Trading 2006 (EnglishMan)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 25/3/2006 0:33

Hoje o ACASO esteve do meu lado e colocou-me a carteira em "terreno positivo"... 0,09%. :lol: Espero que tenha estado do vosso lado, também.

ALTRI: Reduzi a posição e exposição ao título, pois não me sentia "confortável" com tal e fechei a 3,12 metade da quantidade em carteira. Fechou acima dos 3.13 o que representa um bom sinal, embora o volume tenha sido pouco significativo... veremos se a próxima semana nos traz novidades. 8-)

BPI: A subida deu-se e a posição continua aberta para o fim-de-semana. O 1º objectivo foi atingido e como tal, coloquei um trailing-stop nos 5,85 para assim assegurar alguma percentagem de ganhos caso haja queda... :idea:

Hoje foi um dia difícil para novas escolhas pois acompanhei o mercado já tarde e não realizei aquilo que tinha projectado pois já ontem, tinha pensado em dois títulos para possíveis entradas: CIMPOR e SEMAPA.
CIMPOR, porque a tendência é claramente ascendente e perspectivo novos máximos... estava à espera de um fecho acima dos 5.47 depois de ter deixado para trás a oportunidade de entrada, após a quebra os 5.14 e dos 5.31, valores de referência para mim... sim, já a tive em carteira mas um stop mal colocado fez com que o mesmo fosse activado nos 5.00.
Mesmo assim, e com a sessão de hoje com bom volume e um novo máximo fiz a minha entrada a 5,52 (CFD´s)...
SEMAPA, porque quebrou os 8.50 e a minha intenção era de uma entrada forte com a confirmação da cotação acima dos 8.50, mas não foi possível apanhá-la no início do sentido ascendente e quando olhei para ela ia já acima dos 8.80! :roll: Depois retrocedeu como se podia esperar (ou não) porque havia os 8.75 como máximo... foi o preço a que entrei, mesmo no anterior máximo e ao contrário do que tinha projectado, com uma "pequenina" quantidade para o caso de ela se lembrar de fazer novos máximos... o meu "target" para um movimento de alta são os 9.50. :idea:
Conselho para futuros "trades": Mesmo que dê resultado, não é aconselhável fazermos aquilo que não estava projectado... se não se conseguiu fazer aquilo que se pretendia, o melhor é aguardar por uma outra/nova oportunidade...

Abraços e BOM fds.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (28.88 KiB) Visualizado 1862 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (23.86 KiB) Visualizado 1855 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.99 KiB) Visualizado 1854 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por englishman » 24/3/2006 0:44

Cali escreveu:
E quando se tem um titulo em carteira porque se tem fé que a coisa ainda se vai compôr, é meio caminho andado para o desastre.

Nem sempre é assim e às vezes compõe-se mesmo... :wink: :) Não digo que seja pela fé mas sim pelo acaso, pela aleatoriedade dos movimentos das cotações aliada à irracionalidade dos comportamentos dos investidores.
Ou seja, mesmo que a nossa estratégia seja bem delineada, de forma objectiva e racional, devemos contar também com uma "coisa" a que se dá o nome de ACASO. Assim, podemos afirmar que o sucesso ou insucesso de um investidor pode ser conseguido de forma casual, ao contrário, do que ele possa estar a pensar... que a sua estratégia é que é boa ou má.

Hoje o "acaso" esteve do lado do Cali e não do meu... :idea:

ALTRI:Tudo na mesma mas começo a ver algumas dificuldades para passar os 3.13. Neste momento, é o título com mais peso na carteira e devo tomar uma nova decisão nos próximos dias, ou já amanhã, quem sabe.

BPI: Começou a subir e já está a cotar nos 5.75... veremos se continua a escalada para valores superiores.

SONAECOM: Não há muito a dizer... o stop foi activado logo na abertura e eu nem vi... 8-)

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (26.04 KiB) Visualizado 1908 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (23.36 KiB) Visualizado 1901 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (6.13 KiB) Visualizado 1897 vezes

...

por englishman » 23/3/2006 2:55

Olá, Cali... baseei-me num rumor, é verdade, mas também numa vontade do mercado e quando olhei achei que era uma oportunidade de ganho num curtíssimo prazo. Eu também estava de olho nela pois tinha quebrado os 3,94/3.95 e estava para entrar longo hoje, visto a subida não ter sido bastante grande e iria fechar acima dos 3,95, como fechou... mas foi um fecho diferente. :? O que já não me deu vontade nenhuma de entrar Longo...

Odeio ter titulos a perder, em carteira. Para isso já me chegou um já longinquo passado.

Quanto às perdas temos de aceitá-las e não são um problema... o problema é perder mais do que ganhar :idea: :roll:
E delinear a estratégia para perdermos o menos possível... a minha estratégia está delineada para a SNC e só uma abertura em GAP, acima dos 4.02, me faz perder mais do que aquilo que já me predispus a perder... também é aí que quero chegar: saber quanto vou ganhar ou perder num "trade" (aqui quero perder 2 cêntimos), mas ver se ganho 10/12 cêntimos num primeiro passo... :wink:

Abraços.
EnglishMan

por Cali » 23/3/2006 1:58

e pronto... quando deverias ficar quieto e aproveitar uma evental queda na SNC para entrar longo, resolves de novo virar as probabilidades contra ti, e entrar curto na SNC, numa epoca bull do titulo e do mercado, e baseado em coisa nenhuma a não ser um 'rumor' que nem chegou ainda a ser isso, sobre a PT. Se tiveres sorte, esperas um ganho de 4%. Se tiveres azar (e as probabilidades ainda jogam contra ti), a SNC volta para cima dos 4,02 logo na abertura, e encaixas mais um prejuizo.

Não te desejo boa sorte, porque estou longo na SNC, e hoje já apanhei um susto do caraças, porque não fui a tempo de as largar antes do tombo. Ao contrário do que eu advogo, para amanhã estou apenas agarrado á FÉ de que a SNC retome de imediato a tendencia ascendente. Odeio ter titulos a perder, em carteira. Para isso já me chegou um já longinquo passado. :wink:

Registado: 9/12/2002 13:40

...

por englishman » 23/3/2006 1:28

Um Olá para o Vieira e Cali... e para todos os que visitam este tópico. :P

Obrigado pelo contributo dos dois para o meu tópico e espero que não seja a última vez que os vejo por cá... :) Bons investimentos para os dois... :wink:

Quanto a mim, penso que este tópico não teria qualquer aplicação (nem para mim) se eu viesse para aqui apresentar percentagens de ganhos cada vez maiores (por perícia ou simplesmente pelo acaso) em que preponderava uma visão da minha pessoa como um investidor de sucesso, mas unicamente pelos resultados... e o processo para lá se chegar ninguém ficava a saber... e depois??!!! Ehehehheheh

Claro que vocês não sabem, mas a finalidade deste tópico é fazer com que alguém venha OPAR a minha carteira! :lol: :mrgreen: :lol:

Agora a sério, é verdade que não tem sido um início favorável para a minha carteira com muita "trapalhada" pelo meio (como diz o Cali, com "pura azelhice" da minha parte) e não se trata de sorte ou azar como vocês acabam por referir nas vossas palavras:
Tem sido muito azar junto (os curtos no BPI, os stops não colocados, os longos em vez de curtos, etc).

Boa sorte, English ! Bem precisas...

É certo que iniciei-me numa nova forma de investir: os CFD´s e isso causou alguma "perturbação" que acaba por ser normal em qualquer processo de mudança mas do que se trata mesmo é uma coisa tão imprescindível como a DISCIPLINA e é ela que faz com que qualquer um possa ser um investidor com percentagens positivas... mas eu digo positivas (ou pelo menos neutras) em qualquer "ambiente" de mercado, ou seja, quer ele esteja Bull ou Bear e é isso que pretendo: fazer "trading" com resultados positivos/neutros ao longo dos anos (de forma consistente) preservando o capital investido. :idea:
E este caminho tem vindo a ser construido e espero vir a ter os meus "profits" num longo (curto :) ) prazo. :idea:
Mas para não me alongar mais, por agora :) deixo um texto que escrevi há algum tempo e o qual quero seguir e que começa por uma pergunta à qual eu respondo: SIM!! :idea: :)

Disciplina = Sucesso?
O "jogo" psicológico que se estrutura na mente de cada investidor pode ter um papel maior e mais importante do que a técnica escolhida ou qualquer outro detalhe associado à prática de negociação em bolsa. A disciplina é apenas um atributo das nossas características psicológicas, mas em negociação bolsista parece ser o factor psicológico mais importante, podendo afectar o sucesso de um investidor. Há quatro componentes da disciplina que se acredita serem absolutamente essenciais quando se investe em bolsa:
1) treino e prática – O investidor bem sucedido está sempre envolvido em formação/educação bolsista (o autodidactismo também se insere neste tipo de instrução), no treino e na prática, para que as suas capacidades de tomada de decisão sejam continuamente trabalhadas e possam adquirir um carácter “automático” comparado a uma máquina mas com o benefício do julgamento/pensamento superior do ser humano. O investidor de sucesso nunca descansa “à sombra da bananeira” (pelo contrário, torna-se dinâmico e audaz) nem aceita a possibilidade de que as suas capacidades de negociação (em constante aperfeiçoamento) estão no “auge”, ou seja, que sabe tudo.
2) controlo comportamental - O investidor bem sucedido tem um poder extraordinário de controlo do self (de si próprio). Nunca deixa as emoções tomarem conta de si quando entra (ou quer entrar) ou sai (ou quer sair) de um negócio. O investidor disciplinado e controlado é, na maior parte das vezes, imune ao pânico e não se deixa cair em euforias quando o investimento realizado está a ser, exactamente (ou melhor), aquilo que foi pensado e pretendido. O estado emocional de um investidor deve ser o mesmo nos dias em que se ganham 500 euros, tal como nos dias em que essa quantidade é perdida duas vezes.
3) regras – no seguimento do último ponto e que está directamente relacionado com a disciplina, é o conjunto de regras de sucesso desenvolvidas (sejam elas quais forem e nas quais o investidor acredita) que devem ser seguidas “religiosamente” quando se é um investidor de sucesso. Se um esquema de negociação em funcionamento ditar que um negócio deve ser fechado a um determinado preço, mesmo que o investidor ache que pode alcançar níveis superiores na cotação (e consequentes níveis superiores de lucros) fechará esse negócio, imediatamente, no preço estipulado e não esperará muito mais tempo para o concretizar.
4) punição - a componente final mas também essencial da disciplina é a confrontação do investidor com um mecanismo de auto-punição, aquando da prática da sua estratégia de negociação. Se o investidor quebrar as regras determinadas por si, a racionalidade passará a ser controlada pelas emoções e a capacidade de controlo será posta em causa. Deste modo, o investidor perde o “fio à meada” e as perdas serão inevitáveis. Assim, por um lado a punição pode ser rápida, quando a oportunidade de ganhos é “sabotada” pela perda momentânea da atenção/pensamento racional da estratégia que vinha a ser utilizada em que todas as regras estavam bem definidas. Por outro, a punição pode também ser a longo-prazo, quando o investidor, gradualmente, não segue de forma criteriosa as suas regras continuando na mesma, a negociar. Isto pode trazer sucesso no início nalguns negócios, mas converte-se em perdas tanto mais quanto o investidor se afaste do padrão de negociação a que se tinha proposto respeitar.
Assim, quaisquer que sejam as circunstâncias de negociação, um investidor que não exiba as qualidades associadas com a disciplina irá enveredar por um caminho de perdas, certamente; de forma rápida e dolorosa, no curto-prazo ou lenta e gradualmente, no longo-prazo. Deste modo, a disciplina associada a um método de investimento pessoal parece ser um factor (acredito que é mesmo) importantíssimo na concretização e sucesso dos investimentos que se pretendem realizar, em bolsa. Se não for assim, o caminho será quase sempre o das perdas.
Concluindo, podemos afirmar que há uma relação directamente proporcional entre o sucesso e a disciplina.

Em relação à carteira:

ALTRI: Comprei mais algumas e coloquei o preço médio em 3.16... acima deste preço será ganho. O volume realizado nas subidas é maior do que nas descidas o que é um ponto positivo, mas está agora no topo dos valores 3.07/3.08 e 3.13 que tenho vindo a referir... Assim, se houver abrandamento e desinteresse serei obrigado a deixar a Altri, nos próximos tempos, se a subida não se vier a concretizar... o meu stop subiu para os 3.05, mas se vier abaixo dos 3.10, em fecho, deve decidir-me pela venda e olhar para outra até novas indicações... 8-) :idea:

BPI:
Tudo na mesma, mas continuo a "apostar" numa subida...

Hoje estive a ver a SNC e a IPR para possibilidade de entrada e como a IPR tinha já subido bastante fiquei mais inclinado para entrar na SNC, mas no "decide" e "não decide" reparo que a PT sobe bastante e a SNC começa a cair... optei por entrada "Curta" na SNC a 4,00, vamos ver como vai ser amanhã o seu comportamento, mas o rumor existe...
1º Objectivo: 3,88.
Stop: 4.02... tinha pensado no preço igual ao da venda, porque pretendo ter um "trade" rápido e se se não confirmar a queda é porque foi apenas um movimento e eu estava errado e assim não também não perdia, mas 2 cêntimos também não me faz grande diferença e corro um menor risco de que seja "stopado" por um início de subida súbita seguida de descida ... vai ser confuso, amanhã... veremos se consigo estar presente. 8-) :idea:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (26.12 KiB) Visualizado 2006 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.85 KiB) Visualizado 2004 vezes

por Cali » 21/3/2006 0:59

Vieira,

sem querer denegrir a performance de ninguem (aliás não o poderia fazer, já que o English é exactamente como eu: partilha tudo, as vitórias e as derrotas, sempre com o mesmo espirito), eu diria que azar é outra coisa. Isto que lhe tem acontecido é pura azelhice, e espero sinceramente que este seu 'diário' o ajude a saber reparar rapidamente os seus erros.

Abrir curtos num papel hiper-bull como o BPI, e num mercado bull como o deste ano, é azelhice.
Não accionar um stop loss assim que percebe que está errado, é azelhice. No minimo podia ter reduzido a posição.
Atrapalhar-se com as ordens e dar compras no lugar de vendas até pode acontecer. Agora, não validar de imediato a ordem efectuada, ou validá-la, ver que se enganou e manter o engano, é azelhice. A abertura de uma posição (curta ou longa) tem que ter um motivo. Se o motivo desaparece ou se desvanece,deixa de haver motivo e passa a haver apenas FÉ ! E quando se tem um titulo em carteira porque se tem fé que a coisa ainda se vai compôr, é meio caminho andado para o desastre.
Insistir em querer recuperar num determinado titulo aquilo que esse titulo acabou de nos retirar, é vingança, é despeito, e logo, azelhice. Foi o caso do BPI, com a compra imediata de um posição longa a 5,90 , após ter assistido impávido a uma perda de 30% nos 'curtos' de BPI, entre os 4,50 e os 5,90.
Insistir em reforçar posições perdedoras, baixando preços médios , como na Cofina, é azelhice. A sorte dele é que estamos em Bull, e a coisa até se acabou por compôr, mas podia ter sido trágico.

A unica desculpa que o English tem, é que tem a humildade de se expôr, e com isso, efectuar uma especie de catarse publica, que pode ser muito util. Este tipo de exposição ajuda a estimular a disciplina, pois muitas vezes conseguimos viver com as nossas borradas, mas temos muita dificuldade em as justificar perante outros. Portanto, tendencialmente seremos mais racionais e menos emocionais,porque ... está alguem a ver! :roll:

Boa sorte, English ! Bem precisas... não é nada fácil num ano de bolsa como este, conseguir estar a perder dinheiro. :wink: Contudo, não te esqueças: sorte faz-se, na Bolsa.

PS - English, vou-te dar um exemplo do que poder ser considerado um azar (e contudo, continuo a achar que fui azelha, pois não soube lidar de forma correcta com o 'inesperado') :

No dia em que tu estavas a perder balurdios no BPI, eu tinha 80% da minha carteira nele, a preço médio de 4,68. De manhã, com o BPI a bater nos 5,10 , metade dos bancos online estavam sem cotações, e assim estiveram até ás 11.00h. Pelas 9 das manhã, mais ou menos, eu estava prestes a sair de casa, para ir para o trabalho, e sentia-me completamente perdido sem cotações. Não sabia nada do BPI nem da Bolsa, excepto o que ia lendo nos foruns ("está a 5,10!", "está a 5,03!"). Fiquei desorientado. Fiz uma venda de meia duzia ao melhor para ver a que preço se faziam, e logo de seguida vendi tudo. Fui ver a execução da ordem é percebi que tinham ido a 5,04. Fiz bem? Não. Fui burro. Porquê? Porque apesar de estar sem cotações, e sem poder ver Cofs, não devia ter cortado lucros daquela forma. Devia ter colocado uma ordem stop loss, por exemplo a 4,98 , e podia sair mais descansado.

Por volta das 11h da manhã, já no trabalho, voltaram as cotações on-line. O BPI continuava no intervalo 5.00 - 5.10. Devia ter recomprado a minha posição, ou parte dela, de imediato. Mas não o fiz. BUUUUURRO! Resolvi colocar uma compra Stop-limit a 5,15 com limite a 5.16. Fiz bem ? Em teoria, não teria sido má ideia. Mas foi. Porquê? Porque tive azar... quando o BPI arrancou do 5,10 , passou pelos 5,15 a voar, e a minha ordem não chegou a ser satisfeita. Não apanhei nem uma! Foi azar? Em parte foi... mas quando refleti sobre o assunto percebi que fui AZELHA! Se eu queria garantir a compra, como raio fui colocar um limite apenas 1 centimo acima do trigger?
Em resumo: nesse dia tive dois azares, falta de cotações logo nesse dia (que precipitou a minha venda), e a ordem stop-limit não satisfeita. Mas sim, eu fui azelha, não soube lidar com uma situação inesperada, e depois 'cavei a minha sepultura' com aquela ordem stop limit tão apertada. Doeu-me muito. Com 80% da carteira em BPI, naquele dia deixei fugir um bilhete de lotaria premiado. Azar, azar, azar ... se apenas as cotações on-line não tivessem falhado...e a ordem de recompra tivesse sido satisfeita... AZELHA, AZELHA, AZELHA! Se apenas eu tivesse usado a cabeça!

Agora... queres-te rir? Tambem eu no dia seguinte fui recomprar algumas BPI a 5,92 , quase por despeito. Vendi metade a 5,80 e o resto a 5,70 e 5,68! AZELHA, pois claro! A diferença é que me limitei a perder uma pequena parte do lucro obtido antes. :mrgreen:

Registado: 9/12/2002 13:40

por vieira » 20/3/2006 23:39

Caro amigo, acho inacreditável que, com o teu know how técnico e fundamental, estejas a perder 1,5% este ano. Tem sido muito azar junto (os curtos no BPI, os stops não colocados, os longos em vez de curtos, etc).

Comecei a acompanhar o teu post desde a primeira hora, já que tinhas SonaeCom tal como eu, e continuo sempre a ler regularmente. Acho-o muito instrutivo e bem fundamentado. Os meus parabéns.

PS: Sempre que me sinto tentado a entrar numa acção a meio de qualquer subida eufórica, lembro-me do teu gráfico do Sindroma do Investidor Atrasado. Já me safou de muitas desilusões. :wink:

Registado: 9/12/2005 18:40

...

por englishman » 20/3/2006 22:01

E aí vão os "bonecos" para hoje... q já me esquecia

Queria dizer que a percentagem de hoje está correcta e que as anteriores não estão (dos últimos dois dias)... estava a achar esquisito estar sempre nos 0%, 0.01% e reparei que estava a fazer mal os cálculos quando fazia *100 para saber a percentagem... os valores modificavam-se mas a percentagem nem por isso... assim, fui verificar e estava errado :roll: Eheheeheh
No problem...
E não se esqueçam de ver um apartamento "cool" para mim... :) :lol: 8-)

Abraço.
EMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (23.39 KiB) Visualizado 1293 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (22.94 KiB) Visualizado 1284 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.85 KiB) Visualizado 1279 vezes

...

por englishman » 20/3/2006 21:56

Ora então vamos lá a uma actualização da carteira, um pouco mais cedo do que o normal... quero ver se começo a actualizar antes da meia-noite de cada dia que venha cá colocar o "post"...

A semana passada foi muito positiva para mim, porque depois de algumas perdas substanciais e consequente aumento da rentabilidade negativa acabei por conseguir colocar a mesma em terreno positivo... :idea: :) apesar de se encontrar novamente no vermelho :? , mas penso que será por pouco tempo... :idea:

REDITUS: fecho da posição a 3.67, na sexta-feira.

ALTRI:
Não sobe e está a cotar nos valores intermédios 3.07/3.08-3.13 (valores importantes para mim, no Curto-Prazo... uma quebra dos 3.07/3.08 será um sinal negativo para mim e de decisão de fecho do "trade"... como o stop está a 2,99 (abaixo dos 3.02) posso vir a deslocá-lo se a quebra dos tais valores vier a acontecer.

BPI: o preço atribuído pelo BCP (5,70) parece ser o preço justo para o mercado, porque a cotação não descola deste valor... a especulação da não concretização da opa também ajuda a esta descida, mas também existe a hipótese de novas subidas... eu tenho entrado, suavemente, a 5,69/5,72... Stop: a 5,65.
Objectivo: 5.82/5.85.

COFINA: stop activado a 3.82, na sexta-feira...

Ou seja, possuo Altri e BPI em carteira...

Um Abraço e bons investimentos para todos.
EnglishMan

Ah!... e já sabem que se conhecerem alguém com um apartamento (1 ano) para arrendar em Lisboa (zona do Campo Pequeno ou Gare do Oriente) enviem-me uma MP. :wink:

...

por englishman » 17/3/2006 4:53

Não era este "boneco" final que queria colocar... aí vai o gráfico... eehehhehehe

EMan.
Anexos
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.82 KiB) Visualizado 1331 vezes

...

por englishman » 17/3/2006 4:50

Aqui vai uma actualização... já bastante tarde, mas não foi possível fazê-lo mais cedo como pretendia... :roll: :roll:

BCP:Hoje de manhã, quando olhei para os meus "trades" já o stop tinha sido activado e umas pequenas menos-valias a acrescentar à percentagem da carteira. :roll: 8-) Mais tarde, à hora de almoço era quase certo para mim que o BCP ia corrigir e entrei forte a 2,68 mas o objectivo era retirar umas boas mais-valias num curto espaço de tempo, pois teria que me ocupar de outros assuntos, logo a seguir... estava a ser difícil a queda... tive que me ausentar e queria colocar um stop-loss e um stop-limit para poder beneficiar da queda e comprar mais abaixo para fecho de posição (pretendia colocar ao preço de 2.64)... o stop-loss ficaria do lado oposto a 2.71... era quase certo para mim este "trade"... no entanto um descuido com o stop-loss e o stop-limit e a posição foi fechada sem querer... um erro que não ficou caro, mas tenho de ver melhor estes pormenores... :roll: :roll: 8-)

REDITUS: Na mesma altura a REDITUS parecia querer acordar e voltar às subidas depois de estar a perder bastante... e eu comprei a 3,70... na gestão das ordens em aberto, coloquei um stop-limit nos 3,88 (fez 3,82) e um stop-loss nos 3,62... fechou a 3,72 e deverei colocar o stop nos 3,70 mesmo correndo o risco de ser fechado o "trade", mas como era uma estratégia para aproveitar uma subida repentina... 8-)

ALTRI:
Tudo na mesma... coloco um stop a 2,99.

BPI: o preço atribuído pelo BCP (5,70) parece ser o preço justo para o mercado, porque a cotação não descola deste valor... a especulação da não concretização da opa também ajuda a esta descida, mas também existe a hipótese de novas subidas... eu entrei, suavemente, a 5,72... 8-) Stop: a 5,65.

COFINA:Quando olhei para ela estava nos 3.85 e de seguida fez 3,83... comecei a pensar que o stop ia ser activado, mas isso não aconteceu... voltou a subir e como fez duas vezes 3,83 eu subi o meu stop, ligeiramente, para os 3,82, pois se fizesse um novo minimo "intraday" não era bom sinal... fechou a 3.90... vou aguardar. 8-)

Foi, também, o caso da COFINA no dia de hoje que me fez recordar do conceito "stop-limit" para limitar os nossos ganhos e que pode ser uma alternativa para os casos em que não podemos acompanhar mas que nos permite ter uma ordem no mercado a um valor superior ao que compramos e o qual nós acreditamos que se vá realizar... :idea: :idea: :wink:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (23 KiB) Visualizado 1343 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (22.37 KiB) Visualizado 1352 vezes
Valorizações2006.PNG
Valorizações2006.PNG (20.68 KiB) Visualizado 1333 vezes

...

por englishman » 16/3/2006 2:03

Enganei-me numa das tabelas... :roll:

EMan.
Anexos
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (21.2 KiB) Visualizado 1374 vezes

...

por englishman » 16/3/2006 1:55

Aaahhh, já me esquecia... E a partir de hoje vou fazer as actualizações mais cedo...

Não é tão cedo quanto eu esperava mas é o que é possível... :roll: 8-)

Vou deixar a actualização da minha carteira e só deixei os últimos "trades" na tabela, porque já não havia ecrã para abranger todos e assim apaguei aqueles que ficaram no passado...

Hoje foi um excelente dia para a carteira pois foi recuperado o total das perdas e ficou tudo a zeros... segundo os meus cálculos nos -0,002%, mas como é uma pequena percentagem de perdas e como não iria facilitar a sua introdução no gráfico da rentabilidade optei pelos zero%.

ALTRI: Tudo na mesma...

COFINA: Foi a estrela da sessão e teve um fecho "extra" que espero não ter sido um engano... Mas não deixa de ser a minha "desgraça", que pode sim transformar-se numa bela "graça". :roll:
Logo que suba acima dos 3,80 como espero que aconteça, amanhã, coloco o "stop" a 3.80 para não haver lugar a perdas... espero que não haja surpresas. :idea: Se abrir em baixa devo decidir-me pela venda, sem hesitações... :wink:

BCP:Fecho da posição a 2,70 com a activação do stop, da parte da tarde... no final da sessão comprei uma pequena percentagem a 2,75 para poder beneficiar desta "onda" positiva e poder beneficiar de uma abertura em alta... :idea:
Não tenho preço como objectivo, neste momento. :roll:
O stop vai ficar nos 2,70.

REDITUS:Fecho da posição a 3,71 com o stop a disparar.. inicialmente, tinha-o colocado a 3,65, mas pensei que a Reditus tinha tido já uma forte valorização (acima dos 3,90) e eu não tinha "apanhado" esse momento, logo não podia dar-me ao luxo de ganhar menos cêntimos... como era hoje o dia de resultados não arrisquei como na Altri, por exemplo... "buy the rumour, sell the news"... porquê contrariar?! :idea:

A situação de fecho da COFINA fez-me lembrar novamente das vantagens e desvantagens dos "stops", pois nem tudo é "um mar de rosas"...
Para além de termos situações em que os nossos "stops" são activados por quedas/subidas repentinas e que nos limitam, por vezes, os ganhos, temos também a situação de fechos de sessões como o de hoje que é um risco para quem utiliza os "stops". Passo a explicar: imaginemos uma situação em compramos X a 3,70 e nos dias seguintes conseguimos uma valorização de 3% e colocamos um stop ao preço de compra (3.70)... no entanto, no dia seguinte e no fecho da sessão alguém faz um "despejo" que leva o título X a cair para os 3.60 e no outro dia temos a acção no preço que estava antes deste fecho, ou seja, 3% acima dos 3,70 que tinhamos comprado.
Isto quer dizer que a nossa posição foi fechada a 3,60 no dia de "despejo", deixamos de ganhar os 3% potenciais pela valorização do título e perdemos a oportunidade de continuar com ganhos, porque a subida pode continuar depois dos 3%... este exemplo do fecho também serve para a abertura do mercado e muitos mais exemplos poderiam ser dados para demonstrar esta desvantagem dos "stops"... :idea:
Espero que tenham compreendido alguma coisa do que escrevi... :roll: 8-)

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (20.52 KiB) Visualizado 1380 vezes
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (5.59 KiB) Visualizado 1365 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (19.14 KiB) Visualizado 1368 vezes

...

por englishman » 15/3/2006 5:12

Olá, Ulisses... já é um pouco tarde :roll: , mas nunca o é para agradecer as palavras de estima e incentivo que escreveste... Obrigado. :) :oops:

Com a tua coragem e frontalidade, fizeste deste post um dos mais educativos que já alguma vez li no Caldeirão. Mais valor ainda dou por vir de alguém que considero ser um dos participantes com mais qualidade no Caldeirão.

Espero continuar a consegui-lo... :)

Um grande abraço de alguém que está certo que serás, no longo prazo, um vencedor.

É esse o meu objectivo: a consistência dos/nos ganhos.

Quanto aos movimentos de hoje:

BPI: tinha deixado stop nos 5,98 e correu tudo de forma natural... o BPI a cair e a activar o meu stop.

ALTRI: Teve um movimento de alta no final da sessão... vamos ver se é para continuar. No entanto, penso que os valores 3,00/3,02 querem funcionar como suporte.

COFINA: Continua a ser a minha "desgraça", depois do erro cometido por mim... :roll: Hoje reforcei e baixei o preço médio para os 3,80... Porquê o reforço? Porque já caiu bastante e agora pode fazer uma nova subida e se os números de "Fibbonaxi" :) ajudarem, os 61,8% estão por aqui por estes valores, logo... num cenário mais pessimista, uma visita aos 3,30 não será de pôr de parte... vamos ver como me vou "safar" desta... :idea: :idea:

Novos movimentos:
BCP: Depois da queda acentuada parece querer ganhar força para novas subidas e para vencer a resistência dos 2.56... já entrei tarde mas comprei a 2,52.
Objectivo: 2.64/2.65.
Stop: 2.50

REDITUS: O gráfico mostrava algum volume a destacar-se nas últimas sessões... já andava à espera de um movimento como o de hoje (com volume) há já algum tempo... o nosso colega GAB também me chamou a atenção para ela... logo que começou a subir fiz duas compras que deu um valor médio de 3,43.
Objectivo: valores perto de 4.10... no entanto, estar atento aos valores aqui nesta zona dos 3.65/3.70... como estou em tempo de "vacas magras" não me posso dar ao luxo de não aproveitar valorizações rápidas, por isso, posso decidir-me pela venda antes dos valores referidos no objectivo inicial...
Trailing-Stop: 3.50

Um Abraço Especial para o Ulisses e Abraços para os que me lêem... aqui vai uma actualização...
EnglishMan

Aaahhh, já me esquecia... E a partir de hoje vou fazer as actualizações mais cedo... :idea: :P :roll: :lol:
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (40.75 KiB) Visualizado 1425 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (20.09 KiB) Visualizado 1413 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.37 KiB) Visualizado 1402 vezes

por Ulisses Pereira » 14/3/2006 4:24

Com a tua coragem e frontalidade, fizeste deste post um dos mais educativos que já alguma vez li no Caldeirão. Mais valor ainda dou por vir de alguém que considero ser um dos participantes com mais qualidade no Caldeirão.

Um grande abraço de alguém que está certo que serás, no longo prazo, um vencedor.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

...

por englishman » 14/3/2006 4:18

Aqui estou eu para uma actualização do que se passou com a minha carteira nos últimos dias :roll: :roll: :roll: ...

Como me tornei no vosso "professor" de como se deve perder dinheiro na bolsa, ou melhor, de como se deve não fazer para se poder ganhar dinheiro nos investimentos e atingir o sucesso consistente, esta é a minha história:

Um certo dia, olhei para a COFINA e dei por mim a pensar que poderia beneficiar de uma posição "Curto" na mesma, pois segundo a minha interpretação dos “bonecos” ela estava já muito "esticada"... também não era muito difícil de ver isso... um título que sobe dos valores perto dos 3.10 para valores acima dos 4.00 em poucos dias... :) 8-) :lol:
Vai daí, tomo a decisão de vender COFINA a 4,05... no entanto, ao fazer essa transacção acontece-me como me aconteceu com o BPI (exposto no último “post”)... em vez de vender, comprei... isto porque a opção de "Buy" está já pré-determinada e quando optamos por vender temos de activar a opção "Sell" no caso da colocação de uma ordem...
Assim, comprei COFINA a 4,05 ao contrário do que eu pretendia...
Depois foi erro atrás de erro... :roll: A COFINA até acabou por lá ir outra vez, aos mesmos valores, mas como tinha colocado a venda a 4,06, para não perder nem ganhar (minto… ainda conseguir ganhar uns cêntimos), acabei por não conseguir fechar a posição pois não “pegou”... ela caiu para os valores entre os 3.90 e os 4.00 e o que eu fui fazer?? Comprar para fazer preço médio… e mais, e mais… Conclusão: tenho um preço médio de 3,86 (excelente “jogada” esta! Eheheheh) :roll: :roll: :roll:

No meio desta “embrulhada”, acabei por entrar em BPI a 4,52 do lado “Curto” e até fez 4,47 para minha satisfação (era desta que tinha acertado)… No outro dia fecha a 4.54 e eu nem pensei nos stops (tinha a valor “mental” de 4,58 para possível fecho de posição)… no dia seguinte já só vi o BPI acima dos 4,70… perante tal surpresa acabei por não fechar a posição (era pequena e não ia fazer grande “mossa” na percentagem da carteira, porque ia ser compensada nos próximos dias com algum ganho “extra” que eu iria conseguir no próximo “trade”)… Conclusão: fechei hoje a 5,90 e abri ao mesmo tempo uma posição “Longo” a 5,90… foi minha intenção fazê-lo a 5,70, que era o valor da OPA do BCP mas como os cofres estavam a 5,65 e como já estávamos perto dos 16.30, até pensei que já não haveria negociação… fui para os meus “afazeres” e quando olhei ele subia como um “desalmado”…

A Altri já vinha de trás… não obtive valorização… deixei que viesse abaixo do preço de compra… vendi metade da posição nos 3.10, para recomprar mais abaixo… mas depois dos “trades” acima referidos, tudo se alterou e ainda não comprei a outra metade…

Ou seja: espero que tudo isto que relato seja um profundo ensinamento para quem discute as “coisas” da bolsa… leio pessoas a referir os stops mentais e eu também já falei deles… podem ser utilizados mas só para quem segue todo o dia o mercado… porque basta uma distracção e… bbooommmm!! Em qualquer ausência deve logo activar-se stops, como segurança… a colocação dos mesmos é sempre um critério de difícil resolução e tem que ser estudado, minuciosamente, em cada caso. Os stops “reais” podem diminuir os nossos ganhos, é certo, mas minimizam bastante as nossas perdas e isso é fundamental para preservarmos o nosso capital. :wink: :idea:

Como escrevi há uns tempos atrás:
Prejuízo pode haver, mas a intenção é que este seja o menor possível. Por isso, a importância dos "stops"... e quais "stops mentais", qual quê?? Tem que ser o "stop" real, determinado por nós, porque pode acontecer que um "stop" destes não nos deixe ganhar dinheiro por activação de um que não estavamos à espera, mas salva-nos quando há lugar a perdas e é ele que nos permite que elas sejam minimizadas. Não quer dizer que não haja "stops mentais" que acabam por representar valores psicológicos que retemos no nosso sistema de pensamento/raciocínio mas que muitas vezes nos leva a decisões erróneas, pois temos de ter em atenção os outros factores passíveis de influenciar as nossas decisões (emoções, por ex.)... Como conclusão, os "Stops-loss" são também fundamentais para o sucesso de um investidor e deve ser pensado de forma independente, ou seja, cada caso é um caso, cada título é um título...
Deste raciocínio pode-se concluir que irei utilizar muito mais os "stop-loss" e os "trailing-stop" do que utilizei até agora...

Como podemos concluir do desenrolar deste tópico de opções de investimento, a disciplina é o factor fundamental para obter sucesso e "profits" ao longo do tempo... No entanto, tenho descurado esse factor e isso tem-me levado a perdas, ou seja, não havendo disciplina, não há sucesso, não há "profits" e como a nossa disciplina falha (claro que não somos máquinas e por vezes erramos mesmo) os erros são cometidos o que vem potenciar a possibilidade não do sucesso que é pretendido mas do insucesso. E a seguir a um erro, vem outro, e outro... e outro...

Outro processo com que um investidor se confronta é que quando se disciplina e obtém ganhos, esquece-se de continuar com a sua disciplina e sofre alguns desgostos… Mais disciplina, mais sucesso, mais confiança, mais percepção de controlo do mercado (embora não o tenha) e tendência para minimização da disciplina à medida que se obtém mais sucesso… :idea:

Ou seja, devemos tentar ser sempre iguais, quer na nossa forma de estar enquanto investidor, quer na forma de estar como pessoa...

Aqui está a "papinha toda"... aqui está o que não se deve fazer, mas que se faz muitas vezes! Penso que não há dúvidas... :idea: :wink: :lol:

Abraços.
EnglishMan... e aqui vai a actualização... e já incluído o dia de hoje.
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (38.66 KiB) Visualizado 1516 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (19.62 KiB) Visualizado 1505 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.37 KiB) Visualizado 1512 vezes

...

por englishman » 7/3/2006 2:22

Ora aqui vai uma actualização...

Hoje foi dia de mais um erro:
Quis vender e posicionar-me do lado "Curto" no BPI, mais uma vez, e errei no lado... em vez de colocar a opção "sell" fiquei no "buy" e lá se foi este "trade"... assim, fecho da posição "Curto" no BPI... mas talvez a abra, novamente, agora a estes valores... deve ser do sono... ehehehehheheh :roll: :roll: 8-)

Hoje já apanhei o mercado muito em cima, com os títulos a terem valorizações consideráveis e sem grandes correcções... mesmo assim, depois de uma análise gráfica, considerei a ALTRI como uma possibilidade de retorno de "cash" nos próximos dias e entrei "Longo" a 3.17, com o intuito de que ela venha a efectuar novos máximos...
1º Objectivo: 3.31
2º Objectivo: 3.46

O stop está definido nos 3.10, mas é bastante curto... no entanto, como tenho um valor de referência nos 3.13 e outro nos 3.07/3.08, optei por um valor intermédio... 8-) :idea:

Como vêm a estratégia de stops não é muito fácil de ser utilizada... tem vantagens e desvantagens como outra qualquer mas a definição dos mesmos é muito importante para se obter o máximo de sucesso... o ideal será definir à partida uma percentagem de perda que deve ser assumida em qualquer "trade", que pode ser variável e depende também muito do nosso conhecimento dos movimentos de cada título... mas claro, há sempre surpresas. :wink: :idea:

No entanto, o objectivo é defender o capital... ou o principal objectivo... Mas pode ocorrer a seguinte pergunta:
Porque não optar por deixar as posições abertas e esperar um pouco mais para se verificar se o título em que se investiu e que se acredita que irá subir, o vai fazer?... em vez de se abrir e fechar, constantemente, as posições e que se formos a ver o resultado final, não está a ser tão positivo?...
Realmente, neste momento já entrei e sai mais vezes do que o ano passado e há uma coisa que sobressai daqui: não é por entrarmos e sairmos, desenfreadamente, de uns títulos para os outros à procura do sucesso ("cash") que ele irá surgir... e até aqui estou de acordo e talvez tenha andado a exagerar... vamos ver como vai ser daqui para a frente... mas esta estratégia que pode parecer absurda: de entradas e saídas e com definição de valores de stop que vão sendo accionados é bastante importante para se chegar ao sucesso, em qualquer momento do mercado... porque, por ex., já comprei Altri a 2,91 e vendi metade a 2,87 e a outra metade foi vendida quando fui "stopado" a 2.91... depois fui passar uns dias fora e claro que agora, que ela está nos 3.18 pensa-se: que profunda estupidez... mas este pensamento aparece porque vemos um título em que estavamos comprados a subir... o problema é: quando e se acontecer o contrário? :idea: Vamos estar preparados... como exemplo, será que as pessoas que compraram SNC acima dos 10 euros, se tivessem utilizado "stops" não estariam hoje mais "livres" para investir e obter sucesso?? Talvez sim... Ou seja, quer sejam "stops" mentais ou reais o objectivo de qualquer um é, ou deve ser, preservar o capital da melhor maneira possível e minimizar as perdas... só depois o ganho (este será uma consequência da estratégia bem montada para a preservação do capital)! :idea: :idea:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (33.28 KiB) Visualizado 1571 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (19.01 KiB) Visualizado 1559 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.93 KiB) Visualizado 1555 vezes

...

por englishman » 6/3/2006 1:01

Mais... seis...

E agora é pedir à Santa Joana D´Arc que nos ajude a todos... :pray:

Cumprimentos.
EnglishMan
Anexos
Paris 119.jpg
Paris 119.jpg (16.73 KiB) Visualizado 1611 vezes
Paris 142.jpg
Paris 142.jpg (29.44 KiB) Visualizado 1610 vezes
Paris 182.jpg
Paris 182.jpg (40.54 KiB) Visualizado 1625 vezes
Paris 205.jpg
Paris 205.jpg (26.5 KiB) Visualizado 1614 vezes
Paris 215.jpg
Paris 215.jpg (43.01 KiB) Visualizado 1616 vezes
Paris 222.jpg
Paris 222.jpg (42.93 KiB) Visualizado 1613 vezes

...

por englishman » 6/3/2006 0:57

... ainda faltam mais quatro... :roll: :) :lol:
Anexos
Paris 043.jpg
Paris 043.jpg (23.74 KiB) Visualizado 1631 vezes
Paris 098.jpg
Paris 098.jpg (21.16 KiB) Visualizado 1632 vezes
Paris 102.jpg
Paris 102.jpg (36.28 KiB) Visualizado 1623 vezes
Paris 117.jpg
Paris 117.jpg (21.78 KiB) Visualizado 1606 vezes

...

por englishman » 6/3/2006 0:55

Ora aí vão as primeiras seis...
Anexos
Paris 018.jpg
Paris 018.jpg (25.79 KiB) Visualizado 1631 vezes
Paris 038.jpg
Paris 038.jpg (26.68 KiB) Visualizado 1645 vezes

...

por englishman » 6/3/2006 0:50

mais notícias das decisões para o final desta semana.

Ora aí estou eu para falar das decisões tomadas, no dia 28/02/2006... :) :P

este "blabla" de deixar "trades" em aberto é contraproducente quando há ausências que nos privam de acompanhar os mercados e os títulos em que estamos investidos, mesmo deixando "stops" activos...

Para além de deixar "trades" em aberto... fechei uns... e abri outros... muita coisa para uma horita da parte da manhã! :roll: 8-) E que, depois de uma semana bastante "movimentada" de nada valeu a estratégia adoptada... :roll: :)

SEMAPA: O "trade" foi fechado a 8.37, no dia 28...

BPI:Coloquei um stop nos 4.60... está nos 4.52...

JMARTINS: Coloquei stop nos 13.50... Na sexta-feira, faz um minímo de 13.32 e fechou-se o "trade" a 13.50.

Olhei para a CIMPOR e para a IMPRESA e achei que poderia beneficiar de valorizações após o regresso...

Assim, entrei em:
IMPRESA: a 5.20... e coloquei stop nos 5.10, para defesa do capital... este "trade" foi fechado no próprio dia, porque depois de ter atingido o máximo de 5.23 fechou bem abaixo, nos 5.10... :roll:

CIMPOR: Já andava de olho nela e acima dos 4.98/5.00 parecia-me um bom sinal estar acima destes níveis... entrada a 5.09... coloquei stop nos 5.00... fui stopado an sexta-feira, também.

Resumindo e concluindo, dias negativos para a carteira... :idea: :roll: 8-)

Estou dentro apenas em BPI...
Esta semana mostra bem os limites com que temos de lidar quando investimos... não estarmos presentes, não estarmos nas alturas certas, pouco tempo para a tomada de decisões que nos leva a tomá-las mesmo dentro de um certo risco.... :idea:
Os stops também são algo que devem ser estudados e utilizados de forma criteriosa... por exemplo, o stop utilizado por mim na Cimpor foi mal definido, porque deveria estar bem abaixo (2% talvez) do suporte dos 4.98/5.00.

Abraços... e depois ficam umas fotos para inspiração da linda (e majestosa) cidade que visitei... :idea:

EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (31.54 KiB) Visualizado 1659 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (18.76 KiB) Visualizado 1642 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.86 KiB) Visualizado 1632 vezes

...

por englishman » 28/2/2006 4:14

Hoje foi dia de verificar que quando temos os nossos "stops" delineados, devemos estar bastante atentos aos mesmos, por um lado, para os poder alterar conforme a evolução do mercado, por outro, confirmar se eles estão activos ou não... que aconteceu no meu caso... não confirmei e como tinha colocado "stops" para um único dia, na sexta-feira, hoje quando verifiquei os mesmos já eles lá não estavam, ou seja, não foram accionados, para o bem e para o mal como podem verificar a seguir... :roll: :roll: :idea:
Os limites de que falamos atrás, como o tempo e a possibilidade de acompanhamento (hoje foi um dia difícil) do mercado coloca-nos, por vezes, em situações desfavoráveis (ou favoráveis mas não convém deixar que o acaso faça a seu trabalho)... mas só acontece porque nós queremos, claro. :roll: 8-)

A poucas horas de me ausentar até ao fim de semana, já não me restam muitos "trunfos na manga" para resolver os "trades" que continuam em aberto... mas uma questão ainda se me coloca: fecho todos ou deixo aqueles que penso virem a poder beneficiar de novas subidas num prazo um pouco mais alargado, como a Semapa e a JMartins?? :roll: :idea:

De manhã, logo será decidido, antes da partida, mas penso que é apenas um adiar de uma decisão que já deveria ter sido tomada, que pode, por um lado, levar a maiores valorizações da carteira ou a maior minimização de perdas... ou vice-versa. :roll: 8-)

SEMAPA: O stop não funcionou nos 8.40 porque já lá não estava mas nesta situação foi favorável... ou melhor, nem favorável nem desfavorável, pois também não apanhei o movimento ascendente que culminou num novo máximo, nos 8.75.
Com este fecho, se o stop for nos 8.40 facilmente (ou não) serei "stopado"... se o colocar nos 8.30, poderei vir a beneficiar de mais valorizações da Semapa com novas subidas ou de um fecho da posição no primeiro objectivo e que fará um trade positivo, mas longe da valorização potencial do 2º objectivo (8.60)... veremos. :idea:

BPI: Prega-me mesmo partidas e como não fechei o "trade" depois de ele se colocar acima dos 4.45/4.48 e sem "stop", levo com mais 1% e tal de desvalorização na posição "Curto".

JMARTINS: Apesar das pequenas valorizações que tem conseguido nas últimas sessões, os 13.60 foram alcançados e é esta que me "apaixona" mais para deixar o "trade" em aberto, no sentido de obter mais valorizações... :roll: :idea:

No entanto, este "blabla" de deixar "trades" em aberto é contraproducente quando há ausências que nos privam de acompanhar os mercados e os títulos em que estamos investidos, mesmo deixando "stops" activos... talvez aconteça um fechar de todos os "trades" e o começo de um novo ciclo... veremos... mais notícias das decisões para o final desta semana. :idea:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (30.06 KiB) Visualizado 1703 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (5.8 KiB) Visualizado 1691 vezes

...

por englishman » 27/2/2006 5:02

Olá, caros colegas. :) Já devem estar a sonhar com o próximo investimento e com o que vão fazer com o "cash" que vão ganhar (ai aquelas férias paradisíacas no Hawai), a esta hora... Eheheheheh :lol:

As vossas questões são pertinentes e estão relacionadas com os limites de cada investidor em percepcionar ou não "oportunidades"; "momentos" de investimento.
Esta percepção está limitada, não só pelas capacidades/qualidades de cada um enquanto investidor, mas também pelo tempo que é dispendido para a sua presença nos mercados (estar nas alturas certas); e análise dos activos em questão que assim poderá ou não proporcionar essas oportunidades de investimento... a outra limitação será o "cash" disponível para "estar em todas", por assim dizer... o "cash" é uma limitação e não tanto o "estar em todas"...
Concluindo, as limitações inerentes às nossas opções de investimento, quer seja dinheiro ou tempo ou capacidades/qualidades estão bem presentes e actuamos segundo as suas variações... Estes limites são importantes, porque lembram-nos que não somos omnipotentes e omnipresentes colocando-nos não numa posição de controlo em relação aos mercados mas sim numa posição de vulnerabilidade... que de forma errada procuramos controlar, insistentemente, pois provoca-nos inquietação e emoções difíceis de serem contidas. :idea:

Pegando nas palavras do Quingostas:
Noto que na sua carteira, de momento, nao tem acções da Altri e da Cofina!

Em relação à Altri já esteve presente na minha carteira, muito recentemente, mas:
foi accionado o meu stop (a 2.91) e estou fora da Altri, embora pense numa nova entrada

desde que haja razões (e que eu as veja) nos meus "bonecos" para o fazer. E dentro das limitações que já abordei, anteriormente.
Mas como também já referi:
Estive a pensar na estratégia para estes dias em que não vou acompanhar a bolsa (a partir de 3ª feira) e resolvi ver que valores estes activos vão fazer na segunda-feira e no limite máximo, terça de manhã, para tomar a decisão de fecho destes "trades" ou colocação de "stops" para protecção de ganhos ou perdas...
Assim, essa nova entrada na Altri, talvez seja adiada para depois do próximo fim de semana, se tal vier a acontecer... 8-)
Os resultados podem ser importantes e influenciar o "rumo" da cotação de uma determinada empresa, mas penso que isso se irá reflectir nos "bonecos"(gráficos) dando-nos sinais "vitais" desses movimentos... :wink:

Quanto à Cofina, não é uma notícia especulativa que me irá fazer entrar mas sim determinados sinais nos tais "bonecos" que a serem accionados e detectados por mim podem fazer-me decidir por entrar... Neste momento, o que os "bonecos" me dizem é que existem outros activos em melhor situação e que uma entrada Longa na Cofina poderá ser feita se os 3.16/3.20 forem rompidos em alta... mas com a atenção virada para o nível seguinte, nos 3.28/3.30... 8-) :roll:
No entanto, está num ponto importante... num suporte nestes valores dos 3.05, actualmente. 8-)

Quanto à Brisa e à questão do TraderAT:
Não me recordo de ter alguma vez incluído BRISA na sua carteira? Alguma razão especial?

Realmente, o percurso da Brisa não passa despercebido para alguém que segue gráficos e dá uma "olhadela" por alguns todos os dias, mas tem a ver com preferências de quem investe, nada mais... a Brisa tem bons movimentos mas parece-me mais indicada para fazer parte de uma carteira de Médio/Longo-Prazo (tenho de juntar um graficozito ao outro tópico).
Penso que vamos criando "afinidades" com determinados títulos, ao longo do tempo, e outros ficam mais esquecidos... isto porque fazemos uma escolha daqueles que iremos seguir com mais atenção e depois de analisarmos o seu comportamento e "relacionarmo-nos" com eles acabamos por escolher esses para as nossas opções de investimento... estas "afinidades" também tem os seus ciclos e os meus ainda não passaram pela Brisa... mas fica a sugestão, a qual agradeço. :idea: :wink: :)

Abraços.
EnglishMan

Brisa...não?

por TraderAT » 26/2/2006 17:14

Boa tarde

EnglishMan,

Aproveitando a dica, deixo também uma questão sobre a constituição da sua Carteira:
Não me recordo de ter alguma vez incluído BRISA na sua carteira? Alguma razão especial?

Como já foi referido, noutros posts, está com bom aspecto em termos de AT...e apesar dos resutados de 2005 terem ficado aquém do esperado tem-se "portado" muito bem!
Claro que cada qual sabe em que deve investir, deve ser uma decisão individual e fundamentada no nosso "sentir" do Mercado, mas a BRISA é só uma sugestão :wink: ...

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Hello

por Quingostas » 26/2/2006 14:05

Noto que na sua carteira, de momento, nao tem acções da Altri e da Cofina! Sendo que os resultados da Altri, que se esperam serem positivos, sao apresentados no dia 6 e, em relação à Cofina, haver rumores de que a empresa espanhola "Diario ABC" a quer comprar, porque nao aposta nestas 2 empresas na sua carteira de investimentos?

Um Abraço [ ]

Registado: 12/6/2005 23:28

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], m.a.f.matos.69, peterteam2 e 396 visitantes