Caldeirão da Bolsa

Estatisticas de ordenados de professores na OCDE

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: 30-50%?!!!!

por rmachado » 28/11/2005 19:52

devastador Escreveu:rmachado disse

"Gostei muita desta, um aumento entre 30-50% (mais ou menos), do ordenado mínimo é mau!!!"

rmachado, não sabia que o salário mínimo era de 60 contos!!!!
O aumento que referi é muito mais próximo dos 20 do que dos trinta MIL escudos (em escudos já é um número maior :mrgreen: )...
Eu PERDI poder de compra, pois tive 2 anos sem qualquer aumento!! Sabes o que é PERDER? Não, pois tu SÓ GANHASTE!!!
Em dois anos eu perdi mais de 6% e tu ganhaste mais de 6%. Conclusão: a diferença entre o meu salário e o teu agravou-se em 12%!!! Uma ninharia , já sei!!!
Não sou escravo de ninguém!!!
Vocês já viram que os indicadores internacionais têm em atenção o salário no FINAL DA CARREIRA? É que assim o estado pode dizer que os professores ganham muitíssimo bem!!! Tenho a fama mas não tenho o proveito!!!

Caro Devastador

O ordenado minimo nacional é de 374,20 Euros, isto em contos dá 75 contos. 30% disto são 22.5... talvez tenha errado nos 50%.. mas 40% são pasme-se 30 contos.

Logo como diria o outro é fazer as contas.

Depois está a assumir 2 coisas:
1ª Que ganho o ordenado minimo, errado, graças a deus ganho mais.
2ª Que fui aumentado nos últimos 2 anos, errado, não sou/fui aumentado nos últimos 4, note-se 4 Anos....

Pode até disser, então mude de emprego ou faça greve, e terá razão, mas ao contrário da função pública greve não adianta de nada, e mudar de emprego não é assim tão fácil. E não tenho, nem de perto nem de longe, a estabilidade (leia-se com ironia) da função pública.

Eu não disse que os professores são bem pagos, apenas disse que o custo/beneficio é baixo, isto é, para o que Portugal gasta na Educação tem uma taxa de sucesso/qualidade de ensino muito baixa.

Ora o estudo que a Pata-Hari referiu derruba um mito já muito antigo, que é o de que pouco se investe em educação em Portugal.
Infelizmente gasta-se muito dinheiro em Portugal, mas mal, e a educação é só um exemplo.

E se quiser mais achas para a fogueira, então que disser dos/as seus colegas educadores de infância?

Reformam-se mais cedo que os demais, estão 22 horas na escola e não levam trabalho para casa.... (isto sempre no público que no privado não é bem assim).

E olhe que em relação ao ensino nunca esperei dizer a frase "no meu tempo" tendo eu "apenas" 32 anos... e já a digo ANTES de sair da Universidade com 23 anos...

Registado: 24/8/2004 10:42

por Incognitus » 28/11/2005 19:51

É normal que um juiz ganhe mais que um professor. Até que ganhe bem mais.

Já algumas das regalias parecem patentemente estúpidas, como aquela do subsídio de renda.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por devastador » 28/11/2005 19:36

Mas eu Não estou no final da carreira!!! E mesmo um juiz que não esteja no final da carreira, ganha bem mais do que eu (e com mais regalias)...

Registado: 8/5/2003 14:26

por devastador » 28/11/2005 19:34

OLhem que é "EXONERADO"

por Incognitus » 28/11/2005 19:33

Em final de carreira, são necessários apenas 2 professores para pagar um juiz.

Em todo o caso, é notório que juízes, médicos, funcionários judiciais, etc, tudo ganha demasiado bem no Estado em final de carreira, quando comparados à realidade económica deste país.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por Incognitus » 28/11/2005 19:32

devastador, as comparações feitas nos indicadores da OCDE são em meio de carreira (15 anos de experiência), onde Portugal já aparece bem pago.

Em final de carreira, fui eu que fiz as comparações. Aí Portugal não aparece bem pago, aparece absurdamente bem pago. Em termos absolutos, dentro dos 2-3 países que ganham melhor na OCDE, em termos relativos (ao PIB per capita), é o país que ganha melhor de longe.

Eu sempre disse que os professores em Portugal ganhavam mal em início de carreira. O que Portugal tem que fazer é elevar um pouco os ordenados de início de carreira, manter os do meio, e baixar consideravelmente o topo de carreira.

Ou, alternativamente, privatizar tudo, e o que ganharem e trabalharem depois é justo.

por devastador » 28/11/2005 19:31

São necessários CINCO salários como o meu para pagar um juiz!!! Este reforma-se e ainda leva o SUBSÍDIO DE RENDA!!!
Quando eu for grande quero é ser juiz ou então um gestor exonarado... :mrgreen:

30-50%?!!!!

por devastador » 28/11/2005 19:22

rmachado disse

"Gostei muita desta, um aumento entre 30-50% (mais ou menos), do ordenado mínimo é mau!!!"

rmachado, não sabia que o salário mínimo era de 60 contos!!!!
O aumento que referi é muito mais próximo dos 20 do que dos trinta MIL escudos (em escudos já é um número maior :mrgreen: )...
Eu PERDI poder de compra, pois tive 2 anos sem qualquer aumento!! Sabes o que é PERDER? Não, pois tu SÓ GANHASTE!!!
Em dois anos eu perdi mais de 6% e tu ganhaste mais de 6%. Conclusão: a diferença entre o meu salário e o teu agravou-se em 12%!!! Uma ninharia , já sei!!!
Não sou escravo de ninguém!!!
Vocês já viram que os indicadores internacionais têm em atenção o salário no FINAL DA CARREIRA? É que assim o estado pode dizer que os professores ganham muitíssimo bem!!! Tenho a fama mas não tenho o proveito!!!

por Incognitus » 28/11/2005 15:46

rmachado, o congelamento das progressões na carreira por parte do Estado dá-se porque já existem pessoas dentro do Estado que se deram conta da insustentabilidade dos "direitos adquiridos" que as carreiras implicam.

Os exageradíssimos salários em topo de carreira não são um monopólio dos professores, estão por todo o lado (juizes, funcionários judiciais, médicos, enfermeiros, professores, etc). E todos acedem a esses patamares e com eles se reformam.

por rmachado » 28/11/2005 15:43

devastador Escreveu:Eu fiz greve porque ia mudar de escalão este ano, ou seja, iria passar a ganhar mais 20 a 30 contitos (não os 60 do aumento do subsídio de renda).

Gostei muita desta, um aumento entre 30-50% (mais ou menos), do ordenado minimo é mau... ou pelo menos é o suficiente para se fazer greve.

As acções de formação contam por atacado ou vai-se perceber se são impactantes na disciplina que é leccionada?

Nesta discussão estamos a "fundir" 2 temas, um a qualidade versus custos do sistema de ensino e o sistem de reformas neste pais.

No que diz repeito ao custo/beneficio do ensino está visto que é muito alto.

O sistema de reformas se não se acabar com este sistema ele vai implodir... e as pessoas ainda não perceberam ou não querem perceber que o que descontam é para a Segurança Social, no seu todo e não só para a reforma.

E todo o sistema de segurança social em Portugal está mal dimensionado e mal fiscalizado.

Se quiserem abram um tópico sobre a questão das reformas.

E mantenham este sobre a qualidade do ensino.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Incognitus » 28/11/2005 12:59

Qual é o prof. Mealheiro?

por poiu » 28/11/2005 12:37

Excelente e elucidativo o post do Prof. Mealheiro.
Após o ler qualquer pessoa percebe o que pensam e o que fazem muitos dos professores que temos neste pais.
É a função pública no seu melhor.

Registado: 24/3/2003 1:11

por alexandre7ias » 28/11/2005 3:15

Ninguem fala sobre isto :wink:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=44751

Isto e muito mais :oops: :oops: :oops: :-# :-$
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por devastador » 28/11/2005 1:06

Andei em acções de formação (em horário extra-laboral) e fiquei a chuchar no dedo relativamente a um aumento de 10 a 12% e perdi poder de compra superior a 6%!!!
Terei que ficar contente?

por devastador » 28/11/2005 0:52

Infelizmente há muitas acções de formação que não valem um cauda. Devem ser para o formador ganhar algum... Eu não escolho essas!!
A acção de formação foi no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e foi "Folhas de cálculo com Excel". Mais explicações para quê? Foi uma acção de formação interessante!!!

Eu não precisava desse aumento de 10 a 12% se o meu salário fosse melhor do que aquilo que é!! Não precisava de subir escalões para ter um salário mais próximo do que se passa nos outros países tendo em conta o PIB.
No privado, uma grande maioria dos licenciados ganha bem mais do que 1200 euros!!!E já agora, se em dois anos tiveram um aumento de 3% ao ano, viram os seus ordenados subir mais do que seis por cento relativamente aos meu ordenado, pois não tiveram os seus ordenados congelados...
É que os sacrifícios não são para todos...

por arocha » 28/11/2005 0:45

Já por duas vezes, em tópicos como estes, chamei a atenção para o escândalo que constitui o subsídio de renda de casa que os juízes (e não só), magistrados do ministério público, recebem mensalmente sem qualquer desconto, em resultado de uma decisão judicial. Sobretudo ao Incognitus, mas ele nunca pegou na dica.....vá-se lá saber porquê. Só professores.... Estamos a falar de um universo de 90.000 funcionários ao que me informaram.A ser verdade estes números, é muita gente....
Em abono de verdade informo que tenho "parentes" próximos que recebem este subsídio.

Registado: 12/12/2002 13:10

por valves » 28/11/2005 0:18

Eu fiz greve porque ia mudar de escalão este ano, ou seja, iria passar a ganhar mais 20 a 30 contitos

é que o problema e as polemicas deste post derivam das agudas diferenças de percepção face a uma mesma realidade :

vamos então pegar na media nacional de salarios que andará na casa dos 1250 euros brutos para licenciados )a tal esmola e estou a escrever esmola porque assim depreendo por aquilo que disse equivale a um aumento de 12% no salario e a minha pergunta é a seguinte: quantos Portugueses com um salario base de 1250 euros e que trabalham no sector privado vão ter este ao os tais 30 contitos de acrescimo no salario ? é que esta clivagem advem de uma profunda e irreconciliavel maneira de ver as coisas e que faz por exemplo com que o Jarc se dê ao luxo de só estar investido em PT e nada de Warrants porque é muito stressante ( o jarc é professor e isto é dito e sem ofensa ao jarc porque ele sabe que eu nutro grande simpatia por ele :wink: ) e nós que andamos no privado corremos mais riscos nas empresas onde trabalhamos (risco do negocio etc ) e depois como os ordenados são mais baixos e aumentos de 12% não conheço muita gente que os vá ter ainda temos que ter uma segunda actividade para completar os vencimentos insficientes ... ou então não a tendo assumir uma postura mais arriscada no mercado
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Dwer » 27/11/2005 23:52

Devastador,
Não me leves a mal, mas espero que entre as acções de formação a que assististe, uma não tenha sido o feng shui nas salas de aula.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por devastador » 27/11/2005 23:45

Eu fiz greve porque ia mudar de escalão este ano, ou seja, iria passar a ganhar mais 20 a 30 contitos (não os 60 do aumento do subsídio de renda). E fiz todas as acções de formação necessárias (e uma delas era das 7 às 9:30 da noite). E já agora, não tive aumento de salário durante dois anos...Querem que fique calado?

Na 1º intervenção onde se lê "distorcerem" deve ler-se "distorcer" e "decima" deve ler-se "de cima"

por Pata-Hari » 27/11/2005 23:41

Devastador, é exactamente isso que dizem os finlandeses: o segredo são os professores. Formação e qualidade são as bases. Depois, naturalmente, condições de trabalho (pessoal por aluno, material básico, bons materiais de apoio). Eu acredito, eu sei que há excelentes professores em Portugal. Mas infelizmente também sei que os há péssimos, sem vocação, que tratam os alunos com um desprezo impressionante e que tratam a própria profissão como sendo o causador de todos os seus males (é revoltante ler afirmações reveladoras desse tipo de posturas).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por devastador » 27/11/2005 23:16

Pata, sempre adorei matemática e esta foi na minha 1º opção. Nunca me passou pela cabeça era encontrar alunos com uma preparação tão deficiente!!!
Escolas da Educação que formam professores que tiveram 1 a matemática no 9º ano e que no secundário não tiveram matemática, poderão ser bons professores primários? Agora é primeiro ciclo, que é mais fino. Em três anos tiram o curso e com boas notas. Seria bem melhor colocar professores com outra formação e que estão desempregados...

por TraderAT » 27/11/2005 23:16

Concordo Valves!

Mas veja-se o aconteceu recentemente quando o ME quis alterar de alguma maneira o estado das coisas...protestos, greves e até pedidos de demissão da Ministra! O reflexo disso viveu-se aqui no Fórum, no tópico que teve que ser trancado(e muito bem) para evitar males maiores!

É preciso coragem e enfrentar os reflexos de medidas menos menos populares! Duvido que haja coragem neste Governo para tal, apesar de até terem começado bem... :?

Cps :wink:
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por pedras11 » 27/11/2005 23:11

devastador Escreveu:Fiquei hoje a saber que na altura do Durão, em que os salários dos funcionários públicos ficaram congelados, que o SUBSÍDIO DE RENDA :shock: dos juízes passou dos 60 contos para 120 contos!!! Isso é que foi um congelamento salarial!!! Passaram a ganhar MAIS 60 contos(1/4 do meu salário!!!). Mas recebem subsídio porquê?! Os professores também não andam com a casa às costas? Eles não sabem onde ficarão no ano seguinte.
Não me digam que o salário dos juízes, 13 vezes superior ao salário mínimo é justo!!! Isto porque são em "pouco" número!!!
Acabar com reformas de 1000 contos!!! Criar um valor máximo para as reformas. Reduzir as reformas, isto se queremos pensar na geração futura e EM NÓS...
TEmos que moralizar o estado. Acabar com as nomeações para cargos de confiança, acabar com os cartões de crédito, acabar com os privilégios da classe política. Temos é de começar decima para baixo e não ao contrário!!!

Exactamente colega, tem toda a razão. Não são só os professores em final de carreira o mal deste país.

Isto tem que mudar radicalmente, começando pelos politicos que andam a "desbaratar" o dinheiro de todos nós.

Falta saber se lá vai sem "tiros".

:mrgreen:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por devastador » 27/11/2005 23:03

Incognitus, concordo totalmente com a sua intervenção. Foi sempre essa a minha postura no outro tópico!!!
Como Portugal é um país com um PIB per capita inferior ao de outros países da OCDE, os salários mais elevados (professores em topo de carreira)acabam por distorcerem a realidade salarial de muitos milhares de professores. Sei que um peso de 100 mil professores num total de 750 mil funcionários públicos é significativo. Mas já não posso estar de acordo quando isso serve de justificação para atribuição de um salário que não tenha em conta a minha formação académica!!! Um professor Turco ganha 800 euros! Eu ganho 1200 euros e não os famosos 2500 Euros. Este número é que é elevado para a realidade nacional!!!
Fiquei hoje a saber que na altura do Durão, em que os salários dos funcionários públicos ficaram congelados, que o SUBSÍDIO DE RENDA :shock: dos juízes passou dos 60 contos para 120 contos!!! Isso é que foi um congelamento salarial!!! Passaram a ganhar MAIS 60 contos(1/4 do meu salário!!!). Mas recebem subsídio porquê?! Os professores também não andam com a casa às costas? Eles não sabem onde ficarão no ano seguinte.
Não me digam que o salário dos juízes, 13 vezes superior ao salário mínimo é justo!!! Isto porque são em "pouco" número!!!
Acabar com reformas de 1000 contos!!! Criar um valor máximo para as reformas. Reduzir as reformas, isto se queremos pensar na geração futura e EM NÓS...
TEmos que moralizar o estado. Acabar com as nomeações para cargos de confiança, acabar com os cartões de crédito, acabar com os privilégios da classe política. Temos é de começar decima para baixo e não ao contrário!!!

Eu sou o primeiro a querer ter um ensino de qualidade. A ter bons alunos para poder trabalhar.
Não quero é ter alunos que não sabem 8:4, nem 4:8, nem quanto é que é metade de um!!! Na Irlanda os alunos que revelam grandes dificuldades são enviados para escolas onde a carga teórica é bem menor e onde a sua formação é mais prática. Em Portugal temos tudo no mesmo saco (acabou-se com as Escolas Industriais). Um aluno com grandes dificuldades só pode ser enviado para essas escolas se tiver 15 anos!!!
Eu já disse no outro tópico o que deveria mudar no ensino (por exemplo: o passarem com 3 negativas; o número elevado de disciplinas; o número de horas nas disciplinas fundamentais). Dar mais autonomia às escolas, a existência de um reitor e não de um Conselho Executivo que é eleito por professores, funcionários e pais (muitas das vezes não tomam as decisões necessárias para assim não criarem atritos com os seus eleitores). E claro, gostaria de ter pais interessados, com uma boa formação intelectual (tenho turmas em que 80% têm o 6º ano), e com uma boa situação económica. É que Lisboa não representa o país que infelizmente somos.
Primeira e última intervenção. Boa noite a todos.

por valves » 27/11/2005 22:36

provavelmente as coisas não podem ficar muito mais tempo como estão ... a crise nas finanças publicas é grave e acordou-se definitivamente e por necessidade para este tema. Em relação ao ultimo post do Incognitus estando de acordo com ele em substancia parece -me desnecessário estar a entrar em questões de detalhe ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Bing [Bot], Eduardo R., Google Adsense [Bot] e 77 visitantes