Caldeirão da Bolsa

Trading 2006 (EnglishMan)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 26/2/2006 0:48

Ora aí vai uma actualização desta última semana de Fevereiro e que foi positiva para a minha carteira...

O positivo significa que existem aspectos favoráveis da nossa estratégia de investimento que nos permite obter sucesso e consequentes ganhos... no entanto, o positivo é directamente proporcional a mais confiança e o inverso acontece do lado negativo... Esta "mais confiança" também começa a ter que ser gerida por nós, pois pode tornar-se em demasiada confiança que nos leva a arriscar mais e a investir como se não houvesse o outro lado: o negativo. :idea:
Ou seja, devemos tentar ser sempre iguais, quer na nossa forma de estar enquanto investidor, quer na forma de estar como pessoa...

Porque com os ganhos e com o aumento de confiança também vem a alegria (que pode atingir a euforia) e a sensação de "invencibilidade" pois se ganhamos agora, ganharemos para sempre... basta fazermos tudo como fizemos até aqui e assim a "fórmula milagrosa" parece ter sido encontrada... agora até podemos arriscar mais e talvez até colocar na conta aquele dinheiro que está parado no banco e que rende pouco, porque aqui vai render muito mais... e a estratégia adoptada (a tal fórmula milagrosa) até pode ser melhorada para obter ainda maiores ganhos, pois se consegui ganhar 500, 750 euros em Outubro posso duplicar ou triplicar esse ganho com mais investimento e com a melhoria da estratégia...
Começamos a ficar menos atentos aos nossos investimentos, pois dá-se mais atenção quando estamos a perder... como na vida, tendemos a dar mais importância aos aspectos negativos do que aos positivos. Estando nós do lado positivo existe uma sensação de alívio (o pior já passou), de relaxamento, de despreocupação, de desatenção e este estado emocional não nos prepara para novas "investidas" quer do ponto de vista positivo, quer do ponto de vista negativo (porque ele irá acontecer, de certeza)...
Será que estamos preparados para perder? Para aguentar ou deixar que o nosso narcisismo seja afectado, seja ferido? Esta luta entre o positivo e o negativo, entre o sucesso e o insucesso, entre o ganho e a perda não significa muito mais do que a luta pela defesa do nosso narcisismo, do nosso Eu... :idea: Quando chegamos à conclusão que o ganho/perda; sucesso/insucesso; positivo/negativo é algo independente de nós e que não deveríamos ser afectados ou feridos pelos nossos investimentos, deixamos de lutar por Ele (Narcisismo, Eu, Nós), porque o Amor que temos por nós próprios é alimentado por outras coisas que não os investimentos... e se não tivermos essas outras coisas, não vão ser os investimentos que nos vão alimentar... :) :idea: :roll:

Assim, continuem atentos... e sejam felizes, por favor. :idea: :wink:

Quanto à carteira:

SEMAPA: Continuo dentro e com o stop bem definido... fez um novo máximo mas começa a ficar esticada... vamos ver se na 2ª feira faz novo máximo ou se se fica por estes valores...

BPI: Anda a pregar partidas e com este fecho vejo que não tenho muitas hipóteses... mas o volume nestas subidas pode estar a querer dizer alguma coisa... veremos.

JMARTINS: a subir devagar mas de forma consistente... espero que venha a ser atingido o target dos 13.60 na próxima sessão, mas o meu stop, está nos 13.40 (um pouco arriscado)...

Estive a pensar na estratégia para estes dias em que não vou acompanhar a bolsa (a partir de 3ª feira) e resolvi ver que valores estes activos vão fazer na segunda-feira e no limite máximo, terça de manhã, para tomar a decisão de fecho destes "trades" ou colocação de "stops" para protecção de ganhos ou perdas... :idea:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (30.11 KiB) Visualizado 1799 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (8.09 KiB) Visualizado 1773 vezes

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

...

por englishman » 24/2/2006 14:47

mas como ela quer subir vamos deixá-la subir... até aos 8.60??!! É uma boa hipótese...

E este 2º objectivo também foi atingido... o stop passa para os 8.40 (10 cêntimos acima do 1º objectivo)

Abraços.
EnglishMan

...

por englishman » 24/2/2006 13:27

Actualização da carteira até ontem... :idea: :)

ALTRI:
coloquei o "stop-loss" nos 2.91, para este "trade" não correr o risco de ficar negativo
, pois já o esteve... assim, ontem foi accionado o meu stop e estou fora da Altri, embora pense numa nova entrada, mas vamos ver...

SEMAPA:
Os 8.30 continuam a ser o target de CPrazo.
E ontem foram atingidos valores perto de... continuo dentro...
Neste momento, o target foi atingido e o meu stop está nos 8.30, para o caso de uma retracção... mas como ela quer subir vamos deixá-la subir... até aos 8.60??!! :?: :!: É uma boa hipótese... :) :wink:

BPI:
À espera da retracção que não acontece :roll: ... o stop está nos 4.55... mas um fecho consistente acima dos 4.48 pode fazer-me decidir pelo fecho do "trade"... o volume tem diminuido nestas últimas duas sessões de subida, o que é um bom sinal e o sinal Bearish que foi dado aqui há umas sessões atrás deixa-me confiante... a acompanhar. :wink: :roll:

JMARTINS:
o 1º target é nos 13.60,
... que está perto de ser atingido... o "range" de valorização ainda é pequeno, mas penso mudar o meu stop para os 13.35/13.40, pois assim protejo o "trade"...

Aqui vai... até ontem...
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (30.17 KiB) Visualizado 1848 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (8.67 KiB) Visualizado 1842 vezes

...

por englishman » 23/2/2006 2:53

Hoje foi dia de saídas, de entradas e reentradas... :idea:

ALTRI: acabou por subir e hoje não foi uma sessão "belíssima", como muitos esperavam... como eu, que pelo menos estava a contar com os 3.07... mas continuo dentro e a aguardar por melhores dias... como o "range" de subida ainda é pequeno, coloquei o "stop-loss" nos 2.91, para este "trade" não correr o risco de ficar negativo, pelo menos... :idea:

SEMAPA:
esta apanhou-me nos 7.90, na queda (fechei o trade com lucro), e eu entrei novamente a 8.00, mais para o final da sessão. Os 8.30 continuam a ser o target de CPrazo.
Um stop-loss nos 7.80 teria sido mais oportuno, no caso da Semapa, pois era o valor que havia sido quebrado... fica um stop, nos 7.90.

PORTUCEL: Saída a 2.15... por estar um pouco esticada, por não conhecer bem este activo, e pq pretendia libertar capital para novas entradas... este raciocínio surgiu depois da venda da Semapa, da minha nova entrada (JMT) e de perspectivar novas subidas na MEngil...

BPI:
mais uma vez entrada do lado "Curto", a 4.42... mas desta vez com uma pequena percentagem do capital, que não coloca em grande risco a percentagem da carteira... :idea:
Mau fecho (acima dos 4.45), mas ainda abaixo dos 4.48... veremos.

JMARTINS:
depois da quebra dos últimos novos máximos (entre os 13.20/13.25) comecei a olhar para ela... depois da subida fulgurante de ontem, decidi entrar hoje a 13.34... o 1º target é nos 13.60, e como para a próxima semana não vou estar cá, pois vou fazer uma visita a Napoleão, ainda estou a decidir se fecho todas as posições até sexta-feira ou não... :idea:

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (30.36 KiB) Visualizado 1890 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (15.39 KiB) Visualizado 1891 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (9.1 KiB) Visualizado 1886 vezes

...

por englishman » 23/2/2006 2:02

Como tive um problemazinho com o meu PC, ou melhor, com o transformador que "pifou" (também já dava sinais de que algo ia acontecer, há já algum tempo)só agora arranjei um tempinho para ir actualizando... :arrow:

Se vos acontecer o mesmo saibam que existe um transformador (fonte de alimentação) universal da Trust e que me serviu bastante bem... claro que não dá para todos os portáteis mas para a maioria. :wink:

Ora aí vai a actualização, de ontem...

Abraços.
EMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (26.04 KiB) Visualizado 1899 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (8.5 KiB) Visualizado 1922 vezes

...

por englishman » 21/2/2006 2:54

Como tinha referido no último "post" de actualização da carteira...

Hoje foi um dia bastante bom para a carteira... pois penso que fiquei hoje do lado positivo

Assim, estou do lado dos verdesoutra vez, mas não quer dizer que esta subida esteja sustentada... só daqui a um mês poderei afirmar isso... para já o lado dos "verdes" é resistência para mim... Ehehehhehe :)

Em relação à carteira, para hoje:

Altri: tudo na mesma, mas não gosto quando demoram a subir... temos os 2,80 muito perto e para já não vejo nada de positivo, no Curto-Prazo... já tinha reduzido a minha posição e veremos se não a fecho nos próximos dias...

Hoje fiz dois movimentos com uma pequena (pequeníssima) percentagem do capital... pode ser errado, mas são dois activos que não conheço bem, embora em termos gráficos parecerem-me "apetecíveis"... no entanto, tenho consciência que "já a promissão vai no adro" mas ainda há espaço para subir, na minha opinião... os volumes aumentaram bastante quer na Semapa, quer na Portucel.

Semapa:Compra a 7.72 com target a 8.30, mas o meu objectivo principal é "deixar correr" ganhos... ficarei apreensivo se houver dificuldade em romper os 7.80... abaixo de 7.65 deverei optar pela venda.

Portucel: Compra a 2.10 com target no mais alto possível e imaginável! :roll: :) Está em máximos e por isso espero que faça novos máximos! :idea:
Como alternativa há a possibilidade de nova entrada, dentro destes valores... ainda hoje ia comprar mais algumas a 2.08...
O sinal de alarme será a quebra dos 1.95

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (26.44 KiB) Visualizado 1949 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (9.22 KiB) Visualizado 1957 vezes

...

por englishman » 19/2/2006 0:44

Olá, alexbelo... penso que o treino e experiência adquirida com a simulação pode ser uma boa ajuda futura...
Bons treinos, então!

fiquei confuso... resistência, possibilidade de "triple-bottom"

Não queria dizer "triple-bottom", mas sim "triple-top"...

E mesmo assim é uma hipótese que parece não se verificar, penso eu... mas um "double-top", já se justifica, talvez... mas também desenhou-se um triângulo com as últimas sessões e que na sexta-feira parecia querer romper...

Bem, deixo um exemplo de "triple-top" para reflexão...

EnglishMan
Anexos
tripletop-rev-chb.png
tripletop-rev-chb.png (11.36 KiB) Visualizado 1164 vezes

por alexbelo » 18/2/2006 13:48

Agradecido pelo esclarecimento. Agora é trabalho de casa... Ler tudo isso e tentar no simulador do Carregosa perceber a ciencia dos CFD.
Obrigado pela ajuda EnglishMan

Registado: 6/9/2005 9:33

...

por englishman » 18/2/2006 3:42

Como podem entender este bocado de texto mal, porque está mal explicado, vou corrigir:
Apesar de eu ter iniciado a negociação com CFD´s, acho que não é o melhor momento para o fazer pois eles foram criados para se ganhar dinheiro em mercados "Bear" ou neutros, o que não acontece com o nosso, nesye momento. Ou seja, as hipóteses de sucesso num mercado "Bull" são menores.
Também posso sempre alterar a minha estratégia durante o ano e passar para o lado Longo (normal).

Os CFD´s não foram criados, só para mercados "Bear" permitindo-nos entrar "Curto" em determinado activo... esta era a minha intenção inicial. No entanto, como referi no fim do texto:
Também posso sempre alterar a minha estratégia durante o ano e passar para o lado Longo (normal)

Ou seja, os CFD´s também permite-nos entradas Longas, mas eu pensei usá-los para o lado "Curto" que é a vantagem deste instrumento... mas num mercado "Bull" é mais complicado... :roll:

Abraços... e a esta hora pode sair tudo, até coisas menos correctas... ehehhehehheh

EnglishMan

...

por englishman » 18/2/2006 3:29

Olá, alexbelo. :)

Já num "post" anterior (pág.2) deixei alguma informação sobre os CFD´s e que volto a colocar aqui, pois compreendo que não seja possível ficar a ler o tópico todo, do princípio ao fim... ora aqui vai... espero que ajude. Pelo que sei, o BPI não disponiliza este tipo de ferramenta de investimento, mas posso estar enganado. :?: :!:

CFD = Contract For Diference... baseia-se na negociação de um produto alavancado em que o preço corresponde (com pequenas variações) ao que está a ser praticado no mercado "normal"... funciona com margens e essas margens variam de acordo com o mercado em que se está a negociar e com o risco associado ao activo subjacente...
mas vou deixar o link para poder ter mais informações:
http://www.difbroker.com/dif-site/products/cd-cfd.do

Em termos de instituições onde se pode negociar CFD´s conheço a DIFBroker, LJCarregosa, SaxoBank... e talvez algum colega forense possa acrescentar mais alguma...

Resumindo, os CFD´s são um produto que nos permite entrar Curto num determinado activo e no qual não investimos o total do nosso capital de um determinado negócio, mas sim uma "margem" que é estabelecida pela instituição em que se opera e está directamente relacionada com o risco atribuído pela mesma ao activo em questão.
Os CFD´s podem ser utilizados para posições Longas e Curtas, mas têm características diferentes, nomeadamente, custos diferentes.
Na minha opinião, é um produto que requer ainda mais disciplina do que na negociação mais habitual (Longo), porque como só utilizamos parte do capital nos negócios podemos ser levados a negociar mais do que podemos e se houver perdas

Como exemplo, entra Curto na EDP a 2.75 (1000CFD´s)... vamos imaginar com uma margem de 20%: 1000*2.75= 2750 euros - daqui 20% são 550 euros... isto quer dizer que iria utilizar os 550 euros para este negócio, em vez dos 2750 euros que teria de investir na via "normal"...
Agora repare... numa carteira de 5000 euros pode negociar mais quantidade (dependendo das margens para cada activo a negociar) do que aquela que conseguiria normalmente. Se ganhar tudo bem, se perder tem de ter em carteira o dinheiro exigido como garantia (margem) desse negócio, mais o que perdeu

No entanto, o "Curto" tem a desvantagem de nos colocar perante um risco mais elevado do que no mercado normal... imagine que Compra 1000 SNC a 3.70... se houve lugar a perdas estas são limitadas, pois o máximo que pode perder são os 3.70/acção na hipótese de a ver cotada a 0 (zero) euros. No caso contrário, a hipótese de perdas é infinita, porque se não fechar a sua posição pode ver a SNC nos 6 euros, 10 euros e...
Apesar de eu ter iniciado a negociação com CFD´s, acho que não é o melhor momento para o fazer pois eles foram criados para se ganhar dinheiro em mercados "Bear" ou neutros, o que não acontece com o nosso, nesye momento. Ou seja, as hipóteses de sucesso num mercado "Bull" são menores.
Também posso sempre alterar a minha estratégia durante o ano e passar para o lado Longo (normal).

Deste modo, aconselho vivamente a familiarizar-se com este tipo de produto à disposição dos investidores para não ter "desilusões" mais tarde, ou as menores desilusões possíveis...

Existem pessoas aqui no fórum que percebem muito mais de CFD´s do que eu e que podem falar muito melhor sobre o assunto mas espero que tenha compreendido o básico... se algum colega forense quiser fazer algum reparo, também agradeço.

Abraços e muito sucessos.
EnglishMan

...

por englishman » 18/2/2006 3:21

Olá, TraderAT... só hoje reparei na sua mensagem, mas o assunto é-nos familiar e o que não se falou ontem, pode-se sempre falar hoje... ou amanhã... ou depois... sempre em comunicação... :wink:

Hoje foi um dia bastante bom para a carteira... pois penso que fiquei hoje do lado positivo, apesar do valor que vou apresentar ser negativo... tem um dia de atraso, por isso, não se preocupem que eu vou actualizando... mas porque só apresento a minha rendibilidade e não a calculo acabo por me basear no que me dão... embora eu saiba que está atrasado e que não corresponde à realidade do dia... mas enfim, isso também não é muito importante e como construo o gráfico com esses valores, penso que não há pressas... já pensei em fazer eu próprio cálculo, porque nem é assim tão difícil (penso que será: valor inicial investido-valor existente/valor inicial*100=...), mas não há pressas desde que as contas estejam bem para o meu lado... :wink: :)

Quanto à MEngil: Como tinha um trailing-stop nos 3.70, e já há algumas sessões que a MEngil não subia, e com o MACD a dar sinal de venda e os indicadores também um pouco "esticados" e o duplo topo efectuado nos valores próximos dos 3.80... eu decidi-me por "soltar" o trailing-stop e vender a minha posição, a 3,77. Passado algum tempo reparei que ela se começava a dirigir para novos máximos... actualizei o gráfico e o MACD já dava sinal de compra... fiquei confuso... resistência, possibilidade de "triple-bottom", mas o máximo de 3,84 fez-me entrar a 3,82 para uma nova escalada da MEngil... mas a força dos "Bulls" foi-se e acabei por fechar o trade a 3,79, com o recuo da cotação... :roll:

Quanto à Altri: foi um dia confuso, porque apesar de aparecer na tabela que continuo com a outra metade dos 50% que vendi, acabei por fazer compras e vendas(mais uma ou duas), por engano, e por ainda haver um pouco de menos experiência nos stops, agora nos CFD´s. Mas no fim, ficou tudo na mesma, porque apressei-me a corrigir a situação. No entanto, a minha decisão de hoje era para fechar todos os negócios até aqui efectuados, depois das vendas da MEngil e da SonaeCom, para finalizar este ciclo de entradas e saídas... mas tal não ocorreu e fico com a posição de 50% da inicial em Altri... 8-)

Quanto à SonaeCom: Uma lição deve-se retirar do dia de hoje... que os "stops" são fundamentais para se obter ganhos, mas também deve-se ter alguma atenção aos valores a que eles são colocados, pois basta uma distracção ou mesmo o decorrer normal do nosso dia-a-dia em que não seguimos constantemente o mercado para que algo se passe contra as nossas previsões.
Tenho vindo a falar do trailing-stop que vou colocando no sistema conforme a subida da SNC, de dia para dia, mas não vos falei que também tenho vindo a colocar um stop-limit (muito lá no alto para deixar correr os ganhos), porque o que era mais importante e ao qual dava mais atenção era o trailing-stop pois permitia-me defender os ganhos já existentes.
Ontem (5a. feira) tinha deixado uma ordem-limite a 4,35 e nunca mais me lembrei... quando olhei para a SNC, por volta das 8.15h já ela tinha feito 4.38, ou seja, a minha ordem tinha sido executada... Pois bem, com mais de 17% de lucro (venda a 4.35) em poucos dias não foi difícil para mim aceitar este erro, mas imaginemos que esta situação acontecia no início... por isso, utilizar "stops" sim, mas devemos sempre segui-los e ver como estão posicionados, anulando aqueles que nós achamos não estarem correctos...
Depois da saída, vi que a SNC continuava com força (volume impressionante em apenas 45 minutos)... entrei, novamente, a 4.39... ela fez um máximo de 4.55, mas para proteger os meus ganhos neste "trade" mais arriscado do que o anterior (resistência dos 4.45) por perto... acabei por colocar um trailing-stop nos 4,46 e assim que a SNC corrigiu fê-lo disparar e ficava aí terminado o meu "trade" intraday... :wink:
E foi assim mais um dia de bolsa...

Cumprimentos e Bom fim de semana.

EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (24.47 KiB) Visualizado 1232 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (12.68 KiB) Visualizado 1230 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (8.48 KiB) Visualizado 1233 vezes

CFD?

por alexbelo » 18/2/2006 2:56

EnglishMan,
apenas me iniciei na bolsa a menos de um ano, e ainda tenho duvidas em muita coisa...
A que persiste neste momento são o que são CFD, como funcionam, e qual a sua vantagem/desvantagem face a compra directa das acções...
Não querendo servir-me de si como professor, não o querendo "chatear" demais, gostava só de saber onde é que é possivel negociar CFD do BPI, pois acho que li que iria passar a usar CFD para negociar BPI (penso que não estou a fazer confusão com esta conversa)...
Isto porque tenho acçoes do BPI mas se fosse mais vantajoso ter CFD's, talvez optasse por isso.
Eu tenho conta no Best e Bigonline para negociar acçoes, mas não sei se algum destes permite negociar CFD...
Agradecido pela atenção

Alexbelo

Registado: 6/9/2005 9:33

...

por englishman » 18/2/2006 2:15

Esqueci-me das tabelas...

Quinta-feira, então...

EMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (19.76 KiB) Visualizado 1227 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (11.54 KiB) Visualizado 1240 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (8.72 KiB) Visualizado 1236 vezes

...

por englishman » 18/2/2006 2:13

Em relação a Quinta-feira...

MotaEngil: continua-se dentro...

Altri: com a valorização da SNC, ainda em carteira, e depois de ter saído da perda do BPI aproveitei para diminuir a minha posição na Altri para vender metade do que tinha...

Sonaecom: continua a ter uma excelente "performance" e o meu trailing-stop subiu para os 4.15...

Aqui fica a actualização...

Abraços.
EnglishMan

Re: ...

por TraderAT » 17/2/2006 1:30

Boa noite

Pois é, estica, estica e não para de subir...diria que me parece suportada nos 3,62 (minímo de dia 7-2) e a corrigir ligeiramente.

EnglishMan Escreveu:TraderAT escreveu em 28/01/2006:

Não acha que a MotaEngil está muito esticada (em especial na semana que termina) e que pode em breve corrigir um pouco? É um papel que também considero com potencial, mas mais no Médio-Prazo...

Agora já começo a concordar mais com o "está muito esticada"... :wink: Mas continua a fazer máximos e na sexta-feira fez 3.82, novo máximo histórico...
Penso que podemos esperar uma correcção na MEngil, nos próximos dias... :idea:

Agora sou eu que estou optimista e espectante para uma possível entrada, na casa dos 3,67/3,68, isto é claro, depois de fazer uma visita novamente ao suporte que referi acima.
Saída apontada nos 3,77/3,78 que já representaria uma valorização de 2,7% que julgo possível no curto-prazo...

Resistência :? ? Voltou a testar o Máximo quando, no dia 10, fez 3,81 ficando a 1 centimo do Max.histórico, poderemos ter aqui uma primeira Resistência...enfim apenas conjecturas que teremos de confirmar nas próximas sessões.

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

...

por englishman » 16/2/2006 18:03

Em relação ao dia de ontem...

MotaEngil: tudo na mesma...trailing-stop: 3.70
Altri: tudo na mesma... stop: 2.80
SonaeCom: deixar subir... trailing-stop:3.90

BPI:
Como tinha escrito:
acima dos 4.45 começa a ser difícil manter a posição por muito mais tempo... não há correcção, há finalização deste "trade".

Foi o que aconteceu... fechei toda a posição "Curto" do BPI, pois a probabilidade de minimização de perdas ficou muito menor e a possibilidade de maximização das mesmas passou a ser grande...
Este caso do BPI, vem-nos lembrar da importância dos "stops" e da importância de análise de cada activo per si quanto a indicadores que possam estar esgotados... esta é a prova de que o "Overbought" ou "Oversold" não significam nada a não ser sinais de que a partir daí deveremos redobrar a nossa atenção para uma possível compra ou venda, mas que não significam sinais de entrada e saída de forma tão linear como eles se nos apresentam, graficamente... existe mais para além destes sinais, ou seja, qualquer indicador é um complemento das nossas análises mas não o "supra-sumo" das nossas decisões de investimento.
Porque a correcção ou subida parece estar eminente, mas enquanto não acontece perde-se ganhos, ou ganham-se perdas, se é que me faço entender... :idea:
Concluindo: "Follow the trend", porque não é a "trend" que nos vai seguir! :idea: :)

Outra conclusão: como se pode ver na tabela, os meus "trades" do lado "Curto" não têm sido os melhores, tal como previa, pois num "BullMarket" é mais difícil... Mas desde que esses sejam menores, em perdas, do que os "Longos" aceito que tal aconteça... já o caso do BPI não posso aceitar e por isso lembro a importância dos "stops".
Ou seja, desde que os ganhos sejam maiores do que as perdas (quer do lado "Longo" ou "Curto"), e desde que esses ganhos e perdas sejam obtidos com o menor erro possível, está aberto o caminho para percentagens positivas... e para mais aprendizagens. :idea: :) :arrow:

Aqui vai a actualização...

Abraços.
EnglishMan

Nota: Hoje o dia foi quentinho... ehehehhehe
Mais logo vou tentar actualizar.

[/i]
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (19.03 KiB) Visualizado 1302 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (11.03 KiB) Visualizado 1315 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (8.78 KiB) Visualizado 1302 vezes

...

por englishman » 15/2/2006 18:25

Só para deixar a actualização da carteira do dia de ontem...

MEngil: tudo na mesma, e com o "trailing-stop" bem definido nos 3.70.

Altri: nada de novo...

Sonaecom: tem vindo a subir e eu também tenho subido o meu "trailing-stop"... ontem estava nos 3.76...

BPI: corrigiu um pouco, mas ainda dentro...

Logo há mais novidades, com os movimentos de hoje que não é difícil de adivinhar quais foram... :roll: :idea: :)

Abraços.
EnglishMan

Nota: a tabela anterior tinha um erro, pois o BPI estava do lado "Longo" quando ele é curto... por vezes aparecem valores de cotação que podem não ter sido efectuados no "mercado à vista" mas que aconteceram nos CFD´s...
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (18.84 KiB) Visualizado 1361 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (8.03 KiB) Visualizado 1347 vezes

...

por englishman » 14/2/2006 2:45

Para terminar... por hoje... coloco as actualizações mas sem gráficos, pois já é tarde... :wink:

MENGIL: Continua bem e veremos se se está a preparar para o "assalto" aos 3.80 e passar para valores superiores... se não o fizer, tenho um "trailing-stop" real nos 3.70 para o caso de corrigir... :idea:

ALTRI: Tem andado com baixo volume e pouco interessante. Ainda não sei o que vou fazer a esta "menina" mas logo se verá... abaixo dos 2.80, vender... eu só devia comprar acima dos 2.94/2.97, e com sinais de que era para subir, mas... :roll: O plano de actuação está difícil... entrei a 2,91 (antes da resistência) e estamos sensivelmente no meio dos 2,80-2.94/2.97... :roll:

SONAECOM: Hoje foi uma boa "puxada" e enquanto ela existir é acompanhar... penso que neste momento é difícil olharmos para as Sonae´s e Pt´s do ponto de vista técnico, porque existem outros factores que podem fazer mexer estes títulos, mas há sempre valores de referência... aqui os 3.75/3.77 que podem ser vencidos na sessão de hoje e depois os 3.94/3.95... :idea: :?:

BPI: vendi 50% na sexta-feira, fruto de uma experiência nos CFD´s (no sentido de utlização dos stops) e deixei outros 50% para uma possível correcção (minimização da perda) que hoje até estava a acontecer, mas que não deu em nada... acima dos 4.45 começa a ser difícil manter a posição por muito mais tempo... não há correcção, há finalização deste "trade".

Aqui vai a actualização da carteira...

Cumprimentos.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (18.99 KiB) Visualizado 1388 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (8.1 KiB) Visualizado 1392 vezes

...

por englishman » 14/2/2006 2:19

Não há stops... há prejuízo.

Prejuízo pode haver, mas a intenção é que este seja o menor possível. Por isso, a importância dos "stops"... e quais "stops mentais", qual quê?? 8-) :roll: Tem que ser o "stop" real, determinado por nós, porque pode acontecer que um "stop" destes não nos deixe ganhar dinheiro por activação de um que não estavamos à espera, mas salva-nos quando há lugar a perdas e é ele que nos permite que elas sejam minimizadas. Não quer dizer que não haja "stops mentais" que acabam por representar valores psicológicos que retemos no nosso sistema de pensamento/raciocínio mas que muitas vezes nos leva a decisões erróneas, pois temos de ter em atenção os outros factores passíveis de influenciar as nossas decisões (emoções, por ex.)... Como conclusão, os "Stops-loss" são também fundamentais para o sucesso de um investidor e deve ser pensado de forma independente, ou seja, cada caso é um caso, cada título é um título... :idea: :)
Deste raciocínio pode-se concluir que irei utilizar muito mais os "stop-loss" e os "trailing-stop" do que utilizei até agora... :idea: :wink:
É muito verdade e a situação do BPI veio-me "acordar" para esta realidade que tem vindo a ser desprezada por mim e que quer queiramos quer não, é verdade. :idea:

A situação do BPI mostra que uma situação simples pode-se tornar complicada, porque tranforma-se numa perda pouco suportável pelo ser humano e quanto maior for essa perda mais consequências negativas temos para o nosso "Eu" enquanto investidor... :idea:

Depois de se "levar" com uma perda de valor significativo (tanto a nível económico como psicológico) aparecem os mecanismos de defesa para nos protegermos dessa frustração e uma das alternativas (penso que é a mais comum) é recuperar o perdido... tentamos, sempre, recuperar o perdido como primeiro passo para defender o nosso "Eu" de uma possível descompensação causada pelo acontecimento traumático: perda... Assim, ficamos mais sensíveis a pequenas oscilações dos activos e entramos apressadamente em qualquer que se mexa, porque o raciocínio é que é desta que se vai conseguir o negócio "da salvação" (da anterior perda) e que corresponde a um comportamento do investidor, não irracional como alguns lhe chamam, mas eu diria que representa um comportamento instintivo, de sobrevivência da nossa própria existência, do nosso "Eu", pois se não for assim há a possibilidade de diluição deste...
Esta hipótese de comportamento instintivo está demonstrado pelas minhas decisões de entrada em ALTRI e SNCOM...
Se houver sucesso nos negócios posteriores à perda, o nosso "Eu" começa a recompor-se e ficamos salvos de uma desintegração... esta "diluição", "desintegração", "fragmentação" depende da personalidade de cada um, construída ao longo da sua história de vida... depende da resistência/vulnerabilidade à frustação, das estratégias de "coping", da capacidade de resiliência e muito, muito mais...
Por esta razão, o investidor desespera com as perdas e muitas vezes desiste com o acumular das mesmas (representando a retirada para algo mais suportável do que a destruição do seu próprio "Eu").
Porque entrei na ALTRI e SNC... pq se mexeram! :idea: :lol: :)

Fica uma actualização de sexta-feira e de como um stop-loss pode ser uma "ferramenta" fundamental... tenho a certeza que o é, mas por vezes pensamos que podemos controlar o mercado, mas isso é assunto para outro tópico...

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (18.86 KiB) Visualizado 1395 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (10.76 KiB) Visualizado 1396 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (7.79 KiB) Visualizado 1407 vezes

...

por englishman » 14/2/2006 1:10

Deixo só a actualização da carteira para me ir... ainda não está incluído as possíveis perdas que viram, no caso do BPI...

Só uma pequena correcção: perdas que virão... a estas horas tudo pode acontecer... ehehehehehhehe

Até já...
EMan

...

por englishman » 10/2/2006 2:57

Bem... hoje sonhei durante o sono... e tive um pesadelo ao acordar... :roll:
"Deitar tarde e tarde acordar... é vê-las a passar." :lol: 8-) :lol:

Acordei perto das 10.00h e já onde ia o BPI... levei um KO! Já nada podia ser feito... :evil:
Já começo a considerar o meu perfil de investidor de... "suicida"; "kamikaze"... :idea: Bem... podia ser pior! :roll:
Mas atenção que não quero influenciar ninguém... não é da minha responsabilidade se tal acontecer com algum dos colegas forenses que me lê... é que eu já vi por aí alguém a escrever "suicídio"!! :lol: :lol:
Não há stops... há prejuízo. 8-)
Mas nem tudo é mau... ihiihihih!

A MEngil ganhou suporte nos 3.65 e hoje subiu bastante bem... e com bom volume o que é um bom sinal para continuação de subidas... vamos acompanhando...

Entrei em Altri a 2,91, hoje, uma situação que acabou por ficar para mais alguns dias, depois de ter sido uma opção de intraday que não resultou... também para acompanhar...

Deixo só a actualização da carteira para me ir... ainda não está incluído as possíveis perdas que viram, no caso do BPI...

Abraços.
EnglishMan

Nota: Vão aprendendo a forma de como se perde dinheiro em bolsa... depois falamos dos ganhos! ehehehheh :idea: :lol:
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (15.82 KiB) Visualizado 1441 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (8.03 KiB) Visualizado 1436 vezes

...

por englishman » 9/2/2006 4:22

Pedia aos administradores Ulisses Pereira ou MarcoAntonio que me retirassem o primeiro gráfico (BPI) do tópico anterior... agradecimentos desde já...

Fica o gráfico do BPI... o que eu queria colocar...

não sei se dá para substituir aquele que pedi para retirar.... obrigado mais uma vez...

Abraços.
EnglishMan
Anexos
BPI.PNG
BPI.PNG (18.44 KiB) Visualizado 1491 vezes

...

por englishman » 9/2/2006 4:17

Depois de ter escrito algumas coisas (bastantes :roll: :roll: ) o PC fez o favor de desligar e eu fiquei de "boca aberta"! :roll: :)

Resumindo...

Ontem escrevi:
Como já há algum tempo que andava para "shortar" o BPI, fi-lo hoje... a 4,22 mas amanhã poderá ser a confirmação de mais uma asneira minha, pois pelo que vi do gráfico (cotação de fecho) temos um volume alto e uma vela que me parece um "engulfing bullish..." Por isso, estou a contar que vou fechar mais este "trade" no negativo... o stop é "apertadissímo" pois um fecho acima do máximo de hoje (4,27) ou uma subida forte para valores perto dos 4.30 durante a sessão será um sinal de fecho da posição...

Não há melhor confirmação da "engulfing bullish candlestick" do que esta que se deu no BPI... ora toma, para aprenderes... e mais tarde recordar! :lol: :idea: :lol:
Continuação de volume e fecho no máximo da sessão... não podia ter sido melhor... só espero é que amanhã o BPI não abra em "GAP UP" tal a força dos "Bulls"! :roll:

Ou seja, actualizo o meu gráfico por volta da hora de almoço e o MACD até me dá um sinal de venda e eu pensei... alto lá, pode ser que o "engulfing" não tenha razão... pois bem, de tarde foi sempre a abrir até ao máximo e eu a levar "na cabeça"... e amanhã posso atingir um novo minímo anual :) 8-) :?

Vamos ver como me vou safar desta... alternativas:
1- sair logo que ache razoável e de forma a minimizar a perda...
2- comprar metade para poder entrar (vender), novamente, mais acima e fazer preço médio para uma possível correcção que aí vem... não sei quando, mas vem. :roll: :idea: :mrgreen:
3- reforçar a posição (a palavra reforço outra vez... agora aprendi esta e não quero outra :roll: ) logo que haja sinais de correcção... pq ela está para acontecer... mas não sei quando.. :roll: :idea: :mrgreen:
Alguma coisa há-de sair, de certeza...

Ou seja, está aqui a "papinha toda" para quem quer aprender alguma coisa... aqui está o que não se deve fazer, mas que se faz muitas vezes! Ehehehheheehhe

Espero ter também a minha oportunidade para escrever sobre aquilo que se deve fazer... um dia! :lol: 8-)

Quanto à MEngil, tudo na mesma e parece querer suportar nestes valores... não há reforços, não há preços médios e realmente agora é que me dei a pensar que tenho ganhos na ME... potenciais mas não deixam de ser ganhos... yeeessss!!! :idea: :idea:
Que espero não passem a perdas também... Uuuuuppsssss!! :roll: :mrgreen:

Abraços.
EnglishMan

Nota: fui ler um pouco mais sobre o padrão Bullish (tinha apenas uma ideia e quando olhei para o gráfico pareceu-me algo que já tinha visto...) de que falei e parece-me que não existe nada daquilo que estava para aqui a mencionar... ou seja, o BPI subiu porque havia mais compradores do que vendedores... :idea: :roll: :lol:
Assim, é tudo para ler e aprender com a excepção da minha referência ao "engulfing bullish pattern"

Vou colocar essa questão num tópico à parte... aos mais entendidos. 8-)
Anexos
BPI.PNG
BPI.PNG (63.27 KiB) Visualizado 1478 vezes
MEngil.PNG
MEngil.PNG (19.77 KiB) Visualizado 1472 vezes
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (14.82 KiB) Visualizado 1482 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (7.63 KiB) Visualizado 1487 vezes

...

por englishman » 8/2/2006 2:54

Com o "adeus" à SNC (ontem) e com a MEngil a corrigir bastante desde o máximo para os valores actuais, hoje não entrei na loucura das PT´s e das SON´s porque não se proporcionou o "momento" para tal... com muita pena minha, mas pelo menos não perdi nesta "corrida" pelos ganhos... :roll:

Quanto à MEngil, espero agora algum suporte nestes valores e possibilidade de reiniciar a subida... no entanto, se estes valores falharem temos os valores perto dos 3.54... continuo dentro... à espera não sei de quê! :roll: :lol: :idea:

Como já há algum tempo que andava para "shortar" o BPI, fi-lo hoje... a 4,22 mas amanhã poderá ser a confirmação de mais uma asneira minha, pois pelo que vi do gráfico (cotação de fecho) temos um volume alto e uma vela que me parece um "engulfing bullish..." Por isso, estou a contar que vou fechar mais este "trade" no negativo... o stop é "apertadissímo" :) pois um fecho acima do máximo de hoje (4,27) ou uma subida forte para valores perto dos 4.30 durante a sessão será um sinal de fecho da posição... não é que esteja pessimista e não acredite no que vejo mas estou a cometer erros sistemáticos: adivinhar o topo (apesar de o BPI estar esticadíssimo); "shortar" um activo que está a fazer máximos de muitos anos sem sinais evidentes para fazer tal, e por aí fora...
Por isso, tenho vindo a mostrar como não se deve investir... :) :lol: :evil: Existem livros que têm títulos excitantes e apelativos como por ex. "How to make money in stocks"... eu estou a preparar-me para escrever um com o título "How to lose money in stocks" :lol: :lol: :evil: :evil:

O que vale é que já marquei umas férias para o final do mês, na terra do Bonaparte, onde poderei ir buscar alguma inspiração para os meses seguintes... :idea: :) :lol:

Ora aí vai uma actualização...

Cumprimentos.
EnglishMan
Anexos
MEngil.PNG
MEngil.PNG (18.99 KiB) Visualizado 1537 vezes
BPI.PNG
BPI.PNG (20.07 KiB) Visualizado 1511 vezes
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (14.89 KiB) Visualizado 1514 vezes
Trading2006b.PNG
Trading2006b.PNG (7.5 KiB) Visualizado 1508 vezes

...

por englishman » 7/2/2006 4:31

Fiquei bastante surpreso pelas últimas notícias de OPA da SONAE/SNC à PT... :roll:

E hoje não foi um dia positivo para a minha carteira, embora tivesse seguido o meu racional para as minhas opções de investimento: SNC e MEngil...

Quanto à SNC:
tenho um "stop" apertado nos 3.55 (mas eu diria mais entre os 3.55/3.60) e uma interpretação minha de que errei fará com que eu saia de imediato...

Passado dois dias da minha entrada "Curto" na SNC, não gostei de a ver a lateralizar e a não se decidir para que lado é que os investidores a levariam... o suporte entre os 3.47/3.50 parecia não querer quebrar, mas também havia resistência na subida... os indicadores podiam estar a fazer aparecer força compradora e como o volume tinha vindo a aumentar nas últimas sessões, decidi-me pelo fecho do "trade" a 3,58... Aqui começou o meu dia negativo, pois a compra não foi feita a um preço muito bom, mas como tinha projectado valores entre os 3.55/3.60, lá foi... :roll:
Com este novo desenlace, até poderia beneficiar desta posição "Curto" já amanhã... ou não!!!... se continuasse dentro estaria, neste momento, numa situação delicada pois não se sabe como vai ser a evolução da cotação da SNC... imaginem se eu tivesse entrado "Curto" na PT!!! :roll: :roll: :) Uiuiuiui! 8-)
Conclusão, fecho do "trade" da SNC com mais uns pózinhos negativos para a percentagem da carteira...

Qnt à MEngil: venda projectada para os valores entre os 3.80/4.00...
Não são estas perdas como a da SNC que me assustam... é mais o meu bloqueio em vender uma posição ganhadora como a da MEngil (mais de 6% com a venda que poderia ter sido feita a 3.79/3.80) a preços que eu sabia que corria o risco de uma correcção... mas eu quero mais, mais uma vez, e a minha confiança está a fazer com que eu espere que o activo em que estou a ganhar me dê... mais ganhos! :roll:
Ou seja, será que me estou a tornar um investidor de Médio/Longo-Prazo? Claro que não. Pois se isso estivesse a acontecer não teria o número de negócios que efectuei até agora...
O que me parece estar a bloquear a minha prestação mais positiva nas minhas opções de investimento actuais é o conceito que ainda não integrei no meu perfil... o do reforço.
Antes, a minha estratégia baseava-se em algo tão simples como uma interpretação de uma possívelentrada e uma saída com ganhos em igual quantidade, ao melhor... ela continua a ser o meu "guia", mas este novo conceito - reforço da posição aberta - parece estar a provocar-me algum desconforto mas o que é certo é que eu a introduzi nesta última opção da MEngil, pois não entrei com tudo como me habituei a fazê-lo e sair logo que obtivesse um ganho (que talvez fosse o justo para mim)... também já estive a ler o texto sobre a SNC e lá refiro, novamente, o reforço (se ela quebrasse o suporte que eu pensava que ela ia quebrar)...
Com a introdução deste novo conceito e desta nova forma de pensar, o racional altera-se e pode advir daí consequências positivas ou não... por ex. a minha entrada parcial na MEngil e o novo conceito "reforço" fez-me pensar que após uma "bela" subida e uma correcção eu estaria lá para reforçar a minha posição e aí poder tirar um maior proveito da suposta e consequente subida da cotação, agora com uma maior quantidade de títulos... este racional não existia no meu conjunto de reflexões/interpretações das evoluções da cotação dos vários títulos "abordados" por mim.
Sendo assim, decidi retirar este conceito do meu "esquema cognitivo" para as minhas opções de investimento. Isto não quer dizer que não o venha a usar, mas será mt difícil... e não quer dizer que seja uma estratégia que não se deva ter em conta, mas não está conforme os meus princípios de investimento, afectando a minha forma de estar no mercado.
A minha forma de estar é: entrar... sair (se possível com ganho)... e partir para outra (que pode ser a mesma)... tão simples quanto isso... 8-) :lol:

Ora aí vai a actualização para hoje, com os meus ganhos na MEngil a diminuirem drasticamente, comigo a pensar no "reforço" da posição... ganda maluco!! :roll: :lol:

Abraços.
EnglishMan[/b]
Anexos
SNC.PNG
SNC.PNG (19.93 KiB) Visualizado 1571 vezes
MEngil.PNG
MEngil.PNG (21.46 KiB) Visualizado 1555 vezes
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (14.11 KiB) Visualizado 1552 vezes
Trading2006a.PNG
Trading2006a.PNG (9.63 KiB) Visualizado 1554 vezes
Trading2006b.PNG