?

Registado: 15/2/2005 16:56

Re: Salário

por Adi » 13/9/2006 13:38

JOSE DUARTE Escreveu:Em relação às outras regalias continuo a usufruir as mesmas durante este período, apesar de estar com licença sem vencimento.

Peço desculpas pela minha ignorância, mas o que significa "licença sem vencimento" ?

Registado: 3/5/2006 14:05

por Paulo_Alex » 13/9/2006 13:17

Já agora: se pediu licença sem vencimento, como é que reagiu o seu patrão / superior ao seu pedido?

a) Olhe, você lá saberá o que andará a fazer!

b) É pá, diga-me como é que se faz! Tou farto desta gente, quero é ir-me embora também!

c) Tá doido? Olhe que se vai estender ao comprido!

d) Outra reacção além das alíneas anteriores.

:wink:

Registado: 23/5/2006 11:26

por Paulo_Alex » 13/9/2006 13:11

Olá José Duarte.

Não me vou arrastar muito por aí além em comentários. Comecei em Ago/05 a jogar, e também eu pensei que podia viver daquilo, pois até dez/05 conseguia fazer quase tanto como o meu rendimento independente... Todos os iniciados como eu se iludem.

Mas não será este o seu caso.

Actualmente dou muita importância à AT, mas reconheço que nem sempre funciona. Aí louvo o parágrafo do livro 'Technical Analysis for Dummies' na pág 55:

"Even in the absence of the accasional historic event like 1929, in regular trading even the best indicators fail to work all the time. In fact, some of the best indicators work less than 50% of the time, and that's when conditions are normal! (...)"

A AT e o gestão de risco, isso sim, é que e o fundamental para nos aguentarmos aqui.

Queria só dar-lhe uma achega no respeitante aos 1500€.

O seu objectivo último deverá passar por conseguir tirar um rendimento bruto, que lhe permita, para além dos impostos, pagar um seguro de vida, p. ex., e fazer descontos para a segurança social.

Uma vez (em termos de recibos verdes), fiz uma conta, em que se quisesse pagar tudo o que é de lei, e se quisesse ganhar líquido x, teria de cobrar nos recibos verdes 2.28x, portanto mais do dobro. Parece mentira? Basta dizer que o seguro de acidentes de trabalho (para construção civil) que uma vez quis fazer no BES, me custaria mais de 300cts. por ano!!

Registado: 23/5/2006 11:26

Salário

por JOSE DUARTE » 13/9/2006 12:55

Keyser,

Em termos salariais o meu objectivo é tirar mensalmente 1.500€ (chega e sobra).

Em relação às outras regalias continuo a usufruir as mesmas durante este período, apesar de estar com licença sem vencimento.

Assim sendo só preciso de estar concentrado para os mercados financeiros.
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

por Arturian Gray » 13/9/2006 12:43

Boa sorte Duarte :wink:

Registado: 1/9/2006 17:44

Re: Um ano à experiência

por Keyser Soze » 13/9/2006 11:45

JOSE DUARTE Escreveu:Caros forenses,

No seguimento do tópico por mim iniciado, venho comunicar-vos que desde o inicio de Setembro e durante um ano vou estar a exercer a "profissão" de trader a full-time.

Vou também tentar colaborar mais com este forum, através da partilha de opiniões.

Bons negócios

qual vai ser o teu benchmark em termos de salário?
como calculas o custo de oportunidade?

as mais valias ano (em média) = 12(14) x salário liq + descontos segurança social (a trabalhar estás a poupar para uma reforma e tens cuidados de saude e acesso subsidio desemprego ) + tx depósito prazo sobre o dinheiro investido

Registado: 8/2/2006 17:32

por Cali » 13/9/2006 11:40

Sortudo... licença sem vencimento? :wink:

Registado: 9/12/2002 13:40

Um ano à experiência

por JOSE DUARTE » 13/9/2006 11:24

Caros forenses,

No seguimento do tópico por mim iniciado, venho comunicar-vos que desde o inicio de Setembro e durante um ano vou estar a exercer a "profissão" de trader a full-time.

Vou também tentar colaborar mais com este forum, através da partilha de opiniões.

Bons negócios
Saudações Alentejanas

Viver da bolsa

por Col » 27/2/2006 4:30

Também è uma ideia que me persegue hà algum tempo e a que vou resisitindo, por receio de um dia perder os meios de subsistência e por constatar que os negócios em bolsa deixam-me sempre insatisfeito, se tenho perdas, fui burro porque não devería ter perdido, por outro lado, se ganho podería ter ganho mais, portanto estou sempre arreliado comigo próprio e aconselhava calma ao amigo de Moura, porque no Bull è menos dificil ganhar, o problema è quando isto vira e pensamos que já não desce mais e elas continuam a cair.

Registado: 6/7/2005 3:58

por Dwer » 26/2/2006 23:44

nikopol Escreveu:
Desligo-me dos mercados por volta das 14:40-16:00.

Só acompanhas o forex europeu e a abertura de NY?
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Cali » 26/2/2006 23:34

bela dissertação, Nikopol. :) Concordo com algumas coisas, mas permita-me que lhe faça algumas perguntas: tem familia para sustentar? No dia em que a vida de trader lhe correr mal(esperemos que nunca...) tem quem o suporte financeiramente nas horas dificeis, ou em alternativa, tem um 'pé-de-meia' tão grande que lhe permita encarar descontraídamente a possibilidade de insucesso ou falencia, na sua actividade de trader? (e não vale a pena argumentar que essa possibilidade não está em cima da mesa, porque, como sabe, o que é verdade hoje amanhã pode não ser; o mundo está cheio de grandes traders falidos ou suicidados...).

Estas perguntas fazem sentido para analisar a sua abordagem despreocupada e desstressada á actividade de trader. É que é certo e sabido que esta actividade, enquanto profissão, é vista universalmente como uma das mais desgastantes que existem...

por nikopol » 26/2/2006 23:18

Não é bem assim ... como se pode dizer que o trading a sério é despojado de um certo Stress ? envolve responsabilidades monetarias eu não confiaria um centimo a um gestor que afirma que não tem Stress...

Se eu pensasse entregar capital a um trader, independentemente de ter stress ou não, ele tinha de garantiar que geria
o meu dinheiro da mesma forma que geria o dele e tinha de mostrar o "track record" dos seus ultimos 500 negocios.
(claro que um trader que fizesse negocios com quantidades "mickey mouse" seria excluido).

Sobre o "meu" stress como trader:
Desligo-me dos mercados por volta das 14:40-16:00. No final do dia já não consigo lembrar-me com exactidão daquilo que fiz no inicio
da manha e não tenho a minima preocupação com o que irá ocorrer no dia seguinte. Neste momento, não consigo lembrar-me dos negocios feitos
antes de quinta-feira. Tenho de confessar que por vezes esqueço-me tambem do valor exacto do saldo da minha conta. Tenho uma ideia
aproximada do valor, mas não me preocupo em estar sempre actualizado. No meio de um negocio, nunca penso no dinheiro que estou a ganhar
ou a perder; só estou preocupado com o "local" e "altura" onde irei fechar o negocio. Faço muitos negocios ao longo da semana e não dou
particular importancia a nenhum deles, sejam eles perdedores ou ganhadores.
(Nota: tenho registos pormenorizados de todos as ocorrências nos mercados, dos negocios feitos e de tudo que deveria ter feito;
todos os dias escrevo duas páginas no meu bloco de apontamentos e começo a tomar notas antes das 06:00 da manha. Tenho uma pilha
de blocos acumulados ao longo destes anos)

Os mercados não são uma ciência exacta,o grau de incerteza é elevado.É esta incerteza que provoca o stress.

O mercado é perfeito.
Quem não aceitar este facto, não tem futuro neste negocio.
Todos os movimentos que o mercado faz, mesmo os mais pequenos, têm uma razão de ser. Todos os movimentos do mercado são o
resultado de acções de individuos que pertencem ao mercado.

O mercado é como a sociedade. Se não aceitar-mos que a sociedade é perfeita e que tudo o que acontece tem uma razão de ser,
apesar das grandes injustiças que existem, nunca iremos conseguir usar a sociedade em proveito próprio e provavelmente seremos rejeitados.

Normalmente, um trader ganha dinheiro, depois perde, depois ganha muito, depois perde algum, depois perde muito, depois volta
a ganhar, depois ganha durante muito tempo e julga-se invencivel, depois perde muito, e depois volta ao inicio.
A maior parte dos traders nunca sai deste ciclo "stressante".

Acredito que um trader que esteja disposto a evoluir e a ir até ao fim, irá mais tarde ou mais cedo, quebrar este ciclo.
No meu caso pessoal, houve um momento na minha vida como trader em que tive a certeza absoluta que iria sempre
recuperar o dinheiro que tinha perdido e ganhar ainda mais.
Nesse momento, o stress associado ao medo de perder desapareceu. E sem stress, comecamos a ver coisas que nunca tinhamos reparado.

Os meus melhores negocios são aqueles em que perco dinheiro. Ou melhor, os meus melhores negocios são aqueles que perco pouco dinheiro.
Não digo isto porque sempre que se perde existe a oportunidade de aprender algo novo, mas porque sempre que perco pouco dinheiro
é porque tive a humildade para aceitar que o mercado tem sempre razão, percebo que algo mudou na estrutura do mercado ou que fiz asneira,
e tenho a coragem de fechar a posição antes da stop-loss ser atingida.

As duas principais características da personalidade de um bom trader devem ser, na minha opinião, a humildade e a paciência.
A humildade permite ao trader limitar as perdas inevitaveis neste negocio, aceitando que mercado tem sempre razão.
A humildade permite ao trader não cometer os dois erros clássicos da especulação: abrir posições contra uma tendencia
e não fechar rápidamente posições perdedoras.

A paciência permite ao trader ganhar dinheiro, isto é, esperar quieto pelo momento exacto em que o rácio reward/risk é maximo,
e abrir posições somente nesse momento. Se existir paciência, o dinheiro vai começar a entrar mais tarde ou mais cedo.

Tenho lido neste forum discussoes sobre o que é ser um bom trader.
Para mim, um trader com 10% de rentabilidade pode ser bem melhor que um com 100%. O unico critério de sucesso de um trader é a consistencia.
Por consistencia, entendo a capacidade do trader extrair dinheiro do mercado, sem correr grandes riscos, e qualquer que seja a condição
do mercado. Um bom trader terá de extrair dinheiro de mercados bull/bear/sideways, com pouca volatilidade, com muita volatilidade, faça chuva, ou faça sol, etc, etc.

A maior parte dos traders só consegue ganhar dinheiro num tipo de mercado (normalmente com uma forte tendencia).
Claro que muitas vezes devolvem esse dinheiro quando o mercado muda de feitio. E devolvem esse dinheiro, que foi na realidade dado e não ganho, com juros.

Acho que especulaçao feita pelo pequeno trader que não tem o capital nem os conhecimentos dos "big players", só é possivel por 3 razões:

1) Os "big players" não estão distribuidos uniformemente ao longo da linha de preços, nem ao longo do tempo.
2) A multidão tem uma certa "trend inertia", isto é, depois de uma multidão começar a andar, demora sempre um bocado a parar,
e muitas vezes só pára depois de encontrar um(s) "big player(s)" vindo(s) na direcção oposta.
3) Existem sempre uma quantidade de parvos na multidão que estão dispostos a comprar caro, isto é, serem os ultimos a comprar.

Para mim, a unica maneira do pequeno trader ter sucesso é ser um parasita do "rebanho", isto é, ser um parasita da multidão
que não tem a minima ideia para onde se dirige o mercado. A multidão oscila entre os "big players";
o pequeno trader aproveita a "viagem" dada pela multidão.

A paciência permite ao trader esperar pelo momento exacto em que a multidão de bulls (ou bears) percebe que vai ser derrotada
por um(s) "big player(s)", e começa a fugir em debandada e em panico. É nesse preciso momento que o trader deve atacar,
pois esse movimento em fuga é o mais determinístico dos movimentos da multidão e a probabilidade de sucesso é a maior.

O pequeno trader limita-se esperar por uma multidao derrotada e em fuga, ataca rapidamente e sai quando a multidão parar cansada ou
encontrar outro(s) "big player(s)" que a faça parar.

Gosto sempre de recordar as paravras do mestre Sun Tzu:
... and therefore the victories won by a master of war gain him neither reputation nor merit (...)
for he wins without err; he conquers an enemy already defeated (...) therefore the skiful commander
takes up a position in which he cannot be defeated and he misses no opportunity to master his enemy

Nikopol
PS: Sou um full-time intra-day trader no EUR/USD spot; sou totalmente "discretionary" e os meus rendimentos provêm unicamente da especulaçao.
Peço desculpa pelo inglês/erros existente(s) no texto.

Registado: 31/1/2006 14:02

por Cali » 26/2/2006 23:14

vocês simplesmente não olham para os banners publicitários do forum que visitam todos os dias, pois não? :roll:

por Tecnoboy » 26/2/2006 22:57

lagosta Escreveu:Boas,

Já que foi aqui mencionado, e o mesmo já me anda a rolar nas ideias, pergunto:
cursos de AT? que entidades ministram esses cursos?
Onde recolher informações?

Obg

Podes sempre poupar o teu dinheirinho indo a:

http://www.traderslibrary.com/free -> metes lá um e-mail válido e dás.lhes o teu nome e morada e passado umas semanas recebes em casa os livros que ai escolheres, plo menos uns 2 ou 3 custumam ser de AT e até nem são maus...

Podes tambem pesquisar na net que ha muita informação e exemplos gratiutos. :)

Espero que esta info. te ajude !

Cumprimentos

Registado: 10/12/2002 0:26

por vieira » 26/2/2006 22:56

Também gostava de tirar um curso de AT. Aquilo que vou aprendendo por aqui e em alguns sites da net ainda são pontas soltas :|

Registado: 9/12/2005 18:40

por lagosta » 26/2/2006 22:05

Boas,

Já que foi aqui mencionado, e o mesmo já me anda a rolar nas ideias, pergunto:
cursos de AT? que entidades ministram esses cursos?
Onde recolher informações?

Obg

Registado: 23/8/2004 12:32

por Tecnoboy » 26/2/2006 15:20

Midas Escreveu:A profissão de trade claro que envolve riscos, mas qualquer actividade hoje em dia os envolve. Se forem construir um negócio isso envolve risco, um emprego nos dias de hoje, em que 70% do trabalho é precário também os envolve, por isso penso que a actividade de trader envolve tanto risco como qq actividade hoje em dia. Mas ao ser traders, têm de trabalhar por dia as 8 horas na mesma, estudando os vários mercados, aperfeicoando a sua propria maneira de investir, pq afinal é o seu negócio, a sua actividade e como tal terá de trata-la como tal. Os portugueses é que são educados desde a escola primária a não serem empreendedores, a trabalharem para terceiros, por isso esta reticência em avançar para a realização profissional e deixam-se andar em actividades que detestam e lhes provocam mal estar apenas pelo medo do risco, de arriscar. Nos USA foram criadas mais de um milhão de novas PME num ano, têm outra mentalidade, por isso em poucos anos vieram de uma recessão e elevada taxa de desemprego para o que se vê agora... Se querem arriscar força, sejam empreendedores, para vosso próprio bem e do país.

Yep, a mentalidade cá da gentinha em Portugal é mesmo essa, é virarem-se pros filhos e dizerem:

- "Estuda pa ver se arranjas um bom emprego por conta de outro que é mais seguro !"

- "Não te metas num negócio teu, vê só o que aconteceu ao ... ( ... = teu familiar / teu conhecido / aquela figura pública / teu amigo / etc... )"

- "Vê lá se esses negócios em que te andas a meter não é nada de ilegal..."

- "Vê lá, olha que isso tem muitos custos, os sunk-costs são exageradamente grandes, nunca irás vingar !"

- "Tens muitas ideias, és um ideota, nunca irás a lado algum..."

- "Meu filho, não te metas num negócio, porque os pais querem continuar a dar-te como dependento no IRS para receberem €5 por ano de abono de família a mais..."

:evil:

Assim o país não vai a lado nenhum e o mal começa plos pais que não insentivam os filhos a terem espírito empreendedor e ainda o "cancelam" quando os filhos o tem... :(

Durante anos a mentalidade de pais portugueses que trabalhavam em companhias com +- bons salários, trabalhos efectivos e bons planos de saude era conseguirem cunhas pra lá meter os filhos quando estes fossem maiores de idade, conheço inúmeros casos em: Função Pública, Portugal Telecom, EDP, CTT, etc...

Enfim, espero que daqui pra frente mude !

Cumprimentos

Registado: 10/12/2002 0:26

por Midas » 26/2/2006 14:58

A profissão de trade claro que envolve riscos, mas qualquer actividade hoje em dia os envolve. Se forem construir um negócio isso envolve risco, um emprego nos dias de hoje, em que 70% do trabalho é precário também os envolve, por isso penso que a actividade de trader envolve tanto risco como qq actividade hoje em dia. Mas ao ser traders, têm de trabalhar por dia as 8 horas na mesma, estudando os vários mercados, aperfeicoando a sua propria maneira de investir, pq afinal é o seu negócio, a sua actividade e como tal terá de trata-la como tal. Os portugueses é que são educados desde a escola primária a não serem empreendedores, a trabalharem para terceiros, por isso esta reticência em avançar para a realização profissional e deixam-se andar em actividades que detestam e lhes provocam mal estar apenas pelo medo do risco, de arriscar. Nos USA foram criadas mais de um milhão de novas PME num ano, têm outra mentalidade, por isso em poucos anos vieram de uma recessão e elevada taxa de desemprego para o que se vê agora... Se querem arriscar força, sejam empreendedores, para vosso próprio bem e do país.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Cali » 26/2/2006 0:03

ok. Se começaste há 4 anos já tens mais algum tempo de experiencia, mas... ainda não apanhaste um unico periodo negro. Há cerca de 4 anos foi quando o mercado começou a recuperar do desastre anterior. Eu tambem nunca tinha vivido um periodo de quedas na bolsa, antes de 2000 - 2001. Antes disso, tudo era fácil. Fiz pipas de massa, porque era inconscientemente optimista: entrava de cabeça em tudo o que mexia, e alavancava como gente grande. Depois, quando veio a desgraça, espalhei-me ao comprido, e aprendi a ter medo. Agora, infelizmente tenho medo a mais, mesmo quando não devo ter. Nunca mais ganhei pipas de massa como dantes. Vou ganhando sempre, mas devagarinho...que tenho pressa! :wink:. Demorei mais de 3 anos a recuperar o que tinha perdido em cerca de um ano, mas agora digamos que... já estou em novos máximos pessoais.
Tambem passei pela fase de querer largar tudo para ser trader, especialmente porque me sinto profissionalmente insatisfeito. Felizmente, acho que me curei dessa 'doença'.

por JOSE DUARTE » 25/2/2006 22:18

Caro Cali,

Esqueci-me de dizer que começei nestas andanças à sensilvemente quatro anos.
Resta referir que não vivo dos rendimentos obtidos na bolsa, pois tenho o meu emprego.

por Cali » 25/2/2006 18:26

Começaste a sério em Setembro/Outubro de 2005, José Duarte? Isso explica quase tudo. Era preciso isto começar a acontecer de novo para eu acreditar que estamos a entrar num periodo de Bull Market já maduro. :wink:
É o periodo do regresso de todas as ilusões!
A tua ilusão é recorrente, regressa com cada periodo altista, e vai-se embora quando começares a perder a doer. sim, porque ou tu és um dos 'eleitos' (o que ainda é muito cedo para dizer), ou vais mesmo perder a doer, mais dia menos dia, mais ano menos ano. E depois... vão-se as ilusões.
Eu tambem queria ser trader a tempo a inteiro. Mas sei que não posso. Se calhar até consigo, mas não posso. A minha sanidade fisica e mental fala mais alto do que a possibilidade de ser muito bem sucedido nesse desafio.
Quando tiveres um rendimento certo ao fim do mês, que te permita dedicar a maior parte do dia ao 'vicio' de ganhar dinheiro na bolsa, mas sem o a carga aniquilante de 'ter que' ganhar dinheiro para viver, então pensa nisso, ok?
Felicidades!

por Barra » 25/2/2006 17:53

Boa comparação Xico !!!

Registado: 19/10/2004 19:26

por ChicoAtento » 25/2/2006 14:37

(Ter "stress" é um sinal claro de falta de confiança/competencia)

Não é verdade que ter stress signifique necessáriamente falta de confiança/competência. O stress bem gerido é ... digamos ... como a excitação no sexo: fundamental para um bom desempenho, mas se em excesso, aí sim, pode levar ao "entornar-se o caldo" e tudo acabar mais rapidamente do que o desejável.
Saudações cordiais.

Registado: 8/6/2005 22:26

por guernica » 25/2/2006 13:04

Bom a minha opinião, e experiência, é que não se deve viver exclusivamente a pensar em rendimento proveniente do mercado de capitais (salvo a excepção de se ter muito dinheiro (estou a pensar num valor disponivel, mínimo, à volta dos 250.000 €). Acorda-se para essa realidade, necessariamente, quando o mercado entra em momento de quebra e não conseguimos manter rendimentos constantes, designadamente para fazer face a necessidades de satisfazer dividas, nomeadamentne para satisfação de margens (que por vezes já estão exageradamente alavancadas).
Porém, admito que haja traders de sucesso. Mas muito, mas mesmo muito, cuidado, porque o que o mercado dá um dia também leva.
Saudações forenses.

Registado: 17/6/2005 19:43

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, m-m, Masterchief e 58 visitantes