Caldeirão da Bolsa

Trading 2006 (EnglishMan)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por englishman » 13/1/2006 2:24

Olá, grvr. Desculpe só agora responder mas é mesmo assim...
CFD = Contract For Diference... baseia-se na negociação de um produto alavancado em que o preço corresponde (com pequenas variações) ao que está a ser praticado no mercado "normal"... funciona com margens e essas margens variam de acordo com o mercado em que se está a negociar e com o risco associado ao activo subjacente...
mas vou deixar o link para poder ter mais informações:
http://www.difbroker.com/dif-site/products/cd-cfd.do

Em termos de instituições onde se pode negociar CFD´s conheço a DIFBroker, LJCarregosa, SaxoBank... e talvez algum colega forense possa acrescentar mais alguma... :idea:

Resumindo, os CFD´s são um produto que nos permite entrar Curto num determinado activo e no qual não investimos o total do nosso capital de um determinado negócio, mas sim uma "margem" que é estabelecida pela instituição em que se opera e está directamente relacionada com o risco atribuído pela mesma ao activo em questão.
Os CFD´s podem ser utilizados para posições Longas e Curtas, mas têm características diferentes, nomeadamente, custos diferentes.
Na minha opinião, é um produto que requer ainda mais disciplina do que na negociação mais habitual (Longo), porque como só utilizamos parte do capital nos negócios podemos ser levados a negociar mais do que podemos e se houver perdas :roll: :roll:

Como exemplo, entra Curto na EDP a 2.75 (1000CFD´s)... vamos imaginar com uma margem de 20%: 1000*2.75= 2750 euros - daqui 20% são 550 euros... isto quer dizer que iria utilizar os 550 euros para este negócio, em vez dos 2750 euros que teria de investir na via "normal"...
Agora repare... numa carteira de 5000 euros pode negociar mais quantidade (dependendo das margens para cada activo a negociar) do que aquela que conseguiria normalmente. Se ganhar tudo bem, se perder tem de ter em carteira o dinheiro exigido como garantia (margem) desse negócio, mais o que perdeu

No entanto, o "Curto" tem a desvantagem de nos colocar perante um risco mais elevado do que no mercado normal... imagine que Compra 1000 SNC a 3.70... se houve lugar a perdas estas são limitadas, pois o máximo que pode perder são os 3.70/acção na hipótese de a ver cotada a 0 (zero) euros. No caso contrário, a hipótese de perdas é infinita, porque se não fechar a sua posição pode ver a SNC nos 6 euros, 10 euros e... :roll: :roll:
Apesar de eu ter iniciado a negociação com CFD´s, acho que não é o melhor momento para o fazer pois eles foram criados para se ganhar dinheiro em mercados "Bear" ou neutros, o que não acontece com o nosso, nesye momento. :roll: Ou seja, as hipóteses de sucesso num mercado "Bull" são menores.
Também posso sempre alterar a minha estratégia durante o ano e passar para o lado Longo (normal).

Deste modo, aconselho vivamente a familiarizar-se com este tipo de produto à disposição dos investidores para não ter "desilusões" mais tarde, ou as menores desilusões possíveis... :wink:

Existem pessoas aqui no fórum que percebem muito mais de CFD´s do que eu e que podem falar muito melhor sobre o assunto mas espero que tenha compreendido o básico... se algum colega forense quiser fazer algum reparo, também agradeço.

Abraços.
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

cfd?

por gvrv » 12/1/2006 20:33

CFD's?? Uso o caixadirecta da cgd..... e.... como e que eu fasso curtos.....? CFD? o que e que significa?
(antes de receber algumas respostas..: sempre a aprender.....porque ninguem nasce ensinado....)
Cumps

Registado: 11/1/2006 23:30

...

por englishman » 12/1/2006 13:04

Olá, Laraujo.

Estou a utilizar CFD´s.

Abraços.
EnglishMan

por Laraujo » 12/1/2006 12:59

Exmo.

QUAL A FERRAMENTA QUE USA PARA FICAR CURTO?
WARRENTS?

Obrigado
Nesta corrida, umas vezes somos Jockeys outras simplesmente...

www.cupstore.pt

Registado: 22/3/2005 17:04

...

por englishman » 12/1/2006 12:58

A coluna "Estado" vai sendo alterada por mim... quando início uma compra ou venda, aparecerá o preço, a data da compra e venda e nessa coluna eu coloco "COMPRAR" ou "VENDER"... depois se a posição continua aberta passa a "Manter"... quando for fechado algum negócio eu colocarei "Fechado" ou "Encerrado... :idea:
Ao longo do ano ficarão registados todos os negócios efectuados por mim...

Abraços.
EnglishMan

Re: ...

por bolinha » 12/1/2006 12:51

EnglishMan Escreveu:Olá, bolinha.

Em relação à pergunta: Não... Como se pode ver na tabela, os dois negócios estão ainda abertos... se reparar na coluna "Estado" da tabela, diz "Manter" na SNC... não percebi bem a sua dúvida, mas se tentar explicar melhor... assim vejo se o que estou a transmitir é o mais correcto, também. :wink:

Abraços.
EnglishMan

O facto está da tabela não estar muito claro para mim. Agora já entendi ;)

Registado: 26/7/2005 20:28

...

por englishman » 12/1/2006 12:49

Olá, bolinha.

Em relação à pergunta: Não... Como se pode ver na tabela, os dois negócios estão ainda abertos... se reparar na coluna "Estado" da tabela, diz "Manter" na SNC... não percebi bem a sua dúvida, mas se tentar explicar melhor... assim vejo se o que estou a transmitir é o mais correcto, também. :wink:

Abraços.
EnglishMan

por bolinha » 12/1/2006 11:16

Então mas saiste da SNC ?

Registado: 26/7/2005 20:28

...

por englishman » 12/1/2006 3:05

... e a tabela...

EMan.
Anexos
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (13.02 KiB) Visualizado 1840 vezes

...

por englishman » 12/1/2006 3:03

Hoje estreei-me do lado "Curto"... na EDP.
Quis fazê-lo antes de ontem quando ela fez um máximo de 2.88 e tinha sido "ouro sobre o azul", mas não tomei essa decisão adiando-a para hoje...
Entrei a 2.78, com uma pequena percentagem da carteira que disponibilizei para o efeito... no sentido de 1ª "experiência"... :idea:

O Objectivo tem a ver com os valores entre os 2.70 e os 2.66, mas tenho consciência que os 2.75 tem servido como um pequeno suporte que poderá continuar a funcionar... a minha saída (do lado perdedor) acontecerá se a EDP cotar acima dos 2.83/2.84...

Esta minha decisão de entrar "Curto" na EDP tem a ver com o interpretar de uma fraqueza "Bull" de Curto-prazo e porque a subida fez-se de um modo violento necessitando de uma correcção... :idea:

Aqui fica o gráfico e a tabela...

Cumprimentos.
EnglishMan
Anexos
EDP.PNG
EDP.PNG (18.58 KiB) Visualizado 1860 vezes

...

por englishman » 12/1/2006 2:48

e estou já a pensar fechar este "trade" se não se verificarem subidas acima dos 3.70, pois o movimento "forte" tarda em chegar

Com o Psi20 em modo "Bullíssimo" :lol: o movimento positivo acabou por se dar na SNC e fechou acima dos 3.70, alcançando assim o preço definido no primeiro objectivo (3.75)... e fê-lo com um milhão de acções de volume... deste modo, continuo a perspectivar uma evolução positiva da cotação que pode ir de encontro ao 2º objectivo definido por mim (entre os 3.85/3.95)... para isso acontecer, terá de superar os 3.77/3.80. :wink:
Por mim, pode subir à vontade, mas para jogar pelo seguro subi o meu "trailing-stop" para os 3.70, por isso qualquer fecho abaixo dos 3.70 me fará decidir pelo fecho deste "trade". :idea:

Aqui vai a actualização...

Abraços.
EnglishMan

&%$%#$"#$#!"""#$"$... esqueci-me novamente de guardar o gráfico que fiz... ddaaaahhh!!! :) :lol:
Anexos
SNC.PNG
SNC.PNG (32.3 KiB) Visualizado 1876 vezes

...

por englishman » 11/1/2006 2:30

Hoje já se colocou acima da MM50 dias, o que é positivo mas este movimento foi pouco significativo...

E este movimento foi tão pouco significativo que a MM50 dias continua a funcionar como resistência à subida da cotação da SNC...
Com o fecho de hoje (abaixo da MM50) penso que devo ter atenção redobrada na próxima sessão e estou já a pensar fechar este "trade" se não se verificarem subidas acima dos 3.70, pois o movimento "forte" tarda em chegar... veremos.
Por aqui, está tudo a zeros... 8-) e fica o gráfico actualizado...

Cumprimentos.
EnglishMan
Anexos
SNC.PNG
SNC.PNG (17.16 KiB) Visualizado 1937 vezes

...

por englishman » 10/1/2006 3:31

O estar a cotar abaixo da MM50 dias é um factor a ter em conta, na análise à SNC... amanhã (hoje) e terça-feira já podemos ver como a cotação vai querer estar... acima ou abaixo...

Hoje já se colocou acima da MM50 dias, o que é positivo mas este movimento foi pouco significativo... o volume foi forte... quase 1 milhão de acções...
Mas este movimento acima da MM50 foi feito com alguma resistência do lado vendedor e penso mesmo que a cotação fechou no valor da MM50 (aproximado)...
Cotação=3.70; MM50=3,6970...

No sentido de segurar este "trade", caso ele venha a ter um sentido inverso ao que interpretei, passo a ter o stop-loss (trailing stop) nos 3.66 que parece ser o valor onde houve suporte, nas últimas sessões. :wink: Isto quer dizer que fico negativo na SNC, se ela vier a cotar abaixo dos 3.66.

Coloco aqui outro "boneco" onde se pode ver que a SNC já quebrou a LTa formada há já alguns meses, na minha opinião, e que se não vier a cotar acima dos 3.73/3.77 nas próximas sessões poderá vir a ter um sentido negativo da cotação.

Cumprimentos.
EnglishMan
Anexos
SNC.PNG
SNC.PNG (23.82 KiB) Visualizado 2044 vezes
Trading2006.PNG
Trading2006.PNG (10.9 KiB) Visualizado 2026 vezes

...

por englishman » 9/1/2006 2:45

Olá a todos.

nunes escreveu:
A melhor das sortes para a iniciativa.

Só para escrever... Obrigado. :) E muitos sucessos também! :wink:

TraderAT escreveu:
Talvez por ter um perfil de investidor/trader semelhante aquele que descreveste vou acompanhar atentamente o teu tópico.

Já somos dois a ver o que conseguimos "apanhar", por aí... :) :wink:

Em relação a SNC, estou, por agora, com muitas dúvidas em relação ao seu comportamento no curto-prazo...

O estar a cotar abaixo da MM50 dias é um factor a ter em conta, na análise à SNC... amanhã (hoje) e terça-feira já podemos ver como a cotação vai querer estar... acima ou abaixo... :wink:

Abraços.
EnglishMan

Boa iniciativa a tua...

por TraderAT » 9/1/2006 2:04

Boa noite a todos

EnglishMan,

Talvez por ter um perfil de investidor/trader semelhante aquele que descreveste vou acompanhar atentamente o teu tópico. :wink:

Em relação a SNC, estou, por agora, com muitas dúvidas em relação ao seu comportamento no curto-prazo... :?

Um abraço
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Re: Englishman...

por nunes » 7/1/2006 19:17

The Mechanic Escreveu:...uma vez que inicias esta exposição : não te deixes desanimar com opiniões divergentes da tua nem entrar em euforias quando todos te batem palmas .

Um abraço,

The Mechanic

Tomo a liberdade de citar e subscrevo.

A melhor das sortes para a iniciativa.
Cumprimentos,

nunes

Registado: 9/4/2005 12:40

...

por englishman » 7/1/2006 4:03

A SONAECOM encontrou suporte na zona 3.60/3.63 e hoje houve força "Bull" para colocar a cotação acima dos 3.65... o volume foi razoável...
Fica a actualização do gráfico, mas com o mais "típico", pois esqueci-me de guardar o anterior e para não estar com o trabalho de fazê-lo outra vez, coloco este. 8-)

Ponto negativo: tem a ver com a cotação que ainda está abaixo da MM50 dias (3,6924)... vamos ver o que acontece nas primeiras sessões da próxima semana.

Abraços e Bom fim-de-semana.
EnglishMan
Anexos
SNCom.png
SNCom.png (16.26 KiB) Visualizado 2323 vezes
Trading2006.png
Trading2006.png (5.15 KiB) Visualizado 2305 vezes

...

por englishman » 5/1/2006 17:08

Olá, Vieira.

EnglishMan, reparo que és um trader de Análise Técnica. Agora imagina que o triple play da SonaeCom é abandonado ou então que a France Telecom sai do capital da empresa ou que os resultados de 2005 são abaixo da expectativas e a cotação vai por aí abaixo. Ligas alguma coisa aos fundamentais das empresas? Conheces minimamente as empresas em que investes, sabes os projectos em que estão metidos, os riscos do negócio, etc, ou é só olhar pa gráficos?

Existem vários factores que influenciam as nossas decisões de investimento, mas para mim, a AT é aquela que tem maior peso... e tento conhecer as empresas em que invisto, pelos gráficos, pelo seu comportamento... comportamento técnico por assim dizer. Para os meus objectivos de Curto-Prazo penso que é a AT que me auxilia melhor, dado o meu perfil.

Só me interessariam os fundamentais das empresas, se tivesse um perfil de Longo-prazo.

A escolha de AT ou AF tem mesmo a ver com o nosso perfil de investidor e com as nossas preferências de análise.

Para quem segue a AT, não interessa o preço a que a acção está cotada, mas sim sinais de entrada e saída que no seu conjunto permitem uma valorização do capital investido, num determinado período (curto) de tempo.
As notícias e outros factores fazem parte de uma pequena parte das decisões... que podem acabar por complementar a AT e não o contrário.

Abraços.
EnglishMan

por costarios » 5/1/2006 16:34

É por isso que costumam dizer que se o teu objectivo é comprar acções de uma empresa para mantê-las pelos próximos anos, então baseie a tua decisão de compra na AF.

Entretanto, se o que procuras é apanhar os up e down swings da cotação, então a AT é a ferramenta ideal.
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por Ulisses Pereira » 5/1/2006 16:30

Exacto. É óbvio que há acontecimentos inesperados, mas de uma forma geral é mais rápido "lermos" as notícias futuras das empresas através dos gráficos do que quando elas saem cá para fora.

É este um dos meus grandes argumentos pelos quais os pequenos investidores devem usar a análise técnica. É que eles não têm acesso a "insides" e conversas com responsáveis de empresas para irem seguindo o que se passa lá dentro e, muitas vezes, quem tem vai usando essa informação para negociar, movimentos esses que podem ser observados num gráfico :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por vieira » 5/1/2006 16:14

Ulisses, o que me estás a dizer é que o gráfico já inclui os fundamentais da empresa e por isso se olharmos para o gráfico já é o 2 em 1. :wink:

Registado: 9/12/2005 18:40

por Ulisses Pereira » 5/1/2006 16:02

Vieira, geralmente (diria em 90% dos casos), há sempre alguém que sabe primeiro as notícias do que o público em geral. Logo, começam a mexer-se no mercado e, normalmente, no gráfico começam logo a aparecer os primeiros sinais de fraqueza/força. Primeiro do que a notícia estar cá fora... ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por vieira » 5/1/2006 16:01

EnglishMan, reparo que és um trader de Análise Técnica. Agora imagina que o triple play da SonaeCom é abandonado ou então que a France Telecom sai do capital da empresa ou que os resultados de 2005 são abaixo da expectativas e a cotação vai por aí abaixo. Ligas alguma coisa aos fundamentais das empresas? Conheces minimamente as empresas em que investes, sabes os projectos em que estão metidos, os riscos do negócio, etc, ou é só olhar pa gráficos?

Registado: 9/12/2005 18:40

...

por englishman » 5/1/2006 15:31

Coloco também a tabela correspondente aos meus movimentos durante este ano de 2006.
A rendibilidade será sempre ajustada automaticamente (com comissões incluídas), depois do fecho da posição.
Enquanto houver posições abertas as percentagens de ganho ou perda potencial são sempre aproximações ao valor real. Decidi apresentar desta forma, para não entrar em contas-pormenor e simplificar o processo.

Mais uma vez relembro este pormenor importante:
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Abraços.
EnglishMan
Anexos
Trading2006.png
Trading2006.png (5.15 KiB) Visualizado 2599 vezes

ew

por luis lobs » 5/1/2006 15:02

Excelente..........agora digam porque valea pena visitar o caldeirao.

Só segue o conselho quem quer, mas q ajuda ajuda.

Espero q o vendedor esgote.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Eduardo R., Google Adsense [Bot] e 218 visitantes