Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
pmlcastanho Escreveu:Apramg Escreveu:Será um caso de escolha de margens . Aqui na Europa margem é escassa embora sem outros riscos de câmbio e geo político. Vamos pensar assim
Vou colocar aqui uma aposta virtual, em que o valor total da obra da Sacyr, no final, vai ser igual ou superior á da Lusolav, e sujeita a atrasos.
Se for ao mesmo preço, mesmo assim é melhor do que a da LUSOLAV, que não queria fazer nada do que é preciso nesse troço e que estava estipulado no caderno de encargos.
Depois do que andaram a tentar fazer no Porto e em Gaia, de ter sido repetido o 1º concurso de Coimbra, e agora de serem excluídos do 2º concurso de Coimbra, pode ser que a LUSOLAV aprenda alguma coisa para os próximos concursos até Lisboa.
A Mota a passar de construtora para concessionária a 30 anos em projeto de 1800M$
Mota-Engil garante megaprojeto no Congo com investimento previsto de 1,8 mil milhões de dólares | Jornal Económico https://share.google/XKL37WQBPsHzlyfrx
Mota-Engil garante megaprojeto no Congo com investimento previsto de 1,8 mil milhões de dólares | Jornal Económico https://share.google/XKL37WQBPsHzlyfrx
Editado pela última vez por Kiko_463 em 26/8/2026 20:46, num total de 4 vezes.
Apramg Escreveu:Será um caso de escolha de margens . Aqui na Europa margem é escassa embora sem outros riscos de câmbio e geo político. Vamos pensar assim
Vou colocar aqui uma aposta virtual, em que o valor total da obra da Sacyr, no final, vai ser igual ou superior á da Lusolav, e sujeita a atrasos.
- Registado: 9/12/2025 16:04
Não tenho nada contra a utilização de IA em todas as áreas, inclusive na análise de empresas - e sem duvida que ajuda a poupar muito tempo a encontrar numeros. Mas tal como me faz confusão alunos entregarem trabalhos todos feitos pelo chatgpt, mudando só a assinatura, isso aqui também me faz muita confusão. A informação não deixa de ser útil, mas parece-me sempre desonesto quando se têm opiniões sobre determinadas coisas baseadas em copy/paste.
Bons negócios, e que a ME logo não desiluda.
Bons negócios, e que a ME logo não desiluda.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Há uma coisa que convém não esquecer antes de amanhã: não devemos olhar para o lucro da Mota-Engil isoladamente, mas sim para o contexto em que foi conseguido.
Temos custos de combustível mais elevados, juros ainda pesados, desvalorização do dólar e toda a instabilidade provocada pela situação no Estreito de Ormuz. Tudo isto são fatores que podem pressionar margens, resultados financeiros e conversão cambial.
Por isso, se a Mota-Engil apresentar mais de 70 milhões de euros de lucro no 1.º semestre, na minha opinião será um resultado muito bom. Estamos a falar de mais 11 milhões face aos 59 milhões do 1S25, ou seja, um crescimento de cerca de 18,6%, apesar de um enquadramento bastante mais exigente.
Eu colocaria a fasquia assim: 70 M€ é bom, 75–80 M€ muito bom e acima de 80 M€ seria excelente. E, para mim, mais importante do que alguns milhões para cima ou para baixo será perceber a evolução da margem EBITDA, da dívida e do cash-flow.
Depois há outro ponto que considero cada vez mais interessante: a Mota-Engil está a deixar de ser apenas aquilo que muitos ainda veem como uma empresa de construção. A constituição da Mota-Engil Mining Services, para autonomizar o negócio de mineração, mostra uma estratégia clara de diversificação e de valorização desta área. A nova empresa reúne os 11 contratos de mineração do grupo, maioritariamente em África, e a Mota-Engil continua também a avançar para a exploração de minas próprias. Em 2025, a mineração já representava 732 M€ de receitas e 216 M€ de EBITDA.
Por isso, a minha expectativa é positiva. Não espero milagres, espero execução. Se conseguirem entregar crescimento de lucros neste ambiente, manter a dívida controlada e continuar a reforçar as novas áreas de negócio, será mais uma demonstração de que a Mota-Engil está a construir uma empresa cada vez mais diversificada e com maior capacidade de criar valor.
Posso naturalmente estar a ver isto de forma errada. Se houver por aqui alguém mais entendido em análise financeira, agradeço que dê a sua opinião e me corrija onde estiver a falhar. É precisamente para isso que servem os fóruns.
J.f.vieira
Temos custos de combustível mais elevados, juros ainda pesados, desvalorização do dólar e toda a instabilidade provocada pela situação no Estreito de Ormuz. Tudo isto são fatores que podem pressionar margens, resultados financeiros e conversão cambial.
Por isso, se a Mota-Engil apresentar mais de 70 milhões de euros de lucro no 1.º semestre, na minha opinião será um resultado muito bom. Estamos a falar de mais 11 milhões face aos 59 milhões do 1S25, ou seja, um crescimento de cerca de 18,6%, apesar de um enquadramento bastante mais exigente.
Eu colocaria a fasquia assim: 70 M€ é bom, 75–80 M€ muito bom e acima de 80 M€ seria excelente. E, para mim, mais importante do que alguns milhões para cima ou para baixo será perceber a evolução da margem EBITDA, da dívida e do cash-flow.
Depois há outro ponto que considero cada vez mais interessante: a Mota-Engil está a deixar de ser apenas aquilo que muitos ainda veem como uma empresa de construção. A constituição da Mota-Engil Mining Services, para autonomizar o negócio de mineração, mostra uma estratégia clara de diversificação e de valorização desta área. A nova empresa reúne os 11 contratos de mineração do grupo, maioritariamente em África, e a Mota-Engil continua também a avançar para a exploração de minas próprias. Em 2025, a mineração já representava 732 M€ de receitas e 216 M€ de EBITDA.
Por isso, a minha expectativa é positiva. Não espero milagres, espero execução. Se conseguirem entregar crescimento de lucros neste ambiente, manter a dívida controlada e continuar a reforçar as novas áreas de negócio, será mais uma demonstração de que a Mota-Engil está a construir uma empresa cada vez mais diversificada e com maior capacidade de criar valor.
Posso naturalmente estar a ver isto de forma errada. Se houver por aqui alguém mais entendido em análise financeira, agradeço que dê a sua opinião e me corrija onde estiver a falhar. É precisamente para isso que servem os fóruns.
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
Será um caso de escolha de margens . Aqui na Europa margem é escassa embora sem outros riscos de câmbio e geo político. Vamos pensar assim
- Registado: 5/9/2013 12:26
trend=friend Escreveu:@nmv! Escreveu:com tanta indecisão no preço, pese embora o volume ontem, a ver se não será um típico sell the news
Não é nada que não tenha pensado, como há exatamente dois anos (Muddy)…
Welcome to the danger zone. Ou vai haver breakout ou vamos continuar a surfar a LTD.
Mota-Engil assina hoje contrato para ferrovia até região mineira do Congo - Construção - Jornal de Negócios
O contrato para a reabilitação da linha férrea, que fará a ligação ao corredor do Lobito, será assinado esta quarta-feira e conta com um financiamento norte-americano.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
...67 Milhões .... para 670 ou 6700 vai muita diferença, é 1% da carteira de negócios, porém é uma entrada num novo mercado.
@nmv! Escreveu:com tanta indecisão no preço, pese embora o volume ontem, a ver se não será um típico sell the news
Não é nada que não tenha pensado, como há exatamente dois anos (Muddy)…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
com tanta indecisão no preço, pese embora o volume ontem, a ver se não será um típico sell the news 
- Registado: 2/4/2025 19:55
Quem tem gerido os timings com mestria tem na realidade sido o jfvieira, tudo anunciado aqui com dias ou mesmo semanas de antecedência. 
A ver se os 4,65 se consolidam agora, com os 4,80 fica caminho livre para entrar nos 5s. Nas próximas 24h mandam os resultados e o mining.
Como contraponto, a parte macro no México é que não anda grande coisa. Bailout gigantesco da Pemex (empresa onde até há contratos) pode comprometer o rating soberano…
https://www.bloomberglinea.com.br/merca ... utType=amp
A ver se os 4,65 se consolidam agora, com os 4,80 fica caminho livre para entrar nos 5s. Nas próximas 24h mandam os resultados e o mining.
Como contraponto, a parte macro no México é que não anda grande coisa. Bailout gigantesco da Pemex (empresa onde até há contratos) pode comprometer o rating soberano…
https://www.bloomberglinea.com.br/merca ... utType=amp
Clint Eastwood
Clint Eastwood
MarcoAntonio Escreveu:Resultados da Mota-Engil serão catalisador para avaliar "mérito" da mineração autonomizada - Bolsa - Jornal de NegóciosA apresentação de contas da construtora vai ter foco renovado devido à autonomização do negócio da mineração. Os analistas da Xtb explicam que esta é uma 'manobra clássica de desbloqueio de valor' e que 'pode ser o primeiro passo para a entrada de novos investidores'.
Não é inédito nos meses que antecedem a este tipo de operações existir uma lateralização da cotação da ação, seja por hesitação dos grandes investidores até a operação ser clarificada, seja por interesse dos mesmos em que a cotação não empole até ao "spin-off".
Uma coisa é certa, a Mota está a gerir os momentos que antecipam a divulgação dos resultados com mestria, divulgando grandes adjudicações e outra informação relevante nas vésperas.
O volume de hoje parece-me ter sído atípico para se justificar com uma "mera" subida de 4% na carteira de encomendas (que já nem sequer será contabilizada nos resultados do primeiro semestre)... amanhã espero mais novidades que possam levar a um breakout (expectavelmente com volume) de uma linha de tendência relevante que já vem irritantemente a limitar o preço há mais de 8 meses (excetuando o bear trap referente ao primeiro acordo geral Irão-EUA, acordo esse que durou tanto tempo como o eclipse solar
Há sempre alguém com acesso a informação privilegiada. Hoje começou a subir sem notícias no mercado. Porém o Negócio da Julaca no Peru já aqui tinha sido referido há uns dias. Referiram também o da Etiópia mas saiu o da Nigéria. Trabalho não lhe falta;)
Estou a ver a Mota Engil a valer 8 euros em Maio de 2027 ! Será????
- Registado: 28/5/2025 23:55
Nada como ir á fonte
MOTA-ENGIL INFORMA SOBRE EXTENSÃO DE CONTRATO NA NIGÉRIA NO MONTANTE
DE 655 MILHÕES DE DÓLARES AMERICANOS E ADJUDICAÇÃO DE NOVO CONTRATO NO
PERU NO MONTANTE DE 140 MILHÕES DE DÓLARES
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... D745064D55
MOTA-ENGIL INFORMA SOBRE EXTENSÃO DE CONTRATO NA NIGÉRIA NO MONTANTE
DE 655 MILHÕES DE DÓLARES AMERICANOS E ADJUDICAÇÃO DE NOVO CONTRATO NO
PERU NO MONTANTE DE 140 MILHÕES DE DÓLARES
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... D745064D55
- Registado: 13/7/2011 20:38
?????
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... a-no-peru/
Com valores diferentes!
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ria-e-peru
J.f.vieira
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... a-no-peru/
Com valores diferentes!
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ria-e-peru
J.f.vieira
https://www.bnamericas.com/pt/noticias/ ... -do-brasil
Bom, pelos vistos a Mota-Engil não é a única que acha que vale a pena apostar no Brasil…
Enquanto por aqui se fala dos “maus negócios” que as empresas portuguesas fazem no Brasil, Alemanha, EUA, China e outros países estão cada vez mais interessados nos minerais críticos brasileiros. Talvez não estejam assim tão convencidos de que o país seja um mau sítio para investir.
E isto começa a encaixar muito bem na estratégia da Mota-Engil. A empresa tem presença no Brasil, experiência em mineração e infraestruturas e ainda temos em cima da mesa a BAMIN, que poderá juntar mina, ferrovia e porto num projeto de enorme dimensão.
Depois temos o Congo e o Corredor do Lobito, onde a importância estratégica dos minerais críticos é ainda maior e onde China, EUA e Europa têm interesses muito fortes.
Ou seja, a Mota está posicionada em dois dos mercados que podem ganhar enorme importância na próxima década na corrida mundial aos recursos minerais.
A mineração já não é um negócio marginal dentro da Mota: em 2025 gerou mais de 700 M€ de receitas e mais de 200 M€ de EBITDA.
E é por isso que os resultados do semestre, dia 27, são tão importantes. Quero ver se a evolução operacional, as margens e o cash-flow começam a confirmar aquilo que estas notícias parecem antecipar.
Talvez o mercado ainda esteja a avaliar a Mota como uma construtora, quando pode estar a nascer dentro dela uma plataforma muito mais estratégica de mineração e infraestruturas.
J.f.vieira
Bom, pelos vistos a Mota-Engil não é a única que acha que vale a pena apostar no Brasil…
Enquanto por aqui se fala dos “maus negócios” que as empresas portuguesas fazem no Brasil, Alemanha, EUA, China e outros países estão cada vez mais interessados nos minerais críticos brasileiros. Talvez não estejam assim tão convencidos de que o país seja um mau sítio para investir.
E isto começa a encaixar muito bem na estratégia da Mota-Engil. A empresa tem presença no Brasil, experiência em mineração e infraestruturas e ainda temos em cima da mesa a BAMIN, que poderá juntar mina, ferrovia e porto num projeto de enorme dimensão.
Depois temos o Congo e o Corredor do Lobito, onde a importância estratégica dos minerais críticos é ainda maior e onde China, EUA e Europa têm interesses muito fortes.
Ou seja, a Mota está posicionada em dois dos mercados que podem ganhar enorme importância na próxima década na corrida mundial aos recursos minerais.
A mineração já não é um negócio marginal dentro da Mota: em 2025 gerou mais de 700 M€ de receitas e mais de 200 M€ de EBITDA.
E é por isso que os resultados do semestre, dia 27, são tão importantes. Quero ver se a evolução operacional, as margens e o cash-flow começam a confirmar aquilo que estas notícias parecem antecipar.
Talvez o mercado ainda esteja a avaliar a Mota como uma construtora, quando pode estar a nascer dentro dela uma plataforma muito mais estratégica de mineração e infraestruturas.
J.f.vieira
Resultados da Mota-Engil serão catalisador para avaliar "mérito" da mineração autonomizada - Bolsa - Jornal de Negócios
A apresentação de contas da construtora vai ter foco renovado devido à autonomização do negócio da mineração. Os analistas da Xtb explicam que esta é uma 'manobra clássica de desbloqueio de valor' e que 'pode ser o primeiro passo para a entrada de novos investidores'.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
trend=friend Escreveu:
https://www.infobae.com/peru/2026/03/29 ... rnizacion/
Parece que a Mota poderá ficar com uma boa parte do montante de Juliaca (250m) considerando esta partição teórica e articulando com a novidade que encontraste.
Entretanto obrigado pelos updates que vais colocando, consegues descobrir algumas notícias bem fora dos radares…
.............. ................ ...........
TrendFriend, obrigado pelo comentário. É precisamente esse o objetivo dos updates que tenho colocado: ir trazendo informação que passa muitas vezes fora do radar, cruzá-la e deixar os dados disponíveis para que cada um possa tomar as suas decisões de investimento na Mota-Engil.
J.f.vieira
https://www.infobae.com/peru/2026/03/29 ... rnizacion/
Parece que a Mota poderá ficar com uma boa parte do montante de Juliaca (250m) considerando esta partição teórica e articulando com a novidade que encontraste.
Entretanto obrigado pelos updates que vais colocando, consegues descobrir algumas notícias bem fora dos radares…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888 e 128 visitantes